Roteiro de 1 dia em Zurique, Suíça

Mais uma cidade que conheci na Suíça no esquema bate-volta: Zurique. Diferente dos demais lugares que visitei no país, Zurique não lembra um vilarejo em meio aos Alpes e nem uma cidade medieval. Ela é sim a maior cidade da Suíça, o principal centro financeiro do país e uma das cidades mais poderosas do mundo

Zurich/Zurique - Suíça - Roteiro de 1 dia

Mas não se engane, mesmo com todo esse poder e ar “business” que gira em torno da cidade, ela é um pedra preciosa que merece ser descoberta. Neste post vou contar como foi o meu roteiro e tudo que eu descobri por lá.

{module Bloco Google|none}

Antes de tudo vamos apenas esclarecer uma coisa: apesar de ser a maior e mais poderosa cidade do País, Zurique não é a capital da Suíça. Eu quis deixar isso bem claro pois conheci um suíço que me perguntou se eu sabia qual era a capital do país. Ele me disse que essa confusão é muito comum, assim como muitos estrangeiros acham que a capital do Brasil é São Paulo ou o Rio de Janeiro. Enfim, a capital da Suíça é Berna, a cidade que eu estava hospedado e onde eu comecei meu bate-volta para Zurique.

A viagem de trem de Berna até Zurique leva cerca de 1 hora, tempo suficiente para tomar o café da manhã em Berna e ainda chegar cedo em Zurique. Meu único “porém” desde dia é que era 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho. Tudo na cidade estava fechado, mas assim pude aproveitar o dia sem o impulso de querer gastar com alguma coisa.

Meu roteiro na cidade começou saindo da Zurich HB, a estação de trem de Zurich. De frente pra estação começa a Bahnhofstrasse, a rua principal da cidade, que segue até o lago.

Zurique, Suíça

A Bahnhofstrasse é a rua onde estão as lojas mais badaladas da cidade: Burbarry, Prada, Armani, Tiffani e outras desse nível. É uma rua com um público bem focado: o que tem grana. Mas, como eu falei, era feriado e todas as lojas estavam fechadas. Com certeza a tranquilidade que eu encontrei pelas ruas não era algo comum em um dia normal.

Zurique, Suíça

Andei sem pressa, olhando todas as vitrines e estudando a arquitetura da cidade. Zurique se revelou uma cidade muito mais bonita do que eu imaginava.

Um tempo depois cheguei ao Lago Zurich e então segui para a esquerda, onde passei por uma ponte que cruza o rio Limmat, logo antes dele desaguar no lago.

Depois da ponte segui para a direita, pela rua Utogaia. Ela se torna uma rua apenas para pedestres e vai margeando o lago. O sol estava brilhando e muita gente aproveitou o feriado para passear pela cidade. Pude ver que eram na maioria moradores e não turistas. Tudo nesse dia eu fiz sem pressa, curtindo cada momento. Aproveitei para sentar, tirar fotos e observar as pessoas passando.

Zurique, Suíça
Zurique, Suíça

Depois continuei andando… por um longo tempo… sempre margeando o lago. Lá no fim cheguei em um espaço que era como um parque e onde o fim do lago se pedia de vista. Era como se eu estivesse olhando para o mar. Um névoa fina resistia ao brilho do sol e não permitia que eu olhasse para muito longe. Então deitei em um banco e deixar o tempo passar. Como foi bom aqueles minutos que fiquei lá. É sempre nessa hora que penso o quão longe de casa eu estou e também a alegria de estar realizando mais um sonho.

Chinese Garden de Zurich

Passado o momento da reflexão eu ví um lugar murado, todo decorado no estilo chinês. Era o Chinese Garden de Zurich. Eu tinha visto algumas fotos dele na internet e realmente fiquei com vontade de visitar. A entrada no jardim é paga, cerca de 3 francos. No momento eu estava sem nenhuma moeda e a única nota que tinha comigo era de 50 euros. Conversei com o menino que estava cobrando o ticket e ele viu vontade de visitar o jardim. Ele não tinha troco para minha nota, mas pra minha felicidade ele liberou minha entrada sem cobrar nada. Eu disse pra ele que queria apenas fotografar e acho que ele gostou de saber.

Chinese Garden de Zurich

Não tinha mais ninguém visitando o jardim. Era tudo muito bonito e impecável lá dentro. O terreno do jardim era retangular, era possível ver toda a extensão do muro baixo que cercava o jardim. Lá dentro existe um lago com uma pequena ilha. Tudo muito organizado e bonito, parecia que eu tinha me teletransportado para um lugar fora da Suíça.

Chinese Garden, Zurich

Para ver a localização exata do Chinese Garden, clique aqui.

A cidade velha de Zurique

Depois de visitar o jardim, voltei até aquela primeira ponte que passei para cruzar o rio. Dessa vez não cruzei, mas segui em frente até encontrar a Grossmünster, a catedral de Zurique. Acabei pulando a entrada na catedral, vale a pena se for do seu interesse.

Grossmünster, a catedral de Zurique

Olhando para o outro lado do rio é possível ver duas igrejas: uma delas, com a torre azul, é a Fraumünster e a outra é a St. Peter Church. A Fraumünster você não precisa pagar para entrar e pode apreciar belos vitrais no seu interior. Já a St. Peter Church carrega a fama de possuir o maior relógio de igreja da Europa. Por estar na área baixa de Zurique, a torre ganha grande destaque. Você pode entrar se quiser, mas o destaque mesmo fica para a torre com relógio.

 Fraumünster e St. Peter Church, Zurich
St. Peter Church, Zurich

Bom, para que você entenda, essa área, onde estão as duas igrejas, é chamada de cidade velha de Zurique. É nessa área que termina o roteiro desse dia. Vale a pena andar por todas essas ruazinhas da cidade velha. Ande sem rumo, apenas apreciando o lugar.

Fique a atento a rua Augustinergasse, nessa rua ficam as casas mais antigas da cidade.

Cidade velha de Zurique, Suíça
Augustinergasse, Zurich

Bem ao lado dessa área fica a Bahnhofstrasse, a rua principal onde começamos o dia. Chegando nela é só seguir em frente até chegar na estação de trem e terminar o passeio.

Zurique se revelou um cidade encantadora pra mim. Talvez, por conta do feriado, não puder ter a real noção de como é a cidade em um dia comum. Mas o lado bom é que pude ver tudo que queria com bastante calma.

Se sua opção for dormir, encontre aqui as melhores sugestões de hotéis em Zurique. Para ver o mapa que resume o roteiro desse dia, clique aqui.

Não deixe de ver o roteiro de 1 dia em Lucerna, programa imperdível pra quem está passando pela Suíça.

Lembre-se, ao reservar pelo booking você está ajudando o blog! Qualquer dúvida ou recado, deixe um comentário aqui no post.

Melhor Seguro Viagem InternacionalAluguel de Carros: Reserve agora!Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

63 Comments

    1. S. A. Meyenberg

      Caro Robson.
      O rio Limnat nasce no lago de Zurich.
      Eu estava observando os pássaros nadarem no rio Limmat, próximo ao lago e nadavam contra a correnteza em direção ao lago.

      Reply
  1. Thiago Busarello

    Com certeza Zurique fará parte do roteiro de viagem quando eu visitar a Suíça. Tenho muita vontade conhecer os alpes, principalmente agora que estou assistindo os Jogos Olímpicos de Inverno. Obrigado pelas dicas.

    Reply
  2. Priscilla

    Adorei o post e as fotos! Pelas suas fotos, Zurique fica linda na primavera. A cidade será a ultima do meu mochilão em abril. Quer dizer, chegarei nos dias 3 e 4 de maio, vindo de Interlaken. Estou adorando seus posts da região. =)

    Reply
  3. Kátia

    Adorei, meu namorado mora em Lucerna e estou me preparando para conhecer no próximo ano, foi muito útil conhecer mais um ponto de vista, tenho certeza que quero conhecer tudo isso e mais. Parabéns e obrigada pelas dicas.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Graci…. então, não encontrei informação sobre ônibus, já que trem parece ser a melhor forma de fazer a viagem entre as duas cidades. Talvez até exista ônibus que faça esse percurso, mas o trem é deve ser mais prático e rápido. A passagem não é cara…

      Reply
      1. graciele

        Poisé, eu procurei por onibus na net e tbm nao encontrei… a passagem de trem mais em conta é 40,80 e como vou ficar hospedada em Zurique vai ser ida e volta, quase 82 euros, achei bem carinho
        Mas valeu pela força! Abração!

        Reply
  4. Mellina

    Oi Robson!!! Preciso de uma super ajuda tua com uma coisa que tá me quebrando a cabeça, não acho em lugar algum.
    Vou viajar agora em março para Suiça e Austria (16 dias) e quero comprar tanto o Swiss Pass (de 8 dias) quanto o Austria Rail Pass (de 5 dias). A minha dúvida é em relação ao trecho de Zurique com destino a Innsbruck, saindo da Suiça e entrando na Austria: preciso comprar o bilhete de trem separado ou os meus Passes cobrem o valor do trecho?
    Se for preciso comprar o bilhete separado, a ideia é não adquirir o Austria Rail Pass (182 euros), porque sai mais em conta comprar os trechos da austria sozinhos + Zurique – Innsbruck (227 euros tudo), levando em conta que só o trecho Zurique – Innsbruck custa uns 70 euros.
    Já que tu tem mais contato com esse tipo de coisa, pode me ajudar?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mellina, tudo bom? Então.. pelo que eu entendo das regras dos passes, nesse caso, onde você vai ter um passe da Suíça e outro da Áustria, você não vai conseguir cobrir essa viagem – pois cada passe desses é válido para viagens dentro dos países. Existe porém um passe chamado Regional Pass, onde você combina o passe de dois países vizinhos. Pode ser que esse passe seja melhor para você.

      Só garanta que essa viagem não faça o percurso por outro país – como a Alemanha por exemplo. Se você tem um passe que inclui Suíça e Áustria, você não pode pegar um trem que passe por outro país – mesmo que você nem desça nele.

      Espero ter ajudado…

      Reply
  5. Mellina

    Já tinha olhado o regional pass Suiça e Austria, porém o tempo máximo de vigem é só de 10 dias consecutivos, por isso a minha dúvida.
    Mas muuuuuuuuito obrigada pela ajuda, vou comprar os trechos separadamente então!
    Já falei que adoro teu blog? (sim)

    =DDDDDDD

    Reply
  6. JOSÉ ANTONIO DE SOUZA JÚNIOR

    Nesse roteiro você passou o dia todo em Zurique para ver essas atrações ou quanto tempo ficou?
    Quero conhecer Zurique. Iria ficar hospedado 5 noites, mas achei melhor ficar em Lucerna ou Berna e fazer só um bate volta em Zurique.
    Só um dia da pra ver muita coisa? oO é uma cidade como Roma que precisa de pelo menos uns 4 dias?

    Comparando com Lisboa, eu fiz uma conexão lá uma vez e em uma tarde e uma noite deu para ver oceanário, torre de belem, pastel de belem, parque eduardo VI, praça do comercio, parque das nações. Pq era tudo relativamente perto.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande José, tudo bom? Fiz tudo em um dia sim! Montei base em Berna e fiz bate-volta pra Zurich e Lucerna. Dá pra você conhecer a cidade de boa em um dia. Eu gostei bastante de ficar hospedado em Berna… A cidade é linda e pareceu ser a mais em conta das 3. Não precisa de muitos dias não…. 1 dia completo para cada uma já é suficiente – mas pense que a cidade que você vai ficar hospedado é a que vai poder curtir mais, pois tem sempre o finzinho do dia e a noite para passear…

      Se você conseguiu fazer tudo isso em Lisboa pode ficar tranquilo, essas cidades são bem tranquilas e pequenas.. vai se vira super bem!

      Qualquer dúvida dá um grito!!

      Reply
  7. Camila

    Robson, boa tarde. Tudo bom?
    Foi dificil pra você se comunicar lá na Suiça?
    Você pode me explicar qual a moeda e lingua que eles usam?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Camila, tudo bom? Então, não foi difícil não… Com o básico de inglês você se vira por lá… e eles usam o franco suíço, você pode deixar para trocar seus euros por lá mesmo, bem fácil qualquer dúvida dá um grito!

      Reply
  8. Anderson

    Realmente zurich é encantador já fui duas vezes la e agora no próximo mês vou de novo. Gostei muito de la vale a pena conhecer.
    meu whats **** posso mandar algumas fotos de lar quando eu estiver la.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Anderson, tudo bom?? Que delícia voltar tantas vezes!!! Eu apaguei o seu whats do comentário para não ficar aberto publicamente… Pode mandar no meu e-mail: robson(arroba)umviajante.com.br

      Aproveite a Suíça por mim!!! Se quiser me convidar ou me levar na mala, to aceitando!! Grande abraço!!!

      Reply
  9. Marina

    Oi Robson! Muito bom seu roteiro!
    Estou indo para Zurique e pretendo ficar um dia e no dia seguinte ir a Lucerna e dormir por lá.
    O problema é que não estou conseguindo comprar a passagem de trem entre zurique e lucerna, não sei se tem uma antecedência mínima ou o que, o único lugar liberado é pelo raileurope, mas daí a passagem fica bem mais cara. Se tiver alguma dica, por favor me ajude Obrigada, abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Má, tudo bom? Então, as vezes rola essa questão da antecedência sim… mas se você encontrou na Rail Europe então eu acho que não é a antecedência o problema. Algumas companhias não vendem diretamente os tickets – apenas na estação de trem ou em agência (como a Rail Europe). Se você for viajar em alta temporada, eu recomendo comprar o ticket ainda no Brasil. Se não for pode comprar por lá mesmo… Mas compre logo que chegar na cidade, pra não correr risco do trem lotar e você ficar sem lugar…

      Qualquer outra dúvida é só dar um grito aqui no blog

      Reply
  10. Juliana

    Oii Robson!! Adorei forma como escreve e descreve o seu dia!!
    Estou indo fazer um mochilao na europa no fim de ano e queria muito algumas dicas sobre a Suíça, já que é uma das cidades que irei!!
    Esse é o primeiro post que estou vendo! Ainda vou ver os demais.. pela ansiedade já vou perguntar rsrs
    Você andou em algum trem panorâmico?
    Quero muito andar, mas ainda estou um pouco perdida com os destinos da Suíça! Quero esquiar também! Mas queria juntar os passeios próximos pra facilitar!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju…. que bom que chegou aqui e gostou do blog!! Então, eu não andei nos trens panorâmicos não… andei no trem normal e no trem que leva ao topo do Jungfrau…

      Os trens na Suíça são ótimos e muito organizados…. existem alguns trens de luxo, que as pessoas chamam de trens panorâmicos… eles fazem viagens entre as cidades por caminhos diferentes… Eu não fiz viagens com eles, fiz nos trens normais e já posso dizer que amei…. imagino que os panorâmicos sejam ainda mais lindo – mas um pouco mais caros também…

      Um grande abraço e obrigado pela visita

      Reply
  11. Silvana

    Olá, Robson
    Achei seu blog no momento certo, estou planejando uma viajem pela Europa e a suíça é um dos meus destinos. Adorei suas dicas e a cada foto a vontade conhecer ficou ainda maior.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sil, tudo bom? Que legal que chegou aqui e gostou do blog!! Espero que as dicas ajudam na sua viagem!! Qualquer coisa é só dar um grito!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Su, tudo bom? Muito obrigado pela mensagem…. que bom que chegou aqui e está gostando das dicas… Então, não fui pra Basileia.. vou ficar te devendo dicas nesse caso

      Qualquer outra coisa é só dar um grito aqui no blog

      Reply
  12. Patrícia

    Oi Robson, adorei suas dicas! Só tenho do dia 01 ao dia 10/10 para viajar e gostaria de ir somente para a Suíça, mas estou com medo de pegar tempo ruim, o que vc acha? É muito arriscado? Será que é melhor mudar o roteiro (Alemanha e Austria ou ???)

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Patricia, tudo bom?? Ahhh, a Suíça é um país lindo.. mas pegar tempo bom é uma questão de sorte mesmo… o pior é que não é muito diferente da Alemanha ou da Áustria.. então eu não deixaria de fora por conta do clima… pode ser que você mude o roteiro para a Alemanha e pegue chuva, e lá na Suíça esteja sol.. rsrsrs… então é melhor escolher o que você mais quer conhecer….

      Espero ter ajudado rsrs… qualquer dúvida é só dar um grito!

      Reply
  13. Patrícia

    Muito obrigada Robson! Acho que vou deixar a Suíça para fazer em maio ou junho do ano que vem. O risco é menor não acha? Vou pensar em outro roteiro para outubro.

    Reply
  14. Kariny

    Pára Robson! Chorei com seu relato, detalhista como eu!
    Vou conhecer Zurich em Janeiro/2016 e estou pesquisando tudo o que posso sobre a região. Ficarei na cidade por 2 dias e adorei ler sobre suas experiências lá. Se tiver alguma dica para me passar, super aceito!

    Bjs

    Reply
  15. Carolina

    Olá Robson, estarei indo para a Suiça em Dezembro e no meu roteiro teria que passar a noite na estação de trem de Zurich, a estação é tranquila de passar a noite? Tem lugar abrigado? Ou seria melhor pegar um hostel ou hotel perto da estaçao? O que você acha?

    Adorei seu blog e as dicas.

    Bjs.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol, tudo bom? Olha… eu acho que o melhor seria achar algum hotel ou mesmo hostel ali perto… Nem digo pela segurança, pois estamos falando de Suíça né haha Mas pelo conforto… tomar um banho e tal… Acho que vale a pena procurar algum lugar…

      Que bom que curtiu o blog e as dicas… se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui

      Reply
  16. Carolina

    Oi Robson,
    Terei uma conexão vindo de Genebra em Zurich e teria que dormir a noite na estação lá… A estação é tranquila? Sabe me dizer se é abrigada? Pois seria em pleno inverno (27/12).
    Você tem alguma dica de restaurante em Genebra? Irei passar o Natal por lá e gostaria de sair para jantar.

    São ótimas suas dicas.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Carol!! Desculpa a demora em te responder… esses meus últimos dias estão uma loucura – amanhã vou contar o motivo

      Te respondi lá no outro comentário tá

      Reply
  17. Humberto

    Oi, Robson!
    Parabéns pelo blog! Os textos são bem escritos, as fotos são ótimas e os tópicos muito bem estruturados.
    Eu moro em Zurique e achei incrível a maneira como você descreveu “um dia em Zurique”.
    Um abraço

    Reply
    1. Robson Franzói

      Muito obrigado pelo comentário Humberto, fico muito feliz em saber

      Zurique é linda e deixou saudades… Um grande abraço!

      Reply
  18. Rafaela

    Boa tarde, Robson! Muito úteis as suas dicas e também o mapa em que você traça o roteiro. Vou em setembro para Zurich. Chegarei no dia 12/09 pela manhã e, no dia 13/09 pretendo ir para Genebra depois do almoço. Qual a melhor maneira? Trem mesmo? Você conhece algum site de fácil manuseio? Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rafa, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então, acho que de trem é uma boa opção sim… Eu sempre utilizo o site da RailEurope, que é o mais simples e dá para comprar tickets: http://bit.ly/RailEuropeViajante

      A RailEurope é parceira do blog, então indico com tranquilidade. Também vejo horários no site da Eurail, mas é mais chatinho de ver e não dá para comprar…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. Rafaela

        Muuuuuuuuito obrigada! Decidi que vou sair de Zurich no dia 13 de manhã e vou para Berna. De lá, sigo para Genebra! Beijos!

        Reply
  19. Ingrid

    Oi querido. Adorei o roteuro de 1 dia. Estarei em Milão e pensei em ir passar o dia 26.12 (q é feriado na Itália)em Zurique. Vou chegar no primeiro trem as 10hrs..achas que consigo sentir a cidade e curtir se sair no trem das 21hrs?e o inverno na Suíça. .mt rigoroso?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Então, acho que você vai conseguir ter uma visão como a minha da cidade… Eu adorei esse dia que passeio por lá!! Ficaria mais tempo, mas deu pra ver um bocado de coisas.

      Imagino que no inverno seja rigoroso por lá sim.. eu fui na primavera… Mas imagino que na época da sua viagem a cidade estará muito linda… Aproveite!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  20. Daniela

    Boa tarde, Robson! Parabéns pelo blog, sempre com ótimas dicas, estou planejando de ir para a Suíça em agosto/2017, eu, marido e nossa filha que terá 3 anos até lá. Gostaria de saber se dá pra se virar por lá só com o inglês?
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dani, tudo bom?? Sim!! Pode ir tranquila, com inglês dá pra se virar de boa por lá

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  21. jose carlos

    ola Robson!

    Muito bom mesmo o roteiro que vi seu por Lucerna!!!

    em outubro agora deste ano viajo para lucerna.
    programei de ficar dois dias por la em lucerna.
    eu queria conhecer zurick, porem meu tempo para la será de apenas 6 horas, pois pretendo sair de lucerna e chegar em zurick as 09:30 da manha e pegar um trem as 15:30 rumo a Florença-Itália.
    tem algum local que é possível locar ou na estação de trem ou em outro local para deixar minhas malas ate fazer um giro pela cidade neste curto espaço de tempo de 6 horas?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Jose, tudo bom?? Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso… Então, olha, normalmente tem lugares para guardar bagagem na estação de trem sim. Como a estação fica no centro da cidade, vale a pena sair para dar um volta sim.

      Espero ter ajudado a tempo… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  22. Maisha

    Ola Robson

    Gostei do teu post, muito simpático.
    Me diz ai, onde posso encontrar neve na Suíça em princípios de Dezembro ou Janeiro?
    Quais as opções de transporte ate la numa curta viagem de apenas 1 a 2 dias? Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maisha, tudo bom? Fico feliz que chegou aqui no blog e gostou do conteúdo

      Então, nessa época não vai ser difícil você encontrar leve lá não… Mas se posso dar uma dica para você é: visite Interlaken e também o Top of Europe, tenho certeza que você vai gostar.

      Por lá você pode alugar um carro, ou usar trem mesmo… que foi o que eu fiz e foi ótimo!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  23. Aline

    Oi, Robson, tudo bem? Você me indicaria ir à Suíça em dezembro (Natal)? Quero aproveitar o recesso de fim de ano no master (em Barcelona) e viajar por natal, ano novo e voltar na primeira semana.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Aline, tudo bom!?! Então, eu nunca fui pra Suíça no Natal… mass eu acho que seria incrível!!! Deve ser uma época linda, ainda mais lá! Não pensaria duas vezes

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  24. Rose Mary francelin

    Vou pra suíça dia 9 de maio ficarei 6 dias e escolhi zurich lucerna intercalem e Berna
    Quantos dias eu devo ficar fm cada cidade?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rose, tudo bom? Então, eu ficaria uns 5 dias em Interlaken, para visitar os vilarejos da região, subir no Top of Europe e tudo mais… aproveitando com calma! Depois faria base em Bern por 4 dias, sendo que deles eu deixaria 1 para visitar Zurich e 1 para visitar Lucerna. Assim te restam 2 em Bern. O roteiro fica perfeito!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  25. Roseli Costa

    Olá Robson, excelente dicas para os inexperientes e indecisos… Bom, existe uma linha de trem de Zurique para Lucerna? Se sim, quantas horas de viagens? Ah! E 5 dias em Zurich dá para conhecer bastante lugares? Grata desde já e se puder gostaria de mais orientações sobre Zurich por email.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Roseli, tudo bom? Que bom que gostou das dicas.. fico feliz em saber

      Então… existe trem entre Zurique e Lucerna sim.. leva cerca de 50 minutos, é bem rapidinho.

      Em 5 dias você consegue ver bastante coisa na cidade, inclusive fazer bate volta para Lucerna e também para Berna.

      Qualquer dúvida é só me dar um grito aqui… Beijooo!!

      Reply
  26. Juliana

    Olá Robson, tudo bem? Tenho uma viagem marcada para 28/05 para Itália. Vou passar pouco mais de 1 dia na Suiça… Saio de Milão dia 31/05 subindo para Lucerna e chegada a noite em Zurique. Tenho o dia 01/06 praticamente inteiro para conhecer a cidade, meu voo de volta para o Brasil é as 18h. Gostei muito do seu post, tenho uma dúvida, é interessante levar Francos? Nestas horas que terei, consigo fazer um passeio decente pela cidade? Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bem e você? Que delícia de viagem hein… muitas saudades da Suíça!! Então, sobre os francos suíços, você pode trocar por lá mesmo (trocar euro por franco).

      Nessas horas vai dar pra conhecer alguma coisa da cidade sim… se seguir esse roteiro de forma rápida vai conseguir ver bastante coisa

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Juliana

        Tudo ótimo, muito ansiosa para esta viagem… Muito obrigada pela sua atenção, já deixei este seu roteiro salvo no meu celular para seguir ele. No retorno conto como foi. Abraço!

        Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Vitor! Que bom que chegou aqui no blog, fico super feliz em saber que está curtindo o conteúdo!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  27. SHEYLA Costa

    Olá Robson! É Sheyla td bem? Tô indo p Suíça em 05/05 e saio dia 12/05 p manhã. As cidades q resolvi fazer foram Zurique, Lucerna e Interlaken essa vou passar 3 dias e 3 noites, dá p incluir Berna? O q vc me sugere? Aguardo retorno obg.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Sheyla!! Tudo bom??? Puxa, Não consegui te reponder antes pois as viagens desse ano deixaram muitos comentários acumulados.
      Imagino que nessa hora você está aí na Suíça!! Que delíciaaaaa!!! Bom, imagino que seu roteiro está fechado.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui Aproveita muuuuito sua viagem!!!!!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *