fbpx

Abismo Anhumas, o passeio mais incrível em Bonito

Simplesmente o melhor e mais incrível passeio que fiz em Bonito, no Mato Grosso do Sul. O Abismo Anhumas é um dos lugares mais encantadores e surpreendentes que já visitei não só no Brasil, mas no mundo.

A viagem por Bonito já tinha me reservado surpresas muito especiais ao longo dos primeiros dias – mal sabia eu que o melhor ainda estava por vir.

Não sei se você chegou no blog agora, mas só quero lembrar que aqui você já encontra vários posts com dicas bem legais para quem está planejando uma viagem para Bonito.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre Bonito

Continuando então o relato da minha viagem, o quinto dia em Bonito estava reservado para um passeio que, preciso confessar, me deixou com frio na barriga: o tão famoso Abismo Anhumas!

Como é o passeio do Abismo Anhumas

Pra você ter uma ideia de como realmente é esse atrativo, vou te contar com detalhes como foi o processo da preparação até o dia da visita – segue comigo e confia, vai valer a pena!

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

Bom, assim como os demais passeios de Bonito, esse também precisa ser contratado com antecedência. Quem organizou o pacote com todos os meus passeios foi a Venturas – que atua tanto no Brasil quanto em destinos internacionais.

Com o passeio contratado, recebi um agendamento para ir até a sede da empresa que cuida desse atrativo e lá fazer um teste de esforço e preparação –  feito normalmente 1 ou 2 dias antes da sua visita ao Abismo.

Sobre visitar o Abismo Anhumas

Apenas para você entender, o Abismo Anhumas é uma caverna imensa, localizada a mais ou menos 23 km de Bonito. Descoberta na década de 70, ela só foi aberta para visitação em 1999.

A única forma de entrar na caverna é por rapel, descendo por uma fenda no chão que se abre e revela uma descida de 72 metros em um dos lugares mais impressionantes que você pode visitar no mundo.

No fundo dessa caverna existe um lago de águas cristalinas que chega a ter pontos de 80 metros de profundidade. O fundo do lago reserva ainda mais belezas – que vou contar com detalhes ao longo do post

O dia do teste para o Abismo Anhumas

Por se tratar de um acesso diferente, já que a única forma de entrar na caverna é por rapel, é necessário fazer uma preparação na sede da empresa – que fica ali mesmo no centrinho do Bonito.

Logo que cheguei lá já dei de cara com uma plataforma de uns 8 metros de altura, onde seria feita a minha preparação. Um instrutor me passou alguns documentos para preencher e logo segui para a preparação em si.

O que você precisa saber é que não é necessário ser profissional e nem ter prática nesse tipo de esporte – eu mesmo nunca tinha feito nada nem parecido com rapel antes. Confesso que estava bem nervoso – e é bom você saber disso para ver que não está sozinho nesse mundo.

O instrutor me preparou com todo equipamento necessário e explicou como eu deveria fazer o procedimento de subida – até o topo da plataforma. Lá em cima, outro instrutor passaria as instruções para eu descer.

E assim, com as mãos um pouco suadas, lá fui eu… subindo e subindo, quase sem respirar. Quando cheguei no alto, olhei pra baixo e vi que os 8 metros estavam parecendo 50… mas eu tava bem, tava vivo!

Enquanto o instrutor começou a me passar as instruções para descer, eu me concentrava em continuar respirando – algo que realmente era importante naquele momento.

Desci e enfim… cheguei no chão. Lá o instrutor me deu o resultado: olha, Robson, sua subida não foi assim muuuito boa. Eu recomendo que no dia do passeio você seja içado, acredite, vai ser melhor….

Eu olhei pra ele com duas expressões: você tá realmente duvidando que eu consigo?? Vou concordar com você e ficar na minha… mas não duvide de mim! Oxê!! Mas já que dá pra ser içado, então serei.. feliz da vida!

E foi assim que recebi a notícia de que eu não teria que fazer a subida do abismo por conta própria, mas sim que seria puxado lá de dentro – já posso adiantar que foi a melhor coisa da minha vida!

Como eu também faria uma flutuação no lago da caverna, nesse dia já fiz a prova da roupa de neoprene. Você vai perceber como eles são super organizados e fazem de tudo para que o dia seja perfeito.

Abismo Anhumas: o dia da visita

Dois dias depois do teste, era enfim a hora de conhecer o tão famoso Abismo Anhumas. Minha descida foi marcada para às 8h30 da manhã e lá estava eu, com as pernas um pouco trêmulas, no horário exato.

Os instrutores que estavam à espera eram bem divertidos e deixaram a situação mais descontraída, pra gente esquecer o “medinho” que batia no fundo do coração.

Mais uma vez recebi as instruções e todos os equipamentos de segurança para realizar a descida. Enfim, chegou a hora de entrar…

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS
Tentando parecer pleno, mas com cara de quem estava se tremendo

Como eu estava sozinho, um dos instrutores desceu comigo. Me posicionei como eles pediram, aguardei e, pronto, iniciei a descida.

O início é um pouco estranho, pois a fenda no chão não é muito larga. Depois de alguns poucos metros, quando consegui olhar ao meu redor senti… sério… um arrepio inexplicável. A caverna se revelou como um dos lugares mais incríveis que eu jamais poderia ter imaginado.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

A sensação, naquele momento, foi algo que nunca senti antes. O medo, de estar pendurado em uma corda a mais de 70 metros de altura, e a emoção, de entrar em um lugar tão mágico e surreal como aquele.

Eu fiquei simplesmente sem palavras. Era como se estivesse entrando em um mundo completamente novo. Eu só conseguia olhar ao redor e pensar: Deus amado, que lugar é esse!?!?!

A descida acabou mais rápido do que eu pensava e no fundo, hoje, vejo que queria que tivesse durado muito mais.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

Lá na caverna eu cheguei em um deck flutuante, onde outros instrutores já estavam posicionados. Confesso que a minha cabeça ainda estava tentando assimilar aquele lugar… mas ainda tinha muito pelo frente.

A Flutuação no Abismo Anhumas

Depois de tirar o equipamento do rapel, era hora de me preparar para a flutuação. Recebi a roupa de neoprene, que já havia provado no dia do teste. O lugar é meio escuro, por isso é importante fazer tudo com cuidado.

Recebemos então as máscaras de mergulho, o pé de pato e o snorkel. Foi a primeira vez que visitei um lugar como aquele…. e, juro, foi ainda mais surreal do que eu tinha imaginado.

Quando entrei na água e coloquei os olhos para ver o fundo.. uma sensação absurda. No fundo do lago existe uma floresta de cones de calcário, simplesmente fenomenal. Essa é a maior floresta desse tipo que existe no MUNDO!! E o maior cone desses de calcário que existe também fica ali.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

Infelizmente a GoPRO, que é a câmera que eu uso na água, não tem um bom desempenho em ambientes com pouquíssima luz. Se quiser saber minha opinião sobre a GoPRO para viajar, dá uma olhada nesse: GoPRO para viagem, vale a pena?

Por conta do calcário, a água é super cristalina, o que faz você ter a real sensação de que está flutuando! Ahh, e falando nisso, a própria roupa de neoprene ajudar a flutuar – caso você prefira, pode pedir um colete salva-vidas, mas garanto que a roupa mesmo já vai te sustentar.

Começamos então nosso percurso de flutuação e fomos explorar a caverna, cada um com sua lanterna. O grupo permaneceu junto, sempre seguindo as coordenadas do guia. Simplesmente incrível.

Passeio de bote no Abismo Anhumas

Depois da flutuação e de trocar de roupa, ficamos à espera da próxima etapa do dia: o passeio de bote por dentro da caverna. Foi mais ou menos nesse horário que um dos momentos mais especiais do dia chegou ao seu ápice: um feixe de luz do sol cruzou a caverna e começou a irradiar luz em várias direções…. preciso jurar pra você, foi uma das coisas mais lindas que já vi.

Era como se realmente eu estivesse em um lugar mágico – chega a ser arrepiante lembrar como era lindo.

Durante o passeio de bote nós conseguimos ver a caverna por diversos ângulos – o que estava ainda mais extraordinário com o sol lá dentro.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

O guia nos mostrou as estalactites, cortinas e várias formações presentes dentro da caverna. Mais uma vez eu me sentia em um museu natural, onde muitos segredos do mundo permanecem preservados.

Abismo Anhumas: a subida de volta

Pois bem, depois de toda experiência incrível lá dentro, era hora de voltar. Mas isso não é tão simples assim, e por isso esse passeio é limitado a no máximo 20 pessoas por DIA!

Como a entrada é via rapel, a saída é pelo mesmo sistema. Lá só existem duas cordas, ou seja, apenas duas pessoas podem sair por vez. Quem acaba subindo com o próprio esforço, pode levar mais de uma hora para chegar na saída.

Enquanto isso, o restante do grupo espera lá no dentro, aproveitando para contemplar a paisagem.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS
Repare no tamanho do bote em relação à caverna…

Eu acredito que esperei mais de 2 horas até chegar a minha vez de sair da caverna. E aqui preciso reforçar um comentário: nunca fiquei tão feliz em ter falhado em um teste. A subida na mão não chega a exigir tanta força, mas sim uma técnica correta – e talvez coragem também, já que o medo pode prejudicar a técnica.

Caso você ache que não vai conseguir, mesmo que tenha passado no teste, é importante avisar o instrutor antes de começar a subida. Segundo o que eles mesmos me falaram, é melhor avisar no início do que desistir no caminho.

Bom, eu já sabia que seria içado e estava tudo preparado. Bastou eu colocar o equipamento e receber as instruções. Não vou nevar que o friozinho na barriga voltou com tudo – afinal, são 72 metros… mas a experiência valeu cada segundo.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

Na subida, aproveitei para curtir os instantes finais dentro daquele lugar. O Abismo é realmente especial e essa é, sem dúvidas, uma aventura que jamais vou esquecer.

Abismo Anhumas vale a pena?

Quando saí da caverna, a única coisa que eu pensava era: esse foi o lugar mais incrível que já visitei. As pessoas precisam viver essa experiência… simplesmente surreal!

Eu sei que por conta de toda estrutura e limitação de pessoas, ele é um passeio mais caro. Mas se eu posso te dar uma dica, é: inclua o Abismo Anhumas no seu roteiro! Depois você pode voltar aqui pra me contar sua experiência, mas tenho certeza de que não vai se arrepender. É incrível!

Abismo Anhumas: Fotos

Algumas fotos do Abismo Anhumas para te convencer de como esse lugar é mágico:

Informações sobre o Abismo Anhumas

Algo muito importante que preciso ressaltar aqui é sobre as condições para fazer o passeio. Como comentei, você não precisa ser um atleta, porém os instrutores vão te analisar no dia do teste. Eu acabei não passando para a subida tradicional, porém foi possível a subida alternativa.

Essa subida alternativa não é tão simples, já que ela é braçal e não mecânica! Sim, isso mesmo! Foram precisos 8 homens lá fora para me puxar da caverna. Por conta disso, esse teste é obrigatório, já que ele vai definir se você poderá ou não visitar o Abismo Anhumas.

Pessoas cardíacas, diabéticas e portadoras de problemas nervosos ou psíquicos, assim como, pessoas muito obesas, infelizmente, são informadas da impossibilidade de fazer a descida.

O que levar com você

Como você vai passar um bom tempo lá dentro da caverna, é muito importante que leve um lanchinho: água, frutas, barras de cereal, sanduíche e chocolate são boas opções.

Você também pode levar uma mochila pequena, com seu lanche, uma toalha para se secar e um agasalho leve – principalmente se você for um pouco friorento. Lá na caverna, depois de um tempo, fica um pouco frio.

Abismo Anhumas, passeio em Bonito - MS

Câmeras e celulares também podem ir na mochila. Falando nisso, vale lembrar que a caverna é um pouco escura para fotos, então é preciso um pouco de paciência para fazer os registros.

Caso queira registrar a descida e subida de rapel, é necessário levar um suporte para fixar a câmera – GoPro ou similar – no seu corpo.

Quanto tempo dura o passeio

Dependendo do número de pessoas no grupo e quantos vão subir da forma tradicional, a espera para voltar pode ser longa. Esse é um passeio que vai consumir um dia do seu roteiro – sem contar o dia do teste, que você precisa separar cerda de duas horas, pelo menos.

Você normalmente vai descer no Abismo Anhumas por volta das 8h ou 8h30 da manhã. A saída pode ser perto das 15h – então você vai estar de volta em Bonito só depois das 16h.

Abismo Anhumas: quanto custa?

Os valores dos passeios em Bonito são tabelados, então você vai sempre encontrar o mesmo preço em qualquer agência, mudando apenas entre a alta e a baixa temporada.

O valor para visitar o Abismo Anhumas, com flutuação, gira em torno de R$ 900,00. Existem também opções de mergulho com cilindro no lago da caverna – para isso você pode confirmar os valores com a agência.

Não é um passeio barato, porém a estrutura e o número limitado de pessoas por dia, justificam o valor. Eu posso garantir que vale o preço!

Abismo Anhumas Localização

O Abismo Anhumas está localizado a 23 km do centro de Bonito. Se você acompanhou o blog, deve lembrar do caminho até a Gruta Lago Azul e a Gruta São Miguel, certo!?! Pois então, o caminho é o mesmo, o Abismo fica um pouco adiante. Veja no mapa:

Você também pode acessar o mapa no link: Como chegar ao Abismo Anhumas

Hospedagem em Bonito

Se estiver procurando um hotel para ficar em Bonito, minha sugestão é dar uma olhada no Booking.com, parceiro do blog e também um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo!

No Booking você encontra hotéis com promoções e garante sua estadia com total segurança. Sempre que puder, faça suas reservas pelos links aqui do blog, assim você garante sua hospedagem e ainda me ajuda, sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Bonito

Sua viagem organizada para Bonito

Se você quer viajar para Bonito e não quer se preocupar com planejamento, roteiro e prefere ter ajuda de uma agência especializada, vou te recomendar a Venturas.

Hoje a Venturas é parceira do blog e está me levando para conhecer destinos incríveis! Para orçar seu pacote é só entrar em contato com eles e comentar que você conhece o Robson, do blog Um Viajante. Todos os leitores têm condições especiais para fechar pacotes – pode ser uma boa oportunidade para você realizar essa viagem.

Acesse o site e entre em contato com a Venturas!

Não se esqueça de que é muito importante programar sua viagem para Bonito com antecedência. Os atrativos costumam esgotar em alta temporada, finais de semana e feriados. Não dê bobeira de deixar pra última hora!

Leia também:

 Uma experiência inusitada na Flutuação do Rio da Prata

 Bate-volta saindo de Bonito: Cachoeiras Serra da Bodoquena

 Conheça o Buraco das Araras, um passeio saindo de Bonito

Tudo sobre Bonito

 Veja aqui todos os posts já publicados sobre Bonito

Espero que tenha curtido esse post e continue acompanhando a viagem por Bonito. Se você já visitou o Abismo Anhumas, deixe um comentário aqui no post contando sua experiência. Se tiver qualquer dúvida pode me escrever também! Um beijo, um abraço, até mais, valeuuu!

Robson viajou para Bonito em nome da SBA!Descubra Bonito com a Venturas!Reserve seu hotel em Bonito no Booking.com

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *