O que levar para Patagônia: roupas de frio, eletrônicos e como fazer a mala

Vai viajar para a região da Patagônia e tem dúvidas de como fazer a mala? Vem cá que vou dar dicas de quais roupas levar para se proteger do frio, fazer as caminhadas e aproveitar a viagem ao máximo.

Fazer a mala para viajar para a Patagônia não é uma tarefa fácil, especialmente se é a primeira vez que você vai para um destino extremo como esse.

Monte Fitz Roy e Laguna de Los Tres - El Chaltén - Patagônia Argentina

Eu mesmo preciso confessar: fiquei bem perdido na hora de fazer a mala, especialmente por ter ido verão e mesmo assim saber que é um destino frio.

Fazendo a mala para a Patagônia

Felizmente levei tudo que precisava comigo e me saí bem nessa aventura. Por isso, decidi fazer esse post e ajudar com essa etapa da viagem! Mas agora, antes de mais nada, preciso ressaltar que o que vai determinar o que levar na mala é a época que você vai viajar.

O mês e a estação do ano em que você está planejando viajar para Patagônia vai interferir em como será a sua mala – não que você vai ter que escolher entre roupas de verão e de inverno, aqui no caso vai ser roupas de frio ou roupas de muito mais frio.

Ainda não sabe como é o clima na Patagônia?

Veja aqui como são as estações na Patagônia e qual a melhor época para ir

Trekking sobre o Glaciar de Perito Moreno

Bom, caso você prefira ler esse post depois, vou resumir aqui: a melhor época para viajar para Patagônia é o no verão, que vai de outubro até meados de abril.

Se a sua viagem estiver planejada fora desses meses, você vai encarar muito frio! Se for no inverno então, precisa ir pronto para temperaturas extremas, neve e tudo mais.

Mas não se engane, no verão também faz frio! O grande segredo para aproveitar bem sua viagem pela Patagônia é estar sempre preparado para encarar as situações climáticas mais desfavoráveis possíveis: com frio, chuva, vento e até neve, mesmo no verão!

Glaciar de Perito Moreno, na Patagônia Argentina

O que destaquei bastante ao longo dos posts sobre a Patagônia é que o clima nessa região é muito imprevisível e muda de um instante para o outro, por isso a importância de estar sempre preparado.

Como enfrentar as baixas temperaturas da Patagônia?

Bom, a primeira dica importante que posso dar é para você sempre se vestir em camadas: tipo uma cebola mesmo!

Se vestir em camadas
Exemplo de como se vestir em camadas…

Dessa forma você vai estar bem preparado para encarar o frio nos passeios mais gelados e também pode reduzir as roupas nos horários mais quentes.

A primeira peça de roupa que considero indispensável é a segunda pele (ou primeira pele, como alguns chamam). Ela é a primeira camada de roupa que você vai vestir – indispensável nos passeios mais frios.

Segunda Pele, Fleece e Blusa de Moletom

Essa peça é que vai manter seu corpo aquecido e até dispensar você de usar um grande volume de roupas para se proteger do frio – não deixe ela fora da sua mala, é um dos segredos para estar bem aquecido sem parecer um urso panda desengonçado.

Depois da segunda pele você pode colocar sua roupa mais casual: uma calça jeans, uma camiseta de manga curta ou algo parecido. Se tiver alguma específica para trilhas, melhor ainda!

Na parte de cima, depois da camiseta, você pode usar um moletom, uma blusa de lã ou um fleeceque é uma blusa mais fina, porém quentinha. Já no caso da calça, por cima da casual você pode pensar em uma calça corta-vento que seja impermeável.

Fleece e Jaquelas de Pluma
Fleece e Jaquelas de Pluma

Depois dessa camada, chegamos na parte que vai ajudar a proteger do frio: uma jaqueta de plumas, daquelas bem gordinhas que esquentam bastante. Alguns modelos já vão proteger do vento, mas seria bem importante ter uma corta-vento impermeável para fechar essa lista.

Jaqueta Corta Vento
Jaqueta Corta Vento

Meias grossas também são indispensáveis para proteger seus pés das baixas temperaturas. Vale a pena passar em uma loja especializada, como a Decathlon ou a Território, e comprar uma meia especial para as baixas temperaturas. Não precisa de muitas, compre só uns dois pares que já serão suficientes. Essas meias são mais caras e você não vai precisar usar todo dia, leve esses dois pares e repita durante a viagem nos passeios mais gelados.

Meia, Touca e Cachecol

Agora, se você não quer gastar com meias especiais, considere calçar uns três pares para se proteger nesses dias de temperaturas baixas e também de longas caminhadas – manter os pés aquecidos é uma das melhores formas de não sofrer com o frio.

Touca, cachecóis e luvas vão completar seu look para os dias frios na Patagônia.

Dicas do viajante: acerte o look para sair bem nas fotos!

Eu imagino que qualquer viajante que vai para esse destino quer ter fotos lindas de recordação. Acertar no figurino pode fazer uma boa diferença nos seus registros.

Roupas para Patagônia - O  que levar - Homens

Minha dica é para você apostar em roupas coloridas e deixar o pretinho básico de lado. Peças com cores vibrantes ou mesmo estampadas são ótimas pedidas.

Lenços, cachecóis e gorros legais, além de proteger do frio, vão compor super bem seu look – tanto para homens quanto para mulheres.

Roupas de verão: são necessárias?

Olha, dificilmente você vai usar roupas muito fresquinhas. Existem sim, momentos em que a gente consegue tirar a jaqueta durante uma caminhada, por estar com o corpo aquecido ao se exercitar – mas fora isso, você normalmente vai estar bem agasalhado.

Roupas para Patagônia - O  que levar - Mulheres

Roupas de banho para ir para Patagônia?!

Por mais que você veja lagoas e rios lindos nas fotos da Patagônia, lembre-se que eles são formados por águas de degelo – é tudo muito frio. Se você não está pensando em ficar em algum hotel com piscina ou spa, pode descartar esses itens.

Quais calçados levar para a Patagônia?

Chegamos em uma das partes que pode fazer uma diferença gigante na sua viagem pela Patagôniaespecialmente se você está planejando fazer trekkings e longas caminhadas. Bom, como isso também vai depender do seu roteiro, vamos por partes…

Se você não for fazer grandes caminhadas, obviamente não é necessário um calçado especial. Recomendo algum mais fechado e mais altinho, que vai ajudar você a manter os pés aquecidos e também evitar alguma torção.

Calçados para Patagônia

Agora, se você tem planos de fazer longas caminhadas, aí um calçado especial é indispensável. Considere muito comprar uma boa bota, daquelas que protegem os pés em temperaturas negativas e também são impermeáveis.

Botas para Patagônia

Esse é um dos principais requisitos, já que você pode pegar chuva no meio de uma trilha e seria péssimo ficar com os pés molhados enquanto ainda faltam 20 km de caminhada.

Eu comprei uma bota Salomon, que não é das mais baratas, mas que tem uma qualidade incrível. Foi um dos melhores investimentos que fiz!

Acessórios para levar para Patagônia

Tirando os óculos de sol, pense bem em levar algum outro acessório que não tenha relação direta com o frio. Eu resolvi levar um chapéu e ele quase não parava na minha cabeça, de tanto que ventava – você pode até levar, mas talvez não consiga usar.

Acessórios para levar para Patagônia

Dica: óculos com lentes espelhadas e coloridas são ótimos para sair bem nas fotos.

No mais, tente evitar itens desnecessários para não ter muito peso para carregar – especialmente durante as trilhas.

Malas rígidas ou mochilão na Patagônia

Esse é outro item que vai depender muito do estilo que vai ser a sua viagem. Se você estiver de carro, maravilha, leve tudo na mala rígida que é mais fácil de organizar. Agora, se a sua viagem envolver muitos deslocamentos de ônibus e tiver que andar da rodoviária para o hotel, aí vale a pena considerar o mochilão – escolha a melhor opção para você!

Mochila de ataque!!

Outro item que não pode faltar na sua viagem para Patagônia é a sua mochila de ataque, onde você vai levar seus itens pessoais durante o dia e nas caminhadas – câmera, documentos, dinheiro, etc.

Mochila de Ataque para viagem

Se você tiver uma mochila impermeável, é a melhor opção! Se não, tente conseguir uma capa pra ela – ou pelo menos ande com um saco plástico que consiga proteger ela em caso de chuva.

Garrafa de água

Se hidratar em uma viagem que tem muitas caminhadas é sempre importante! Tenha sua garrafinha pessoal para ir carregando, assim evita o consumo desnecessário de plástico – o meio ambiente agradece!

Protetor solar

Em algumas trilhas ficamos muito expostos ao sol, por isso não se esqueça dele!

Levar também: remédios e itens básicos

Uma dica para usar com cuidado, já que não devemos nos automedicar. Mas se você tem remédio que já toma em determinadas situações, leve com você!

Produtos de higiene pessoal: dependendo do hotel que você vai ficar, alguns itens são necessários – principalmente se optar por hospedagem mais econômica, como hostels.

Eletrônicos: o que levar para Patagônia

Eletrônicos: o que levar para Patagônia

Falando agora para quem quer fazer belos registros durante a viagem, aqui vão algumas dicas de quais equipamentos eletrônicos levar:

Câmera e celular são itens que nem vou colocar na lista, né!? Você pode esquecer a mala inteira em casa, mas não esquece esses dois.

Powerbank: uma boa pedida para os passeios mais longos, já que as baterias não costumam durar muito.

Drone: o lindo visual da Patagônia rende ótimos takes de drone, se o vento permitir, é claro. Infelizmente você também não consegue voar na maior parte dos atrativos – estão bem sinalizados.

Para evitar problemas, fique bem atento as sinalizações, recomendações do seu guia e também nas condições climáticas – o vento quando vem é muito forte!

Adaptador de tomadas: confesso que não precisei. Caso você queira garantir, pode ser uma opção pessoal.

Tudo sobre a Patagônia

Se você ainda está planejando sua viagem para Patagônia, aproveite que aqui no blog está cheio de conteúdos legais que podem ajudar:

Veja o meu roteiro de 10 dias pela Patagônia

Confira aqui todos os posts da minha viagem pela Patagônia

O que levar para Patagônia - Fazer a mala

Seguro viagem América do Sul

O seguro viagem é super importante para um destino como a Patagônia. Aqui no blog você tem descontos especiais para contratar seu seguro viagem com a Mondial e também no site da SegurosPromo, confira aqui:

Seguro Viagem: informações e cupons de desconto

E é isso, viajantes! Com essa lista do que levar você não vai passar apuros na Patagônia. Se tiver dúvidas ou achar que esqueci de falar sobre alguma coisa, comenta aqui no post. Valeuuu!!!

Expedição Patagônia

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

6 Comentários

    1. Robson Franzói

      Aewww!! Espero que tenha curtido a viagem Isa!! Depois, se puder, volta aqui pra me contar como foi sua experiência… adoro saber sobre as viagens Bjoooo

      Reply
    1. Robson Franzói

      Boaaa!! Super obrigado pela mensagem Maria!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Reply
  1. sibeli

    Robson, você acha possível fazer em 15 dias: Atacama, Santiago, Valparaiso, El Calafate e Ushuaia por conta própria, sem excursão? Estou planejando ir com maridos e filhas em Jan/2020,
    Obrigada!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Si!! Tudo bom? Olha só, em 15 dias eu acho que você poderia focar em fazer Santiago e Valaparaio + Atacama. Acho que esticar para o sul vai ficar um pouco corrido…. Talvez incluir o Salar de Uyuni sim, aí pode ser uma boa!

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *