Como ir de Bangkok para Ayutthaya?

Ayutthaya fica a cerca de 70 km ao norte de Bangkok e é um destino muito popular entre viajantes que estão explorando o Sudeste Asiático. Ideal para quem curte uma viagem de bate-volta e melhor ainda para os aventureiros que estão viajando de trem de Bangkok para Chiang Mai.

Se você estava de olho no blog nos últimos dias deve ter visto que o assunto do momento é Ayutthaya, né? Se você não viu então para tudo e veja minha visão sobre Ayutthaya e também o Roteiro de um dia em Ayutthayapost que está show de bola, modéstia à parte.

Ayutthaya, Tailândia

Para não deixar os post anteriores muito extensos, eu decidi fazer um post separado falando sobre como chegar em Ayutthaya. Pois bem, vamos lá!!

Transportes de Bangkok para Ayutthaya

Existem algumas opções para você ir de Bangkok para Ayutthaya: tours privativos, ônibus, vans, microônibus, barco e tremque foi a opção que eu escolhi.

Cada tipo de transporte tem seus pontos positivos e negativos – a maioria relacionado com tempo e preço.

Vou listar agora algumas opções que você pode adaptar no seu roteiro:

Tours privativos de Bangkok para Ayutthaya

Existem algumas opção de passeios privativos para Ayutthayanas agências de Bangkok você facilmente vai encontrar esses tours. Outra opção é reservar esse passeio diretamente do Brasil – principalmente para quem é louco por planejamento como eu.

Uma agência que ofere alguns serviços desse tipo é a Ayutthaya Boat & Travel posso recomendá-la pois um grande amigo meu fez o Tour Boat & Bike com eles e gostou bastante.

A agência oferece passeios de bike à partir de 950 bahts – cerca de 90 reais, para o passeio simples.

Existem também opções mais completas e com diferenciadas – incluindo barcos, caiaques e até thai massage.

Meu amigo fechou com eles o Boat and Bike, oferecido no site por 2.250 bahts – pouco mais de 200 reais. O passeio dele incluiu a viagem de Bangkok para Ayutthaya de van + a bike para visitar o templo + um cruzeiro pelo Rio Chao Phraya + uma Thai Massage para fechar o dia.

Meu amigo Felipe em Ayutthaya
Meu amigo Felipe em Ayutthaya

O que eu acho que vale a pena em um tour privativo como esse é ter um guia que te acompanhe dentro dos templos e te conte a história de cada lugar. Ps.: Não sei como eu me sairia pedalando por lá: no dia que fui para Ayutthaya o calor estava de matar.

Caso você não queira contratar um guia, veja o meu roteiro de um dia por Ayutthaya e conheça um pouco da história desse lugar incrível.

*Aproveita e veja aqui o relato da viagem do Felipe – me ajudou muito no planejamento da viagem.

Passeios contratados em Bangkok para visitar Ayutthaya

Como eu falei, existem muitas agências em Bangkok e você pode contar esse passeio. A Laiza e o Breno, o casal de brasileiros que conheci em Bangkok, contrataram um tour desses direto na agência do hotel deles – veja sobre hospedagem em Bangkok.

O passeio deles saiu por 600 bahts e incluiu o transporte de Bangkok para Ayutthaya que também levou eles de um templo para o outro e ainda uma lanchinho maneiro no meio do dia.

Templos em Ayutthaya

Achei o valor que eles pagaram bem em conta pelo que eles me falaram que foi oferecido. Eu acho que o custo benefício foi até melhor do que ir sozinho como eu fui.

Vans e micro-ônibus para Ayutthaya

Quando eu montei meu planejamento de viagem eu li sobre essas vans e esses ônibus. São opções baratas para quem quer fazer algo mais independente.

As vans saem de um mini terminal bem próximo da Victory Monumento BTS Station veja esse terminal no mapa.

Pelo que eu vi essas vans saem a cada 20 ou 30 minutos. O tempo estimado da viagem é de uma hora – mas já vi boatos que quando o transito não ajuda pode levar até 2 horas.

O preço para ida e volta nessas vans é de cerca de 60 bahts – barato pra caramba!

Budas de Ayutthaya

O horário que as vans circulam no sentido Bangkok para Ayutthaya é das 06h20 às 20h00. Já no sentido contrário, o horário é das 04h50 às 18h00*.

* Eu não tenho como saber se esses horários e preços sofrem alteração com frenquência, então é preciso confirmar isso por lá.

Ônibus de linha pra Ayutthaya

Outra opção também possível para ir de Bangkok para Ayutthaya é com um ônibus de linha – nesse caso, felizmente, um ônibus com ar condicionado.

As linhas de ônibus que cobrem esse trajeto são a 3, a 77 e a 99. A frenquência de saída também varia entre 20 e 30 minutos e o valor do ticket é 50 bahts. Os ônibus rodam entre as 05h30 e as 18h00.

Os ônibus sem do Terminal de Ônibus Norte de Bangkok – o Northern Bus Terminal. Veja a localização do terminal no mapa.

Trem de Bangkok para Ayutthaya

Por fim chegou a hora de falar da opção que eu escolhi para ir de Bangkok para Ayutthaya: o trem.

Não é segredo que eu sou apaixonado por viagens de trem e não ia perder essa oportunidade no Sudeste Asiático.

Trem Ayutthaya

A viagem de trem de Bangkok para Ayutthaya não é nada rápida – pode levar de 2 à 3 horas, dependendo do trem.

O trem oferece duas opções de classe para você: a segundacom assentos mais confortáveis e ar condicionado, e a terceira com assentos não tão confortáveis, ventiladores no teto e o ventão que entra pela janela aberta.

A diferença de valores entre a segunda e a terceira classe é bem grande – apesar das duas opções serem muito baratas. A viagem na segunda classe custa cerca 300 bahts – menos de 30 reias, já a viagem na terceira classe custa 20 bahts sim, acredite!! Não é nem 2 reais!!

Eu acabei indo e voltando na terceira classe pois a segunda já estava lotada.

Ayutthaya Trem

Apesar do trem ser lento e a viagem demorar um pouco, eu achei que super valeu pela experiência – inclusive de viajar na terceira classe.

O alerta que eu quero deixar aqui é que na terceira classe você não tem lugar marcado, então não enrole para entrar no trem – se não você vai viajar de pé e não tem choro!

* * * *

Se você estiver procurando hospedagem em Ayutthaya e em Bangkok, acesse o Booking e encontre as melhores ofertas. Lembrando também que o Seguro Viagem é muito importante para viagens internacionais – leitores do blog tem um desconto de 15% para a contratação. Pegue aqui o seu cupom e garanta o melhor seguro com o melhor preço.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de como chegar em Ayutthaya, fique a vontade para deixar um comentário aqui no post. Sawasdee Kraaaap!

Booking! Faça sua reserva!
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

27 Comentários

  1. felipe zervelis

    Robson vc é o melhor mesmo
    Foi até catar minhas fotos ahahahah
    A gente tem que fazer um mochilao juntos. Vai ser do CARAIO ! 🙂

    Valeu pela homenagem. Adorei querido amigo

    Ah. E seu post inteiro tá sensacional. Só não vai quem não quer.

    Ps: n consigo te imaginar ANDANDO naquele calor de la

    Responder
  2. joseane

    Robson, acho aue nao foi o aue voce fez, mas como vc deu a deixa :
    “e melhor ainda para os aventureiros que estão viajando de trem de Bangkok para Chiang Mai.”

    me ajude… quero muito cometer a loucura de ir pra CHiang Mai de trem noturno saindo de Ayuthaya. (loucura pa o voo saindo de bangkok custa 45 euros, barato pra caramba haha, mas aueri ir de trem mesmo assil #aloka)
    entao a ideia eh pegar o trem ate ayuthaya, deixar a mochila em guarda volume daestacao se tiver lol, turistar o dia todo e depois pegar o trem notirno pra chiang Mai. vc conheceu alguem a fez esse trajeto? minha duvida seria mais sobre a reserva do trem::: imagina nao ter ticket e eu ter q pqgqr um voo assim na lata kkkk morrerei…. caso tenha umas dicas sobre esse pônto me informa?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jose!!! Tudo bom??? Hahhaha… conheço quem já fez a viagem de trem sim!!! Você pode dar um pulo na estação um dia antes de já comprar a sua passagem….

      Agora eu confesso que não lembro se tem lugar na estação para guardar a mala… confesso que eu não vi isso lá. Maaaaas, se você fizer um passeio igual ao meu… de tuk tuk… aí o seu mochilão pode ficar nele, bem de boa…

      Espero ter ajudado…. Qualquer coisa é só dar um grito aqui 😀

      Responder
      1. Joseane Moura

        Robson do céu , eu já fui pra thaïlandia tem um ano kkkkk
        Mas obrigada pela resposta mesmo assim.
        Para atualizar : fiz esse trajeto e foi muito de boas ! Fui pra Ayuthayz, guardei as mochilas na estação , bem barato e seguro . Perambulei o dia todo e peguei o trem a noite pra Chiang Mai ( atrasou demais esse trem kkkkkk) mas quando chegou apaixonei !muito legal , a menina transformou o assento em cama em 40 segundos rsrs ! Gostei da viagem e faria denovo !
        È estou indo pra thaïlandais daqui há 10 dias denovo obaaaaa mas vou para o lago de Koh Tao!

        Responder
    2. Natália

      Oi Joseane! Está está sendo realmente minha dúvida! Farei o mesmo trajeto e tenho medo do ticket de trem noturno para Chiang mai. Tenho meu roteiro super apertado e se perder esse trem atrapalhará tudo. Como vc fez? Abraços!

      Responder
  3. Ingrid

    Oi, Robson! Estou tentada a ir de trem e lá alugar um tuk tuk, como você fez. Mas ainda tenho duas dúvidas:

    Aonde você pegou o trem para Ayutthaya? Sabe de algum site com horários?
    E chegando em Ayutthaya, aonde conseguiu um motorista de tuk tuk? Foi até algum lugar?

    Obrigada!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid, tudo bom??

      Então.. o trem sai da Lamphong Railway Station – falha minha, deveria ter colocado essa informação no post.. vou atualizar!!

      Agora sobre o Tuk Tuk.. foi na estação de Ayutthaya mesmo. Dentre dela você vai encontrar os credenciados… e lá fora os que oferecem coisas mais simples, passeios mais curtos… e também mais baratos…

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 🙂

      Responder
  4. Athina

    Oi Robson, estou na Tailândia e daqui uns dias vou para Ayutthaya de trem. Gostaria de saber como você fez para chegar à Estação de Trem, já que assim como você, estarei hospedada na Rambuttri. Obrigadão 😀

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oii Athina, tudo bom?? Desculpa a demora pra te responder…. estava em Nova York e só agora estou conseguindo responder os comentários aqui… Espero que esteja responde a tempo…

      Então, na verdade fui de taxi…. você pode ir de tuk-tuk também.. Você deve ir para a Lamphong Railway Station… O taxista não entendeu esse nome em inglês, então é melhor você ter em mãos o seguinte nome: สถานีรถไฟกรุงเทพ

      É ali que você vai pegar o trem….

      Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui 🙂

      Responder
      1. Athina Schmitt

        Oi! Tudo bem sim, na verdade excelente. A Tailândia é linda 🙂
        Então… tua resposta veio em tempo, sigo para lá daqui dois dias. Obrigada!!!
        Na verdade, acompanho o site há tempos e tuas dicas me ajudaram muito. Eu e eu namorado estamos na Tailândia há um mês e com certeza tu és responsável por grande parte da ajuda, ainda que indiretamente, que tivemos.
        Abraços!

        Responder
  5. Marcela Regis

    Oi Robson, você tem mais informações sobre o pacote de 600 bahts que o casal fez? Vi que eles fizeram com o hotel que ficaram hospedados mas tenho pesquisado e não consegui achar nada com este preço… Queria dar uma olhada nesse pacote deste hotel! Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Marcela, tudo bom?? Me desculpa a demora para te responder, acabei viajando na semana passada e só agora estou conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então, eu não tenho informações detalhadas sobre o pacote que eles fecharam… mas eles ficaram no Dang Derm Hotel (http://www.booking.com/hotel/th/dang-derm.en-gb.html?aid=375355)

      O passeio foi fechada na agência que fica junto com a recepção desse hotel… então é uma dica pra você. Nem precisa ser hospede pra fechar o passeio lá.. é só chegar na recepção e olhar pra direita, se não me engano, aí você já vai ver a portinha da agência…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
      1. Pamela

        Oi, Robson! Obrigada pelas dicas! Estive lá no mês passado e encontrei a agência de turismo dentro do hotel Dang Derm (fica mesmo do lado direito). Paguei 700 baths (agosto de 2018). O passeio foi legal, mas vão uns 30 turistas e é só um guia, que fala as informações gerais de cada lugar. Passamos por 5 templos, foi bem corrido, mas valeu a pena para ter uma primeira impressão de Ayutthaya. É isso! Queria agradecer e deixar minha contribuição para os próximos viajantes 😉

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Pamela!! Que show que voltou aqui para compartilhar sua experiência.. fico feliz. É sempre bom ter essas dicas…. obrigado mesmo!! 😉

          Responder
  6. Eduardo

    Robson, tudo bem?
    Irei para Tailândia em maio próximo e achei o seu site muito interessante por conta das diversas dicas. Pois bem, gostaria de saber onde é a estação de trem que devo embarcar para ir à Ayutthaya.
    Parabéns pelo site!
    Abraço,
    Eduardo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edu, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então.. o trem sai da Lamphong Railway Station – falha minha, deveria ter colocado essa informação no post.. vou atualizar!!

      Obrigado pela mensagem!! Que bom que curte o blog 😀 Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  7. sara

    Oi Robson, tudo bem?
    Você sabe se há possibilidade de ficar em ayutthaya a ver o por do sol?
    E as bicicletas onde se consegue arranjar?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sara, tudo bom e você? Então, é possível sim… Mas só tem que ver se você pensa em dormir por lá ou voltar no mesmo dia para Bangkok? Se for voltar tem que ver os horários do trem, não tenho certeza qual é o último horário.

      Eu não cheguei a procurar bike por lá… mas acredito que vai encontrar algumas opções perto da estação de trem, pois é onde a galera chega… então com certeza vai ter alguma coisa por ali.

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  8. Junior

    Ola Robson, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo site, estou procurando lugares, passeios para se visitar na Tailândia, já que estou na Austrália e vou para lá em julho, e seus posts sempre aparecem. Tem ajudado muito na definição do meu roteiro. Obrigado! queria fazer uma pergunta, ainda não encontrei aqui, talvez passei batido, afinal é muita informação. Tem como ir de Bangkok para Ayutthaya e depois para Chiang Mai por trem? Por exemplo, estou perguntando isso, pois pretendo comprar um vôo de Bangkok para Chiang Mai, mas se tiver esta possibilidade de trem, posso fazer tudo em um mesmo dia, além de economizar um pouco e mais uma nova aventura. Aguardo retorno. Abcs Junior

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Junior, tudo bom? Então, parece que tem como fazer isso sim. Eu não fiz, mas já vi que algumas pessoas fazem dessa forma sim. Só não sei como é a viagem.

      E lembre que você precisa de pelo menos um dia em Ayutthaya, então teria que pegar o trem a noite pra seguir até Chiang Mai.

      Eu preferi fazer um bate volta para Ayutthaya e depois pegar um vôo de Bangkok para Chiang Mai.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  9. Raiane

    Ei Robson! Seguimos a dica de pegar a van perto do Victory Monument mas não está mais saindo van de la. Tivemos que ir pra Northen Bus terminal onde pagamos 70bath ida. Altera a informação pra não rolar de outras pessoas irem errado também 🙂

    Responder
  10. Felipe

    Oi Robson, boa tarde.

    Parabéns pelo site, peguei bastante informação nele.

    Eu vou com minha esposa e meu filho de 3 anos, e queria saber se é possível alugar um carro de Bangkok e fazer o passeio por conta própria? Assim conseguiria conciliar melhor os horários.

    Abç.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Felipe, tudo bem? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico feliz em saber!! Então, sobre alugar carro… eu não sei se seria uma boa opção… o transito por lá é bem caótico e diferente do que estamos acostumados…. não sei se valeria muito a pena.

      Mas deve ser possível sim…. só tem que pensar bem sobre isso 😉 Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito 😉

      Responder
  11. Janaína Franzoni

    Olá Robson!
    Seguimos bastante o seu blog e gostamos bastante das dicas!
    Estamos viajando pela Tailândia e fizemos o passeio para Ayutthaya… Ayutthaya por si já é quente e agora que é março está demaisss! Fomos de trem para lá mas nossa experiência na terceira classe não foi muito boa! Tanto na ida quanto na volta não tinha mais passagem da segunda classe e fomos de terceira! Mesmo chegando cedo, tem pessoas com assento marcado na terceira (observamos que eram tailandeses mesmo) então um dos assentos tivemos que ceder!
    Como estava muito quente não entrava quase vento nenhum, estava extramente cheio e realmente demorou muito (na saída de bangkok principalmente – acredito eu que a linha estava congestionada pois andava um pouco e parava novamente)… Pessoal pingando suor, se abanando, passando toalhinhas, etc! Foi bem tensoo, principalmente a volta que já tínhamos passado calor o dia todo no passeio!
    Os tuks tuks foram legais e simpáticos! Mas não nos oferecem nenhuma info – então sugiro já estudarem um pouco antes para aproveitarem mais!
    Gastamos 20 baths por pessoa de trem e mais 900 baths para tuk tuk por 3 horas lá.
    Ir de van tem o problema de trânsito em Bangkok, mas tem ar condicionado e já te levam nos templos! As vezes vale a pena “pesar” os prós e contras!
    Então, na minha opinião, nessas épocas mais quentes FUJAM do trem terceira classe! Calor lá dentro é insuportável!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *