Roteiro de 4, 5 ou 6 dias em Curaçao, no Caribe

Planejando uma viagem para Curaçao? Veja aqui uma sugestão de roteiro de 4, 5 ou 6 dias completos na ilha mais colorida do Caribe. O que fazer, quais praias visitar e dicas para organizar sua viagem.

Curaçao é, sem dúvidas, um dos destinos mais lindos e completos do Caribe. Se você está em busca de praias paradisíacas, boa gastronomia e aquele mar que parece uma pintura de tão azul, escolheu o destino certo.

Roteiro de 4, 5 ou 6 dias em Curaçao, no Caribe

Localizada no sul do Mar do Caribe, a ilha de Curaçao está ao lado de Aruba e também Bonaire, formando juntas o que chamamos de ABC Caribenho.

Diante de outros destinos do Caribe, Curaçao se destaca por diversos motivos, sendo um deles o clima e também a sua colonização holandesa. Passear pela capital Willemstad e ver os traços da arquitetura holandesa com cores tropicais, é algo que não pode ficar de fora da sua programação.

Curaçao - Cartão postal do Caribe

Aqui no blog já fiz alguns posts bem legais e que podem ajudar em seu planejamento de viagem para Curaçao, vale a pena dar uma olhada:

Veja aqui os posts mais recentes sobre Curaçao

Agora quero ajudar quem está planejando uma viagem para Curaçao e quer definir um roteiro de 4, 5 ou 6 dias completos na ilha.

Roteiro de 4, 5 e 6 dias em Curaçao

Bom, vamos começar pensando que você tem todo o deslocamento do Brasil até Curaçao. Os voos mais comuns fazem ao menos 1 escala – em Bogotá, voando Avianca, e na Cidade do Panamá, voando Copa Airlines.

Hoje, nós brasileiros contamos também com um voo direto para Curaçao  já operando semanalmente. Nesse voo você sai do Brasil no domingo de manhã e leva apenas 6 horas para chegar a ilha. O voo de volta parte de Curaçao aos sábados, permitindo assim que você fique 5 dias completos na ilha e um total de 6 noites.

Veja aqui o post completo sobre como chegar em Curaçao

Considerando os tempos de deslocamento, sendo um dia para ir e um dia para voltar, vamos definir que para um roteiro de 4 dias em Curaçao, você vai precisar de um total de 6 dias de viagem. Para o roteiro de 5, será um total de 7 dias e, consequentemente, para o roteiro de 6 dias, um total de 8 dias de viagem.

Curaçao: dicas e tudo o que você precisa saber antes de ir

Se por acaso seu voo tenha uma conexão mais longa, você vai precisar ajustar essa contagem de dias em roteiro.

Organizei dessa forma para ficar mais fácil de entender a logística do roteiro. Agora vamos ao que interessa: as primeiras dicas para você planejar sua viagem para Curaçao.

Viagem para Curaçao: importante saber antes de ir

O primeiro ponto que você precisa saber para planejar seu roteiro por Curaçao é que a ilha é grande e vários pontos ficam afastados, por isso é muito recomendado que você alugue um carro.

Recomendo que você pesquise e já faça a reserva do seu carro ainda no Brasil. O site da RentCars é uma ótima ferramenta para fazer isso e garantir sua reserva com segurança.

Outro ponto importante é que muitas praias de Curaçao são privativas e você paga para entrar. Não é algo que estamos muito acostumados no Brasil, porém acho que por conta de estrutura, preservação e limpeza, é um valor justo.

Para não estender esse post com várias dicas além do roteiro, vou deixar aqui o link para um post em que reuni tudo que você precisa saber antes de ir para Curaçaovale a pena dar uma olhada depois!

Veja aqui as principais dicas para sua viagem a Curaçao

Viagem para Curaçao: roteiro, praias e quais passeios fazer

Vamos então ao roteiro de viagem para Curaçao! Eu passei 5 dias completos lá, ou seja, precisei de 7 dias contando com a ida e a volta. Aqui vou passar como foi cada dia da minha viagem, mas você pode ajustar e alternar os dias conforme achar melhor para o seu roteiro.

Curaçao: 1º dia de viagem

Curtir um dia de praia, especialmente a região do seu hotel

Para o seu primeiro dia em Curaçao, acho que o melhor é curtir a região do seu hotel. Por isso, recomendo muito ficar em um que tenha acesso à praia, como o Sunscape Resortque foi o hotel em que me hospedei.

Sunscape Curaçao Resort

Pense que você acabou de chegar, após horas de voo, de aeroporto… o descanso é merecido. Deixe o primeiro dia para relaxar e comer também nas proximidades do hotel.

*Caso seu roteiro seja mais curto, aí vale a pena substituir esse dia por um dos outros do roteiro.


Curaçao: 2º dia de viagem

Passeio para Klein Curaçao

O meu segundo dia do roteiro começou bem cedo. Tomei café às 7h e às 7h30 já estava saindo para pegar o barco rumo a Klein Curaçaoo barco sai às 8h30 do píer de Zanzibar, Praia Jan Thiel.

Gostei muito de fazer o passeio para Klein Curaçao logo no começo do meu roteiro, até porque ele envolve um deslocamento de barco e tende a ser um pouco cansativo.

Catamaran Black & White

Klein Curaçao é uma pequena ilha localizada a mais ou menos 1h30 de Curaçao e existem algumas empresas que fazem esse passeio – cada uma com seu diferencial.

Fiz o passeio até Klein Curaçao com a Black&White, que é um barco mais descolado, com uma galera que curte beber e se divertir bastante.

Outras duas empresas que posso recomendar, principalmente por terem uma pequena estrutura na praia, são a Mermaid e também a Miss Ann. No meu caso, tudo era feito no barco, inclusive a alimentação. Nessas outras empresas você conta com uma pequena estrutura na praia.

Klein Curaçao, Caribe

Cheguei de volta do passeio perto das 17h30 – mega cansado. Nesse dia também jantei no hotel, até porque o serviço era All Inclusive.

Resumo do dia:

Klein Curaçao | Saída do hotel às 7h30 | Retorno às 17h30 | Valor do passeio: $109 dólares por pessoa


Curaçao: 3º dia de viagem

Passeio pela capital Willemstad, Aquafari e Pôr do sol

Como comentei lá no começo do post, não dá para visitar Curaçao e não dedicar algumas horas para explorar a capital Willemstad. Se você tiver interesse em fazer o passeio com algum guia, eu recomendo! Inclusive a minha guia foi uma brasileira que vive há anos em Curaçao e é a pessoa mais querida do mundo: Kézia! Você pode entrar em contato com ela pelo insta @guiabrasileiroemcuracao

Guia Brasileira em Curaçao

Pode falar que foi contato do Robson, do blog Um Viajante! Mande inclusive um beijo meu pra ela… ela fez a diferença na minha viagem!

Caso você queira fazer um roteiro básico por conta própria, vou passar algumas direções – depois posso fazer um post mais detalhado sobre esse roteiro.

Bom, você pode começar seu passeio no Rif Fort, que fica em Otrobanda. Ele é um antigo forte que foi transformado em shopping – é um bom ponto de partida. Inclusive você pode estacionar seu carro por lá.

Curaçao Rif Fort

Saindo do Rif Fort, você vai seguir em direção à Ponte Móvel, que é a Ponte Queen Emma. No caminho, vai passar por algumas barraquinhas que vendem produtos locais. Também tem um letreiro de Otrobanda para registrar aquela fotinho esperta.

Curaçao - Otrobanda - Caribe

Se der sorte, pode ver a ponte móvel se movendo para algum barco passar. É muito legal tanto ver de fora quanto estar em cima dela durante o movimento – digo por experiência própria.

Após cruzar a ponte, você vai chegar em Punda, o outro lado da capital Willemstad. Esse é o lado onde ficam as construções mais famosas e que são o cartão postal de Curaçao.

Willemstad - Curaçao

Bater perna por esse lado da cidade tem seus bons motivos. São várias lojas com produtos que valem a pena comprar, inclusive eletrônicos. Se tiver tempo, passe também no Ronde Market, que é tipo um mercadão onde você encontra algumas coisas interessantes.

Seguindo pela Rua Columbusstraat, você vai chegar na Hendrikpleinnomes bem tranquilos de decorar haha, mas pode ficar tranquilo que vou deixar um mapa pra você. Nessa região da Hendrikplein é onde ficam algumas boas lojas para comprar souvenirs e também onde ficam os letreiros DUSHI e CURAÇAO – que valem uma foto.

Dushi, Curaçao - Papiamento

Resumidamente, esse seria um passeio legal pela capital de Curaçao. Depois do almoço vamos para a segundo passeio do dia.

Aquafari: uma experiência de mergulho em Curaçao

Depois do passeio pela capital, eu segui para uma atração diferente na ilha. O Aquafari, uma opção bacana para quem nunca fez mergulho e quer ter uma experiência similar.

O Aquafari está localizado na Praia Piscadera, próxima ao Hotel Hiltonnão muito distante do centro, por isso é uma boa atividade para esse dia.

Você não precisa saber nadar ou ter alguma experiência para fazer o passeio, mesmo ele parecendo estranho à primeira vista. Já adianto que quem tem muuuito medo de água, pode não se sentir à vontade nesse passeio.

Achei uma atividade legal e muito segura, então pode criar coragem e ir sem medo. Depois dos minutos iniciais mergulhando, você vai ver que é extremamente simples. É uma espécie de moto subaquática com um cilindro de oxigênio. Elas ficam o tempo todo presas a boias na superfície e a descida é controlada.

Tudo é feito com a presença de guias do passeio. Confesso que para quem já fez mergulho, pode ser um pouco sem graça. Para quem nunca fez, é um passeio bem divertido.

O valor do passeio é $115 dólares por pessoa e precisa ser reservado no site especialmente na alta temporada.

Pôr do Sol em Willemstad

Depois de atividade no Aquafari, não havia mais tempo de ir para algum lugar longe. Decidimos então voltar para o centro e curtir o final do dia ali mesmo, em Willemstad.

Willemstad - Um Viajante em Curaçao, Caribe

Com você vai ver, é no final do dia que o sol ilumina a faixada dos prédios coloridos – ou seja, o melhor horário para as fotos. Terminar o dia em um dos barzinhos da região é uma ótima pedida! Assim você já vê como é a cidade à noite e como ela fica ainda mais colorida.

Resumo do dia:

Passeio por Willemstad | Saída do hotel às 9h00
Aquafari | Agendado para às 15h00 | Valor do passeio: U$115 dólares por pessoa
Pôr do Sol em Willemstad | Sem horário para terminar o dia


Curaçao: 4º dia de viagem

Porto Mari, Cas Abao e Karakter

O quarto dia do roteiro em Curaçao foi dedicado as praias, inclusive uma delas é a minha favorita:

Porto Mari

A praia de Porto Mari, ou Port Marie, merece estar no seu roteironão importa a quantidade de tempo que você ficar em Curaçao. Ela é linda, tem um mar delicioso e vale a pena curti-la com calma.

Porto Mari - Curaçao

Assim como várias outras praias de Curaçao, Porto Mari é uma praia paga – mas não é nada absurdo. A entrada custa U$3 e o aluguel da cadeira U$3,50. O horário também é controlado, abrindo às 9h30 e fechando às 18h30.

Existem outras duas praias que ficam relativamente próximas à Porto Mari e que merecem uma visita – mas você decide o tempo que vai ficar em cada uma delas.

Cas Abao (Kas Abou)

Não muito distante de Porto Mari, você chega em Cas Abaoconsiderada uma das praias privativas mais lindas de Curaçao.

Cas Abao - Curaçao

Aqui você paga $7 dólares por carro de até 4 pessoas. As cadeiras também são cobradas e custam cerca de 4 dólares – com direito a ducha. Acho que vale passar uma parte do dia por lá também!

Praia Karakter

Essa praia não está entre as mais famosas de Curaçao, mas confesso que gostei bastante dela. Tem um restaurante, um barzinho e uma estrutura legal. Quando você chega é como se estivesse entrando em um condomínio residencial – vale a visita!

Uma dica é deixá-la para o final do dia e curtir ali o pôr do sol. As cadeiras não são cobradas, porém é necessário consumir no bar.

E assim fechamos mais um dia do roteiro de viagem em Curaçao.

Resumo do dia:

Porto Mari | Abre às 9h30 | Entrada U$3,50
Cas Abao | Entrada U$7 por carro
Praia Karakter | Pôr do sol | Consumo no bar


Curaçao: 5º dia de viagem

Kenepa Grandi, Jeremi, Kalki, Piskado e SeaBob

Mais um dia no roteiro dedicado às praias de Curaçao. Dessa vez na parte norte da ilha e com direito a um dos passeios mais legais que fiz por lá: o SeaBob.

SeaBob Curaçao

Bom, todas essas praias ficam localizadas na mesma região da ilha. Dependendo de onde você estiver hospedado, pode ser que leve mais de uma hora para chegar lá.

As praias são muito bonitas e cada uma tem um diferencial.

Kenepa Grandi

A Kenepa Grandi é uma das mais populares de Curaçao e é incrivelmente bonita. O único ponto é que ela está sempre movimentada, especialmente na alta temporada. Acho que vale a visita, porém pensaria bem antes de decidir ficar nela por mais tempo.

Kenepa Grandi, Curaçao

Playa Jeremi

Dentre as que visitamos nesse dia, a Playa Jeremi é a que fica mais ao sul. É uma praia pequena, quase escondida… porém muito linda.

Playa Jeremi - Curaçao

Você não paga para entrar, mas também não tem muita estrutura. De qualquer forma é uma praia legal para passar um tempo.

Playa Piscado (Playa Grandi) & SeaBob

Outra praia que entrou no roteiro desse dia foi a Playa Piscado, Playa Grandi, que foi onde realizei o passeio com o SeaBob.

Playa Piscado, Curaçao

Esse foi um dos passeios que mais curti fazer em Curaçao. A experiência realmente foi muuuito legal! Se você tiver uma graninha para investir no passeio, eu recomendo – melhor ainda é agendar para esse dia que você estará nessa região da ilha.

SeaBob Curaçao

Já contei aqui no blog com é a experiência com o SeaBob Curaçao, vale a pena dar uma olhada:

Veja aqui como é o SeaBob Curaçao

Playa Kalki

Para fechar o roteiro desse dia, também visitei a Playa Kalki que fica mais ao norte dessas outras que conhecemos.

Fui até essa praia para almoçar no restaurante do Hotel Kurá Hulanda Beach Lodge. Inclusive essa é uma opção de hospedagem para quem quer realmente se desconectar do mundo e curtir a viagem sem se preocupar com nada.

É uma região bem distante do centro da ilha, porém a praia é linda! É praticamente um retiro.

Resumo do dia:

Praias do norte da ilha | Kenepa Grandi, Jeremi, Kalki e Piskado 
SeaBob | Tempo de passeio 1h30 | Valor: $85 dólares por pessoa

E aqui fechamos o roteiro de 5 dias em Curaçaosuper bem aproveitados e sem muita correria.


Curaçao: 6º dia de viagem

Caso você tenha um dia a mais em seu roteiro, a melhor dica que posso dar é para curtir ele em uma única praia. Eu não tive o sexto dia completo, já que o meu voo partia de Curaçao no final da parte. Por isso conseguimos aproveitar apenas a metade do dia.

O que fazer? Ir para alguma praia, obviamente! Você pode ficar na praia do seu hotel, para não ter que se preocupar em dirigir; pode visitar alguma outra para conhecer; ou simplesmente voltar em uma que gostou muito.

Eu preferi voltar a Porto Mari e curtir lá minhas últimas horas em Curaçao acho que foi uma ótima escolha para fechar a viagem com chave de ouro.

Como já falei aqui, Curaçao tem mais de 30 praias – não tem como conhecer todas em uma única viagem. O melhor é aproveitar cada uma no seu tempo. Isso sim é viajar, é viver… é ser feliz


Noite em Curaçao: o que fazer, onde comer?

Eu acabei não listando as opções de o que fazer à noite em Curaçao, por não saber exatamente onde você estará hospedado e o estilo da sua viagem.

De qualquer forma vou deixar aqui algumas sugestões que você pode adaptar em seu roteiro:

Jan Thiel | Zanzibar Beach & Restaurant

Jan Thiel | Zanzibar Beach & Restaurant

Essa é uma praia mais badalada de Curaçao e que conta com um bar/restaurante. Pode ser uma opção legal para você ir tanto de dia quanto à noite.


Mambo Beach

Mambo Beach Curaçao

Pertinho do hotel que fiquei em Curaçao, o Sunscape Resort, o Mambo Beach é um espaço com vários restaurantes e algumas lojas. Por lá rolam festas também, algumas fechadas e que é preciso pagar para entrar – é um point badalado da ilha.


The Gouverneur

The Gouverneur - Restaurante em Curaçao

The Gouverneur é um restaurante maravilhoso e que merece estar em seu roteiro. Fica no centro da ilha e tem uma vista linda para as construções coloridas de Curaçao. Jantei lá e recomendo muito – especialmente para quem deseja uma noite especial.


Hospedagem e aluguel de carro em Curaçao

Para fechar as dicas, não posso deixar de reforçar para você fazer sua reserva de hospedagem em Curaçao com antecedência. Eu recomendo o Booking.com, que é parceiro do blog e garante sua reserva com total segurança.

Santa Barbara Resort - Curaçao, Caribe

Ao reservar seu hotel pelo link do blog, você viaja tranquilo e ainda me ajuda – sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hotéis e resorts em Curaçao.

Por fim, como disse ao longo do post, ter um carro para se locomover em Curaçao é indispensável. Eu recomendo que você reserve seu carro ainda no Brasil, para evitar imprevistos.

Faça a pesquisa e reserve seu carro no site da RentCars, que compara o preço de diversas locadoras. Mais uma vez você pode contribuir com o blog sem gastar nada a mais com isso.

Pesquise e alugue aqui o seu carro em Curaçao


Mapa de Curaçao: principais pontos desse roteiro

No mapa a seguir você pode visualizar os principais pontos que mencionei nesse roteiro de Curaçao. Vai ser uma boa ajuda para você entender e se localizar na ilha.

Aproveite e veja aqui as minhas 10 praias favoritas em Curaçao.

Espero que tenha curtido esse post completão e continue acompanhando as dicas de Curaçao. Se você tiver qualquer dúvida para montar seu roteiro ou quiser deixar uma sugestão, fique à vontade para comentar aqui no post! Ayo, dushi!!

Curaçao, Um Viajante

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

1 Comentário

  1. Amanda

    Maravilhosa suas fotos!!
    Estou montando um roteiro pra lá passando pelas mesmas praias, mas estou com uma dúvida.
    Saindo daqui com o hotel já reservado, e fora os passeios de klein, e as entradas nas praias, qual a média de gasto por lá? Com refeição..
    Abraço e obrigada pelas dicas!!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *