Descobrindo Azenhas do Mar

Meu dia em Sintra rendeu muito mais do que imaginei. Depois de visitar a Quinta da Regaleira, acabei decidindo visitar uma das praias do litoral de Portugal. Quando fiz o planejamento da viagem eu nem sonhei que daria tempo, mesmo assim tinha lido sobre algumas praias e fiquei com muita vontade de conhecer Azenhas do Mar. Já vou adiantar que a esticada até lá valeu a pena, simplesmente um dos lugares mais lindos que já visitei.

Azenhas do Mar

No centro histórico de Sintra existe um Centro de Informações Turísticas bem completo e que oferece um ótimo atendimento. Fui até lá para descobrir qual seria a maneira mais rápida de ir até o litoral e se o tempo que eu tinha seria suficiente, já que naquele momento já passava das quatro da tarde.

Bom, existem duas maneira de ir de Sintra até as praias: uma delas é de ônibus e a outra é com um trenzinho turístico. Este trem leva mais tempo para chegar lá e é um pouco mais caro. Dizem que compensa pois no caminho você vai apreciando a paisagem e tudo mais. Eu acabei optando por ir de ônibus, pois ele leva cerca de 20 minutos até Azenhas do Mar e o meu tempo era curto.

Mesmo com as indicações do Centro de Informações, eu precisei perguntar para algumas pessoas onde ficava o ponto do ônibus que me levaria até Azenhas do Mar. Não é difícil encontrar, basta perguntar em qualquer estabelecimento pelo caminho e eles vão indicar pra você. A parada do ônibus é dessas convencionais, na rua mesmo. O ticket é comprado direto com o motorista e custa poucos euros. Quando achei o ponto conheci uma sonhora portuguesa muito simpática. Ela me ajudou a entender a tabela com os horários dos ônibus e disse para ficar atento para o ônibus de volta, pois o última saía de Azenhas do Mar às 19h00. Não podia perder se não eu não teria como voltar.

Fiquei mais meia hora conversando com ela até meu ônibus chegar. Confirmei com o motorista o meu destino e segui viagem. O ônibus era simples, de linha mesmo. Não tinham muitas pessoas e ele foi parando em pontos pelo caminho. Teve um momento muito engraçado quando ônibus começou a cheirar queimado e duas senhorinhas começaram a gritar para o motorista que o ônibus ia quebrar. Ele deu risada e disse que era apenas o cheio do óleo queimando. Eu não estava entendendo nada, mas também estava achando que o ônibus ia quebrar.

As duas velhinhas não paravam de reclamar do cheiro, mas estavam levando no bom humor. Davam risadas e diziam com aquele sotaque português “Este autocarro vai quebrar, vamos ficar no caminho… quero chegar a minha casa.. ai ai ai“.

No fim elas chegaram em casa e eu cheguei em Azenhas do Mar, um dos lugares mais lindos que conheci em Portugal.

Azenhas do Mar
Azenhas do Mar
Azenhas do Mar

Azenhas do Mar é uma praia incrível, onde casinhas brancas estão cravadas em um gigantesco paredão de rochas. Lá em baixo é possível caminhar perto das rochas e ver de perto as ondas quebrarem. É difícil descrever a beleza deste lugar, espero que essas fotos possam ajudar!!

Azenhas do Mar
Azenhas do Mar
Azenhas do Mar

No verão, quando a maré está baixa, uma piscina natural se forma na base do paredão e é possível curtir a praia de outra maneira. Mas o fim do dia estava muito lindo e valeu muito a pena esticar a viagem até ali. O sol começou a descer sobre a mar, com uma tonalidade alaranjada de tirar o fôlego. Fiquei um bom tempo admirando a paisagem.

Azenhas do Mar

Minha vontade era ver o pôr do sol até o fim, mas eu tinha que pegar o último ônibus as 19h00. Fiquei ali até o último minuto. Na volta o ônibus fez um caminho diferente, e fui passando por outras praias e pude ver o por do sol pela janela do ônibus.

Cheguei em Sintra e já era noite. Peguei meu trem de volta para Lisboa e tive que fazer força para não dormir no trem. Enfim o cansaço do longo dia bateu. Mas ver o mar renovou minhas energias e me fez imaginar se seria possível ver coisas tão lindas nos próximos dias. 

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

28 Comentários

  1. Michele TJ

    Robsonnnnn que lugar lindoooo!! Adorei as fotos estão lindas como sempre! Continue o relato que no final do ano estou indo para Portugal e estou anotando todas as suas dicas.

    Reply
  2. Robson

    [quote name="Michele TJ"]Robsonnnnn que lugar lindoooo!! Adorei as fotos estão lindas como sempre! Continue o relato que no final do ano estou indo para Portugal e estou anotando todas as suas dicas.[/quote]

    Oi Micheleeee!!!! hahaha Você vai amar Portugal, foi um dos lugares que mais me surpreendeu… O relato vai continuar sim, fique ligada no blog!!

    Reply
  3. Robson

    [quote name="Alexandre"]caraa sua voto voando foi a melhor, HAHAHA show de bola!! Parabéns pelo blog, abração[/quote]

    Oi Alexandre, blz? Tem horas que temos que inventar alguma coisa pra tirar umas fotos diferentes… hahaha Continue acompanhando o blog!! Abraço!!

    Reply
  4. Osvaldo Souza

    Olha mano, sua visão de Portugal(pelas fotos que publica) estão me fazendo mudar de idéia sobre o país. Confesso que não tinha muito interesse em visita-lo, mas parece q o seu estilo é mais ou menos o meu estilo de viagem também(Com muito ecoturismo e de preferência paisagens de tirar o fôlego). Acompanhando o seu blog a algum tempo relato e estou torcendo pra que publique algo de Halstatt antes de eu viajar, espero que dê tempo. E já estou pensando em mudar de planos e incluir Portugal neles.

    Valeu por continuar compartilhando conosco sua visão.

    Abraço e sucesso.

    Reply
  5. Robson

    [quote name="Osvaldo Souza"]Olha mano, sua visão de Portugal(pelas fotos que publica) estão me fazendo mudar de idéia sobre o país. Confesso que não tinha muito interesse em visita-lo, mas parece q o seu estilo é mais ou menos o meu estilo de viagem também(Com muito ecoturismo e de preferência paisagens de tirar o fôlego). Acompanhando o seu blog a algum tempo relato e estou torcendo pra que publique algo de Halstatt antes de eu viajar, espero que dê tempo. E já estou pensando em mudar de planos e incluir Portugal neles.

    Valeu por continuar compartilhando conosco sua visão.

    Abraço e sucesso.[/quote]

    Olá Osvaldo, confesso pra você que eu também não tinha muita expectativa por Portugal, mas fui surpreendido!! O país é muito lindo e as pessoas são muito simpáticas… gostei muito e tenho muita vontade de voltar! Ahhh.. Hallstatt é uma viagem que vale a pena, apesar de ser cansativo para chegar, é um lugar fantástico!! Espero que dê tempo de você ler o post sobre minha visita nesta vila.

    Grande abraço!!

    Reply
    1. Rodolfo

      Portugal é MARAVILHOSO, além de falar nossa lingua, comida MUITO boa e barata, vários lugares para se visitar e todos são pertos a maior distância que Vc percorrera é uma ida de 400 kms, faz-se em um dia sem problemas.
      Vale MUITO a pena conhecer Portugal, já fui 4x e estou indo agora em final de março de novo.
      Não conheço Azenhas do Mar, conheço Sintra sim, mas dp de ver estas fotos…, com certeza estarei lá tb
      Abço à todos

      Reply
  6. Robson

    [quote name="Rafael Leick"]Só queria dizer que você humilhou com essas fotos… Mas ainda voto pela que você tá voando rs
    =)[/quote]

    Valeu Rafa!!! hahaha

    Reply
  7. André Tomaz

    Robson, Tudo bom?

    Cara me decidi, vou em janeiro fazer minha trip, gostaria de algumas indicações de lugares como esse (Azenhas do Mar.)…Maravilhoso, curto natureza, paisagem, por do sol etc…

    Abraços

    Reply
  8. Larissa Lyra

    Sua descrição me fez decidir ir às Azenhas na minha viagem no fim deste mês. Você ouviu falar na Praia da Ursa? Dizem que é um escândalo de linda, mas o acesso não é dos melhores.

    Reply
    1. Robson

      Ahhh você não vai se arrepender Larissa, garanto!!

      Humm, não conheço essa outra praia, vou pesquisar… quem sabe visito em uma próxima viagem

      Obrigado pelo comentário!!

      Reply
  9. luciana Passos Verdu Rico

    Adorei esse passeio. Estive aí perto . e em casa nosso sobrenome é Azenha. e todos diziam as azenhas e azenhas. mas acabamos passando um pouco longe desse pedaço. mas vou voltar dai erei até minha “terrinha”. amei esses lugares. .. alguns na familia são Azenha.mais ficou o apelido

    Reply
  10. luciana Passos Verdu Rico

    Ah! suas fotos são lindas..e Portugal é fantástica. Sintra e Cascais ..e Óbidos também cheguei dessa terra dia 17/10 .
    “As Azenhas” iram logo. seguirei seu roteiro. muito bom mesmo.

    Reply
  11. Karen

    Moro aqui a 5 meses e ainda não tinha nem ouvido falar sobre esse lugar… é muito lindo e esse final de semana já quero visitar…

    Reply
  12. Nadini Kimberlly

    Cara eu estou amando seu blog ! De verdade… eu vou em fevereiro pra Portugal e não sabia muito o que fazer la ! Qdo eu vi estas dicas de Sintra eu me apaixonei , estou super anciosa… obg por dividir esse momento conosco ! Um fote abraço 😘

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa!!! Que bom saber Nadini!! Fico feliz que tenha ajudado nos planos da sua viagem!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  13. Alex Lopes de Menezes

    Que bacana! To indo pra Portugal agora em Junho e morro de vontade de conhecer Azenhas do Mar depois de ter visto uma foto do lugar numa capa de revista. Suas fotos estão fantásticas! E o seu relato de como chegar lá de ônibus é exatamente o que eu estava procurando, show!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Alex!! Vá lá sim, você não vai se arrepender… é um lugar lindo! Principalmente no pôr do sol

      Reply
  14. Ana

    Olá Robson,
    Eu que sempre me gabo de conhecer Portugal melhor que os portugueses nunca tinha ouvido falar nessa pitoresca vila, como já havia feito um roteiro para passar o meu aniversário almoçando em Sintra, vou dar uma esticadinha e me dar esse presente de conhecer esse magnífico lugar. Obrigada pelas lindas fotos e por divulgar esse lugarzinho tão pitoresco.
    Um grande abraço.

    Reply
  15. Agnaldo

    Olá, Robson. Parabéns pelo site.
    Estarei em Lisboa em outubro e pretendo conhecer Sintra e Óbidos.
    Azenhas do Mar chamou muito a minha atenção e tentei pesquisar um pouco mais.
    Contudo, notei que todas as belas fotos da internet são tiradas aproximadamente do mesmo lugar, inclusive as suas.
    Existe alguma restrição para se visitar aquelas casas adiante ou não vale a pena?
    A visita se resume a apreciar a belíssima paisagem ou há algo mais para se ver no entorno?
    Há algum lugar para se comer por ali?

    Sua resposta vai ajudar-me muito. Obrigado e aguardo a gentileza da resposta.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Agnaldo, tudo bem? Muito obrigado pela mensagem, fico feliz que curtiu o blog. Imagino que esteja agora em Portugal… sobre Azenhas do Mar, você consegue sim chegar nas casas brancas. O pessoal tira fotos desse ângulo pois é um dos mais bonitos. mas dá pra chegar perto sim E tem algumas opções pra comer, não muitas, mas tem…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  16. Alba Santos

    Muito legal suas fotos e descrição sobre Azenhas do Mar. estaremos indo à Portugal em dezembro se Deus quiser e já fiquei com vontade de conhecer Azenha. Parabéns pelo Blog. D+

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alba!! Ahhh Portugal é um lugar apaixonante, tenho certeza que vai amar… ainda mais se visitar Azenhas do Mar.. é lindo!!

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui. Bjoooo e super obrigado pela mensagem

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *