Quando ir para a Patagônia: qual a melhor época do ano?

A região da Patagônia, tanto a Chilena quanto a Argentina, é uma das mais lindas e também extremas do mundo. Com o clima que muda constantemente, escolher a época certa do ano para viajar pode fazer muita diferença na sua experiência.

O clima, a temperatura e a melhor época do ano para ir à Patagônia são pontos que você deve avaliar muito bem ao decidir fazer essa viagem. Nesse post quero comentar um pouco sobre as condições climáticas da Patagônia e ajudar você a fazer a melhor escolha.

Torres del Paine - Patagônia Chilena

Não sei se você chegou no blog agora, mas quero ressaltar que aqui você já encontra alguns posts bem interessantes sobre minha viagem para Patagônia. Além de um post com o panorama geral do meu roteiro, têm alguns passeios detalhados – vale a pena dar uma olhada:

Veja aqui meu roteiro de 10 dias na Patagônia
Veja aqui todos os posts publicados sobre a viagem

Patagônia: qual a melhor época do ano para ir

A melhor época para viajar para Patagônia é o verão, quando as temperaturas são mais amenas e os dias mais longos – isso vale tanto para a Patagônia Argentina quanto a Chilena.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

Os meses mais indicados são de dezembro a fevereiro, quando o verão está no auge. Mas você pode também considerar os meses de novembro até o final de março/começo de abril, que ainda mantém boas condições.

O lado negativo da alta temporada é que os valores ficam mais salgados e o movimento de viajantes também é maior, mesmo assim é quando realmente vale a pena ir.

Porque não ir para Patagônia no inverno

O inverno na Patagônia começa em junho e vai até setembro, porém os meses próximos carregam fortes características dessa estação.

Além de ter temperaturas muito mais baixas, você terá dias mais curtos e a grande possiblidade de encontrar trilhas e passeios fechados. Muitas agências nem atendem nessa época, por isso não é recomendado.

Glaciar Grey Patagônia

Se quiser uma boa dica, vá para o Deserto no Atacama no inverno e deixe a Patagônia para o verão tenho certeza que vai aproveitar muito bem os dois destinos.

Veja aqui os 10 passeios imperdíveis no Atacama

Chuva na Patagônia: dá para evitar?

O medo da maior parte dos viajantes é pegar chuva durante uma viagem, ainda mais quando falamos de um destino como a Patagônia.

Pois bem, já pode ir se preparando: você sempre terá esse risco nessa região. A chuva na Patagônia se distribui de forma equilibrada em todos os meses do ano, por isso o jeito é estar sempre preparado – mais adiante vou comentar sobre o clima e você vai entender melhor.

As temperaturas na Patagônia durante o ano

Patagônia em dezembro, janeiro e fevereiro

Esses são os meses com as temperaturas mais altas na Patagônia mas não espere o verão do Brasil. A média da temperatura de dezembro a fevereiro é 20ºC, podendo sempre chegar na casa dos 5ºC ou até menos, dependendo do horário e das condições do dia.

Torres del Paine - Patagônia Chilena

Como comentei, esses são os meses da alta temporada. Nesse período, a região recebe viajantes que cruzam o mundo para se deslumbrarem com as belezas da Patagônia.

Esse também é um período com bastante vento. Então, estar bem equipado para os passeios, especialmente as caminhadas, é muito importante.

Patagônia em março e abril

Apesar de já estarmos falando de outono, nessa época ainda é possível realizar a maioria dos passeios. Março é até mais indicado do que abril, mas isso depende muito de como será a mudança de clima no ano da sua viagem.

Fitz Roy - Patagônia Argentina

Nesses meses, as temperaturas já são um pouco mais baixas, e também venta menos. As vegetações começam a ganhar tons avermelhados, as folhas secam e o visual se transforma.

Pode ser uma boa opção, pois os valores começam a diminuir – assim como a presença dos viajantes. Eu deixaria esses meses como uma segunda alternativa – lembrando que aqui você precisa estar ainda mais preparado para encarar o frio.

Patagônia em maio

Maio na Patagônia é quando o frio chega com mais força, apesar de ser o mês que antecede o início oficial do inverno. Nesse mês, a temporada de esqui inicia e alguns passeios de trilha podem estar fechados.

El Chalten com neve
El Chalten coberta de neve | Foto: Getty

Se a sua ideia não for esquiar, esse já não é um mês que eu recomendo.

Patagônia em junho, julho, agosto e setembro

Chegamos no auge do inverno na Patagônia. Os meses com as temperaturas mais baixas e onde a média gira em todo de 0ºC. A neve pode cair com mais intensidade em diferentes partes da Patagônia. Então, o visual vai depender muito da região que você estará visitando.

Patagônia no Inverno
Patagônia no Inverno – Ushuaia | Foto Getty – Renata Angerami

Esses são os meses em que eu não recomendo a viagem, a não ser que você tenha algum objetivo em especial. Aqui, muitas agências fecham e passeios são interditados.

Patagônia em outubro e novembro

Outubro já é um mês de transição e é nele que o frio começa a ir embora – obviamente falando do frio padrão Patagônia. Entre os dois, novembro é a minha recomendação para você.

Melhor Época Patagônia - Quando ir

Em novembro você terá chances de pegar temperaturas mais amenas, apesar de ver neve no alto nas montanhas. É um mês que antecede o início da alta temporada, então pode encontrar bons valores e praticamente todos os passeios funcionando.

Média de temperatura durante o ano na Patagônia

Para ter uma ideia melhor de como são as temperaturas na Patagônia, vou colocar um gráfico aqui para você acompanhar os números.

Como a região da Patagônia contempla um grande espaço, vou colocar as médias de três regiões: Puerto Natales, na Patagônia Chilena, El Calafate, na Patagônia Argentina, e também Ushuaia, na Terra do Fogo… o chamado fim do mundo.

Temperatura em Puerto Natales – Patagônia Chilena

Temperatura em El Calafate – Patagônia Argentina

Temperatura em Ushuaia – Terra do Fogo

O Clima na região da Patagônia

Para viajar para a Patagônia não basta entender das temperaturas ou estações do ano, mas também como funciona o clima durante o dia.

Trekking Base Fitz Roy - El Chaltén - Patagônia Argentina

Mesmo que viaje para a Patagônia no verão, que é o período mais indicado, você ainda vai encontrar baixas temperaturas e pode ter muitas variações durante o dia.

O clima na Patagônia é muito imprevisívelainda mais quando falamos de passeios nas montanhas, como Fitz Roy e Torres del Paine.

Para não sofrer com isso e não prejudicar sua viagem, você sempre deve estar preparado para encarar as piores condições climáticas possíveis: com vento, chuva, neve ou tudo isso junto.

Torres del Paine, Patagônia Chilena

Nos posts anteriores já dei algumas dicas específicas sobre como encarar o clima na Patagônia, e logo mais vou publicar um post com dicas do que levar na mala – tenho certeza que vai ajudar bastante.

Agência de passeios na Patagônia: FlaviaBia Expediciones

Assim como comentei nos posts anteriores, ter o suporte de uma equipe que conheça a região é super recomendo para uma viagem como essa.

Eu fiz minha viagem pela Patagônia com todo suporte da FlaviaBia, uma agência que já tenho boas referências desde a minha primeira viagem ao Atacama.

Um Viajante Patagônia

Hoje, a Flavia está atuando também na Patagônia e tenho certeza que pode ser uma ótima alternativa para você realizar essa viagem incrível.

Quero reforçar que a Flavia é parceira do blog e oferece condições especiais para você que é meu leitor. Quando falar com ela, é super importante que você comente que me conhece e que chegou nela pelo blog Um Viajantealém de receber um desconto especial, você dá uma força pro blog!

Você pode entrar em contato com a Flavia pelo site ou diretamente pelo formulário abaixo – e não se esqueça de falar do blog, hein!?!?

[wpforms id=”42431″]

Hospedagem e Aluguel de carro na Patagônia

Caso precise reservar sua hospedagem na Patagônia, eu super recomendo o Booking.com. Como você terá que fazer reservas em várias cidades, o Booking é uma ótima ferramenta para você deixar tudo bem organizado.

Simple Patagonia, Hotel em Puerto Natales - Chile

Lembrando que sempre que fizer suas reservas pelo Booking.com utilizando os links do blog, você vai me ajudar e não vai gastar nada a mais com isso 😉

E por fim, para quem decidir fazer a viagem por conta própria e vai precisar alugar carro na Patagônia, recomendo muito o sistema da RentCars. Não vá viajar sem ter sua reserva garantida! Eu já fiz isso e foi o maior rolo da vida.

Como é um destino com suas limitações, você precisa garantir um carro ou vai chegar lá pode ficar a pé. Ahhh, e assim como o Booking, fazendo sua reserva pelo link da RentCars você ajuda o blog e, mais uma vez, não vai gastar nada a mais com isso – olha só que coisa boa… todo mundo fica feliz junto!

Video Patagônia Chilena e Torres del Paine

Quer sentir toda emoção dessa viagem? Já está no ar o vídeo da Patagônia Chilena – Torres del Paine onde compartilhei nossa experiência nesse roteiro de viagem incrível, incluindo o Trekking W e o Ice Hike no Glaciar Grey. Minha dica, se puder, assista na TV e na qualidade máxima (4k) – você com certeza vai se inspirar ainda mais pra viver essa viagem:


Se esse for o primeiro vídeo que você vai assisti aqui, aproveita para se inscrever no canal Um Viajante e acompanhar nossas viagens em outros destinos ao redor do mundo. Seu like e comentário no vídeo também me ajudam muito a continuar realizando produções como essa.

Espero que esse post ajude no planejamento da sua viagem para Patagônia. Se ficou alguma dúvida, fique à vontade para comentar aqui no post! Qualquer coisa é só dar um grito! Valeu!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

25 Comentários

  1. Malu

    Olá Robson, amei sua materia sobre a Patagônia…. gostaria de algumas dicas porque meu marido está querendo me convencer para uma viagem para lá agora dia 11/03.. Será que você poderia me passar algumas dicas para um casal cinquentão ?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Maluu!!! Eu estava em uma sequência de viagens e por isso não consegui deixar os comentários em dia…. como anda os planejamentos dessa viagem? Já rolou ou ainda está nos planos?

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjoooo

      Responder
  2. Tahn

    Robson. O conteúdo esta muito bacana, e me ajudando muito a planejar a minha viagem ao Chile. Sou de Cwb tb =)
    Poderia dividir conosco o modelo de camera a qual usa para fotografias?
    Valeu!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Tahn!!! Oopa, de Curitiba!!! Vizinhos!!! Claroo… eu uso a Sony a6500.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  3. LEANDRO FIORI

    Bom dia! Estamos planejando uma viagem à Patagônia associada com ski em Setembro. Já conheço Ela Calafate e Ushuaia e fui em Setembro também, mas são áreas menos problemáticas com clima. É muito arriscado conhecer El Chalten e Torres del Paine em meados de setembro? As trilhas estarão cobertas de neve e fechadas?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Leandro, tudo bem? Então, essa questão da neve é meio imprevisível…. pode ser que não neve muito e não feche as trilha … mas pode ser que neve muuuuito. Mas eu acho que algumas coisas vocês devem conseguir fazer sim!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  4. Espinoza

    Muito completo o seu blog, parabéns.
    Regressei há oito dias – nessa altura andava por Brasília – do Pantanal e Manaus, selva amazónica.
    Não encontrei(procurei o seu blog, talvez tivesse dicas legais sobre ess região.
    Agora ok, já pedi informações/preços à Agência Flávia,

    Um alô desde Lisboa

    Responder
    1. Robson Franzói

      Alô Espinoza!! Tudo bem?? Tenho alguns posts da Amazônia…. viagem incrível!! Um dos lugares mais fantásticos que conheci no Brasil.

      Ahhh o trabalho da Flávia é incrível!!! Recomendo muuuuito!!!

      Saudades de Lisboa!! Terra linda!!

      Responder
  5. Mariana S.

    Olá, Robson, tudo bem? Gostaria de te parabenizar pelo blog, ele é incrível! Matérias muito bem feitas, cheias de detalhes. Cheguei aqui procurando por informações de roupas e clima da Patagônia (vou pra lá daqui 9 dias!) e me surpreendi com o conteúdo. Fiquei mais animada ainda 😀

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!!!! Tudo bem e você?? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Quero saber como foi essa viagem?? Já voltou pra casa??? Me conta tudoo!!! Imagino que foi incrível… é um destino maravilhoso! Me contaaa!!! 😀

      Responder
  6. Daniela Freitas

    Robson, tudo bem?
    Seu blog é inspirador e mesmo não gostando de frio estou ficando convencida de que preciso conhecer todo esse cenário que é deslumbrante! Obrigada..

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani!! Tudo bem e você?? Destino incrível mesmo!!! Vale a pena conhecer e encarar o frio, é maravilhoso!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Responder
  7. Felipe

    Eae Robson, tudo bem?
    Cara, que fotos incríveis! Adorei as dicas!

    Estou planejando conhecer esse lugar lindo, tenho pesquisado bastante e assim como você, outros viajantes também recomendam viajar à Patagônia em Dezembro.

    Seu blog está ajudando muito!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe!! Tudo bem e você?

      Patagônia é um destino incrível!! Dezembro é sim uma opção opção, apesar de ser alta temporada, é quando eu realmente acho que você vai pegar um clima bom por lá 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  8. Edison Rizzo

    Boa tarde, otimo blog, to pensando em fazer em março de carro a patagônia.
    Queria trocar uma ideia dessa viagem, se é muito complicado andar por lá, se as estradas são de fácil acesso….
    abraço
    Edison

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Ed! Tudo bem? Que bom que curtiu o conteúdo, fico super feliz!

      Eu vou te dizer que achei as estradas bem sinalizadas e em ótimo estado. Você já tem o roteiro definido?

      Vamos falando!!

      Abraços

      Responder
  9. Reinaldo Jose Ramme

    Olá Robson,
    Pretendo visitar a Patagônia iniciando a viagem em 20 de agosto. Vou a Bariloche de avião e lá alugar um carro. Como estão as estradas (neve) neste período? Minha rota, em princípio, seria Bariloche, Villa La Angostura, San Martin de los Andes, Junín de los Andes, atravesso a cordilheira com direção a Pucón, no Chile, e de lá vou até Puerto Montt, quando retorno para a Argentina. Grato desde já a todas as dicas que me deres. Reinaldo Ramme

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Reinaldo, tudo bem? Olha, é um período com chance de neve sim!! Tem que ir preparado para encontrar lugares com neve e dirigir com bastante atenção.

      Seu roteiro é incrível!!! Tem tudo para ser uma viagem maravilhosa!!!

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Valeuuu

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aelton!! Tudo bem? Olha, a Patagônia é bem grande… existem muitas regiões.. dá pra ficar um bom tempo por lá.

      Eu penso que um roteiro de 10 dias é bem interessante.. mas depende muito do que você quer colocar no roteiro.

      Você já tem algo em mente?

      Responder
  10. Susana

    Muitos parabéns!
    Dos melhores blogues de viagem que vi até hoje!
    Tenho uma dúvidas, qual o lado que oferece mais conteúdo: Patagônia chilena ou argentina?
    Passar de um para o outro ,significa complicações em termos fronteiricos?

    Obrigada.

    Um abraço de Portugal

    Responder
  11. JUliana

    Olá
    Tudo bem? Faz 3 anos que você me indicou a ir a bonito e conhecer lugares, que deixou a viagem ainda mais especial,
    Esse anos vamos querer ir a El Calafate e Ushuai no mês de Junho, sabes me informar se vale a pena ir nessa data após dia 15.
    e o que você indica de passeios ou agências?
    Ou você indica outro lugar pra onde ir em junho?
    Temos interesse em ficar entorno de 7 dias.
    Aguardo retorno

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *