Melhor época para viajar a Cartagena, Colômbia

Veja aqui quando ir para Cartagena, na Colômbia, qual a melhor época para viajar e qual a temperatura média durante o ano.

Sempre que começo a planejar uma viagem, eu procuro informações sobre o clima e a melhor época para ir – antes de comprar as passagens. Com Cartagena foi um pouco diferente, já que a viagem estava com uma data pré-definida.

Melhor época para viajar para Cartagena, Colômbia

Felizmente Cartagena é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, sem grandes restrições. Em alguns meses as possibilidades de chuva são maiores, já em outros meses o tempo é mais seco.

Se você está planejando sua viagem para Cartagena e ainda não decidiu qual época ir, vou dar algumas dicas sobre como é o clima por lá durante o ano e quem sabe ajudar na sua programação.

Quando ir para Cartagena: a melhor época para viajar

A primeira coisa que você precisa saber sobre Cartagena é que lá faz calor em qualquer época do anoentão nem pense em colocar essa blusinha de lã na mala, não vai rolar!

Um Viajante em Cartagena, Colômbia

A temperatura média de Cartagena gira em torno de 27º graus, sendo que a sensação térmica é sempre mais alta. Se você, assim como eu, for do sul do Brasil e já acha que tá no verão quando os termômetros chegam perto dos 20º graus… se prepare, o calor em Cartagena é de lascar o coco.

Época de chuvas em Cartagena

Se tem algo que bota medo em muitos viajantes é a chuva e a possibilidade dela estragar a viagem. Hoje em dia você até pode tentar se programar para tentar fugir desse período, mas, com o clima tão louco como está, é difícil prever com certeza.

O período com maior possiblidade de chuva em Cartagena é entre os meses de maio e novembro. De dezembro a abril temos os meses considerados secos, com poucas chances de chuva.

Outubro já teve registros de ser o mês com mais chuvas em Cartagena. Já fevereiro e março são considerados os meses mais secos do ano.

Os meses mais quentes em Cartagena

Como eu comentei no começo do post, Cartagena é um destino quente em qualquer época do ano. A média das temperaturas máximas é sempre acima de 31º graus, em qualquer mês.

Em alguns meses a temperatura mínima cai um pouco, mas não desce além dos 23º graus – ou seja, é aquela brisa quente que sopra desde a hora que você acorda.

Os meses mais quentes em Cartagena estão entre maio e setembro, que também está dentro do período de chuvas. Julho é um dos meses mais mais quentes do ano e janeiro é o mês “menos” quente – mas beeem longe de ser frio.

Temperatura em Cartagena, Colômbia

Nesse gráfico você pode ver a as temperaturas médias registradas em Cartagena, tantos as máximas quanto as mínimas. Também é possível analisar a média de volume de chuva de cada mês.

Temperatura Média em Cartagena, Colômbia
Temperatura Média em Cartagena | The Weather Channel

Quando Cartagena está mais movimentada

Outro ponto que talvez interfira na sua decisão de qual época viajar para Cartagena é o movimento de viajantes na cidade.

Hoje Cartagena é um dos principais pontos turísticos da Colômbia e da América do Sul de uma forma geral. A cidade, que é banhada pelo Mar do Caribe, atrai viajantes vindos dos quatros cantos do mundo.

Não espere encontrar a cidade vazia, Cartagena está cheia de viajantes durante todo o ano.

O período mais cheio, que seria a alta temporada, é a época de férias: final do ano, janeiro e aquela brecha entre julho e agosto. Nesses períodos, além de maior movimento na cidade, você também deve encontrar os preços mais salgados.

Cartagena em Agosto

Bom, falando agora do mês que eu viajei para Cartagena: agostodentro do período com maior possibilidade de chuvas.

O que eu posso dizer é o seguinte: em primeiro lugar, é realmente quente! Bem mais quente do que eu estava imaginado… suei bicas!! Era botar o pé na rua e já parecia que eu tinha corrido uma maratona.

Agora sobre as chuvas, que pode ser o que mais te preocupe: sim, choveu um pouco! Mas nada que atrapalhasse a viagem.

Melhor época para viajar para Cartagena, Colômbia

Eu percebi que o clima lá muda muito rápido e constantemente – provavelmente pela localização e pelo mar aberto ser logo de frente pra cidade. Era só eu piscar que o tempo virava.

Durante a manhã normalmente fazia sol e depois do almoço as nuvens começavam a aparecer. No final do dia rolava umas pancadas de chuva – que acabavam atrapalhando o pôr do sol.

Pôr do Sol em Cartagena, Mar do Caribe

Nem sempre rolava esse pôr do sol lindo – quando acontecia, era com muitas nuvens. Durante à noite normalmente não chovia – acho que choveu apenas uma vez – então dava pra passear e bater perna numa boa 😉

Qual a melhor época para viajar para Cartagena

Depois de analisar tudo isso, eu acredito que os meses mais interessantes para viajar para Cartagena são entre fevereiro e abriltirando feriados, que deixa tudo mais caro!

Setembro e outubro tem os maiores índices de chuva, então, se puder, tente evitar.

Vale lembrar que essas são as médias registradas, mas o tempo pode surpreender. Vá preparado para o calor e, se rolar uma chuvinha, dance na chuva e se divirta!! Não tem porque bodear na viagem 😀

Documentos para viajar para Cartagena

Se você está procurando informações sobre a documentação necessária para viajar pra Colômbia, aqui no blog já tem um post atualizado. Fique atento no que é obrigatório, principalmente o Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

 Veja aqui os documentos necessários para viajar para Colômbia

Espero que as informações ajudem no planejamento da sua viagem. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre Cartagena, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

    1. Robson Franzói

      Vai simm Carlos!!! Pode ter certeza que é uma ótima escolha para um primeiro destino internacional. Se precisar de alguma coisa me dá um grito!! 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *