Onde fica e como chegar ao Jalapão?

Com belezas naturais incomparáveis, o Jalapão está localizado no coração do Tocantins. Veja aqui como chegar ao destino que está conquistando os viajantes mais aventureiros.

Terra quente, onde o cerrado se perde de vista, o sol se põe num vermelho intenso e as águas cristalinas parecem uma miragem. O Jalapão das dunas, dos fervedouros, do Capim Dourado e das cachoeiras de águas coloridas.

Cachoeira do Formiga, Jalapão - TO
Cachoeira do Formiga, Jalapão – TO

O Jalapão que é bruto, que tem estradas duras e difíceis, é o destino que está amolecendo o coração de muitos viajantes brasileiros e também, pode acreditar, estrangeiros. Eu mesmo já me rendi aos seus encantos e hoje, sou um confesso apaixonado.

Se você chegou aqui procurando informações sobre onde está localizado e como chegar ao Jalapão, pode ficar tranquilo, vou te ajudar nessa missão. Bora lá!

Onde fica o Jalapão?

Bom, o Jalapão, ou melhor, o Parque Estadual do Jalapão, está localizado no leste do Tocantins e possui uma área total de 34 mil quilômetros quadrados – é terra que não acaba mais.

Parque Estadual do Jalapão - Tocantins

Ao todo, são nove municípios que compõem o Jalapão, sendo que, os que fazem parte dos roteiros principais são Ponte Alta, Mateiros e São Félix.

Muitas pessoas pesquisam qual a distância entre Palmas e o Jalapão, mas o que é preciso entender é que o roteiro pelo Jalapão é um circuito: você, normalmente, começa de um lado e termina de outro.

O roteiro no sentido normal começa por Ponte Alta, que está localizada a 195 km de Palmas. Também é possível fazer o roteiro inverso, iniciando a viagem por São Félix e Mateiros – passando também pelo Morro da Catedral.

Morro da Catedral, Jalapão
Morro da Catedral, Jalapão

O começo segue em estrada asfaltada, mas depois, tudo o que vem pela frente é muita terra, buracos e areia fofa.

Pra ter uma boa experiência e aproveitar o Jalapão da melhor forma possível, escolher o roteiro e agência certa é muito importante. Depois, dê uma olhada nesse post e entenda as opções disponíveis:

Veja como escolher sua agência no Jalapão

Como chegar ao Jalapão?

Seu ponto de partida para explorar o Jalapão é a cidade de Palmas, capital do Tocantins. Nem sempre existem voos diretos, então se prepare para fazer conexões.

Aeroporto de Palmas, TO

Uma das principais conexões para Palmas é o aeroporto de Brasília quem mora na capital do país tem boas chances de encontrar voos baratos.

Recentemente apareceram ótimas opções de preços para voos saindo de São Paulo e do sul do Brasil. Eu mesmo consegui comprar a ida e volta, partindo de Curitiba, por cerca de 350 reais com taxas.

De Palmas para o Jalapão

Ao chegar no aeroporto de Palmas, você terá duas opções: seguir para o centro de Palmas ou então para o pequeno município de Taquaruçu.

Estradas no Jalapão, Tocantins

O mais comum é passar a noite em Palmas e começar sua viagem para o Jalapão na manhã seguinte. A opção de ir para Taquaruçu me surgiu na primeira viagem ao Jalapão – confesso que achei essa ideia fantástica!

Taquaruçu é um município que conta muitos atrativos naturais. Se você conseguir, tente estender sua viagem para passar pelo menos uns 2 ou 3 dias na cidade – tenho certeza de que não vai se arrepender.

Para definir isso, você precisa confirmar essa opção com a agência que vai fechar sua viagem – algumas podem abrir a possibilidade de incluir Taquaruçu na ida ou talvez na volta do Jalapão, dependendo do sentido que será o seu roteiro.

Nas minhas duas viagens ao Jalapão, o sentido do roteiro foi ao contrário, terminando a viagem por Ponte Alta. Na segunda viagem, a agência me deixou em Taquaruçu, onde passei a noite e de lá segui para o aeroporto de Palmas – o tempo até o aeroporto varia entre 25 e 30 minutos mais ou menos.

Como chegar ao Jalapão por conta própria

Já comentei aqui no blog que fazer essa viagem por conta própria não é algo que recomendo – acho que a sua chance de ter um perrengue é muito grande e não será a maneira mais legal de explorar o Jalapão.

Se quiser entender melhor os roteiros que existem no Jalapão e ver qual se encaixa mais com o seu perfil, dá uma olhada nesse post:

Veja aqui os tipos de roteiros disponíveis no Jalapão.

Agora, se você tem experiência em dirigir veículos 4×4, sabe pilotar em estradas do estilo Jalapão e quer tocar seu roteiro por conta própria, tô aqui pra te dar uma ajuda – tô ligado que quem guia um carro assim, não vai mudar de ideia nunca!

Agência no Jalapão: qual contratar?

Bom, primeiro de tudo você precisa decidir se vai entrar no Jalapão por Ponte Alta do Tocantins ou por São Félix, fazendo sua primeira base em Mateiros.

Para chegar em Ponta Alta você precisa seguir, saindo de Palmas, pela TO-030. Nesse caminho você vai passar por Taquaruçu e está aí uma boa oportunidade de incrementar seu roteiro – como já tinha comentado.

Já para chegar em Mateiros você tem algumas opções:

Como chegar em Mateiros, no Jalapão, saindo de Palmas

Via Novo Acordo: seguindo pela BR-010 em sentido Novo Acordo – aqui você vai passar ao lado do Morro da Catedral e por São Félix, que é a mesma rota que fiz nas minhas duas viagens.

Via Taquaruçu: seguindo pela TO-030, você vai passar por Taquaruçu e também por Ponte Alta. De lá você vai pegar a TO-255 e seguir até Mateiros.

Via Porto Nacional: por fim, a última opção é saindo de Palmas pela TO-050, passando por Porto Nacional e seguindo pela TO-255 até encontrar com a TO-130. Você vai passar por Ponte Alta e então seguir para Mateiros.

Jalapão: Mapa

Eu recomendo que você leve algum GPS off-line, já que a sinalização é bem precária no caminho e depender de internet não vai ser uma boa ideia. Sinal de telefone também é difícil, então não dá pra dar bobeira.

No mapa abaixo você pode conferir as principais rotas que ligam a cidade de Palmas ao Jalapão. Salve esse mapa com você, estude bem o roteiro e aproveite a viagem.

 Para acessar o mapa e as rotas acesse esse link.

Vídeo Jalapão: uma inspiração para sua viagem

Quer descobrir um pouco mais do que espera por você no Jalapão?? Dá uma olhada no vídeo que produzi para o meu Canal no YouTube
pode ter certeza que sua vontade de conhecer esse destino só vai ficar ainda maior:

Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal, é uma forma de me ajudar a continuar produzindo conteúdos como esse

Clique aqui para se inscrever no Canal Um Viajante.

Tudo sobre o Jalapão

Aqui no blog você já encontra um conteúdo bem legal para planejar sua viagem ao Jalapão, dá uma olhada:

Veja aqui todos os posts sobre o Jalapão

Espero ter ajudado. Mas se tiver dúvidas sobre como chegar no Jalapão ou quiser deixar alguma dica, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!

Jalapão

About The Author

Robson Franzói é um curitibano de 29 anos, formado em design e obcecado por descobrir coisas novas. Em 2012 decidiu correr atrás dos seus sonhos e no seu primeiro mochilão descobriu sua grande paixão: viajar! Amante também da fotografia, o garoto criou esse blog para compartilhar suas histórias, aventuras e clicks pelo mundo. Suas fotos já estão ficando conhecidas, aproveite e acompanhe o Instragram @blogumviajante

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *