Lagunas Escondidas de Baltinache: um dos passeios mais lindos do Atacama

O Deserto do Atacama é um destino que sempre pode surpreender. Em um cenário desértico e onde dificilmente acreditamos que podemos encontrar água, existem as lindas Lagunas Escondidas de Baltinache.

Quem poderia imaginar que em meio ao deserto mais árido do planeta, encontraríamos cenários tão majestosos e rico em água e cores?

Não bastasse as lindas Lagunas Altiplânicas, passeio que considero absolutamente imperdível no Atacama, também temos as Lagunas Escondidas de Baltinacheatração que já tive o privilégio de visitar algumas vezes, mas só hoje lembrei que ainda não tinha um post exclusivo aqui no blog.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama, Chile

Se você está planejando sua viagem para o Deserto do Atacama e chegou aqui agora, já aviso que no blog tem muito conteúdo legal para ajudar no seu roteiro vale a pena conferir!

Veja aqui todos os posts sobre o Atacama
Confira os passeios imperdíveis no Atacama

Lagunas Escondidas de Baltinache: um passeio incrível no Atacama

Quando visitei o Atacama pela primeira vez, lá em 2014, as Lagunas Escondidas nem existiam dentro dos roteiros de passeios pelo deserto.

Hoje, elas não só estão na rota como também estão entre os lugares mais lindos e imperdíveis para qualquer roteiro no Atacama.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama, Chile

Com formas praticamente surrealistas e cores que são difíceis de acreditar sem ver com os próprios olhos, as Lagunas Escondidas podem ser uma ótima surpresa para sua viagem e também uma das experiências mais singulares que você pode realizar no deserto.

Flutuar em uma lagoa de sal no Atacama

Aqui no blog já contei como foi a minha primeira experiência ao entrar em uma lagoa onde a concentração de sal é tão grande, que o nosso corpo simplesmente flutua sozinho.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama, Chile

Isso aconteceu na Laguna Cejar, que eu continuo considerando um passeio incrível – especialmente quando combinado com o pôr do sol na Laguna Tebinquiche.

Quem oferece essa experiência completa e com um pôr do sol onde poucos tem acesso, é a agência FlaviaBia Expediciones vale a pena acessar esse post para ver outras informações e também saber mais sobre o desconto para realizar os passeios.

Assim como na Laguna Cejar, nas Lagunas Escondidas você também pode viver essa experiência de flutuar sem fazer o menor esforço – e mesmo que não saiba nadar, pode confiar em mim… lá você não corre perigo! É uma experiência que você precisa realizar ao menos uma vez na vida!

Como é o passeio das Lagunas Escondidas de Baltinache

Bom, o que você precisa saber é que cada agência faz o passeio de uma forma e também com duração diferente – o que pode mudar totalmente a maneira de aproveitar o lugar.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama, Chile

Fiz esse passeio com a agência da Flavia, que é brasileira e hoje oferece passeios de muita qualidade no Atacama – recomendo muito!

Lagunas Escondidas com FlaviaBia Expediciones

O passeio oferecido pela agência da Flavia vai levar você em um roteiro de um dia inteiro na região das Lagunas Escondidas, a maneira mais completa e tranquila para curtir o lugar e também os arredores.

Hoje, o passeio sai bem cedinho de San Pedro, entre 8h e 8h30, e leva direto para a região onde ficam as Lagunas Escondidas.

Por ter a duração de um dia inteiro, você tem o privilégio de curtir as Lagunas com calma e também alguns lugares lindos que fazem parte dessa região: como o Vallecito e o famoso ônibus abandonado do deserto.

Vallecito, um cenário único em meio as cordilheiras

Esse passeio é muito especial e leva você para um cenário absurdamente lindo, em meio a um conjunto de cordilheiras: a Cordilheira do Andes, a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko.

Já estive presente em mais de um passeio da FlaviaBia nessa região e posso garantir que cada um é diferente e muito especial. E é essa forma personalizada dos passeios, em que a vivência do viajante fica em primeiro lugar, que me faz realmente indicar o trabalho dela.

Como já falei aqui no blog, a Flavia Bia não é a agência mais barata, assim como não é a mais cara, mas é uma das melhores agências que pode te proporcionar uma viagem realmente inesquecível.

Surpreenda-se com a beleza das Lagunas Escondidas do Atacama

A grande atração desse passeio, obviamente, são as Lagunas Escondidas. O passeio por elas é feito a pé e vai surpreender a cada nova laguna colorida que surgir à sua frente.

Lagunas Escondidas - Atacama

Ao todo são sete Lagunas Escondidas, cada uma com um tom de azul diferente e um formato único – desenhado pelo simples e incrível poder da natureza.

O percurso é todo demarcado por pedras e você precisa respeitá-lo, já que esse é um lugar extremamente sensível. Para manter as lagunas preservadas e abertas para os futuros viajantes, é muito importante respeitar as regras.

Durante o passeio, o guia da agência faz explicações e conta curiosidades sobre esse lugar e a origem das lagunas.

Como falei, já estive nas Lagunas Escondidas algumas vezes. E preciso comentar: todas as vezes era como se o cenário estivesse diferentecomo se as lagunas se transformassem… tanto na cor, quanto no formato.

Lagunas Escondidas - Atacama

Sei que deve ser apenas uma impressão, mas é algo que sempre me deixa curioso. Também já reparei que nos meses mais frios, o fundo das lagunas fica diferente – como se os cristais de sal formassem agulhas pontiagudas tente reparar nisso!

Flutuar nas Lagunas Escondidas

Falando em frio, não podemos esquecer de uma das experiências que você pode (e deve) realizar nas Lagunas Escondidas.

Como já comentei, elas concentram uma quantidade muito grande de sal, o que faz com que nosso corpo flutue sozinho – é simplesmente impossível afundar!

Lagunas Escondidas - Atacama

Dentre as 7 Lagunas Escondidas, apenas 2 são liberadas para banho – então não vai chegar lá se jogando em qualquer uma, hein!?!? E outro detalhe: esteja preparado para o frio especialmente se for no inverno.

Eu já entrei nas lagunas salgadas do Atacama tanto no verão quanto no inverno. Posso garantir que a diferença é grande, mas a experiência é imperdível! Nos dias mais quentes, principalmente quando o sol está a pino, é mais fácil de encarar – mas com vento e frio, confesso que é mais doloroso.

Lagunas Escondidas - Atacama

Felizmente a Flavia oferece roupões que ajudam a esquentar o corpo após a experiência de flutuação. Eu ainda recomendo um adicional: leve alguma garrafa de água natural para você se lavar.

Existem banheiros com chuveiro, mas ficam um pouco afastados de onde é montado o almoço. Se você ficar incomodado com o sal no corpo, essa água extra pode ser uma boa solução.

Alimentação no passeio das Lagunas Escondidas

Sobre a alimentação, cada agência vai oferecer algo diferente. Com a FlaviaBia você vai ter um coquetel no começo do passeio e também um almoço – daqueles mega caprichados que ela oferece.

O ônibus abandonado do Atacama

Outro ponto forte desse passeio com a agência FlaviaBia é que ele também inclui a visita no ônibus abandonado do Atacama, um ponto que lembra muito o filme Into the Wild (Na Natureza Selvagem).

Ônibus Abandonado - Atacama

Esse ônibus ficou famoso no Atacama e agora todo mundo quer uma foto por lá. Ainda são poucas as agências que oferecem passeios completos como esse – por isso reforço que é diferenciado.

Dicas para o seu dia nas Lagunas Escondidas

Para você aproveitar as Lagunas Escondidas da melhor forma possível, vou passar dicas importantes e o que é preciso levar com você:

Protetor solar: totalmente indispensável! Esqueça qualquer coisa, menos o protetor. O sol de lá não é brincadeira – e com o branco do sal e o reflexo da água, você pode se queimar muito.

Roupa de banho: eu recomendo sunga e biquíni para a flutuação. Bermudas ou roupas maiores só vão grudar mais o sal. Mas não deixe de levar roupa de banho para encarar a flutuação.

Água extra: além da sua água para beber, recomendo levar uma garrafa de água para jogar no corpo e tirar, nem que seja um pouco, do sal. Algumas pessoas ficam com a pele irritada com o sal, por isso é bom cuidar.

Toalha: depende muito da agência que você vai fazer o passeio, mas com a FlaviaBia você vai ter roupões. Dá pra deixar passar a toalha.

Boné/Chapéu: mais um item que recomendo bastante. Além de proteger do sol, alguns compõem um look bem legal para as fotos – e quem não ama?

Roupa de frio: no Atacama você sempre tem que estar preparado. Se for no inverno então, não vai dar bobeira! Tem que ter roupa de banho e também de frio, já que lá pode ventar muito!

Calçados confortáveis: a caminhada pelas lagunas escondidas é bem tranquila, porém vai ser bem melhor se você estiver com um tênis para caminhada do que um salto 15. Ah, levar chinelo também é uma ótima pedida.

Informações gerais sobre as Lagunas Escondidas:

Horário: Saída entre 8h e 8h30 / Retorno às 16h
Altitude: 2.400 metros
Entrada: 8.000 CLP (cobrada a parte do passeio).
Variação de temperatura: de 5ºC a 30ºC
Valor do passeio: infelizmente não consigo manter os valores atualizados aqui no blog, já que eles mudam com o tempo e também com a época da viagem. O ideal é você pedir os valores atualizados para a agência.

Para facilitar sua comunicação com a agência, vou deixar aqui um formulário para você contatar diretamente a FlaviaBia Expediciones e receber todos os detalhes por e-mail.

Não se esqueça de comentar que é leitor do blog Um Viajante, assim você recebe um desconto bom nos passeios e ainda me ajuda a mensurar o blog, fazendo com que eu consiga boas oportunidades para compartilhar por aqui.

Tudo sobre o Atacama

Veja aqui outros posts que podem ajudar na sua viagem pelo Deserto do Atacamatem muito conteúdo para você:

Veja aqui todos os posts sobre o Deserto do Atacama.
Procurando hotel? Confira onde ficar em San Pedro de Atacama

Espero que tenha curtido esse post e que tudo o que falei aqui desperte sua vontade de conhecer mais esse cantinho incrível do Atacama. Se já visitou as lagunas ou tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar seu comentário! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

2 Comentários

  1. Mayara

    Eram essas dicas do seu blog que faltavam pra completar meu roteiro!
    Uma perguntinha, qual a camera utilizada? haha

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi May!!!! Aí simmm!!! Fico feliz que ajudei na sua viagem!! A câmera foi a Sony a6500

      Depois, se puder, volta aqui pra me contar como foi a sua viagem… vou adorar saber um pouco da sua experiência por lá

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *