Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas: o passeio mais lindo do Atacama

Dentre os cenários mais lindos do Deserto do Atacama, as Lagunas Altiplânicas são um espetáculo à parte. Veja aqui como é o passeio que leva você desde as Lagunas até o mirante de Piedras Rojas.

Já falei muito do Atacama aqui no blog – acho que é o destino que mais tenho compartilhado experiências e mostrado o quanto é especial para mim. Dentre todos os passeios que você pode fazer no deserto, existem alguns que se sobressaem.

Estrada Deserto do Atacama - Chile

Caso esteja planejando seu roteiro pelo Deserto do Atacama e está definindo quais passeios fazer, esse post vai ser uma boa ajuda. Mas, claro, não deixe de navegar pelo blog e ver tudo o que compartilhei sobre o destino:

Veja aqui todos os posts já publicados sobre o Deserto do Atacama

Estou quase completando dez viagens para esse destino, então pode ter certeza: tem muita coisa boa pra você por aqui

Mirante Piedras Rojas - Atacama, FlaviaBia

Mas agora quero falar especialmente sobre um passeio que, na minha humilde opinião, não pode ficar de fora do seu roteiroem nenhuma hipótese!

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Essa não é a primeira vez que falo sobre esses dois lugares incríveis do Atacama aqui no blog, porém, com o passar do tempo e também devido alguns acontecimentos recentes, os passeios vão se modificando.

Sem falar, obviamente, na estação do ano, que transforma a paisagem. Já visitei o Atacama em cada uma das 4 estações e garanto que todas são incrivelmente especiais.

Gelo cobrindo o deserto do Atacama

De qualquer forma, preciso lembrar que cada agência vai oferecer um itinerário diferentealguns roteiros são bons, outros nem tanto.

Esse passeio que vou mostrar agora é oferecido pela FlaviaBia Expediciones, a agência que escolhi no Atacama e que recomendo com total segurança.

Veja aqui os diferenciais da agência FlaviaBia Expediciones

Bom, a Flavia, brasileira que é a proprietária da agência, elaborou um roteiro onde você tem, no mesmo dia, tanto as Lagunas Altiplânicas quanto Piedras Rojas que no caso hoje é apenas o Mirante de Piedras Rojas.

Desconto Seguro Viagem

Lagunas Altiplânicas - Atacama

Até um tempo atrás, nas minhas primeiras viagens, era possível visitar Piedras Rojas de uma forma diferente. Você podia andar nas pedras coloridas e chegar bem perto da lagoa que existe na região. Infelizmente, por conta de alguns casos de irresponsabilidade e desrespeito com a comunidade local, o acesso à Piedras Rojas foi interditado.

De qualquer forma, o passeio elaborado pela FlaviaBia vai proporcionar uma experiência incrível e, pode acreditar, o que deve ser um dos dias mais lindos da sua viagem.

O passeio para as Lagunas Altiplânicas

O passeio para as Lagunas Altiplânicas começa bem cedo e a agência vai busca você no hotel por volta das 6 horas da manhã. Independente da época da sua viagem, é preciso estar preparado para o frio e, especialmente, para o vento.

É muito importante lembrar que esse passeio vai te levar acima dos 4.000 metros de altitude, e nessa elevação o clima pode mudar rapidamente. Além de esfriar bastante, é muito comum ventar forte – uma jaqueta corta vento, touca e luvas são praticamente indispensáveis.

Amanhecer no Atacama- Rumo às Lagunas Altiplânicas

Logo que você sai de San Pedro de Atacama, o visual do deserto já vai contagiando. Ver aquela paisagem pela primeira vez, onde as cordilheiras se levantam ao nosso redor e os vulcões desenham o horizonte, é algo que emociona e aquece nosso coração – mesmo com o frio do deserto.

Posso garantir que, nesse momento, enquanto você estiver no carro a caminho das Lagunas, e ver o sol surgir por trás da cordilheira, vai lembrar disso que estou falando e concordar que qualquer esforço vale a pena – isso porque nem chegamos no ápice do passeio.

Amanhecer no Atacama- Rumo às Lagunas Altiplânicas

Amanhecer no Atacama- Rumo às Lagunas Altiplânicas

Vicuñas e a natureza selvagem ao nosso redor

Conforme a viagem vai avançando, você vai perceber que a vegetação ao seu redor também vai se transformando. Isso tem a ver com altitude e também com o processo de desertificação que vem acontecendo há milhares e milhares de anos.

E quanto mais alto, mais você deve pensar: como pode existir vida em um lugar assim?? E eis que um grupo de vicuñas pode surgir bem diante dos seus olhos… lindas e totalmente livres nesse ambiente selvagem.

Vicuñas no Atacama - Lagunas Altiplânicas

Cada grupo de vicuñas é formado por uma família, em que um macho alfa protege suas fêmeas e filhotinhos. Pode reparar, sempre terá uma vicuña mais afastada do grupo – que é o macho alfa.

Caso você tenha sorte, pode avistar também outro bichinho comum dessa região: a raposa selvagem. Eu acho que sou pé quente, pois consegui avistar ao menos uma em quase todas as vezes em que fiz o passeio.

Raposa Selvagem no Deserto do Atacama - Lagunas Altiplânicas

Chegando nas Lagunas Altiplânicas, no Atacama

E quando você achar que seus olhos já estão se acostumando com a beleza daquele cenário, acredite: você ainda vai se surpreender.

Lagunas Altiplânicas - Atacama, Chile

Localizadas na incrível Cordilheira do Andes, a mais de 4.200 metros de altitudes, estão as Lagunas Altiplânicas do Atacama: Miscanti e Miñiques, que são, para mim, as joias do deserto.

A incrível Laguna Miscanti

Assim que entrar na área de proteção das lagunas, a primeira que você irá conhecer será a Laguna Miscanti. Dentre as duas, essa é a maior delas – irresistivelmente linda!

Laguna Miscanti - Altiplânicas do Atacama- Chile

Como falei no começo do post, a época da sua viagem pode transformar esse cenário. Já tive o privilégio de ver as lagunas tanto na época mais quente, quando não existia neve, quanto na época fria – em que até o acesso ficou complicado.

Posso garantir que o visual é incrível em qualquer estação. Cada vez que fui até as Lagunas Altiplânicas fiquei emocionado em ver como a natureza pode ser tão perfeita e generosa, nos presenteando com algo tão lindo.

Laguna Miscanti - Inverno no Atacama, Chile

Nesse ponto você vai ficar livre para caminhar e se conectar totalmente com a natureza. Eu sei que a ânsia por tirar fotos vai ser grande – claro! Mas tente, de verdade, se desconectar um pouco e caminhar em silêncio.

Uma vez eu ouvi, lá mesmo no Atacama, que o vento é a forma que a mãe natureza tem de nos fazer carinho. Por isso, em momentos e lugares como esses, é importante se permitir a essa conexão e sentir esse carinho.

Neve no Atacama - Lagunas Altiplânicas

A linda Laguna Miniques

Sua próxima parada do passeio será a segunda Laguna Altiplânica, que fica ali mesmo… bem pertinho. Menor, em relação a Laguna Miscanti, porém só no quesito tamanho… pois em beleza, sou suspeito para falar. Para mim, a Laguna Miñiques é uma das mais bonitas e perfeitas que existem.

Lagunas Altilplânicas - Laguna Miñiques - Atacama

Rodeada por vulcões, que desenham a paisagem e muitas vezes são refletidos pelas águas azuladas e escuras da lagoa, esse é um dos cenários mais sublimes do Atacama.

Lagunas Altilplânicas - Laguna Miñiques - Atacama

Essa é uma lagoa que você não pode chegar muito perto. Um lugar que apenas merece ser visto, admirado e, acima de tudo, preservado. Curta o passeio, se conecte com a natureza, e lembre-se sempre que lugares assim precisam permanecer preservados – se ver alguém jogar algum lixo no chão, pegue e ainda chame a atenção da pessoa! Juntos podemos fazer a diferença!

Piedras Rojas, no Deserto do Atacama

Depois de visitar as duas Lagunas Altiplânicas, você vai seguir em direção ao Salar de Talar, onde ficam a famosa e linda região de Piedras Rojas.

Deserto do Atacama - Passeio para Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Como já disse por aqui, o acesso a elas permanece interditado. Porém, nesse passeio com a agência FlaviaBia você tem a possibilidade de ver essa região por outro ângulo – garanto que é espetacular!

Mirante de Piedras Rojas

Talvez eu esteja quase me tornando repetitivo, mas é difícil encontrar adjetivos diferentes para escrever um post com tantos lugares lindos como esse. Sem falar que a natureza selvagem pode, mais uma vez, te presentear com momentos incríveis como esse…

Vicuñas em Piedras Rojas, Atacama

Ao chegar no Mirante de Piedras Rojas, pode se preparar… mais uma vez o cenário vai surpreender e você ficará sem palavras para o que está diante dos seus olhos.

Mirante Piedras Rojas - Atacama, FlaviaBia

Ao longe você vai poder avistar toda a região de Piedras Rojas e também da Laguna Tuyacto um cenário que mais parece uma pintura.

Mirante de Piedras Rojas

Não tenho a menor dúvida de que você vai voltar para San Pedro de Atacama com a sensação de que esse foi um dos dias mais especiais da sua vida. É um passeio realmente incrível.

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas: qual a melhor época?

Falando agora de dicas práticas sobre esse passeio, é importante comentar alguns pontos sobre a época da viagem. Bom, o Atacama é um destino que pode ser visitado em qualquer mês do ano, porém é um destino extremo e que pode, sim, surpreender.

As Lagunas Altiplânicas no verão

O verão é quando você vai ter as temperaturas mais amenas. De qualquer forma, para um passeio de altitude, como o das Lagunas Altiplâncias, você sempre deve estar preparado para vento e frio.

Lagunas Altiplânicas no Verão - Atacama

No mês de janeiro é quando existe a possibilidade de chuva no Deserto, um fenômeno raro, mas que pode acontecer. E como já aconteceu, em caso de chuva forte, alguns passeios podem ser interditados.

Por isso, recomendo muito que você contrate seus passeios como uma agência séria, como a FlaviaBia, para que tenha todo suporte e melhor solução para imprevistos climáticos como esses.

As Lagunas Altiplânicas no inverno

Quanto mais nos aproximamos dos meses de junho e julho, mais frio você pode encontrar no Atacama. Como falei, o cenário vai se transformando completamente.

Inverno no Atacama- Lagunas Altiplânicas

Os passeios funcionam normalmente, exceto em situações de nevasca na cordilheira. Nesses casos, se torna impossível trafegar nas estradas e alguns passeios, como o das Lagunas Altiplânicas, podem ser cancelados.

Eu mesmo já presenciei e fui ver de perto como ficam as estradas e olha, é totalmente impossível de passar. Não estou falando isso para assustar ou colocar receio na sua viagem, mas é apenas para você estar ciente de que está indo para um lugar onde a natureza é extrema e nem sempre conseguimos manter nossos planos originais.

Dicas para o passeio das Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Para que você aproveite seu dia da melhor maneira possível, vou separar algumas dicas para chegar lá preparado:

Roupas adequadas: como falei, é um passeio de altitude! Não dá pra dar bombeira, independente da época da sua viagem. A melhor dica é se vestir em camadas e com alguma proteção boa contra o vento: jaqueta, gorro, louvas, cachecol e meias grossas são ótimas pedidas.

Calçados confortáveis: você não vai precisar andar muito nesse passeio, porém é ideal ir com um tênis/bota leve e, preferencialmente, fechadinho. Assim ajuda a proteger do vento. Se estiver indo na época em que a neve está derretendo, pode ter lama em alguns pontos – já leve isso em consideração.

Óculos de sol: além de ajudar a proteger do sol forte, super intenso nesse passeio, ainda contribui para as fotos legais. Eu recomendo óculos espelhados: sempre vão bem nesses cenários.

Protetor solar/hidratante labial: falando em sol, não esqueça o seu protetor solar e também hidratante para os lábios. O deserto é muito seco e é comum ficar com a boca muito ressecada.

Água sempre: leve também sua garrafinha de água. Além de ajudar o meio ambiente, evitando o consumo de plástico, é importante se manter hidratado.

Aqui no blog já fiz um post bem legal sobre o que levar para o Atacama, incluindo eletrônicos, e dicas para fazer a mala. Também fiz um post com looks masculinos, para quem interessar

Veja aqui o que levar para o Atacama e como fazer a mala

Look de Viagem no Atacama: dicas para looks masculinos

Informações gerais sobre o passeio

O passeio oferecido pela agência FlaviaBia Expediciones vai precisar de um dia inteiro do seu roteiro. Eu considero esse um dos TOP3 do Atacamanão dá para deixar de fora!

Saída para o passeio: entre 6h e 6h30
Retorno do passeio: entre 15h e 16h
Alimentação: inclui café da manhã e almoço
Valor de entrada no parque: 3.000 pesos chilenos
Valor do passeio: infelizmente não consigo manter os preços atualizados aqui no blog, já que eles mudam com o tempo e também com a época da viagem. O ideal é você pedir os valores atualizados para a agência.

É importante lembrar que o valor de entrada do Parque Nacional é sempre cobrado à parte do passeio e precisa ser pago em dinheiro – somente pesos chilenos.

Feche o passeio com desconto com a FlaviaBia Expediciones

Hoje a Flavia oferece um desconto especial para os leitores do blog. Recomendo muito os passeios com ela – é uma agência que se preocupa com detalhes que fazem a diferença na sua viagem.

FlaviaBia Expediciones - Agência San Pedro de Atacama

Para receber o desconto é muito importante que você sempre mencione o blog Um Viajante. Essa é uma forma que tenho também de mensurar o retorno do blog e conseguir outras oportunidades para compartilhar por aqui.

Nesse formulário abaixo você envia uma mensagem diretamente pra FlaviaBia. Nele você pode pedir informações detalhadas sobre os passeios e valores para a sua viagem – lembra de falar do blog Um Viajante!

Você também pode ver os passeios oferecidos no Atacama e em outros destinos, diretamente no site oficial da agência.

Tudo sobre o deserto do Atacama

Veja outros posts que podem ajudar na sua viagem ao deserto:

Passagem barata de Santiago para Calama
Onde ficar no Atacama: dicas dos melhores hotéis
Roteiro Santiago e Atacama: 10 dias incríveis

Sempre que puder, faça suas reservas de hospedagem no Booking.com. Além de ser parceiro do blog, o Booking é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo. Você garante sua reserva com segurança e ainda ajuda o blog, sem gastar nada a mais com isso.

Faça aqui sua reserva em San Pedro de Atacama

Não se esqueça que o Seguro Viagem América do Sul é super importante para um destino como o Atacama. Aqui no blog você tem desconto para contratar seu seguro tanto com a Mondial quanto com a SegurosPromo: acesse aqui o post para pegar os cupons e ter mais informações sobre o seguro.

Espero que esse post ajude no seu roteiro pelo Atacama e você inclua as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas na sua viagem. Se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

8 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oii Bárbara!! Já fui em Setembro e outubro também… é lindo, pra variar hahah. Em setembro venta bastante… e faz um friozinho sim. Outubro você pode até pegar umas tardes mais quentes, porém nos passeios mais altos faz frio.

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply
  1. INGRID

    seu blog é perfeito, tomo como base para minhas viagens, estou querendo ir na segunda semana de março 2020 para o Atacama e estender para Uyuni, é uma época legal? vc ja foi nesse mês? vou fazer Santiago, Atacama e Uyuni nessa ordem sei que não irei pegar neve nos parques de Santiago mais gostaria muito de ver o salar espelhado s2 s2

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Ingrid!! Tudo bem?? Ahhh linda, super obrigado… fico feliz que curte o conteúdo do blog.. obrigado mesmo!

      Então, é uma ótima época sim!! Você tem chances até de pegar o salar espelhado.. que é maravilhoso!!! Já fui nessa época sim!!!

      Vou torcer pra você ver ele espelhado… eu acho que consegue!!!!

      Reply
  2. Karoline Antunes

    Seu post me ajudou bastante! Vou para o Atacama no final de Janeiro. Sei que é época de chuva, vale a pena? Você já foi nessa época? Pretendo fazer lagunas escondidas de baltinache, lagunas altiplanos, tour astronômico e conhecer machuca. Tem algum outro tour muito mais interessante que deixei de fora?

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Karol!! Tudo bem? Olha, o problema seria se chovesse muuuito… a ponto de passeios fecharem. Mas faz uma promessa e cruza os dedos.. tem tudo para ser incrível e dar certo!!

      Você não colocou o Valle de la Luna e Valle de la Muerte, se tiver tempo.. é lindo!!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjoooo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *