Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Quem curte natureza e quer viver uma experiência única em Foz do Iguaçu, a Expedição Aguaray é dica certa! Veja nesse post como é o passeio de caiaque no Rio Iguaçu, exatamente na fronteira entre Brasil e Argentina.

Quando estava planejando meu roteiro de viagem para Foz do Iguaçu, além de incluir os passeios clássicos, claro, decidi pesquisar opções para quem curte experiências únicas e diferentes especialmente as que fossem ligadas a natureza e ecoturismo.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Se você acompanha minhas viagens aqui no blog, ou mesmo no @blogumviajante, sabe que sou apaixonado por caminhadas e passeios em meio a natureza. Apesar de Foz do Iguaçu ser um destino com vários atrativos naturais, resolvi que queria fazer um passeio que fosse além do que a maioria das pessoas fazem.

Conversando então com um amigo que vive na cidade, ele comentou comigo sobre um passeio que envolve uma caminhada leve, um banho de cachoeira e, de quebra, um percurso de caiaque pelo Rio Iguaçuexatamente na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Foi assim que conheci a Expedição Aguaray, realizada pela Aguaray Eco Esportes. Não precisei pensar duas vezes para definir que esse seria um dos passeios que não ficaria de fora do meu roteiro em Foz do Iguaçu.

Animou para curtir uma aventura assim? Se liga aqui que vou contar todos os detalhes de como é o passeio e dar algumas dicas para você aproveitar ao máximo.

Expedição Aguaray: como é a trilha e o passeio de caiaque

Como comentei, o Aguaray é um passeio que envolve dois tipos de atividades: caminhada e, também, canoagem. Mas, antes que você se preocupe, o passeio é bem tranquilo e conta com profissionais para dar todo o suporte necessário.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

A base do Aguaray, onde você inicia a caminhada, fica a aproximadamente 12km do centro de Foz do Iguaçu. No final do post, no tópico sobre a localização, vou dar a dica para você não errar o trajeto – como aconteceu comigo, rsrs.

Chegando na base do Aguaray, você encontrará os guias e irá conhecer os outros participantes que vão realizar a expedição com você. Normalmente os grupos não são grandes, já que a ideia é que o passeio seja uma experiência tranquila em meio a natureza.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Já quero destacar aqui que os guias são super atenciosos e parceiros, dando todo suporte e guiando o grupo como muito profissionalismo – acho válido destacar isso e valorizar o trabalho dessa galera.

Bom, a primeira parte do passeio é uma caminhada pela mata nativa. A trilha é bem demarcada, super tranquila e não tem nenhum trecho de difícil travessia – talvez, se tiver chovido antes do passeio, pode ser que algum ponto fique mais escorregadio. Mas, de uma forma geral, é bem tranquilo.

A caminhada segue em direção a Base da Canoagem, próxima ao Rio Iguaçu. Ao longo do percurso, o guia explica sobre a vegetação local e algumas espécies de plantas que encontramos no caminho.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Chegando na Base da Canoagem, é hora de vestir os equipamentos para a segunda etapa do passeio. Ali os guias passam todas as instruções de segurança e fornecem os capacetes e também o colete salva-vidas. Desse ponto até o Rio Iguaçu é mais uma pequena caminhada.

Passeio de caiaque ou stand up no Rio Iguaçu

A segunda etapa do passeio é uma das melhores experiências do Aguaray: uma remada em caiaque pelo Rio Iguaçu. Pelo o que vi, além dos caiaques, a empresa conta com um stand upcaso alguém prefira essa alternativa.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

No dia em que fiz o passeio, todos do grupo optaram pelos caiaquesalguns em modelos duplos e outros em caiaques individuais, fica a escolha de cada um. Caso você não se sinta seguro e não queira ir sozinho, pode ir acompanhado de um guia – mas pode confiar, é bem tranquilo.

Eu já fiz caiaque em outras oportunidades e confesso que amo esse tipo de experiência. O visual do Rio Iguaçu é lindo e vale destacar dois pontos super interessantes: o primeiro, que esse trecho de canoagem é apenas alguns quilômetros depois das Cataratas do Iguaçu; e o segundo, que estamos remando exatamente na divisa entre dois países!

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Se você atravessar o rio, pronto, está na Argentinacertamente é uma experiência que não se encontra em qualquer parte do mundo, então já pode dar um check na sua lista de objetivos da vida: remei um caiaque na divisa de dois países.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Nossa remada termina próxima ao Rio Tamanduá, onde iniciamos a segunda caminhada do dia: um percurso também tranquilo, com alguns trechos que exigem um pouco mais de equilíbrio. Vale lembrar que os guias dão todo o suporte e ajudam bastante, caso você sinta dificuldade em algum momento.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

A segunda caminhada termina na Cachoeira da Toca, onde podemos tomar banho e refrescar do calor que, normalmente, é bem intenso nessa região. A cachoeira é uma delícia, não é funda e você pode curtir a piscina natural que se forma ali super de boa – dá para lavar a alma.

Cachoeira em Foz do Iguaçu - Rio Tamanduá - Aguaray

Depois do banho, é hora de fazer o caminho de volta: um trecho de caminhada até onde ficaram os caiaques, mais um trecho de remada e, por fim, a caminhada final até a Base do Aguaray, onde terminamos o passeio.

Como eu fiz esse passeio à tarde, nosso retorno teve de brinde a linda luz dourada do cair do sol – foi incrível.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

Terminei o passeio com gostinho de quero mais e com a certeza de que indicaria essa experiência para todos que visitam Foz do Iguaçu.

Informações e dicas sobre o Aguaray

Para que você tenha uma experiência bem legal e curta o passeio numa boa, vou deixar aqui algumas dicas para o dia do seu passeio:

Leve repelente e protetor solar: são dois itens indispensáveis. No dia em que fiz o passeio os mosquitos estavam tranquilos, mas é comum que eles apareçam. Já o percurso de caiaque te expõe totalmente ao sol, por isso não deixe de se proteger.

Leve uma garrafa com água: mesmo sendo um passeio tranquilo, é comum fazer muito calor e estar hidratado é essencial. Eu levei uma garrafa congelada e uma gelada, foi uma ótima ideia!

Use um calçado confortável ou uma papete: quando temos que entrar nos caiaques, é comum molhar o tênis, então não espere sair de lá com seu calçado limpo ou seco. O melhor é ter um tênis reserva ou mesmo uma papete com alça – lembrando que não é permitido chinelo para esse passeio por uma questão de segurança.

Use roupas leves, boné e óculos de sol: para curtir o passeio numa boa e sem perrengues, é a dica básica para uma boa caminhada.

Sobre câmeras e celular: preferi levar apenas a GoPRO, que é a prova d’água e mais indicada para esse passeio. Apesar do guia ter um saco estanque, que você pode colocar algumas coisas, eu preferi deixar minha câmera principal e celular na base do Aguaray. Levei apenas o mínimo necessário e foi ótimo.

Horários, valor e ingresso

O passeio Aguaray funciona todos os dias da semana nos seguintes horários: 9h, 10h, 14h e 15h. A duração do passeio é de, aproximadamente, 3 horas.

Aguaray Eco Esportes: passeio de caiaque em Foz do Iguaçu

É importante destacar que o Aguaray acontece mediante agendamento prévio – não é um passeio garantido para quem tenta fechar em cima da hora. Eu fiz o passeio no último horário do dia e achei perfeito! Recomendo, especialmente para não ter o trecho do Rio Iguaçu com muito sol.

O ingresso para o Aguaray custa R$ 145 reais por pessoa*

Você pode contratar o passeio diretamente com a Loumar Turismo, a agência que eu fechei todos os meus passeios e que oferece um desconto exclusivo para leitores do blog e, ainda melhor, facilidades para você parcelar sua compra.

*Cancelamentos com antecedência mínima de 24 horas, após isso não há devolução do dinheiro pago.

Caso você queira fechar esse e outros passeios com a Loumar, recomendo que fale com um consultor deles diretamente por WhatsApp. O atendimento é ótimo e eles vão passar todas as informações para sua viagem.

Localização: onde fica e como chegar no Aguaray

Como comentei, a base do passeio Aguaray fica a cerca de 12km do centro de Foz do Iguaçu. Para chegar lá, você vai seguir pela Avenida das Cataratas a mesma avenida que leva ao Parque das Aves e também a entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

Seguindo por essa avenida, exatamente antes do complexo Dreamland, você vai pegar uma saída a direita. Após isso, seguindo pelo GPS, normalmente, ele já vai te mandar virar a primeira também a direita – e é aqui que todo mundo erra o caminho. Essa primeira rua é sem saída, então, após virar a direita saindo da Avenida das Cataratas, você segue em frente e não vira a primeira a direita.

Você vai chegar na Alameda Caete, que, agora sim, deve ser a sua entrada para direita. No final dessa rua, virando a esquerda, você vai chegar na Base do Aguaray. Veja o percurso no mapa:


Hospedagem em Foz do Iguaçu

Ainda está procurando por hospedagem em Foz do Iguaçu? Eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da localização maravilhosa, foi o hotel com o melhor custo-benefício na cidade. 

Reserve o Hotel Bogari no Booking.com

Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com

Veja aqui e reserve seu Airbnb em Foz do Iguaçu

Caso prefira fechar sua viagem completa com a Loumar, incluindo passeios, hospedagem e até o transporte, não deixe de falar com eles pelo WhatsApp. Você recebe todos os detalhes e escolhe a melhor opção para sua viagem

WhatsApp: Feche hospedagem e passeios direto com a Loumar Turismo

Caso prefira enviar uma mensagem e receber o contato da agência por e-mail, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência.

    Quais informações tem interesse:

    Lembrando que hoje sou parceiro da Loumar e indico o trabalho deles com total transparência – tenho certeza de que você terá uma ótima experiência de viagem com eles.

    Vídeo Foz do Iguaçu: para inspirar sua viagem

    Quer ter um gostinho de como viajar para Foz do Iguaçu é especial? Veja aqui o vídeo que produzi nessa viagem e que tem imagens para você já ir sonhando com o dia de estar lá.


    Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajanteestou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá

    Tudo sobre Foz do Iguaçu

    Quer pegar mais dicas para sua viagem? Aqui no blog você tem um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu com várias informações e dicas para o seu roteiro de viagem.

    Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

    Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma informação sobre o Aguaray ou sobre Foz do Iguaçu, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post! Valeuuu!

    Sobre o autor

    Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

    Posts relacionados

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *