Roteiro de 1 dia em Lucerna, Suíça

Lucerna é uma cidade encantadora, como quase todas as outras da Suíça. Logo que decidi conhecer o país, no meu segundo mochilão, ví que não seria fácil decidir quais cidades visitar. Tudo na Suíça é lindo, as cidades parecem de mentira, de tão perfeitas e organizadas. Bom, depois de estudar um pouco sobre o país, finalmente defini o meu roteiro, que incluiu a região de Interlaken, e as cidades de Berna, Zurique e Lucerna.

Lucerna, Suíça, Chapel Bridge
Tirando Interlaken, para as outras três cidades eu precisaria de um dia para cada uma. Escolhi uma delas para montar base, que no caso foi Berna. Em relação a Zurique e Lucerna, a hospedagem em Berna era a mais em conta. Enão agora vou contar pra você como foi o meu Roteiro de 1 dia em Lucerna

A viagem de trem entre Berna e Lucerna dura cerca de uma hora, então me programei para chegar em Lucerna por volta das 9h30.

Saindo da estação já é possível avistar o principal cartão postal da cidade: a Kapellbrücke (Chapel Bridge). Essa ponte existe desde o século XIV e é decorada com pinturas que retratam a história da cidade e do país. Quase no meio da ponte fica a Wassertum (Water Tower), uma torre de 43 metros de altura, construída em 1303, que já foi usada como tesouraria, prisão e até local de torturas, menos como caixa d’água (rsrsrs).

Chapel Bridge, Lucerna, Suíça

Lucerna, Chapel Bridge, Suíça - Um Viajante
Em agosto de 1993 um incêndio quase destruiu a ponte. Ela foi restaurada e aberta novamente em 2001. Mesmo assim ainda é possível ver resquícios do incêndio nas pinturas que decoram o telhado da ponte. Fiquei um bom tempo passeando por ali. A ponte é linda e, mesmo com o dia nublado e com uma névoa que não deixava eu ver muita coisa ao longe, Lucerna já se mostrava um lugar encantador.

Segui então pela margem do rio e encontrei, do lado esquerdo, a Jesuitenkirche, a Igreja Jesuíta de Lucerna. Infelizmente ela estava fechada, mas dizem que é uma das igrejas mais bonitas da Suíça.

Chapel Bridge ao fundo, Igreja Jesuíta de Lucerna a direita - Suíça

Foto da Igreja Jesuíta de Lucerna que tirei quando estava do outro lado do rio
Continuei caminhado até a segunda ponte de madeira da cidade, a Spreuerbrücke (Spreuer Bridge). Parecida com a primeira ponte, essa foi construída em 1408. Nela existe uma capela e ao lado um antigo moinho, que já foi usado como gerador de energia para a cidade.

Spreuerbrücke, Spreuer Bridge, Lucerna - Suíça

Nessa área também é possível ver uma barragem de madeira, usada para controlar a passagem da água do rio Reuss e assim manter o nível do lago de Lucerna.

Barragem do rio Reuss em Lucerna

Atravessei a ponte e cheguei ao centro histórico da cidade. Uma área linda, toda medieval. Alí não existe roteiro para seguir, apenas caminhar sem rumo pelas ruazinhas antigas, estreitas e cheias de mistério de Lucerna. Que cidade encantadora, é um passeio que vale a pena!

Lucerna, Suíça - Um Viajante

Lucerna, Suíça - Um Viajante
Próximo a essa região é possível visitar a muralha da cidade, você pode andar por ela e, se o tempo estiver bom, vai ter uma vista bem bacana.

SegurosPromo com desconto!

Passeio de Barco em Lucerna

Agora uma dica que vale ouro: Se você for até Lucerna utilizando um passe de trem, ele também será válido para os barcos que ligam Lucerna a outras cidadezinhas da região. Claro que eu não deixei passar essa oportunidade!

Peguei um barco no cais que fica ao lado da estação de trem e segui viagem pelas águas tranquilas do Lago Lucerna, também chamado de Lago dos Quatro Cantões.

Barco em Lucerna, Suíça

Lago Lucerna, Suíça

Uma pena o dia estar com o tempo tão fechado, mas mesmo assim a viagem valeu a pena. Eu poderia descer em qualquer parada e pegar outro barco para seguir viagem. As cidadezinhas que surgiam no caminham eram lindas… dava vontade de descer em todas.

Vale lembrar que dentro do barco existem folhetos com a rota do barco e detalhes de cada parada.

Região do Lago de Lucerna, Suíça

Acabei optando para descer em Weggis, uma cidadezinha com menos de 4 mil habitantes. Talvez você não lembre, ou nem saiba disso, mas, em 2005, Weggis ganhou os olhos do mundo ao hospedar a Seleção Brasileira de Futebol. A seleção estava se preparando para a Copa do Mundo de 2006.

Weggis, Suíça
Weggis, Suíça
Até pode parecer um fato de pouca relevância, mas no folder que tinha no barco essa era a informação que constava sobre Weggis.

A cidadezinha era muito pequena e super bonita. Os jardins eram muito bem cuidados, chegando a quase parecer uma cidade cenográfica.

Acabei dando uma volta pequena por Weggis, tempo suficiente para pegar o próximo barco que passou.

A próxima parada foi no Swiss Transport Museum, que mereceu um post só pra ele. O Museu dos Transportes Suíço é um passeio meio caro, mas que vale a pena, principalmente se você estiver viajando com crianças. Eu não sou criança e mesmo assim me diverti um bocado. Todas as informações sobre o museu você pode encontar no post Visitando o Swiss Transport Museum.

Swiss Transport Museum, Museu dos Transportes Suíço

Enfim, depois de sair do museu fui esperar o próximo barco para voltar ao centro de Lucerna e, quando ele chegou, tive uma agradável surpresa: o barco era movido com uma roda d’água. Foi muuuuuuito legal dar uma volta nesse barco. Dentro dele era possível ver os pistões trabalhando e fazendo as rodas d’água girar. 

Pra fechar o dia em Lucerna existe mais uma atração legal na cidade, o Löwendenkmal (Lion Monument). Um leão esculpido em 1820, que faz homenagem aos soltados suíços que morreram na Revolução Francesa. Para ver a localização exata desse monumento clique aqui.

Terminei assim meu dia pela cidade. Foi um dia bem bacana e que me deixou com vontade de voltar. Imagino que em um dia de sol a cidade deve ser ainda mais linda. Também fiquei com vontade de ver a ponte de madeira iluminada a noite.

Dormir em Lucerna, apesar de ser um pouco mais caro do que em Berna, pode ser uma boa opção pelo charme da cidade. Encontre aqui opções de hotéis em Lucerna. Ou então encontre aqui sugestões de hotéis na Suíça.

Aproveite e veja aqui um post sobre como viajar gastando pouco e este outro com minha planilha de viagem que vai ajudar seu planejamento.

Qualquer dúvida ou comentário deixe um recado aqui no post

Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

56 Comentários

  1. george alberto

    Muito boa as dicas. Estamos – minha mulher, filha e eu – indo para lá em dezembro próximo. Já não tenho mais dúvidas desse roteiro.

    Reply
  2. Daniela Costa

    Boa Noite Robson! O blog é ótimo! Amei as dicas, principalmente as 7 dicas de como economizar. rs
    Estou indo para Suíça no fim do ano visitar uma amiga, em Lucerna. Pensei em aproveitar e visitar algumas cidades no estilo “mochileiro”. rs
    O que você me indica? Ir direto para Lucerna e de la ir de trem para outros países ou entro por outro país e vou seguindo até a Suiça? Qual a opção mais barata?
    Obrigada!

    Reply
    1. MARCELO MACEDO

      Olá Robson, Muito legal seu Post. Estarei na Suiça em Março, pela sua Dica vou me hospedar em Berna, depois visitar Interlaken e Lucerna , você acha interessante alugar um carro em Berna e visitar Interlaken, Lucerna e depois entregar em Zurich ? Ou é melhor ficar hospedado por 3 dias em Berna e fazer bate / volta nas outras. No 4.o dia tenho que ir para Zurich e depois Alemanha .

      Grato por responder. Abraço

      Marcelo

      Reply
      1. Robson Franzói

        Grande Marcelo!! Tudo bem? Esse destino é incrível né… nossa, bateu saudade aqui. Espero voltar em breve.

        Então, alugar um carro por lá deve ser muito bom sim… uma experiência diferente. Eu fiz tudo de trem, que também é muito legal.

        Se você precisar comprar e ver as passagens de trem, vou deixar o link da RailEurope aqui: http://umvia.me/raileurope

        Caso precise alugar um carro, um bom site para pesquisar e reservar é o da RentCars: http://umvia.me/rentcars

        Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

        Reply
  3. Lívia

    Poxa vida… Li seu blog inteiro em poucas horas de tão completo, encantador e cultural que é hahahahah Adorei, de verdade! Obrigada pelas dicas, espero um dia realizar uma viagem assim, mas em partes, claro! Grande beijo! Parabéns pelo blog!

    Reply
  4. Roberta

    Oi Robson,

    Muito bom o seu blog e as dicas. Estarei indo a Lucerna com minha mãe no final de Setembro.
    Pelo que entendi, se você compra uma viagem de trem de outra cidade, você tem incluso os tais barcos que passam pelas cidadezinhas?
    Isso funciona o ano inteiro?
    Em que época você foi?
    Gostaria de dicas de lugares pra visitar e para comer fondue em Lucerna e Zurique.
    Um abraço,
    Roberta

    Reply
  5. silvana

    boa tarde,
    irei em 26 set para Suíça, ficarei 3 dias em Zurique e 4 dias em Berna. Depois 4 dias em Paris.
    Vale a pena tirar um dia de Zurique para ir a Lucerna?
    att, Silvana

    Reply
    1. Robson

      Vale a pena sim Silvana! Lucerna é uma cidade encantadora e certamente você vai gostar.

      Não sei se já fez suas reservas, mas fazendo através dos links do blog, no booking, você dá uma boa ajuda e não paga nada a mais por isso:

      http://www.booking.com/index.html?aid=375355

      Estou com uma parceria com a Mondial para Seguros Viagem, obrigatórios para viagem à Europa. Nesse link você encontra um código para 15% de desconto:

      https://www.umviajante.com.br/guia-viajante/176-seguro-viagem-europa

      Qualquer dúvida estou a disposição

      Reply
  6. Roberto

    Como vs consegui fazer o passeio em um dia se fez o passeio de barco. Parece que este passeio é o dia todo, ou não. Se eu chegar as 09 horas, daria para curtir a cidade toda, inclusive com a volta no barco? Grato.

    Reply
  7. ROSA MARIA FAÇANHA SAMPAIO

    Olá, Robson!

    Gostei muito do seu post, e das lindas fotos que tirou. Pretendo ir a Suiça em 2015, mas, ainda tenho algumas dúvidas. Será que você pode me ajudar? Bem, vamos lá: você ficou hospedado em Berna por ter hospedagem mais em conta. Mas, você entrou na Suiça por onde? Por exemplo, eu saio do Brasil direto para Suiça. Então me parece que o destino deve ser Zurique, não? Então… chegando lá, pretendo ir para Lucerna, Berna e Interlaken. Você acha que devo ir direto para Berna ( depois que passar 1 dia em Zurique, após chegada), e fazer de Berna o meu porto para os bate voltas Lucerna e Interlaken?
    Você comprou o Swiss Pass? ELe só funciona dentro do pais? Depois de Interlaken pretendo ir para a Austria. Dá certo? OUtra coisa: você disse que o tempo não estava legal. Foi muita chuva? Você viajou na primavera? Pude ver pelas flores… BEm, muitas perguntas, não é? Ficaria muito grata se você puder me ajudar…
    ROsa.

    Reply
  8. Gisele Orlean

    Estou indo com um grupo no dia 18 /04 para Zürich, ficaremos 6 dias e gostariamos de idéias do que apreciar de dia e a noite. Temos todos mais de 50 anos, mas somos animados e queremos aproveitar muito. Agradeço desde já….

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gisele.. eu fiquei apenas um dia em Zurique… Você vai ficar bastante tempo. Acho que pode considerar uma viagem para Lucerna e outra para Berna. São cidades lindas!!! Berna é apaixonante. Aqui no blog tem um roteiro de um dia em Zurique também…. O de Berna ainda não está pronto. Se conseguir passar por Interlaken seria incrível, lá sim você teria muita coisa para fazer… O grupo ia se divertir muito por lá

      Reply
  9. Fernando

    Olá Robson, tudo bem? estou indo para Luzern no dia 7 fevereiro passarei 4 dias la, se possível gostaria que vc relatasse os gastos com alimentação, pq estou indo a base de mochilao e essa informacao esta sendo bem difícil conseguir….rs

    Obrigado pelo relato da sua experiencia, ela foi crucial para definir Luzern como destino!

    abracos té+

    Reply
  10. Rayssa

    Olá Robson! Estive hoje em Luzern e adorei as dicas! O passeio de barco infelizmente não foi possível, mas andar sem rumo pelas ruas lindas e super decoradas para o carnaval foi a melhor parte! Obrigada pelas dicas, gosto muito do seu blog!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Rayssa.. nossa, li seu comentário e senti uma saudade do dia que passei em Luzern. É uma cidade linda né?!? Que bom que o blog ajudou na sua viagem. Fico muito feliz…. Continue acompanhando

      Reply
  11. NORI

    Para comprar passagens internas na Suiça (Berna/Lucerna) o rail europe cobra uma taxa mais caro que as passagens, qual site vc recomenda? Vou ficar dois dias em Berna e dois dias em Lucerna. Acha arriscado comprar a passagem para Lucerna quando eu chegar la?
    Obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Nori…. se você for em baixa temporada pode deixar pra comprar lá mesmo. Mas na real acho que nesse trecho (Berna para Lucerna) você não vai ter problemas. Tem vários trens.. então difícil ficar sem passagem. Mas eu normalmente uso o Rail Europe caso compre aqui do Brasil mesmo – ou tendo nas companhias oficiais.

      Reply
  12. Fernando Mello

    Agora uma dica que vale ouro: Se você for até Lucerna utilizando um passe de trem, ele também será válido para os barcos que ligam Lucerna a outras cidadezinhas da região

    Robson sobre o trecho acima..Você usou o Swisspass?? ou qualquer ticket comum serve??
    Passarei por Lucerna e de lá irei para Lugano…Então pensei em fazer este trejeto de Lucerna/Fluellen de barco e depois pegar o trem em Fluellen para Lugano (via Gothard). Só que estou achando este barco muito caro…45,00 francos…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala Fernando, tudo bom? Eu utilizei um dia do meu select pass para fazer a viagem de Bern para Lucerna, e com esse dia válido eu pude usar o barco. EU não tenho certeza que o ticket comum também dá, mas não custa você tentar Depois me conta se deu certo, pois mais de um leitor já me perguntou sobre isso…

      Grande abraço!!

      Reply
  13. Susana

    Bom dia Robson, estou indo para Lucerna dia 05/02, vou pernoitar e seguir para Berna, gostaria de fazer o passeio para Interlaken saindo de Berna, poderia me informar como faço? se é necessario comprar tickets antecipadamente, e qual a logística para chegar a interlaken saindo de Berna.

    Grata!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Susana, tudo bom? Olha, pra ir de Berna para Interlaken é fácil…. tem trem direto! Não sei se é totalmente indispensável comprar essa passagem com antecedência, mas se quiser já garantir, pode comprar na RailEurope: http://bit.ly/RailEuropeViajante
      Precisando de alguma ajuda é só me dar um grito

      Reply
  14. Cleuza conceicao

    Ola! Irei para Italia com meu marido em setembro por 8 dias e gostaria das tuas dicas e quais os melhores lugares para ser vistos! Fiquei com vontade de ir ate Lucerna e fostei muiro das tuas dicas! Já estou te seguindo! 😀

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cleuza, tudo bom?? Ahh que delícia hein…. vai ser uma viagem incrível!! Que bom que está seguindo e gostando das dicas aqui do blog… Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  15. Ingrid

    Oi ROBSON, Parabens pelo Blog. Pelo seu post, vc andou pela cidade e usou o barco, certo? Vou ficar 3 dias em Lucerna e gostaria de saber se vale a pena comprar Swiss pass. Pretendo passar um dia em Berna e outro em Interleken. obrigada

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid, tudo bom? Muito obrigado pelo comentário sobre o blog, sempre fico feliz quando recebo comentários assim

      Seriam 5 dias na Suíça no total, certo? Não sei dizer se valeria a pena apenas para esses dias. As viagens que você pretende fazer são de cidades próximas… Para saber se realmente compensa, o ideal é fazer uma cotação das passagens individuais e depois comparar com o valor do passe. Dá um pouco de trabalho, mas é a forma mais garantida de economizar

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  16. Diva Pacheco

    Olá! Muito bacana as informações sobre os destinos suíços. Informações na medida! rs
    Gostaria de saber em que época do ano você esteve na Suíça.
    Irei pra lá no fim da 1ª quinzena de abril e não tenho noção de como é a temperatura no início da primavera por lá.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Diva, tudo bom? Então, eu fui em abril também. Rola um friozinho, mas não muuuuito forte. Mas eu sou de Curitiba né, já estou acostumado com frio.

      Se você já for acostumada com frio, não precisa se preocupar muito. Mas leve blusas!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  17. André Martins

    Oi, eu sou português e vou visitar a Suiça em fevereiro.
    Os transportes (trem) parecem ser um pouco caros.
    Como é que você fez?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande André, tudo bom? Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Então, a Suíça de uma forma geral é um país caro sim…. não só no transporte, mas em várias outras questões. Eu comprei minhas passagens com antecedência, assim conseguir pesquisar os preços com calma e pegar a melhor oportunidade.

      Em alguns casos é possível viajar de ônibus, mas você precisa pesquisar bem se existe a opção da sua rota e se o tempo gasto vale a pena.

      De qualquer forma é um país lindo e que vale cada centavo.

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  18. Cássio Campos

    Oi Robson, ótimo blog, muito boas as informações e fotos maravilhosas. Na verdade estou escrevendo este comentário de um hotel em Zurich, onde ficaremos (eu e esposa) 3 dias, depois 2 dias em Montreux e 3 dias em Bern. Amanhã iremos para Luzern e Kriens para subirmos de teleférico o Monte Pilatos. Obrigado pelas informações e parabéns pelo blog!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Cássio, tudo bom? Cara, eu que agradeço por você lembrar de mim durante a sua viagem e deixar um comentário tão legal por aqui. Fico super feliz em saber que ajudei um pouco com a sua viagem.

      Muuuito obrigado!! grande abraçooo!!!

      Reply
  19. Luana

    Olá muito obrigada pelas informações . Tô indo com minha mãe pra suica em março , vc acha perigoso andarmos por lá por conta própria ou e bom irmos com guias? Eles falam inglês lá ?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Luuu, tudo bom? Ahhhh vai por conta sim!! A Suíça é masssster tranquilo. Lá é super seguro e muito fácil de se virar. Aproveita e curte com sua mãe, vai ser uma viagem delícia pra vocês, tenho certeza!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  20. Gabriela

    Olá, Robson! Muito legal ler sobre sua estada em Lucerna. Gostaria de saber se é possível usar esse passeio de barco como meio de transporte para chegar até Weggis, por exemplo. Pergunto para saber se dá para levar mala nesse barco. Fiz passeio semelhante em outras cidades da Suíça, mas não observei ninguém com malas. Você teve a oportunidade de verificar isso?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom? Simmm, dá pra levar mala sim… numa boa!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
      1. Gabriela

        Muito obrigada pelo retorno, Robson! Fiquei mesmo feliz. Olha, aproveitando para perguntar se você lembra quanto tempo dura o trajeto Lucerna-Weggis. Abraços!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Gabi!! Então, não lembro agora de cabeça e como estou na Ásia, a internet está bem limitada… mas acho que dura entre 30 min e 1 hora, no máximo!

          Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

          Reply
      2. Gabriela

        Muito obrigada pelo retorno, Robson! Tudo bem sim. Olá, gostaria de te fazer mais uma pergunta: você saberia informar algum ponto de referência de onde é que o barquinho para quando chega em Weggis? Abraços!!

        Reply
        1. Robson Franzói

          Oi Gabi, tudo bom? Eu peguei o barco bem próximo da estação de trem de Lucerna… tem um pier por ali…. não é difícil achar não

          Qualquer coisa me grita aqui

          Reply
  21. luiza amaral

    Meu Deus!!! acabei de conhecer seu blog e já me tornei fã! Sou comissária de bordo e vivo viajando por ai, sempre procuro dicas e adorei o blog. Adorei as fotos, passa uma visão bem real de como será o local! show demais!
    Parabéns e boas viagens SEMPRE!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lu!!!! Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço e boas viagens pra você também!!

      Reply
  22. Renê Amaro

    Boa noite Robson, fantásticas as suas dicas a respeito da Suíça. Saio do Brasil dia 01/12 passando por Holanda, Bélgica, França e é claro Suíça. Visitarei Berna, (1 dia), Interlaken (2 dias), Lucerna, (1 dia) e Zurique (1 dia). A respeito do seu comentário dizendo que os bilhetes dos trens também são válidos para passeios de barcos em Lucerna, são aplicados a quaisquer bilhetes? Ou preciso adquirir o Swiss Pass? (não sei se é assim que se escreve, rs)
    Grande abraço, continue escrevendo e viajando!!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Renê, tudo bom? Acabei demorando para te responder pois estava viajando pela Chapada Diamantina. Imagino que está agora viajando… Espero que aproveite muito!!

      Então, no meu caso era um passe de trem que eu estava usando no dia… ele era válido… Eu acredito que tickets simples não valem nesse sentido.

      Bom, boa viagem e se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  23. mariana

    Boa noite, seu blog ja ajudou muito, mas ainda tenho algumas dúvidas, chego por Zurique e ja vou direto para Lucerna, Engelberg e depois Munique, na Alemanha. Ao total serão 12 dias de viagem, sendo 6 na Suiça e 6 na Alemanha. Qual a média de gasto por pessoa por dia? (sem contar hospedagem e café da manhã, pq esses ja estão ok).
    Mais uma grande dúvida é sobre o transporte, de Lucerna para engelberg, engelberg para Zurique, existem trens mais baratos locais? Realmente compensa o swiss pass?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!!

      Então, o passe vale a pena quando você tem vários trajetos e tal… a única forma de saber exatamente se vai compensar é calculando cada trecho individual. O bom do passe é a praticidade….

      Sobre os gastos, vai depender muito do seu estilo de viagem….. mas a média é meio que a mesma calculada em euro… tipo, entre 50 e 60 euros por dia, só que convertendo para francos.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  24. Juliana

    Olá, Robson! Ótimas dicas sobre a cidade. Você acha que dá para visitar Berna e Lucerna (sem o passeio de barco) no mesmo dia?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Juu!! Que bom que curtiu as dicas, fico muito feliz!! Então, acho que as duas no mesmo dia vai ficar super corrido. Tenta separar pelo menos 1 dia pra cada… pra você conseguir aproveitar melhor. Faz a base em uma delas e faz o bate-volta na outra

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  25. Luciano

    Olá Robson!! Excelente blog, vou para Italia em setembro e pretendo ficar uns três dias na Suiça, como a língua oficial lá é o alemão, gostaria de saber se com o inglês dá para se virar bem por lá, e se em todos os lugares eles falam inglês

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Luciano, tudo bem? Que bom que curtiu o blog… fico feliz com a mensagem! Simm, pode ir tranquilo! Dá pra se virar super bem com inglês na Suíça!!

      Você vai amar a viagem, é um destino incrível!!! Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *