Roteiro Patagônia Chilena e Argentina: 10 dias incríveis!

Conhecer a região da Patagônia foi um sonho que realizei recentemente. Veja como foi roteiro de 10 dias que fiz pela Patagônia Chilena e Argentina.

Se você acompanha minhas viagens e os posts aqui no blog, deve saber que sou apaixonado pelo Chile. Já fui algumas vezes para Santiago e também para o norte do país, onde fica o Deserto do Atacama.

Caso você esteja chegando aqui agora e queira conhecer essa e outras regiões do Chile, dá uma navegada no blog, pois tem bastante conteúdo:

Veja aqui todos os posts já publicados sobre o Chile

Agora sim, vamos falar de Patagônia! Uma das viagens que há bastante tempo estava na minha lista de desejos e que, com muita alegria, pude realizar no começo desse ano.

Torres del Paine, Patagônia Chilena


Antes de continuar, quero lembrar que o Chile atualizou os requisitos para entrada de viajantes no país. As novas normas já estão valendo e é importante seguir as obrigatoriedades para não ter problemas nas imigração.

Vale destacar que o Seguro Viagem para o Chile, que se tornou um item obrigatório, passou a ser recomendado. É indicado que todos os viajantes devam ter um seguro viagem e, na minha opinião, procure fechar um seguro com cobertura Covid. O Seguro Viagem para o Chile é muito acessível, por isso reforço a importância de contratar e só viajar coberto pelo seguro.


O meu roteiro pela Patagônia, que teve total suporte da agência FlaviaBia, durou 10 dias e incluiu lugares tanto da Patagônia Chilena quanto Argentina.

A ideia principal do roteiro foi visitar alguns dos pontos mais lindos da região da Patagônia, incluindo trekkings e atividades super conectadas com a natureza.

Desbravando as incríveis belezas da Patagônia

Eu não precisaria pensar duas vezes para dizer que voltaria para a região da Patagônia hoje mesmo. Sem dúvidas foi um dos lugares mais lindos e incríveis que já tive a oportunidade de conhecer.

Torres del Paine, Patagônia Chilena

Em um cenário de contrastes, onde ainda podemos ver a natureza de uma forma tão pura e preservada, esse destino consegue conquistar e surpreender a cada novo dia de viagem.

Entre bosques, vales, montanhas e glaciares, nossa visão se perde em meio a tanta beleza. Lagos quase congelados, torres de pedra abraçadas por neve e toda vida pulsante que a natureza exibe ao nosso redor – é difícil descrever em palavras o quão linda e especial é essa região.

Quem é amante da natureza e apaixonado por belezas naturais, precisa, de verdade mesmo, realizar essa viagem – e eu espero te inspirar com esse e os próximos posts que vou compartilhar por aqui.

Um roteiro pela Patagônia Chilena e Argentina

Ao longo dos próximos posts, vou contar com detalhes como foi cada etapa dessa incrível expedição pela Patagônia. Foram 10 dias intensos, com visitas a glaciares, navegações em rios quase congelados e trekkings que me levaram para alguns dos pontos mais fantásticos do nosso planeta.

El Chalten, Patagônia Argentina

Nesse post, vou fazer um resumão de como foi o roteiro pela Patagônia, que incluiu tanto a parte do Chile como também da Argentina. Vou comentar um pouco sobre cada dia da viagem e mostrar a rota que fizemos – para o post não ficar gigante, tentarei ser breve em alguns comentários.

Não se esqueça de ficar de olho aqui no blog, pois logo vou dar continuidade nos posts e aí sim, contar mais detalhes de cada lugar que pude conhecer.

Roteiro: 10 dias na Patagônia Chilena e Argentina

Antes iniciar os comentários sobre o roteiro, quero lembrar novamente que, nessa viagem, tive o apoio da agência FlaviaBia Expediciones, que também é minha parceira lá no Deserto do Atacama.

Hoje a Flavia, que é a dona da agência, já está atuando com roteiros pela Patagônia. Com esse apoio, consegui otimizar meu tempo e fazer em 10 dias muito mais do que faria sozinho.

Patagônia Chilena - Um Viajante

Caso você queira realizar uma viagem para Patagônia, no final desse post vou deixar os contatos da Flavia para você trocar uma ideia com ela – assim como no Atacama, os leitores do blog têm condições especiais para fechar os passeios com ela. Vem comigo que vou explicar certinho mais pra frente 😉

Iniciando a viagem pela Patagônia

Dia 1: Chegada em Punta Arenas

Minha viagem para Patagônia começou na cidade de Punta Arenas, onde cheguei de avião à noite – infelizmente sem a minha mala.

O voo saindo do Brasil fez escala em Santiago, onde eu deveria ter pego minha bagagem e despachado novamente – achei que não era preciso e fui direito.

Felizmente a companhia aérea localizou a mala e enviou direto para Puerto Natales, minha primeira parada oficial no roteiro.

Dia 2: Seguindo viagem para Puerto Natales

Apesar de estar apreensivo por conta da mala, segui com o roteiro planejado e parti em direção a Puerto Natales o trajeto tem cerca de 250 km, que percorremos em mais ou menos 3 horas.

Logo que chegamos, fomos direto no Emporio Los Panaderos, onde comi a melhor cuca de mirtilo da minha vida – juro, eu voltaria para a Patagônia só por essa cuca!

Emporio Los Panaderos, Puerto Natales - Patagônia Chilena

Aproveitamos o tempo para passear pela cidade, que tem um clima de interior delicioso! Puerto Natelas é super organizada, charmosa e, se você der sorte, pode curtir um pôr do sol de tirar o fôlego.

 Puerto Natales - Patagônia Chilena

Nessa noite, fiquei no Hotel Weskar Lodge, super confortável e com uma vista maravilhosa – uma ótima opção na cidade!

Veja aqui os hotéis que eu recomendo em Puerto Natales.

Dia 3: Partimos para El Calafate, Argentina

Terceiro dia da viagem, acordamos cedo para cruzar a fronteira e chegar no lado da Patagônia Argentina. Foram cerca de 4 horas de viagem, sempre passando por cenários lindos.

Por conta das longas distâncias na estrada, decidimos fazer uma atividade mais light: seria nosso dia no campo. Assim que chegamos fomos para uma estância, onde comemos comida típica da região e conhecemos de perto como é a vida de quem vive por ali.

Estância Patagônia Chilena

No final do dia já estávamos na cidade de El Calafate que, assim como Puerto Natales, é pequena e super charmosa.

Saímos para aproveitar o restante do dia e acabamos encontrando um café na cidade, onde, direto da varanda, pudemos curtir o cair da noite.

El Calafate, Patagônia Argentina

Em El Calafate, fiquei no Hotel MadreTierra Patagonia, que é super pequeno e muito aconchegante – recomendo!

Veja o post com hotéis que recomendo em El Calafate.

Dia 4: Visita ao Glaciar de Perito Moreno

O quarto dia da viagem foi separado para uma das atrações mais famosas da região da Patagônia: a Geleira Perito Moreno!

Foi a primeira vez que vi um glaciar de perto e, sem dúvidas, foi uma das coisas mais impressionantes que já presenciei na vida!

 Veja aqui como foi o passeio ao Glaciar de Perito Moreno

El Calafate, Patagônia Argentina

Depois da visita e de um churrasco ao estilo da Patagônia, seguimos viagem para a cidade de El Chalten, base para um dos passeios mais sensacionais da viagem.

Chegamos lá com o tempo super fechado, garoa e muito frio – o que preocupou muito para o passeio do dia seguinte.

Em El Chalten, fiquei no hotel Hosteria El Puma, com um clima super rústico e que tem tudo a ver com a região – mais um pra lista de recomendados.

Veja aqui os hotéis que eu recomendo em El Chaltén.

Dia 5: Trekking base Fitz Roy, Argentina

Felizmente a Patagônia tem seu lado bipolar, maravilhoso, e o dia amanheceu mais que lindo no nosso quinto dia de viagem.

Fitz Roy, Patagônia Argentina

Nossa aventura era o trekking até a base Fitz Roy, um dos mais esperados da expedição – e que fez por merecer! Mais uma vez as expectativas foram superadas e eu digo, com segurança, que esse é um dos trekkings mais lindos que você pode fazer no mundo – veja aqui o post com mais detalhes e fotos absurdas de tão lindas.

Nossa noite foi no mesmo hotel, o El Puma.

Veja aqui as dicas para sua visita em El Chaltén.

Dia 6: Retorno para Puerto Natales, de volta ao Chile

Depois da super aventura do dia anterior e mais algumas horinhas de estrada, retornamos para o Chile e chegamos quebrados em Puerto Natales. A diferença é que escolhemos outro hotel para ficar, dessa fez nossa casa foi o Simple Patagônia.

Hotel Simple Patagônia - Puerto Natales, Chile

Esse foi o hotel que me conquistou na viagem! Não que os outros não tenham sido incríveis, mas nesse aqui eu moraria – juro, queria chamar de meu!

Como no dia seguinte teríamos mais uma programação puxada, aproveitamos para descansar no hotel mesmo – boa jogada colocar esse hotel nesse ponto da viagem!

Veja aqui meu post sobre o hotel Simple Patagônia.

Dia 7: Trekking base Torres del Paine

Sétimo dia da expedição, mais uma super atração muito esperada nesse roteiro: o trekking até a base de Torres del Paine.

Torres del Paine, Patagônia Chilena

Novamente dei sorte na viagem, pé quente que sou, e peguei um dia espetacular! Quando saímos do hotel o tempo estava feio, meio fechado, mas depois os meus santos viajantes mandaram as nuvens para longe e o visual foi perfeito.

Veja aqui como foi o incrível passeio até a base Torres del Paine.

Dia 8: Passeio pelo Parque Nacional Torres del Paine

Oitavo dia da viagem, depois da grande aventura do dia anterior, separei esse dia do roteiro para explorar outras áreas do Parque Nacional Torres del Paine.

Foi bem mais tranquilo, sem caminhadas longas e com vários cenários de tirar o fôlego – incluindo um cartão postal que era meu sonho conhecer!!

Torres del Paine, Patagônia Chilena

Para fechar o passeio com chave de ouro, passamos a noite em um hotel muito próxima da entrada do parque, o Hotel Pampa Lodge – outro hotel que roubou a atenção na viagem com sua vista espetacular!

Veja aqui como foi o passeio de um dia em Torres del Paine.

Acesse o post com os hotéis que recomendo em Torres del Paine.

Confira também o post com dicas para o seu roteiro em Torres del Paine.

Dia 9: Caiaque no Glaciar Grey

Saímos cedinho do hotel nesse dia para fazer uma visita diferente ao Glaciar Grey: um passeio de caiaque. Assim como existe a caminhada sobre o glaciar, o caiaque seria um passeio alternativo que decidi incluir no roteiro.

Infelizmente o tempo não colaborou, mas também não posso reclamar. De todo o roteiro, esse foi o único dia da viagem que sofremos com o clima.

Glaciar Grey Patagônia

Acabamos cancelando o caiaque e curtimos mais um pouco da região antes de seguir viagem de volta a Puerto Natalesmais uma vez no hotel Simple Patagônia.

Veja aqui como é o clima e a melhor época para ir para a Patagônia.

Dia 10: Navegação Glaciar Balmaceda e Serrano

O décimo dia da viagem foi separado para uma navegação aos glaciares Balmaceda e Serrano, com visuais que são até difíceis de descrever em palavras.

Navegação Glaciar Balmaceda e Serrano

Apesar de ser mais tranquilo, o vento forte acabou dando mais emoção no passeio de barco – mas acabou tudo bem! Um dia espetacular e cheio de paisagens lindas. Terminamos de volta em Puerto Natales.

Dia 11: Bônus! Mais um dia de campo na Patagônia

O roteiro de 10 dias já estava concluído, mas com um dia extra na programação, decidimos explorar mais um pouco do campo, dessa vez em outra fazenda.

Estância, Patagônia Chilena
Estância, Patagônia Chilena

Foi um dia ao lado de uma família que realmente vive do campo, onde pudemos conhecer a propriedade, andar a cavalo e, mais uma vez, degustar um churrasco típico da região – dessa vez provando o melhor Cordeiro Patagônico que eu já tive oportunidade de experimentar.


Depois disso segui viagem de volta para Punta Arenas onde peguei um voo para Santiago e enfim de volta para casa – ufa, quanta emoção em uma única viagem.

Como falei para você, nesse post eu daria um panorama geral de como foi minha primeira viagem pela Patagônia. Sem dúvidas eu voltaria para lá mil vezes, para ver tudo que acabou ficando de fora e também repetir o que já fiz 🙂

Mapa: Roteiro Viagem Patagônia

Para que você consiga visualizar esse roteiro de uma forma mais clara, organizei esse mapa da Patagônia com os principais lugares que visitei, dá uma olhada:

FlaviaBia Expediciones na Patagônia

Voltando a falar da FlaviaBia Expediciones, eu recomendo o trabalho dela com total segurança. Já conheço a Flavia de muitos anos, lá do Atacama, e agora ela decidiu iniciar sua atuação também na Patagônia.

FlaviaBia Expediciones - Patagônia Chilena e Argentina

Essa viagem que fiz foi um teste da expedição, para realmente conhecer o trabalho dela na região. Hoje ela já está abrindo roteiros para quem quer conhecer a Patagônia e quer contar com serviço de primeira.

Assim como vou detalhar a maior parte dos passeios que fiz nessa viagem em outros posts, também vou fazer um comentando todas as vantagens que eu vi ao fazer a viagem com alguém que já conhece a região.

Caso você já queria entrar em contato com a Flavia, vou deixar aqui o e-mail, site e Instagram dela. É super importante pra mim você falar que viu esse roteiro aqui no blog Um Viajantediga pra ela que você me conhece mesmo, de verdade!

A Flavia hoje oferece condições especiais para os leitores do blog, então vou ficar muito feliz em ajudar na realização da sua viagem 🙂

Hospedagem e hotéis na Patagônia

Como você pode ver, ao longo desse post eu indiquei os hotéis que fiquei durante essa viagem. Todos eles estão com links do Booking.com, que é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo e meu parceiro aqui no blog.

Hotel Simple Patagônia - Puerto Natales, Chile

Sempre que puder, faça suas reservas de hospedagem através desses ou de quaisquer links do Booking que você encontrar aqui no blog – por esse aqui inclusive! Fazendo isso, você vai garantir sua reserva com segurança e ainda vai me dar uma super força, sem gastar nada a mais – eu super agradeço, de coração!

Tudo sobre a Patagônia

Aqui no blog tem muito conteúdo para sua viagem pela região da Patagônia, tanto na parte Chilena quanto Argentina. Aproveite as dicas para planejar sua viagem:

Veja aqui todos os posts já publicados sobre a Patagônia.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o roteiro pela Patagônia, quiser saber de algo específico ou contribuir com alguma dica, fique à vontade para comentar aqui no post! Precisando de qualquer coisa é só me dar um grito!!

Expedição Patagônia

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

70 Comentários

  1. Vinicius

    Muito bom! Obrigado pelas dicas!
    Só uma “dica”: você podia colocar estimativas de gastos, pois ajuda muito a se preparar… Não digo nem do pacote fechado com a Flávia pois provavelmente isso foi acertado entre vcs pela parceria, mas de gastos com alimentação e preços dos hotéis…

    De qualquer maneira, ótimo roteiro!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Vinicius, tudo bom? Super obrigado pela mensagem e pela dica… pode deixar que vai ter post com os gastos gerais da viagem sim. Estou publicando todo conteúdo da viagem agora… fica de olho aqui no blog 😉

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito! Valeuuu

      Responder
      1. Flávia Xavier

        Boa noite. Achei muito interessante seu blog. Só falou realmente colocar estimativas de gastos, tipo os que teríamos fazendo o seu roteiro e contratando a empresa da Flávia.

        Responder
        1. Robson Franzói

          Oi Flá!! Estou com planos de retornar pra Patagônia em breve e vou passar os valores atualizados. De qualquer forma, é sempre legal confirmar os valores… com a Flávia mesmo, pois com o tempo fica desatualizado por aqui. Mas valeu a dica, vou tentar colocar mais valores 😉

          Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Bjoo

          Responder
  2. Carla

    Oie Robson,

    Assim Como você sou apaixonada pelo Chile e estou programando uma viagem para a Patagônia Chilena (e quem sabe à patagonia Argentina, já que é muito perto) e gostaria de saber mais sobre o clima!
    Em que época do ano você foi??
    Estou pretendendo ir em maio, no outono, mas estou com medo do frio!
    Gostaria de receber mais dicas do clima!
    Obrigada
    bjos

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Carla!! O Chile é realmente apaixonante né!?! Eu sou suspeito para falar.. amo muito!

      Então, eu fiz um post bem detalhado sobre o clima e a melhor época para viajar pra Patagônia, acho que vai te ajudar:

      https://www.umviajante.com.br/patagonia-quando-ir-melhor-epoca

      Assim, eu fui em janeiro… que é uma excelente época. Maio já é bem frio e algumas agências não atendem mais… tem passeios que podem fechar também. Dá uma olhadinha no post, pode ajudar 😉

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui. Bjosss

      Responder
  3. Eduardo

    Opa, blz Robson? Muito obrigado pelo seu relato. Hoje mesmo comecei a pensar em ir agora em novembro e o google me trouxe aqui, muita coincidência seu post ser de ontem! Só duas dúvidas:
    1 – para usar essa agência eu tenho que começar a viagem na mesma cidade que você começou?
    2 – a agência ajuda a escolher os transportes e hoteis?

    Sempre que começo a pensar numa viagem pra patagônia fico tão confuso que acabo largando a ideia, já que é um lugar do tamanho de um país hahah

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Edu!! Tudo beleza? Que legal que já chegou aqui no post pelo Google, ainda mais é que é post super novo 😀

      Então, sim! O roteiro que a Flávia oferece começa nesse sentido, iniciando em Puerto Natales. Você deve chegar em Punta Arenas e de lá seguir até Puerto Natales, que é bem tranquilo.

      Sobre os hotéis durante a viagem, ela vai te ajudar nesse sentido sim e você também pode se organizar com esses que recomendei aqui no post – são ótimos. Os transportes ela já inclui no serviço, então você não precisa se preocupar com isso.

      Vale a pena trocar uma ideia com ela, entra em contato e pode comentar que viu o post aqui do blog Um Viajante. Ela vai ficar feliz que ele já está aparecendo e tenho certeza que vai te ajudar.

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui. Abraçooo!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Paulo!! As fotos do blog eu sempre finalizo no Lightroom. Pra o Insta eu uso também o VSCO, quando edito direto no celular. Se quiser dar uma olhada, fiz um vídeo mostrando como edito as fotos no celular:

      https://youtu.be/PCiFWVr4tRQ

      Qualquer coisa me dá um grito aqui! Valeuu

      Responder
  4. Alexandre Gallo

    Ola Robson, primeiramente parabens pelo belissimo trabalho! Vou fazer o roteiro Sp – Baires de carro, vamos esticar depois para Santiago e estamos avaliando subir para o norte do chile na volta, tem alguma recomendação em especial?

    Grande abraço

    Alexandre Gallo

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Alexandre!! Que demais o seu roteiro… vai ser uma baita viagem!! Quantos dias você tem para fazer tudo?

      Como as distâncias são longas, especialmente para ir do sul do país até o norte, é bom ter um roteiro bem definido e tempo para aproveitar cada lugar.

      Tenho certeza que será incrível!! Se precisar de qualquer coisa me dá um grito aqui! Abraçooo!!

      Responder
  5. Mariana

    Boa tarde Robson!! Primeiramente, obrigada pelas grandes dicas. Fiz minhas viagens para o Atacama e para a Chapada Diamantina baseadas em tudo o que você disse no blog. Inclusive assim que tomei coragem para subir o Lascar… kkkkk
    Estou planejando ir para a Patagônia Chilena e Argentina em maio de 2019, quando eu e meu marido estaremos de férias. Porém, em contato com a Flavia Bia, ela me informou que neste período não estará atuando, pois realiza os passeios somente no verão, ou seja, até março. Ela também não soube indicar outras agências.
    Gostaria de saber se vc indica alguma outra agência, se existem várias opções e, por último, uma média de valores gastos nessa viagem, levando em consideração os passeios que vc escolheu.
    Obrigada!!!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Mari!! Tudo bom? Que legal saber que você acompanha o blog e que já pude te ajudar em outras viagens! Fico muito feliz, de verdade!

      Então, realmente maio é mais complicado. Essa semana eu até soltei um post sobre a melhor época para viajar para Patagônia, acho que vale a pena dar uma olhada: https://www.umviajante.com.br/patagonia-quando-ir-melhor-epoca

      Sobre outra agência, dessa vez vou ficar te devendo… complicado indicar outra sem ter feito passeios ou conhecer realmente o trabalho. Acho que vale pesquisar bem e entrar em contato, sempre ressaltando essa data que você vai. Os valores tentem a ser melhores nesse período, pois é fora de temporada…

      Só tem que ir preparada para encarar o frio 😉

      Se precisar de ajuda me dá um grito aqui. Bjooo

      Responder
  6. Alex

    Cara, a sua escrita é muito bacana e suas fotos excepcionais, muito show seu blog! Na verdade estou planejando o Atacama pra maio do ano que vem, mais fui passeando pelos posts do Deserto e cheguei aqui na Patagônia, que acabou de entrar na minha lista de urgência depois desse post! Grande abraço!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grandeee Alex!! Que demais saber que você está planejando sua viagem pro Atacama e já colocou a Patagônia na lista. Tenho certeza que vai curtir muito os dois destinos.

      Super obrigado pela mensagem aqui no blog, se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito!

      Valeuu!! Abraço!!

      Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Bruno, tudo bem? Fico feliz que curtiu o conteúdo!! Então, eu estava com o carro da Flavia, o que facilitou as coisas. Mas dá pra fazer com carro alugado sim.. a única coisa que você precisa se atentar é a questão de devolver o carro onde começou a viagem ou se vai querer devolver em um país diferente – o que pode deixar o processo mais caro. Mas no mais eu acho que vai ser tranquilo, já que você vai estar com toda documentação do aluguel do carro.

      Eu recomendo o site da RentCars para você pesquisar e fazer sua reserva – especialmente nessa região é importante reservar o carro antes de viagem. Além de garantir sua reserva, você ainda ajuda o blog sem gastar nada a mais com isso. Vou deixar o link por aqui: http://umvia.me/rentcars

      Se precisar de qualquer coisa me dá um grito por aqui!! Valeuuu

      Responder
  7. Thais

    Oi Robson! Ameei o post!! Estou tentando de última hora organizar uma viagem para a Patagônia agora para o final do ano… vc poderia me esclarecer só uma dúvida? O deslocamento entre as cidades, vc fez com carro alugado? Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Thais!! Tudo bom?? Não sei se vou te responder a tempo, mas foi como carro da Flávia… mas você também consegue fazer sim com carro alugado.

      Especialmente para esse destino eu recomento reservar o carro antes da viagem. O site que eu indico é o RentCars, que além de garantir sua reserva, vai ajudar o blog e você não vai gastar nada a mais com isso. Vou deixar o link aqui para quando você precisar alugar: http://umvia.me/rentcars

      Se precisar de qualquer coisa é só me dar um grito aqui!! Bjoss

      Responder
  8. Mariana

    Robson, pesquisei bastante sobre as condições climáticas e percebi que maio é uma época bem complicada mesmo.
    Estou lendo suas dicas sobre o Jalapão e acho que será o destino escolhido.
    Obrigada pelas dicas do blog!!!
    =D

    Responder
  9. antonio

    Robson, parabéns pelo post!
    Fiquei com uma dúvida. Os passeios no Parque Nacional Torres del Paine foram feitos todos em bate-e-volta de Puerto Natales ou você pernoitou dentro ou nas imediações do Parque?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Grande Antonio, tudo bem? Valeu pela mensagem!! Fico feliz que curtiu o post… agora tem vários outros de Torres del Paine também.

      Então, eu fiz das duas maneiras… tanto saindo de Puerto Natales quanto dormingo lá pertinho do parque. As duas opções são válidas.. só que dormir lá é um pouco mais caro.

      Fiz um post sobre hotéis dentro e próximos ao parque, dá uma olhada:

      https://www.umviajante.com.br/chile/onde-ficar-em-torres-del-paine-patagonia-chilena

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  10. Denise

    Robson, uma dúvida, você não conheceu nada em Punta Arenas? Vale a pena parar lá? Ou melhor ir direto para El Calafate?
    Obrigada pelas dicas!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Dê!! Tudo bom? Então, em Punta Arenas eu fui no cemitério, hahaha, mas ele tem uma fama e realmente é bonito. Também fui na área livre de impostos, onde você pode entrar produtos com bons valores (iPhone e outros eletrônicos). Basicamente isso… se não for seu interesse, melhor ir direto sim!

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  11. Alessandra

    Oi Robson….super legal essa viagem. Estamos planejando uma agora em março saindo do Brasil dia 1 e voltando dia 9. Não terei todos esses dias que vc teve. Sendo assim, o que me aconselha priorizar? Quais passeios?

    Obrigada

    Alessandra

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ale!! Tudo bom? Demais a viagem né!?! É um destino que certamente quero voltar mais vezes.

      Então, com menos tempo, acho que focar só no lado da Patagônia Chilena, por exemplo. Não deixe de fazer os passeios em Torres del Paine.

      Agora já tem vários posts legais da viagem aqui no blog, vale a pena dar uma olhada:

      https://www.umviajante.com.br/patagonia

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  12. Josiara

    Oi… Realmente olhando suas fotos desperta uma vontade enorme de conhecer a patagonia, gostaria de ter ideia de seu investimento para os 10 dias que vc ficou lá… Abrindo novos horizontes para próxima viagem…

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Josi!! Tudo bom? Ahhh Patagônia é um sonho mesmo! Então, tudo vai depender muito do seu estilo de viagem. Assim, dá pra fazer a viagem com uns 8 mil reais… de uma forma confortável, sem luxo.

      Dá pra gastar bem menos, escolhendo lugares mais econômicos para hospedagem e tal. A sua locomoção também vai determinar muito isso… se você vai alugar um carro ou vai fazer a viagem de outra maneira.

      Vou tentar fazer um post sobre valores, para ficar mais claro…

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  13. Diogo

    Me da uma Ajuda,

    Voce esteve no Chile e em parte na Argentina. Como foi com o dinheiro no periodo que tava na Argentina? Porque tipo, minha ideia era trocar pesos em Santiago mas seriam pesos chilenos.

    E como ficaria no periodo curto que estaria no pedaco da Argentina?

    Responder
  14. Leticia Rodrigues

    Que roteiro incrível, eu e um grupo de amigos estamos querendo ir no início do inverno mas vamos incluir também ushuaia, mas seu roteiro ta maravilhoso, adorei os hotéis e preços.
    Uma pergunta os passeios e translados você fechou tudo com a Flávia?
    Se puder informar uma média de gasto com refeição fico agradecida.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Le!! Tudo bom?? Demais esse roteiro né.. eu me apaixonei pela Patagônia e não vejo a hora de voltar.

      Então, na minha viagem foi tudo com a Flavia sim. Sobre alimentação, vai depender um pouco de cada lugar. No Chile, por exemplo, em restaurante, você gastar em média 8.000 pesos por prato. Mas pode ser mais ou menos, dependendo do restaurante também.

      Como você tem passeios que ocupam o dia todo, acaba comprando algo em mercado e levando de lanche no passeio. Por isso varia muito de acordo com o roteiro em si.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui 😉

      Responder
  15. felipe zervelis

    Olha quem tá por aqui AHUAUHAHUAHUAHUAHU
    MEU AMIGOOO
    to querendo fazer essa viagem em abril c minha mãe… será q rola ?
    tem gente q diz q abril é ótimo e outros que dizem q não….

    Responder
    1. Robson Franzói

      Olhaaaaa quem apareceu aqui!!! 72 anos que não te vejo!!! hahahaha… Então amigo, dá pra ir sim!! Só que já estará perto do inverno, então tem que ir preparado para o frio.

      Eu acredito que você não vai ter risco de encontrar passeios fechados em abril… a não ser que role alguma coisa meio fora do comum.

      Mas vá preparado pra tudo, lá o tempo muda muito rápido. Em um segundo tá sol e no outro pode chover, nevar e ventar muuuito… mas compensa, é lindooo!!!

      Se precisar de algo me avisa!!! 😉

      Responder
      1. Felipe Zervelis

        Ahahahaha
        To te falando q a gente ainda vai se encontrar nesse mundão!
        MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ MEU QUERIDO
        S2
        devo ir p la mesmo
        Uhuuuuu

        Responder
  16. Renata

    Adorei o post! queria fazer esse roteiro em dezembro, mas aproveitar a viagem pra incluir alguma coisa dos lagos andinos, puerto varas e tal, tem alguma dica de como poderia encaixar sem aumentar muito os trechos aéreos e os custos? Quero ficar uns 15 dias no total. Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Rê, tudo bem? Então, o mais fácil seria esboçar isso no papel.. ir colocando as cidades que você quer visitar e a quantidade de dias para as atrações que pretende conhecer. Assim o roteiro vai se desenhando.

      Eu sempre crio um Mapa no google personalizado e vou adicionando os pontos para cada um das cidades, assim consigo ver a melhor sequência, sem ter que fazer voltas desnecessárias…

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjooo

      Responder
  17. Lorena

    Ei Robson, eu adorei seu post! Estou com muita vontade de fazer essa viagem sozinha, mas preciso estudar direitinho porque não irei alugar carro. Esse roteiro dá para fazer sozinha? Sabe se é fácil transporte, segurança dos lugares, fluxo de turistas no verão e inverno…Ah, e eu amei as fotos! Qual a câmera você usou?

    Obrigada! ♥

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lô!! Tudo bom?? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Então, dá pra fazer muita coisa por conta sim… existem ônibus entre as cidades e tudo mais. No verão é mais movimentado por ser a melhor época.. no inverno é mais complicado, pois pode negar muito e alguns passeios até fecham… mas é um destino super seguro.

      Eu acho que vale a pena falar com a Flavia… não vai ser barato como fazer de ônibus, mas pode ser uma boa opção para você aproveitar tudo da melhor forma.

      Ahhhh.. eu uso a Sony a6500 🙂

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjooo ♥

      Responder
  18. Luana Araújo

    Robson td bem??? Babando pelas suas fotos…já faz mais ou menos um mês que tenho pesquisado sobre a Patagonia, iremos eu, marido e dois filhos! Estamos programando para segunda quinzena de outubro, li o seu post sobre as melhores épocas para ir, e vi que outubro é um mês transição mais estou com muito receio de não fazer fotos tão bacanas…então queria que você opinasse? O que achou desse período escolhido? Acha que vai ser tranquilo ir com os dois babies 3 anos e outro de 1 ano e meio? Não imaginava que o aluguel do carro fosse tão alto nessa região…por isso quero o contato da Flávia para fazer as contas e ver o que compensa mais.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oii Lua!! Tudo bem e você?? Que bom que chegou aqui e curtiu o conteúdo!! Fico muito feliz em saber, de verdade!! 🙂

      Então, olha só.. o clima na Patagônia é muuuito louco. Eu peguei dias lindooos… graças a Deus!! Mas teve gente que foi na semana seguinte e pegou um clima todo feio. Muda muuito rápido e é praticamente impossível ter certeza de como serão os dias da sua viagem. O jeito é arriscar e fazer até promessa pra todos os santos 😀 😀

      Sobre ir com os babies novinhos assim… é uma aventura bem diferente. Dá pra curtir muitos lugares, mas eu não recomendo pesar nas trilhas.. até porque seria desgastante e eles não vão aproveitar muito.

      A Flavia é mamãe recente agora… eu acho super legal você falar com ela e ver o que seria bom para o seu roteiro 😉

      Espero ter ajudado… Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  19. Keila

    Oi Robson, tudo bem? Estou encantada com as suas fotos e relatos. Adorei o blog, você está de PARABÉNS!! Eu estava pensando em ir para a Patagônia, mas agora acredito que seja um destino certo para as próximas férias.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Keila!! Tudo bem e você?? Ahhh linda, super obrigado pela mensagem.. fico feliz que chegou aqui e está curtindo o conteúdo.

      Pode ter certeza que você vai AMAR esse destino… é realmente incrível!

      Depois tem que voltar aqui pra me contar como foi a viagem!!! Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjoss

      Responder
  20. Luana

    Olá Robson!

    Ótimas dicas! Sempre faço minhas viagens baseado nos seus relatos. Me ocorreu uma dúvida com relação à Patagônia! Vi que não incluiu o Ushuaia nessa viagem. Algum motivo especial? Sabe me falar como é a logística e se vale a pena colocar na mesma viagem por conta do dificil e demorado deslocamento? Terei 10 dias para a Patagônia agora em Janeiro!!

    Obrigada

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Lua!! Tudo bem? Então, eu acabei não colocando pois preferi priorizar um roteiro pela Patagônia Chilena e um parta da Patagônia Argentina. Eu cogitei sim incluir Ushuaia, mas não deu por conta de tempo…

      Se você conseguir se organizar pra ir, deve ser muito legal. Mas com 10 dias você não conseguiria fazer o mesmo roteiro que o meu e ainda incluir Ushuaia.. não daria tempo. Teria que cortar algo :/

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui!!

      Responder
  21. Camila

    Ola Robson, tudo joia?

    Estou tentando planejar algo para Novembro, mas não entendi como encaixar El Chalten (fica distante de Puerto Natales e também de El Calafate?..me perdi..rs)

    Pensei em:

    Voo SPaulo – El Calafate e lá, dois dias inteiros para os passeios (passarelas e um de navegação)
    Depois de ônibus até Puerto Natales e lá, três dias inteiros (ainda verificando quais são as opções de passeios)
    Depois, volta de ônibus de Puerto Natales até El Calafate e voo pra SP.

    Não entendi a parte El Chaten..e quais as opções de passeios e saindo de onde seria a melhor opção.
    Eu teria que considerar os passeios a El Chaten, partindo de El Calafate? Ou me hospedar também em El Chaten?..rs..
    Em Puerto Natales, as opções de passeios são todas no parque torres del paine?

    Se puder me ajudar a esclarecer. Obrigada.
    Camila

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Cami!!! Então, El Chalten é uma base super legal se você quer fazer algumas trilhas. Uma das melhores opções é a que te leva até a base do Fitz Roy…. uma trilha linda, cheia de cenários maravilhosos!!

      Estou colocando os comentários em dia, não sei como anda o seu planejamento.

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Bjooo!!

      Responder
  22. Camila

    Robson, adicionando ao comentário enviado anteriormente, sei que são coisas diferentes, mas considerando que acredito que não realizaremos trilhas muito pesadas, em puerto, por estar mais próximo ao Parque, seriam as mais pesadas e em El Chaten, as mais tranquilas? Pensando, pois, talvez seria melhor eu combinar El Calafate e El Chaten….
    Muito obrigada.
    Camila

    Responder
    1. Robson Franzói

      Opaa.. agora que vi esse comentário Cami. Então, existem várias opções de trilhas e também de níveis de dificuldade. Me diz como está seu planejamento, aí vejo se ainda posso ajudar 😀

      Bjooo

      Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Alice, tudo bem? Eu fiz a viagem com a agência FlaviaBia Expediciones. Foi uma experiência incrível… eles organizaram tudo e fizeram os transportes entre as cidades. Hoje eles tem programas fechados para oferecer, que é bem interessante.

      Eu fiz a viagem no final de fevereiro / começo de março. Foi uma época maravilhosa! Recomendo!!

      Se tiver qualquer outra dúvida é só me dar um grito aqui. Grande abraço!!

      Responder
  23. Ralf

    Parabéns pela matéria Robson. Amigo, no caso de alugar um carro, ha necessidade de este seja 4×4 ou qualquer carro servirá? um carro muito baixo por exemplo, eu poderia ter problemas?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Fala Ralf!! Super obrigado pela mensagem!! Então, um fiz com 4×4 pela agência da Flavia, mas acho que um carro com tração normal vai sim… pelo menos no meu roteiro sim.

      Ahhh, se for alugar, lembra de fazer por esse link: https://umvia.me/rentcars

      Você vai ver o preço de várias locadoras e ainda dá uma força pro blog 🙂

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Grande abraço!!

      Responder
  24. Alexandra

    Oi robson tudo bem?? Primeiro, parabens pelas fotos! incriveis! estou vendo varios blogs sobre a patagonia e as suas fotos se destacam demais!

    Uma duvida, essa foto no parque nacional torres del paine que vc chama de cartao postal, tem uma “passarela” de madeira, onde fica esse ponto no parque? Queria visitar, mas não entendi a localização.

    Obrigada!

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ale! Tudo bem e você? Fico muito feliz com sua mensagem, de verdade mesmo!

      Essa ponte que você viu leva até a Hosteria Pehoe, se você colocar esse nome no google maps vai encontrar exatamente o lugar dessa ponte.

      Pra ajudar, segue o link: https://goo.gl/maps/UBxbYzRTxgGSU2Tp7

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjoo

      Responder
  25. ELISABETE

    Oi Robson, viagem muito legal ! Estou pensando em ir em Dezembro 2020, depois do Natal. Queremos alugar um carro e surgiu uma dúvida, as estradas são boas e Seguras para o deslocamento ? Gosto de fazer meu próprio roteiro e não ficar “ingessada” com operadoras. Só queria saber se é fácil locar os passeios nas cidades… Obrigada e já tô seguindo você …

    Responder
  26. Alexandre

    Ola Robson.
    Muito boa a sua postagem.
    Estou programando para ir na seunda quinzena de abril ou inicio de Maio.
    Vc recomenda?

    Responder
    1. Robson Franzói

      Oi Ale!! Tudo bem? Que bom que curtiu o conteúdo, fico super feliz!

      então, esse é o período limite para a chegada de um frio mais intenso. Se puder priorizar abril, acho que será melhor.

      O inverno na Patagônia é bem rigoroso e dificulta algumas atividades, por isso o versão é a estação mais procurada.

      Se precisar de mais alguma informação, me dá um grito aqui!! Valeuuu

      Responder
  27. Maria Baker

    Eu absolutamente pirei nos seus posts e na sua viagem. To há umas 3 horas lendo, anotando, planilhando e vendo o que dá.
    Fiquei com uma duvida sobre o passeio do Lago Grey, por qual cia você faria? Com a Flavia tambem? Não encontrei no site dela essa opção.

    Além disso, como foi atravessar a fronteira até El Calafate? De boas ou precisa de documentações específicas?

    Super obrigada!

    Responder
  28. Juliana Brissac

    Olá Robson!
    Tudo bem! Que viagem, hein!!!
    Queria tirar 2 dúvidas com vc, por favor
    1) acha tranquilo viajar sozinha e fazer passeios com guias?
    2) quantos dias vc recomendaria para fazer somente a Patagonia Argentina, com base nos seus passeios por lá? 1 semana ou 8 dias seria suficiente?

    Obrigada!

    Responder
  29. iana

    Qual é a fazenda que vc visitou neste trecho? Pode agendar visitar de forma independente?

    “Foi um dia ao lado de uma família que realmente vive do campo, onde pudemos conhecer a propriedade, andar a cavalo e, mais uma vez, degustar um churrasco típico da região – dessa vez provando o melhor Cordeiro Patagônico que eu já tive oportunidade de experimentar.”

    Responder
  30. Leila

    Boa noite! Adorei seu post. Entrei em contato com Flavia Bia Expediciones, porém eles só realizam o roteiro do lado chileno. Você fez a parte argentina por conta própria?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *