Passaporte Brasileiro 2019: conheça o design da nova capa

Ministério das Relações Exteriores divulga nas redes sociais como será a nova capa do passaporte brasileiro.

No dia 11 de abril de 2019, o Ministério das Relações Exteriores divulgou através das redes sociais como será o novo design da capa do passaporte brasileiro.

O governo já havia anunciado que voltaria a utilizar o Brasão da República nos passaportes dos viajantes brasileiros, substituindo o layout do padrão Mercosul.

Segundo a publicação do Ministério das Relações Exteriores:

“o brasileiro que viaja ou mora no exterior levará um símbolo da pátria em seu documento de viagem”.

É importante ressaltar que você não precisa se preocupar em substituir o seu passaporte pelo novo modelo, caso o seu documento ainda esteja dentro da validade.

Como a única mudança foi realmente o visual da capa e nada mais, você pode seguir com seu passaporte antigo até que precise renovar.

A capa do novo passaporte brasileiro em 2019

Como você deve imaginar, a divulgação da nova capa do passaporte brasileiro gerou uma onda de comentários na internet. Muitos gostaram e milhares criticaram.

Passaporte Brasileiro 2019: conheça o design da nova capa

Efetivamente, para o viajante, nada mudou além da cor e do desenho da capa do passaporte. Eu ficaria mais feliz com uma notícia que trouxesse alguma novidade boa ou vantajosa para quem realmente gosta de viajar, mas infelizmente é só isso que veio 🙁

Sobre o novo design da capa

Agora, falando como designer que sou, vou apenas dar minha opinião sobre o mudança da capa – sem entrar no mérito de isso ser uma prioridade ou não para o governo.

Bom, eu confesso que sempre achei a capa antiga (usada até 2015) mais bonita que a capa do Mercosul. Particularmente, eu vejo o Brasão da República mais forte que o padrão com o Cruzeiro do Sul – nesse ponto eu gosto da mudança em voltar com o brasão.

Passaporte Brasileiro - Mercosul
Capa antiga do Passaporte Brasileiro – Padrão Mercosul

Agora, sobre a nova cor, confesso que não gostei. Achava a cor antiga, com um tom de azul marinho mais escuro, muito mais bonita que a do novo modelo.

Hoje a nova capa vem em um azul royal que, pra mim, não foi a melhor escolha. É apenas um gosto pessoal, mas acho tons mais escuros combinavam mais com esse documento – e já que era pra mudar, se dependesse do meu gosto, eu pensaria até em um tom de verde bem escuro.

Por fim, outro ponto muito criticado na nova capa do passaporte brasileiro foi o tamanho da fonte utilizada na capa. Nesse novo modelo o “BRASIL” está com um peso um tanto quanto “exagerado” em relação ao restante do design.

Eu imagino, por já ter trabalhado na área por muitos anos, que a primeira proposta não tinha essa fonte tão grande. Mas, ao apresentar o layout para aprovação, o “cliente” pediu para aumentar a fonte – e talvez tenha pedido isso mais alguma vezes.

Felizmente escapados de uma Comic Sans na capa – eu ouvi um amém!?! Brincadeiras à parte, é óbvio não dá pra agradar todo mundo. Como esse essa foi a única mudança, me senti à vontade em comentar sobre esses detalhes e até fazer a minha proposta de capa – veja o que acha:

Passaporte Brasileiro 2019: conheça o design da nova capa
Obviamente não é uma proposta oficial, mas eu amei!

Como tirar o passaporte brasileiro

Antes de mais nada, volto a reforçar que nada efetivamente mudou para o viajante brasileiro. Inclusive a taxa de emissão continua em R$257,25 – com vaidade de dez anos.

Caso você queira ajuda e informações de como emitir o seu passaporte, aqui no blog eu tenho um passo a passo:

Veja aqui como emitir o seu passaporte

E aí, qual a sua opinião sobre a nova capa do passaporte brasileiro? Curtiu a mudança ou teria ficado com a anterior? Como não fui o responsável pelo design, pode ficar a vontade para criticar ou fazer alterações! 😀

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

16 Comentários

    1. Robson Franzói

      Eu gostei também… acho mais bonito do que a versão do Mercosul!! Me incomoda um pouco o tamanho da fonte, mas isso é gosto pessoal e não faz diferença efetiva em nada né… o que importa é usar o passaporte para conhecer muitos destinos 😀

      Responder
  1. Patrick

    Robson, vale dar uma olhada nos significados de cores de passaportes. Tons azuis são associados ao “novo mundo” (e adotados pelo países do Mercosul) enquanto tons verdes são associados a religião e mais especificamente a países islâmicos. Em 2006 fizemos uma correção de rumo, não faria sentido voltar atrás.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Patrick.. que legal sua informação. Eu confesso que não tinha pesquisado nesse sentido… Muito bom saber. Só achei curioso um dado que diz que “Os EUA adotaram a cor azul em 1976 para combinar com a bandeira do país”.

      Será que existe uma regra tão clara? Eu gosto do azul para o nosso… mas nesse sentido de combinar com a bandeira ou mesmo com o país, acho o verde mais bonito… mas se realmente isso levar para outro sentido, também compreendo.

      Valeu pela mensagem!! 😉

      Responder
  2. Else

    Tive que renovar o meu passaporte e peguei o novo dia 05/06/19 SEM O BRASAO BRASILEIRO e com essa porcaria de estrelinhas ! #chatiado. Consulado de San Francisco, California – USA. Alguem sabe se acho para comprar capa para o meu passaporte com Brasao Brasileiro?Grata. #QueroOBrasaoDeVolta ;(

    Responder
    1. Robson Franzói

      Puxa… parece que não estão seguindo um padrão ainda. Tem gente pegando o antigo… tem gente pegando o novo com a cor antiga.. rsrs.. tá meio bagunçado.

      Eu tenho capa para o meu, mas é uma capa de couro sem nada de desenho…

      Responder
  3. Frederico

    Nem estava sabendo da mudança e, quando fui pegar o meu, levei um susto. “Ué, voltaram á capa antiga?!” Lembro-me de ter gostado do design anterior justamente por quebrar aquela monotonia dos brasões, mas carregar o símbolo do seu país faz mais sentido pra mim.

    Quanto á cor, não é esse azul burro quando foge da imagem, não! Mantiveram o azul-marinho tradicional.

    O tamanho da fonte, infelizmente, é esse mesmo – o brasão até some.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Fred!!! Pois ehhh, parece que eles não estão seguindo um padrão mesmo. Tem gente pegando o antigo ainda, tem cores trocadas… acho que tá meio bagunçado.

      Valeu pela mensagem!!! Abraços!!

      Responder
  4. Eduardo

    Ola. Concordo com todos os pontos apresentandos. Cor e fonte simplesmente não funcionaram por um ponto de vista de design. Mas a volta do brasão foi uma jogada perfeita. Estou tentando achar alguma informação online sobre o custo desta peça de design. Vice teria alguma informação? Pensando aqui sobre a necessidade de gastar 2vezss com design de um documento já consolidado em menos de 5 anos.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edu… confesso que não tenho essa informação. O que estou vendo é que eles estão aproveitando o material do antigo ainda, já que alguns novos estão vindo com as cor antiga.

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alberto! Tudo bem? Não não.. não tem porque fazer outro não. Pode seguir com o seu mesmo… só troca quando for vencer ou quando você encher ele de carimbos 😀

      Boas viagens amigo!!

      Responder
  5. Marcelo T

    Acabo de dar entrada no meu no consulado geral de LIMA – Peru. Me informei antes e me avisaram que há um grande estoque daquele das “esterelas”, por isso o meu será assim… paciência. Ah, dado iteressante – A taxa para emissão do documento aqui é de $120 (sim, dólares!)

    Responder
  6. natanael muniz

    ola boa tarde ! a todos a sugestão do viajante e ótima na cor verde e brasão achei lindo ! pois esse azul calcinha não tá com nada .

    Responder
  7. Monica

    Concordo em todos os aspectos com a sua proposta. Essa fonte king size tá me dando uma coceira no cérebro só de olhar, não sei se pego um garfo pra tentar coçar ou se pinto com canetinha por cima.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *