Roteiro de 1 dia pelo Porto – Segunda Parte

Vamos então a segunda parte do Roteiro de 1 dia pelo Porto. Depois daquele almoço irado no Cais da Ribeira era hora de bater perna pelas ruas do centro histórico. Explorar a região da Ribeira é fascinante. Não defini um caminho certo para seguir, apenas andei relas ruelas estreitas, admirando as casas típicas e os portuenses que passavam para um lado e para o outro. Andei sem pressa e sem planos, apenas curtindo o que a cidade me oferecia. Se você perdeu, confira aqui a primeira parte do roteiro pelo Porto.

Roteiro Porto - Portugal

Uma dica, para quem tiver tempo e quiser aproveitar um belo dia de sol, é fazer o passeio de barco pela Foz do Douro. Eu infelizmente deixei essa parte para outra oportunidade.

Caminhando até o final da Ribeira, as margens do Douro, cheguei na Capela de Nossa Senhora da Piedade. Uma igrejinha bem pequena e simples. Você certamente vai passar por ela, então, se estiver aberta, vale a pena dar uma espiada.

Subindo a rua ao lado da igreja eu cheguei na praça que homenageia o Infante Dom Henrique, dito como uma das figuras mais importantes do início dos descobrimentos portugueses. A praça é bonita e de frente para ela fica o Palácio da Bolsa. Para visitar o Palácio é cobrado 7 euros e vale a pena se você tiver tempo. Eu optei por continuar andando pela região.

Depois da andança pela região eu voltei na direção da Ponte D. Luiz I. É perto dela que fica a entrada para o funicular que leva à parte alta da cidade. A entrada para o funicular parece meio escondida, mas basta seguir as placas que não tem segredo.

Para subir você pode pagar em dinheiro ou, no meu caso, utilizar o cartão Andante Azul. Como eu falei na primeira parte do roteiro, eu já tinha carregado ele para esse uso.

Vista do funicular, Porto - Ponte D. Luiz I

Na subida conheci um casal de brasileiros bem simpáticos. Contei pra eles sobre a minha viagem e também entreguei o cartão do blog pra eles. Os dois ficaram bem empolgados e disseram que entregariam o cartão para a filha deles. Infelizmente nunca recebi um contato deles, uma pena. Nessas viagens surgem muitas pessoas que passam por nossos caminhos e depois simplesmente acabam na lembrança. Quem sabe se eles lerem esse post não acabam deixando um recado…

Bom, o funicular me deixou na Batalha, parada que recebeu este nome pois ali perto fica a Praça da Batalha, local onde dizem ter sido palco de uma sangrenta batalha entre os sarracenos de Almançor e os habitantes do Porto. Os sarracenos teriam triunfado na batalha, o que levou ao arrasamento da cidade.

Eu não cheguei a ir até a praça, mas desci direto pela Rua Saraiva de Carvalho até chegar na Catedral de Porto, um dos monumentos mais antigos de Portugal. Vale a pena andar ao redor da catedral admirando as diferenças nos estilos usados na sua construção. Por ter sofrido modificações ao longo do tempo, ela carrega traços de mais de um período.

Catedral de Porto, Portugal
Catedral, Porto - Portugal
Catedral de Porto, Portugal

Claro que não posso deixar de mencionar a bela vista que se tem dali. A Catedral fica num ponto alto da cidade e dentro do coração do centro histórico de Porto, resultando em uma bela paisagem. Se tiver tempo, a visita ao Claustro da Catedral custa 3 euros.

Vista da cidade do Porto, mirante da Catedral
Um Viajante em Porto, Portugal

Depois da Catedral eu andei até a Estação São Bento. Mesmo não precisando pegar um trem, vale a pena entrar na estação só para admirar os grandes painéis com os clássicos azulejos portugueses. Eu entrei e fiquei babando pelo interior.

Estação São Bento, Porto - Portugal
Estação São Bento, à direta | Praça da Liberdade no final da rua à esquerda

Saindo da estação, logo ao lado, fica a Praça da Liberdade, de onde se estende a Avenida dos Aliados. Um lugar lindíssimo, mas que eu ia conhecer com mais calma no fim do dia. Agora eu segui até a Igreja dos Clérigos, famosa por sua torre de 75 metros de altura. Se tiver ânimo para enfrentar os 240 degraus da escada em espiral, basta pagar 2 euros para subir.

Torre da Igreja dos Clérigos, Porto - Portugal

Meu interesse maior no entanto estava em uma certa livraria que fica a poucos metros da igreja. Sim, estou falando da famosa Livraria Lello e Irmão, considerada uma das mais lindas do mundo. Mas sobre ela eu já contei tudo aqui.

Depois da Livraria fiz uma pausa para um doce na confeitaria que fica ao lado, a Bela Torre. Atendimento muito bom e doces deliciosos. Eles também servem a Francesinha. #ficadica

Confeitaria Bela Torre, Porto

Depois do doce eu resolvi dar umas voltas pelas ruas ao redor da igreja. Sempre encontrando lugares aindo mais lindos.

Centro histórico de Porto, Portugal
Centro histórico de Porto, Portugal
Bondinho em Porto, Portugal

A caminhada me levou de volta à Praça da Liberdade. Agora sim segui em frente pela Avenida dos Aliados. Essa é a principal Avenida do Porto e é possível notar facilmente a diferença entre essa região e as outras. A arquitetura dos prédios, com faixadas de granito, é bem diferente da região da Ribeira. Ali é onde os portuenses se reúnem para celebrarem datas especiais.

Avenida dos Aliados, Porto
Avenida dos Aliados, Porto
Um Viajante na Av. dos Aliandos, em Porto

Segui caminhando tranquilamente, admirando todos os detalhes. Passei ao lado da Câmara Municipal de Porto, um prédio muito bonito que ostenta um bela torre com relógio.

Câmara Municipal de Porto

Meu destino agora era a Estação Trintade. Ali eu peguei um metrô de volta para a Campanhã, onde então peguei meu trem de volta para Lisboa.

Foi um dia incrível e que só fez crescer minha vontade de conhecer outros lugares de Portugal.

Abaixo segue o mapa que mostra, mais ou menos, como foi o meu roteiro desse dia. Espero que ajude!!

mapa-roteiro-porto-1dia

Agora eu espero o seu comentário aqui no post

Leia aqui a Primeira Parte do Roteiro de 1 dia pelo Porto.

Aproveite para passar mais de um dia em Porto e encontre a melhor hospedagem no Booking.

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

59 Comentários

  1. Osvaldo Souza

    Belas fotos como sempre. E desta vez estive me perguntando: seria maneiro um álbum de pessoas. Já pensou em fazer um? Por exemplo, estive no Uruguai agora e as pessoas são bem diferentes dos europeus, americanos….
    Acho q seria interessante e me peguei pensando nisso só agora, qnd no 1º parágrafo disse ” admirando casas típicas e os portuenses q passavam para um lado e para o outro”
    Seria legal fotografá-los fazendo coisas típicas.

    Valeu por compartilhar Porto conosco.
    Abraço!

    Reply
  2. Robson

    [quote name="Osvaldo Souza"]Belas fotos como sempre. E desta vez estive me perguntando: seria maneiro um álbum de pessoas. Já pensou em fazer um? Por exemplo, estive no Uruguai agora e as pessoas são bem diferentes dos europeus, americanos….
    Acho q seria interessante e me peguei pensando nisso só agora, qnd no 1º parágrafo disse ” admirando casas típicas e os portuenses q passavam para um lado e para o outro”
    Seria legal fotografá-los fazendo coisas típicas.

    Valeu por compartilhar Porto conosco.
    Abraço![/quote]

    É uma ótima ideia Osvaldo, acho que vou colocá-la em prática na próxima viagem. Estou indo para o Chile no começo do ano e acho que posso montar uma série de fotos assim.

    Obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog!

    Grande abraço!

    Reply
  3. Joaquim Vitor

    Sensacional o relato do roteiro e as fotos ótimas. Meu acompanho seu blog, como referência para um projeto que tenho em conhecer países diferentes….. Cada post novo, me dá um gás pra seguir no meu projeto……

    Reply
  4. Robson

    [quote name="Joaquim Vitor"]Sensacional o relato do roteiro e as fotos ótimas. Meu acompanho seu blog, como referência para um projeto que tenho em conhecer países diferentes….. Cada post novo, me dá um gás pra seguir no meu projeto……[/quote]

    Opa Joaquim, fico feliz em saber que o blog está ajudando. Não perca o gás e tire esse projeto do papel. Viajar é muito bom!!!

    Grande abraço!

    Reply
  5. Ismail

    Excelente , estou pretendendo fazer isso mesmo um bate e volta de um dia de Lisboa a Cidade do Porto. Vai me ajudar muito. Obrigado.

    Reply
  6. Ricardo

    Parabéns… Roteiro muito bem escrito, e certamente servirá de referencia para a visita que farei na cidade do Porto mês que vem.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Que legal que o blog está ajudando Ricardo! Ahh, deixa eu aproveitar e te lembrar que temos uma parceria com a Mondial, em Seguro Viagem… Temos um cupom que te dá 15% de desconto…. só pegar nesse link: http://bit.ly/seguroViagem / Ao entrar no site da Mondial pelo nosso link você ajuda o blog a continuar ativo!

      Reply
  7. João Gabriel

    Robson,

    Passando para agradecer a ajuda e parabenizar pelo blog. Estou indo para Portugal e as postagens ajudaram bastante, são bem claras e instrutiva. Também utilizei seu modelo de planilha, parabéns pela organização.

    Abraços

    Reply
  8. Ademir

    gostei do post… tbm tentarei visitar porto em 1 dia mas somente dependendo das condições climaticas… agora queria saber qual era o perrengue que você passou descrito na primeira parte do roteiro?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Hhahaha… achei que eu já tinha contado por aqui.. Na verdade comi um sucrilhos com leite e depois tomei um suco de laranja – no café da manhã. A mistura não fez nada bem e fiquei muito enjoado no trem de Lisboa para Porto. Estava suando frio e o banheiro do meu vagão ficou ocupado por horas, por um senhorzinho que sabe deus o que estava fazendo lá… Não foi fácil… mas o destino valeu a pena, uffa…

      Reply
  9. Nivaldo/Paula

    Estamos indo à Lisboa agora no final de março e ficaremos até a primeira semana de abril.
    Como já conhecemos Sintra, Cascais, Nazaré, Óbidos, Fátima … , pensamos em fazer um bate-volta como você fez.
    Iremos de Rail Europe, saindo da estação Oriente em Lisboa e chegando nna estação Campanha no Porto.
    Estamos decidindo qual o melhor horário de saída e que horas deveremos retornar, para tanto, pedimos sua ajuda quanto a quantidade de horas que serão necessárias.
    Escolhemos o seguinte – faltando apenas confirmar:

    Ida e volta
    01/04/2015
    07:09 LISBOA ORIENTE 09:44 PORTO CAMPANHA
    2 Passageiros
    Train Eurocites 131
    Direto – 2h35m
    Seat reservation : not included
    Classe:Primeira classe

    01/04/2015
    17:45 PORTO CAMPANHA 20:31 LISBOA ORIENTE
    2 Passageiros
    Train Eurocites 128
    Direto – 2h46m
    Seat reservation : not included
    Classe:Primeira classe

    O que você acha do tempo que reservamos?
    Gratos pela ajuda.

    Nivaldo e Paula

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nivaldo e Paula… primeiro obrigado pela mensagem aqui no blog e parabéns pela organização, posso ver que vocês são do meu time: que gostar de deixar tudo organizado.

      Acho que o tempo que vocês separaram está bem legal… talvez eu voltaria um pouco mais tarde de Porto, uma hora mais tarde… pra não ter que fazer nada correndo… Mas na minha experiência e no meu ritmo esse tempo que vocês marcaram está ótimo!

      Qualquer dúvida é só dar um grito

      Reply
      1. Nivaldo e Paula

        Oi Robson,

        Inicialmente, queremos agradecer por sua gentileza em reponder nossa indagação, mas, precisamos de outras informações, por conta do prazo e de cobrança de taxas de envio dos bilhetes da Rail Europe, pois não existe a opção de imprimirmos em casa ou levarmos em nosso celular.
        1- Existe a possibilidade de adquirirmos os bilhetes na própria estação? É seguro? Esta opção é possível por chegarmos em Lisboa no dia 30 e ficarmos em hotel a poucos metros da estação.
        2- Existe uma outra opção de compra, através da “CP Comboios de Portugal”, sendo que esta é mais barata. Como nunca adquirimos através deste site, estamos querendo saber se também é seguro.
        Gratos por mais esta atenção.

        Nivaldo e Paula

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Nivaldo e Paula… imagina, fiquem a vontade para perguntar!! Então, vamos lá… 1 – sim, podem comprar na própria estação sim….só não deixem para comprar a passagem no dia da viagem, pois o trem pode estar cheio… É ideal chegar na cidade e já ir na estação comprar o ticket para o dia quer for viajar… 2 – Eu acho que no site CP você não consegue comprar… mas não tenho certeza.. Mas pode comprar na estação sim! Só quando é alta temporada que pode ser que algum trem fique lotado e você tenha que ajustar seu horário…. no mais é tranquilo!

          Grande abraço!

          Reply
  10. Cosme

    Excelente post Robson! Me tira uma dúvida, quantas horas você passou efetivamente na cidade? Hora que chegou e hora que partiu? Assim posso ter uma ideia se com o tempo que vou ter disponível vale a pena dar um pulo em Porto! Desde já obrigado e parabéns pelo Blog!

    Reply
  11. marta melo

    Meu querido sou de Santarém do Pará, estou indo para Lisboa em Junho.
    Adorei suas fotos e dicas
    Vou ficar 5 dias no Norte de Portugal,entre Porto e Aveiro quero mais dicas.
    Abraços
    Marta Melo

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marta, tudo bom? Um grande abraço para essa sua terra linda!!! Tenho muita vontade de conhecer – um dia eu vou!! Vou tentar publicar mais conteúdos para você, mas estou tão corrido.. acabei de chegar de uma viagem incrível pela Ásia…. tenho muita coisa para escrever… mas agradeço sua mensagem Abraços!!

      Reply
  12. Marilia Pacheco

    Gostei muito do seu post Robson! Estou querendo passar o dia no Porto como você e inclusive me incentivou com lugares lindos… Preciso saber se eu pegar o trem de Lisboa às 8h00 e retornar no trem das 20h00 se consigo fazer mais ou menos o que você fez, sendo que não tenho a sua idade…risos… Parabéns pelo seu blog! E fico no aguardo da sua resposta.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marilia, tudo bom? Fico feliz que chegou aqui no blog e gostou do que encontrou

      Ahhh você consegue sim…. vai dar pra ter um gostinho bem legal do que tem na cidade!! Não deixe de ir na Lello e Irmão, aquela livraria é um sonho #saudades

      Desculpe a demora para responder, estava em viagem pelo Sudeste Asiático…. mas muuuuito obrigado por sua mensagem

      Reply
  13. Sonia

    Olá Robson!!! ameiii seu roteiro e todas a dicas, também estou fazendo minha primeira viagem internacional e escolhi portugal…….vou ficar de 5 a 7 dias….. vou sozinha, este hostel que indicou é bacana, que sugere o tipo de acomodação, é seguro? Um abraço!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sonia, tudo bom? Que bommm que blog te ajudou, fico muito feliz em saber!! Então, se você vai sozinha, pode ser bem legal ficar em um hostel, assim pode conhecer mais gente e tal… Os hostels na Europa são ótimos – se você pesquisar um pouco não vai ter erro. Normalmente os hostels por lá são seguros sim, eu sempre fiquei em hostels na Europa e nunca tive problemas.

      Qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Reply
  14. Denise

    OI Robson, Seu blog esta MUITOOO bom, vou para Portugal em julho e vou ficar 2 semanas…. me ajudou muito a montar o meu roteiro… vou segui muitas das suas dicas. Parabéns!!! Abraços.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Denise, muuuuuito obrigado por sua mensagem!! Desejo que faça uma ótimaaaaa viagem!!! Depois volta aqui pra me contar como foi

      Reply
  15. Renata

    Oi Robson, adorei as dicas!! Estou indo final de Setembro estava frustrada pq nao iria para o Porto, pq nenhum blog que eu tinha visto ate entao falava dessa possibilidade de um bate-volta la! Vc me animou total! Me diz por favor, ja que nao encontrei, a que horas voce voltou de Porto. Outra coisa, voce foi em que epoca, que tinha esse sol todo! Pelo que li, final de Setembro o clima ja estara mais ameno, preferia ir no frio, mas o nao consegui. Vou continuar lendo suas dicas, qq coisa te pergunto mais, tenho certeza que sua ajuda fara toda diferenca. Desde ja agradeco.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rê, tudo bom?? Você vai amar Porto!!! A viagem é bata-volta dá uma cansada, mas é viável sim!! Eu voltei no fim do dia, lá por 18h00 mais ou menos..

      Eu fui em Abril.. dei muita sorte em Portugal, só peguei dias de sol por lá Espero que faça uma ótima viagem!! Qualquer coisa é só dar um grito aqui

      Reply
  16. Patricia

    Oi,Robson .Adorei seu blog,vou com minha família em julho para Portugal e ficaremos em Porto 2 dias .Você tem algum outro restaurante para nos indicar no Porto? E em Lisboa indica algum restaurante com bom custo/benefício? Adoramos sua Fotos
    Patricia Péres

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Patricia, tudo bom? Então, meu tempo em Porto foi curto… eu recomendo muito esse que eu provei o camarão e também o restaurante ao lado da Livraria Lello e Irmão – que também não pode faltar no seu roteiro.

      Em Lisboa eu comi nesse restaurante aqui: https://www.umviajante.com.br/portugal/119-restaurante-bom-e-barato-em-lisboa

      É SUPER simples, mas eu gostei. Era barato e tinha uma comida boa – também era bem perto do meu hostel, o que foi melhor ainda

      Qualquer dúvida é só dar um grito!! Ahhh, muito obrigado pela mensagem.. adoro quando elogiam as fotos!! hehe

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dari, tudo bom? Então, os roteiros são a pé sim… mas um deles é na região central de Lisboa – onde tem a Praça do Comércio, e o outro é no bairro de Belém… para ir de um ao outro você precisa de transporte público sim – tem um bondinho que vai de um para o outro, bem fácil.. ele saí da praça do comércio mesmo

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito

      Reply
  17. Deivid

    Oi Robson! Gostei muito do seu blog, irei para Portugal em novembro e achei muito interessante suas dicas, seu roteiro é mais ou menos como faço quando viajo, procuro conhecer os pontos turísticos de meu interesse, mas também me permito caminhar meio sem rumo, me misturar à população, respirar os ares da cidade como se fosse um morador e geralmente nessas caminhadas sem rumo acabo encontrando lugares bem interessantes e que geralmente não estão em nenhum roteiro milimetricamente planejado. Parabéns pelo blog, com certeza vou levar suas dicas na minha viagem. Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Deivid, muito obrigado por sua mensagem… fico muito feliz em saber que o blog está te ajudando…. Qualquer dúvida é só dar um grito!!

      Grande abraço!!!

      Reply
  18. SELMA

    Parabéns , perfeito! Estarei indo em setembro e quero fazer este bate-volta, mas não sabia se dava tempo e se valeria a pena . Com certeza agora com todas estas informações vamos conhecer Porto. Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa… que bom saber o blog ajudou Selma! Aproveite muito sua viagem e depois volta aqui para dizer como foi

      Reply
  19. Juliana Figueiredo

    Robson gostei muito do seu blog. Estamos hoje em Lisboa indo para Porto. Usamos muito das suas dicas. Como estamos viajando com uma criança de 3 anos. Não dá para seguir o ritmo e visitarmos tudo. Mas boa parte sim. Espero tbem conseguir ir ao restaurante Avó Maria, amoooo camaroes. Abraços Juliana

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opa… que legal Ju!!! Espero que consiga, o camarão é realmente uma delícia – pelo menos estava quando eu fui… Sou louco pra voltar pra Portugal!! Lugares tão lindos, que saudade!!

      Aproveite a viagem e depois volta aqui pra me contar como foi

      Reply
    1. Robson Franzói

      Que bom que gostou Rosa!! Espero que tenha aproveitado a viagem… Depois volta aqui pra me contar como foi…

      Beijooo!!

      Reply
  20. Raudecy Gentil

    Olá, Robson!!
    Primeiramente, parabéns pelo post muito bem elaborado e didaticamento apresentado!!!
    Ontem, 10 de abril de 2016, minha mãe, eu e um amigo compramos nossas passagens aéreas para uma aventura de 13 dias por Portugal que se inicia em 05 de fevereiro do próximo ano. Eu já estive em Lisboa 3 vezes, ou deveria dizer “passei”, pois foram, no máximo, 12 horas de permanência por conta de uma voo de conexão de volta ao Brasil, mas sempre com aquela sensação de que um dia teria Lisboa e Portugal como destinos de início de fim de um período de férias, eis que chegou o grande momento!!!! Curti bastante suas dicas sobre roteiros para Lisboa, Porto e Sintra. Agora lhe pergunto, com base em sua experiência nestas cidades, 2 dias seriam suficientes para uma visita em um ritmo não muito acelerado à cidade do Porto??(rsrsrsrs!!!) Minha mãe tem 69 anos, goza de boa saúde, mas sei que ladeiras e longas distâncias nem sempre resultam em passeios agradáveis para pessoas idosas… Em março passado, estivemos em Nova York e Washington DC e fizemos roteiros básicos sempre respeitando o ritmo de minha mãezinha, o que infelizmente não a livrava de algumas dores e cansaços articulares- estávamos confortavelmente calçados (tênis). O que você me diria do tempo necessário para visitarmos Sintra, levando-se em consideração os mesmos aspectos com relação ao Porto?? Aguardamos, ansiosamente, por um punhado de dicas!!! Sucesso em seu blog e desejamos muitas outras viagens a você!!!! Forte abraço!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Raudecy, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… que legal que chegou aqui e curtiu o conteúdo do blog.. fico muito feliz em saber…

      Olha, eu acho que 2 dias na cidade do Porto é bem bacana, dá pra fazer tudo com mais calma. Sinta até rola de fazer em um dia… mas a cidade é linda… e tem Azenhas do Mar, que fica perto. Então talvez valesse a pena colocar 2 dias ali para vocês visitarem Azenhas também… com certeza vão se apaixonar….

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  21. Elaine Moreira

    Parabéns pelo ótimo post! Estive em Porto ontem e segui seu roteiro, quero dizer quase tudinho se não fosse um detalhe: não estão mais aceitando o passe andante no funicular. Opção pagar 2,5 euros ou subir as ladeiras rsrsrs. Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Elaine, tudo bom? Que bom saber que deu tudo certo na sua viagem. Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Fico feliz que voltou aqui no blog para compartilhar essa nova informação, é sempre bom saber das atualizações

      Espero que continue acompanhando o blog! Agora estou de volta!! Se precisar é só dar um grito

      Reply
  22. Glauce

    olá
    estarei no porto com mais 3 primas agora em novembro e foi de grande valia todas as dicas aqui citadas

    muito obrigada
    parabéns pelas lindas fotos .

    Reply
  23. Fernanda

    Robson, tudo bem? Gostei do seu blog, bem fácil de entender!!
    Vou para Portugal em Dezembro com minha filha de três anos e quero fazer um tour de barco pelo Douro, como é? Você diz no blog que não fez, mas deve ter informações ou dicas de como fazer?
    O que recomenda?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bem e você? Puxa, pior que vou ficar te devendo essa dica…. não pesquisei nada a respeito… quem sabe na minha próxima viagem. Se fizer o passeio, depois volta aqui pra me contar com foi

      Reply
  24. Ana Albuquerque

    Amei o seu roteiro. Estou preparando o meu. Vou em setembro/2018 e poderei ficar 1 dia e meio em Porto. Os outros eu separei para ir à Guimarães, Braga, Coimbra e Aveiro. Pensei em separar a metade de um dia para andar pela Ribeira e o outro dia para os demais que vc sugere aqui. Grata pelas ótimas dicas.

    Reply
  25. Ana

    Olá Robson, já fui diversas vezes na cidade do Porto, eu sou daquelas que gosta de viajar devagar e o Porto para um bate volta é bem puxado, muitas atrações para muito pouco tempo. Já encontrei, conversei, almocei, tomei um chopinho com vários brasileiros que encontrei no Porto durante as minhas várias estadias na cidade. Inclusive lembro-me de uma ocasião que estava para fazer a minha visita guiada a Casa de Música local moderno e incrível do Porto quando encontrei com um carioca também esperando, ele ainda ia comprar o ingresso, e era apenas um bate e volta, aconselhei a ele ir para a Ribeira caso ele não fosse um aficcionado por música, pois essa visita guiada é para as pessoas que tem tempo para degustar cada pedacinho da cidade, ele agradeceu e foi correndo. Creio que não era época das castanhas quando vc foi, mas uma coisinha gostosa de se fazer no Porto quando estiver explorando a Rua Sta Catarina que é onde fica o Café Magestic é comprar um cone de castanhas assadas pelos vários ambulantes que ficam no local. Amo o Porto e em maio estarei lá novamente procurando algum lugar que eu ainda não conheça.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Que delícia Dani!! Deve ter aproveitado muito!!!

      Depois, quando puder, passa aqui pra me contar como foi a viagem

      Beijooo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *