Voo de paraglider em Interlaken

Quando coloquei a Suíça no meu roteiro, especificamente a cidade de Interlaken, eu estava vidrado em alguns esportes radicais. Interlaken, pra quem não sabe, é considerada a Nova Zelândia da Europa em se tratando de esportes radicais. Existem muitas opções de atividades para realizar tanto no inverno quanto no verão. Quando cheguei na cidade estava disposto a encarar meus medos e cair de cara nessa vida mais “radical”.

Paraglider Interlaken, Suíça

Bom, já vou adiantar que nem tudo são flores. A Suíça é sim um lugar incrível e tem paisagens de tirar o fôlego, o que nos faz querer encarar qualquer aventura. Maaaaas tudo tem seu preço e digamos que lá as coisas estão londe de ser uma pechincha. Pensei bastante o que iria fazer, pois a grana não dava para fazer tudo, e acabei optando pelo SkyDiving, que é o salto de paraquedas. Esse é o esporte mais caro que existe por lá, mas também é o mais radical.

Cheguei no hostel decidido a encarar essa aventura e já na recepção marquei o salto para o dia seguinte. O que não estava muito ao meu favor era as condições do tempo. Segundo a previsão eu pegaria chuva em todos dias que ficaria em Interlaken, e com isso minha aventura poderia miar.

Mesmo com frio na barriga, só de ter o papel da reserva nas mãos, eu estava torcendo muito para o tempo colaborar. Mas infelizmente não rolou. No dia seguinte o pessoal do hostel me avisou que os saltos estavam cancelados para os próximos dias e eles devolveriam o meu dinheiro. Tenho que dizer pra vocês que naquele momento eu fiquei bem decepcionado. Claro que ninguém tinha culpa, mas eu esperei tanto por essa oportunidade e agora que estava lá, do outro lado do mundo, não ia dar certo. Enfim, não tinha muito o que fazer…

Maaaaaass eis que no dia que fui para Lauterbrunnen, um vilarejo que fica a alguns minutos de Interlaken, e vejo um pouco de sol raiando entre as nuvens. Parecia que por alguns minutos o tempo ia firmar. Não pensei duas vezes: entrei num trem e me mandei de volta pra Interlaken. Corri no hostel e falei que eu queria fazer qualquer coisa… paraquedas, asa delta, paraglider.. qualquer um, eu só não queria sair de lá sem fazer alguma coisa. Ela sorrio e me disse que em 40 minutos teriam vôos de paraglider!!! o/ o/ o/ Nunca fiquei tão feliz com uma notícia. Fiz na hora a reserva e fiquei esperando a van passar para me pegar. Nessa hora lembrei da cena que vi no dia que cheguei em Interlaken… era final do dia e ví várias pessoas pousando no centro da cidade, o céu estava lindo e rendeu essa foto:

Paragliding Interlaken

O vôo de paraglider custou cerca de 100 francos, quase 1/3 do valor do SkyDiving. Em exatos 40 minutos a van chegou para me buscar. No caminho eles passam algumas instruções bem simples. Tinha dois instrutores, um pra mim e outro para um indiano que também ia voar. Fiquei feliz com o instrutor que me acompanhou, ele era suíço e parecia gostar muito do que estava fazendo.

Chegamos no topo, preparamos o equipamento e estava tudo pronto para decolar. Eu estava com minha GoPro, que comprei especialmente para levar nessa viagem. Tudo preparado… ele então contou: 1.. 2…3.. and RUN!!! Corremos juntos e quando eu fui perceber já estava voando!!

Cara, que sensação incrível!! Não achei que fosse tão bom voar. Os alpes em volta, os lagos azuis… que vista, nossa foi incrível. Como o instrutor falava: Yes my friend, you’re flying like a bird. Sim.. realmente, como um pássaro.

Infelizmente o único momento chato foi que minha câmera parou de filmar no meio voo. O instrutor disse que faria uma manobra e se eu gostasse ele continuaria. Respondi ok e então ele deu um rasante incrível. Na hora meu coração acelerou e falei pra ele continuar, já que eu estava ali tinha que aproveitar. Nisso ele iniciou uma sequência irada de manobras. Quase ficamos de ponta cabeça, giramos pra um lado, pro outro, e pra acabar entramos em parafuso… nossa, foi incrível. Quando pousamos eu estava super tonto e nem sabia pra onde andar. Tive que me controlar para ele não perceber que eu fiquei um pouco enjoado no final, risos.

Infelizmente essa parte mais radical a câmera não registrou e foi o momento que fiquei mais emputecido de toda viagem. Mas depois passou…. afinal, nem tudo que acontece na trip dá pra registrar, então vou ficar com os momentos das manobras apenas na lembrança. E com certeza vão rolar outras oportunidades.

Bom, o que deu pra aproveitar do vídeo você pode conferir agora…

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

22 Comentários

  1. Robson

    [quote name="Rafael Leick"]Essa é uma das coisas na minha bucket list =P
    Legal ler esse relato! =)[/quote]

    Valeuu Rafa, é isso aê.. quando puder faça!!

    Reply
  2. Robson

    [quote name="Mari"]Que legal Rob!!! Acho que valeu mais a pena do que o skydiving, pela paisagem, iraaaaado demais!!! =D[/quote]

    Isso é verdade Mari!! Mas quero muito voar de novo e também saltar de paraquedas… Mas agora só na próxima viagem!!

    Reply
  3. Priscilla

    Muito legal seu post sobre Interlaken. A cidade está em meu roteiro de um mochilão no ano que vem, em abril e maio, mas, infelizmente, essa é a época de transição de estação. Muitos a chamam de “mud season” e o clima é bastante instavel. Mas vou ver se, como você, dou sorte em pegar um dia bacana!

    Reply
  4. Luciana

    Oi Robson eu vou para Interlaken em setembro com uma amiga e quero saltar de Parapente. Você tem um email para que eu possa trocar uma idéia com você? Obrigada.

    Reply
    1. Robson

      Oi Lu… desculpa a demora pra te responder…. meu e-mail é robson (arroba) um viajante . com . br – sem os espaços… Espero dar tempo de te ajudar!

      Reply
  5. Alexandre Mesquita

    Oi, Robson. Tudo certo? Estou montando meu primeiro mochilão e suas dicas são valiosíssimas. Sobre Interlaken: você chegou a fazer o passeio ao Top of Europe? Se sim, comprou o ticket ainda no Brasil ou comprou na Suíça mesmo? Aliás, você usou o Swiss Pass ou comprou passagens individuais?

    Reply
    1. Robson

      Fala Alexandre…. primeiro mochilão é sempre irado hein…

      Fiz o passeio ao Top of Europe sim…. comprei o ticket direto na estação de Interlaken, não precisa comprar antecipado.

      Não usei o Swiss Pass não.. eu tinha um Eurail Select Pass, que tinha a Suíça nos países selecionados…. mas não usei todo o tempo… e para o Top of Europe ele garantia apenas um desconto….

      Para viagens mais curtas e baratas eu comprada passagens individuais e não gastava um dia do passe…

      Grande abraço!

      Reply
  6. Alessa

    Oi Robson, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog. As dicas são muito boas!

    Você saberia me informar se esses tipos de atividades podem ser reservadas com antecedência? Você se lembra da empresa pela qual você fez o salto?
    Obrigada!!!

    Reply
  7. Carin Hoffmann

    Nossa Robson demais o vídeo, fiquei com frio na barriga só de olhar. Em março/15 eu to lá, vamos ver se me dá coragem…rs
    Sou viciada no seu blog!
    Bjos

    Reply
  8. Jessica Schuster

    Oi Robson! Tudo bem?

    Adooooro o teu blog, parabéns! Está me ajudando muito a preparar minhas viagens! Tô fazendo intercâmbio de 6 meses na Espanha e em maio vou fazer meu primeiro mochilão, passando pela Suíça, Inglaterra, Irlanda, França, Bélgica e Holanda. Em junho, farei Alemanha, Republica Tcheca, Itália, Croácia, Grécia e Turquia.
    Quanto a Suíça, minha ideia inicial era ir aos alpes e poder fazer algum esporte na neve, no entanto irei no início de maio… Você sabe me dizer se há pistas abertas (vi pela tua planilha que você também esteve por lá na primavera)? Quero fazer o passeio ao Top of Europe também e queria ouvir tua opinião, e se puder me passar os custos também
    Obrigada, beijos!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jessica, tudo bom? Vai fazer viagens incríveis hein!!?!? Lugares lindos….

      A Suíça é incrível…. então, no Top of Europe tem neve o ano todo. Mas não sei te dizer como é a questão com as estações de esqui.

      O valor ao Top of Europe é meio salgado. Se você tiver um passe, consegue desconto… Não sei de qual cidade você é, mas os cariocas tem uma sorte… o bondinho do pão de açúcar é parceiro do trem que te leva ao Top of Europe.. Então, se você apresentar o ticket do Brasil, vai conseguir um desconto para visitar o Top of Europe. No site deles eu lembro que tem os valores atualizados.

      Espero ter ajudado.. Bjss!!

      Reply
  9. Christine

    Olá Robson! Estou planejando meu primeiro mochilão (sozinha!) pela Europa para o ano que vem… e com certeza farei esse passeio se tiver a oportunidade. Queria saber que equipamento você usou na gopro. Eu comprei uma, e também quero usá-la pra filmar o passeio mas ainda não consegui achar um bastão que eu sentisse confiança. Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Christine, tudo bom? Desculpa a demora para te responder, estava em viagem pelo Sudeste Asiático.. então, eu usei um bastão comum… O rapaz usou um cortão para prender o bastão na minha mãe e também no Paraglider.

      Nessa viagem que fiz pela Ásia eu comprei um bastão novo e super recomendo, achei ele incrível. O modelo é esse aqui: http://shop.gopro.com/mounts/3-way/AFAEM-001.html#/start=1

      Ele é muito legal, pois você pode deixar ele em vários formatos, inclusive transformar ele em um tripé… Acho que é a melhor opção! Bjss!!

      Reply
  10. Katlyn

    Robson, que irado!!!
    Estou indo agora final de Abril início de Maio para a região de Interlaken. Qual empresa você indica para a pratica dos esportes mais radicais??

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Katlyn, tudo bom? Que delíciaaa que está indo pra lá… nossa, saudades de Interlaken… quero voltar! Então, eu peguei o lugar que fiz o vôo com o próprio Hostel. Esse vôo foi com a ParagliderInterlaken. Mas acho que a maioria das empresas por lá são bem seguras… Suíça né, outro padrão rsrsrs

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *