O que levar para o Jalapão: dicas para fazer sua mala

Está contando os dias para sua viagem? Veja aqui o que levar para o Jalapão, dicas e os itens que não podem faltar na mala para sua viagem ser perfeita.

Nos últimos posts tenho falando bastante do Jalapão, a principal região turística do Tocantins. Um destino repleto de encantos naturais, que vai te revelar as belezas e particularidades do cerrado brasileiro.

Dunas do Jalapão - Tocantins

Entre cenários extremamente secos e quentes, você vai descobrir as belezas dos fervedouros, o colorido dos rios e das lindas cachoeiras. Com cânions praticamente secretos, onde a água parece brotar das paredes, e lindas veredas que compõem a paisagem, o Jalapão tem tudo para te conquistar.

Para ter a melhor experiência no destino, é muito importante que você não erre na hora de fazer a mala. Nesse post, vou te ajudar na reta final dos preparativos, que sempre deixa muita gente perdida e de cabelo em pé. Veja o que levar, os itens básicos e o que não pode ficar de fora da sua mala para o Jalapão.

O que levar para o Jalapão?

Antes de passar uma relação dos itens essenciais para sua viagem ao Jalapão, um ponto super importante que você tem que se atentar é ao tipo de roteiro que contratou.

Como já comentei aqui no blog, existem vários roteiros disponíveis no Jalapão. O mais basicão, por exemplo, vai te levar de carro aos principais atrativos do destino. Já o “Volta ao Parque” e o “Travessias” incluem mais caminhadas e aventuras no percurso. Também existe a opção no estilo safari e, obviamente, a opção de quem vai viajar por conta própria.

Eu já dei mais detalhes dos tipos de roteiros, se você ainda não fechou o seu, recomendo que dê uma olhada nesse post para não errar na escolha:

Veja aqui as opções de roteiros disponíveis no Jalapão

Fazendo a mala: o que não pode faltar

Vou começar a lista falando dos itens essenciais para sua viagem ao Jalapão. Na sequência, darei dicas para quem tem roteiros mais completos e também dicas de equipamentos eletrônicos que podem te ajudar, caso esse seja o seu perfil.

1. Roupas leves e coloridas

O Jalapão é um destino quente, então priorize sua mala com roupas leves e fáceis de trocar. Como você vai ter alguns pontos para banho durante a viagem, quanto mais prática for sua troca de roupa, melhor!

O colorido, obviamente, é opcional – mas sério, mas para um destino como esse, com muita natureza, roupas com cores e estampas rendem ótimas fotos

2. Roupas de banho

Como comentei, ao longo da sua viagem você vai ter vários pontos de banho: em rios, cachoeiras e nos lindos fervedouros.

Se possível, leve mais de uma opção. E nem digo isso só pelas fotos, mas porque nem sempre dá tempo de secar essas peças de um dia pro outro. Caso você se incomode em vestir a roupa de banho um pouco úmida, é legal ter uma roupa reserva.

O que levar para o Jalapão?

A opção das cores, mais uma vez, é uma boa pedida. Estampas mais vibrantes geram um contraste bem legal com os cenários do Jalapão – e isso vale para homens e mulheres!

O que levar para o Jalapão?

Falando especificamente para as mulheres, eu recomendo levar aquelas saídas de banho, que são práticas e vão ajudar bastante entre um passeio e outro – algumas também rendem ótimas fotos!

3. Calçados leves e chinelo

Para o seu dia a dia no Jalapão, o ideal é o uso de calçados leves. Um chinelo ou sandália também será muito útil entre os passeios que envolvam água.

O que levar para o Jalapão?

Se você decidir subir a Serra do Espírito Santo, lembre-se de levar um tênis fechado e confortável para caminhada. Não é um passeio que exige nada muito profissional, mas também não é aconselhável fazer de chinelo ou calçado aberto.

4. Chapéu, boné e óculos de sol

O sol no Jalapão não é brincadeira! Levar uma proteção para a cabeça é super importante.

O que levar para o Jalapão?

Não deixe de colocar um chapéu ou boné na sua mala – sem falar que o chapéu é um acessório que rende boas fotos.

5. Protetor solar, hidratante e repelente

Falando em sol, esses são outros itens importantíssimos que você precisa ter sempre por perto. Tente priorizar os protetores sem óleo, principalmente pela preservação dos lugares, como os fervedouros.

O que levar para o Jalapão?

Um hidratante para o corpo e, principalmente, para os lábios, é uma ótima pedida.

Já aproveitei pra colocar o repelente nessa listinha pois eles andam sempre juntos. Em alguns horários, os mosquitos costumam atacar e aí é um Deus nos acuda – não vá esquecer!

6. Toalhas de secagem rápida

Ter uma toalha na mochila não é obrigatório, mas é uma boa pedida para a saída dos passeios com água. As toalhas de secagem rápida são uma mão na roda para essas situações.

O que levar para o Jalapão?

Aproveite e leve um paninho extra para limpar seu pé, que sempre acaba sujando depois de sair da água – assim você conserva sua toalha limpa por mais tempo.

7. Mochila de ataque

Para ir ao Jalapão você pode levar suas coisas em malas rígidas ou mesmo mochilão, já que normalmente as agências têm espaço suficiente para guardá-las. O que não pode faltar é a sua mochila de ataque, onde você vai levar seus itens pessoais durante o dia.

O que levar para o Jalapão?

Procure não esquecer nada na mala grande, como eu mesmo acabei fazendo – aí é um saco pra ter que tirar a mala do carro, abrir e guardar de novo.

Tenha também sua garrafinha de água para ir carregando, assim evita o consumo desnecessário de garrafinhas de plástico – o meio ambiente agradece.

8. Leve só um casaquinho

Apesar do calor durante o dia, à noite você pode sentir um pouco de frio – principalmente se a sua viagem for no inverno.

O que levar para o Jalapão?

Um dos lugares que também costuma fazer frio é no alto da Serra do Espírito Santo, onde você vai ver o nascer do sol – eu fui só de camiseta na última viagem, agora em junho, e fiquei até com o nariz gelado.

Não precisa ser nada muito pesado, mas uma blusa de moletom ou agasalho corta-vento já vai ajudar.

O que levar para quem vai fazer o roteiro Volta ao Parque

Se o seu roteiro for o Volta ao Parque, que já inclui algumas trilhas e também rafting, é importante se atentar em mais alguns detalhes:

1. Roupas para trilhas

Como as caminhadas são longas e em algumas você passa por uma mata mais fechada, é importante levar, principalmente, uma calça para trekking – o melhor é se for daquelas que secam rápido e tem zíper para virar bermuda.

Um calçado específico para caminhada também é importante, especialmente para o roteiro Travessias – se for impermeável, melhor ainda!

O que levar para o Jalapão?

Caso você seja mais sensível ao sol, uma camiseta de manga longa com proteção UV pode ser uma boa opção.

2. Papetes ou calçados para molhar: é obrigatório para rafting

Para fazer o rafting, especialmente a versão longa, que faz parte do Volta ao Parque, é necessário o uso de um calçado – pode até ser um tênis, mas não tenha esperança de voltar com ele seco.

O que levar para o Jalapão?

O ideal são as papetes para água – você encontra fácil e por um bom preço em lojas como a Declathon.

*Por normas da regulamentação, você não pode fazer o rafting descalço ou de chinelo.

Levar também: itens básicos e pessoais

Bom, esses nem precisam de muitos comentários, pois é algo pessoal. É interessante levar seus produtos de higiene, como shampoo, sabonete e tudo mais, pois, se tiver no hotel, vai ser dos mais simples.

Farmacinha

Eu sei que se medicar por conta própria não é certo, maaas, como lá é um destino meio extremo e que você não vai ter acesso fácil a uma farmácia, eu recomendo levar algumas coisas:

Remédios para dores musculares, para dor de cabeça, dor de barriga… leve também band-aid e o que mais achar necessário ou que você tome com frequência.

Eletrônicos: o que levar para o Jalapão

Falando agora para quem quer aproveitar a viagem e fazer belos registros, aqui vão algumas dicas de equipamentos eletrônicos.

Eletrônicos: o que levar para o Jalapão

Bom, câmera e celular são itens que nem preciso colocar na lista né!? Você pode esquecer o filho em casa, mas não esquece esses dois.

Outros acessórios que eu acho bem interessantes para o Jalapão são:

 Câmera à prova d’água: hoje já têm alguns celulares que cumprem a função, mas também tem a GoPRO – com ela você consegue fazer bons registros nessa viagem.

Dome: falando em GoPRO, o Dome é um acessório bastante usado nos atrativos do Jalapão – tanto nos fervedouros quanto na Cachoeira do Formiga, o resultado é super maneiro.

Powerbank: lá você vai ficar praticamente o dia todo fora do hotel e dificilmente a bateria do seu celular vai dar conta. Levar uma bateria externa é uma ótima pedida.

Drone: o lindo visual do Jalapão rende ótimos takes de drone. Hoje você ainda consegue voar na maior parte dos atrativos, com exceção das Dunas do Jalapão: pra voar por lá, só indo no período da manhã e com autorização prévia, senão você nem entra no atrativo.

Chip da Claro: sério, e isso não é propaganda. Internet no Jalapão é coisa rara, mas, quando funcionada melhor, é pra quem tem chip da Claro. Outras operadoras conseguem pegar, mal e mal, o sinal de ligação – 3G nem pensar.

Outro acessório legal de levar na viagem, que não achei uma categoria pra ele, é o óculos de mergulho ou até mesmo um snorkel. Não que você consiga observar uma vida marinha muito rica, mas só o fato da água ser tão cristalina, é um ótimo acessório pra experimentar nos passeios.

O que você NÃO deve levar ao Jalapão

Eu pensei em não comentar sobre isso, mas não tem como. Na minha última viagem, presenciei uma das cenas mais patéticas que você pode imaginar. Uma menina levou, acredite, uma boia GIGANTE daquelas que parecem um cisne rosa, ou sabe Deus o que era aquilo, e entrou com ela em um fervedouro…

… silêncio da vergonha alheia…

Eu sei que a busca por likes e ser “diferentão” está cada vez mais sem limites… mas não existe sentido algum em você inflar uma boia gigante e entrar com ela em um fervedouro – simplesmente não-faz-sentido.

Além de atrapalhar quem estava lá dentro, com aquele trem gigante, o mais legal de um fervedouro é exatamente a sensação que ele te dá ao FLUTUAR lá dentro. Usar uma boia dessas é o cúmulo do absurdo e é, visivelmente, para chamar a atenção – juro, entrar com um badalo no pescoço faria mais sentido, já que a gente poderia comprovar se com o peso dele você ainda ia conseguir boiar.

Enfim, desculpa o desabafo, mas sério, NÃO seja essa pessoa! Tire muitas fotos sim, mas, acima de tudo, aproveite o lugar e a experiência que ele te proporciona.

Vídeo Jalapão: olha o que espera por você

Dá uma olhada no que espera por você no Jalapão!! Esse foi o vídeo que produzi para o meu Canal no YouTube
pode ter certeza que sua vontade de conhecer esse destino só vai ficar ainda maior:

Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal, é uma forma de me ajudar a continuar produzindo conteúdos como esse

Clique aqui para se inscrever no Canal Um Viajante.

Tudo sobre o Jalapão

Se você ainda está planejando sua viagem ao Jalapão, aproveita que aqui no blog está cheio de conteúdos legais pra você acompanhar:

Veja como escolher sua agência no Jalapão

Veja aqui os tipos de roteiros disponíveis no Jalapão.

Veja aqui todos os posts sobre o Jalapão

E é isso, travelers! Acredito que com essa lista você não vai passar apuros no Jalapão. Se tiver dúvidas ou achar que esqueci de falar sobre alguma coisa, comenta aqui no post. Valeuuu!!!

Jalapão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *