Visitando o Swiss Transport Museum, o Museu dos Transportes Suíço

Dando continuidade nos posts da Suíça, chegou a hora de falar do Swiss Transport Museum, um museu irado que existe em Lucerna. Eu não achei muita informação sobre ele antes da viagem, então deixei pra decidir sobre a visita no dia em que estivesse lá.

Swiss Transport Museum, Lucerne

Como meu dia em Lucerna rendeu, não pensei duas vezes e fui até o museu. O barco que faz o percurso pelo lago da cidade tem uma parada próxima ao museu. Pare entender melhor o meu dia, veja o meu roteiro de 1 dia em Lucerna.

Agora vamos falar do museu! A primeira coisa que você deve saber é que esse não é um passeo muito barato, valor da entrada é CHF 30.00 francos suíços, o que dá uns 80 reais (uma pequena facada no meu peito). Jovens com menos de 16 anos pagam meia e parece que tem opções para grupos maiores.

Enfim, quase desisti de visitá-lo, por conta do preço, mas pensei um pouco: quando é que eu estaria lá de novo? Será que depois não ia me arrepender de não ter entrado? Eu tinha o dinheiro e talvez acabasse gastando com alguma bobeira.. ahhhh, se está na Suíça, esqueça a ideia de converter. Comprei o ticket e comecei a visita, já adiando que valeu a pena! XD

Pense em um lugar com uma estrutura gigantesca e cheia áreas interativas. O museu era quase um parque de diversões e, por conta disso, estava cheio de crianças. Eu fiquei me imaginando em um lugar como aquele quando era criança…. eu teria surtado!! Tudo lá é interativo e grande, o que enche os olhos de qualquer pessoa, e das crianças mais ainda.

O museu é todo organizado por alas: transporte ferroviário, rodoviário, marítimo e aéreo.

Na parte do transporte ferroviário pude ver a evolução dos trens, com exemplares reais de séculos atrás. É possível entrar em vagões, ver trens funcionando e até passar por baixo de um vagão, tudo para ter um olhar bem detalhado e ver como as coisas funcionam.

Swiss Transport Museum, Lucerne

Uma das minhas partes favoritas foram as maquetes! Adoro ver o mundo em miniatura!! Juro que queria ter uma gigante na minha casa, com trenzinhos funcionando e passando por túneis e tudo mais.

Nesse vídeo você pode conferir um pouco da área dos transportes ferroviários.

Saindo dos trens chegou a hora de entrar no mundo dos carros. Outra área de ficar babando!!! Eu fiquei muito impressionado com a estrutura dessa área.

Além dos modelos antigos, o que mais me impressionou foi uma parede de veículos.. algo como uma vitrine…. gi-gan-te!! Nessa estrutura um robô pega os veículos e trazia até perto de você, onde você recebia uma explicação detalhada. Incrível!! Muita tecnologia! E você ainda podia votar em qual veículo queria que o robô pegasse e em qual idioma iria ouvir a explicação.

Swiss Transport Museum, Lucerne

Ainda na nessa área você pode brincar num autorama, ver miniaturas de diversos veículos e até participar de um simulador onde o carro sofre uma batida. Esse simulador eu acabei passando pois era bem pra criança e eu estava sozinho, sim, nem tudo da pra fazer sozinho. Nesse outro vídeo você pode ver mais detalhes dessa área.

Uma coisa bem legal desse museu é que você passa tanto por áreas fechadas como áreas abertas. O lugar é realmente impressionante.

Chegando então no espaço de transportes marítimos, fiquei novamente de boca aberta.Várias coisas legais e interativas por lá.

O principal, que eu percebi, foi o cuidado que eles tem em deixar tudo muito bem explicado para as crianças. Claro que todo mundo aprende muito ali, mas para elas a estrutura é surpreendente. No vídeo abaixo você confere um pouco da área de transportes marítimos.

Cheguei então em uma das minhas áreas favoritas do museu: os transportes aéreos! Caraaaa, simplesmente FODA! Desculpa o palavrão, mas não tem como descrever de outra maneira.

Swiss Transport Museum, Lucerne

Essa parte era muuuuuuuito legal!! Cheia de aviões de diversas épocas e modelos. Outra coisa muito legal era que você podia tocar em quase tudo! Esse não é daqueles museus chatos que não pode pegar em nada. Você pode entrar em nos aviões, testar uns protótipos antigos e participar até de um simulador de vôo que você mesmo controla.

Swiss Transport Museum, Lucerne

Sério, um espetáculo de museu! Pra fecha, mais um vídeo pra você ter um gostinho.

Bom, o museu não acaba aí… ainda tem muuuuuita coisa!! Tem uma área do mundo das comunicações, um planetário e tem um cinema 3D. Para você visitar tudo com calma e ainda participar da sessão de cinema, separe um dia inteiro. Eu não tive tanto tempo assim, mas confesso que por tudo que foi oferecido lá dentro, o valor é justo. Nunca visitei algo com tamanha qualidade nesse tema. Se pensar que menores de 16 pagam meia, é um valor ótimo!

Para mais informações sobre o museu acesse o site oficial. Aproveite e veja meu roteiro de 1 dia em Lucerna. Se for dormir na cidade, encontre aqui as melhores opções de hospedagem em Lucerna. Para demais reservas, faça sua busca no booking!

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

7 Comentários

  1. Caroline

    Olá!Que horas é bom chegar nesse museu?
    Acho que não entendi bem sobre o barco ser de graça, é isso mesmo?Se eu chegar de trem…o passeio “fica por conta?”
    Valeu demais!Seu post ficou incrível!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, eu cheguei nesse museu umas 15h00. O museu é bem grande, tem bastante coisa pra ver… mas consegui ver tudo com calma.

      Então, eu estava utilizando um dia do meu passe de trem, então apresentei o passe para pegar o barco e não paguei nada. Agora, se você tiver comprando um ticket de trem individual, vale a pena tentar… talvez ele também conte para o banco

      Fico feliz que curtiu o post, continue acompanhando o blog

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Eu acho que fiquei umas duas horas lá dentro… daria para ficar mais, pois o museu é gigante…. você pode ficar uma tarde inteira lá dentro…. Ahh e eu fui em abril!!

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito!!

      Reply
  2. Leonardo

    Olá Robson, este passeio de barco, seria o Classic Rigi ? Você acha que vale a pena fazer este passeio em Dezembro, por se inverno ? Este passe de trem seria o Swiss Pass ?

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Leo, tudo certo? Então, o passe que eu usei era o Select Pass, que incluía a Suíça. Com o Swiss Pass o passeio também rola.

      Agora, por ser inverno eu não tenho certeza se o passeio continua funcionando direto. Mas acho que em dezembro rola sim!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  3. Claudia

    Adorei esse post, também visitei o museu ontem, e achei uma super estrutura, tudo muito interativo mesmo, realmente vale a pena a visita, sem contar que vc tem uma sessão de cinema onde vc escolhe o tema que gosta e se encanta com o documentário. Muito bom…

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *