fbpx

Como escolher o passeio no Jalapão: melhores roteiros!

Está planejando uma viagem para o Jalapão? Conheça as diferenças entre os roteiros oferecidos e acerte na hora de fechar sua viagem.

O Jalapão, encravado no coração do Brasil, é o principal destino de quem viaja para o Tocantins em busca de aventura. Repleto de belezas naturais, entre dunas, veredas, fervedouros e rios de águas coloridas, o Jalapão tem tudo o que os amantes do ecoturismo procuram.

Fervedouro Bela Vista, Jalapão
Fervedouro Bela Vista, Jalapão

Como já comentei aqui no blog, a melhor e mais indicada forma de conhecer o Jalapão é contratando os serviços de uma agência. Se você chegou aqui agora e quer entender um pouco mais sobre essa questão, dá uma olhada nesse post:

Escolhendo sua agência no Jalapão: como definir a melhor opção

Mas não basta escolher uma boa agência para garantir a melhor experiência no Jalapão. Muitas pessoas não sabem, mas existem diferentes tipos de passeios e formas de explorar as belezas do destino.

Conhecer as opções e como funciona cada roteiro é a melhor forma de não errar na sua viagem pelo Jalapãoe é isso que vou comentar nesse post.

Como funcionam os passeios no Jalapão

Antes de falar sobre os tipos de roteiros, vamos entender como funcionam, de uma forma geral, os roteiros disponíveis no Jalapão.

Bom, os melhores roteiros variam em opções de 5, 6, 7 e até 8 dias de viagem. Pode ser que você até encontre opções mais curtas, o que eu não recomendo – sua viagem pode ficar muito corrida e você não vai aproveitar tão bem.

Veja quantos dias ficar no Jalapão

As agências iniciam o roteiro a partir da cidade de Palmas, capital do Tocantins. De lá você segue por um roteiro ao longo das atrações do Jalapão. O sentido normal da viagem é iniciado pelo município de Ponte Alta do Tocantins, mas também é possível fazer no sentindo contrário – iniciando por São Félix, Mateiros e aí por diante.

Minhas duas primeiras viagens ao Jalapão foram no sentindo contrário e eu realmente pude ver que é a melhor opção – nesse caso o trecho mais chatinho da estrada fica para o final e você não vai ter um baque logo de início.

Estradas no Jalapão, Tocantins

As opções mais completas de roteiros incluem uma visita na cidade de Taquaruçu, que é repleta de cachoeiras e atrativos naturais. Eu visitei Taquaruçu e me apaixonei!! Fui até a Fazenda Ecológica, onde os cachorros são os guias das trilhas, tomei banho na Cachoeira das Araras, desci em uma tirolesa gigante e assisti ao pôr do sol no alto do Morro da Pedra Pedro Paulosimplesmente lindo!

Uma opção super legal para você cogitar é chegar no aeroporto de Palmas e seguir direto para Taquaruçu – a distância é quase a mesma em relação ao centro de Palmas. Seu roteiro pelo Jalapão pode começar ou terminar por lá. Vale a pena conversar com a agência para validar essa opção!

O que faz parte dos pacotes pelo Jalapão

Normalmente o que está incluso nos pacotes oferecidos são: o trecho terrestre, as hospedagens, alimentação, guias e entrada nos atrativos. Obviamente isso pode mudar de agência para agência, por isso é importante confirmar certinho antes de fechar sua viagem.

Comida caseira no Jalapão
A comida caseira do Jalapão é tudo que você vai desejar depois dos passeios.

Um ponto super importante: muitas vezes alguns atrativos são listados como opcionais. Por exemplo, o nascer do sol na Serra do Espírito Santo, o Rafting na Cachoeira da Velha, entre outras opções, podem ser cobrados à parte.

Esses adicionais nem sempre são baratos, variando de R$100 a R$200 – por isso é realmente importante se atentar aos detalhes do pacote que você escolher.

Quais as diferenças entre os passeios no Jalapão

Aqui chegamos ao pulo do gato desse post: entender quais as diferenças entre os passeios oferecidos no Jalapão e como isso pode interferir, e muito, na sua experiência por lá.

Para te ajudar a escolher a melhor opção, vou comentar sobre os principais passeios disponíveis no Jalapão e para quem eu recomendo cada um deles. Bora lá!

Jalapão 360 Graus: o roteiro tradicional

O roteiro mais tradicional no Jalapão, que é oferecido pela maioria das agências, se resume em te levar aos principais atrativos do destino em veículos 4×4. Você vai passar uma grande parte do dia se deslocando nas estradas do Jalapão e descer diretamente nos pontos turísticos.

Roteiro Jalapão 360

Esse foi o primeiro tipo de viagem que fiz no Jalapão e é a maneira que a maioria das pessoas conhecem.

Sendo super transparente com você, é uma viagem cansativa e que desgasta um pouco. Como já comentei, as estradas no Jalapão são bem complicadas e isso dificulta e prolonga os deslocamentos.

É um tipo de viagem que tem seus prós e contras. Eu fiquei encantado quando fiz a primeira viagem dessa forma, já que, independente do tempo no carro, os atrativos visitados são lindos.

Fervedouro do Ceiça, no Jalapão - TO

O principal ponto negativo desse roteiro é o grande tempo que você passa dentro do carro e isso não foi uma conclusão só minha, mas de várias pessoas que fizeram a viagem comigo.

Pra quem eu recomendo esse roteiro?

O roteiro que é o mais “básicão” ou mais “tradicional” no Jalapão, eu recomendo especialmente pra quem tem pouco tempo – 4 dias ou menos – e pra quem quer evitar qualquer tipo de caminhada mais longa.

Sinceramente, acho uma pena visitar um lugar como o Jalapão e passar mais tempo no carro do que em contato com a natureza, mas também entendo que esse é o perfil de muitas pessoas.

Se você estiver ciente dessa questão, do tempo no carro e preferindo evitar caminhada, esse roteiro é sim, sua melhor opção!


Jalapão Volta ao Parque: super recomendado!

O roteiro Jalapão Volta ao Parque foi o que fiz na minha segunda viagem – e o que realmente me conquistou! Diferente do tradicional, esse é um roteiro que você passa mais tempo ao ar livre, faz trekkings, rafting, conhece mais lugares e tem um contato muito mais intenso com a natureza.

Antes que você se assuste com a questão do trekking e rafting, já quero adiantar que tem, sim, mais aventura nesse roteiro, mas você não precisa ser profissional e nem precisa ter um grande preparo físico – eu mesmo nunca tinha feito rafting e simplesmente amei a experiência.

O dia com mais caminhadas desse roteiro tem um total de 16 km. Mas essa distância é intercalada com banho de rio, pausas em veredas e mirantes – o maior trecho do percurso é em terreno bem tranquilo e plano.

Jalapão Volta ao Parque -Roteiro Um Viiajante

Não posso deixar de lembrar que uma parte da viagem também inclui deslocamentos em veículos 4×4, já que não temos como fugir 100% disso no Jalapão – mas nem se compara com o roteiro basicão.

Nos próximos posts vou dar mais detalhes sobre essa experiência, mas se posso dar uma dica agora é: faça esse roteiro, você não vai se arrepender!

Pra quem eu recomendo esse roteiro?

O Jalapão Volta ao Parque eu recomendo pra qualquer pessoa que queira conhecer o Jalapão de uma maneira muito mais especial. Precisa ter um pouco mais de disposição para caminhar, mas se isso já é algo que te agrada, aí meu amigo, não tenha dúvidas, é a melhor opção pra você!


Jalapão Travessia: para os mais aventureiros

O Roteiro Jalapão Travessias já é indicado para um público mais específico: que curte grandes caminhadas e tem um certo preparo. Nesse roteiro você chega a caminhar 30 km em um diauma boa pernada, né!?

Jalapão Volta ao Parque -Roteiro Um Viiajante

As vantagens também são grandes, já que você passa muito mais tempo ao ar livre, visita e até dorme em algumas comunidades, acampa perto de rios… enfim, é uma proposta muito mais de imersão e aventura.

Eu confesso que sou louco para viver essa experiência no Jalapãose tiver que voltar pra lá, vai ser pra realizar essa viagem.

Pra quem eu recomendo esse roteiro?

O Jalapão Travessias exige, além de um certo preparo e disposição do viajante, também de um pouco mais tempo. Esse roteiro normalmente varia de 7 a 8 dias, podendo ser até maior.

Se você tem esse perfil, nem pense duas vezes: é assim que tem que conhecer o Jalapão!


Jalapão Korubo: um safari no Tocantins

A Korubo foi uma das primeiras agências a atuar no Jalapão. O roteiro deles é um pouco parecido com o basicão, mas tem uma pegada de safari.

O que muda nesse roteiro é a sua hospedagem, que é fixa no acampamento da Korubo, e o meio de transporte – que ao invés de ser nos carros 4×4 fechados, é em um caminhão estilo safari africano.

Pra quem eu recomendo esse roteiro?

Eu não cheguei a fazer essa viagem, mas é uma opção diferente pra quem quer sair um pouco da forma tradicional – a pegada safari acaba mudando sua experiência.

Se você não quiser fazer o roteiro com caminhadas, esse aqui pode ser uma boa opção.


Jalapão + Cantão e Ilha do Bananal

Um adicional pra quem quer aproveitar a viagem pelo Tocantins é incluir no roteiro o Parque Estadual do Cantão e a Ilha do Bananal.

Cantão e Ilha do Bananal - Tocantins

Foi o que eu fiz na minha primeira viagem e achei incrível! Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar do Cantão e por isso nem cogitam a ideia de incluir esse destino em um roteiro conjunto com Jalapão.

O Cantão e a Ilha do Bananal são lugares ainda pouco visitados e são perfeitos para quem tem interesse em ver animais selvagens, principalmente aves. Eu confesso que fiquei extasiado nesses lugares – nunca vi tantos pássaros em tão pouco tempo.

Ainda vou fazer o relato e dar mais detalhes sobre essa experiência, mas recomendo muito que você pense nisso se tiver como prolongar sua viagem pelo Tocantins por uns 3 dias.

Receba informações sobre os roteiros

Se você quiser receber mais informações sobre esses roteiros que falei por aqui, quem vai poder te ajudar é a Venturas, que organizou minhas duas viagens pelo Jalapão.

Jalapão, Tocantins - Um Viajante

A Venturas oferece todos esses roteiros e faz a ponte com as melhores empresas que podem te receber no Jalapão. E digo isso de forma super transparente e por confiar realmente no trabalho deles.

Quero lembrar que o foco da Venturas é oferecer as melhores experiências e trabalhar com as empresas mais sérias e profissionais. Hoje no Jalapão existem mais de 70 agências atuando, muitas com roteiros mais baratos e outros mais caros.

A proposta aqui não é focar nos valores, mas, sim, especialmente, na qualidade da viagem. Para um destino como o Jalapão, escolher uma boa agência pode fazer uma grande diferença na sua viagem.

Nesse formulário abaixo você pode selecionar quais roteiros têm interesse em receber mais informações, preencher seus dados e a época em que pretende fazer a viagem. Feito isso, você irá receber diretamente um contato da Venturas.

Hoje, os leitores aqui do blog têm condições especiais para fechar os pacotes, por isso essa pode ser uma boa oportunidade para você definir essa viagem.

Qual roteiro tem interesse (obrigatório):

Vídeo Jalapão: pra ter um gostinho do que espera por você

Pra você ver um pouco mais do que espera por você no Jalapão, se liga no vídeo que produzi para o meu Canal no YouTube. Estou produzindo conteúdos em algumas viagens e o vídeo do Jalapão foi um dos que mais gostei – tenho certeza que sua vontade de conhecer esse destino só vai ficar ainda maior:

Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal, é uma forma de me ajudar a continuar produzindo conteúdos como esse

Clique aqui para se inscrever no Canal Um Viajante.

Espero que esse post tenha ajudado a definir seu roteiro pelo Jalapão. Tenho certeza que esse destino vai te conquistar assim como fez comigo. Se tiver qualquer dúvida, pode ficar à vontade para deixar um comentário aqui no post. Valeuuu!

Jalapão

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *