TOP 10 – Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Está programando um roteiro pelo Deserto do Atacama e ficou de cabelo em pé com tantas opções? Então chegou a hora de te ajudar com a lista mais esperada de todos os tempos: os meus passeios favoritos no Deserto do Atacama!

Se você acompanha o blog, deve ter visto quantos lugares incríveis existem por lá. O Atacama não é um deserto comum, onde só se vê areia para todos os lados. A lista de lugares e coisas para fazer por lá é enorme.

Eu já visitei o Atacama duas vezes: a primeira em abril de 2014 e a segunda em outubro de 2015. Já consegui fazer muita coisa por lá, mas ainda tem uma listinha de pendências!! Esse ano vai ter mais Atacama e muito mais conteúdo pra você!

Mas agora, para responder uma das perguntas mais feitas aqui blog, eu vou listar os passeios que mais gostei no Atacamaos passeios imperdíveis e que, se possível, você deve colocar no seu roteiro. Borá ver essa lista!!

1 – Lagunas Altiplânicas

Em primeiríssimo lugar eu coloco as Lagunas Altiplânicas. Na minha opinião é um dos lugares mais lindos do Atacamao visual é de tirar o fôlego… sério, não dá pra deixar de fora!

Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama

Eu visitei as Lagunas Altiplânicas duas vezes e pode ter certeza que também estarei por lá na terceira viagem.

 Veja aqui como foi a minha primeira visita nas Lagunas Altiplânicas.

2 – Piedras Rojas

Praticamente empatado com o primeiro colocado, eu coloco Piedras Rojas como outro passeio imperdível no Atacama. Só fui conhecer esse lugar na minha segunda viagem e fiquei completamente apaixonado.

Piedras Rojas, Deserto do Atacama

Algumas agências fazem esse passeio conjugado com outros lugares do deserto. Eu fiz o combo Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

Veja aqui como foi o passeio Piedras Rojas com Lagunas Altiplânicas.

3 – Salar de Tara

Esse é um passeio mais longo, de dia inteiro, e que te leva para um cenário surreal. Acho que é um dos lugares mais lindos e fantásticos do Atacama – por lá você se sente um grão de areia.

Salar de Tara, Deserto do Atacama

Este é outro passeio que eu já realizei duas vezes e, sem dúvidas, também estará na minha próxima viagem.

Veja aqui como foi a minha primeira visita no Salar de Tara.

Veja aqui como foi a minha segunda visita no Salar de Tara.

4 – Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Acho que esses são os passeios mais clássicos do Atacama e normalmente são os primeiros que você vai fazer por lá. Pra quem está indo pela primeira vez é item certo no roteiro.

Valle de la Muerte - Atacama

Eu só visitei os vales na minha primeira viagem e gostei muito. Não refiz o passeio na segunda viagem por falta de tempo.

Veja aqui como foi minha visita ao Valle de la Luna e ao Valle de la Muerte.

5 – Geysers El Tatio

Outro passeio de dia inteiro no Atacama e um dos mais gelados. Agora já estamos em um ponto da lista onde a quantidade de dias que você tem disponível vai te permitir ou não fazer o passeio.

Geysers El Tatio

Se tiver tempo para ele, vá! Eu pelo menos sempre tive vontade de ver um geyser e essa experiência no El Tatio foi muito legal! Ver o sol nascer no campo geotérmico é uma experiência incrível.

Veja aqui a primeira parte do passeio aos Geysers El Tatio.

Veja aqui a segunda parte do passeio aos Geysers El Tatio.

6 – Termas de Puritama

Um dois passeios mais relaxantes no Atacama! Perfeito para o seu último dia de viagem…. assim você recupera suas energias tomando um banho delicioso nas águas termais do Atacama – o visual nem precisa de comentários né?

Águas termais do Atacama, Termas de Puritama

Se você estiver com tempo e curtir uma caminhada, é possível fazer o Trakking de Guatin antes das Termas, já que a caminhada termina por lá ;)

Veja aqui como foi o Trekking de Guatin.

Veja aqui como foi a minha visita nas Termas de Puritama.

7 – Laguna Cejar

Tem vontade de entrar em uma laguna no deserto e ver seu corpo boiar sozinho? Pois é, assim é a Laguna Cejar… mais salgada que o próprio mar morto!

Laguna Cejar, no Atacama

Eu fiz esse passeio na minha primeira viagem e gostei bastante. Depois da Laguna Cejar nós ainda visitamos os Ojos del Salar e a Laguna Tebinquinche.

Veja aqui como foi o meu passeio na Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche.

8 – Salar de Atacama

Diferente de qualquer outro salar do mundo, o Salar de Atacama é outro passeio que normalmente se faz conjugado com outro passeio. Vale destacar que é quase certo que você vai encontrar flamingos por aqui.

Salar de Atacama, Chile

Já visitei o Salar de Atacama duas vezes: na primeira vez junto com as Lagunas Altiplânicas e na segunda vez com o Tour do Vinho.

Veja aqui como foi minha primeira visita no Salar de Atacama com Lagunas Atiplânicas.

Veja aqui como foi minha segunda visita incluindo o Tour do Vinho e o Salar de Atacama.

9 – Vulcão Lascar

Não podia deixar esse passeio de fora da lista. Ele está aqui no final não por ser menos importante, mas sim por ser um passeio que precisa de mais tempo – você precisa se aclimatar bem para subir no vulcão. De qualquer forma posso garantir que foi uma das coisas mais incríveis que já fiz nada vida.

Lagoa Lejia e Vulcão Lascar, no Deserto do Atacama

Se você tem vontade de fazer algo assim, o Vulcão Lascar é uma ótima opção pra começar.

Veja aqui como é subir no Vulcão Lascar.

10 – Tour Astronômico

E finalmente chegamos ao último item da lista: o Tour Astronômico do Atacama!! E ele não ficou aqui por acaso… Eu deixei para comentar sobre ele no fim pois eu acho ele um dos passeios mais imperdíveis no Atacama e, como é feito à noite (obviamente), ele é tranquilo de encaixar em qualquer roteiro… independente da quantidade de dias que você ficar por lá.

Tour Astronômico do Atacama

Eu já fiz esse tour duas vezes, a primeira vez com a agência Space e a segunda com a Alarckapin. Hoje eu recomendo tanto uma como a outra!

A grande vantagem que eu achei da Alarckapin foi o número de pessoas reduzido. Com isso eu me soltei mais para fazer perguntas e interagir com o astrônomo.

De uma forma geral os dois passeios são semelhantes, mas a Space tem vários telescópios pequenos enquanto a Alarckapin tem um grandão.

O meu tour com a Alarckapin era pra ser em espalhol, mas as 4 pessoas do grupo – contando comigo – falavam português, então o tour foi feito em português mesmo.

Pelo que eu ouvi falar a Space continua bombando, mas os grupos são enormes… aí eu deixo a escolha com você!

Veja aqui como foi o meu Tour Astronômico com a Space.

Acesse aqui o site oficial da Alarckapin.

Passeios com desconto no Atacama

Vou aproveitar para destacar que a Agência Ayllu e a Agência FlaviaBia, com quem eu fiz os meus passeios no Atacama, estão com preços especiais para os leitores do blog.

Ao entrar em contato com as agências, informe que você é leitor do blog Um Viajante e que você conhece o Robson… assim eles vão te oferecer um desconto especial!

Vídeo: Deserto do Atacama

Pra fechar o post com chave de ouro eu vou compartilhar aqui o vídeo com os melhores momentos da minha última viagem ao Atacama. Aproveita e clica aqui para conhecer o canal e se inscrever! 

Posts úteis para você

Quanto custa viajar para o Atacama

Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama

Quantos dias ficar no Atacama

Espero que você tenha curtido o post e que essa lista dos meus passeios favoritos te ajude a formar seu roteiro. Se você tiver dúvidas ou quiser sugerir outros passeios no Atacama, fique a vontade para deixar um comentário. Não se esqueça que aqui no blog você tem um cupom de 15% de desconto para contratar o seu Seguro Viagem, super importante em uma viagem como essa. Pegue aqui o seu cupom de desconto. Grande abraço!!!!

mondial-pos-2016

Meu Primeiro Mochilão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 27 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

98 Comments

  1. Cristiana Torres

    Olá!!! Muito bom este relatório sobre o Atacama. Qual a agencia que recomenda para as excursões? Foi sempre com a mesma? Obrigada, Cristiana Torres

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Cris, tudo bom?? Eu já fiz passeios com a FlaviaBia e com a Ayllu. Eu recomendo as duas, mas a Ayllu está com um serviço super diferenciado! Os carros são novos e possuem até wifi para você usar nos passeios… postar fotos e tal. O atendimento, os guias profissionais, a comida oferecida e a segurança, tudo de primeira!! Você pode entrar em contato com eles através do site: http://www.aylluatacama.com.br/

      Diga que quer fazer um pacote de passeios e que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Eles vão fazer um preço especial pra você

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  2. Guilherme

    Olá Robson, tudo bem?
    Estive no Atacama agora no começo do ano, e confesso que seus posts e principalmente suas fotos foram as maiores influencias para conhecer esse deserto incrível hehe.
    Para mim, só colocaria as piedras rojas no topo da lista, mas nada contra as lindas lagunas altiplânicas hehehe
    So fiquei #chatiado que o céu decidiu me sacanear para fazer o tour astronômico, ficou tudo nublado nos dias que deixei disponíveis para o tour
    Ou vai ver é so mais “empurrão” pra voltar a esse lugar incrível, rs.
    Um abraço de outro curitibano!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Graaaaaande Gui, tudo bom??? Pois é, Lagunas e Piedras Rojas são empatadas na real… os dois passeios são incríveis…. lugares surreais!!

      Powww, certeza que essa parada do céu foi pra você voltar…. tem que fazer o tour astronômico e os outros passeios que ficaram de fora

      Muito bom saber que te influenciei pra fazer algo tão bacana… ter um retorno como esse é muito maneiro!!!

      Obrigado por lembrar de mim e voltar aqui para compartilhar sua experiência, grande abraço!!!!

      Reply
  3. Cristiana Torres

    Obrigada pela ajuda Robson! Aproveito para dar os parabéns pelo blog. Está top! 😊 vou contactar a agencia e pedir preços. Quantos dias no minimo no Deserto do Atacama? Já agora nao querendo abusar da boa vontade, tem ideia de qual a forma mais economica de depois voltar a Lima? Voo por Calama? Obrigada e bjinhos

    Reply
  4. Nara

    Parabéns pelo post e sua conquista do Lascar. Estivemos no Atacama em novembro, nossa viagem foi toda montada em cima de seu blog. Também Fizemos nossos passeios pela ayllu. Foi top! Literalmente o Atacama é de tirar fôlego!!!

    Reply
  5. Henderson

    Amigo parabéns pelo blog, estarei no deserto em setembro! Todos esses passeios tem que ser feito por agência? E no meu caso que irei de caminhonete teria opção de fazer por conta própria ? Obrigado pela atenção 😄

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Henderson, tudo bom? Pow, muito obrigado por sua mensagem… fico feliz que tenha curtido o blog…

      Então, no seu caso dá pra fazer alguns passeios por conta sim… Não são todos… Alguns passeios são bem afastados, em lugares de difícil acesso… Então você teria que ter um bom guia para ir com você.

      Vou ficar te devendo dicas mais precisas para quem vai de carro, pois nunca foi pra lá assim…. Mas dá uma boa planejada aí, tenho certeza que vai ser uma grande aventura!!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito

      Reply
  6. Murilo Pagani

    Falaa Robson, tudo em ordem?

    Já faz algum tempo que acompanho o Um Viajante e acho suas fotos incríveis, Um dos blogs de viagens com a melhor fotografia, na minha humilde opinião…hehe

    Mas cara, que vídeo é esse?!?! Achei muitooo top!!!

    Parabéns pelo excelente conteúdo e muito obrigado pelas dicas valiosas!!!

    Abz
    Murilo

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Murilo!! Que show que acompanha o blog, fico muito feliz em saber!!

      Ahhh eu também curti muito o resultado desse vídeo… sempre que quero matar a saudade do Atacama eu assisto.. hehe

      Muuuuuuito obrigado por sua mensagem!!! Abração!!!

      Reply
  7. Izac Chapiewski

    Olá, fizemos uma viagem ao Atacama de carro final de 2015 passando a virada de ano em Tilcara na Argentina, uma aventura muito show mesmo. Antes de realizar a viagem tirei muitas informações úteis do seu blog Robson. Os passeios fizemos todos por conta própria e economizamos muito com isso. Pra quem vai de carro fica a dica, todas as estradas são ótimas e bem sinalizadas. Já quem vai de avião o geito é contratar uma agência mesmo ou alugar um carro por lá. Conto tudo da viagem no meu blog, inclusive como foi ficar parado no deserto depois de 2 pneus furarem devido a pressão!! ahahah Acontece né, mas nos viramos bem. Um abraço a Todos.

    Quem quiser acessar: https://iniciativaaventureiros.wordpress.com/

    Reply
  8. Patricia

    Olá!!! Parabéns pelo post e pelo blog. Adorei!!!
    Uma pergunta… infelizmente tenho somente livre o feriado de Páscoa ou Corpus Christi para viajar, ou seja, apenas 4 dias, no máximo talvez conseguiria 5…. você acha viável fazer uma viagem para o Deserto do Atacama? OU seria perda de tempo e não conseguria ver nada… pois teria somete dois dias inteiros…
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oo Pati, tudo bom?? Que bom que gostou!! Fico muito feliz em saber!!

      Ahh eu acho que 4 dias no Atacama dá pra aproveitar sim…. eu sempre digo que 3 dias é o mínimo… menos que isso aí não rola mesmo. Mas quatro dias, beeeemmm organizados, dá pra aproveitar!!

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  9. Lily

    AAAAAAADOREI o seu TOP 10!!! Nossa, simplesmente tem tudo o que eu quero ver!! Parece até que eu tinha lido antes de mandar aquela pergunta no whatsapp, né? Mas juro que vim ler agora… que máximo, Robson, já posso me ver lá, passeando… que emoção!
    Beijo grande,
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    Reply
  10. Rita Pamphilo

    Olá Robson, td bem? Passando para agradecer tds as dicas q peguei no teu blog e contar um pouco da minha experiência no Atacama. Passei o carnaval por lá e voltei completamente deslumbrada com td que vi e vivi. Fiz tds os passeios com a agência FlaviaBia Expediciones. Pra quem não sabe, é uma agência de brasileiros e está entre as melhores, senão a melhor (na minha opnião) de San Pedro de Atacama rsrs. As meninas são mto simpáticas e os guias, principalmente “Sebastian” são os melhores. Fiquei 5 dias e deu pra fazer as principais atrações, inclusive o Vulcão Lascar… A única frustração foi q não consegui fazer o Tour Astronômico por conta do clima, triste. Fiquei num Hostal super bacana, La Casa del Pueblo, na Tocopilla, mto próximo da Caracoles. Continue com esse “trabalho” rsrs maravilhoso e obrigada pelas dicas. Ainda não decidi o próximo destino, mas logo voltarei a bisbilhotar teu blog, já sabe né? Um abraço! Rita

    Reply
    1. Robson Franzói

      Opaa.. que legal Rita!!! Muito bom saber que deu tudo certo com sua viagem!! Fico muito feliz que tenha voltado aqui para compartilhar sua experiência! De verdade mesmo… muito obrigado!! Os outros leitores agradecem também!!

      Fica de olho no blog… sempre vou postar novas dicas por aqui

      Reply
  11. Thais Neuber

    Boa noite Robson tudo bem ?!
    Nossa seu blog foi um achadadooo …Ameiii !!! está me ajudando mto.. já vi tudo aqui, no Insta e no Youtube !!!
    Parabéns !!!
    Chego no Atacama vindo do Tour de 3 dias em Uyuni dia 16/Abril e acredito ter metade desse dia e mais dia 17 e 18 inteiros, pq dia 19 cedo voo para Santiago.
    Gostaria muito da sua ajuda pra decidir quais passeios fazer (quero os melhores né kkk) …minha duvida maior é entre Laguna Cejar e Valle de la Luna.

    Obrigada desde já.
    Abraços

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oooii Thais!!!! Ahhhh desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Espero que tenha feito os melhores passeios… depois volta aqui pra me contar como foi Se apaixonou pelo Atacama???

      Reply
  12. Renato

    Olá Robson,
    Sou de São Paulo, e fiiz reserva no hotel em Atacama para os dias 17 a 23 de julho.
    Chegando a Calama às 17:00 será que teria dificuldade para conseguir translado até Atacama? Pesquisei os voos e não tem mais voo que chega ás 14:00.Tava pensando em ficar uma noite em Calama e só no dia seguinte seguir a viagem porque estarei com minha família e acho que seria muito cansativo.
    Tem passeios que não vale a pena fazem nesse período que está frio? Como por exemplo Laguna Cejar que a água parece bem gelada nessa época?
    Vi também que tem o Sandboard, e parece muito legal. Será que Ayllu faz esse passeio?
    Depois que vi o seu blog no ano passado resolvi conhecer a Deserto de Atacama.
    Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Renato, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… estou indo para o Atacama agora no final de junho, primeira vez no invernão… Bom, vamos lá… sobre o transfer… acho que rola você pegar no mesmo dia sim! Tem transfer até bem tarde… acho que não vale a pena se hospedagem em Calama.. melhor já ir direto para San Pedro… aí o transfer já deixa vocês no hotel e vocês descansam melhor.

      Sobre passeios para não fazer no inverno… acho que não tem restrição não… alguns vão ser bem gelados, mas a beleza sempre vai ser incrível!

      Acho que a Ayllu tem Sandborad sim… estou me programando para fazer dessa vez!

      Que bom que o blog te inspirou nessa viagem, fico feliz em saber!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  13. Ana

    Olá Robson!

    Estou adorando o blog e as dicas para o Deserto do Atacama.
    Vou pra lá em setembro, e as borboletas do estômago já começaram a se agitar. hehehe
    Para uma primeira vez, qual seria uma ordem legal para os passeios? Por conta da adaptação à altitude.
    Agradecida!
    Um forte abraço e um largo sorriso!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ana, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Ahhhh imagino a ansiedade…. eu estou voltando para o Atacama agora no meio do ano, já estou ansioso também!!

      Sobre a sequencia dos passeios, uma coisa que precisa ver é que nem sempre pode ser a que nós escolhemos, pois a agência precisa ajustar as vezes.

      Normalmente é legal começar com Valle de la Luna e Valle de la Muerte… e deixar os passeios mais altos, como Geysers, para os últimos dias…. Mas essa questão da altitude também varia muito de pessoa para pessoa…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço e um largo sorriso!!!!

      Reply
  14. Maíra S.

    Olá Robson,
    Estou indo para o Atacama e o Uyuni no fim de maio e estou devorando seu blog! Quanta informação preciosa! As fotos também estão lindas! Obrigada por tanta dedicação!
    Posso aproveitar e tirar algumas dúvidas? Tenho 10 dias inteiros de viagem e pretendo fazer um “sanduíche” com o Uyuni, ficando um dia inteiro em SPA na volta, para descansar ou para subir o Lascar. Estou pensando em fazer os passeios do Atacama que você sugeriu no post sobre a promoção com a Ayllu, mas ainda falta definir a ordem certa para evitar o soroche. Na sua opinião, algum desses passeios é repetido na excursão para o Uyuni? Fiquei na dúvida se as Lagunas Altiplânicas seriam as mesmas nos dois passeios…
    Quanto ao frio, me preocupa principalmente as noites e as manhãs em Uyuni. Tenho um casaco legal, mas gostaria de saber se uma calça flanelada e uma meia-calça de lã dão conta de aquecer as pernas… rsrs
    Muito obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Maíra, tudo bom? Desculpa a demora para te responder… acabei de chegar de uma viagem de um mês pela Europa e só agora vou conseguir colocar os comentários em dia…

      Então… os passeios que você vai fazer na viagem para Uyuni são diferentes dos passeios do Atacama. As lagunas são outras… e todas são liiindas!!!

      Sobre o frio.. é bom ir preparada! Eu estou indo agora em junho… e vou pronto para encarar um baita frio. Não sei exatamente como são essas calças que você falou… mas é bom ir com alguma calça bem quente!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  15. Fá Intruder

    Olá, garoto! Vou fazer uma viagem solo de moto ao Atacama, saindo de Bauru/SP em 22 de Agosto, retornando em 07 de Setembro.Gostaria de saber se é possível fazer alguns desses passeios por conta própria, visto que a motinha tem obrigatoriamente que sair nas fotos também, hehe. Esses lugares são abertos a visitação sem guia? Os acessos são por rodovias ou estradas “transitáveis”, visto que minha moto não é uma trail? Aguardo orientações.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Fá, tudo certo?? Então… assim, alguns passeios ficam em reservas fechadas e você precisa pagar para entrar. Parece que até estão tentando limitar o acesso a alguns lugares somente para agências. Ainda não sei bem como vai ser isso.

      Passeios em vulcões precisam ser feitos com guias…. e tem passeios que são bem distantes de San Pedro.

      Assim… eu sei que dá pra fazer muita coisa sim! Tem que dar uma boa pesquisada pois eu nunca fiz uma viagem assim por lá…. fico te devendo mais dicas…

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  16. Laís

    Oi Robsonnn

    Vou em agosto para Santiago e depois Atacama, só que quero economizar e ir de ônibus, vc conhece alguém que já fez esse trajeto com o ônibus da Turbus? É muita loucura? Rs
    Ah! E outra coisa, o clima em agosto é bom para os passeios que mencionou acima? Vou ficar 5 dias por lá…

    Muitíssimo obrigada :))

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Laís, tudo bom? Então…. hoje eu não sei se vale a pena economizar nisso.. você vai gastar 24 horas viajando de Santiago até Calama.

      Procure passagens aéreas no site chileno da Sky! Está com preços incríveis! Mas tem que comprar como se estivesse no Chile!

      A época que você vai é boa sim.. pode ir tranquila!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  17. Mariana

    Adorei os seus posts e dicas. Vou agora no final de Maio para Atacama com meu marido !
    Será que conseguiremos entrar nas lagoas ???
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Ah, saindo de Curitiba, sera que já estamos aclimatados com o friozinho e as diferenças de temperatura ?!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!! Então… eu nunca fui pra lá no inverno forte… estou indo agora no dia 15 de junho. Aí vou ter uma ideia de como fica a temperatura…

      As lagoa que você perguntou é a Cejar né!?! As outras não podemos entrar na água.

      Ahhh… pra quem tá acostumado com Curitiba, com certeza é mais fácil se adaptar com o Atacama haha

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  18. Juliana de Albuquerque

    Olá Robson.
    Estou aproveitando muito seu blog.
    Vou com meu marido para o Atacama em Outubro.
    Você pode me ajudar em uma duvida?
    Nós vamos fazer alguns passeios no Atacama e também vamos fazer o passeio até o Salar de Uyuni. Alguma contra-indicação de fazer primeiro a ida até o Salar e depois voltar e fazer os passeios ali por volta de São Pedro de Atacama?
    Obrigada!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ju, tudo bom? Então, a Bolívia tem mais altitude… tem a questão da aclimatação. Por isso normalmente é bom fazer alguns passeios no Atacama para depois seguir para Bolívia.

      Acho que seria legal você entrar em contato com a FlaviaBia. Ela está oferecendo um serviço muito bom no Atacama e também está oferencendo viagem para Uyuni. Mencione que você conhece o Robson, do blog Um Viajante, ela está com preços especiais para leitores. A FlaviaBia é uma agência que trabalha apenas com reservas, o que deixa a viagem bem mais organizada.O e-mail dela é: contato@flaviabiaexpediciones.com e ela também atende no whatsapp: +569 4251 7683

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
    2. Laura Queiroz

      Olá Juliana, vcs irão em quais datas de outubro? Irei dia 13 e volto dia 17 do Atacama. Vai ser minha primeira viagem sozinha hehe, qualquer coisa podemos fazer os passeios juntos. Abraços!

      Reply
  19. Thais

    Oii Robson, tudo bem?

    Amei o seu site. É de pessoas que me orgulho parabéns, porque são informações extremamente estruturadas e de qualidade.
    Estou com dúvida em relação a quais passeios fazer no Atacama, dado que terei 3 dias inteiros e duas tardes para escolher entre os passeios e mais 4 dias de Salar de Uyuni, partindo e retornando para o Atacama.

    Sei que é muito particular, mas gostaria de ouvir a sua opinião, pois pensei o seguinte: será que tem passeios no Atacama que possam ser “parecidos” com o que verei no Uyuni (tem deserto, tem lagunas, etc).

    Pensei em fazer o seguinte:
    1° dia: chegada a tarde, ir na agência fechar os passeios e fazer o Valle de la Luna (tarde)
    2° dia: Geiser del Tatio (manhã) e Laguna Cejar (tarde)
    3° dia: Salar de Tara (dia todo) e Tour Astronômico (noite) – pensei aqui em troca por Lagunas Altiplânicas =S
    4° dia: vulcão Lascar
    5° dia: Uyuni
    6° dia: Uyuni
    7° dia: Uyuni
    8° dia: Uyuni (retorna início da tarde pelo que li) e Termas de Puritama (tarde, para descansar)

    O que sugeriria?
    Agradeço a atenção desde já.

    Abraço.
    Thais

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thais, tudo bom e você?? Feliz que gostou do blog e das informações que compartilho por aqui. Desculpa a demora para te responder… Estou desde julho sem conseguir dar uma atenção aos comentários do blog… No meu último post eu comentei um pouco sobre isso…

      Não sei exatamente em que pé está a sua viagem ou se ela já aconteceu, mas se ainda precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  20. José

    Olá Robson tudo blz? Vamos para o Atacama no começo de dezembro em dois casais e quero saber quanto dias são nescessarios para fazer esses 10 passeios e quanto deve ficar mais ou menos? Seu blog é show e com ótimas dicas. Parabéns!
    Abraço.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Fala José, tudo beleza!?! Então, o melhor é confirmar os valores com as agências… eles podem mudar e aí eu te passaria uma informação desatualizada.

      Eu recomendo duas agências.. A Ayllu e a FlaviaBia, ambas excelentes – as melhores do Atacama, na minha opinião. A Ayllu é mais antiga, tem uma estrutura ótima e oferece um serviço super diferenciado. A FlaviaBia é mais nova mas esta se destacando bastante. Já fiz passeios com as duas e recomendo!

      Você pode entrar em contato com eles e falar que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Eles tem preços diferenciados para os leitores!! Não são os mais baratos do deserto, mas pelo que oferecem vale a pena!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  21. Thais Bellacosa

    Oi Robson, muitíssimo obrigada pelo seu blog!! Ele esta me ajudando muito a montar o roteiro da minha viagem!! Vou ficar no Atacama 4 dias e tenho duas dúvidas, Quais passeios eu posso fazer mais de um dia ou seja, casar dois passeios em um dia só? e estou indo para o Atacama no final do mês de abril, você acha que eu vou pegar o tempo bom neste mês?? tenho medo de não conseguir fazer o passeio astronômico (meu maior sonho é esse passeio)
    Desde já agradeço muito pela resposta e pelo blog incrível
    Beijos

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Thais, tudo bom? Então, sobre os passeios.. a melhor forma é você confirmar com a agência que for contratar. As agências acabam variando os horários dos passeios. Tem agência que faz Valle de la Luna de manhã, tem agência que faz no fim do dia. Aí posso acabar te confundindo ao montar uma programação.

      Eu recomendo muito a Ayllu e também a FlaviaBia. Elas não são as mais baratas do Atacama, mas tem uma qualidade diferenciada e em vários aspectos isso faz a diferença. As duas agências estão oferencendo descontos para os leitores aqui do blog, então manda um e-mail para eles e comenta que você conhece o Robson, do blog um viajante. Elas vão ajudar na programação da sua viagem

      O tempo em abril é ótimo. Eu já estive por lá nessa época e foi incrível!! Sobre o astronômico, se não for lua cheia e não tiver nuvens no céu, vai rolar de fazer sim! Vou torcer pro você!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  22. Rodrigo Serrano

    Boa tarde Robson, como vai? Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo site. Está excelente e é de uma ajuda incrível para pessoas como eu (marinheiros de primeira viagem!! rss). Segundo, eu e minha esposa teremos férias agora em janeiro/2017. Você recomenda visitar o Atacama agora no verão? Será que é muito quente? Alguma dica de hospedagem lá em São Pedro? Obrigado!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Rodrigo, tudo beleza!?! Pode ir tranquilo, faz calor de dia mas refresca a noite. A única questão é que entre janeiro e fevereiro existe risco de chuva no deserto. Não é algo certo, mas é a época do ano onde é existem mais chances de acontecer.

      Tenho algumas dicas de hospedagem sim… qual tipo você procura: hotel simples, hostel, hotel de luxo… só me dizer e vejo no que posso te ajudar

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  23. Tatiane

    Oi Robson! Vou pro Atacama em 1 mês e seu blog me deixou mega ansiosa!!! Que lugar maravilhoso! Você acha que os passeios precisam ser agendados desde já ou posso acertar tudo quando chegar lá?!
    Obrigada!!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Tati, tudo bom? Que legal que chegou aqui e curtiu o conteúdo…. então, existe a possibilidade de fechar lá assim, apesar de você estar indo em uma época mais movimentada.

      Eu tenho duas agências que recomendo, a Ayllu e a FlaviaBia, ambas são parceiras do blog. A Ayllu é uma agência mais antiga e que oferece serviços bem diferenciados. A FlaviaBia é uma agência mais nova, que trabalha apenas com reservas antecipadas. A qualidade de ambas é excelente! Elas não são as agências mais baratas do Atacama, e nem é essa a proposta delas.

      O diferencial é atendimento, guias especializados, segurança nos passeios (carros equipados com telefones via satélite, oxigênio, etc). São as únicas que eu posso indicar pois eu realmente conheço e já fiz passeio com elas.

      Se você conversar com eles, diga que conhece do Robson, do blog Um Viajante. Eles conseguem dar um desconto especial para os leitores do blog

      Tenho certeza que você vai amar o Atacama!! Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
  24. Mariana

    Oi Robson! Adoro as dicas do blog! Então…estou com viagem para o Atacama programada para janeiro. Estava em dúvida sobre o tour arqueológico. Você chegou a fazer? Recomenda?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mari, tudo bom? Que bom que curte as dicas aqui do blog, fico feliz em saber!

      Ah, sim!! Fiz esse tour na viagem desse ano. Ainda estou devendo esse post… mas foi bem legal! Eu não considero um dos passeios principais, mas uma alternativa para quem tem mais tempo. Eu fiz o passeio com a agência Ayllu. Visitamos uma área onde pudemos ver desenhos bem antigos feitos nas pedras… e depois terminamos os dia no Vale do Arco Íris, um espetáculo! Se tiver tempo, faça o passeio sim!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  25. Isabela

    Olá Robsonn!! Olho o seu site a mesessss, e enfim chegou minha chance de visitar esse lugar incrível, é um sonho de viagem para mim. Uma pena q só poderia ir agora em fevereiro de 02\02 a 11\02\17. Estou para infartar com a possibilidade de chuva nessa época, mas vou na fé que será tudo lindo (já comprei as passagens) rs. ficarei os primeiros 5 dias em santiago e os demais será Atacama e Uyuni. Qria ajudinha nas perguntas abaixo. Pliss!

    -Para Uyuni precisa de passaporte ou só identidade basta?
    – Vc passou mal ou viu mta gente passar mal com o “soroche”, é algo muito preocupante? (eu fico enjoada com balanço de rede, rsrs) sou bem sensível neste aspecto.
    – No verão, em San Pedro a noite, nos restaurantes, é preciso roupa térmica? Ou só nos passeios? ou só em Uyuni?
    – Sei q melhor seria um mochilão. Mas na prática, uma mala de rodinha quebraria o galho sem ser um fardo? (Santiago-Deserto-Uyuni)
    – nos passeios e em Uyuni, principalmente, para quem só fala “Hello e Byeeee” será muito frustrante? caso não haja guias em portunhol…

    Desculpe as mtas perguntas, se puder responder será TOPP!
    Desde já te agradeço mto e parabéns por se dedicar a manter um site como esse. Site nota 10!
    Grande Abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Isa, tudo bom?!?! Que show que o blog está ajudando no planejamento da sua viagem, fico muito feliz em saber.. de verdade mesmo!

      Agora vamos as suas dúvidas…

      Sobre os documentos.. não precisa de passaporte, desde que sua identidade esteja em bom estado e tenha menos de 10 anos – é o que eles informam. Eu gosto de usar passaporte pois assim vou guardando os carimbos

      Sobre a roupa térmica… não precisa delas em San Pedro não. Faz frio a noite, sim, mas uma roupa quentinha já ajuda… roupa térmica só para os passeios mais gelados mesmo.

      Pode ir com mala de rodinha sim. Eu já fui assim na última viagem e foi de boa. A maior parte do tempo sua mala ficará guardada no hotel, ou em cima do carro (no caso da viagem ao Salar). Ela vai sujar um pouco, mas rola sim!

      Sobre o idioma… pode ir super tranquila. Sempre rola um portunhol… pelos menos nas agências que eu já fiz os passeios, o atendimento para brasileiros é show!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  26. João Carlos Coelho

    Olá Robson. Muito boas as tuas dicas. Já fui de carro até a Patagônia Argentina e Chilena e também Ushuái na terra do fogo. Agora estou programando ir até o Atacama e de lá descer até a cidade de Osorno no sul do Chile. Pergunto a você se no Atacama é sempre necessário contratar agencias para os passeios, já que eu estareis de carro e poderei ir com meu pessoal a vários pontos de visitação localizados próximos a ruta 23 e 27 com fácil acesso ? Por exemplo o local em que você relata a chegada dos motociclistas. Obrigado.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande João, tudo tranquilo!?! Que bom que curtiu as dicas aqui do blog, fico super feliz em saber!

      Então, tem muitos passeios que vocês vão conseguir fazer sim – não todos. Alguns passeios tem um acesso mais difícil e não nem estrada demarcando o caminho, como Salar de Tara, por exemplo. Os Geisers também é um passeio mais complicado de chegar por conta.

      De qualquer forma existem sim alguns passeios que você consegue fazer por conta. Eu vou ficar te devendo dicas mais detalhas pois nunca fui de carro pra.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  27. Gabriela Piconi

    Oi Robson, boa tarde!

    Estou indo para o Atacama em Abril/2017, quantos dias você recomenda para fazer estes 10 passeios?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Gabi, tudo bom!?!? Então, pra fazer os 10 passeios em uma mesma viagem, eu acho que você consegue em uns 8 dias completos no Atacama. Isso pra aproveitar bastante.

      De qualquer forma você ainda vai sair de lá com vontade de voltar, pode apostar!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. Gabriela Piconi dos Santos

        Obrigada!! Seu blog tem me ajudado muito parabéns pelo trabalho! tá ótimo, quero programar certinho para não ficar dias a mais sem passeios para fazer hahahaha

        valeu!!

        Reply
  28. Fernanda

    Boa noite Robson!

    Estou indo pro Atacama na semana que vem. Gostaria de dicas:

    1) Em relação ao tipo de roupas (calor e frio), pois vi que vc foi no mês de outubro, e acho que não deve ter tanta diferença de clima pra dezembro. Não sei o que levar…

    2) Em relação a $$$, qto vc acha que se gasta lá por dia, mais ou menos, considerando passeios e alimentação?

    Aguardo retorno!

    Obrigada.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom? Então, imagino que sua viagem está aí já né!?! Então, sobre as roupas…. assim… tente pensar que você precisa se vestir em camadas. De madrugada, quando vai ter que sair para alguns passeios, vai fazer bastante frio… mas depois que o sol nascer começa a esquentar. Leve blusas roupas leves para usar por baixo, depois blusas e por cima alguma jaqueta… sim, é de tudo um pouco. Leve touca, luva e cachecol também!

      Sobre o dinheiro… então, tudo vai depender da agência que você fechar os passeios… tem agências baratas… tem agências mais caras… algumas com carros melhores, bons guias, segurança… outras nem tanto.

      Aqui no blog eu já fiz alguns posts colocando os valores. As duas agências que eu indico são: Ayllu e Flavia Bia. Eles não são as agências mais baratas, nem perto disso. Mas são agências que confio no trabalho e sei que vão oferecer a melhor experiência possível para você no Atacama.

      Restaurantes também existem para todos os bolsos.. tudo vai depender do seu estilo de viajante. Se quiser me dar mais detalhes, posso tentar ajudar!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  29. Patrícia Pattaro

    Oii Robson!
    Tudo bom?
    Achei demais seu blog, estou indo pra lá em janeiro. E peguei varias dicas aqui.
    Queria saber se essa agência que vc recomendou faz tb o passeio até Salar de uyuni? Ou se vc tem outra para indicar!
    Abraço,
    Patrícia.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Pati, tudo bom? Faz sim!! Inclusive é um passeio mais organizado, sem os perrengues dos passeios mais batidos. Por ser privativo, é mais caro. Mas se for dividir com até umas quatro pessoas, aí o valor fica mais acessível.

      Quem também oferece esse passeio de qualidade é a FlaviaBia, que está com passeios bem legais no Atacama. Acho válido você entrar em contato com ela para trocar uma ideia… diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante… tenho certeza que ela vai te ajudar. O site dela é http://www.flaviabiaexpediciones.com

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  30. Erick Matias

    Hey Robs, SUP?
    Vou dia 14 de Janeiro agora em 2017 e estou super ancioso para subir o Vulcão Lascar. Você tem previsão de volta para o Atacama? Seria legal fazer um Encontro parte 2, ja que não pude ir no primeiro…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Graande Erick… contando as horas pra embarcar já!?!? Desculpa a demora para te responder, estava de férias no final de ano… dando uma descansada..

      Então, to com planos de voltar esse ano pra lá sim.. mas ainda não sei em qual mês…. mas aproveite muitooo!! O Lascar é um desafio emocionante… vale muito a pena.. é uma conquista!

      Aproveite a trip e depois volta aqui pra me contar como foi hein!?! Abraçooooooo!!!

      Reply
  31. Estela

    Olá galera que curti ou vai curtir o Atacama, acabei de voltar de lá e sem dúvida as dicas aqui do Blog fizeram a diferença. Fiz todos os passeios indicados pelo Robson e ainda subi o Cerro Toco (não é mais considerado um vulcão, pois não tem atividades), super gratificante, chegar a 5600 mil m de altitude, ter uma visão daquelas, ficamos literalmente de boca aberta, até choramos de emoção.
    Fizemos tudo com a Ayllu Atacama, acredito que o preço não seja o mais barato, mas os serviços foram ótimos, parece até mimo aqueles cafés e lanches. Adoreamos.
    Ficamos hospedados em hotel fora do centro Portal Del Sol, super simples, mas de acordo, limpo e bom preço, só o gatinho que dormiu em cima da moto e arranhou o banco, sem falar que fez xixi por tudo, conclusão lembramos dele na volta, pelo menos até a primeira chuva.
    Pontos negativos do Atacama: não aceitam cartão de crédito em todos os estabelecimentos, ruas escuras demais de noite e muitos cachorros na rua, defecando por todo canto.
    Pontos positivos? Não dá pra listar num só post, tem que ir e ver por sí só.
    Obrigada Robson foi uma aventura e tanto, valeu por cada dica.
    Bom 2017 pra todos nós viajnates e amantes da natureza.
    Estela Vaz Piracicaba

    Reply
    1. Erick Matias

      Estela, estou indo agora dia 14 para o Atacama, please dá uma ajudinha?
      Compensa mais trocar o Real por Pesos Chilenos aqui no Brasil ou no Atacama? E também eu fui pra Europa ano passado então tenho bastante Libra e Euro, será que conpensa eu tentar usar ou trocar esse dinheiro lá?
      Estela que bom que curtiu a viagem, obrigado por compartilhar como foi sua recente viagem, isso ajuda muito viajantes preocupados como eu, Valeu Mesmo. Bjs

      Reply
      1. Estela

        Olá Erick, lá tem muitas casas de cambio, nós trocamos os pesos chilenos lá. Acho que vale a pena arriscar, e leve dolar também, é bem aceito.
        Foi o que fizemos, e usamos um cartão pré pago, colocamos crédito e sacávamos a quantia necessária, na moeda local.
        Acho que é isso, se precisar de algo mais dá um toque, ainda está tudo fresquinho na cabeča. Boa viagem!!!!

        Reply
    2. Robson Franzói

      Oi Estela!!! Tudo bom? Muuuito obrigado pela mensagem e por lembrar de voltar aqui no blog para compartilhar a sua experiência… são informações super válidas para quem está planejando uma viagem para o Atacama. Obrigado mesmo por lembrar do blog, fiquei feliz.. de verdade!!

      Grande abraço e um ano novo cheio de viagens, para todos nós!!!

      Reply
  32. VANESSA

    Robson, tudo bem? estamos pesquisando no seu blog…Parabéns estamos adorando e já encontrei uma boa base…só tenho uma duvida, quanto aos passeios pelas agências, como é feito? precisa agendar? o que está incluso? rs estamos planejando viajar por conta, sem agências de viajens…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Vane, tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo…

      Então, também não curto viajar com agência e tal… mas isso é diferente no Atacama. Não é a mesma coisa que visitar uma cidade e tal…. lá você muitas vezes vai para lugares de difícil acesso, cruzando desertos de areia, sem pista demarcada.. enfim, lugares que por conta própria fica mais difícil.

      Assim, se vocês estão indo de carro ou pretendem alugar um por lá, até rola fazer alguns passeios… mas não são todos. Existem alguns que só é possível fazer acompanhando de um guia, então teria que fechar com alguma agência.

      Sobre o que está incluso… tudo depende do passeio e da agência. Algumas oferecem alimentação… café da manhã.. almoço… Isso porque os passeios começam muito cedo, antes do sol nascer… e você só volta pra cidade a noite, então a alimentação fica por conta da agência.

      Também é muito legal ter um guia para te contar curiosidades sobre os lugares e tal….

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
      1. VANESSA

        Robson, muito obrigada pela atenção…dei uma pesquisada na sua página, encontrei tudo inclusive as indicações das agências, estimamos o valor por aqui também, gostamos muito!!! Pretendemos sim ir pela agência aos passeios, como disse podemos definir lá,aproveitando o desconto pela agência que indicou ainda é válida? rs Quando chegarmos, contaremos a experiência.

        Reply
  33. Adilson

    Boa tarde Robson,
    Tudo bem?

    Estamos utilizando os seus posts como referência na busca de informações sobre o Deserto do Atacama.
    Vamos para lá no mês de maio deste ano.

    Compramos a passagem até Calama, gostaria de saber qual empresa de transfer você indica para fazer o deslocamento do aeroporto de Calama a San Pedro?

    Obrigado!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Adilson, tudo bom e você? Ahh que bom que as dicas aqui do blog estão ajudando no seu planejamento. Pode ficar tranquilo em relação ao transfer, é bem tranquilo de contratar logo que você chegar no aeroporto. Eu já fui com a Los Pampas e com a Licancabur…. ambas muito boas!

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  34. andresa

    oi robson, gostei muito do seu blog, gostaria se saber se esses passeios são de duração de um dia inteiro: lagunas altiplânicas, pidras rojas, valle de la luna e valle de la muerte e vulcão lascar?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Andresa, tudo bom? Então… é sempre legar confirmar os horários com as agências. Mas quando eu fiz Lagunas Altiplâncias + Piedras Rojas, foi um passeio de dia inteiro. Valle de la Lula + Valle de La Muerte foi um passeio de meio dia e Lascar é praticamente um passeio de dia inteiro também.

      Bom, espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  35. Douglas

    Ola, boa noite Sou o Douglas, tenho passagens compradas pra ir pra Santiago Chile no dia 08/12 e volto no dia 17/12 gostaria de algumas recomendações, esta indo eu e a minha namorada, estamos querendo ir para o Deserto do Atacama seria melhor ir de ônibus ou de Carro? sobre os passeiros feitos no Atacama qual os valores dos passeios?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Douglas, tudo bom? Então, saindo de Santiago eu recomendo ir de avião até Calama. Até dá pra ir de ônibus, mas é um dia inteiro de viagem. Avião é bem mais rápido…. Tente comprar sua passagem no site chileno da Latam ou no chileno da Sky Airlines. O valor é muuuuito mais baixo que comprar em sites do Brasil.

      Sobre os passeios, assim, existem muitas agências e preços variados. Eu já testei duas agências, que são as que eu recomendo: Ayllu e FlaviaBia. Elas não são as mais baratas do Atacama, mas tem um serviço diferenciado e vários pontos que fazem valer a pena. As duas agências oferecem um preço especial para os leitores aqui do blog. Se você entrar em contato com elas, diga que conhece o Robson, do blog Um Viajante

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Reply
  36. Paloma

    Primeiramente Parabéns pelo site! Estou programando minha Lua de mel com destino Santiago, Púcon e Atacama! Lendo seus relatos deu vontade de ficar todos os dias em Atacama rs Tenho 10 dias para dividir entre esses destinos. Vou em Julho/17 Será que 3 dias em Atacama eu consigo ver os principais lugares?
    Obrigada e PaRABÉNS mais uma vez pela sua escrita!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Paloma, tudo bom? Primeiro então deixa eu agradecer o elogio hehe Muito obrigado, fico muito feliz em saber que gosta do blog

      Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então…. Eu nunca fui pra Púcon, não sei exatamente quantos dias são necessários para colocar lá. Mas tente ficar pelo menos 4 dias no Atacama, melhor ainda se conseguir 5.

      Talvez 5 no Atacama, 3 em Santiago e 2 em Púcon (chutando a quantidade para Púcon)

      Se quiser equilibrar melhor poderia ser 4 Atacama, 3 Santiago e 3 Púcon.

      Ou pra ficar bem legal: 6 Atacama e 4 Santiago… PERFEITO!!! hahaha

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Reply
  37. Ligia

    Oi robson! Otimo post! Vc tem alguma dica de hotel ou hostel em atacama? Pesquisei mas achei tudo mto caro para oq os hoteis/hostels oferecem.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ligia, tudo bom? Que bom que curtiu o post, fico feliz!!

      Desculpa a demora para te responder, eu estou na Ásia e só agora conseguindo colocar os comentários em dia.

      Então, hostel eu fiquei no Campo Base e curti bastante… mas parece que eles mudaram de localização. Eu vou preparar um post atualizado com novas opções aqui para os leitores, acho que vai ajudar. Em alguns meses estou voltando pra lá e vou pegar umas dicas novas

      Bom, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui. Abraçooo!!

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Fer, tudo bom? Hoje eu tenho uma Sony a6500, que é nova. Essas fotos do blog eu tirei com uma Sony a77

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  38. Jaqueline

    Oi Robson!! Adorei seu site!! Vou em final de Outubro para o Atacama. E vi que vc foi neste mês também. É realmente frio? Ou eu não preciso me preocupar? Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jaque, tudo bom? Que bom que gostou do blog, fico super feliz com sua mensagem!! Então, você vai pegar um friozinho a noite e também nas madrugadas (quando estiver saindo para os passeios). Durante o dia, com sol, costuma esquentar.

      Vá preparada para momentos de frio… mas é suportável e toda a experiência vai compensar

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  39. Samantha Souza

    Olá Robson, estou me programando para ir no final de março a inicio de abril de 2018. Gostaria de saber das suas dicas desses passeios que você fez no Deserto, esses passeios tem algum que possa ser feito no mesmo dia? Tenho 5 dia para curtir o Deserto e gostaria de ir em todos rsrs… Entrei em contato com a Agencia Ayllu, para ter o desconto… Obrigada pela dica…

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Samantha, tudo bom? Que legal que chegou aqui e que entrou em contato com eles! Tenho certeza que sua experiência por lá será incrível… e vai se apaixonar pelo Atacama!

      Então, é legal tentar organizar seus passeios com a agenda da agência.. mas tem passeios de meio dia sim, então dá pra fazer mais de um no mesmo dia! E tem também o Tour Astronômico, que é imperdível!!

      Bom, se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  40. jessica

    Olá Robson, tudo bem?
    Muito bacana suas informações e fotos! Fiquei maravilhada com os lugares.
    Em setembro vou passar 9 dias em Santiago. Como foi sua ida ao Atacama? Passou quantos dias lá? O pacote que você fez foi quanto mais ou menos? Durante o dia vocês passam em vários locais? Fiquei bem interessada, se puder me esclarecer, agradeço demais.
    Um abraço!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jessica, tudo bem e você? Que bom que gostou das dicas aqui do blog… fico feliz com a mensagem!

      Então, eu já fui pro Atacama algumas vezes. Eu digo que 4 dias é o mínimo… 5 é o ideal… 6 ou 7 seria perfeito!

      Os valores vão depender de quantos dias e passeios você escolher. O que posso garantir é que é uma viagem incrível!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  41. Vinicius

    Obrigado pelas dicas Robson, chegamos hoje do Atacama, foi excelente! Contratamos uma das agências indicadas(Ayllu), e preferimos optar pelos passeios citados no post com os 10 destinos principais, todos superando as expectativas(aí já dou o crédito pro lugar… hahahaha). Valeu!!!

    Reply
  42. Lara

    Oláaa Robson. Obrigada em dividir suas experiências, são ótimas e com certeza muito úteis. Você dividiu os passeios de que mais gostou. Minha dúvida é como combiná-los nos dias pelo Atacama? Abraço!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Lara, tudo bom? Que bom que gostou do conteúdo aqui do blog, fico muito feliz em saber!

      Então, na verdade o mais fácil vai ser trocar uma ideia com a agência que você escolher. Nem sabe dá pra fazer os passeios na sequência que a gente deseja, a não ser que seja um passeio privativo.

      As agência normalmente tem saídas diárias para alguns lugares, aí você vai acertando com eles de acordo com as datas que estará por lá.

      O legal é sempre tentar deixar os passeios de maior altitude para o final da viagem.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui, abraçooo!!

      Reply
  43. Thiago Moretto

    OLá Robson, tudo bem?

    Cara irei pro Atacama e vi que algumas agências, inclusive as que vc recomendou, oferecem vendas on line…

    ai me bateu a dúvida…é melhor sair daqui com os passeios fechados já, ou vale a pena fechar pessoalmente para ver se uma boa ” conversa” me rende desconto????

    Outra coisa, o site: denomades.com oferece passeios que me parecem bem em conta…vc conhece??

    No aguardo

    Reply
    1. Robson Franzói

      Grande Thiago, tudo bem e você?

      Cara, mil desculpas pela demora em te responder. Meus últimos meses foram super corridos… mas vamos lá!

      Não sei se a sua viagem já fechou, mas assim… eu recomendo que você converse com as agência.. seja por e-mail ou até por whats (algumas disponibilizam).

      Sempre é bom negociar. Eu acho que o desconto que você vai conseguir vai ser o mesmo… o lado bom de fechar antes é você garantir os passeios que deseja e já chegar lá com tudo organizado.

      Esse site que você comentou eu não conheço… por isso não tenho como recomendar…

      Mas boa sorte aí com a viagem, tenho certeza que você vai curtir muito o Atacama. É um dos lugares mais incríveis do mundo!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Barbara, tudo bom? Venta sim… em alguns lugares lá venta muuuuuito! Piedras Rojas é um deles…

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
  44. Marcelo Arantes

    Parabéns pelo blog! Muito bem detalhado, gostaria de uma opinião sua, qual melhor empresa a Bia ou a Ayllu? Qual delas é mais exclusivas?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Marcelo, tudo bom? Que bom que chegou aqui e gostou do blog. Eu recomendo as duas empresas, a Ayllu é boa e na FlaviaBia você vai com certeza ter um atendimento exclusivo e muito bom.

      Pra qualquer uma delas que mandar e-mail, pode dizer que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Eles vão te atender bem e você consegue um preço especial.

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito.

      Grande abraço!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *