Onde ficar no Deserto do Atacama: Dicas de hotéis selecionados

Escolher um bom hotel e acertar na localização pode fazer muita diferença na sua viagem para o Deserto do Atacama. Veja aqui algumas opções de hotéis e qual o melhor lugar para ficar em San Pedro de Atacama.

Como você já deve saber, San Pedro de Atacama é sua porta de entrada e base principal para explorar as belezas do Deserto do Atacama. Apesar de pequena, a cidadezinha do deserto tem uma ampla variedade de hotéis, pousadas e hostelsconseguindo atender a qualquer perfil de viajante.

A escolha de um bom hotel no Atacama pode interferir muito na sua experiência no deserto, isso porque depois de passar horas nas estradas e passeios, tudo que você mais quer é um lugar legal para descansar e recarregar as energias.

Vamos combinar, conforto é bom e todo mundo gosta! Não é porque você está com um orçamento apertado e procura algo mais econômico, que vai aceitar qualquer canto para dormir.

Eu já tive o privilégio de viajar algumas vezes para o Atacama e com isso pude conhecer várias opções de hospedagem. Minha ideia com esse post é te ajudar a escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil de viajante.

Onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Como eu comentei, o Atacama tem opções de hospedagem para todos os perfis de viajantes: de hostels, pousadas e hotéis simples a resorts super luxuosos com vistas de tirar o fôlego.


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


Nesse post eu vou listar as melhoras opções, levando em consideração o preço, localização e também as avaliações. Só não vou listar aqui os hostels e hotéis de luxo, já que esses merecem listas separadas – conheci vários e tenho meus favoritos… em breve vou publicar tudo aqui!

O melhor lugar para ficar no Atacama

Antes de começar com a lista, vale ressaltar um ponto importante sobre a localização do hotel que você vai reservar:

Como você já sabe, San Pedro de Atacama é uma cidadezinha super pequena e está encravada no meio do deserto. O movimento da cidade gira em torno da Calle Caracoles – que é a rua principal.

Nessa rua e no seu entorno é onde ficam as agências, as lojinhas e os principais restaurantes. É por ali que você vai bater perna quando não estiver em algum passeio pelo deserto.

Vale ressaltar que as melhores agências passam nos hotéis para pegar os viajantes para os passeios, por isso você não precisa se preocupar com a localização nesse caso.

Veja aqui qual agência eu recomendo no Atacama

A importância de uma boa localização é para quando você quiser sair por conta própria, bater perna e passear pela cidade, aí sim a localização faz diferença e é com base nisso que eu preparei essa lista.

Hotéis recomendados em San Pedro de Atacama

Vou começar a lista com os hotéis que tem um bom custo-benefício, levando em consideração especialmente o preço, localização e avaliações. São aqueles hotéis bem legais para ficar, mas sem ter que gastar muito de dinheiro. Bora lá!

Hostal Anpaymi Atacama

Um dos hotéis que tem se destacado nas opções centrais de San Pedro, o Hotel Anpaymi Atacama está localizado a mais ou menos 500 metros da rua principal. Hoje o hotel é apresentado como Hostal Anpaymi Atacama, porém os quartos são privativos com banheiro. Levando em consideração a localização, o conforto, atendimento e valor da diária, é uma excelente opção de estadia.

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 300 reais.

Vicuña Lodge

O Vicuña Lodge é uma das boas opções para quem quer ficar perto do centrinho de San Pedro e não gastar muito. Os quartos são simples, porém confortáveis – com aquecedores à gás, perfeitos para as noites frias. A localização e ótimo atendimento da equipe são pontos fortes que se destacam nas avaliações do hotel.

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 380 reais.

Hotel Pat’ta Hoiri

Assim como a opção anterior, o Hotel Pat’ta Hoiri se destaca entre as melhores opções na região central de San Pedro de Atacama, porém com um ponto a mais de conforto. Os quartos tem uma decoração legal e são confortáveis. O hotel também conta com piscina e uma área ao ar livre para relaxar. A localização é um dos pontos mais fortes, ficando a poucos minutos da praça principal.

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 570 reais.

Hotel Dunas

Localizado no coração de San Pedro de Atacama, o Hotel Dunas tem uma decoração super integrada ao deserto e dispõe de quartos confortáveis que comportam até 4 pessoas – é uma ótima opção para quem vai viajar com família ou amigos. O café da manhã e o atendimento também são destaques entre as principais avaliações.

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 520 reais – para um quarto de até 3 pessoas.

Hoteles Pueblo de Tierra

O Hoteles Pueblo de Tierra é outra ótima opção de hotel bem localizado em San Pedro de Atacama. Com uma estrutura super bacana, quartos confortáveis e ótima área para relaxar, é uma das minhas opções favoritas na cidade. Os quartos são grandes e comportam até 5 pessoas – mais uma opção perfeita para uma viagem em família ou com amigos.

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 660 reais – para um quarto de até 3 pessoas.

Ckuri Atacama

O Hotel Ckuri Localizado a mais ou menos 12 minutos de caminhada da rua principal, eu ainda considero esse hotel uma boa opção na região central de San Pedro. Os comentários nas avaliações são ótimos e o preço, por tudo que ele oferece, é excelente! Ele é pequeno, aconchegante e sem dúvidas estaria minha lista de opções para uma próxima viagem. Pela boa reputação, é um hotel que lota com facilidade – é interessante reservar com antecedência!

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 310 reais – para um quarto duplo com varanda!

Hotéis fora do centro de San Pedro de Atacama

Como eu comentei, existem hotéis em San Pedro de Atacama para todos os perfis de viajantes. Vou listar agora as opções para quem procura hotéis mais confortáveis, exclusivos e não liga de ficar um pouco distante do centro de San Pedro. Lembrando que não são hotéis de luxo, mas sim com alguns diferenciais.

Casita La Brea

É um dos hotéis que tenho muito vontade de conhecer. A Casita La Brea é um chalé lindo e fica um pouco afastado do centro, porém tem a vantagem de ter uma vista linda para os vulcões e um céu absurdamente lindo a noite. A decoração é linda e totalmente integrada ao clima do deserto. Pra quem não se importa em ficar em uma área mais afastada, é uma opção incrível e por um preço ótimo.

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 815 reais.

Lodge Quelana

O Lodge Quelana tem um espaço ótimo e é um hotel relativamente novo no Atacama. Os quartos são muito bonitos e alguns possuem terraço para curtir o visual do deserto. É um dos hotéis que tenho na minha lista para ficar e, por conta dos comentários, a experiência lá é muito boa. Pelo valor da estadia e avaliações, é uma ótima opção!

  • O valor da diária, pesquisada para o mês de agosto, gira em torno de 470 reais.

Meus 3 hotéis favoritos no Atacama

Como falei no começo do post, eu já visitei o Atacama algumas vezes. Em cada viagem fiquei em um hotel diferente, alguns mais simples e outros mais sofisticamos. Vou indicar aqui os 5 melhores hotéis do Atacama com base nas minhas experiências de viagem.

Hotel Cumbres Atacama

O Hotel Cumbres é dos melhores hotéis de San Pedro de Atacama. Com padrão 5 estrelas, ele oferece conforto, estrutura diferenciada, café da manhã incrível e, o que é melhor, por um preço justo pelo que oferece.

Pra quem busca um hotel de alto padrão, uma experiência exclusiva e que caiba no orçamento, o Hotel Cumbres é com certeza a melhor opção para sua estadia.

Veja aqui como foi minha estadia no Hotel Cumbres


Terrantai Lodge

Na minha viagem mais recente ao Atacama tive a oportunidade de passar alguns dias no Hotel Terrantai Lodge. Pra mim, ele é a melhor opção dos hotéis centrais de San Pedro de Atacama. A localização do hotel é ótima, estando a pouco metros da Calle Caracoles.

O hotel conta com quartos confortáveis e muito aconchegantes. A estrutura é muito boa e você ainda tem um pátio onde é possível ver o campanário da Igreja de San Pedro de Atacama. Vale destacar ainda a degustação de vinhos oferecida para os hóspedes todos os finais de tarde.


Hotel Kimal

Outro hotel que já tive a oportunidade de ficar no Atacama foi o Hotel Kimal, que também tem uma localização privilegiada. O Kimal está localizado em uma das ruas de acesso da Calle Caracoles, onde você encontra tudo que precisa em San Pedro de Atacama.

Os quartos do Kimal são muito bons, a estrutura do hotel é boa e você pode saindo do hotel para passear pelo centrinho sem depender de carro ou outro meio de locomoção. Recomendo muito!


Vou preparar um post com todos os hotéis que eu já testei e aprovei no Atacama e também um com os melhores hostels que já visitei, fica de olho nos próximos posts!

Importante: Faça sua reserva com antecedência!

Boa parte dos hotéis no Atacama não possui grandes números de quartos, por isso acabam lotando com facilidade. Eu recomendo muito que você reserve sua hospedagem com antecedência, para não correr o risco de ficar sem as melhores opões.

  • Vale lembrar que todos esses valores são com base para estadias em agosto de 2023 e o quanto antes você realizar a sua reserva, mais chances vai ter de conseguir os melhores preços.

Sempre que puder, faça a reserva dos seus hotéis através do Booking.com, um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo. Fazendo todas as suas reservas pelo mesmo sistema você deixa tudo mais organizado e evita problemas durante a viagem.

Lembrando que o blog é parceiro do Booking, então cada reserva que você fizer utilizando os links do blog, você estará contribuindo para manter o blog ativo e não vai gastar nada a mais com isso.

Tudo sobre o Deserto do Atacama

Aqui no blog você já encontra um conteúdo super completo para planejar sua viagem para o Atacama:

Se tiver qualquer dúvida ou alguma outra sugestão de hospedagem em San Pedro de Atacama, fique a vontade para deixar um comentário por aqui.

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

8 Comentários

  1. Suiany Padilha

    Olá, Robson! Aqui estou vendo que você atualizou as opções. Havia visto a indicação de um Hostel Campo Base e fiz reserva nela pelo Booking. Não estou vendo você indicando mais esse lugar, houve algum problema? Você não acha mais que é adequado? Fiquei na dúvida se mantenho ou altero o local de hospedagem. O que acha?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Su!! Eu recomendo o Campo Base sim, ele só não está mais no mesmo lugar de quando escrevi o post. E ele é hostel, por isso não está nessa lista. Eu já visitei a nova casa deles e é bem legal, não muito muito mais distante. Logo vou publicar um post só com hostels e ele vai estar na lista sim! 🙂

      Responder
      1. Suiany Padilha

        Ufa! Que bom, Robson! kkkk Tomei um susto, porque achei que ele não fosse mais indicado. Agorinha tentei reservar outro e estão todos lotados. kkkk. Consegui ainda fazer uma reserva no Predita de Rio, não sei se você conhece esse, mas por precaução.
        Valeu o pronto retorno! Estou vendo a programação com a Flávia Bia.
        Obrigada!!!!!

        Responder
  2. Sergio Andrade

    Olá, Robson. Bom dia. Estarei no Atacama de 29 a 6 de dezembro e me hospedarei no Adela Bed & Breakfast. Como já está reservado, não há muito o que fazer, mas tem alguma informação sobre este hostel? Obrigado e parabéns pelo blog. Abs

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Sergio, tudo bom? Que showw, tenho certeza que você vai amar muito o Atacama!! Eu não conheço a sua hospedagem pessoalmente, mas fazendo uma rápida pesquisa aqui eu vi que ela tem boas recomendações. Acho que tem tudo para ser uma ótima experiência!! Ahhh, sempre que puder, lembre de fazer suas reservas através do Booking.com pelos links do blog – assim você me ajuda e não vai gastar nada a mais com isso!! Vou deixar o link aqui: http://umvia.me/booking

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui!! Valeuuu

      Responder
  3. Debora

    Olá Robson, legal seu post!! Vamos de 22 a 26 de julho, com nossa filha que fará 4 anos durante a viagem.. Você recomenda ficar mais no centro? devido a logistica? sabe se tem transportes, taxi, etc por la? Tememos ficar sem uma boa observação do céu, ao ficarmos no centro.. ou não?? Muito obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dé!! Tudo bom? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Então, vamos lá… ficar no centro tem várias vantagens… principalmente sair e explorar o povoado com mais facilidade.

      Lá até tem taxi, mas não é bem como estamos acostumados… tem algumas pessoas que trabalham assim, mas você teria que pegar o número de alguém ou pedir para alguém solicitar pra você – não é prático!

      Alguns hotéis mais afastados, como o Cumbres, oferece transfer… aí é tranquilo! Mas também vai depender de quanto vocês esperam gastar e tal.

      Sobre as estrelas.. os passeios astronômicos te levam para áreas mais afastadas de San Pedro. Não que o céu não seja bonito ali, você vai ver estrelas… mas nada comparada com uma área maaais isolada.

      No Cumbres, por exemplo, você tem áreas escuras para ir observar as estrelas… até a varanda do quanto não tem iluminação com esse sentido.

      Aqui no blog eu tenho um relato onde falei da minha estadia nesse hotel… foi maravilhoso!!!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  4. Cezar Cappelletti

    Ola amigo
    Gostaria de saber qual é a melhor época apara visitar o deserto de Atacama. Qual o período necessário para conhecer a região e qual a distância de Santiago. Outra coisa, para chegar lá qual a melhor logística ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *