Dicas práticas para você se virar em Praga, na República Tcheca

Atualmente a República Tcheca ganhou destaque no circuito turístico da Europa. Praga, a capital, caiu no gosto dos viajantes e tem atraído milhares de pessoas. Por um lado isso acaba tirando um pouco o chame da cidade. Acredito que alguns anos atrás, quando ainda não era tão famosa, a cidade tinha uma beleza especial.

Praga - República Tcheca

Mas não é por isso que vou dizer para você não ir para lá. Por mais que eu não ache que Praga é uma “Paris melhorada” como alguns afirmam, eu achei a cidade muito rica em história e muito bem conservada. Lotada, sim! Muito!! E olha que eu não visitei Praga em alta temporada, mas faz parte… a cidade ficou popular e sempre está cheia de turistas.

Eu cheguei em Praga saindo de Salzburg, na Áustria. Veja aqui como foi a minha longa jornada, cheia de perrengues. O hostel que eu fiquei na cidade foi o Mosaic House, que eu considero um dos melhores hostels do mundo. Você pode ver outras opções de hospedagem em Praga neste link.

Praga - República Tcheca

Quando programei essa viagem eu fiquei com várias dúvidas sobre o país e tive que pesquisar bastante. Vou então listar alguns dicas práticas que vão te ajudar a se virar por lá. 😉

Preciso de visto para entrar na República Tcheca?

Não! Brasileiros não necessitam de visto para visitar o país. O procedimento é básico como para os países que fazem parte da União Europeia. Veja aqui dicas para você não passar sufoco na imigração da Europa.

Como é o clima em Praga?

A República Tcheca tem um verão não muito quente, então não se preocupe com altas temperaturas. Já o inverno é bem mais rigoroso, pode se preparar para enfrentar muito frio e muita neve.

A temperatura entre julho e agosto varia de 18°C a 24°C, sendo os meses mais tranquilos nesse quesito. Maio e setembro são um pouco mais gelados, variando de 8°C a 18°C. Agora, se sua viagem for em dezembro ou janeiro, se prepare, mínimas de -5°C e máximas de 3°C é o que te espera por lá.

Qual idioma vou falar em Praga?

Se você for muito gênio pode se comunicar em Tcheco –  confesso que não conheço ninguém que tem essa proeza. Mas fique tranquilo, com um pouco de inglês você já consegue se virar por lá. A cidade é muito turística atualmente, então eles já estão acostumados. Se você fala Alemão pode conseguir alguma coisa também, além, é claro, da boa e velha mímica. 😛

Qual moeda é usada na República Tcheca?

A Coroa Tcheca! Mas não se preocupe em comprar essa moeda no Brasil. Lá você vai encontrar muitas casas de câmbio. Eu vi que alguns lugares eventualmente aceitavam Euro, mas é melhor ter umas coroas com você.

Como me locomover em Praga?

Andando! Isso mesmo… bater perna é a melhor maneira de conhecer a cidade. As atrações ficam relativamente próximas uma das outras. Para visitar o Distrito do Castelo você pode até optar por pegar um bus, mas se quiser subir andando – como eu fiz,  não é nada impossível.

De qualquer forma vale destacar que a cidade possui 3 linhas de metrô, além de linhas de tram e ônibus. Todos os serviços são interligados e podem ser acessados com o mesmo bilhete – com excessão do bilhete simples, chamado de No-transfer, que vale apenas para viagens curtas e sem troca de veículo.

Compras

A rua mais popular para compras na cidade é a Václavské Námesti – com várias lojas de grife e também galerias. Souvenirs você encontra em várias partes da cidade, mas os mais em conta estão na região próximas ao Distrito do Castelo ou em uma feira não muito longe da praça principal. Fazendo Walking Tour, grátis, você consegue pegar várias dicas nesse sentido.

* * * *

Bom, esse foi uma pequeno guia de Praga que pode te ajudar em um primeira viagem à República Tcheca. Se tiver mais dúvidas fique a vontade para deixar um recado aqui nos comentários 😉

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

27 Comentários

  1. Jade

    Oi Robson, tudo bem?
    Bom, pretendo ir pra Rep.tcheca em Julho desse ano, e estou com muitas dúvidas, até porque é a minha primeira viagem ao exterior!
    O que têm me deixado intrigado é a questão da moeda! O que acha melhor fazer?
    Trocar euro aqui e depois coroa lá? Perdendo dinheiro 2 vezes né rs.. mas de qualquer forma, me auxilie como puder 🙂

    Obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jade.. tudo bom e você? Então, eu levei em Euro e troquei por lá mesmo. Não sei se vale a pena trocar por aqui – na verdade até acho difícil você conseguir. Mas assim, eu não me preocupei muito com isso pois fiquei pouco tempo por lá… então não precisei de muito dinheiro e aí não perdi quase nada fazendo essa segunda conversão. Se você ficar pouco tempo por lá não tem com o que se preocupar, pode levar em Euro mesmo.

      Na época eu levei no VTM, então eu sacava direto nos caixas eletrônicos… então nem pagava uma conversão, apenas a tarifa normal de saque… Fiz apenas um saque e foi suficiente. Porém hoje o valor do VTM não está compensando muito. Difícil decidir como levar….

      Responder
  2. Fernando

    Oi Robson, tudo bem? Devo visitar Praga no final de agosto com minha mulher. Vamos chegar de Salzburg de carro e devemos ficar no setor Prague 6 e deixar o carro na garagem e sair de transp.público. É vantajoso comprar passes? Qual VC acha melhor: Prague City Pass ou Prague Welcome Card? (Considerando transporte público, visitas a museus monumentos etc por 3 dias). Obrigado, Fernando.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fernando, tudo bom?? Que legal que vai fazer essa viagem de carro, deve ser bem bacana!! Então, eu não achei vantajoso comprar passes… pelo menos não para o que eu ia visitar…. Não sei quais atrações você pensa em ir, mas o melhor é ver quanto custa o ticket de cada uma que você vai, somar e comparar com o valor do passe…

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida é só dar um grito…. Abraçoo!!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Opaaa.. que maneiro Aloizio!! Que legal saber disso muuuuito obrigado por lembrar de mim e voltar aqui para compartilhar isso!!! Fico muito feliz, de verdade!!

      Te desejo uma ótima viagem!!! Aproveite muuuuito!! Grande abraço!!

      Responder
  3. Eduardo

    Estou planejando minha trip a R. Tcheca em abril do ano que vem. Será que vou pegar muito frio? Quero ver a cidade de Pilsen e alguma do litoral. Talvez, um trem até Viena… A melhor moeda a levar é Euro ou Dólar? Um abração e parabéns pela matéria. Ajuda muita gente!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edu, tudo bom? Cara, você vai curtir muito essa viagem!! Então… olha, eu fui pra lá no final de abril e peguei um friozinho susse… nada muito forte. Mas também não dá pra saber… agora acabei de chegar da Europa e peguei neve (bem leve) em Londres, também no final de abril… O clima está meio louco… Mas tenho certeza que você vai curtir!!

      Sobre a moeda, eu levei Euro… mas visitei outros países e aí troquei por Coroas lá em Praga. Se sua viagem for só para lá, vale a pena fazer uns cálculos…. não sei se vai fazer muita diferença entre uma ou outra.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
      1. Eduardo

        Perfeitamente Robson! Ajudou demais! Estou pretendendo ficar apenas pela R. Tcheca, mas talvez uma esticada até Viena e/ou Bratislava. Terei entre 15 e 20 dias. Quero dedicar uns 6 para Praga, conhecendo bastantes coisas por lá a pé, e o restante dos dias me locomover para algumas cidades. Será minha primeira viagem à Europa e tenho certeza que escolhi bem o destino. Mesmo que pegue um frio moderado, pra mim será demais! Agora o esquema é cacifar uma passagem aérea barata, pagá-la até a viagem e guardar a grana do mês + 13º hehehe Um grande abraço, meu querido!

        Responder
  4. Beatriz

    Eu ficarei 3 dias inteiros em Praga em dormirei um dia em Cesky Krumlov, totalizando 4 dias na republica Tcheca.

    Gostaria de saber quanto em euros devo trocar em coras tchecas para estes 4 dias ao chegar la, se muitos lugares aceitam euros no lugar das coroas tchecas, e se voce (ou alguem ) sabe informar o melhor lugar (nome / endereco/ site) que vende pelo melhor preco estas coroas? E Vale a pena comprar o ticket para 3 dias de onibus/ trem em Praga? Serve tambem para o funicular, correto? Ficarei no PRAGUE 1 HOSTEL a 200 metros da Praca Venceslau.
    Dicas de lugares para comer eu agradeco, desde que nao sejam caros , nao seja porco (odeio porco!) pois estarei sozinha e consequentemente nao terei com quem dividir a conta do restaurante que possivelmente nao devera ter pratos individuais…….Se souber, quero tambem opcoes proximas a preco de Mc Donalds se possivel… Restaurante devo ir apenas uma vez para ver como é que é….. Se por acaso alguem estiver la entre os dias 11 ao dia 14 de Setembro em Praga, me avisem!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Bia, tudo bom? Então, eu levei o equivalente a 50 euros por dia e foi suficiente. Não conheço muitas opções em Praga, mas visitei um restaurante muito bom e com preço justo. Praga não é uma cidade cara. Já tem um post sobre esse restaurante aqui no blog, dá uma olhada.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  5. Naira Barboza

    Ooi, adorei suas dicas, vou enfrenta o inverno, perto do natal..queria saber quantas coroas tchecas você recomenda por dia? sei que praga é barata comparada com outras cidades da europa, mas não tenho noção de quanto levar, vou ficar 5 dias, e num grupo de 5 pessoas.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Naira, tudo bom? Então, eu levei o equivalente a 50 euros por dia + hospedagem. Cheguei lá com os euros mesmo e aí troquei nas casas de câmbio. Foi o suficiente…. tranquilo.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  6. dani barcellos

    Olá, gostaria de saber quanto de dinheiro em real para trocar eu devo levar pra passar uns 10 dias, fora a passagem e hospedagem claro, digo pra comer , passear essas coisas… obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Então, você está pensando em levar reais.. isso? Na verdade é melhor trocar aqui mesmo no Brasil.. acredito que vai ser difícil conseguir torcar reias por lá.

      Um valor tranquilo para se virar por lá, com passeios, alimentação e tal é 50 euros por dia. Tudo vai depender do seu estilo de viajante.. tem gente que gasta menos que isso, ainda mais no leste europeu, que é mais em conta….

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  7. Paula

    Olá Robson!

    Muito obrigada pelas informações passadas no post!!

    Estou indo com meu namorado para Praga em Abril, porém como chegaremos em Praga vindo de Amsterdã, acredito que não teremos que passar pela imigração, certo?

    Você sabe dizer se, quando você vai visitar mais de um país na mesma viagem (como no meu caso, visitaremos 6 países), só passaremos pela imigração do primeiro país do Tratado de Schengen e neste país teremos que apresentar o valor comprobatório para todos os países? Desculpe, não sei se minha pergunta ficou clara, espero que entenda.

    Obrigada,

    Paula

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Paula, tudo bom? Então, não vai precisar passar pela imigração de novo não… você só passar mais uma vez se você sair dos países que fazem parte do Tratado, como a Inglaterra.

      Então se você for passar por Londres no meio da viagem, aí tem imigração novamente. Aí eles podem pedir alguma coisa, mas nos países do tratado não… aí não precisa 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  8. Fernanda

    Olá! Tudo bem Robson?
    Adorei o post! Estou planejando uma viagem com meu namorado para a Europa e estamos em dúvida entre Bruxelas e Praga. Entretanto, temos apenas 2 dias para a cidade. Você acha que conseguimos conhecer bem Praga?

    Obrigada!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom? Então, dois dias dá pra ver o principal de Praga sim… rapidinho, mas dá. Já dois dias em Bruxelas dá pra aproveitar bem, pois a cidade não é tão grande.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  9. Kelly Monteiro

    Oi Robson, tudo bem?
    Estou planejando ir a praga em junho deste ano. Você sabe se é possível fazer um “bate-volta” para Viena?
    Obrigada pelas dicas no blog!!
    Kelly

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Kelly, tudo bom e você? Puxa, eu acho que bate-volta nesse caso seria complicado. Eu até encontrei alguns trens que vão direto, de Praga pra Viena, mas a viagem dura 4 horas. Acho que fica muito puxado… pois ida e volta são 8 horas. Pelo menos 1 noite você precisaria dormir em Viena, ou mais, se tiver tempo 😉

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  10. Jennifer

    Oi Robson quero viajar a tcheca e no mês de janeiro com meus filhos eu no tenho reserva de hotel por que tenho família na checa preciso de ter hotel e quanto em dinheiro debo de levar
    Adore seu blog!!
    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jennifer, tudo bom? Normalmente na imigração eles perguntam onde você vai ficar. Se você tiver um hotel reservado, vai facilitar o processo. Caso queira dizer que vai ficar na casa da família, você precisa ter uma carta convite deles.

      Sobre o dinheiro… tudo vai depender muito do estilo de viagem que você vai fazer. Eu sempre calculo uma média de 50/60 euros por dia pra mim (ou, nesse caso, equivalente em Coroas Checas). Sempre foi suficiente… mas vai depender muito do que você vai fazer. Exemplo: se for fazer refeições em casa, pode ser que gaste menos.

      Bom, espero ter ajudado. Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *