Quando ir ao Jalapão: qual a melhor época?

Localizado em meio ao cerrado do Tocantins, o Jalapão é um destino intenso e cheio de belezas naturais. Para ter a melhor experiência, veja quando ir ao Jalapão e qual a melhor época para planejar sua viagem.

O clima, a temperatura e a melhor época para ir ao Jalapão são questões importantes para se atentar ao planejar sua viagem. Apesar de ser um destino tranquilo de ser visitado em qualquer época do ano, algumas particularidades podem mudar sua experiência no Jalapão.

Pedra Furada, Jalapão

Dependendo do mês em que você irá planejar sua viagem, não só o cenário pode mudar, mas também a transparência das águas, os animais que você pode encontrar, as condições das estradas e até mesmo as cores do pôr do sol.

Nesse post vou comentar um pouco sobre como é o Jalapão ao longo do ano e quais as diferenças que você pode encontrar na sua expedição.

Qual a melhor época para viajar ao Jalapão?

Antes de falar sobre as diferenças entre cada período, quero só ressaltar que o Jalapão é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano.

Minha primeira viagem foi em abril desse ano, quando descobri as grandiosidades desse destino e me apaixonei completamente. Tinha certeza que retornaria em breve, só não achei que seria tão rápido: em menos de dois meses, lá estava eu me aventurando em uma nova expedição pelas belezas escondidas do Tocantins.

Fervedouro Bela Vista, Jalapão

As duas viagens foram incríveis e me mostraram o Jalapão de ângulos bem diferentes – ao longo dos próximos posts vou contar mais detalhes das duas viagens. Se você quiser entender as diferenças entre os passeios no Jalapão e ver qual é o melhor pra você, dá uma olhada nesse post:

Veja aqui como escolher seu passeio no Jalapão

Bom, agora vamos ao que interessa: qual a melhor época para fazer sua viagem ao Jalapão. Já quero adiantar que, quem me ajudou nessas informações foi o Alan, da Cerrado Rupestre – um cara que sabe tudo sobre o Tocantins e que hoje é um grande amigo.

Período de chuva no Jalapão: de novembro a abril

Talvez uma das coisas que mais preocupe quem está planejando uma viagem seja a chuva – ninguém quer pegar dias feios durante uma viagem tão sonhada.

O Jalapão tem sim um período de chuvas, mas com ele também vêm notícias boas. A primeira é que as chuvas no Jalapão não costumam ser longas vai chover em pequenas partes do seu dia. Normalmente um dia que começa com chuva, promete um lindo pôr do sol!

Estrada e Morro da Catedral, Jalapão

Outro ponto positivo das chuvas são as estradas, que acabam ficando em melhores condições – melhores que eu digo é no ‘padrão Jalapão’. Por ser um terreno muito irregular e com muita areia, durante a época de chuva esse solo fica mais compacto e assim, um pouco mais fácil de se percorrer.

A dica é não dirigir enquanto está chovendo, mas sim, esperar um tempinho depois da chuva e aí seguir viagem – senão é carro atolado na certa!

O ponto negativo da época de chuva no Jalapão é que as águas dos rios, das cachoeiras e dos fervedouros se tornam um pouco mais sedimentadas e turva – não tão cristalina quanto na época mais seca.

O período de chuva se estende do começo de novembro até o final de abril, sendo de janeiro a março os períodos mais intensos.

Período mais seco no Jalapão: de abril a outubro

Se a sua ideia é viajar para o Jalapão entre os meses de abril e outubro, pode ficar mais tranquilo em relação a chuva. Esse período é considerado o mais seco no Jalapão e dificilmente a chuva vai te atrapalhar.

O ponto super positivo nesse período, além da baixa possibilidade de chuva, são as águas mais cristalinas. Os rios, fervedouros e cachoeiras ficam muito mais transparentes a partir da segunda quinzena de maio até o final de outubro.

Cachoeira do Formiga, Jalapão - TO

O lado não tão bom desse período são os deslocamentos. Por conta da seca, as estradas de areia se tornam mais complicadas de trafegar e os trajetos mais demorados – principalmente de agosto até o final de outubro.

As queimadas no cerrado mudam o pôr do sol de agosto a outubro

Ao visitar o Jalapão, você vai descobrir muitas características do cerrado brasileiro, que é a vegetação predominante na região. Uma das curiosidades é que ele está sempre se renovando e precisa das queimadas para concluir seu ciclo. Hoje, boa parte das queimadas no Jalapão são controladas, de forma que não prejudicam o ecossistema.

Pôr do Sol na Pedra Furada, Jalapão

De agosto a outubro, você terá a oportunidade de presenciar pores do sol ainda mais espetaculares do que o normal, já que as queimadas criam um filtro natural no horizonte que deixam o céu ainda mais vermelho – dizem que é um show à parte.

Clima mais ameno no Jalapão: do final de maio ao final de julho

Se é o calor do Jalapão que te preocupa, uma boa pedida é programar sua viagem entre o final de maio e o final de julho, quando as temperaturas à noite são bem fresquinhas e o calor durante o dia não é tão intenso.

Mas de qualquer forma vale lembrar que no Jalapão você sempre terá um rio, um fervedouro ou uma cachoeira para se refrescar

Chuva de Meteoros no Jalapão: em maio e agosto

Não tem quem não vá ao Jalapão que não se impressione com a beleza do céu carregado de estrelas. O Jalapão é um destino incrível para quem gosta de se perder na imensidão do universo.

Serra do Espírito Santo, Jalapão
Serra do Espírito Santo, o céu antes da caminhada para ver o nascer do sol.

Imagine então estar lá durante uma chuva de meteoros?!? Pois é, elas normalmente acontecem nos meses de maio e de agosto. Vale a pena pesquisar os dias exatos para você não perder esse espetáculo

As frutas do cerrado: de maio a outubro

Para quem gosta de descobrir um destino pelos sabores, a região é cheia de surpresas e frutas exóticas. Durante a primavera do cerrado, que vai de maio até outubro, você pode encontrar uma boa variedade de frutas – sendo setembro o mês mais rico!

Para avistar animais: de maio a julho

Se você é apaixonado pela natureza e curte observar animais em seu hábitat natural, é interessante se atentar para a data da sua viagem. A partir da estiagem e o período de reprodução dos animais, que vai da segunda quinzena de maio até o final de julho, você terá boas oportunidades de avistar animais durante sua viagem ao Jalapão.

Na minha última viagem, agora no mês de junho, eu realmente comprovei a informação: consegui ver muitas aves durante a expedição, entre elas as lindas araras azuis e araras-canindés.

Aproveite o Jalapão e visite também o Cantão

Já que estou falando de animais, um lugar incrível que você pode incluir no seu roteiro pelo Tocantins é o Parque Estadual do Cantão, um lugar onde a fauna é riquíssima e você poderá avistar muitos animais.

Parque do Cantão, Tocantins

O período de chuvas é uma ótima pedida para incluir o Cantão no seu roteiro, já que os rios sobem e você faz trilhas de barco e navega na altura da copa das árvores – eu fiz e foi incrível. Ainda vou contar mais detalhes sobre essa experiência e como foi lindo juntar o Jalapão e o Cantão no mesmo roteiro.

Quando não ir ao Jalapão

Não é que exista um período que você não deva ir, mas têm épocas que são legais evitar – principalmente se você curte aproveitar os lugares com mais calma, sem muitas pessoas aparecendo de papagaio nas suas fotos e tudo mais.

Bom, a regra é básica: evite feriados prolongados e meses de férias, que são as altas temporadas – final de dezembro, janeiro, fevereiro e férias de julho.

Quando ir para o Jalapão

Resumindo todas as informações desse post, já está bem mais fácil de definir uma data para sua viagem. Muitas características particulares podem determinar o melhor período para você, por isso é uma escolha bem pessoal.

Como comentei, eu visitei o Jalapão em abril e em junhoas duas viagens foram incríveis e com clima perfeito! Em junho, eu realmente senti a temperatura mais fresquinha durante à noite e achei o calor mais ameno durante o dia – foi perfeito!

Um Viajante no Jalapão - Tocantins

Se posso dar uma dica final é para você tentar agendar sua viagem, se possível, para uma semana que anteceda um feriadoessas semanas, normalmente, têm uma queda no número de pessoas viajando. Com certeza você vai ter uma experiência incrível!

Minhas viagens para o Jalapão

As duas expedições que fiz no Jalapão foram organizadas pelo pessoal da Venturas. Hoje sou amigo do Jota, que é o proprietário da empresa e que faz um trabalho incrível por lá. Se tem alguém que viaja, estuda os destinos e oferece as melhores opções para que você tenha uma experiência realmente especial, esse cara é ele.

Já comentei aqui no blog sobre os tipos de passeios que você pode encontrar no Jalapão e qual é o meu favorito. Vale a pena você dar uma olhada nesse post para conhecer as opções e escolher a que realmente se encaixa com o seu perfil de viajante.

Conheça aqui os passeios que você pode fazer no Jalapão

Se você já sabe qual passeio quer fazer ou quer receber informações sobre cada um deles, preencha o formulário abaixo e a Venturas vai enviar as informações por e-mail. Vale lembrar que a Venturas é parceria do blog e hoje você tem condições especiais para fechar sua viagem.

Qual roteiro tem interesse (obrigatório):

Pode comentar que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, e quer fazer uma viagem tão incrível quanto a minha. Tenho certeza que eles vão te atender super bem!!

Vídeo Jalapão: para inspirar sua viagem

Se você quiser uma boa fonte de inspiração para sua viagem ao Jalapão, dá uma olhada no vídeo que produzi para o meu canal no YouTube – tenho certeza que sua vontade de conhecer esse destino só vai ficar ainda maior:

Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal, é uma forma de me ajudar a continuar produzindo conteúdos como esse

Clique aqui para se inscrever no Canal Um Viajante.

Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando as dicas do Jalapão. Se tiver qualquer dúvida pode me dar um grito por aqui! Um beijo, um abraço, até mais, valeuuu!

Jalapão

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *