Visita ao Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

Conheça o Teatro Heredia Adolfo Mejía e saiba como é a visita em um dos edifícios históricos mais lindos de Cartagena, na Colômbia.

Em um passeio pela Cidade Amuralhada de Cartagena das Índias, você certamente vai passar em frete a um dos mais belos prédios históricos da Colômbia: o Teatro Adolfo Mejía.

Visita ao Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

Inaugurado oficialmente como Teatro Municipal, em 1911, a construção celebrou o primeiro centenário da Independência de Cartagena. Em 1933 o nome foi alterado para Teatro Heredia, em comemoração aos 400 anos da cidade.

Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena
Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

O teatro foi construído onde se encontrava as ruínas da antiga Iglesia de La Merced, construída em 1625. O palco do teatro, instalado onde era o antigo altar da igreja, recebeu concertos, recitais e grandes espetáculos.

Com o passar dos anos o prédio foi se deteriorando e pouco foi feito à respeito. Em 1970 o teatro acabou fechando suas portas e assim permaneceu por 28 anos – os últimos 11 anos foram para restauração do teatro.

O processo de restauração do Teatro Heredia durou de 1987 a 1998 e foi assinado pelo arquiteto Alberto Samudio Tralleroque recebeu o Prêmio Colombiano de Arquitetura, na categoria Restauração.

Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

Hoje o Teatro Heredia permanece conservado e é aberto para visitação. Minha vontade era realmente assistir alguma peça ou apresentação oficial – infelizmente as datas não bateram.

Felizmente existe um passeio guiado pelo teatro, o que já é super interessante. Eu fiz e recomendo! Você não vai gastar mais do que 40 minutos e vai ver de perto os detalhes da arquitetura do teatro e conhecer mais detalhes da sua história.

Visitando o Teatro Heredia, em Cartagena

O Teatro Heredia tem o formato de ferradura, que na minha opinião é um dos mais clássicos e bonitos – vale ressaltar a bela pintura no teto e também na tela que fecha o palco, assinadas pelo artista Enrique Grau.

Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

Uma curiosidade interessante é que você pode alugar o espaço para festas e cerimônias – como casamentos. No dia da minha visita, o teatro estava sendo preparado para um casamento que aconteceria no dia seguinte – por isso estou usando as fotos que o pessoal do teatro me forneceu.

A visita ao teatro ainda é pouco conhecida, apesar de ser muito legal e super barata. Eu e o Diogo fomos os únicos no dia com a guia, o que deu bastante liberdade para tirar todas as dúvidas.

Informações sobre a visita ao teatro de Cartagena

A visita ao teatro é feita de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para a visita guiada se paga uma taxa pequena, cerca de 11000 COP – mais ou menos 10 reais. 

Achei o valor super justo pelo que é oferecido – a guia era muito atenciosa. Se você não tiver a oportunidade de ver uma apresentação no teatro, eu recomendo muito a visita guiada.

Visita ao Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

Na visita você conhece os bastidores do teatro, o palco, a coxia e  também todos os andares dos camarotes – o que nos deixa com ainda mais vontade ver uma apresentação no teatro.

Localização

Teatro Heredia Adolfo Mejía está localizado na cidade amuralhada de Cartagena, veja no mapa a localização exata.

Vale ressaltar que a entrada para a visita guiada é pela Calle 5, quase na esquina com a Calle 38.

Arte, Cultura e Café

Se você visitar o Teatro Heredia e quiser conhecer outro lugar que remete a arte e cultura, eu recomendo uma visitinha no La Presentación – bem pertinho dali.

Café La Presentación, Cartagena

O La Presentación é um espaço aberto ao público, não paga para entrar e, além das exposições, você encontra um café super gostoso – lembrando que a Colômbia tem um dos melhores cafés do mundo.

Veja aqui um post sobre o La Presentacion, em Cartagena

Hospedagem em Cartagena

Para quem está procurando hotel em Cartagena, eu recomendo o Booking.com, que é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo. Fazendo suas reservas pelo Booking você vai garantir a sua hospedagem com segurança e ainda vai contribuir como blog, sem gastar nada a mais com isso 🙂

Veja aqui opções de hospedagem em Cartagena

Espero que tenha gostado desse post e que inclua o Teatro Heredia no seu roteiro. Se já visitou o teatro ou tiver dúvidas, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Fernanda

    Olá, Robson.

    Agradeço por suas informações. Quanto ao passeio pelo teatro é necessário agendamento prévio para a visita guiada?
    Desde já agradeço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Fer!! Tudo bom? Não precisa agendar não, eu apenas cheguei lá e esperei alguns minutos para começar…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *