fbpx

Roteiro pelo Ceará, Piauí e Maranhão: a Rota das Emoções

Sonhando em viajar pelo nordeste brasileiro? Que tal se aventurar pela linda Rota das Emoções e conhecer, em uma única viagem, os estados do Ceará, Piauí e Maranhão?

Quem vem acompanhando minhas viagens já sabe que estou visitando, pela primeira vez, vários destinos brasileiros. Estou descobrindo regiões lindíssimas, provando novos sabores e me apaixonando cada vez mais pela nossa terrinha.

E a experiência não foi diferente na viagem que fiz ao nordeste brasileiro, onde percorri e vi de perto as belezas de um roteiro que não poderia ter um nome melhor: Rota das Emoções.

Rota das Emoções: Roteiro de viagem pelo nordeste brasileiro

Se você quiser acompanhar minhas viagens em tempo real e saber por onde tenho andado, aproveita para me seguir no Instagram! Sempre tá rolando fotos e stories com dicas para você: instagram.com/blogumviajante

Agora, ao longo desse e dos próximos posts, eu vou comentar sobre vários assuntos relacionamos a Rota das Emoções – não só para te inspirar, mas para te ajudar a realizar essa viagem que cruza uma das regiões mais lindas do Brasil.

Conheça a Rota das Emoções, um roteiro pelo nordeste brasileiro

Andes de falar sobre o roteiro em si, é legal você saber que a Rota das Emoções foi criada para fomentar o turismo nos estados do Ceará, Piauí e Maranhãoe se visitar um deles já é incrível, imagina ver um pouquinho de cada em uma única viagem!?

Rota das Emoções: Roteiro de viagem pelo nordeste brasileiro

Essa é a proposta da Rota das Emoções, que engloba 14 municípios e áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará; o Delta do Parnaíba, que se estende entre o estado do Piauí e do Maranhão; e também, para fechar a viagem com chave de ouro, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O roteiro é uma mistura incrível de cenários, culturas e belezas naturais que certamente farão você se apaixonar a cada nova descoberta. Eu fiquei surpreso com o que vi nessa viagem e estou ansioso para compartilhar cada detalhe com você.

Rota das Emoções: o roteiro pelo Ceará, Piauí e Maranhão

É legal saber logo de início que você é livre para organizar o seu roteiro e decidir por onde prefere começar a viagem. Obviamente, para evitar deslocamentos desnecessários, é interessante definir o ponto de partida entre o Ceará e o Maranhão, já que o Piauí está no meio da rota.

O meu roteiro iniciou no Ceará, onde tive o prazer de ver de perto as belezas de Jericoacoara, e finalizou, como eu comentei, nos incríveis Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Lençóis Maranhenses - Rota das Emoções - Maranhão

Eu achei essa sequência perfeita! Você começa a viagem explorando uma das regiões mais lindas do estado do Ceará, que é o Parque Nacional de Jericoacoara, depois segue viagem pelo litoral do Piauí, chegando no Delta do Parnaíba, que é o único delta em mar aberto das Américas, e fecha a viagem no lugar que é, pelo menos pra mim, um dos mais lindos do mundo: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Como escolher o ponto de partida?

Terminar a viagem nos Lençóis Maranhenses é realmente muito especial, já que é legal deixar um dos pontos mais fortes da viagem para o final. Mas imagino que fazer o roteiro no sentido contrário não seja ruim, já que você vai terminar a viagem em Jericoacoara – que não é nada mal, né!?

Pôr do Sol em Jericoacoara - Ceará
Pôr do Sol em Jericoacoara

Pois bem, minha sugestão então é ver o que fica melhor para o seu bolso! 

Iniciando o roteiro no Ceará

Se essa for a sua opção, você pode chegar diretamente no novo aeroporto de Jericoacoara. Hoje apenas a Gol e a Azul fazem rotas até lá – em dias específicos você vai encontrar voos diretos de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife; já partindo de outros lugares restam apenas voos com escala.

Chegar direto em Jeri é certamente uma mão na roda para o seu roteiro, já que o aeroporto de Fortaleza está a mais de 300km de distância – que eu considero uma opção válida somente se você tiver tempo para desfrutar das praias pelo caminho, caso contrário eu acho que compensa gastar um pouco a mais para chegar direto em Jeri.

Iniciando o roteiro no Maranhão

Sua outra opção é começar o roteiro pelos Lençóis Maranhenses, chegando direto no aeroporto de São Luísque recebe vôos de diversas partes do Brasil.

Vale lembrar que você precisa comprar sua passagem chegando em uma cidade e voltando por outra – é inviável fazer a Rota das Emoções começando e terminando na mesma cidade.

Quantos dias são necessários para fazer o roteiro da Rota das Emoções no nordeste brasileiro?

Como eu comentei, esse é um roteiro que pode ser totalmente adequado ao seu interesse. Você pode decidir quais lugares quer visitar, quando tempo ficar em cada um e quais, porque não, deixar de lado.

Rota das Emoções: Roteiro de viagem pelo nordeste brasileiro

O meu roteiro pela Rota das Emoções foi de 6 dias, o que tornou a viagem super corrida! Se eu posso te dar uma dica é para não fazer a rota em um tempo tão curto, pois você não vai conseguir curtir a viagem pra valer.

O mínimo de tempo que eu recomendo para esse roteiro são 10 dias! Mas o ideal mesmo seriam 15 dias, deixando pelo menos 5 dias para cada estadoassim você aproveita os lugares com prazer e sem correria. Não dá pra esquecer que estamos falando em 3 estados, então é muito chão pra você percorrer.

Eu ainda vou fazer um post detalhado sobre quantos dias são necessários para fazer a rota e quanto tempo ficar em cada lugar, mas pra esse post não ficar gigante, já anota essas dicas iniciais e vamos seguir por partes.

Roteiro resumido da Rota das Emoções: as principais atrações!

Agora que você já tem uma ideia melhor de como começar a organizar o seu roteiro pelo nordeste, eu vou dar uma pincelada nas principais atrações que você pode incluir no seu planejamento – com base no roteiro da minha viagem.

Como você vai ver, existe muita coisa para fazer e conhecer na Rota das Emoções, então não se assuste, é uma viagem realmente emocionante. Bora lá!

Começando a Rota das Emoções pelo Ceará

Jericoacoara

Jeri é um destino super conhecido no nordeste e é, como eu comentei, uma ótima opção para você começar seu roteiro pela Rota das Emoções.

Dentre os principais atrativos de Jeri, o que você não pode deixar de fazer é o Passeio de Buggy para as lagoas, visitar a Pedra Furada e curtir o Pôr do Sol nas Dunas ou na praia perto da vila de Jeri, onde os pescadores estão terminando seu dia de trabalho.

Pôr do Sol em Jericoacoara

Não dá pra deixar de curtir a noite no centrinho animado de Jeri e comer em um dos ótimos restantes da região – o abacaxi com camarão do Restaurante Dona Amélia é simplesmente divino.

Praia do Preá: pertinho de Jeri você também pode visitar essa praia e até, porque não, se aventurar em uma aula de Kitesurf. Essa praia é conhecida pelos ventos super favoráveis para a pratica do esporte – mas se você for como eu e não levar jeito pra isso, é legal de ir lá pra curtir o visual e ver a galera voando alto.

 Camocim

Minha próxima para do roteiro foi o município de Camocim, onde visitei a Praia do Maceió. Com mais tempo você também pode visitar a Praia da Tatajuba, as Dunas de Camocim e a Ilha do Amor.

 Chaval

Minha despedida do Ceará foi na cidade de Chaval, quase na divisa com o Piauí. Cheguei a conhecer a gruta que fica no alto de um mirante, bem no centro da cidade – a vista de lá é linda! Acabei dando azar, me machuquei e não pude fazer a Trilha da Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras taí um motivo para voltar.

Rota das Emoções: chegando no Piauí

 Cajueiro da Praia

Cajueiro da Praia foi a minha porta de entrar no estado do Piauí. É nessa cidade que fica, pelo que foi informado, o maior cajueiro do mundo! Eu apenas passei pela região, mas se você tiver tempo poderá curtir um pouco mais – é importante lembrar que a estrutura do lugar é bem simples.

 Barra Grande

Foi uma das praias que mais gostei na minha visita ao estado do Piauí. A Praia de Barra Grande está se tornando o novo point dos kitesurfistas e recebe gente do mundo inteiro. A vibe da vila, que tem uma mescla de povoado rústico e charmoso ao mesmo tempo, é o que torna ela diferente dos demais lugares do roteiro.

Barra Grande - Piauí - Rota das Emoções

Eu voltaria facilmente para passar vários dias curtindo a praia e a boa comida da região. O chef da Pousada BGK  faz pratos ótimos e é um lugar que super recomendo para a sua estadia! É importante garantir a sua reserva com antecedência, já que o hotel pode lotar durante alguns períodos do ano – faça aqui sua reserva.

Pra fechar as recomendações em Barra Grande, não deixe de conhecer o Restaurante Manga Rosa, é uma ótima pedida!

 Luís Correa

Seguindo viagem pelo Piauí, continuei explorando o litoral do estado. Cheguei então na Praia do Macapá, uma das mais famosas da região. Com tempo também vale visitar a Praia do Coqueiro e a Praia de Atalaia.

Rota das Emoções: Roteiro de viagem pelo nordeste brasileiro

Apesar de simples, eu gostei muito do litoral do Piauí. Sem aquele aglomero de pessoas, com água limpa, quentinha e que você pode curtir numa boa… é tudo que eu desejo quando vou pra um lugar assim.

Ah, em Luís Correa também fica a famosa Árvore Penteada, que vale a pena visitar rapidinho – sem grandes expectativas.

 Delta do Parnaíba

Enfim cheguei em Ilha Grande, a porta de entrada de uma das principais atração do Piauí: o Delta do Parnaíba. Obviamente vou escrever um post contando com detalhes como foi minha experiência por lá, mas já posso adiantar que foi inesquecível – com direito a dunas, ilhas, mangues e um visual de tirar o fôlego.

Dunas no Delta do Parnaíba - Rota das Emoções

Além de um passeio de barco lindo pelo Delta, que iniciou no Porto dos Tatus, tive um almoço maravilhoso no Restaurante Casa de Caboclo, que fica no lado maranhense do Delta, e um final de tarde onde presenciei uma das experiências que jamais vou esquecer: a Revoada dos Guarás.

Revoada dos Guarás - Piauí - Rota das Emoções

Sem dúvida foi um dia que eternizou o Piauí nas lembranças da Rota das Emoções um destino que deixou saudades.

Rota das Emoções: terminando a viagem no Maranhão

 Tutóia

A porta de entrada no estado do Maranhão foi o município de Tutóia, já localizado na região dos Lençóis e também do Delta. De cara já fui impactado por um visual exuberante dos Pequenos Lençóis, que recomendo muito a visita! Além de lindo, já da um gostinho da grande atração que temos pela frente.

Rota das Emoções: Roteiro de viagem pelo nordeste brasileiro

O almoço foi no restaurante da Pousada Baluarte e recomendo muito! Pode ser uma opção legal de hospedagem caso você decida passar uma noite nessa região.

 Barreirinhas

Além de ser a porta de entrada para a grande atração do estado, em Barreirinhas é possível fazer uma Passeio de Barco pelo Rio Preguiça! Fazendo a viagem com tempo você vai conseguir visitar o Farol de Mandacarú e também Vassouras, onde fica o Porto dos Macacos.

 Lençóis Maranhenses

Uma das atrações que dispensa apresentações. Sempre foi um sonho conhecer os Lençóis Maranhenses e ele foi realizado na viagem da Rota das Emoções. Mais especial ainda foi participar de um passeio que ainda é novidade por lá: ver o nascer do sol nos Lençóis.

É claro que você pode esperar por um post com todos os detalhes desse passeio e também das demais opções disponíveis, mas agora, o que eu posso adiantar, é que foi simplesmente um dos lugares mais fantásticos que já estive na vida.

Lençóis Maranhenses - Rota das Emoções - Maranhão

Com dunas a perder de visa e lagoas de água cristalina, é simplesmente uma obra fascinante da natureza – e difícil de descrever. Coloque nos seus planos, pode ter certeza que não vai se arrepender.

 São Luís do Maranhão

E por fim cheguei em São Luís, o ponto final do meu roteiro pelo nordeste na Rota das Emoções. Também tive pouquíssimo tempo na cidade, o que me deixou com vontade de voltar. Quando cheguei lá estava tudo pronto para a famosa Festa de São João, mas foi só pra dar água na boca.

Rota das Emoções: vale a pena?

Posso garantir que sim! Foi uma experiência incrível e inesquecível. Não vou negar que o curto tempo me deixou louco para voltar, o que só comprova que realmente valeu a pena.

Rota das Emoções: Roteiro de viagem pelo nordeste brasileiro

Espero que esse post tenha transmitido um pouco de como foi incrível a minha primeira viagem pelo nordeste brasileiro e como é lindo o roteiro pela Rota das Emoções.

Hospedagens na Rota das Emoções

Para te ajudar no planejamento do seu roteiro, como eu comentei, ainda vou publicar posts detalhando vários pontos da viagem, inclusive as hospedagens. Caso você precise fazer suas reservas agora, minha sugestão é pesquisar no Booking.com.

O Booking, além de ser parceiro do blog, é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo. Sempre que você puder, utilize os links do blog para fazer suas reservas – assim você me ajuda e não vai gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hotéis em:
Jericoacoara
Camocim
Barra Grande
Parnaíba
Barreirinha
 São Luís

Mapa da Rota das Emoções: roteiro no nordeste

Para visualizar o roteiro de uma forma mais clara, você pode ver o Mapa da Rota das Emoções com os principais atrativos:

Mapa da Rota das Emoções - Roteiro
Mapa da Rota das Emoções – Roteiro

 

Principais cidades e atrações marcadas no Google Maps

Eu também organizei um mapa no Google Maps onde você pode ver as principais cidades, as distâncias e rotas disponíveis:

Veja aqui o mapa da Rota das Emoções.

Se tiver qualquer dúvida sobre a Rota das Emoções, fique a vontade para comentar aqui no post. Dicas e sugestões são super aceitas também. Grande abraço, valeu!!

Rota das Emoções Faça sua reserva no Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *