Getsemaní, o lindo e boêmio bairro de Cartagena

Conhecido como o bairro dos mochileiros de Cartagena, o Getsemaní é um lugar colorido, de ruas estreitas, casas floridas e ar boêmio.

Passear pelo bairro Getsemaní, que faz parte da região histórica de Cartagena, é uma das melhores maneiras de ver de perto o verdadeiro ar caribenho que existe na cidade.

Getsemaní, o lindo e boêmio bairro de Cartagena

O bairro, que no passado já foi moradia de escravos, ponto de traficantes e zona de prostituição, passou por um forte renascimento cultural na última década e hoje se transformou em uma região boêmia, alegre e alternativa.

Muito conhecido como o bairro dos mochileiros, hoje o Getsemaní ganhou novos ares, sem perder sua essência. Em meio aos descolados hostels, barzinhos e barracas de rua, os hotéis boutique, as galerias de arte e restaurantes conceituados estão ganhando seu espaço.

Getsemaní, Cartagena - Colômbia
Getsemaní, Cartagena - Colômbia

Durante o dia o Getsemaní é um lugar tranquilo, perfeito para caminhar sem pressa e explorar cada uma das suas lindas e estreitas ruelas. É o momento certo para ver de perto o cotidiano dos moradores, conhecer um pouco da história local e se apaixonar pelo colorido das casas antigas e da arte de rua presente na região .

As cores e história do bairro Getsemaní

Muito mais do que um bairro boêmio e charmoso, o Getsemaní é extremante rico em cultura local, além de ter pontos de grande importância na história da cidade.

Getsemaní, o lindo e boêmio bairro de Cartagena

A Plaza de la Trinidad, por exemplo, é o coração do bairro e onde fica a Iglesia de la Santísima Trinidad, fundada em 1643. Foi nesta praça que, em 1811, se iniciou a revolta popular que deu início a queda do império espanhol. Cartagena foi o primeiro território da atual Colômbia a ser totalmente independente.

Igreja da Santíssima Trindade, Getsemaní - Cartagena

Após a queda do império, muitos lugares tiverem seus nomes alterados, com excessão dessa praça. A ideia era alterar o nome para Plaza de la Liberdad, o que foi rejeitado pelos moradores.

A Praça da Trindade é então a única de Cartagena a permanecer com seu nome original depois da independência – nela você vai ver estátuas que representam os rebeldes que iniciam a revolta. 

Plaza de la Trinidad, Getsemaní - Cartagena

Além da importância histórica, o bairro Getsemaní é talvez o mais transparente em cultura local que você pode visitar. Diferente de lugares como Bocagrande, o bairro moderno da Cartagena, aqui você vai ver crianças brincando nas ruas, vizinhos conversando pela janela e senhores de idade descansando em cadeiras de balanço – esperando a brisa fresca que nem sempre chega no final do dia.

Graffiti: a arte presente nos muros do Getsemaní

Além das casas coloridas, dos bares boêmios e charmosos restaurantes, o Getsemaní é riquíssimo em arte de rua. O graffiti está espalhado pelos quatro cantos do bairro – sempre misturando cores vibrantes com cenas tropicais e típicas da cultura caribenha.

Graffiti em Getsemaní, Cartagena

Em um passeio pelo bairro você vai se deparar com artes representando contos populares, palenqueras colombianas, a cultura afro e também artes que mesclam a flora e fauna do país.

Graffiti em Getsemaní, Cartagena

Graffiti em Getsemaní, Cartagena

O graffiti no Getsemaní é famoso e reconhecido mundialmente. Em 2013 o bairro recebeu o Festival Internacional de Arte Urbana, um dos mais famosos do mundo. Vale a pena se perder pelas ruas do bairro e descobrir os desenhos e cores que cada cantinho vai revelar.

A noite fervilhante no bairro Getsemaní

Ao cair da noite o bairro boêmio revela seu ar caribenho – as ruas ficam movimentadas e vibrantes. Os bares abrem suas portas e o som da música ao vivo se espalha.

Noite no bairro Getsemaní, Cartagena - Colômbia

Muitos jovens se reunem na praça principal do bairro, a Plaza de la Trinidad, onde podem encontrar comida de rua e cerveja por preços bem convidativos. As baladinhas, com músicas latinas, também fazem sucesso no bairro.

Noite no bairro Getsemaní, Cartagena - Colômbia

Caminhar pelas ruas do Getsemaní também é um convite durante à noite. Eu te convido a explorar o bairro e ver com os próprios olhos o que o torna tão diferente e especial – as opções vão desde os agitados barzinhos, aos charmosos restaurantes e deliciosas cafeterias. 

Getsemaní e o melhor café de Cartagena

Durante a minha viagem por Cartagena eu procurei visitar o máximo de cafeterias locais, afinal, a Colômbia é famosa por ter um dos melhores cafés do mundo.

Nessa busca pelos melhores cafés colombianos eu acabei descobrindo lugares incríveis, como o Café del Mural, que fica no Getsemaní. Na minha opinião, este é o melhor café para você visitar em Cartagena!

Café del Mural, Getsemani - Cartagena

Além de ter um espaço super charmoso e diferente de qualquer outro que você já tenha visitado, o Café del Mural serve opções de bebidas deliciosas. É o melhor lugar para provar o mais clássico café colombiano.

Se você também quer provar bons cafés durante sua viagem por Cartagena, eu separei as minhas 5 cafeterias favoritas:

 Veja aqui as minhas 5 cafeterias favoritas em Cartagena

Quanto tempo é necessário para conhecer o bairro Getsemaní?

Taí uma pergunta difícil de responder. Eu me apaixonei por esse cantinho de Cartagena e passei um bom tempo por lá.

Getsemaní, Cartagena - Colômbia
Getsemaní, Cartagena - Colômbia

Falando no tamanho do bairro em si, ele é super pequeno. Em uma manhã você consegue percorrer todas as ruas – o que ainda não vai te proporcionar uma experiência completa. É gostoso descobrir o bairro Getsemaní em horários diferentes – para ver como ele se transforma.

Eu recomendo que você faça um passeio pela manhã, começando cedinho – assim você percorre todas as ruas antes do sol ficar muito quente. Aproveite então o horário do almoço para conhecer um restaurante do bairro e sair do sol forte.

Deixe sua tarde livre para explorar outros lugres de Cartagena, ou visitar lojas, museus e galerias de arte. Termine o dia em algum barzinho do Getsemaní e veja o bairro se transformar.

Havana Getsemaní, Cartagena - Colômbia
Getsemaní, Cartagena - Colômbia

Volte a noite para jantar em algum restaurante legal e, se animar, feche a noite em uma baladinha latina.

Ainda vou fazer um post com um roteiro mais detalhado e com dicas de restaurantes – mas com essa base você já consegue ter uma boa ideia do que fazer no Getsemaní.

Onde se hospedar no Getsemaní

Existem opções para todos os gostos e bolsos: de hostels simples e descolados, até hotéis clássicos e luxuosos.

Hotel Casa Baluarte, Getsemaní - Cartagena
Hotel Casa Baluarte, Getsemaní - Cartagena

Minha estadia no Getsemaní foi no Hotel Casa Baluarte, que eu super recomendo! Logo vou fazer um review completo sobre o hotel, mas você também pode ver mais detalhes sobre ele no Booking.com.

Veja aqui informações e preços do Hotel Casa Baluarte

Em breve também vou fazer um post com outros lugares que visitei no Getsemaní e que você pode ser hospedar. Caso esteja procurando um alguma opção hoje, eu recomendo dar uma olhada nesse link:

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Cartagena

Eu sempre recomendo que você faça todas as suas reservas de hospedagem pelo Booking.com, um dos sistemas mais confiáveis do mundo. Além de conseguir o melhor preço e ter sua reserva com segurança, você ainda contribuí com o blog – sem gastar nada a mais com isso.

Tudo sobre Cartagena das Índias

Aqui no blog você já encontra um conteúdo bem legal sobre a minha viagem por Cartagena. Espero que já ajude no planejamento da sua viagem.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre Cartagena

Não posso deixar de agradecer e lembrar que essa viagem foi um oportunidade proporcionada pela SBA, marca que estou representando como embaixador no Brasil e no mundo. A SBA tem feito um conteúdo super legal com foco em viagens, que é o DNA da empresa.

Conheça aqui o blog da SBA

Ainda tenho muito mais para compartilhar sobre Cartagena. Espero que você tenha curtido o post e continue acompanhando o blog. Se tiver dúvidas ou dicas do que fazer no Getsemaní, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *