Dicas especias para sua viagem ao Salar de Uyuni, na Bolívia

Viajar para o Salar de Uyuni, na Bolívia, é uma experiência incrível. Essas dicas são para você aproveitar a viagem da melhor forma possível e voltar pra casa com a alma renovada.

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é um dos lugares mais impressionantes que você pode conhecer. Viajar pra lá é uma experiência única, diferente de qualquer outra viagem que você já possa ter feito.

Melhor época para ir ao Salar de Uyuni, Bolívia

Explorar e conhecer o maior deserto de sal do planeta pode parecer um desafio à primeira vista, mas com algumas dicas e vontade no coração, é possível!

Para te inspirar e, talvez, ajudar na sua viagem, separei algumas dicas que podem fazer a diferença para você 🙂

Dicas para viajar ao Salar de Uyuni, na Bolívia

Tente se aclimatar antes da viagem

A altitude é um dos pontos que preocupa muitos viajantes que planejam visitar o Salar de Uyuni. A maior parte da viagem é feita em grandes altitudes, chegando perto dos 5000 metros em alguns pontos.

O deserto de sal em si fica a cerca de 3500 metros de altitude, que já é bem elevado. Se você conseguir se aclimatar antes de fazer a viagem, tem tudo pra levar numa boa.

Vá preparado para aventura

Lagunas de águas coloridas, animais silvestres, vulcões e cenários surreais, tudo isso espera por você em uma viagem ao maior deserto de sal planeta.

Ilha de Cactos do Salar de Uyuni, Bolívia

Tantas coisas boas requerem um certo esforço. A viagem, independente se for feita no estilo mochilão ou passeio privativo, requer um espirito aventureiro.

São horas viajando em um veículo 4×4, passando por desertos de areia e rochas vulcânicas. Em muitos momentos não existe estrada, sinalização ou qualquer civilização por perto. O terreno em alguns pontos é irregular e a viagem se torna realmente uma aventura.

Fazendo o passeio com bons guias, a experiência tem tudo para ser uma aventura inesquecível.

Não subestime o frio

O clima de deserto e altitude fazem as temperaturas serem muito baixas no sal, especialmente durante a noite. Se você der sorte de pegar um ventinho por lá, a sensação térmica será ainda mais baixa.

No inverno o clima é ainda mais gelado, vá preparado para encarar temperaturas negativas! O esforço vale a pena!

Veja qual a melhor época para viajar para o Salar de Uyuni

Se desconecte sem medo

Não espere por internet durante uma viagem ao Salar de Uyuni. Talvez no passeio privativo, dependendo da agência que você contratar, o mundo virtual vai dar as caras em alguns lugares.

Aproveite essa chance para se desconectar e curtir o mundo real da forma mais intensa possível. Viva tudo que você sempre sonhou digitalmente, agora no mundo real.

Os registros mais importantes dessa viagem vão ficar na sua memória, e não no Instagram.

Salar de Uyuni, Bolívia

Procure olhar sempre o lado bom

Se a sua viagem for no estilo mochilão, talvez você não tenha o quarto mais confortável da sua vida, nem um banho quente todas as noites…. mas você estará vivendo uma experiência que muitas pessoas no mundo gostariam de ter.

Talvez a comida não seja a mais gostosa, mas se você leu minhas dicas do que levar para o Salar de Uyuni… vai ter um pote de nutella na mochila! 😛

Veja o que leva em uma viagem ao Salar de Uyuni

E se você for no viagem privativa, com mais conforto e banho quente todo dia… é ainda mais importante olhar tudo pelo lado bom. Você conquistou isso com seu esforço e merece aproveitar da forma mais intensa possível.

Vá de coração aberto

Você vai descobrir que a Bolívia ainda está atrasada em muitas coisas… Mas nós também estamos, né!?!

Salar de Uyuni, Bolívia

Vá disposto a experimentar coisas novas e viver experiências diferentes. Você com certeza vai voltar de lá com uma outra visão do mundo e uma vontade gigante de conhecer novos lugares.

Distribua sorrisos

Na viagem de mochilão, principalmente, você vai ter a oportunidade de conhecer muitos outros viajantes. Se for sozinho, certamente vai fazer novos amigos. Distribua sorrisos, compartilhe momentos e volte pra casa com muitas histórias para contar. São elas que estarão para sempre no seu coração.

Use filtro solar

Como já diria Pedro Bial: se eu pudesse dar só uma dica sobre o Salar de Uyuni seria esta:
Use filtro solar!

Mas digo isso pois o sol lá é muito intenso e você pode se queimar feio, de verdade 😀

Leve papel higiênico

Nunca sabemos o que o dia de amanhã nos reserva. Pode ser que o macarrão com vina (vina=salsicha) não bata bem… que a altitude não favoreça… Enfim, esteja preparado e tente ignorar a situação dos banheiros que você encontrar pelo caminho – faz parte da aventura e de olhar sempre o lado bom da viagem.

Escolha uma boa agência

Por fim uma dica que pode fazer muita diferença na sua viagem, a escolha da agência.

Eu sei que nem todos podem fazer passeios privativos, afinal, são bem mais caros. Mas independente disso, procure sempre ler sobre a agência que você vai contratar, seja ela com foco em mochilão ou viagem privativa.

Querendo ou não essa é uma viagem de aventura, com lugares extremos – sua segurança deve estar em primeiro lugar.

Não avalie apenas pelo preço do passeio! Agências muito baratas podem nem sempre resultar em viagens seguras.

Segue então minha opinião sobre algumas agências que eu conheço:

Cordillera Traveler, para quem vai viajar de mochilão

Essa foi a agência que eu contratei na primeira viagem fiz ao Salar de Uyuni, partindo do Atacama. Eles também tem escritório na cidade de Uyuni e você pode começar a viagem por lá.

Ela não é uma agência perfeita, tive sim alguns perrengues pelo caminho… mas no fim tudo terminou bem. Já relatei a experiência completa aqui no blog, você pode dar uma olhada.

Veja todos os posts sobre o salar de Uyuni.

Dentre as opções disponíveis nesse estilo de viagem, essa foi a que eu li os melhores comentários. Continuo recomendando, mas com essas ressalvas.

FláviaBia, para tour privativo saindo do Atacama

A FláviaBia Expediciones é a agência que oferece a experiência de tour privativo saindo do Atacama. O passeio só é feito mediante a reserva antecipada, pois não existe saída todos os dias. Eu já tive a oportunidade de fazer essa viagem com eles algumas vezes, por conta da expedição fotográfica que realizo, e posso garantir que é uma experiência incrível. 

Cholita, FlaviaBia Expediciones
Cholita, que acompanha a viagem ao Uyuni da FláviaBia Expediciones

Eu sou amigo da Flávia e posso recomendar os serviços dela de olhos fechados. Já li comentários super positivos sobre as viagens dela para o Uyuni e também já tive a oportunidade de fazer seus passeios pelo Atacama. Recomendo muito!

Senda Andina, para quem vai fazer passeios saindo do Uyuni

Caso você vá fazer o passeio começando na cidade de Uyuni, a Senda Andina é a melhor opção que eu conheço e posso recomendar nesse sentido.

Carro da Senda Andina, Uyuni - Bolívia

* * * * *

Hoje eu tenho um contato muito bom com a FláviaBia. Se você entrar em contato com ela, pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Ela vai certamente te atender muito bem e talvez role até um descontinho – ela normalmente faz um preço especial para os leitores aqui do blog. Aproveite essa oportunidade e realize esse sonho 🙂

Para facilitar, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a Flávia. Assim você pode receber todas as informações detalhadas para sua viagem!

[wpforms id=”42434″]

Tudo sobre o Salar de Uyuni

Essas foram as dicas especias que eu quis compartilhar com você. Aqui no blog já existe um conteúdo bem completo sobre o Salar de Uyuni, vale a pena dar uma olhada.

Veja todos os posts sobre o salar de Uyuni.

Se tiver mais dicas para compartilhar ou alguma dúvida, fique a vontade para comentar aqui no blog. Precisando de qualquer coisa é só me dar um grito. Abraços!!

Guia Salar de Uyuni - Um Viajante Mondial Assistence - Seguro Viagem Meu Primeiro Mochilão
Melhor Seguro Viagem InternacionalBooking.com

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *