Uso de máscaras em voos e aeroportos: é obrigatório usar?

Tem viagem marcada dentro do Brasil ou internacional, veja como está a atualização sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras durante o voo e também nas áreas de embarque dos aeroportos.

De acordo com a última atualização da Anvisa, no dia 17 de agosto, o uso de máscaras nos aeroportos e também nos voos dentro do Brasil deixou de ser obrigatório. A atualização na Resolução nº 456/2020  já foi publicada no Diário Oficial da União.

É obrigatório usar máscara em voos e aeroportos?

Com a nova atualização, quem tem voos domésticos ou vai a um aeroporto, seja passageiro, tripulante ou funcionário, não precisa mais fazer o uso da máscara. Porém, é importante lembrar, em voos internacionais partindo do Brasil seguem as normas do destino, por isso, caso você tenha um voo internacional, é importante verificar como estão as atualizações sobre o uso de máscaras no país que você vai visitar ou, por garantia, confirmar a informação com a companhia aérea.

A nova decisão da Anvisa foi tomada em virtude do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) causada pelo novo coronavírus. Ainda assim, o uso das máscaras segue como uma recomendação para o viajante.

Medidas sanitárias mantidas

Mesmo atualizado a obrigatoriedade do uso máscaras, outras medidas sanitárias não sofreram alteração e seguem mantidas:

  • Disponibilidade de álcool em gel em aeroportos e aeronaves;
  • Os procedimentos de limpeza e desinfecção das aeronaves permanecem;
  • Sistemas de climatização devem continuar garantindo a melhor condição sanitária para os passageiros;
  • O desembarque por fileiras segue como norma para evitar aglomeração;
  • Avisos sonoros informando as novas medidas seguem mantidos tanto nos aeroportos quanto nas aeronaves.
É obrigatório usar máscara em voos e aeroportos?

A não obrigatoriedade do uso de máscaras nos mostra, felizmente, que a vacinação no Brasil está controlando a pandemia e nos permite voltar, de certa maneira, a normalidade durante uma viagem. A ciência nos ajudou a superar esse período tão complicado.

Hoje, com base na última atualização, o passageiro que viaja dentro do Brasil, assim como os tripulantes e equipes dos aeroportos, tem liberdade para decidir sobre o uso das máscaras.

Importante: Caso você apresente sintomas gripais ou faça parte de um grupo de risco, lembre-se que a máscara protege você e as pessoas ao seu redor. E, não custa lembrar, vamos sempre respeitar as escolhas de cada um – seja quem escolhe continuar usando a máscara ou quem prefere não usar.

Fonte: Comunicado oficial Anvisa.

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *