Roteiro de 1 dia pelo Porto, Portugal – Primeira Parte

Fazer um bate-volta de Lisboa para a cidade do Porto em um único dia foi uma decisão arriscada, que resultou em um dia puxado, mas que eu faria novamente sem a menor dúvida. Claro que em um dia eu não pude conhecer a cidade a fundo, mas consegui sentir o gostinho do que ela oferece e guardar comigo a vontade de voltar.

Porto, Portugal - Europa

Pra quem não sabe, Porto é a cidade que deu nome a Portugal e é a segunda maior do país. Fica a cerca de 317 Km de Lisboa, trecho que é possível fazer em uma viagem de 2h45, via trem. Como você pode ver o tempo entre as cidades não é tão curto, então meu dia seria corrido. Com a decisão tomada de visitar Porto, eu separei os principais lugares que gostaria de conhecer.

{module Bloco Google|none}

A vantagem é que a maioria das atrações da cidade estão reunidas em uma mesma região, então, dependendo do seu ritmo e do que deseja visitar, dá pra ver bastante coisa.

Se puder, compre sua passagem para o Porto um dia antes da viagem, em Lisboa. Assim você evita qualquer imprevisto. Bom, o Travellers House, que eu já descrevi aqui, fica a cerca de 15 minutos de caminhada da estação Santa Apolónia, de onde sai o trem para o Porto. Como eu tinha participado da noite dos vinhos no dia anterior, preferi pegar o metrô que faz esse caminho sem nenhuma parada.

Como o meu trem era as 8h00, eu tive tempo suficiente para o café do manhã no hostel. O que resultou no “perrengue” do dia e que vou contar em outra situação.

Após passado o “perrengue“, finalmente cheguei na cidade do Porto com um lindo céu azul e o sol das 11h00 brilhando forte. A estação de chegada em Porto é a Campanhã. Lá mesmo comprei o bilhete Andande azul, para utilizar o transporte público da cidade. Ele é necessário pois a estação fica longe do centro histórico. Como eu já sabia mais ou menos o que ia fazer, já carreguei ele com 3 passes Z2. Um para ir da estação para o centro, outro para um funicular que pegaria dentro da cidade e outro para voltar para estação.

Meu roteiro pelo Porto começaria no alto da Ponte D. Luiz I e para chegar lá basta pegar qualquer uma das linhas que vão para a estação Trindade. Nesta estação você deve descer e pegar a Linha D, direção D. João II, e descer na parada Jardim do Morro.

Um Viajante na cidade do Porto, Portugal

Você vai desembarcar ao lado da Ponte D. Luiz I, de onde vai ter uma vista espetacular. Na verdade, nesse momento, você não vai estar na cidade do Porto propriamente dita, mas sim na Vila Nova de Gaia, que é do lado de Porto. Lá do alto pode ver a Ribeira, do outro lado do Douro. Fiquei um bom tempo admirando a paisagem. Apesar de terem me dito que o Porto seria uma cidade mais cinza, se comparada com Lisboa, eu estava banbando pela vista e achando tudo bem colorido.

Ponte D. Luiz I, Porto - Portugal

Como você deve saber, Porto é mundialmente conhecida por seus vinhos, fato este que definiu minha primeira parada na cidade. Após tirar todas as fotos possíveis lá do alto, agora só restava andar ladeira abaixo até chegar nas margens do Rio Douro. Meu plano era fazer uma visita guiada na cave de vinhos Sandeman, bem popular pelo que pesquisei. Acabei indo até lá mas não fiz o tour. Sei que a visita custa € 4,50 e inclui uma degustação de vinhos. Mas naquele momento, infelizmente, tive que deixar a aportunidade passar. Acabei dando umas voltas por ali, apreciando um pouco a paisagem e parando em outras caves que encontrei no caminho.

Rio Douro - Ponte D. Luiz I, Porto - Portugal
Rio Douro - Ponte D. Luiz I, Porto - Portugal
Cais Vila Nova de Gaia

Já do outro lado do Douro eu cheguei no Cais da Ribeira. Um lugar muuuuuuito legall! Bem movimentado e cheio de prédios históricos margeando o rio. Neles funcionam lojas e restaurantes com mesinhas espalhadas na calçada.  Bom, já era hora do almoço e a fome já foi apertando. Depois de andar um pouco pela Ribeira era hora de parar para comer. Já adianto que ali não é o lugar mais barato, mas extrapolar uma vez ou outra faz bem para qualquer mochileiro.

Cais da Ribeira, Porto - Portugal

Apesar do prato mais famoso do Porto ser a Francesinha, eu acabei optando por seguir a dica de um amigo. Sou louco por camarão e não podia deixar essa passar. Meu almoço então foi no Restaurante Avó Maria e pedi o prato que me foi sugerido: Camarão Tigre gratinado com queijo, azeite de oliva e acompanhados de batatas e salada. Meeeuu, que delícia!!!!!! O pratro era realmente sensacional! Sem dúvidas foi um dos melhores camarões que já comi na vida. A conta foi em torno de € 25,00 já somado com a bebida. Não é muito barato, mas também não achei tão caro. Convertendo para reais chegou a ser mais barato do que comer em certos restaurantes daqui de Curitiba. E outra, eu comi de frente para o Douro, em um lindo dia de sol, um dos meus frutos do mar preferidos e estava começando uma viagem incrível… acho que eu merecia aquele almoço. Deixo aqui minha indicação para o Restaurante Avó Maria

Restaurante Avó Maria, Porto - Portugal

O prato estava uma delícia e o atendimento foi bem legal. Aliás, quando o garçon viu eu tirando foto do prato, veio perguntar se estava tudo certo e se eu precisava de alguma coisa. Eu disse que era blogueiro e se ele tivesse wife ali eu agradeceria. No entando eles não têm wife no restaurante, mas imediatamente ele me entregou um cartão de um café, que também é deles, e fica no alto da subida em direção a ponte. Disse que era para um passar lá e ficar a vontade para usar a Internet. Acabei não indo pois tinha um longo dia pela frente, mas achei bem legal a atenção que recebi.

Depois do almoço eu segui minha visita pelo centro histórico da cidade, que você acompanha na segunda parte do roteiro

Hospedagem na cidade do Porto

Quer aproveitar mais a cidade e passar mais dias por lá, confira aqui as melhores opções de hospedagem na cidade.

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

42 Comentários

  1. Robson

    [quote name="Karyne"]Minha família veio daí, quero conhecer um dia! Tenho parentes que moram aí =)
    Mudando o assunto, achei o look muito legal =D

    Blog do Sofá
    Loja Kodry[/quote]

    Haha Obrigado Karyne!! Quando tiver oportunidade de ir, você vai curtir muito!! Não só a cidade, mas Portugal mesmo. Eu gostei tanto que não vejo a hora de voltar!

    Obrigado pela visita e pelo comentário!! Continue acompanhando o blog

    Reply
  2. Jéssica

    Olá Robson, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog! Ele é ótimo e tem me ajudado muito. Vou morar por uns meses em Vila do Conde (cidade próxima a Porto)e pretendo fazer um mochilão. Então estou pegando umas dicas aqui =)

    Gostaria de saber qual o valor da passagem de trem de Porto pra Lisboa.

    Reply
  3. Robson

    [quote name="Jéssica"]Olá Robson, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog! Ele é ótimo e tem me ajudado muito. Vou morar por uns meses em Vila do Conde (cidade próxima a Porto)e pretendo fazer um mochilão. Então estou pegando umas dicas aqui =)

    Gostaria de saber qual o valor da passagem de trem de Porto pra Lisboa.[/quote]

    Oi Jéssica, primeiro obrigado pelos elogios. Fico feliz que está acompanhando o blog.

    O valor da passagem pode variar de acordo com o horário e época da viagem. O site para fazer pesquisas dos trens de Portugal é o http://www.cp.pt

    A passagem pode ficar, normalmente entre 18 e 30 euros, o trecho, para a segunda classe.

    Qualquer dúvida estou aí.

    Abraços

    Reply
  4. simão

    Robson queria-te dar os meus parabéns pelo blog e principalmente pela minha linda cidade do porto que a retrataste com muito carinho.
    Pena foi mesmo não teres tempo para conhecer mais, mas como disseste, espero que voltes.
    De um tripeiro como são conhecidos os habitantes do Porto um abraço aqui mesmo de Curitiba onde resido atualmente.

    Reply
    1. Robson

      Grande Simão, desculpe a demora em te responder. Fiquei completamente apaixonado pela cidade do Porto. Quero muito voltar!!

      E você, ainda mora em Curitiba?

      Grande abraço!

      Reply
  5. Ana Lúcia

    Adorei seu blog, e simples e muito informativo.
    Gostaria de saber qto está a passagem de trem Lisboa/Porto
    E tb a de metro.
    Grata

    Reply
    1. Robson

      Oi Ana Lúcia, tudo bom? Fico muito feliz que o blog está ajudando. Então, a passagem de trem sai na faixa de 30 euros o trecho.

      Ahh, aproveito para lembrar que se utilizar o link do blog para fazer sua reservas de hospedagem no booking, você dá uma boa ajuda aqui e não paga nada a mais por isso. Guarda o link com você:
      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Grande abraço!

      Reply
    1. Robson

      Oi Rafael, tudo bom? A passagem de trem Lisboa > Porto saí na faixa de 30 euros o trecho.

      Você compra na própria estação em Lisboa sim! Eu comprei no dia da viagem mesmo, mas dependendo da temporada é ideal comprar ao menos um dia antes.

      Reply
    1. Robson

      Um boa dia para quem quer economizar…. o vôo está saindo mais barato que o trem. Mas, ainda tem o deslocamento até o aeroporto. Eu ainda prefiro ir de trem e curtir a paisagem no caminho

      Reply
  6. Ana

    Meeeeeeeu, seu blog é incrível. Amei as dicas. Daqui a um mês irei conhecer Portugal. Ja anotei todas suas dicas

    Reply
  7. Antero Lorga

    Meu caro,parabéns. Vc é um jovem feliz..
    Pesquisamos sobre Hallstatt (Austria), pq n/paixão é viajar de carro pelas estradas vicinais na Europa.Temos experiências incríveis, como as suas, onde nunca o pessoal dos chambres d’hôte, zimmers etc receberam brasileiros.
    Quanto ao Porto, vale a pena alertar que a Estação Campanhã é a principal, entretanto, pode-se pegar um trem, incluído no preço, que liga esta estação à São Bento, a qual por si só é espetacular com azulejos portugueses e fica no centro histórico do Porto.
    Na próxima vez tente visitar Piódão (mas aí tem de ser de carro). Parabéns pelas suas escolhas

    Reply
    1. Robson

      Obrigado pela mensagem Antero, e também agradeço as dicas. São sempre muito bem vindas e ajudam todos os leitores.

      Anotei sua dica sobre Piódão e certamente estará na minha lista para uma futura viagem!!

      Grande abraço!!

      Reply
  8. Florisbela Intagliata

    Robson amei seu blog! Sou apaixonada por viagens, acho que fui em outras encarnações cigana rapaz. Bem, vou viajar sozinha, por 3 meses na europa, 57 dias farei o Caminho de Santiago. Dai parto pra Barcelona meu sonho de consumo, Lisboa e Porto. Dai ti pergunto, quanto Vc acha que gastaria por dia nessas cidades. Sou mochileira, queria dica tbm de Albergues Municipais, ou hosters baratos, mi passa se Vc tiver. E acrescenta mais dicas pra mim…. quero curtir um pouco minha vida de solteira…ehehehe! Um abraço e parabéns!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Florisbela… que legal, sua viagem vai ser incrível… Demorei um pouco para te responder pois estava em viagem pelo Sudeste Asiático. Então, uns 60 euros por dia é um valor que você pode curtir bastante a Europa. Em Lisboa eu recomendo o hostel Travellers House (https://www.umviajante.com.br/portugal/121-albergue-em-lisboa-conheca-o-travellers-house) é um dos mais legais que já fiquei na vida!! O pessoal lá é muito gente fina! Em Porto eu não cheguei a me hospedar…

      Eu recomendo o Booking para você fazer suas reservas e ver opiniões de outros viajantes. Dá uma olhada lá: http://www.booking.com/?aid=375355;label=bkright

      Estou cheio de conteúdos para postar… espero conseguir postar mais coisas antes da sua viagem Grande abraço e obrigado pela mensagem

      Reply
  9. Bella

    Oiiii, adoro seu blog, me ajudou bastante quando meu marido e eu decidimos embarcar nessa vida de ter asas, tanto que agora começamos a registrar em um blog estamos super felizes, tanto que tive que voltar aqui e te agradecer pelo bom trabalho. Quando tiver uma horinha, dê uma passadinha la hihi

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Bella… tudo bom? Que legal saber que inspirei vocês nessa história.. vou olhar seu blog sim!! Desejos muita sorte e ótimas viagens

      Reply
  10. Deivid

    Oi Robson! Primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas do seu blog, elas me ajudaram muito em minha viagem à Portugal, e o Porto, o que falar dessa cidade… É simplesmente apaixonante!! Passei 2 dias por lá mas certamente passaria bem mais. E para as pessoas que talvez tenham algum receio de fazer um bate e volta Lisboa – Porto -Lisboa como o Robson fez eu digo que dá sim para passar um dia no Porto e ver muita coisa então se estiverem em Lisboa e der aquela vontade de conhecer o Porto, embarquem no primeiro tem e boa viagem!!!!! Robson só mais uma coisa, vi aqui no seu blog que você é formado em design, posso te add no face pois gostaria de algumas dicas sobre a profissão e saber mais um pouco sobre a vida do profissional depois de formado, estou pretendendo fazer outra faculdade e estou pensando em designer gráfico e nada melhor do que ouvir conselhos de um profissional não é mesmo rs rs rs rs!!!! Bom Robson, mais uma vez muito obrigado pelas dicas, foram valiosíssimas e parabéns pela iniciativa de fazer um blog tão informativo, principalmente para quem está dando os primeiros passos neste mundo maravilhoso das viagens. Obrigado! Abraço!

    Reply
  11. Conceicao Aparecida Romero

    Ola Robson….estamos (eu, meu marido e casal de amigos)com viagem programada para Lisboa e ….temos somente um dia para ir ao Porto..Seu Blog caiu do ceu……..Agora uma duvida…..o trem sai da estacao Oriente ou Apolonia…ou tanto faz….(Vamos estar num hotel ao lado da Estacao Sao Sebastiao…..Outra coisa….existe alguma estrategia para nao ser maltratado em Portugal…vejo tantos comentarios ruins…..ja me disseram ate para nao falar em portugues….mas meu ingles e sofrivel. Obrigada e parabens pelo seu blog maravilhoso.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Conceição, eu peguei o trem na Santa Apolônia. Mas pelo que eu vi agora os bilhetes estão saindo da Oriente.. então é de lá mesmo.

      Olha, vou te dizer que eu fui super bem tratado por lá e só falei por Português. Quando você já chega com um sorriso no rosto, é simpática, eles vão retribuir da mesma forma. Foram super queridos comigo… amo muito Portugal!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  12. Conceicao Aparecida

    ola robson..td bem …espero que sim….
    entao …conforme se vai pesquisando vao surgindo as duvidas….e eu gostei muito desse seu roteiro de um dia….pois se…. mostrou factivel….muitas pessoas sao categoricas em dizer que …nao da….mas …estou acreditando em voce….kkk como estamos em dois dois casais de quase muito idosos kkk, e vamos de lisboa para o porto um dia….temos que nos prevenir….fiquei pensando….quando vc desce em vila nova de gaia ….e vai ate a beira do douro….vc tem que fazer todo o trajeto de volta….ate porque seria muito lindo voltar pela ponte…..mas…..quanto da isso em km….vc tem ideia….na verdade estou perguntando o seguinte…quais as alternativas que temos para ir para o outro lado do rio….no cais da ribeira…..porque ja vi todas as distancias para se andar na cidade,,,,mas dai surgiu essa preocupacao….se voce puder me ajudar eu agradeco……conceicao.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Conceição, tudo bom? Então, dá pra fazer sim.. claro que tudo vai depender do ritmo de cada um. Eu também ficaria mais tempo por lá, as cidade me conquistou. Mas passar esse um dia foi ótimo e não me arrependo.

      Então, eu não precisei voltar pela ponte… veja que eu fui fazendo o roteiro e no final peguei o metrô pra voltar para a estação de trem. Pra voltar andando eu gastaria mais tempo, mas ainda sim seria possível…

      A ponte não é muuuito grande não… do cais até o outro lado você deve gastar uns 30 minutos, caminhando tranquilamente.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  13. Fernanda

    Oi Robson, parabéns pelo site. Adoro suas dicas e estou seguindo todas de Lisboa, Porto, Madri e Barcelona… irei em março. Em Lisboa ficarei no Travellers House também, e gostaria de saber qual foi esse perrengue que você cita aqui… Foi alguma coisa relacionada ao Hostel? Diz aí, para eu evitar passar pelo mesmo problema rs
    Mais uma vez, parabéns e mto sucesso com o blog e com o seu café!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer!!! hahahah, nem lembrava desse perrengue… mas lembrei agora… Não é nada relacionado com o hostel não. O problema foi que eu resolvi tomar um café com leite no café da manhã… e também deu vontade de tomar suco de laranja… A mistura não deu boa e na viagem de Lisboa para Porto eu fui muito enjoado… eu sozinho e suando, passando mal… foi a viagem de trem mais difícil que eu fiz.. hahah Mas tudo por culpa da gula… hahahaha

      Aproveite a viagem, tenho certeza que vai se apaixonar por Portugal!!! Espero sua visita no Café quando vier pra Curitiba hein!?!?!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
      1. Fernanda Lemos

        Ahhh que bom, estava achando que era algo relacionado ao hostel. Muito obrigada pelo retorno e é certo quando eu for à Curitiba visitarei seu café. Abraços e mais uma vez, parabéns!

        Reply
  14. Gabriela

    Olá! Adorei o post. Estou indo para Portugal dia 25/01 e ficarei até 01/02, em Lisboa. Pensei em fazer um bate-volta até Porto também, mas como será no inverno ainda tenho dúvidas. Uma dúvida: qual o horario que você pegou o trem de volta para Lisboa? (Estou na dúvida se pego o último as 20h47 ou se pego outros que saem de lá 19h52 ou até 18h47)

    Reply
  15. Sandra

    Olá!!! Estou aqui no Porto, nesse exato momento, no restaurante Avó Maria, acabei de pedir para o garçom sua sugestão. mt obrigada pela sugestão!!!!😉

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaaa…. fiquei até com água na boca agora Sandra! Espero que tenha gostado…. Porto é uma delícia de cidade!

      Aproveite muito a sua viagem!!! Bjoo

      Reply
  16. Eluzabeth

    Acabei de almoçar neste restaurante. O tal camarão foi servido. Mas não correspondeu as minhas expectativas pois vieram dois camarões e o prato não traz nenhum carboidrato. Não fosse a entrada, estaria insatisfeita. Senti-me lesada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Elu… tudo bom? Poxa, que pena.. pra mim o prato foi muito bom… mas isso é normal né, cada um tem um gosto e tal. Espero que tenha aproveitado outros bons momentos no Porto, é uma cidade linda

      Boa viagem e grande abraço!

      Reply
  17. Sonia Regina Rocha Rodrigues

    Suas fotos estão bonitas, vou para o Porto semana que vem e vou fazer os passeios a pé, a começar pelo cais da Ribeira, é praticamente o mesmo percuros dos yellowbus a iremos descer toda hora mesmo…Sucesso em suas viagens e postagens.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Alime, tudo bom? Eu que agradeço pelo seu comentário! Muito bom saber que o blog está ajudando outros viajantes!!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana!!! Que bom que gostou!! Espero que aproveite bastante a viagem!!! Curta muuito!!

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *