Roteiro Atacama: o que fazer em 5, 6 ou 7 dias no deserto do Chile

Um roteiro de viagem completo para quem pretende conhecer o Deserto do Atacama, no Norte do Chile. Veja aqui o que fazer em 5, 6 ou 7 dias no deserto mais árido do planeta.

Faz muito tempo que eu queria publicar esse post no blog. Sei que muita gente chega aqui por conta do conteúdo sobre o Deserto do Atacama e muitos viajantes têm dúvidas em relação aos passeios e ao roteiro de viagem.

Roteiro Atacama: o que fazer em 5, 6 ou 7 dias no deserto do Chile

Quando comecei a escrever esse post, só o conteúdo de introdução, com dicas de como começar a organizar o roteiro, ficou tão extenso que preferi manter ele como um post à parte.

Por isso, se você quiser ver as dicas práticas para começar a organizar seu roteiro no Atacama, recomendo que dê uma olhada nesse post:

Veja aqui como organizar seu roteiro no Atacama

Agora, vou passar uma sugestão de roteiro no Atacama para quem tem 5, 6 ou 7 dias completos no deserto.

Roteiro de viagem no Deserto do Atacama

Antes de mais nada, quero lembrar que esse post tem apenas sugestões. Como comentei no post de organização, o seu estilo de viajante e vários outros pontos, podem interferir nessa programação.

Lagunas Andinas, Atacama - Um Viajante

Assim como têm passeios mais caros, também têm alguns mais baratos. Vou listar aqui o que acho que não deve ficar de fora da sua viagem, mas você fica livre para alterar os passeios ou mesmo a sequência dos dias, fechou?

Um pouco sobre o Deserto do Atacama

Antes de falar do roteiro em si, quero comentar um pouco sobre o Atacamaum destino que certamente vai te surpreender.

Localizado no Norte do Chile, o Deserto do Atacama é um destino que reserva cenários extraordinários. As paisagens exóticas, muito diferente do que estamos acostumados a ver em outras viagens, são tão surreais que muitas vezes parecem pintura.

Deserto do Atacama, Chile

Com cordilheiras, vulcões, salares e lagoas coloridas, o Deserto do Atacama se tornou um grande atrativo no Chile e um destino perfeito para viajantes brasileiros que querem conhecer um lugar extremo, sem ter que atravessar o planeta.

A cidade base para explorar a região é San Pedro de Atacama, um povoado cheio de características próprias que está encravado no deserto.

San Pedro de Atacama, Chile

O aeroporto mais próximo do Atacama, que é onde você deve chegar, fica na cidade de Calama. De lá até San Pedro existem transfers que você pode contratar diretamente no aeroporto – a viagem dura cerca de uma hora.

Em San Pedro de Atacama, você estará no lugar certo para conhecer as paisagens mais incríveis e lindas do deserto chileno.

Veja aqui como economizar na passagem para o Atacama

Roteiro Deserto do Atacama, Chile

Como já disse em outros posts, considero que 4 dias é o mínimo para aproveitar o deserto. Nesse post vou dar uma sugestão de roteiro para quem tem 5, 6 ou 7 dias, que é a quantidade que eu recomendo – ainda vou fazer outro roteiro para quem tem menos tempo.

Dia 1: viagem do Brasil para o Atacama

Para esse roteiro, vou considerar que você sairá de manhã do Brasil e vai chegar em San Pedro de Atacama apenas no final do dia – ou seja, será um longo dia de viagem.

Por conta das conexões e horas de voos, é uma viagem um pouco desgastante. Dificilmente você vai sair do hotel para fazer alguma coisa.

Caso sua chegada no povoado seja mais cedo, aproveite para dar uma volta ou até mais, já passar na agência em que fechou os passeios – assim você fica livre dessa parte.

San Pedro de Atacama, Chile

Você também pode aproveitar para trocar seu dinheiro. Muitas casas de câmbio ficam abertas até umas 20h ou 21h.

Depois, aproveite para descansar – a viagem está só começando.

Dia 2: San Pedro de Atacama + Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Para o seu primeiro dia, efetivamente, no deserto, minha sugestão é deixar o período da manhã para conhecer um pouco mais do povoado de San Pedro de Atacama, fazer o câmbio e também passar na agência que você contratou para os passeios – caso não tenha feito isso quando chegou.

O povoado de San Pedro de Atacama

Passear pelo povoado de San Pedro de Atacama é uma delícia e não pode ficar de fora da sua programação. A Calle Caracoles é a principal, onde você encontra várias lojas e restaurantes.

Veja aqui um post completo sobre compras no Atacama

Vale a pena caminhar por toda extensão da rua que fica na região central, onde estão as lojas e o maior movimento, e também nas ruas ao redor dela, para descobrir vários cantinhos legais.

San Pedro de Atacama, Chile

Uma das ruas que cruzam a Caracoles é a Calle Toconao, onde ficam as principais casas de câmbio de San Pedro de Atacama. Sugiro passar em algumas para fazer uma pesquisa da melhor cotação.

É importante reforçar que eles não aceitam notas de dólares amassadas ou antigas. Se você estiver com dólares, cuide muito bem deles – eles são bem chatos em relação ao estado da nota.

Sobre o câmbio, tenho dois posts bem úteis. Caso você vá direto para o Atacama, veja o primeiro post. Agora, se for passar algum tempo em Santiago, recomendo ler o segundo post – já que o câmbio na capital é melhor.

Câmbio no Atacama: veja aqui qual moeda levar

Câmbio em Santiago: dicas e onde trocar seu dinheiro

Seguindo pela Calle Toconao na direção oposta das casas de câmbio, você vai chegar na praça principal de San Pedro de Atacamaonde fica a igreja da cidade.

Eu recomendo que você visite a Igreja de San Pedro de Atacama. Vale reparar nas portas, feitas de madeira de cacto – assim como detalhes no teto e também no chão antigo.

Pertinho da igreja fica o posto da polícia e a feira de artesanatos da cidade – um bom lugar para comprar lembrancinhas.

Não muito longe dali, seguindo pela rua que passa em frente ao posto da polícia – ande no sentido em que o posto vai estar à sua esquerda e a praça à sua direita -, você vai chegar na Franchuteria um lugar que tem croissants e baguetes maravilhosos.

La Franchuteria, San Pedro de Atacama

Conheça a Franchuteria, em San Pedro de Atacama

No mais, ande e explore cada cantinho do povoado – é uma delícia caminhar pelas ruas de terra. Lembrando que o sol lá não está para brincadeira, então recomendo o passeio bem cedinho.

San Pedro de Atacama, Chile

Outro ponto bem legal de visitar, e que pouca gente conhece, é o Museu do Meteorito. O valor para entrar não é alto e lá dentro você pode ter a experiência de sentir um meteorito com as próprias mãos – ainda vou escrever sobre essa visita.

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Para o seu primeiro passeio do dia, depois de andar por San Pedro de Atacama, minha dica é visitar o Valle de la Luna e Valle de la Muerte.

Um Viajante - Deserto do Atacama

Dependendo da agência que você contratar, esse passeio vai incluir o pôr do sol. Recomendo muito que você feche os passeios com a agência FlaviaBia Expediciones, que tem um cuidado muito especial com os viajantes e preza para que você tenha as melhores experiências.

Inclusive, além do passeio tradicional, a Flavia tem um passeio de trekking no Vale de la Lunaonde você pode andar e correr pelas dunas do vale. Eu super indico essa segunda opção!

Dia 3: Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Salar de Atacama

Para o seu terceiro dia no Atacama, sugiro o passeio para as famosas Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e também Salar de Atacama.

Esse é um dia completo de passeios e você vai ficar fora durante bastante tempo. Como cada agência tem uma programação diferente, vou comentar aqui sobre a experiência que tive com a agência da Flavia.

Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

A Flavia tem um passeio que inclui tanto Lagunas Altiplânicas quanto Piedras Rojaspara mim, particularmente, são duas atrações imperdíveis no deserto.

Laguna Miscanti - Altiplânicas do Atacama- Chile

Infelizmente uma parte do passeio de Piedras Rojas permanece interditado, por isso a Flavia incluiu no roteiro uma visita ao Mirante de Piedras Rojasque é realmente muito lindo.

Mirante Piedras Rojas - Atacama, FlaviaBia

Já falei sobre esse passeio e recomendo que você dê uma olhada:

Veja aqui como é o novo passeio de Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas

Salar de Atacama

Para fechar seu dia, recomendo a visita ao Salar de Atacamaum dos lugares onde você pode ver um dos melhores pores do sol do deserto.

Incrível pôr do sol no Salar de Atacama

Provavelmente você vai chegar esgotado no final do seu dia, mas certamente muito feliz por ter visto lugares tão lindos.

Aproveite a noite para jantar em um dos restaurantes do povoado. Uma boa opção é o La Estaka, que gosto muito e sempre recomendo.

Caso queira uma opção mais barata, o La Picada del Indio é uma opção simples e gostosa. Sem falar nas opções de empanadas que você encontra em algumas lanchonetes do povoado – tem uma que vende empanadas gigantes, que são bem gostosas.

Dia 4: Salar de Tara (Lagunas Andinas)

Visitar o Salar de Tara também é algo que não pode ficar de fora do seu roteiro pelo deserto. Considero ele um dos passeios mais encantadores e imperdíveis do Atacama.

Salar de Tara, Atacama

Por ser distante, ele é um atrativo que vai ocupar um dia inteiro – mas vale muito a pena!

Infelizmente uma parte do passeio do Salar de Tara está fechada para adequação ao turismo. Por conta disso, mais uma vez a Flavia elaborou um roteiro diferente, chamado de Lagunas Andinas.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

Esse novo passeio percorre uma parte do caminho tradicional do Salar de Tara e também uma parte que era pouco visitada. Eu fiz e achei lindíssimo – apesar do nome, as Lagunas Andinas não têm relação com o passeio das Lagunas Altiplânicas.

Para o final do dia, uma opção de jantar para quem quer um lugar especial é o Restaurante La Casonarecomendo!

Dia 5: Geyser El Tatio, Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche

Dependendo do seu cronograma, esse seria o seu último dia de passeio no Atacama – você já deve perceber que o tempo é curto e realmente é melhor ter mais dias.

Meu conselho é sempre programar sua volta para o dia seguinte ao do último passeio – nesse caso, você teria esse dia completo e partiria do Atacama na manhã seguinte.

Bom, para esse dia eu recomendo dois passeios incríveis: Geyser El Tatio, para começar, e Laguna Cejar + Laguna Tebinquiche para fechar o dia.

Geyser El Tatio, no Deserto do Atacama

Nesse momento da viagem você já estará aclimatado com a altitude, por isso é tranquilo visitar os Geysers El Tatio.

Geyser El Tatio, Atacama

Esse é um passeio que começa muito cedo, antes mesmo do sol nascer. Para ver as atividades dos Geysers, você precisa estar lá no campo geotérmico na hora em que o sol estiver nascendo.

Por isso, meu caro viajante, vá preparado para o pior frio da sua vida. E não estou falando isso para assustar, é apenas para você não relaxar – com a roupa certa, você vai tirar de letra!

Veja aqui o que levar e como fazer a mala para o Atacama.

Depois do passeio pelos Geyseres, você volta para San Pedro de Atacama e tem tempo de sair para mais um passeio.

Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche

O passeio para Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche é o que recomendo para fechar esse dia. Pode ter certeza que é um final espetacular!

Laguna Cejar - Atacama

A Laguna Cejar é a lagoa que você pode entrar na água e flutuar sem fazer nenhum esforço – ela tem uma concentração absurda de sal.

Depois você segue, passando pelos Ojos del Salar – outro lugar que pode rolar um mergulho, se você tiver coragem de encarar o frio.

Por fim, chega na Laguna Tebinquiche. Hoje, a Flavia é uma das poucas agências que tem acesso à um refúgio perto dessa lagoa. Sério, para mim, é um dos lugares mais fantásticos do Atacama!

Laguna Tebinquiche - Deserto do Atacama

Outras agências acabam terminando o passeio em outro lugar, normalmente com muito mais gente ao redor e sem a tranquilidade que esse lugar merece.

De volta ao povoado, especialmente se for sua última noite, recomendo uma passada no Lola que é um barzinho super animado na rua principal, bem na esquina da Caracoles com a Toconao.

Ps.: se no dia seguinte tiver passeio, não vá exagerar!!!!

Dia 6: Lagunas Escondidas ou Subida ao Vulcão Lascar

Para quem tem mais tempo no deserto, vou deixar duas opções de passeios para o sexto dia de viagem. A escolha vai depender muito de cada um, já que um é um passeio mais de aventura e o outro mais relaxante – se tiver tempo suficiente, faça os dois!

Opção 1: Lagunas Escondidas de Baltinache

Como primeira sugestão, recomendo o passeio de full day nas Lagunas Escondidas de Baltinache pode se preparar para ver um lugar lindo, cheio de lagoas coloridas e um cenário maravilhoso.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama, Chile

Lagunas Escondidas - Atacama

Ao todo são 7 lagunas que você vai conhecer, sendo que em 2 delas é permitido mergulhar. Lembrando que, assim como no passeio da Lagunas Cejar, aqui você também tem uma alta concentração de sal e seu corpo vai flutuar sozinho.

Outro ponto legal desse passeio é a visita ao ônibus abandonado do Deserto, que faz muitos viajantes lembrarem do filme Into the WildNa Natureza Selvagem.

Veja aqui como é o passeio para as Lagunas Escondidas do Atacama

Opção 2: Ascensão ao Vulcão Lascar

Como falei, a outra alternativa para esse dia seria uma atração mais aventureira. Não que seja um passeio que você precise de muito preparo físico, mas o seu psicológico e também o suporte de um bom guia, é totalmente indispensável!

Ascensão ao Vulcão Lascar - Atacama

Já tive o prazer de subir o Vulcão Lascar por mais de uma vez e, olha, vou te contar… chegar no topo é uma das sensações mais incríveis e especiais que já tive – recomendo muito que você veja o post:

Veja aqui como foi minha ascensão no Vulcão Lascar

Dia 7: Termas de Puritama

Enfim chegamos ao último dia no Atacama. Uma viagem que, provavelmente, te deixou sem fôlego, de tanta beleza e lugares incríveis.

Sempre gosto de recomendar as Termas de Puritama para o seu último dia no deserto. É um passeio que você vai relaxar e recarregar todas as suas energias.

Termas de Puritama - Atacama

Caso você tenha bastante disposição, existe um trekking para chegar nas termas. Ele é opcional, como um passeio à parte. Você vai caminhando pelo cânion até chegar nas termas – o retorno é com a agência e não precisa de caminhada.

Atenção para um detalhe

Caso você decida realmente subir o vulcão, pode ser que a agência recomende que você faça um trekking antes – para se aclimatar com caminhadas na altitude.

Esse trekking é uma ótima opção para essa situação. Por conta disso, talvez seja necessário inverter essa sequência de passeios.

Veja aqui como é o trekking de Guatin

De qualquer forma, fazendo a caminhada ou não, eu recomendo muito que você faça o passeio às Termas de Puritama. Hoje a Flavia oferece ainda uma massagem super relaxante nas termas, algo que não tinha na primeira vez que fiz o passeio. É um diferencial maravilhoso, ainda mais quando você trabalha uma vida pra conseguir realizar uma viagem como essa.

Confira aqui como é o passeio às Termas de Puritama

Bônus: Tour Astronômico

Por fim, antes que você ache que terminei o roteiro, tenho mais um passeio IMPERDÍVEL para você incluir no seu roteiro: o Tour Astronômico no Atacama!

Expedição Fotográfica Deserto do Atacama + Salar de Uyuni

Deixei para comentar sobre ele no final pois, independentemente da quantidade de dias que será o seu roteiro, você vai conseguir encaixá-lo em alguma noite.

O único ponto que preciso ressaltar é: se tiver lua cheia, o passeio não acontece – assim como em dias nublados, que são raros, mas não temos como prever… Mas vai na fé que o tempo vai estar bom!

Tour Astronômico FlaviaBia

Hoje a Flavia tem um tour astronômico próprio e já tive o prazer de participar mais de uma vez. Apesar do frio do deserto, é uma delícia de passeio!

Durante o tour, você toma uma sopa maravilhosa e também um chocolate quente divino!! Tudo isso enquanto escuta a guia contar histórias sobre as estrelas, as constelações e o universo.

É quando me sinto tão pequeno e que me pego refletindo sobre uma infinidade de coisas. Não deixe de fazer esse passeio, de verdade!

Fechando seu roteiro no Atacama

E assim chegamos ao fim desse super roteiro pelo Deserto do Atacama. A volta para casa, como comentei, sempre é legal que fique para o dia seguinte.

Você vai sair bem cedo de San Pedro de Atacama e vai, de transfer, até o aeroporto de Calama. Fique bem atento ao horário do seu voo!

Aeroporto de Calama - Deserto do Atacama - Chile
Aeroporto de Calama – Deserto do Atacama – Chile

De Calama você voa para Santiago e enfim, de volta para casa. Tenho certeza que com a sensação de ter feito a viagem mais incrível da sua vida.

Passeios com desconto no Atacama

Gostou desse roteiro? Espero que ele ajude na sua viagem pelo deserto. Preparei ele com base em todas as viagens que já fiz para o Atacama e com o que acredito, de verdade, que vai ser especial para sua primeira vez nesse destino.

Caso queira fechar seus passeios com a Flavia, que é brasileira e o contato é super tranquilo, vou deixar aqui um formulário – assim você manda mensagem direto para a agência e recebe todas as informações no seu e-mail.

FlaviaBia Expediciones - Agência San Pedro de Atacama

Sempre que puder, lembre-se de comentar que chegou na agência pelo blog Um Viajante. Assim você ajuda a dar uma força para o blog e ainda ganha um desconto especial

Hospedagem no Atacama

Eu recomendo muito que você sempre reserve seu hotel em San Pedro de Atacama com antecedência. Em feriados chilenos, por exemplo, a cidade fica lotada! Não dá para dar bobeira!

Sempre que puder, faça suas reservas no Booking.com pelos links do blog. Essa é mais uma forma de você me ajudar muito, sem gastar nada a mais com isso.

 Veja aqui os hotéis que eu recomendo no Atacama

 Confira aqui as melhores opções no Booking.com

 Compare aqui os valores e também reserve no Hoteis.com

Tudo sobre o Deserto do Atacama

Como já comentei, no blog você encontra um conteúdo bem legal sobre o Deserto do Atacama. Vale a pena navegar bastante para planejar sua viagem:

 Veja aqui todos os posts do Atacama

Espero que tenha curtido esse roteiro, que fiz com o maior carinho. Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, fique à vontade para comentar. Também adoro receber a mensagem de quem já fez a viagem, pode se sentir em casa para deixar seu comentário. Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *