O incrível Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Inaugurado em 1994, o Parque das Aves de Foz do Iguaçu é o maior parque de aves da América Latina. São mais de 1000 aves, de cerca de 150 espécies diferentes, para você ver. Certamente é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Antes de falar desse lugar incrível, deixe eu comentar algo imperdoável: eu nasci em Curitiba, sempre morei aqui e, pasmem, eu nunca tinha feito uma viagem para conhecer as belezas de Foz do Iguaçu 🙁

Ainda não consigo acreditar que eu esperei quase 26 anos para visitar um lugar tão incrível – que fica aqui do lado de casa!!. Enfim, nunca é tarde né!?!

Em maio desse ano eu fui convidado pela Loumar Turismo para passar 3 dias em Foz do Iguaçu e descobrir as belezas da cidade. Foram três dias muito legais e cheios de atividades!! Pode se preparar que eu vou contar tudo que rolou por lá… começando agora com o Parque das Aves!

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Se eu tivesse que fazer um ranking do que mais gostei em Foz do Iguaçu, o Parque das Aves estaria brigando pelo topo da lista – páreo a páreo com as Cataratas.

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Ao entrar, sério, fiquei de boca aberta com a estrutura do parque…. Tudo muito bem feito, limpo e organizado – incrível!!

Foi então que eu descobri que o Parque das Aves não é um parque do governo, mas sim um parque privado – eu não fazia ideia disso e fiquei admirado com a história

Tudo começou lá no sudoeste da África, quando o casal Dennis e Anna Croukamp ganharam um filhote de papagaio e descobriam o amor pelas aves.

Alguns anos depois o casal se mudou para o Brasil e se instalou em Foz do Iguaçu. Dennis, que já tinha sua paixão por aves declarada, decidiu criar um parque de aves.

Depois de conseguir todas as licenças, o casal adquiriu 16 hectares de florestas… bem próximo à rodovia que leva às Cataratas do Iguaçu.

A Anna, que é médica veterinária, aprendeu nossa lingua lendo o livro “Português em três meses” – mostrando que basta ter força vontade para conseguir qualquer coisa. Hoje é ela que comanda o Parque das Aves – com muito sucesso e reconhecimento.

O Dennis infelizmente faleceu em julho de 1996, dois anos após a inauguração do parque. Em sua homenagem foi criado um memorial no seu lugar favorito do parque: a ponte do Viveiro Pantanal.

Bom, o que eu posso dizer é que a estrutura do parque é realmente fantástica. O cuidado e atenção que vemos de toda a equipe é sem igual. Por lá os animais são bem cuidados e vivem felizes – e isso é visível.

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Em algumas partes do parque nós podemos entrar em viveiros e ficar realmente muito perto das aves. Eu até tentei tirar uma selfie com esse tucano das fotos, mas ele não deu muita moral pra mim – o espertão queria a atenção só pra ele.

Existe uma infinidade de aves por lá, uma mais linda que a outra: pavões, flamingos, corujas, gaviões e cada uma mais linda que a outra… Mas não posso negar que meu amor maior fica para o Tucano e para as Araras  que são os mais lindos na minha opinião. Obs.: Filhotes, de qualquer espécie, ficam fora dessa lista… competir com filhotes é covardia!

Tucano, Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

O viveiro das aradas é um dos maiores do parque – pelo menos pelo que eu percebi. Existem muitas araras lá dentro e elas dão voos rasantes bem perto da cabeça da galera – sério, incrível!!

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
Invadindo a privacidade das Araras… lindas!!!

E não é só aves que você vai encontrar no Parque das Aves por lá também tem uma área de répteis!! Tem tartarugas, lagartos e até jacarés – se você não está vendo o jacaré na em uma das fotos abaixo é melhor ficar esperto… já ouviu o ditado: tá tão perto de você que se fosse um jacaré te engolia!?! então, é bem isso…

Répteis, Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

O borboletário também é uma parte bem famosa do parque – ótimo para treinar a vista, já que algumas borboletas ficam meio que camufladas em meio a mata.

Borboletário, Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Uma parte do Parque das Aves que me deixou muito tocado é onde estão algumas araras que foram resgatas de maus-tratos e do tráfico. Algumas tiveram partes das asas amputadas e outras simplesmente não aprenderam a voar, pois eram mantidas em lugares pequenos. Hoje elas vivem ao ar livre, próximas aos visitantes e em contato com a natureza.

Araras resgatadas, Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
Araras resgatadas, Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Por um lado fiquei triste em ver o que o homem pode fazer… Mas por outro fiquei muito feliz em saber que existem outros tentando concertar esses erros, como o pessoal do parque 🙂

No fim do passeio era o momento da foto com a Arara. Hoje o Parque não tem mais esse momento de interação. Existe sim uma visita aos bastidores, onde você pode ter um contato ainda mais próximo com os animais.


🪁 Aproveitando que você está por aqui, se quiser mais dicas de viagens, roteiros, lugares, fotografia... Me dá um grito no Instagram @umviajante

Siga: instagram.com/umviajante

Eu fiz um novo post sobre o Parque das Aves com todos os detalhes atualizados: confira aqui como é a visita atualmente.

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu
Lembrança da viagem que fiz em 2015…

Por fim não posso deixar de comentar sobre a ótima sinalização do parque e a campanha divertida que eles criaram para divulgar que o Wi-fi é liberado 😀

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

Espero que tenha gostado deste post e que tenha ficado com vontade de visitar esse parque incrível. Eu não fotografei nem um terço de aves que eu vi por lá, se tivesse feito isso o passeio teria levado infinitas horas… mas o bom que é você pode ir lá e curtir tudo isso pessoalmente. Inclua o Parque das Aves no seu roteiro sem medo! 😉

Feche os seus passeios para Foz do Iguaçu com desconto

Para você que está organizando a viagem e o roteiro para Foz do Iguaçu, quero destacar aqui um ponto importante e dar uma boa dica para economizar na hora de pagar a sua viagem

O preço dos ingressos com a Loumar é o mesmo ou até, muitas vezes, mais barato do que nas bilheterias. Sem falar nas opções de ingressos combinados e promoções que surgem ao longo do ano.

Ingressos Foz do Iguaçu: quais atrações comprar antes da viagem

Vale destacar ainda que você pode fechar, além dos ingressos, seu hotel, transfer para os passeios e até aluguel de carro, em um único combo. A melhor notícia é que os leitores do blog vão ter um desconto especial ao fechar com eles! Você garante os melhores valores, recebe desconto e, para completar, ajuda o meu trabalho com o blog, bacana né!?!?


🚨 ALERTA PROMO: Reserve hotel com a Loumar e ganhe ingresso para o Movie Cars! 🚗

Além de todas as vantagens e descontos que comentei, a Loumar está com uma promoção super legal para os leitores do blog! Ao entrar em contato por esse link, para cada quarto que você reservar, você GANHA 1 ingresso do Movie Cars! Isso mesmo… se você reservar 2 quartos, vai garantir 2 ingressos! Essa promoção é por tempo limitado, então não deixa pra depois!! 💚 💙


Vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência e receber as informações para sua viagem. Listei alguns atrativos no formulário para você selecionar e facilitar a sua comunicação com eles. Pode ter certeza de que será uma ótima experiência.

[wpforms id=”42443″]

Hospedagem em Foz do Iguaçu

Se você não definiu seu hotel em Foz do Iguaçu, tenho uma boa dica: eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da melhor localização, foi o hotel com o melhor custo benefício na cidade.

Você pode fazer a sua reserva no Booking.com e também buscar por outros hotéis disponíveis em Foz do Iguaçu. Vou deixar o link para você encontrar as melhores ofertas – lembrando que ao reservar aqui você também me dá uma força com o blog. Eu super agradeço!

Reserve o Hotel Bogari no Booking.com

Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com

Veja aqui e reserve seu Airbnb em Foz do Iguaçu


Vídeo Foz do Iguaçu

Pra ter um gostinho de como é viajar para Foz do Iguaçu, veja aqui o vídeo que produzi na minha viagem mais recente. As imagens estão lindas e você já pode ir sonhando com o dia da sua viagem:


Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá 🙂

Tudo sobre Foz do Iguaçu

Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:

Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

Espero que tenha curtindo esse post!! Se você tem alguma dúvida ou quiser compartilhar aqui como foi a sua experiência por lá, fique a vontade para deixar um comentário 😉

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42445"]
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

10 Comentários

  1. Livia Nery

    Também pensei a mesma coisa, como demorei tanto pra conhecer este lugar. É simplesmente maravilhoso!!!!! Fiquei emocionada com tanta beleza!

    Responder
  2. Carolina

    O parque é muito lindo! Lembro que quando eu fui logo no comecinho do parque já dava para ouvir a bagunça das araras, todas animadas!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Verdade Carol!! elas são muito divertidas e bem barulhentas… são lindas, as cores parecem pintura!! Obrigado pela visita 😉

      Responder
  3. Jamile

    Oi Robson!!! Super amei o seu post… Adoro quando tenho uma viagem marcada e assim do nada aparece um post que se encaixa perfeitamente no que eu vou fazer na viagem.. rsrss
    Uma dúvida… Como ficou o seu roteiro em Foz? Digo, em qual dia vc encaixou o Parque das Aves? Foi no mesmo dia do Parque das Cataratas?
    Obrigada!!! =)

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Jamile, tudo bom? Que legal que vai visitar Foz, você vai amar.. é tudo muito lindo!! Fica de olho aqui no blog que entre essa semana e a próxima vão ter vários posts sobre o que eu fiz por lá, incluindo o meu roteiro…. vou contar tudo!!! 😉

      Responder
  4. Yasmin

    Dá para fazer no mesmo dia o passei Jamile. É agora tem novos moradores, os filhotes de flamingos, super lindos. você vai amar.

    Responder
  5. Wiliam

    Visitei Foz do Iguaçu em julho de 2014. Quando entrei no parque das aves eu logo pensei “paguei tão aro só por isso”, mas quando avancei um pouco mais foi espetacular. Acho que tão legal quanto ver as Cataratas. Passeio indispensável. Muito legal poder pegar no braço a arara azul ( legal também é que quando eu fui tinham umas araras reserva, lá no fundo, para que a ave que estivesse com os turistas não cansasse e pudessem trocar – e elas ficam soltas!!!!)
    Parabéns pelo Blog!

    Responder
    1. Jose Antonio

      Muito legal, eu estive em Foz com minha família no mês passado e conheci esse magnifico local que abriga aves que não poderão mais voltar para a natureza, na verdade todos os lugares de Foz são lindos, fiz com uma agencia de privativo local, que nos levou em vários lugares maravilhosos, principalmente as cataratas do Iguaçu. belo blog. Abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *