Mochilão Europa – Meu primeiro roteiro de viagem

Muita gente me pergunta sobre os meus roteiros pela Europa. Decidi então dar uma detalhada sobre cada um deles. Neste post vou falar sobre o roteiro do meu primeiro mochilão pela Europa, onde passei pela França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Áustria e Itália.

Roteiro Mochilão Europa

Essa sequência de países foi a que eu segui na minha primeira viagem. Olhando hoje, a lógica seria começar pela Inglaterra, mas na época, por ser minha primeira viagem, estava morrendo de medo da imigração na Inglaterra, então decidi começar pela França. Hoje ví que a realidade na imigração nem é tão assustadora, então digo para você ir tranquilo que tudo vai dar certo. Leve a documentação necessária e diga a verdade. Não tem erro.
Esse mochilão foi realizado entre março e abril de 2012, começo da primavera na Europa. Peguei temperaturas bem agradáveis, um pouco frio em alguns lugares, mas nada que assuste alguém que mora em Curitiba.

Bom, meu roteiro começou em Paris, onde fiquei 5 dias. Claro que não foi suficiente, afinal, nunca é demais ficar em Paris. Mas acho que para uma primeira passada pela cidade foi um tempo legal. Consegui visitar os principais museus e pontos turísticos da cidade. Deu pra andar sem rumo pelas ruas, explorar alguns bairros e também sentar em algumas praças, só para ver o tempo passar. No último dia ainda fui a Versailles, programa bem legal que eu recomendo.

Musicos em uma das pontes de Paris

Saindo de Paris fui de trem até Londres. A viagem é rápida e confortável. Foi minha primeira viagem de trem e adorei.

Londres também ocupou 5 dias no meu roteiro. Assim como Paris, nunca é demais ficar em Londres. Eu acabei me dispersando e saindo do meu roteiro, então tenho que voltar para conhecer mais a cidade. Mas não mudaria a quantidade de dias para uma primeira viagem, acredito que é um tempo legal para sentir um gostinho de tudo que Londres pode oferecer.

Camden Town, distrito do centro-norte de Londres... um dos meus lugares favoritos na cidade

De Londres segui para Amsterdam, também de trem. A ideia era descer em Bruxelas e visitar a cidade, mas confesso que eu estava muito cansado e carregando muita coisa. Se você tiver forças, vale a pena. Pelo que dizem Bruxelas é uma cidade encantadora.

Agora sim, Amsterdam. Fiquei 3 dias completos na cidade. Foi tempo suficiente para visitar tudo que eu queria e ainda ir ao Keukenhof, o maior parque de tulipas do mundo, e também a Zaanse Schans, uma vila não muito longe de Amsterdam.

Casas Barco em Amsterdam

No último dia em Amsterdam peguei um trem norturno para Munique, na Alemanha. Minha primeira viagem em um trem noturno, um pouco apertada a primeira vista, mas que me dá saudades cada vez que lembro.

Cheguei bem cedo em Munique, cidade que usei como base para visitar vários lugares. Por conta da sua ótima localização, fiquei 5 noites na cidade, totalizando 6 dias. Dediquei apenas 2 dias para conhecer Munique, os demais eram para viagens pela região. Confesso que esses 2 dias foram suficientes para me encantar pela cidade e ter muita vontade de voltar (o que já fiz em 2013).

English Garden, Munique, meu parque preferido no mundo

Nos outros quatro dias fiz o seguinte: separei um dia para visitar Salzburg, na Áustria; um dia para visitar o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o Castelo da Cinderela; um dia para ir até Innsbruck, na Áustria, onde visitei uma estação de esqui; e por fim, um dia para visitar a região do lago konigssee. Este último foi o único que furou por conta da mudança de tempo. Innsbuck foi uma aventura que eu não me arrependo, pude ver neve pela primeira vez. Mas se for até pensando em esquiar, fique mais tempo na cidade. Um bate-volta até lá é um pouco corrido.Os demais passeios valem super a pena.

Fonte em uma das praças de Salzburg, Áustria
Indo para a estação de esqui de Innsbruck, vista espetacular

De Munique segui para Florença, na Itália, também em um trem noturno. Já estava preparado para a viagem e foi bem tranquilo. Fiquei 3 dias em Florença, tempo  suficiente para tudo que eu quis fazer. Florença é uma cidade linda, lá você respira arte. Não tem como não amar.

Escultura em uma das praças de Florença, Itália

Desses dias em Florença, tive tempo de ir até Pisa ver a torre e também visitei San Gimignano, no coração da Toscana. Vale a pena dedicar um dia completo nessa cidadezinha linda!

San Gimignano, Toscana, Itália

Por fim segui de Florença para Roma, onde fiquei 5 dias. Roma é uma cidade incrível e que transborda arte. Não tenho como não ser repetitivo, mas esta é outra cidade que tempo nunca é demais.

Nos 5 dias que fiquei em Roma consegui visitar tudo que planejei e ainda consegui um tempo para alguns extras no roteiro.

Visita alternativa do Coliseu, Roma, Itália

De Roma voltei para o Brasil e foi assim que começou minha paixão por viajar. Espero que esse resumão do meu primeiro mochilão te ajude a organizar sua viagem. Se precisar de alguma ajuda ou dica, não deixe de perguntar nos comentários do post.

* * * * * * * * * * * * * * *

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

144 Comentários

  1. Raiana

    Olá, Robson!
    Minha irmã e eu queremos fazer um mochilão e gostaríamos de saber quanto, mais ou menos, nós devemos economizar para fazer esse roteiro.
    Desde já, Obrigada! =)

    Reply
    1. Robson

      Oi Raiana, tudo bom?

      Então, essa semana mesmo vai entrar um post sobre os custos do mochilão. Mas já vou adiantar pra você que minha base de cálculo era de 70 euros por dia + hospedagem + passagens. No post vou detalhar mais….. vai ao ar na quinta-feira!

      Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Carol, tudo bom? Então, acho muito legal que você já tem essa vontade de viajar desde cedo… Eu acho que as vezes um intercâmbio vai ser mais jogo pra você. Você ir pra alguma cidade de fora, pra estudar inglês e ter uma experiência legal… Pode fazer isso com seu irmão… tem muitas escolas que levam. Eu acho que mochilão até pode rolar, mas você vai ter que organizar muuuuuita coisa, por ser de menor as vezes complica a sua estadia em alguns lugares e tal….

          Bom, espero ter ajudado… qualquer coisa me dá um grito aqui

          Reply
  2. Marcelo Justino

    Olá Robson!
    Me tira só uma dúvida..
    Qual a média de gastos nesse mochilão pela Europa?
    Caso eu possa me aventurar em 2014, gostaria de saber uma média de gastos.

    Reply
  3. Taiene

    Fiz parte deste roteiro com minha prima em Setembro deste ano ! Amsterdam, Londres, Roma e Paris…infelizmente no final da viagem já estava mito cansada e um pouco doente por causa da mudança climática e aproveitei muito pouco de Paris, mas deu pra sentir o gostinho de quero mais!

    Já estou planejando o próximo mochilão para o ano que vem!

    amo seu blog !

    Reply
  4. Renato Kalil

    Amigo para dar esse tom mais amarelado e vivo nas fotos vc usa o Lightroom??? Acho tão lindo e queria dar um upgrade nas minhas fotos tbm apesar q elas tão em baixa resolução… mas não custa tentar..

    Reply
  5. Thais

    Estou com um intercâmbio planejado para Londres e Lyon, porém entre um curso e outro tenho um intervalo de um mês e meio. Você sabe se existem grupos ou agências em que é possível fechar um pacote de mochilão para esse tempo?

    Parabéns pelo blog!

    Reply
  6. Ilton

    Curti muito seu Blog. Descobri-o há pouco e vou começar a explorá-lo. Diferentemente de você, farei 50anos em maio e pensei em me presentear com uma viagem a Berlim, Praga, Budapeste e Viena. Irei sozinho e o meu Inglês é básico. Voce acha que dá para arriscar??? Abraço.

    Reply
  7. Paula Araújo

    Boa Noite Robson.
    Primeiro quero dizer que aaaammmeeeeiiii seu blog!!! Mto bom e realmente o conteúdo ajuda mto!
    Estou planejando um mochilao pela Europa para ficar de junho-2014 a julho.
    Vou te falar o roteiro em q estou pensando, vc poderia me ajudar???Ficando em média 3 dias em cada lugar.
    É O SEGUINTE> São Paulo para Lisboa, de Lisboa para Barcelona e Madri. Depois Paris, de lá para Londres e um pulinho na Irlanda,Dublin. De Dublin para Liverpool e de la para Holanda-Amsterdã. E depois Alemanha- Berlin. Depois Itália e Grecia.
    E voltaria por Lisboa.
    Mas li um post seu que se fosse novamente começaria por Londres. Me da umas dicas!!
    Outra coisa é q eu ainda nao decidi o melhor passe de trem…tinha pensado no Global Pass 15 dias contínuos..Já q vou eu e o meu marido. Oq vc acha> esses passes me confundem um pouco..
    Agradeço desde já!!!!!!
    Um Abraço

    Reply
    1. Robson

      Oi Paula, tudo bom?

      Bom, pra começar é bom dar uma analisada na sua quantidade de dias em cada lugar. Londres e Paris, 3 dias em cada é pouco…. eu indico 5 dias em cada. Barcelona pede pelo menos 4 dias…. Madri e Amsterdam você consegui se virar com 3 dias. Lisboa também aconselho de 4 a 5 dias… Se for para Roma, também no mínimo 4 dias….. e Grécia também é um destino com muitas opções.

      Tente dar uma organizada nas quantidades de dias, de acordo como o que você tem disponível. Sei que queremos colocar tudo em uma viagem… também fazia isso… mas as cidades sempre vão ficar lá esperando você, então tente aproveitar as cidades com mais tempo.

      Espero ter ajudado!

      Reply
  8. gabriela velasco

    Olá,
    estou planejando minha primeira viagem a Europa. Terei 20 dias em 2015 e irei com meu marido. Gostaria de saber qual o melhor mês para irmos: maio ou outubro. Gostaria tb que me ajudasse a montar um bom roteiro, me indicando quais lugares visitar, quantos dias ficar em cada e a forma de deslocamento entre eles. Pensei, a princípio, em Paris, Londres e Roma, mas tb me interesso por Amsterdan e Veneza. Vc sugere algo diferente?!Obrigada!

    Reply
    1. Robson

      Oi Gabriela, tudo bom?

      Bom, maio e outubro são meses bons para viajar. Em questão de temporada são parecidos… o que vai mudar é a temperatura. Mais quente em maio e mais frio em outubro, então veja o que você prefere.

      No blog tem várias dicas… se tiver alguma dúvida específica, é só perguntar.

      Sobre quantidade de dicas, vai muito de cada um. Mas eu sugiro pelo menos 5 dias em Paris, 5 em Londres e pelo menos 4 em Roma. Amsterdam 3 dias é suficiente. Veneza eu não conheço, mas já vi sugestão de 3 dias também.

      Quando for fazer suas reservas, use esse link do Booking:

      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Assim você dá uma força pro blog

      Abraço!!

      Reply
  9. Arielle

    Oi Robson, tudo bem?
    Estou fazendo intercâmbio na França e planejo um mochilao durante as férias de julho.
    Que paises você me aconselha a fazer? Os do leste no verao e os da Europa Ocidental no final do proximo inverno?
    E, é mais valido pegar o global pass ou aquele que te da direito a 7 dias de viagem de trem durante 2 meses?
    Obrigada!!

    Reply
    1. Robson

      Oi Arielle, tudo bom?

      Bom, você já está na Europa, o que ajuda muito a viajar. De trem é muito fácil viajar aí, mesmo se o país não fica tão perto. Difícil eu sugerir pra você pois não sei o que você procura nas viagens…. mas te digo que gostei de todos os países que visitei…. aconselho todos.. haha

      Sobre o passe… o Global é bom quando você quer viajar bastante e sem se programar, pois você tem um liberdade de datas e viagens. Agora o passe contado você precisa saber exatamente quantas viagens vai fazer… ele é mais fechado….

      Qualquer coisa é só gritar

      Reply
  10. Bruna

    Oi Robson, adorei o seu blog! No começo do post vc disse que seria melhor começar pela inglaterra. Porquê? Pretendo fazer londres, paris – bruxelas – amsterdã – itália – mesmo roteiro que vc fez, tirando austria, pois pretendo esticar mais um dias na itália. Meu mochilao é para abril 2015. Alguma sugestao para adiconar algum pais ou passeio que nao tenha feito na época? olha, eu leio todos dias seu blog, as dicas são ótimas! Grande bjo

    Reply
  11. Bruna

    Eu adorei o seu blog! Parabéns. Farei um mochilão parecido em abril de 2015 e meu roteiro ficou assim – Roma 4 dias e depois Praga (via Ryan air ou Wizz Air ou Easyjet por 3. Da República Tcheca vou para Munique (uns 3 dias) de trem e depois de trem para Frankfurt (2 dias) e de avião (Ryan Air, Easyjet, Germanwings) para Berlim (4 dias). De Berlim vou de trem ou avião para Amsterdã (3 dias) e seguir de trem para Bruxelas e depois Paris (5 dias) e logo após Londres de avião (Air France ou easyjet) ou trem. De Londres pego um voo para Veneza (1 dia) (easyjet, Ryan Air) e depois desço de trem para Florença (3 dias) e depois volto para Roma e voltar para o Brasil.

    O que achou???

    Reply
    1. Robson

      Oi Bruna, vamos lá….

      4 dias em Roma é legal, dá pra conhecer uma boa parte da cidade. 3 em Praga também é legal. Munique é minha cidade favorita e sempre fico com vontade de voltar. 3 dias é corrido, mas não deixe de ir ao castelo de Füssen. Berlim eu não conheço, mas acredito que 4 dias é ok também. Vá de trem para Amsterdam! Acho que é mais fácil. 3 dias em Amsterdam está ótimo. Um pulo em Bruxelas é ok e 3 dias em Paris também. De Paris para Londres vá de trem, é a melhor opção. Veneza não conheço….. e 3 dias em Florença é ok também.

      Baita viagem, você vai amar!

      Se for usar o booking para fazer suas reservas, use esse link:

      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Assim você dá uma força para o blog

      Reply
    2. Leonardo Pereira

      Bruna, boa tarde! Meu roteiro é bem parecido com o seu e também pretendo viajar em abril de 2015. Podemos trocar dicas. Meu processo para a viajem ainda é embrionário. Trocaria alguns desses dias para possivelmente passar por Madri. Abcs

      Reply
  12. Rodrigo

    Amigo, gostei muito do que li em seu Blog.
    Gostaria de uma ajuda pra Trens. Onde eu faço cotação de passagens para Itália? Estarei em Roma, Depois Pisa e depois Veneza. Como ir de Roma para estas cidades de trem? Existe um site especifico destas linhas? Estou com dificuldade em encontrar boas informações sobre isto.

    Reply
  13. Fatima

    Olá Robson, adorei seu resumão, muito bom! Estou com dificuldade no meu roteiro, se puder ajudar com dicas, agradeço imensamente.Ficarei 26 dias (incluso deslocamento) e pretendo conhecer Italia (Roma,Veneza, Milão, Florença, Nápoles – algumas cidadezinhas no meio do caminho, em Toscana) e Paris, onde pretendo ficar 5 ou 6 dias. Só que além de tudo isso, pretendo ficar uns 8 a dez dias em Sardenha, na casa de uma amiga, e como sardenha é uma ilha, fica fora de todas as outras, não sei como fazer para otimizar o tempo…se vou assim que chegar em Roma (SP-Roma) ou deixo por último…o que vc acha? pensei visitar todas as cidades da Itália, por último Sardenha (Costa Esmeralda), depois ir a Paris e retornar a Roma/Brasil.É minha primeira viagem a Europa, estou meio perdida. E o que vc me diz da imigração em Madri?? Obrigada! Abraços!

    Reply
  14. Luciene Lobão

    Estou IMPRESSIONADA com a riqueza de detalhes dessa viagem! Comecei a ler hoje pela manha e simplesmente nao parei até chegar ao final do primeiro mochilao.
    Bem, estou totalmente decidida a fazer uma viagem como essa e, pela praticidade dos detalhes que vc descreveu, vou seguir seu roteiro. Obrigada e um abraço!

    Reply
  15. Deborah

    Olá, Robson. Estou querendo ir para Europa entre Outubro/Novembro e gostaria de perguntar se você poderia disponibilizar sua planilha de viagem com o roteiro dessa seu segundo mochilão, que inclui Londres e Holanda. Baixei o da sua primeira viagem, porém o meu roteiro inclui alguns países da sua primeira e segunda planilha.
    Tenho duas perguntas também: Você acha que esta época de Outubro e Novembro o clima europeu é bom? Para um roteiro que inclui Lisboa, Madrid, França, Inglaterra, Alemanha e Holanda, você acha que quantos dias são suficientes em cada um?
    Parabéns pelo blog.

    Reply
  16. Luiz Melo

    Parabéns Robson pelas informações prestadas. Estou planejando ir a Europa no inicio de Março (Londres – Irlanda – França – Suíça – Austria – Republica Tcheca – Alemanha – Holanda ). Estou pretendendo passar de 15 a 20 dias e sei também q o numero de oaíses está um pouco elevado, então provavelmente haverei de cortar alguns. Se alguém puder me dar dicas ou for no mesmo período será muito bom.

    Reply
  17. Daniela

    Olá colega! Preciso de dicas de pessoas experientes no assunto. Estou programando uma viagem para Geneve Suiça para visitar um parente junto de minha família. Não tenho nenhuma experiência com a Europa, então preciso de ajuda. Minha família é composta por dois adultos e duas crianças ( 7 e 9 anos ). Meu destino é a Suiça, só que antes de passar em Geneve, gostaria de passar em Londres e Paris. Tenho milhas suficientes para tirar passagem aérea para a Europa para toda a família. Pensei em comprar o bilhete para Paris com conexão de 4 dias em Londres, porém, não sei se é possível fazer isso, já que Londres temos o problema da imigração. Gostaria de gastar 4 dias em Londres e 4 em Paris, incluindo a visita a Disneyland e seguir para Geneve. Estou tentando montar o melhor roteiro dentro dessa realidade. Alguém poderia me ajudar? Como estou com crianças, receio fazer algo na aventura, preciso estar segura do que estou fazendo. Primeiro; é possível fazer um voo de Brasil – Geneve com conexão em Londres de 4 dias? Sendo possível, seguiria o caminho para Paris de trem. Chegando em Paris, gostaria de comprar um pacote de guia de passeio na capital conhecendo os principais pontos e hospedagem.É possível? Depois seguiria de trem para Geneve. Se alguém puder me ajudar, agradeço

    Reply
  18. Tassia Pinto

    Oi Robson, tudo bem?
    Cheguei ao seu blog através do Aprendiz de Viajante.
    Primeiramente, gostaria de dizer que adorei seu blog!
    Eu li quase todos os posts em um único dia, pois me identifiquei muito. Gosto muito de viajar e quando não tenho companhia, vou sozinha e me identifiquei muito com seus relatos, sobre os lugares e de vc, como pessoa.
    Só conheço a América e estou planejando ir ano que vem para a Europa e seus roteiros, dicas e comentários foram muito bacanas!!! Obrigada por compartilhar!

    Reply
  19. Gracielle

    Olá Robson,
    Parabéns pelo seu blog e pelas informações. Estou adorando. Com quanto tempo de antecedência vc começou a planejar e fazer reservas de hostel e compra de passagens aéreas?

    Reply
  20. Francielle

    Oi Robson, tudo bem?
    Em outubro eu embarco na minha primeira viagem pela Europa, pretendo ficar no máximo 30 dias. Tenho um roteiro mais ou menos parecido, só que vou começar por Amsterdam, depois Paris, Londres, Munique e quero ir também a Auschwitz na Polônia. E vou terminar em Roma também. Vc teria dicas dos trens? Melhor reserva-los aqui no Brasil? Tenho benefício com cias aéreas então algum desses trechos posso fazer de avião, mas adorei as dicas dps trens noturnos e todo o resto. Muito obrigada.

    Reply
    1. Marcela

      Olá, Francielle! E aí, você fez esse roteiro? Olá! Eu e meu marido queremos fazer uma viagem de 20 dias pela Europa em março de 2019. Pretendemos ir à Itália, Londres e, talvez, Suiça. Vocês acham que ficaria complicado incluir Auschwitz nesse roteiro?

      Reply
  21. Fabiane

    Oi Robson, tudo bem?
    Encontrei o teu blog por acaso, enquanto buscava dicas sobre a viagem pela Europa que quero fazer. Os teus posts realmente estão me ajudando bastante
    To pensando em viajar sozinha, em abril, por 6 países, mas confesso que a ideia me assusta um pouco. Tu acha que é tranquilo mesmo?

    Reply
  22. luciana

    Oi Robson! Parabens pelo blog!
    Meu marido e eu estamos planejando nosso primeiro mochilao, pra março de 2015. Pretendemos visitar londres, paris, barcelona, venesa e roma. A ideia era fazer nesta ordem, mas atraves do seu blog nos atentamos q a passagem sai mais barata começando e terminando no msm local. O q vc nos aconselha? Fazer o q pretendiamos no inicio ou iniciar por paris e de la viajar para os outros paises e voltar para oaris pra ir embora? Abraços

    Reply
  23. thaise

    Olá, tudo bem? adorei seu blog e acho bem legal esse negocio de viajar, minha cara.
    Eu viajo todo ano e vou sozinha. Quero fazer esse roteiro que vc fez pois tem alguns paises da Europa que eu não conheco. Minha dúvida é.
    As viagens de trem são seguras para mulheres que viajam sozinhas ou voce acha meio complicado.
    Um abraço!

    Reply
  24. Adriana

    Olá, Robson. Parabéns pelo blog.
    qual a quantia, mais ou menos, gasta ao total? Tirando o valor da passagem de ida e volta ao Brasil.

    Reply
  25. Rodrigo Maroli

    Olá, Robson!! Descobri seu blog semana passada comecei a pensar em um roteiro de 30 dias pela Europa, para maio de 2015 (inclusive estou usando sua planilha!! Muito boa). Já havia decidido França, Inglaterra e Holanda e estava pensando em incluir Portugal e Espanha. Inclusive minha idéia era chegar por Lisboa e voltar por Londres. O que acontece é que com a promoção/erro da KLM que ocorreu essa semana, consegui comprar passagem Brasília-Amsterdam-Brasília, chegando dia 22 de maio e retornando dia 18 de junho. Estou com o período de 23 de maio a 31 de maio, livres. E pretendo chegar a Paris no dia 1 de junho ou mesmo dia 31 de maio, a noite. Gostaria de sua opinião sobre o que encaixar no período… Espanha ou Alemanha? Ou outra indicação?

    Reply
  26. Mateus

    Oi Robson, tudo bem?
    Gostei muito do seu site, e queria sua ajuda para definir minha viagem. Farei 2 meses de intercambio em Londres, terei os finais de semana livre, e queria visitar alguns países. Como, Amsterdã, Bruxelas, Viena, Praga, Atena.. Porém não sei como arruma-la. Pode me ajudar? Em Viena e em Amsterdã tenho amigos que me darão moradia pela minha passagem por la. Poderia ser um bate volta, queria incluir se possível, Paris e Croácia. Fico no aguardo.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mateus, tudo bom…. bom, você vai estar em Londres… e vai ter os finas de semana para viajar. Então caso queira visitar alguns lugares mais distantes, a melhor opção vai ser viagens aéreas. Lugares próximos, como Paris, Amsterdã, Bruxelas… você pode fazer de trem. Mas se você tiver apenas o sábado e domingo para cada viagem vai ser meio corrido. Veja, é legal você ficar de 2 a 3 dias em Amsterdam… e saindo de Londres você vai passar por Bruxelas para chegar em Amsterdam. Então essa viagem já daria uns 3 ou 4 dias. É legal você começar a montar um roteiro e ver postar aqui…. aí posso dar uma olhada e te ajudar.

      Abraço!!

      Reply
  27. Eusa

    Oi Robson,

    Obrigada pelas dicas em seu Blog.
    Você viaja sozinho? Não sente falta de alguém para comentar, bater suas fotos etc.
    Tenho vontade de ir à Europa, estou sem companhia. Mas estou insegura para encarar sozinha.
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Sempre viajo sozinho….. mas também já viajei com amigos. Confesso que AMO viajar sozinho. Na real você vai conhecer muita gente no caminho e vai ver que essa parte de comentar ou tirar fotos é bem de boa. A única viagem que eu ainda não fiz por falta de companhia é pra Disney – hahahahha, lá eu acho que preciso ter alguém comigo… mas no mais, dá pra encarar sozinho na boa. Dá uma olhada nesse post: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/130-viajar-sozinho-7-vantagens-para-voce-se-jogar-no-mundo-sozinho

      Reply
  28. Beatriz

    Oi Robson! Você disse que foi o seu primeiro roteiro para e Europa e que se fosse hoje, você começaria por Londres. Por que? E o que mais mudaria nesse roteiro? Vou organizar um com os mesmos lugares. Só gostaria de saber como faria hoje, esse roteiro. Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bia, tudo bom? Então, eu não comecei por Londres, na época, pois eu tinha receio da imigração… todos falavam que era tenso em Londres e bem mais tranquilo em Paris. Mas hoje eu vejo que não tem segredo… Se você levar tudo em órdem, não tem com o que se preocupar. Então logisticamente começar por Londres parece melhor, mas fiz a viagem começando por Paris e foi ótimo também.

      Qualquer dúvida é só gritar

      Reply
  29. nayara

    boa noite Robson!!!
    Robson vou sou do brasil, quero fazer um roteiro pela Europa, em Junho/2015. Na companhia de meu namorado…Nosso interesse é conhecer Paris, Londres , Amsterdan, Bruxelas, Roma e Veneza… Qual o roteiro que você indica? Os dias em cada local? qual destino chegar primeiro? O roteiro que eu possa estar fazendo no qual é mais viável.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Naiara, o ideal para essa viagem seria: 5 dias em Londres, 5 em Paris, 1 stop em Bruxelas, 3 dias em Amsterdam, 3 em Veneza e 4 em Roma.

      Essa é uma boa sequência para você fazer esse roteiro, mas você precisa ver o que fazer em cada cidade, para saber se os dias serão suficientes. Veja também se não vale a pena colocar mais cidades no roteiro, caso você tenha temo… Como Florença, por exemplo.

      Espero ter ajudado. Abraços!

      Reply
  30. Rizia

    Olá Robson, adorei o seu site, está me ajudando muito na escolha do meu roteiro para a Europa no final do ano!!!
    Estou com uma dúvida, quando estava se programando para esse mochilão, você fez a reserva dos hostels antes? você poderia indicar os hostels que você ficou durante cada local ?

    Muito obrigada!!

    Reply
  31. Luziene

    Adorei. De todos os relatos de mochilão pela Europa, esse foi o que eu mais gostei porque fica bem parecido com o que eu quero. Não vou fazer Itália, infelizmente, pois preciso ir a Portugal, e nem vou à Paris, porque no momento não tenho interesse. Meu roteiro é Portugal, Inglaterra, Holanda e Alemanha. Adorei essa dica de Munique (em outros blogs eles não aconselham muito o bate volta e isso tinha me desanimado. Tem algum post seu com mais detalhes sobre as viagens de trem??

    Reply
  32. Bia

    Robson, estou apaixonada porseu blog!
    estou planejando um mochilao para 2018, quando me formar (tempo necessário pra uma estagiária juntar dindim hahah) e quero passarpor Londres, França(paris) e italia (especialmente roma). Vale a pena, levando em conta o custo benefício das passagens aéreas e deslocamento dentro da europa, começar pela italia ou por londres?

    Aguardo sua resposta!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bia….. isso aí, tem que se planejar mesmo. É um bom tempo para juntar dinheiro, tenha foco e tudo vai dar certo!! Então, na verdade você tem que ver a passagem Brasil > Europa. Veja qual vai sair mais barata pra você, pois lá dentro não vai ter muita diferença começar por um ou outro.

      Qualquer dúvida dá um grito

      Reply
  33. João vítor

    Eai Robson,
    Estou planejando um mochilão pa Europa no ano que vem, irei sozinho porém estou com receio. Tu fostes acompanhado? Se não como é a experiência, é fácil de fazer amizade nos lugares pela europa?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala João, tudo bom? Eu fui sozinho sim… viajar sozinho é uma das melhores coisas da vida – posso te garantir. Já fiz um post aqui no blog falando sobre isso, dá uma olhada: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/130-viajar-sozinho-7-vantagens-para-voce-se-jogar-no-mundo-sozinho

      Aproveita e dá uma olhada no meu Canal no YouTube, eu tenho um vídeo falando sobre esse tipo de viagem também: https://www.youtube.com/watch?v=qnc0Uf-WChA

      Qualquer coisa dá um grito, abraço!!

      Reply
  34. Mayra

    Oi Robson!
    Tudo bem?
    Parabéns pelo blog!
    Eu e meu namorado estamos planejando conhecer a Europa em Janeiro do ano que vem.
    Nosso tempo disponível será de 20 dias e queremos conhecer Munique, Berlim, Paris, Londres, Roma, Vaticano e Amsterdã.
    Meu namorado me deu a tarefa de planejar toda essa viagem. Mas eu nunca viajei pra Europa e não faço ideia de por onde começar e nem como me planejar.
    Você pode me ajudar?
    Agradeço desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mayra… tudo bom e você? Então, é normal se sentir perdida nesse começo de planejamento. O que eu indico é para você começar vendo as passagens, e decidir por onde vai começar. Depois pegue o google maps e marque as cidades que você pretende visitar… Próxima etapa é ver quantos dias ficar em cada cidade… Paris, Roma, Amsterdã e Londres você encontra posts sobre isso aqui no blog, dá uma fuçada! Dessas cidades só não conheço Berlin…. Enfim, aí você vai consegue ver se vai conseguir colocar todas as cidades no seu roteiro…. Ao mesmo tempo você tem que ir pesquisando sobre os deslocamentos… eu recomendo trem e já falei aqui no blog também…. Depois então você pode começar a pesquisar mais a fundo o que vai fazer em cada cidade e onde vai ficar…

      Você tem bastante tempo e pode começar com calma… Dê uma boa olhada aqui no blog que tem bastante coisa

      Reply
  35. Mariane

    Oi Robson,
    Achei o seu blog muito legal para quem quer fazer um primeiro mochilão mas fica com bastante dúvidas.
    Quantos dias você ficou? Qual foi o gasto total da viajem?
    Quanto gastou por dia com trem e hospedagem?

    Reply
  36. Nair fernandes

    olá Robson,estou indo pela primeira vez na Europa,vou sair de Boston,porque Moro Em USA,quero visitar Espanha,França e Italia,jà entrei no site da eurail p comprar passagem,mas nao sei especificamente que tipo de passagem de trem eu compro,quero visitar Madri e Barcelona,é o mesmo tipo de trem que eu pego ou ja é diferente,depois de Barcelona vc me aconselharia Italia ou França,estou bem perdida.obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nair… Pretende visitar 3 países lindos – eu pelo menos adoro. Sobre a passagem, basta você entrar no site da RailEurope e buscar pelo seu percurso.. Ex.: Madrid > Barcelona. Coloque as datas que precisa e ele vai te mostrar as opções de horários…. é bem simples… Sobre pra onde ir depois de Barcelona, é um pouco difícil dizer assim… não sei quantos dias você tem a disposição e os dois países estão em lados opostos…. você pode seguir para um ou outro, acho que vai dar na mesma, pois você vai ter que fazer o caminho de volta para o outro país…. Já tem o roteiro das cidades e quantos dias vai ficar em cada uma?

      Lembre de entrar no site da RailEurope através deste link: https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=PRSiR6DlX5I&offerid=528402.4&type=3&subid=0
      Assim você compra sua passagem com segurança e ainda dá uma ajuda para blog, sem gastar nada a mais com isso

      Desculpa a demora para te responder, estava viajando pela Ásia
      Qualquer dúvida dá um grito aqui….

      Reply
  37. Zaira

    Olá. Adoro seja blog! Tenho dia 15 anos e desde a primeira vez que li deu vontade de visitar todos os lugares, me organizei e agora em junho farei um tour pela Europa com a minha mãe. Sendo você minha inspiração peço lhe algumas dicas. Chegaremos em Malaga dia 23/06 para visitar uma prima e de lá iniciaremos nosso tour. Meu retorno será Malaga – Brasil para o dia 05/08. Aguardo resposta.

    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Zaira, tudo bom? Poxa, fiquei muito feliz com sua mensagem… que bom saber que inspirei sua viagem

      Desculpa a demora para te responder, eu estava em viagem pelo Sudeste Asiático…. Então, você já tem um roteiro mais definido… tem algum dúvida que eu possa ajudar?? Se tiver é só deixar uma mensagem por aqui… No mais te desejo uma óótima viagem!!! Aproveite muuuito, você vai ver… vai ser incrível!!!!!!

      Reply
      1. Zaira

        Oi, como foi a viagem? Pensamos em passar por Sevilha e Lisboa e de lá iniciar um tour de e aí é que surgem as dúvida: qual próxima parada é melhor? E também sobre o trem, achamos melhor compra o bilhete em cada cidade que pararmos. E é necessário reservar o albergue ou sempre tem vagas?
        Obrigada

        Reply
        1. Robson Franzói

          A viagem foi incrível… nossa, um sonho! Vou contar tudo aqui no blog. Então, Sevillha eu não conheço, mas Lisboa é uma cidade linda… eu gostei muito. De Lisboa eu visitei Porto, que foi muito legal. Depois de Lisboa eu segui para Madrid e depois Barcelona… foi essa a minha sequência.

          Dá pra comprar o ticket na estação sim, mas dependendo da época os trens podem lotar com mais facilidade, aí você precisa se programar bem… Sobre hostel a mesma coisa, em alta temporada eles lotam com facilidade e talvez você não consiga ficar nos melhores….

          Qualquer dúvida é só dar um grito…

          Reply
  38. romullo

    Muito bacana Robson!
    Essas viagens que voce faz são todas indo sozinho??? estou querendo fazer republica tcheca – croacia- grecia e confesso que estou com um pouco de receio de ir sozinho, por isso estou perguntando… de qualquer forma parabens pelo blog, muito bem feito e da pra gente “viajar” bastante nos textos!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Romullo, tudo bom? Sim, a maioria das viagens eu faço sozinho sim…. Salvo a viagem do Atacama que fiz com um amigo…. Agora acabei de voltar de uma viagem incrível pelo Sudeste Asiático – foi a melhor e mais incrível experiência da minha vida! Fui sozinho e acho que é a melhor opção. Pode ir sim que você vai curtir muito!! É a melhor forma de amadurecimento que eu conheço… Uma ótima viagem!!!!! Se tiver alguma dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  39. Leonardo

    Oi Robson! Tudo bem?
    Estou indo pra europa pela segunda vez (na primeira fiquei apenas em paris, 7 dias) e meu destino inicial é Barcelona. Irei em fevereiro/2016 e terei 15 dias. Pensei em fazer Barcelona, sul da França, Milão, Veneza e Praga. O que acha? Quantos dias devo ficar e, cada lugar e qual o melhor meio de transporte? Tem sugestão de outros locais? Atenciosamente,
    Leonardo Maciel

    Reply
  40. Daniella

    Robson,ameeei seu blog !!
    Tem como vc explicitar como funcionava o trasporte, como por exemplo de uma cidade pra outra
    fiquei um pouco confusa rsrs
    Obrigada !!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do blog Também AMO ele

      Então, na verdade o transporte depende das cidades… Eu normalmente gosto de viajar de trem, já que são rápidos, práticos e não muito caros. Se a viagem é longa até existe o trem noturno – em alguns casos, e eu gosto também. Agora se é muito longe, aí tem que ir de avião…

      Se tiver dúvidas sobre trechos específicos, me manda aqui e vejo se posso ajudar

      Reply
  41. Aline Narimatsu

    Robson, um dos melhores blog de viagem que encontrei!! Também sou designer e como temos interesses parecidos, seus roteiros estão caindo como uma luva
    Viajo para Europa agora em Setembro estudar 10 dias em Londres e tenho ai uns 40 dias livres para conhecer o velho continente.
    Estou para definir a ordem dos países que vou visitar. Qual ordem você acha melhor? E qual dica você me dá para estabelecer pontos fixos para conhecer outros lugares (assim como você fez ficando em Munique)?
    Alguma outra dica de quantos dias em cada lugar?

    Países:
    Londres, França (Paris), Suiça (Zurique), Alemanha (Berlim e Munique), Áustria (vou roubar seu roteiro: Salzburgo, Innsbruck), Roma (Milão, Pisa, Roma e Nápoles).

    Obrigadaa! O blog é show

    Reply
      1. Robson Franzói

        Opaa… Amsterdam também tá perfeito no seu roteiro. Só veja certinho a distribuição dos dias.. para dar tempo de ver tudo com calma

        Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom?? Que bom que chegou aqui no blog e muito obrigado pelo elogio, fico super feliz em saber que o blog está ajudando tanta gente!

      Sobre o seu roteiro, que viagem incrível hein… morri de vontade de fazer junto!! hahaha

      Bom, algumas dicas: Na Suíça eu fiquei em dúvida entre ficar em Zurique, Bern e Lucerna.. optei por Bern para ser minha base pois era a mais em conta. Na Áustria, tente encaixar Hallstatt, você vai se apaixonar por aquele vilarejo. No mais eu acho que está tudo certo!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui no blog!!

      Reply
      1. Aline Narimatsu

        Robson! Obrigada pela resposta querido
        Viajo dia 09/09. Só arrumar as malas e vir! Hahaha
        Estou distribuindo os dias, mas nunca acho que serão suficientes, pois tenho certeza que vou querer ficar mais!

        Na Suiça, eu só queria passear um pouco em Zurique. Talvez pelo meu roteiro, seja legal eu fixar base em Munique para visitar Zurique? O que acha?

        Vi as fotos de Hallstatt e seu post aqui do blog! Meninoo do céu, que coisa mais liiinda! Já incluí. Bom que fica perto de Salzburgo. (Dedico 1 dia inteiro para esta vila?)

        Já estou finalizando tudo. Faltam só as passagens!!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oii… hahah bem que eu queria!! Entendi sua questão de Zurique, mas então passe uma noite lá.. Munique fica meio afastada, não valeu muito a pena não tentar usar ela como base pra essa situação.

          Sobre Hallstatt, sim, precisa dedicar um dia.. e você precisa dormir em Salzburg, pra poder acordar cedo e pegar o ônibus de manhã (o caminho de como chegar eu coloquei lá no post)…

          Você vai curtir muitoooo!!! Ahhh e não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem pelos links daqui do blog!! Assim você não gasta nada a mais e ajuda o blog Aproveitando o momento de propaganda hahah, se for fazer o seguro viagem lembre que aqui no blog tem um cupom de 15% de desconto para leitores. O seguro viagem é obrigatório para a Europa!!

          Qualquer dúvida é só dar um grito!!

          Reply
  42. Camila

    Ai meu Deus que TUDOO.
    Que fotos lindas no insta.
    Estou louca para que chegue fevereiro para que eu vá conhecer essas belezuras.
    Queria saber quais foram os lugares que você visitou na França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Áustria e Itália para mim ter mais base de cada lugar. Já tenho alguns pontos em mente mais ainda não tenho tudo planejado.
    Desde já obrigadaaaaa. :*

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom? Então, eu fiquei em Paris, Londres, Amsterdam, Munique, Salzburg, Florença e Roma…. Você vai se apaixonar pela Europa, pode apostar!! Muuuuuito obrigado pela mensagem

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
  43. Marcel Henrique Eberle

    Olá Robson! Sensacional seu blog cara! muito bom mesmo! Decidi fazer um mochilão para Europa agora em setembro com um amigo e estava perdido sem saber por onde começar!

    Uma dúvida, seria possível nesse roteiro iniciar por Londres, depois Paris, Holanda/Bélgica, Berlim/Munich, Viena, Grécia, Roma/Milão, Barcelona/Madri ? Eu teria disponível, provavelmente, 28 dias para todos esses destinos, acredito que até a Grécia seria necesário talvez um avião para agilizar, o que você acha? Quanto tempo de estadia considera ser o mínimo para esses destinos que citei?

    Att
    Marcel

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Marcel.. tudo bom?? Ahh você pode começar por Londres sim… Uma sugestão de dias seria: Londres 5/ Paris 5 / Apenas stop em Bruxelas / Amsterdam 3 / Munich 4 (fazendo uma day trip para Salzburg)/ Roma 4 / Barcelona 4 / Madri 3…. Veja que nisso você já chegou em 28 dias, mas ainda teria que descontar os dias de viagem, de ida e volta… então teria que ajustar alguma coisa..

      Eu acho que Viena e Grécia poderia ficar para outra viagem, também teria que decidir entre Berlim ou Munique…. ou vai ficar bem corrido… A Espanha em si já vai estar meio apertada aí…. Tem que ver se compensa pegar um trem de Roma para Barcelona ou um vôo mesmo… e de Barcelona para Madrid você vai de trem (é ótimo)… Se você tirar a Espanha talvez consiga colocar Berlim e Munique…

      Bom, espero ter ajudado… qualquer dúvida dá um grito.. abraço!!

      Reply
  44. Ingrid

    Robson, bom dia!
    Minha BFF e eu vamos tirar um ano sabático em 2016, talvez 1 ano literalmente, talvez menos, depende de como as coisas vão acontecer e da nossa vontade de voltar, o cansaço, alguma malária ou picada de escorpião na mata rsrs

    Sabe me dizer se mesmo neste caso precisamos ter passagens de volta para o BR? Pq não sabemos que dia vamos voltar, muito menos de qual país vamos voltar!
    Não vamos ficar só na europa, vamos viajar tb pela África, Ásia, America do Sul(todos os países na volta). Como teremos 365 dias livres, nosso plano é comprar a primeira passagem para alguma capital e ir vivendo um dia de cada vez, com um pré roteiro flexível. Terminada a EU vamos para o Vietnan, Laos, Bocaray, Hong kong etc… Sou chef de cozinha e tenho muito interesse em fazer cursos rápidos no vietnan(melhor comida do mundo!) Enfim, a pergunta: só com passagem de ida+seguro+dinheiro+cartões+hospedagem por uns dias em hostel, conseguimos passar pela imigração da França ou UK? Poderíamos comprar passagens para as demais cidades da EU mas ficaríamos presas a isso ou perderíamos euros, sem contar que não fazemos ideia de qual continente estaremos na nossa volta. Help!!!!
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid, tudo bom?? Que show hein… vai ser uma experiência incrível!! Tenho certeza…. Olha, eu acho que o melhor é você se informar sobre a passagem de volta ao mundo… Acho que é a mais indicada pra você… tem vários posts na internet explicando como ela funciona…. basicamente você vai ter uma boa liberdade… a única coisa é que tem que ir sempre em frente…. tipo, digamos que você vá pra Europa e depois pra África… aí você não pode mais volta pra Europa…. e no fim você vai completar a volta no mundo…. Acho que seria show hein!??! Tenho amigas que já fizeram isso e curtiram muuuuito!! Uma delas tem um blog, é a Carol… do mochilaotrips.com

      Espero ter ajudado…. qualquer coisa dá um grito

      Reply
  45. Rose

    OI Robson .. Me ajude nunca viajei para fora mais quero ir com grupo de amigos para Europa em outubro de 2016 e de comum acordo queremos conhecer esses lugares : Itália (veneza e florença) , França (Paris) , Grécia (ilhas gregas) , holanda, Inglaterra (porém uma amiga foi a Inglaterra e me disse que foi maior burocracia para entrar então to pensando em desisti de ir pra lá já que eu sou a unica do grupo que quero ir . você sabe ou tem ideia de quantos iremos gastar para ficarmos 14 dias por lá .

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rose.. tudo bom?? Então, aqui no blog eu tenho um post que detalha bem os meus gastos nas viagens.. dá uma olha!! Agora, talvez o seu roteiro fique um pouco puxado em 14 dias…. acho que deixar Inglaterra de fora pode ser uma boa opção por conta disso, nem tanto pela dificuldade na imigração… mais na questão de tempo mesmo…

      Qualquer coisa dá um grito aqui

      Reply
  46. Marcus Brisolara

    Fala Robson, tudo certo?

    Cara, fazem uns 6 meses que estou organizando meu mochilão pela Europa e teu blog tá sendo de enorme ajuda.

    Penso em sair do Brasil 20 de abril.

    Para aproveitar as férias e passar 28 dias na Europa estava pensando no seguinte roteiro:
    Amsterdam – Bruxelas – Paris – Londres – Berlim – Auschwitz – Praga – Budapeste – Roma

    A minha dúvida está na quantidade de dias em cada lugar, pois reservei 3 pra Amsterdam, 1 pra Bruxelas, 1 pra Auschwitz, 5 Paris, 5 Londres, 5 Praga e 5 Roma, 3 Berlim e 3 em Budapeste.

    Porém, a matemática vai contra meu planejamento de 28 dias e soma 31. Hehe

    O que tu me aconselha?

    Aproveitando, algum outro idioma além do inglês que tu ache importante saber o básico?

    Desde já, muito obrigado pelo blog e pelas dicas.

    Abraçado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Marcus… caraaaa, que baita roteiro hein!?! Grande viagem… mas sim, não ta fechando as datas… a solução vai ser cotar alguma lugar – o que é triste, eu sei… mas que também vai te dar mais motivos para voltar…

      Quem sabe deixar Berlin e Budapeste para uma outra oportunidade? Ou Talves tirar Roma ou Praga… Enfim, vai ser uma escolha meio pessoal sua… mas teria que cortar alguma cidade… eu não acho que só reduzir dias em cada uma vai te ajudar, o melhor é reduzir as cidades para você aproveitar para valer!!

      Espero ter ajudado… qualquer dúvida me dá um grito!!

      Reply
  47. Jéssica

    Oi Robson ! Tudo bem?! Primeiramente, parabéns pelo Blog !!! Adorei !!!
    Bom, eu e meu marido sonhamos em conhecer a Europa. Principalmente Londres, França, Itália (Roma e Veneza) , Alemanhã e Holanda (Amsterdam). Gostaríamos de fazer essa viagem em nossas férias do ano que vem (Maio/2016). Porém nunca viajamos pra fora e não temos ideia de como se organizar para tal. rs
    Se pudesse nos ajudar respondendo algumas dúvidas, tais como:
    1) É aconselhável fazer uma viagem a dois no estilo “mochilão” para economizar ou talvez seria melhor diminuir destinos para que a viagem seja feita mas confortavelmente?
    2) Se o mochilão for aconselhável, como fazer para me cadastrar num sistema de Hostel Internacional e obter descontos?(Já ouvi falar algo sobre isso)
    3) Documentações necessárias para a viagem? (Meu marido possui passaporte, eu terei que requerer um, daria tempo?)
    4) Pelo fato de nunca termos viajado para fora aconselharia que fizéssemos a viagem com alguma agência de viagens?
    5) Quanto provavelmente gastaria em uma viagem dessas?
    6) O que você acha de viajar com o euro e a libra lá nas alturas ? Seria melhor esperar que abaixassem ? Ou da pra fazer uma viagem legal dessa forma sem gastar absurdos. Deixo claro que a nossa intenção nessa viagem é apenas lazer e cultura, nada de compras, senão quebramos. rsrs
    Peço desculpas por tantas perguntas, mas somos marinheiros de primeira viagem e nada melhor que tirar dúvidas com um expert na área.
    Muito Obrigada !
    Aguardando ansiosamente sua resposta. haha
    =)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jé!!! Tudo bom?? Que maneiro seu roteiro hein!?! Baita viagem… bom, vamos as respostas!! ahha

      1) Isso depende muito do seu estilo de viajante… e do seu marido, claro! É totalmente possível fazer estilo mochilão, ainda mais pensando em Europa… que tem uma estrutra incrível – tem hostels por lá que são melhores que muitos hotéis daqui.
      2) Existe uma carteirinha que você pode fazer… eu confesso que só fiz na primeira viagem e nem vi muuuuita vantagem. Nem sempre o hostel é cadastrado – e você paga para fazer essa carteirinha… então hoje eu nem uso mais.
      3) Dá tempo sim!! Mas já veja isso o quanto antes… eu fui me enrolando com meu visto americano e agora estou passando um apuro grande… então o melhor é já ter esse tipo de documento sempre em mãos, nunca se sabe quando vai aparecer uma oportunidade de viajar… faça já o seu passaporte!!
      4) Então, depende muito…. tem que pessoas que se sentem melhores ao comprar a passagem com uma agência.. as vezes a agência consegue até preços melhores… Tem agências que organizar roteiros mais soltos, o que é legal também…. mas você pode fazer tudo por conta sim..
      5) Aí é mais complicado.. eu tenho um post falando os meus gastos.. você pode dar uma olhada e se baser nele para tentar calcular a sua viagem..
      6) Dá pra fazer sim!!! O que não dá é pra deixar de viajar por conta das moedas… com um pouco de planejamento e uma programação antecipada vocês vão conseguir… é só priorizar isso!!

      Uffaa.. acho que respondi tudo! Espero que tenha ajudado…. qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui!!

      Reply
      1. Jéssica

        Oi, Robson !!! Ajudou e muito !!! rs Muito obrigada mesmo !!! Já estamos planejando tudo e qualquer coisa eu grito !!!! Haha Beijão !

        Reply
  48. Larizza

    Boa noite , Robson. Eu amei o blog , estou indo a Munique agora em dezembro visitar meu namorado que mudou pra lá recentemente , confesso que estou com a grana apertada e o tempo tbm, ficarei 20 dias por lá , mas gostaria de visitar outras cidades, entre as que sempre sonhei tem : Paris, Amsterdam, Praga (ai na vdd queria conhecer td kkk). Gostaria de um sugestão sua dentre essas cidades se fosse pra escolher uma qual vc me indicaria? Obrigada por dividir suas experiências de viajante hehe Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lari!! Tudo bom?? Que bom que amou o blog, eu também amooo!! Hahaha

      Então, que bomba você joga na minha mão hein!?!? Escolher entre Paris, Amsterdam e Praga?? Difícil…. Mas acho que posso te ajudar com algumas dicas…. Vamos lá:

      Você me disse que está com a grana curta…. Paris é uma cidade bem grande, que precisa de pelo menos 5 dias… 4 bem apertado… Ou seja, vai precisar gastar mais por lá.
      Amsterdam e Praga já são menores, de 2 a 3 dias já são suficientes para conhecer o básico delas.

      O que você pode analisar então é o deslocamento… veja qual é mais fácil e/ou mais barato para você chegar.

      Eu sei que entre Munique e Amsterdam existe um trem noturno – o que garante uma economia de tempo pra você…. Agora para Praga você precisa dar uma pesquisada e tal..

      Bom, acho que analisando dessa forma você já consegue pensar melhor nas opções né!?! hehe
      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
      1. Larizza

        Muito obrigada Robson =d deixei uma boa bomba nas suas mãos mesmo hehe…
        As informações foram mega úteis , vou pesquisar os deslocamentos sim e qualquer dúvida pode ter certeza que venho gritar aqui hehe
        ótima noite!
        Abraços

        Reply
  49. Fernanda

    Oieee, to acompanhando seu blog faz um tempo e ele é SHOW !! Adorei.
    Pretendo fazer meu mochilão e passar pela França, Inglaterra e Itália. Vi no post que você falou que a imigração faz muitas perguntas e tals, e eu sei o básico do básico do inglês mas minhas amigas que vão comigo não sabem nada de inglês. Minha pergunta é: tem problema ir para um país tipo a França e não saber o inglês ? A imigração “vai encher o saco” se a pessoa não souber outro idioma fora a sua língua materna?
    Obrigada, sucesso.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom?? Olha… o meu inglês é meia boca até hoje…. Na primeira viagem então, é muuuuuuito básico!! E deu pra me virar…. Eles não vão invocar não… apenas tente dar um estudada nas perguntas básicas que eles podem fazer – tem post sobre isso aqui no blog. Vá com isso na cabeça, pode ajudar! Tente respoder o que eles te perguntarem… não tem problema se enrolar… e se não entender, diga “sorry!?!” ai ele vai repetir e você tenta entender de novo… No mais tente ir tranquila, é o grande segredo!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  50. Marcelina Vieira Lima

    Olá,
    Queria saber se voce postou os custos ?

    E qual imigração é mais tranquila.

    Indica algum Hostel ?

    Embarco em março/2016.

    Reply
  51. Elisabeth Silva

    Ola Robson tudo bem?
    Eu e meu marido temos interesse em passar 30 dias na Europa e queria saber o que voce acha do meu roteiro abaixo e quanto devo ter em maos para essa aventura.
    Inglaterra – Londres 4 dias
    Irlanda – Dublin 3 dias (posso retirar do roteiro)
    França – Paris 4 dias
    Holanda – Amsterdã 3 dias (posso retirar do roteiro)
    Italia – Veneza 2 dias Roma 4 dias
    Portugal – Lisboa 2 dias

    O que acha? Por onde entro e saio? Tenho grande interesse em Dubai e Grecia mas acredito que somente em uma proxima viagem….obg =)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Elisa, tudo bom?? Lindo roteiro hein…. cidades incríveis… Então, vamos lá.. vou te dar alguns pitacos…

      Eu acho que Lisboa é a cidade que mais fica deslocada no seu roteiro…. e como sua ideia é passar apenas dois dias, eu acho que vai ser muito corrido você ir até lá só pra isso. Quem sabe pegar um desses dias para Londres e outro para outra cidade?

      Uma opção boa de roteiro seria: começar em Dublin (3 dias), depois Londres (5 dias), Amsterdam (3 dias), Veneza (2 dias) e Roma (5 dias).

      Outra opção seria manter a quantidade de dias que você definiu e colocar Florença depois de Veneza, ficando 2 dias lá…

      Portugal é um país lindo e Lisboa é muito legal, mas ir até lá para ficar só dois dias eu acho que não vale tanto a pena.

      Veja o que você achar….

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  52. Natalia Slongo

    Olá Robson, adorei seu roteiro e suas dicas! Planejo fazer um mochilão saindo de Dublin em julho de 2016 por 20 dias. Paris, Bélgica, Amsterdam, Alemanha , Áustria e Itália. Você acha que é um tempo bom pra ver tudo? Qual desses vc descartaria? Qual desses é melhor começar e como ir de um pra outro. Será meu primeiro mochilão e tenho mil dúvidas, rsrs! Amei seu roteiro e gostaria de fazer igual, menos Londres! Rsrs desde já abrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nat, tudo bom? Então… olhando assim, pelo que você me passou, não consigo ter uma ideia… De cidade você me informou Dublin e Paris, os demais foram países. Tudo vai depender de quais cidades você pretende visitar… Já pensou nelas?

      Me passa uma ideia do seu roteiro.. ai te dou uns pitacos

      Reply
  53. danilo silva

    Olá, Gostei muito.
    Estarei indo fazer praticamente seu roteiro, menos Paris, que já conheci.
    Gostaria de saber se na Itália vale a pena colocar cidade de Veneza, antes de Florença. E se Munique 5 dias é suficiente.?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Danilo, tudo certo? Que maneiro que vai fazer essa viagem.

      Então, eu não conheço Veneza… mas se você tiver tempo pra ela, acho válido sim.

      Sobre Munique, 5 dias é bacana!! Dá pra aproveitar a cidade, visitar castelos e esticar num bate-volta pra Áustria! Acho maneiro!!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
      1. danilo silva

        Boa tarde, tudo bem?
        Estou indo para fazer um tour muito parecido com o seu…que gostei muito…vou primeiro em Londres ficar 5 dias inteiros, Amsterdam 03 dias, Munique 06 dias (NESSES DIAS EM MUNIQUE GOSTARIA DE SABER SE CONSEGUIRIA IR Á SALZSBURG E CONHECER AQUELA MINA DE SAL QUE FICA EM UMA CIDADE PRÓXIMA? Quantos dias em Salzburg preciso , dá para ir e voltar no mesmo dia, me dá umas dicas?) Preciso comprar antes o Castelo da Cinderela ou consigo comprar lá?
        Muito obrigado!!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Grande Danilo, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

          Então… Ficando 6 dias em Munique você consegue fazer bastante coisa… mas pra ir para Hallstatt o ideal é dormir em Salzburg. O que você pode fazer é ficar menos tempo em Munique e domir em Salzburg, para aí sim fazer o bate-volta para Hallstatt.

          O Castelo da Cinderela não precisa comprar antes… só se você quiser pra já garantir… Mas não tem muito erro não…

          Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

          Reply
  54. Caroline

    Olá Robson, Gostaria de saber quais locais você ficou hospedado e se conseguiu as passagens de trem com facilidade.
    Grata,
    Carol

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol.. tudo bom? Então, aqui no blog tem o link de hospedagens lá no topo…. ali eu falo sobre cada uma.

      Sobre as passagens.. eu gosto de ir pra lá com tudo certo, pra não ter erro! O site que eu compro as passagens é o RailEurope, que super confio e hoje é parceiro do blog. Você pode usar esse link para fazer suas pesquisas e até ter uma idea de quanto vai gastar: https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=PRSiR6DlX5I&offerid=528402.4&type=3&subid=0

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  55. Lívia Blois

    Eu nem acredito que encontrei teu blog Robson!! Faz uns dois anos que penso muito na idéia de fazer um mochilão pela Europa. Coloquei na cabeça que desse ano não passa, eu e meu “namorido” vamos alinhar nossas férias para podermos viajar e aproveitar ao máximo. O problema é cada um querer de um jeito kkkk, eu desde o ínicio quero fazer mochilão e eu mesma planejar tudo, como sempre faço aqui no brasil e ja fiz Uruguai e Argentina. Ja ele quer ir por alguma agência de turismo, acha mais seguro e fica despreocupado e ter q estar correndo para resolver algum problema. Mas agora eu conto muito com teu blog para tentar convencer ele que vale sim ir por conta própria Parabéns pelo blog, achei ele sensacional e diferente dos outros, com dicas importantes e que não encontrei antes. Vou ficar sempre ligada por aqui!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lívia.. tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o blog!! Pega as dicas aqui e vão por conta mesmo!! É uma delícia programar a viagem!!

      Não sei se você já viu, mas eu lancei um guia para quem vai fazer o primeiro mochilão… dá uma olhada… tem dicas bem legais:

      https://www.umviajante.com.br/guia-mochilao

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  56. Luis

    Cara, mto show seu blog, informações mega legais. Comprei o seu guia, fantástico! Já estou recomendando por aí rs. Não sei se passou despercebido mas não encontrei como você foi para praga, meu mochilão será ano que vem e praga com ctza está no roteiro, só to meio perdido como chegar lá. Como chegou até lá?
    Abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Graaaaande Luis!! Tudo bom?? Primeiro deixa eu agradecer a sua mensagem!! Que legal que curte e blog e que também curtiu o guia!! É um projeto que fiz com muito carinho!

      Então.. eu fui para Praga de trem, saindo de Salzburg.. A viagem foi meio perrengue, pois tive que trocar de trem para ônibus e depois para trem novamente… meio zicado.

      Você vai para Praga saindo de onde?

      Dá uma olhada no post: https://www.umviajante.com.br/austria/2202-viajando-de-salzburg-para-praga

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  57. Luis

    Esqueci de comentar antes Robson, mto massa vc responder os comentarios dos leitores, poucos fazem isso….mto legal. Entao, eu li o post do perrengue p ir p praga, zica total rs…pretendo sair de munique ou berlim, existe trem saindo dessas cidades p praga?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Luis… curto responder todo mundo sim! As vezes demoro um pouco, pois tem muito comentário.. mas vou fazendo o que posso

      Cara.. pelo que eu vi tem trem direto sim, mas são poucos no dia e a viagem dura de 4 a 6 horas, dependendo do horário do trem.

      Existem opções com baldeação também…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  58. Priscilla Ribeiro

    Oi Robson, boa noite! Iremos a Europa e ficaremos 19 dias no final de Setembro2016 e início de outubro2016 – outono na Europa. Queremos ir a Itália ( Roma, Florença ,Pisa, Veneza, Milão), Paris e Espanha, depois do seu blog ( Madri, Barcelona, Toledo). Queria saber se tem alguma sugestão???? Se conseguiremos aproveitar bons os países??? Muito Obrigada!!!! Priscilla.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pri, tudo bom? Então.. talvez fique corrido para fazer todas essas cidades. Você conseguiu distribui os dias para todas elas? Se fez me passa, aí posso dar uma olhada e te digo se o tempo ficou legal para cada um

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  59. Thamires

    Olá, boa tarde.

    Sou nova por aqui.
    Eu e meu namorado estavamos querendo fazer um roteiro pela Europa no ano que vem.
    Ele tem casa na Cañiza. Acha que vale a pena deixa a mala por la e sair de trem ? passar 3 dias em algum lugar, depois voltar para pegar outras roupas e um novo trem para outro destino ?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thamires, tudo bom? Desculpa a demora para te responder.. Estava no Chile e muitos comentários ficaram acumulados.

      Então, não conheço Cañiza, mas isso que você falou pode ser uma boa opção sim… só que tudo vai depender dos lugares que vocês pretendem visitar… Pra ver se vale a pena essa ida e volta. Com as cidades definidas é mais fácil dizer o que fica melhor

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Marcela

        Olá, Robson!
        Gostaria de saber sua opinião sobre a logística de dois roteiros que montei para 15 dias na Europa.
        A primeira opção seria: Amsterdam, Londres, Paris e Itália ( Veneza e Milão).
        A segunda opção seria: Amsterdam, Bélgica, Paris e Itália ( Veneza, Milão, Roma, Florença)
        Fiquei na dúvida de, por se tratar de 15 dias, a viagem ficaria corrida.
        Qual sua sugestão para 15 dias considerando esses destinos? Você teria algum destino a cortar ou a acrescentar?
        Grata desde já.

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Marcela, tudo bom? Então, pelo vi entende em uma delas você tiraria Londres e incluiria a Bélgica. Eu acho uma opção boa manter a Bélgica, pois fica do ladinho da Holanda. Agora, não sei exatamente o que você já programou para a Itália. Imagino que dê pra ir de trem, saindo de Paris – só não sei quanto tempo você gastaria. Ma vamos pensar o seguinte:

          Amsterdam 3 dias / Bruxelas 2 dias / Paris 5 dias

          Só aí você já gastou 10 dias, te sobram 5. O mínimo que eu deixaria para Roma seriam 4 dias.. e aí você praticamente ficaria sem tempo para mais nada.

          Uma sugestão que eu poderia te dar: deixe a Itália para a próxima e coloque Londres. Aí seu roteiro bateria certinho

          Desculpe a demora para te responder… Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

          Reply
  60. Fernando Davet

    Bom dia Robson,

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo conteúdo, é de primeira. Seguinte, vou embarcar dia 01 de Agosto do próximo ano, vou entrar por Portugal, achei mais comodo pela imigração. Até agora comprei a passagem de ida para Lisboa, de lá vou procurar caronas ou ônibus para outras cidades…ele vão me pedir a passagem de volta? sendo q na verdade pretendo sair da área schengen de avião…vou comprar uma passagem de Berlim para o Reino Unido ou Leste Europeu (algum país fora do acordo).

    Como funciona esse processo?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Fernando, tudo bom? Cara, então, é um pouco chato isso… pois a informação que recebemos é que precisamos ter a passagem de volta. Eu já tive amigos que foram com a passagem de volta e depois foram alterando a data…. o que gera um custo né… mas era a solução.

      Na minha viagem pra Ásia, por exemplo, a passagem de volta foi verificada ainda no Brasil… se não eles não me deixariam nem embarcar….

      Então tem que ver certinho isso… pois eles podem pedir sim

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  61. Barbara Aleixo

    Oi, tudo bem? Estou planejando um mochilão pela europa, e quero definir um pouco meu roteiro para saber quanto dinheiro vou precisar, mas nunca viajei para o exterior, então estou um pouco confusa em relação ao roteiro. Irlanda, Reino Unido, França, Italia e Espanha fazem algum sentido? Obrigado desde já!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Barbara, tudo bom e você? Então, assim.. para a sua primeira viagem é legal pensar no tempo que você tem disponível.. aí você decide as cidades, melhor do que só pensar nos países. Assim fica um pouco mais fácil de analisar o roteiro.

      Não sei se você chegou a ver que eu tenho um guia aqui no blog? É um guia para quem vai fazer o primeiro mochilão… pode ser uma boa ajuda pra você, dá uma olhada:

      https://www.umviajante.com.br/guia-mochilao

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  62. Andre

    opa, tudo bom?
    entao, estou planejando um mochilao para europa de aproximadamente 35 dias, e vi que voce passou por Innsbruck, e queria passar la por ter familiares morando na cidade. porem nao sei em qual ordem colocar Innsbruck no meu roteiro, se faco depois munique, praga, budapeste, innsbruck depois italia, ou munique, innsbruck, praga, budapeste e italia. alguma sujestao que passe por tais locais? Obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andre, tudo bom? Que legal que está indo pra lá!! então, acho que você pode colocar Innsbruck bem na seguida de Munique… acho que vai ser uma boa opção

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  63. Jacqueline

    Olá Robson?

    li seus posts, super legais. Estou pretendendo ir para Paris, conhecendo também Londres e Amsterdam, na última semana de junho, pretendendo fica uns 13 dias na Europa conhecendo esses lugares. Como estou na dúvida em relação a quantos dias em cada cidade, queria comprar apenas o vôo e a hospedagem só da cidade de Paris, quanto as outras fica arriscado comprar a hospedagem só na minha chegada a cada cidade? Atenciosamente.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jac, tudo bom? Então, junho é alta temporada por lá… aí pode ser mais complicado deixar algumas coisas em aberto. Assim, como você não tem tannnnto tempo para a viagem, eu sugiro que você tente deixar ela o mais organizada possível, assim você economiza e evita perder tempo tendo que escolher hotel ou encontrar algum com vaga disponível.

      Como você tem 13 dias… eu tentaria distribuir assim: 5 dias em Paris, 5 dias em Londres e 3 dias em Amsterdam. Acho que é uma boa divisão, mas é apenas uma sugestão

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  64. Telma Ferreira

    Olá,Robson!
    Muito legal seu blog,aprendemos bastante,como organizar nossas viagens.Gostaria de sua opinião sobre a ordem das cidades que visitarei em agosto:
    de 10 a 19 madri
    de 20 a 02/09-portugal
    dia 03 /09 retorno ao brasil por madri.
    Obrigada pela ajuda!abraços!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Telma, tudo bom? Que bom que gostou do blog, fico feliz em saber

      Então, imagino que sua passagem já esteja comprada e você comprou ida e volta por Madri – o que é bem comum e normalmente mais barato.

      As vezes eu tento comprar passagens de ida e volta por destinos diferentes (assim você poderia comprar ida por Madrid e volta por Lisboa, o que deixaria o roteiro mais prático). Como isso as vezes encarece a passagem, o roteiro que você definiu está certinho sim!

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçoo!!!!

      Reply
  65. Angélica

    Olá Robson, estava dando uma olhadinha no seu post e me surgiu uma dúvida, pois não localizei está informação ou passou despercebido que não achei rsrsrsr. Quais foram as linhas aéreas que vc utilizou para está viagem e as formas de transportes terrestres pois tenho dúvidas ferentes tickes e como realizar estas compras. Devido que ainda não fiz uma viagem internacional mas brevê irei fazer.

    Desde já agradeço a sua atenção. abraços.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Angélica, tudo bom? Então, nessa primeira viagem eu fiz tudo de trem… nada aéreo. Na minha segunda viagem pela Europa eu fiz Barcelona para Bern, Suíça, de avião (com a SkyWors). Na terceira viagem eu fiz aéreo de Barcelona para Paris….

      Foco em aéreo apenas quando o trecho é muito longo e não existe trem noturno… aí vou de avião, no mais eu prefiro ir de trem mesmo. Amoooo viajar de trem!!

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Reply
  66. Vinicius

    Olá Robson

    Primeiramente parabéns pelo blog, tudo muito bem estruturado e cheio de dicas ótimas. Show!!!

    Estou começando a usar sua planilha de controle e me interessei principalmente pelo seu 1º mochilão, pois vou fazer em Lua de Mel no mês de abril (primeira viagem internacional, rsss) um trecho semelhante: Londres/Paris/Suiça/Roma.

    São algumas (diversas) dúvidas, se puder me ajudar ficarei muito grato:
    1) Neste post vc falou de forma geral sobre a viagem, vc chegou a detalhar dia-a-dia das cidades em algum outro?
    2) Vi que a Rail Europe dá um apoio para o site e pretendo mesmo fechar alguns trechos com eles, mas fiquei receoso porque uns trechos “somem” do nada e depois voltam a ficar disponíveis, enfim dá mesmo para confiar né? Os preços estão muito bons, há uns 2 meses atrás estavam muito mais caros, será que vale esperar mais um pouco?
    3) Sobre os tickets, vale comprar o máximo de coisas previamente? Outra dúvida, vale comprar os combos de sites como Ticketbar?
    4) Hoje em dia vc mudaria algo dos roteiros de Londres, Roma e Paris? Estou usando-os como base, pela proximidade das atrações e pelas ótimas dicas.

    Desde já obrigado!
    Abs,

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Vini, tudo bom? Primeiro deixa eu te agradecer a mensagem e pedir desculpas pela demora em te responder…. vou tentar te ajudar, vamos lá:

      1- Então, hoje eu já visitei novamente algumas cidades desse roteiro. O mais fácil é você entrar nas categorias de cada país e ver o que tem publicado…. tem muuuuita coisa que certamente vai te ajudar

      2- Super dá pra confiar neles sim. Minhas últimas viagens pela Europa foram sempre com tickets que emiti com eles…. dá pra confiar sim!

      3- Você diz de atrações? Assim, eu gosto de comprar sim…. para ter tudo planejado mesmo.. e muitas vezes economizar. Outro ponto super positivo é que tem tickets que ajudam a cortar fila e não ter que enfrentar a fila do ingresso. Por isso digo que vale a pena sim, sempre analisando a atração.

      4- Então, hoje eu colocaria mais coisas… talvez tiraria outras… Mas muitas coisas são pessoais, vai depender do que você curte também. Os posts mais novos, nas categorias dos países, você vai ver o que fiz de mais recente.

      Ainda estou devendo escrever muita coisa de Paris, que já voltei mais duas vezes. Bom, espero ter ajudado!! Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
      1. Vinicius

        Olá Robson

        Imagina, obrigado pela atenção.

        Nesse meio tempo já comprei as passagens de trem, só falta mesmo começar a ver os combos de passeio para evitar as filas.
        Abs!

        Reply
  67. Marcela Oliveira

    OLá, Robson! Olá! Eu e meu marido queremos fazer uma viagem de 20 dias pela Europa em março de 2019. Pretendemos ir à Itália, Londres e, talvez, Suiça. Você acha que ficaria complicado incluir Auschwitz nesse roteiro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcela!! Tudo bom? Puxa, talvez fique realmente fora de mão pra vocês. Como são 20 dias e você já tem 3 países, acho que dava pra focar no roteiro por eles. Já conseguiu definir o roteiro?

      Se tiver qualquer dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *