Mochilão Europa – Meu primeiro roteiro de viagem

Muita gente me pergunta sobre os meus roteiros pela Europa. Decidi então dar uma detalhada sobre cada um deles. Neste post vou falar sobre o roteiro do meu primeiro mochilão pela Europa, onde passei pela França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Áustria e Itália.

Roteiro Mochilão Europa

Essa sequência de países foi a que eu segui na minha primeira viagem. Olhando hoje, a lógica seria começar pela Inglaterra, mas na época, por ser minha primeira viagem, estava morrendo de medo da imigração na Inglaterra, então decidi começar pela França. Hoje ví que a realidade na imigração nem é tão assustadora, então digo para você ir tranquilo que tudo vai dar certo. Leve a documentação necessária e diga a verdade. Não tem erro.
Esse mochilão foi realizado entre março e abril de 2012, começo da primavera na Europa. Peguei temperaturas bem agradáveis, um pouco frio em alguns lugares, mas nada que assuste alguém que mora em Curitiba.

Bom, meu roteiro começou em Paris, onde fiquei 5 dias. Claro que não foi suficiente, afinal, nunca é demais ficar em Paris. Mas acho que para uma primeira passada pela cidade foi um tempo legal. Consegui visitar os principais museus e pontos turísticos da cidade. Deu pra andar sem rumo pelas ruas, explorar alguns bairros e também sentar em algumas praças, só para ver o tempo passar. No último dia ainda fui a Versailles, programa bem legal que eu recomendo.

Musicos em uma das pontes de Paris

Saindo de Paris fui de trem até Londres. A viagem é rápida e confortável. Foi minha primeira viagem de trem e adorei.

Londres também ocupou 5 dias no meu roteiro. Assim como Paris, nunca é demais ficar em Londres. Eu acabei me dispersando e saindo do meu roteiro, então tenho que voltar para conhecer mais a cidade. Mas não mudaria a quantidade de dias para uma primeira viagem, acredito que é um tempo legal para sentir um gostinho de tudo que Londres pode oferecer.

Camden Town, distrito do centro-norte de Londres... um dos meus lugares favoritos na cidade

De Londres segui para Amsterdam, também de trem. A ideia era descer em Bruxelas e visitar a cidade, mas confesso que eu estava muito cansado e carregando muita coisa. Se você tiver forças, vale a pena. Pelo que dizem Bruxelas é uma cidade encantadora.

Agora sim, Amsterdam. Fiquei 3 dias completos na cidade. Foi tempo suficiente para visitar tudo que eu queria e ainda ir ao Keukenhof, o maior parque de tulipas do mundo, e também a Zaanse Schans, uma vila não muito longe de Amsterdam.

Casas Barco em Amsterdam

No último dia em Amsterdam peguei um trem norturno para Munique, na Alemanha. Minha primeira viagem em um trem noturno, um pouco apertada a primeira vista, mas que me dá saudades cada vez que lembro.

Cheguei bem cedo em Munique, cidade que usei como base para visitar vários lugares. Por conta da sua ótima localização, fiquei 5 noites na cidade, totalizando 6 dias. Dediquei apenas 2 dias para conhecer Munique, os demais eram para viagens pela região. Confesso que esses 2 dias foram suficientes para me encantar pela cidade e ter muita vontade de voltar (o que já fiz em 2013).

English Garden, Munique, meu parque preferido no mundo

Nos outros quatro dias fiz o seguinte: separei um dia para visitar Salzburg, na Áustria; um dia para visitar o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o Castelo da Cinderela; um dia para ir até Innsbruck, na Áustria, onde visitei uma estação de esqui; e por fim, um dia para visitar a região do lago konigssee. Este último foi o único que furou por conta da mudança de tempo. Innsbuck foi uma aventura que eu não me arrependo, pude ver neve pela primeira vez. Mas se for até pensando em esquiar, fique mais tempo na cidade. Um bate-volta até lá é um pouco corrido.Os demais passeios valem super a pena.

Fonte em uma das praças de Salzburg, Áustria
Indo para a estação de esqui de Innsbruck, vista espetacular

De Munique segui para Florença, na Itália, também em um trem noturno. Já estava preparado para a viagem e foi bem tranquilo. Fiquei 3 dias em Florença, tempo  suficiente para tudo que eu quis fazer. Florença é uma cidade linda, lá você respira arte. Não tem como não amar.

Escultura em uma das praças de Florença, Itália

Desses dias em Florença, tive tempo de ir até Pisa ver a torre e também visitei San Gimignano, no coração da Toscana. Vale a pena dedicar um dia completo nessa cidadezinha linda!

San Gimignano, Toscana, Itália

Por fim segui de Florença para Roma, onde fiquei 5 dias. Roma é uma cidade incrível e que transborda arte. Não tenho como não ser repetitivo, mas esta é outra cidade que tempo nunca é demais.

Nos 5 dias que fiquei em Roma consegui visitar tudo que planejei e ainda consegui um tempo para alguns extras no roteiro.

Visita alternativa do Coliseu, Roma, Itália

De Roma voltei para o Brasil e foi assim que começou minha paixão por viajar. Espero que esse resumão do meu primeiro mochilão te ajude a organizar sua viagem. Se precisar de alguma ajuda ou dica, não deixe de perguntar nos comentários do post.

* * * * * * * * * * * * * * *

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

146 Comentários

  1. Raiana

    Olá, Robson!
    Minha irmã e eu queremos fazer um mochilão e gostaríamos de saber quanto, mais ou menos, nós devemos economizar para fazer esse roteiro.
    Desde já, Obrigada! =)

    Responder
    1. Robson

      Oi Raiana, tudo bom?

      Então, essa semana mesmo vai entrar um post sobre os custos do mochilão. Mas já vou adiantar pra você que minha base de cálculo era de 70 euros por dia + hospedagem + passagens. No post vou detalhar mais….. vai ao ar na quinta-feira!

      Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Carol, tudo bom? Então, acho muito legal que você já tem essa vontade de viajar desde cedo… Eu acho que as vezes um intercâmbio vai ser mais jogo pra você. Você ir pra alguma cidade de fora, pra estudar inglês e ter uma experiência legal… Pode fazer isso com seu irmão… tem muitas escolas que levam. Eu acho que mochilão até pode rolar, mas você vai ter que organizar muuuuuita coisa, por ser de menor as vezes complica a sua estadia em alguns lugares e tal….

          Bom, espero ter ajudado… qualquer coisa me dá um grito aqui

          Responder
  2. Marcelo Justino

    Olá Robson!
    Me tira só uma dúvida..
    Qual a média de gastos nesse mochilão pela Europa?
    Caso eu possa me aventurar em 2014, gostaria de saber uma média de gastos.

    Responder
  3. Taiene

    Fiz parte deste roteiro com minha prima em Setembro deste ano ! Amsterdam, Londres, Roma e Paris…infelizmente no final da viagem já estava mito cansada e um pouco doente por causa da mudança climática e aproveitei muito pouco de Paris, mas deu pra sentir o gostinho de quero mais!

    Já estou planejando o próximo mochilão para o ano que vem!

    amo seu blog !

    Responder
  4. Renato Kalil

    Amigo para dar esse tom mais amarelado e vivo nas fotos vc usa o Lightroom??? Acho tão lindo e queria dar um upgrade nas minhas fotos tbm apesar q elas tão em baixa resolução… mas não custa tentar..

    Responder
  5. Thais

    Estou com um intercâmbio planejado para Londres e Lyon, porém entre um curso e outro tenho um intervalo de um mês e meio. Você sabe se existem grupos ou agências em que é possível fechar um pacote de mochilão para esse tempo?

    Parabéns pelo blog!

    Responder
  6. Ilton

    Curti muito seu Blog. Descobri-o há pouco e vou começar a explorá-lo. Diferentemente de você, farei 50anos em maio e pensei em me presentear com uma viagem a Berlim, Praga, Budapeste e Viena. Irei sozinho e o meu Inglês é básico. Voce acha que dá para arriscar??? Abraço.

    Responder
  7. Paula Araújo

    Boa Noite Robson.
    Primeiro quero dizer que aaaammmeeeeiiii seu blog!!! Mto bom e realmente o conteúdo ajuda mto!
    Estou planejando um mochilao pela Europa para ficar de junho-2014 a julho.
    Vou te falar o roteiro em q estou pensando, vc poderia me ajudar???Ficando em média 3 dias em cada lugar.
    É O SEGUINTE> São Paulo para Lisboa, de Lisboa para Barcelona e Madri. Depois Paris, de lá para Londres e um pulinho na Irlanda,Dublin. De Dublin para Liverpool e de la para Holanda-Amsterdã. E depois Alemanha- Berlin. Depois Itália e Grecia.
    E voltaria por Lisboa.
    Mas li um post seu que se fosse novamente começaria por Londres. Me da umas dicas!!
    Outra coisa é q eu ainda nao decidi o melhor passe de trem…tinha pensado no Global Pass 15 dias contínuos..Já q vou eu e o meu marido. Oq vc acha> esses passes me confundem um pouco..
    Agradeço desde já!!!!!!
    Um Abraço

    Responder
    1. Robson

      Oi Paula, tudo bom?

      Bom, pra começar é bom dar uma analisada na sua quantidade de dias em cada lugar. Londres e Paris, 3 dias em cada é pouco…. eu indico 5 dias em cada. Barcelona pede pelo menos 4 dias…. Madri e Amsterdam você consegui se virar com 3 dias. Lisboa também aconselho de 4 a 5 dias… Se for para Roma, também no mínimo 4 dias….. e Grécia também é um destino com muitas opções.

      Tente dar uma organizada nas quantidades de dias, de acordo como o que você tem disponível. Sei que queremos colocar tudo em uma viagem… também fazia isso… mas as cidades sempre vão ficar lá esperando você, então tente aproveitar as cidades com mais tempo.

      Espero ter ajudado!

      Responder
  8. gabriela velasco

    Olá,
    estou planejando minha primeira viagem a Europa. Terei 20 dias em 2015 e irei com meu marido. Gostaria de saber qual o melhor mês para irmos: maio ou outubro. Gostaria tb que me ajudasse a montar um bom roteiro, me indicando quais lugares visitar, quantos dias ficar em cada e a forma de deslocamento entre eles. Pensei, a princípio, em Paris, Londres e Roma, mas tb me interesso por Amsterdan e Veneza. Vc sugere algo diferente?!Obrigada!

    Responder
    1. Robson

      Oi Gabriela, tudo bom?

      Bom, maio e outubro são meses bons para viajar. Em questão de temporada são parecidos… o que vai mudar é a temperatura. Mais quente em maio e mais frio em outubro, então veja o que você prefere.

      No blog tem várias dicas… se tiver alguma dúvida específica, é só perguntar.

      Sobre quantidade de dicas, vai muito de cada um. Mas eu sugiro pelo menos 5 dias em Paris, 5 em Londres e pelo menos 4 em Roma. Amsterdam 3 dias é suficiente. Veneza eu não conheço, mas já vi sugestão de 3 dias também.

      Quando for fazer suas reservas, use esse link do Booking:

      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Assim você dá uma força pro blog

      Abraço!!

      Responder
  9. Arielle

    Oi Robson, tudo bem?
    Estou fazendo intercâmbio na França e planejo um mochilao durante as férias de julho.
    Que paises você me aconselha a fazer? Os do leste no verao e os da Europa Ocidental no final do proximo inverno?
    E, é mais valido pegar o global pass ou aquele que te da direito a 7 dias de viagem de trem durante 2 meses?
    Obrigada!!

    Responder
    1. Robson

      Oi Arielle, tudo bom?

      Bom, você já está na Europa, o que ajuda muito a viajar. De trem é muito fácil viajar aí, mesmo se o país não fica tão perto. Difícil eu sugerir pra você pois não sei o que você procura nas viagens…. mas te digo que gostei de todos os países que visitei…. aconselho todos.. haha

      Sobre o passe… o Global é bom quando você quer viajar bastante e sem se programar, pois você tem um liberdade de datas e viagens. Agora o passe contado você precisa saber exatamente quantas viagens vai fazer… ele é mais fechado….

      Qualquer coisa é só gritar

      Responder
  10. Bruna

    Oi Robson, adorei o seu blog! No começo do post vc disse que seria melhor começar pela inglaterra. Porquê? Pretendo fazer londres, paris – bruxelas – amsterdã – itália – mesmo roteiro que vc fez, tirando austria, pois pretendo esticar mais um dias na itália. Meu mochilao é para abril 2015. Alguma sugestao para adiconar algum pais ou passeio que nao tenha feito na época? olha, eu leio todos dias seu blog, as dicas são ótimas! Grande bjo

    Responder
  11. Bruna

    Eu adorei o seu blog! Parabéns. Farei um mochilão parecido em abril de 2015 e meu roteiro ficou assim – Roma 4 dias e depois Praga (via Ryan air ou Wizz Air ou Easyjet por 3. Da República Tcheca vou para Munique (uns 3 dias) de trem e depois de trem para Frankfurt (2 dias) e de avião (Ryan Air, Easyjet, Germanwings) para Berlim (4 dias). De Berlim vou de trem ou avião para Amsterdã (3 dias) e seguir de trem para Bruxelas e depois Paris (5 dias) e logo após Londres de avião (Air France ou easyjet) ou trem. De Londres pego um voo para Veneza (1 dia) (easyjet, Ryan Air) e depois desço de trem para Florença (3 dias) e depois volto para Roma e voltar para o Brasil.

    O que achou???

    Responder
    1. Robson

      Oi Bruna, vamos lá….

      4 dias em Roma é legal, dá pra conhecer uma boa parte da cidade. 3 em Praga também é legal. Munique é minha cidade favorita e sempre fico com vontade de voltar. 3 dias é corrido, mas não deixe de ir ao castelo de Füssen. Berlim eu não conheço, mas acredito que 4 dias é ok também. Vá de trem para Amsterdam! Acho que é mais fácil. 3 dias em Amsterdam está ótimo. Um pulo em Bruxelas é ok e 3 dias em Paris também. De Paris para Londres vá de trem, é a melhor opção. Veneza não conheço….. e 3 dias em Florença é ok também.

      Baita viagem, você vai amar!

      Se for usar o booking para fazer suas reservas, use esse link:

      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Assim você dá uma força para o blog

      Responder
    2. Leonardo Pereira

      Bruna, boa tarde! Meu roteiro é bem parecido com o seu e também pretendo viajar em abril de 2015. Podemos trocar dicas. Meu processo para a viajem ainda é embrionário. Trocaria alguns desses dias para possivelmente passar por Madri. Abcs

      Responder
  12. Rodrigo

    Amigo, gostei muito do que li em seu Blog.
    Gostaria de uma ajuda pra Trens. Onde eu faço cotação de passagens para Itália? Estarei em Roma, Depois Pisa e depois Veneza. Como ir de Roma para estas cidades de trem? Existe um site especifico destas linhas? Estou com dificuldade em encontrar boas informações sobre isto.

    Responder
  13. Fatima

    Olá Robson, adorei seu resumão, muito bom! Estou com dificuldade no meu roteiro, se puder ajudar com dicas, agradeço imensamente.Ficarei 26 dias (incluso deslocamento) e pretendo conhecer Italia (Roma,Veneza, Milão, Florença, Nápoles – algumas cidadezinhas no meio do caminho, em Toscana) e Paris, onde pretendo ficar 5 ou 6 dias. Só que além de tudo isso, pretendo ficar uns 8 a dez dias em Sardenha, na casa de uma amiga, e como sardenha é uma ilha, fica fora de todas as outras, não sei como fazer para otimizar o tempo…se vou assim que chegar em Roma (SP-Roma) ou deixo por último…o que vc acha? pensei visitar todas as cidades da Itália, por último Sardenha (Costa Esmeralda), depois ir a Paris e retornar a Roma/Brasil.É minha primeira viagem a Europa, estou meio perdida. E o que vc me diz da imigração em Madri?? Obrigada! Abraços!

    Responder
  14. Luciene Lobão

    Estou IMPRESSIONADA com a riqueza de detalhes dessa viagem! Comecei a ler hoje pela manha e simplesmente nao parei até chegar ao final do primeiro mochilao.
    Bem, estou totalmente decidida a fazer uma viagem como essa e, pela praticidade dos detalhes que vc descreveu, vou seguir seu roteiro. Obrigada e um abraço!

    Responder
  15. Deborah

    Olá, Robson. Estou querendo ir para Europa entre Outubro/Novembro e gostaria de perguntar se você poderia disponibilizar sua planilha de viagem com o roteiro dessa seu segundo mochilão, que inclui Londres e Holanda. Baixei o da sua primeira viagem, porém o meu roteiro inclui alguns países da sua primeira e segunda planilha.
    Tenho duas perguntas também: Você acha que esta época de Outubro e Novembro o clima europeu é bom? Para um roteiro que inclui Lisboa, Madrid, França, Inglaterra, Alemanha e Holanda, você acha que quantos dias são suficientes em cada um?
    Parabéns pelo blog.

    Responder
  16. Luiz Melo

    Parabéns Robson pelas informações prestadas. Estou planejando ir a Europa no inicio de Março (Londres – Irlanda – França – Suíça – Austria – Republica Tcheca – Alemanha – Holanda ). Estou pretendendo passar de 15 a 20 dias e sei também q o numero de oaíses está um pouco elevado, então provavelmente haverei de cortar alguns. Se alguém puder me dar dicas ou for no mesmo período será muito bom.

    Responder
  17. Daniela

    Olá colega! Preciso de dicas de pessoas experientes no assunto. Estou programando uma viagem para Geneve Suiça para visitar um parente junto de minha família. Não tenho nenhuma experiência com a Europa, então preciso de ajuda. Minha família é composta por dois adultos e duas crianças ( 7 e 9 anos ). Meu destino é a Suiça, só que antes de passar em Geneve, gostaria de passar em Londres e Paris. Tenho milhas suficientes para tirar passagem aérea para a Europa para toda a família. Pensei em comprar o bilhete para Paris com conexão de 4 dias em Londres, porém, não sei se é possível fazer isso, já que Londres temos o problema da imigração. Gostaria de gastar 4 dias em Londres e 4 em Paris, incluindo a visita a Disneyland e seguir para Geneve. Estou tentando montar o melhor roteiro dentro dessa realidade. Alguém poderia me ajudar? Como estou com crianças, receio fazer algo na aventura, preciso estar segura do que estou fazendo. Primeiro; é possível fazer um voo de Brasil – Geneve com conexão em Londres de 4 dias? Sendo possível, seguiria o caminho para Paris de trem. Chegando em Paris, gostaria de comprar um pacote de guia de passeio na capital conhecendo os principais pontos e hospedagem.É possível? Depois seguiria de trem para Geneve. Se alguém puder me ajudar, agradeço

    Responder
  18. Tassia Pinto

    Oi Robson, tudo bem?
    Cheguei ao seu blog através do Aprendiz de Viajante.
    Primeiramente, gostaria de dizer que adorei seu blog!
    Eu li quase todos os posts em um único dia, pois me identifiquei muito. Gosto muito de viajar e quando não tenho companhia, vou sozinha e me identifiquei muito com seus relatos, sobre os lugares e de vc, como pessoa.
    Só conheço a América e estou planejando ir ano que vem para a Europa e seus roteiros, dicas e comentários foram muito bacanas!!! Obrigada por compartilhar!

    Responder
  19. Gracielle

    Olá Robson,
    Parabéns pelo seu blog e pelas informações. Estou adorando. Com quanto tempo de antecedência vc começou a planejar e fazer reservas de hostel e compra de passagens aéreas?

    Responder
  20. Francielle

    Oi Robson, tudo bem?
    Em outubro eu embarco na minha primeira viagem pela Europa, pretendo ficar no máximo 30 dias. Tenho um roteiro mais ou menos parecido, só que vou começar por Amsterdam, depois Paris, Londres, Munique e quero ir também a Auschwitz na Polônia. E vou terminar em Roma também. Vc teria dicas dos trens? Melhor reserva-los aqui no Brasil? Tenho benefício com cias aéreas então algum desses trechos posso fazer de avião, mas adorei as dicas dps trens noturnos e todo o resto. Muito obrigada.

    Responder
    1. Marcela

      Olá, Francielle! E aí, você fez esse roteiro? Olá! Eu e meu marido queremos fazer uma viagem de 20 dias pela Europa em março de 2019. Pretendemos ir à Itália, Londres e, talvez, Suiça. Vocês acham que ficaria complicado incluir Auschwitz nesse roteiro?

      Responder
  21. Fabiane

    Oi Robson, tudo bem?
    Encontrei o teu blog por acaso, enquanto buscava dicas sobre a viagem pela Europa que quero fazer. Os teus posts realmente estão me ajudando bastante
    To pensando em viajar sozinha, em abril, por 6 países, mas confesso que a ideia me assusta um pouco. Tu acha que é tranquilo mesmo?

    Responder
  22. luciana

    Oi Robson! Parabens pelo blog!
    Meu marido e eu estamos planejando nosso primeiro mochilao, pra março de 2015. Pretendemos visitar londres, paris, barcelona, venesa e roma. A ideia era fazer nesta ordem, mas atraves do seu blog nos atentamos q a passagem sai mais barata começando e terminando no msm local. O q vc nos aconselha? Fazer o q pretendiamos no inicio ou iniciar por paris e de la viajar para os outros paises e voltar para oaris pra ir embora? Abraços

    Responder
  23. thaise

    Olá, tudo bem? adorei seu blog e acho bem legal esse negocio de viajar, minha cara.
    Eu viajo todo ano e vou sozinha. Quero fazer esse roteiro que vc fez pois tem alguns paises da Europa que eu não conheco. Minha dúvida é.
    As viagens de trem são seguras para mulheres que viajam sozinhas ou voce acha meio complicado.
    Um abraço!

    Responder
  24. Rodrigo Maroli

    Olá, Robson!! Descobri seu blog semana passada comecei a pensar em um roteiro de 30 dias pela Europa, para maio de 2015 (inclusive estou usando sua planilha!! Muito boa). Já havia decidido França, Inglaterra e Holanda e estava pensando em incluir Portugal e Espanha. Inclusive minha idéia era chegar por Lisboa e voltar por Londres. O que acontece é que com a promoção/erro da KLM que ocorreu essa semana, consegui comprar passagem Brasília-Amsterdam-Brasília, chegando dia 22 de maio e retornando dia 18 de junho. Estou com o período de 23 de maio a 31 de maio, livres. E pretendo chegar a Paris no dia 1 de junho ou mesmo dia 31 de maio, a noite. Gostaria de sua opinião sobre o que encaixar no período… Espanha ou Alemanha? Ou outra indicação?

    Responder
  25. Mateus

    Oi Robson, tudo bem?
    Gostei muito do seu site, e queria sua ajuda para definir minha viagem. Farei 2 meses de intercambio em Londres, terei os finais de semana livre, e queria visitar alguns países. Como, Amsterdã, Bruxelas, Viena, Praga, Atena.. Porém não sei como arruma-la. Pode me ajudar? Em Viena e em Amsterdã tenho amigos que me darão moradia pela minha passagem por la. Poderia ser um bate volta, queria incluir se possível, Paris e Croácia. Fico no aguardo.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mateus, tudo bom…. bom, você vai estar em Londres… e vai ter os finas de semana para viajar. Então caso queira visitar alguns lugares mais distantes, a melhor opção vai ser viagens aéreas. Lugares próximos, como Paris, Amsterdã, Bruxelas… você pode fazer de trem. Mas se você tiver apenas o sábado e domingo para cada viagem vai ser meio corrido. Veja, é legal você ficar de 2 a 3 dias em Amsterdam… e saindo de Londres você vai passar por Bruxelas para chegar em Amsterdam. Então essa viagem já daria uns 3 ou 4 dias. É legal você começar a montar um roteiro e ver postar aqui…. aí posso dar uma olhada e te ajudar.

      Abraço!!

      Responder
  26. Eusa

    Oi Robson,

    Obrigada pelas dicas em seu Blog.
    Você viaja sozinho? Não sente falta de alguém para comentar, bater suas fotos etc.
    Tenho vontade de ir à Europa, estou sem companhia. Mas estou insegura para encarar sozinha.
    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Sempre viajo sozinho….. mas também já viajei com amigos. Confesso que AMO viajar sozinho. Na real você vai conhecer muita gente no caminho e vai ver que essa parte de comentar ou tirar fotos é bem de boa. A única viagem que eu ainda não fiz por falta de companhia é pra Disney – hahahahha, lá eu acho que preciso ter alguém comigo… mas no mais, dá pra encarar sozinho na boa. Dá uma olhada nesse post: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/130-viajar-sozinho-7-vantagens-para-voce-se-jogar-no-mundo-sozinho

      Responder
  27. Beatriz

    Oi Robson! Você disse que foi o seu primeiro roteiro para e Europa e que se fosse hoje, você começaria por Londres. Por que? E o que mais mudaria nesse roteiro? Vou organizar um com os mesmos lugares. Só gostaria de saber como faria hoje, esse roteiro. Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bia, tudo bom? Então, eu não comecei por Londres, na época, pois eu tinha receio da imigração… todos falavam que era tenso em Londres e bem mais tranquilo em Paris. Mas hoje eu vejo que não tem segredo… Se você levar tudo em órdem, não tem com o que se preocupar. Então logisticamente começar por Londres parece melhor, mas fiz a viagem começando por Paris e foi ótimo também.

      Qualquer dúvida é só gritar

      Responder
  28. nayara

    boa noite Robson!!!
    Robson vou sou do brasil, quero fazer um roteiro pela Europa, em Junho/2015. Na companhia de meu namorado…Nosso interesse é conhecer Paris, Londres , Amsterdan, Bruxelas, Roma e Veneza… Qual o roteiro que você indica? Os dias em cada local? qual destino chegar primeiro? O roteiro que eu possa estar fazendo no qual é mais viável.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Naiara, o ideal para essa viagem seria: 5 dias em Londres, 5 em Paris, 1 stop em Bruxelas, 3 dias em Amsterdam, 3 em Veneza e 4 em Roma.

      Essa é uma boa sequência para você fazer esse roteiro, mas você precisa ver o que fazer em cada cidade, para saber se os dias serão suficientes. Veja também se não vale a pena colocar mais cidades no roteiro, caso você tenha temo… Como Florença, por exemplo.

      Espero ter ajudado. Abraços!

      Responder
  29. Rizia

    Olá Robson, adorei o seu site, está me ajudando muito na escolha do meu roteiro para a Europa no final do ano!!!
    Estou com uma dúvida, quando estava se programando para esse mochilão, você fez a reserva dos hostels antes? você poderia indicar os hostels que você ficou durante cada local ?

    Muito obrigada!!

    Responder
  30. Luziene

    Adorei. De todos os relatos de mochilão pela Europa, esse foi o que eu mais gostei porque fica bem parecido com o que eu quero. Não vou fazer Itália, infelizmente, pois preciso ir a Portugal, e nem vou à Paris, porque no momento não tenho interesse. Meu roteiro é Portugal, Inglaterra, Holanda e Alemanha. Adorei essa dica de Munique (em outros blogs eles não aconselham muito o bate volta e isso tinha me desanimado. Tem algum post seu com mais detalhes sobre as viagens de trem??

    Responder
  31. Bia

    Robson, estou apaixonada porseu blog!
    estou planejando um mochilao para 2018, quando me formar (tempo necessário pra uma estagiária juntar dindim hahah) e quero passarpor Londres, França(paris) e italia (especialmente roma). Vale a pena, levando em conta o custo benefício das passagens aéreas e deslocamento dentro da europa, começar pela italia ou por londres?

    Aguardo sua resposta!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bia….. isso aí, tem que se planejar mesmo. É um bom tempo para juntar dinheiro, tenha foco e tudo vai dar certo!! Então, na verdade você tem que ver a passagem Brasil > Europa. Veja qual vai sair mais barata pra você, pois lá dentro não vai ter muita diferença começar por um ou outro.

      Qualquer dúvida dá um grito

      Responder
  32. João vítor

    Eai Robson,
    Estou planejando um mochilão pa Europa no ano que vem, irei sozinho porém estou com receio. Tu fostes acompanhado? Se não como é a experiência, é fácil de fazer amizade nos lugares pela europa?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala João, tudo bom? Eu fui sozinho sim… viajar sozinho é uma das melhores coisas da vida – posso te garantir. Já fiz um post aqui no blog falando sobre isso, dá uma olhada: https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/130-viajar-sozinho-7-vantagens-para-voce-se-jogar-no-mundo-sozinho

      Aproveita e dá uma olhada no meu Canal no YouTube, eu tenho um vídeo falando sobre esse tipo de viagem também: https://www.youtube.com/watch?v=qnc0Uf-WChA

      Qualquer coisa dá um grito, abraço!!

      Responder
  33. Mayra

    Oi Robson!
    Tudo bem?
    Parabéns pelo blog!
    Eu e meu namorado estamos planejando conhecer a Europa em Janeiro do ano que vem.
    Nosso tempo disponível será de 20 dias e queremos conhecer Munique, Berlim, Paris, Londres, Roma, Vaticano e Amsterdã.
    Meu namorado me deu a tarefa de planejar toda essa viagem. Mas eu nunca viajei pra Europa e não faço ideia de por onde começar e nem como me planejar.
    Você pode me ajudar?
    Agradeço desde já!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mayra… tudo bom e você? Então, é normal se sentir perdida nesse começo de planejamento. O que eu indico é para você começar vendo as passagens, e decidir por onde vai começar. Depois pegue o google maps e marque as cidades que você pretende visitar… Próxima etapa é ver quantos dias ficar em cada cidade… Paris, Roma, Amsterdã e Londres você encontra posts sobre isso aqui no blog, dá uma fuçada! Dessas cidades só não conheço Berlin…. Enfim, aí você vai consegue ver se vai conseguir colocar todas as cidades no seu roteiro…. Ao mesmo tempo você tem que ir pesquisando sobre os deslocamentos… eu recomendo trem e já falei aqui no blog também…. Depois então você pode começar a pesquisar mais a fundo o que vai fazer em cada cidade e onde vai ficar…

      Você tem bastante tempo e pode começar com calma… Dê uma boa olhada aqui no blog que tem bastante coisa

      Responder
  34. Mariane

    Oi Robson,
    Achei o seu blog muito legal para quem quer fazer um primeiro mochilão mas fica com bastante dúvidas.
    Quantos dias você ficou? Qual foi o gasto total da viajem?
    Quanto gastou por dia com trem e hospedagem?

    Responder
  35. Nair fernandes

    olá Robson,estou indo pela primeira vez na Europa,vou sair de Boston,porque Moro Em USA,quero visitar Espanha,França e Italia,jà entrei no site da eurail p comprar passagem,mas nao sei especificamente que tipo de passagem de trem eu compro,quero visitar Madri e Barcelona,é o mesmo tipo de trem que eu pego ou ja é diferente,depois de Barcelona vc me aconselharia Italia ou França,estou bem perdida.obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Nair… Pretende visitar 3 países lindos – eu pelo menos adoro. Sobre a passagem, basta você entrar no site da RailEurope e buscar pelo seu percurso.. Ex.: Madrid > Barcelona. Coloque as datas que precisa e ele vai te mostrar as opções de horários…. é bem simples… Sobre pra onde ir depois de Barcelona, é um pouco difícil dizer assim… não sei quantos dias você tem a disposição e os dois países estão em lados opostos…. você pode seguir para um ou outro, acho que vai dar na mesma, pois você vai ter que fazer o caminho de volta para o outro país…. Já tem o roteiro das cidades e quantos dias vai ficar em cada uma?

      Lembre de entrar no site da RailEurope através deste link: https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=PRSiR6DlX5I&offerid=528402.4&type=3&subid=0
      Assim você compra sua passagem com segurança e ainda dá uma ajuda para blog, sem gastar nada a mais com isso

      Desculpa a demora para te responder, estava viajando pela Ásia
      Qualquer dúvida dá um grito aqui….

      Responder
  36. Zaira

    Olá. Adoro seja blog! Tenho dia 15 anos e desde a primeira vez que li deu vontade de visitar todos os lugares, me organizei e agora em junho farei um tour pela Europa com a minha mãe. Sendo você minha inspiração peço lhe algumas dicas. Chegaremos em Malaga dia 23/06 para visitar uma prima e de lá iniciaremos nosso tour. Meu retorno será Malaga – Brasil para o dia 05/08. Aguardo resposta.

    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Zaira, tudo bom? Poxa, fiquei muito feliz com sua mensagem… que bom saber que inspirei sua viagem

      Desculpa a demora para te responder, eu estava em viagem pelo Sudeste Asiático…. Então, você já tem um roteiro mais definido… tem algum dúvida que eu possa ajudar?? Se tiver é só deixar uma mensagem por aqui… No mais te desejo uma óótima viagem!!! Aproveite muuuito, você vai ver… vai ser incrível!!!!!!

      Responder
      1. Zaira

        Oi, como foi a viagem? Pensamos em passar por Sevilha e Lisboa e de lá iniciar um tour de e aí é que surgem as dúvida: qual próxima parada é melhor? E também sobre o trem, achamos melhor compra o bilhete em cada cidade que pararmos. E é necessário reservar o albergue ou sempre tem vagas?
        Obrigada

        Responder
        1. Robson Franzói

          A viagem foi incrível… nossa, um sonho! Vou contar tudo aqui no blog. Então, Sevillha eu não conheço, mas Lisboa é uma cidade linda… eu gostei muito. De Lisboa eu visitei Porto, que foi muito legal. Depois de Lisboa eu segui para Madrid e depois Barcelona… foi essa a minha sequência.

          Dá pra comprar o ticket na estação sim, mas dependendo da época os trens podem lotar com mais facilidade, aí você precisa se programar bem… Sobre hostel a mesma coisa, em alta temporada eles lotam com facilidade e talvez você não consiga ficar nos melhores….

          Qualquer dúvida é só dar um grito…

          Responder
  37. romullo

    Muito bacana Robson!
    Essas viagens que voce faz são todas indo sozinho??? estou querendo fazer republica tcheca – croacia- grecia e confesso que estou com um pouco de receio de ir sozinho, por isso estou perguntando… de qualquer forma parabens pelo blog, muito bem feito e da pra gente “viajar” bastante nos textos!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Romullo, tudo bom? Sim, a maioria das viagens eu faço sozinho sim…. Salvo a viagem do Atacama que fiz com um amigo…. Agora acabei de voltar de uma viagem incrível pelo Sudeste Asiático – foi a melhor e mais incrível experiência da minha vida! Fui sozinho e acho que é a melhor opção. Pode ir sim que você vai curtir muito!! É a melhor forma de amadurecimento que eu conheço… Uma ótima viagem!!!!! Se tiver alguma dúvida é só dar um grito aqui

      Responder
  38. Leonardo

    Oi Robson! Tudo bem?
    Estou indo pra europa pela segunda vez (na primeira fiquei apenas em paris, 7 dias) e meu destino inicial é Barcelona. Irei em fevereiro/2016 e terei 15 dias. Pensei em fazer Barcelona, sul da França, Milão, Veneza e Praga. O que acha? Quantos dias devo ficar e, cada lugar e qual o melhor meio de transporte? Tem sugestão de outros locais? Atenciosamente,
    Leonardo Maciel

    Responder
  39. Daniella

    Robson,ameeei seu blog !!
    Tem como vc explicitar como funcionava o trasporte, como por exemplo de uma cidade pra outra
    fiquei um pouco confusa rsrs
    Obrigada !!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do blog Também AMO ele

      Então, na verdade o transporte depende das cidades… Eu normalmente gosto de viajar de trem, já que são rápidos, práticos e não muito caros. Se a viagem é longa até existe o trem noturno – em alguns casos, e eu gosto também. Agora se é muito longe, aí tem que ir de avião…

      Se tiver dúvidas sobre trechos específicos, me manda aqui e vejo se posso ajudar

      Responder
  40. Aline Narimatsu

    Robson, um dos melhores blog de viagem que encontrei!! Também sou designer e como temos interesses parecidos, seus roteiros estão caindo como uma luva
    Viajo para Europa agora em Setembro estudar 10 dias em Londres e tenho ai uns 40 dias livres para conhecer o velho continente.
    Estou para definir a ordem dos países que vou visitar. Qual ordem você acha melhor? E qual dica você me dá para estabelecer pontos fixos para conhecer outros lugares (assim como você fez ficando em Munique)?
    Alguma outra dica de quantos dias em cada lugar?

    Países:
    Londres, França (Paris), Suiça (Zurique), Alemanha (Berlim e Munique), Áustria (vou roubar seu roteiro: Salzburgo, Innsbruck), Roma (Milão, Pisa, Roma e Nápoles).

    Obrigadaa! O blog é show

    Responder
      1. Robson Franzói

        Opaa… Amsterdam também tá perfeito no seu roteiro. Só veja certinho a distribuição dos dias.. para dar tempo de ver tudo com calma

        Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom?? Que bom que chegou aqui no blog e muito obrigado pelo elogio, fico super feliz em saber que o blog está ajudando tanta gente!

      Sobre o seu roteiro, que viagem incrível hein… morri de vontade de fazer junto!! hahaha

      Bom, algumas dicas: Na Suíça eu fiquei em dúvida entre ficar em Zurique, Bern e Lucerna.. optei por Bern para ser minha base pois era a mais em conta. Na Áustria, tente encaixar Hallstatt, você vai se apaixonar por aquele vilarejo. No mais eu acho que está tudo certo!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui no blog!!

      Responder
      1. Aline Narimatsu

        Robson! Obrigada pela resposta querido
        Viajo dia 09/09. Só arrumar as malas e vir! Hahaha
        Estou distribuindo os dias, mas nunca acho que serão suficientes, pois tenho certeza que vou querer ficar mais!

        Na Suiça, eu só queria passear um pouco em Zurique. Talvez pelo meu roteiro, seja legal eu fixar base em Munique para visitar Zurique? O que acha?

        Vi as fotos de Hallstatt e seu post aqui do blog! Meninoo do céu, que coisa mais liiinda! Já incluí. Bom que fica perto de Salzburgo. (Dedico 1 dia inteiro para esta vila?)

        Já estou finalizando tudo. Faltam só as passagens!!

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oii… hahah bem que eu queria!! Entendi sua questão de Zurique, mas então passe uma noite lá.. Munique fica meio afastada, não valeu muito a pena não tentar usar ela como base pra essa situação.

          Sobre Hallstatt, sim, precisa dedicar um dia.. e você precisa dormir em Salzburg, pra poder acordar cedo e pegar o ônibus de manhã (o caminho de como chegar eu coloquei lá no post)…

          Você vai curtir muitoooo!!! Ahhh e não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem pelos links daqui do blog!! Assim você não gasta nada a mais e ajuda o blog Aproveitando o momento de propaganda hahah, se for fazer o seguro viagem lembre que aqui no blog tem um cupom de 15% de desconto para leitores. O seguro viagem é obrigatório para a Europa!!

          Qualquer dúvida é só dar um grito!!

          Responder
  41. Camila

    Ai meu Deus que TUDOO.
    Que fotos lindas no insta.
    Estou louca para que chegue fevereiro para que eu vá conhecer essas belezuras.
    Queria saber quais foram os lugares que você visitou na França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Áustria e Itália para mim ter mais base de cada lugar. Já tenho alguns pontos em mente mais ainda não tenho tudo planejado.
    Desde já obrigadaaaaa. :*

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami, tudo bom? Então, eu fiquei em Paris, Londres, Amsterdam, Munique, Salzburg, Florença e Roma…. Você vai se apaixonar pela Europa, pode apostar!! Muuuuuito obrigado pela mensagem

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Responder
  42. Marcel Henrique Eberle

    Olá Robson! Sensacional seu blog cara! muito bom mesmo! Decidi fazer um mochilão para Europa agora em setembro com um amigo e estava perdido sem saber por onde começar!

    Uma dúvida, seria possível nesse roteiro iniciar por Londres, depois Paris, Holanda/Bélgica, Berlim/Munich, Viena, Grécia, Roma/Milão, Barcelona/Madri ? Eu teria disponível, provavelmente, 28 dias para todos esses destinos, acredito que até a Grécia seria necesário talvez um avião para agilizar, o que você acha? Quanto tempo de estadia considera ser o mínimo para esses destinos que citei?

    Att
    Marcel

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Marcel.. tudo bom?? Ahh você pode começar por Londres sim… Uma sugestão de dias seria: Londres 5/ Paris 5 / Apenas stop em Bruxelas / Amsterdam 3 / Munich 4 (fazendo uma day trip para Salzburg)/ Roma 4 / Barcelona 4 / Madri 3…. Veja que nisso você já chegou em 28 dias, mas ainda teria que descontar os dias de viagem, de ida e volta… então teria que ajustar alguma coisa..

      Eu acho que Viena e Grécia poderia ficar para outra viagem, também teria que decidir entre Berlim ou Munique…. ou vai ficar bem corrido… A Espanha em si já vai estar meio apertada aí…. Tem que ver se compensa pegar um trem de Roma para Barcelona ou um vôo mesmo… e de Barcelona para Madrid você vai de trem (é ótimo)… Se você tirar a Espanha talvez consiga colocar Berlim e Munique…

      Bom, espero ter ajudado… qualquer dúvida dá um grito.. abraço!!

      Responder
  43. Ingrid

    Robson, bom dia!
    Minha BFF e eu vamos tirar um ano sabático em 2016, talvez 1 ano literalmente, talvez menos, depende de como as coisas vão acontecer e da nossa vontade de voltar, o cansaço, alguma malária ou picada de escorpião na mata rsrs

    Sabe me dizer se mesmo neste caso precisamos ter passagens de volta para o BR? Pq não sabemos que dia vamos voltar, muito menos de qual país vamos voltar!
    Não vamos ficar só na europa, vamos viajar tb pela África, Ásia, America do Sul(todos os países na volta). Como teremos 365 dias livres, nosso plano é comprar a primeira passagem para alguma capital e ir vivendo um dia de cada vez, com um pré roteiro flexível. Terminada a EU vamos para o Vietnan, Laos, Bocaray, Hong kong etc… Sou chef de cozinha e tenho muito interesse em fazer cursos rápidos no vietnan(melhor comida do mundo!) Enfim, a pergunta: só com passagem de ida+seguro+dinheiro+cartões+hospedagem por uns dias em hostel, conseguimos passar pela imigração da França ou UK? Poderíamos comprar passagens para as demais cidades da EU mas ficaríamos presas a isso ou perderíamos euros, sem contar que não fazemos ideia de qual continente estaremos na nossa volta. Help!!!!
    Obrigada!

    Responder