Ribeirão do Meio, um passeio para relaxar na Chapada Diamantina

Perfeito para quem quer uma atividade tranquila e relaxante, bem pertinho de Lençóis, o Ribeirão do Meio é um conjunto de piscinas naturais formadas pelo Rio Ribeirão.

Se você está acompanhando os posts da Chapada Diamantina, viu que terminei o trekking da Cachoeira do Sossego exatamente nas piscinas naturais do Ribeirão do Meio.

A ideia de fazer um post à parte é para mostrar que esse passeio pode ser feito de forma independente do outro trekking. Como a caminhada para a Cachoeira do Sossego não é tão fácil, nem todo mundo estará disposto a encarar a aventura.

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina - Bahia

O lado bom é que existem passeios próximos da cidade de Lençóis que são bem tranquilos de se chegar e proporcionam um delicioso contato com a natureza. Caso você queira saber como foi a trilha até a Cachoeira do Sossego, dá uma olhada no post anterior:

Veja aqui como é o trekking para a Cachoeira do Sossego.

Para quem quer mesmo um bom lugar para relaxar, um rio com piscinas naturais e até uma cachoeira onde é possível escorregar, o Ribeirão do Meio pode ser a melhor opção!

Visitando as piscinas naturais do Ribeirão do Meio

Localizadas a menos de 4 km do centro de Lençóis, as piscinas do Ribeirão do Meio são acessadas por uma trilha fácil – você deve levar uns 40 minutos para chegar lá se fizer todo o caminho a pé.

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina - Bahia

Formadas pelo Rio Ribeirão, o mesmo da Cachoeira do Sossego, as piscinas naturais do Ribeirão do Meio criam um cenário paradisíaco na Chapada Diamantina.

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina - Bahia

Algumas piscinas mais parecem hidromassagens e são uma delícia para passar o tempo – você entra na água e não tem mais vontade de sair.

Esse é um passeio indicado para qualquer idade ou tipo de viajante – crianças, inclusive, se divertem muito por ali.\

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina - Bahia
Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina - Bahia

Um dos grandes destaques do lugar é um escorregador natural que te leva direto para uma das maiores piscinas do local. Nesse caso, eu recomendo um cuidado redobrado, já que nessa área não existe nenhuma estrutura – é tudo obra da natureza mesmo.

Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina - Bahia

Eu confesso que deixei o escorregador de lado, pois fiquei com um pé atrás – além da altura, a piscina no final tem mais de 10 metros de profundidade, então tem que saber nadar para encarar a brincadeira.

Por ser um passeio tranquilo, não é super necessária a presença de um guia – a não ser que você inclua outras paradas nos arredores. É uma ótima opção para quem tem um dia livre em Lençóis: metade do dia curtindo a cidade e outra metade relaxando nas piscinas.

Informações sobre o passeio

Como eu comentei, esse é um passeio feito nas proximidades de Lençóisvocê pode até mesmo chegar lá caminhando.

Por esse motivo, é comum o local ficar bem cheio nos feriados, fins de semana e finais de tarde. Quando eu cheguei ainda estava bem tranquilo, só que mais para o finzinho do dia ficou bem cheio.

Você pode separar meio dia para realizar esse passeio que já é suficiente.

Passeios nas proximidades de Lençóis

Além das piscinas naturais do Ribeirão do Meio, existem outros passeios que normalmente são feitos pelos arredores de Lençóis. Como eu optei por fazer o trekking da Cachoeira do Sossego, não tive tempo de visitar os outros lugares.

Dentre as opções existem os ‘caldeirões’ do Rio Serrano, a Cachoeira da Primavera, o Salão das Areias Coloridas e a Cachoeirinhaesses todos vão ficar para minha próxima viagem pela Chapada.

Vale ressaltar que eu fiz todos os passeios pela Chapada Diamantina com a Venturas, uma agência que te atende de forma super completa nesse e em outros destinos do Brasil e do mundo. A Venturas está oferecendo condições especiais para quem é leitor aqui do blog!

Leitor do blog ganha uma mochila exclusiva!

A Venturas, valorizando os leitores que acompanham o blog, me propôs uma ideia super legal: os viajantes que fecharem uma viagem com eles, vão ganhar de presente uma mochila exclusiva! Você só precisa dizer que chegou lá por indicação do blog Um Viajante e fechar sua viagem - pronto, presente garantido! Além de receber o presente, você ajuda a mensurar meu trabalho por aqui.

atendimento@venturas.com.br

Hospedagem em Lençóis

Se você estiver procurando por hotéis, pousadas ou hostels em Lençóis, minha dica é consultar o Booking.com. Esse é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo.

O Booking é um super parceiro e, sempre que você puder, faça suas reservas através dos links aqui do blog, assim você me ajuda e não vai gastar nada a mais com isso:

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Lençóis

Tudo sobre a Chapada Diamantina

Hoje você já encontra um conteúdo super completo sobre a Chapada Diamantina aqui no blog e pode pegar muitas dicas para programar sua viagem:

Veja aqui tudo sobre a Chapada Diamantina

Se você tiver qualquer dúvida sobre o Ribeirão do Meio ou dicas sobre passeios nos arredores de Lençóis, fique à vontade para deixar um comentário por aqui. Valeuuu!!

Booking - Chapada Diamantina

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Eloise

    Ola
    amei seu blog, estava em busca de um site que ajude a planejar viagem
    Nunca fiz uma viagem internacional, na verdade nunca andei de avião kkkk mas quero fazer minha primeira viagem para Europa e em grande estilo.
    Penso em ir em Setembro de 2019 então temos mais de um ano pra planejar.
    Na Espanha ficarei na casa de uma amiga, na França também, já na Itália ainda não sei vai depender de como estará minha relação com um crush que de lugar para visitar em Espanha, França e Italia.
    A da Espanha mora em Pamplona, da França em Paris e da Italia em Bologna.
    Gosto de baladas, de dançar, de sair a noite, mas também quero fazer os passeios de dia.
    Enfim me ajude no que puder, tipo quanto ja tenho que pensar em guardar por mes, etc…qualquer ajuda é bem vinda.
    Desde ja agradeço
    Abraços
    Eloise

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Elo!! Tudo bom?? Bora tirar esse sonho do papel e começar a viajar!!!Não consegui te reponder antes pois as viagens desse ano deixaram muitos comentários acumulados.

      Então, você tem bastante tempo…. vale a pena ir montando o roteiro, escolhendo as cidades, o tempo que vai passar em cada uma.. Vai fazendo isso e vai juntando dinheiro nesse período.

      No que precisar de ajuda pode contar comigo 😉 Abraços!!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *