Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu: vale a pena conhecer?

Veja como é a visita ao Refúgio Biológico Bela Vista, um passeio super educativo que você pode combinar com sua visita a Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Se a visita a Hidrelétrica de Itaipu é um dos passeios imperdíveis em Foz do Iguaçu, uma ótima pedida para o seu roteiro é incluir também a visita ao Refúgio Biológico Bela Vista.

Em um momento onde se fala tanto sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo, um passeio como esse é, sem dúvidas, uma grande oportunidade de enriquecer sua viagem com um atrativo cheio de informações e contato com a natureza de uma forma responsável e educativa.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Tive a oportunidade de realizar a visita ao Refúgio Biológico Bela Vista em minha última viagem a Foz do Iguaçu. Apesar de já ter visitado a Itaipu Binacional em outras oportunidades, ainda não tinha realizado esse passeio.

Dessa vez não deixei passar e, de verdade, posso dizer que fiquei surpreso e muito feliz em ter incluído o refúgio no meu roteiro. Vou explicar um pouco sobre esse lugar, como é a visita, o que você vai ver e, principalmente, qual a importância de uma iniciativa como essa.

Conheça o Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu

Antes de comentar sobre como é o passeio em si, é legal você entender o que é o refúgio e qual a importância dele para a preservação do meio ambiente. 

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Criado em 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista surgiu com o propósito de preservar a fauna e flora local que foi atingida com a formação do Lago de Itaipu. Com a construção da barragem e a grande área alagada, mais de 13.000 animais foram resgatados e abrigados nesse refúgio.

Com uma área de quase 2.000 hectares, o espaço se tornou uma unidade de conservação da biodiversidade e uma referência internacional em conservação da fauna e flora da Mata Atlântica, além de ser um importante centro de pesquisa e educação ambiental.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Só para ter uma ideia, o refúgio foi pioneiro e tem hoje o maior e mais bem-sucedido programa de reprodução de harpiasuma das aves de rapina mais ameaçadas de extinção.

Outras espécies raras também são reproduzidas no refúgio, dentre elas o gato-maracajá, o veado-bororó, a anta e a jaguatiricatotalizando mais de 1.100 animais procriados no projeto.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

A reprodução de onça pintada também teve bons resultados dentro do Refúgio Bela Vista. Essas iniciativas são super importantes e ajudam, de forma expressiva, a salvar espécies ameaçadas de extinção.

O Refúgio Biológico é também um centro de reprodução da flora nativa da Mata Atlântica da região oeste do Paraná, compondo o chamado Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, que faz a conexão entre o Parque Nacional do Iguaçu e as áreas protegidas da Itaipu e do Parque Nacional de Ilha Grande.

Como é a visita ao Refúgio Biológico na Itaipu Binacional

O passeio pelo Refúgio Biológico é uma combinação perfeita para quem visita a Usina Hidrelétrica de Itaiputanto para quem faz o Circuito Especial quanto a visita Panorâmica.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

O ponto de partida para o passeio é o Centro de Recepção de Visitanteso mesmo ponto de embarque para as visitas na Itaipu. Lembrando que esse é um passeio totalmente guiado e dentro da área da Itaipu Binacional, por isso várias regras são destacadas pelo guia.

Na primeira parte do passeio, seguimos em um veículo aberto que nos permite contemplar a natureza ao nosso redor e também, pontos da barragem de Itaipu – que pode ser vista ao longe em um momento do percurso.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

A trajeto no veículo dura, aproximadamente, 15 minutos. Depois disso, iniciamos a caminhada pelo refúgio, que é a principal parte do passeio e onde poderemos encontrar algumas das espécies mantidas pelo projeto.

A trilha, que segue por um caminho de pedriscos, é super tranquila e não exige nenhum tipo de preparo físico – é uma caminhada bem leve.

É importante destacar que, apesar do nome, esse espaço não pode ser considerado um zoológico. Como comentei no início, é um centro muito importante de preservação da fauna e flora da região.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Os animais que você vai ver, muitos deles até bem velhinhos, são mantidos no refúgio por não se adaptarem mais a vida fora dali. E ainda, muitos animais que são reproduzidos no refúgio são inseridos na natureza.

O guia que nos conduz é muito bem instruído e enriquece o passeio com muitas informações sobre cada espécie e todo o trabalho realizado no refúgio – por esse motivo, é um passeio que se destaca pela educação ambiental.

Apesar de ser indicado para qualquer idade, se você estiver com crianças em Foz do Iguaçu, essa é, sem dúvidas, uma atração imperdível.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Durante toda a caminhada fazemos pausas nos espaços de cada espécie e, caso ela não esteja escondida ou dormindo no seu cantinho, você terá a oportunidade de vê-la bem de perto.

Eu fiz o passeio guiado pelo guia Fernando, que merece o destaque aqui no post. Além de enriquecer o passeios com muitas informações valiosas, o guia Fernando deixa transparecer o seu amor por aquele lugar. Ele compartilhou a história de muitos animais que ele viu chegar ao refúgio em situações que eram de partir o coração.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Muitos animais sofriam maus tratos, tanto por donos cruéis quanto pelo terrível e cruel mercado ilegal. Várias espécies ali foram resgatadas de situações desumanas, frutos do tráfico de animais silvestres – muitas dessas já não se adaptam mais a vida livre na natureza, por isso a importância de um lugar como esse.

Se quiser acompanhar o trabalho fantástico desse guia, no @fernandoapuka ele compartilha muitas imagens do Refúgio Biológico.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Dentre os animais que poderá avistar no Refúgio Bela Vista estão as harpias, lontras, veados, araras, papagaios, onças pintadas, dentre as mais de 50 espécies mantidas ali.

Dicas e informações importantes para sua visita ao Refúgio Biológico

O passeio pelo Refúgio Biológico tem a duração de, aproximadamente, 2h30. Por isso, é importante que você reserve esse tempo na programação do seu roteiro em Foz do Iguaçu.

Cada grupo de visitantes é limitado em no máximo 20 pessoaspor isso esse é um passeio que você deve programar com antecedência. O número reduzido de pessoas é exatamente para não estressar os animais.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

É essencial que você tenha uma garrafinha de água durante a visita – especialmente nos dias quentes, bastante comuns nessa região. Durante o passeio, você encontrará pontos em que pode recarregar sua garrafinha, por isso uma única unidade é suficiente.

Apesar da trilha ser bem tranquila, recomendo calçados confortáveis para esse dia de passeio. A trilha é de pedriscos, então nada de salto ou chinelo.

Para conseguir boas fotos, uma câmera com um bom zoom ou, se tiver uma câmera profissional, com uma lente teleobjetiva, são uma ótima pedida para esse passeio. Lembre-se de que o flash não deve ser utilizado para não estressar os animais.

Horários | Refúgio Biológico

O passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu acontece de terça a domingo, às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30. As vagas, como comentei, são limitadas, por isso é importante comprar o ingresso com antecedência especialmente se a sua viagem for em feriados ou alta temporada.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Ingressos do Refúgio Biológico na Itaipu

O passeio ao Refúgio Biológico custa R$ 30,00.*

Eu recomendo que você contrate seu passeio com a Loumar Turismo, mesmo que seja apenas o ingresso. Além de custar o mesmo da bilheteria, você conta com a possibilidade de parcelamento e pode fazer a compra junto com os demais passeios da viagem – o que é ótimo para quem vai visitar vários atrativos na cidade ou mesmo viajar em família.

Vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a Loumar para receber informações sobre os ingressos, transfer e pacotes especiaislembrando que os leitores do blog tem desconto!! Aproveite para se programar com tranquilidade e ter todo suporte de uma agência de confiança.

*Lembre-se de confirmar os valores atualizados para sua viagem.

Vídeo Foz do Iguaçu: imperdível!

Quer ter um gostinho de como essa viagem é especial? Nesse vídeo de Foz do Iguaçu eu compartilhei dicas, lugares, restaurantes e passeios que não podem ficar de fora da sua programação. Vale a pena assistir e compartilhar com que vai com você nessa viagem.


Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no Canal Um Viajante e também me acompanhar no @blogumviajante, onde compartilho fotos, vídeos e dicas de viagem

Depois de conhecer e entender um pouco melhor sobre o que é o Refúgio Biológico e como é o passeio, espero que você considere incluir essa visita no seu roteiro de Foz do Iguaçu. Se tiver dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post!

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

1 Comentário

  1. Nakuxe Mendes

    Adorei seu blog, adorei seu vídeo. Eu achava que conhecia Foz do Iguaçu só porque visitei as cataratas mas hoje percebi que eu não conheci nada, e claro vou ter que voltar e fazer o mesmo roteiro que você fez. Muito obrigada por compartilhar sua experiência.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *