Macuco Safari Foz: Vale a pena? É perigoso? Preço, ingresso e dicas

Para quem quer viver umas das experiências mais incríveis em Foz do Iguaçu, o Macuco Safari é um atrativo que não pode ficar de fora do roteiro. Veja aqui como é o passeio, se vale a pena para você, se é perigoso, além de dicas e informações para o seu passeio.

Conhecer as Cataratas do Iguaçu é realmente o maior sonho de quem viaja para Foz do Iguaçu. Mas imagine você, se além de conhecer a beleza das Cataratas com o passeio tradicional, puder viver uma experiência ainda mais intensa e próxima dessa que é uma das maravilhas da natureza.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Paraná

Imagine um passeio cheio de emoção, que vai te levar até o encontro das quedas d’água mais famosas do Brasil, percorrendo de forma única as águas do Rio Iguaçu. Assim é a aventura que o Macuco Safari proporciona aos viajantes que querem viver a Cataratas com muita adrenalina e diversão.

Eu já tive a oportunidade de fazer o Macuco Safari mais de uma vez e, de verdade, faria novamente em todas as vezes que voltar a Foz do Iguaçu. Vou tentar resumir nesse post como é o passeio e o que você deve esperar dessa aventura: é realmente perigoso? Tem que ter coragem? Vale para qualquer viajante? Vem comigo que vou contar tudo!

Macuco Safari Foz: passeio imperdível nas Cataratas do Iguaçu

Se ver as Cataratas do Iguaçu já é emocionante, poder sentir a força e energia delas, a ponto de se sentir parte integrante dessa natureza, é realmente uma experiência que não se compara a nenhum outro lugar do mundo.

O Macuco Safari é um passeio que acontece dentro do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu. Por conta disso, o dia de fazer o passeio do Macuco deve ser o mesmo da visita às Cataratasjá que você estará dentro do Parque.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Aqui no blog fiz um post guia detalhando exatamente como é a visita às Cataratas do Iguaçu e como você pode organizar a sua programação para incluir, no mesmo dia: Macuco Safari + Cataratas do Iguaçu + Parque das Aves. Recomendo que você veja para alinhar bem certinho a sua programação.

Veja aqui o post guia sobre a visita às Cataratas do Iguaçu

Como recomendei no post guia, minha sugestão é que você chegue ao Parque Nacional do Iguaçu no primeiro horário, para tentar pegar as passarelas com o mínimo de pessoas possível; depois faça uma pausa para o almoço e aí sim, parta para o Macuco Safari.

Se você for terminar o seu dia no parque e tem tempo no seu roteiro, sugiro que deixe o Macuco mais para o final do dia – depois das 15h. Evite os horários entre meio dia e 14h, por conta do sol intenso nesse horário – sem falar que a luz no final da tarde deixa o passeio ainda mais lindo.

Trilha Passarelas - Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná

Ao entrar no Parque Nacional com o ônibus panorâmico, você terá três paradas no percurso: a primeira delas já é a do Macuco, seguida pelas paradas do Hotel das Cataratas, onde começam as trilhas, e por fim, a parada do Porto Canoas, onde ficam as lanchonetes, restaurante e, também, o acesso ao elevador panorâmico.

Um pouco antes de fazer o passeio, como você estará, provavelmente, perto do Porto Canoas, deverá pegar o ônibus novamente para voltar até a parada do Macuco Safari não é um percurso para fazer caminhando. Tente se programar para chegar um pouco antes do horário para evitar atrasos ou acabar perdendo o horário do passeio.

Como é o Macuco Safari em Foz do Iguaçu

O centro de recepção do Macuco Safari conta com uma boa estrutura para você se preparar para o passeio. No espaço, onde fica a bilheteria, você também conta com loja de souvenirs, banheiro e uma área para descanso.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Como o passeio tem horários e grupos controlados, é importante não chegar atrasado. Após passar pelo controle de acesso, você vai ser direcionado ao veículo aberto que faz a primeira parte do passeio: um percurso por dentro da Mata Atlântica.

Esse primeiro percurso do Macuco Safari é supertranquilo e ótimo para aliviar a ansiedade que você estará sentindo. Um guia acompanha o seu veículo e vai contando várias curiosidades sobre as espécies de árvores, plantas e vegetação da região.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Após percorrer uma boa distância, é necessário trocar de veículo para acessar a base principal do Macuco Safari. Para quem desejar, também é possível fazer uma parte do caminho caminhando pela floresta confesso que sempre vejo a maioria das pessoas optando por seguir pelo veículo do que caminhando.

Chegando à base principal do Macuco Safari, você vai ter mais uma boa estrutura para se preparar para a aventura. Nesse ponto você tem acesso ao guarda-volumes, onde pode deixar itens como: tênis, mochila, bolsa e tudo o que você não quer molhar.

Atenção: quando eu falo molhar, é porque realmente vai molhar muito. Caso você não tenha um chinelo na mochila, é melhor ir descalço do que usando um tênis – não existe possibilidade de voltar seco desse passeio.

Depois de guardar o que for necessário, o grupo segue para o elevador estilo funicular que vai descer até as margens do Rio Iguaçu: chegou a hora de se equipar para a maior aventura do dia.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Nesse momento os guias vão entregar os coletes salva-vidas, de uso obrigatório durante o passeio, e passar algumas instruções. Na sequência, os grupos vão entrando nos botes e, vale lembrar: os lugares do fundo do bote são mais estáveis, o meio é intermediário e a os lugares da frente costumam pular mais durante o passeio se você quer mais adrenalina, já sabe onde sentar

Tudo pronto?! É hora de seguir e curtir toda beleza que existe na fronteira entre o Brasil e Argentina. Você vai ver o Rio Iguaçu como poucas pessoas tem a oportunidade de ver… desfrute de cada instante desse passeioquanto mais perto das Cataratas, mais lindo fica.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Não tem com não ficar com o sorriso no rosto assim que chegamos na área próxima das Cataratas do lado argentino. Uma beleza sem igual…. um lugar que emociona e nos contagia de forma única.

Depois da breve pausa para admirar o lado argentino, seguimos em direção às quedas d’água das Cataratas do Iguaçu o ápice do passeio e o momento, sem dúvida, mais emocionante da viagem. Se preparar para sentir a força das Cataratas como você nunca imaginou… aproveite esse momento… é único e incomparável.

Juro que não é fácil descrever a emoção que senti nesse passeio… tão perto dessa que é, sem dúvidas, uma das nossas maiores riquezas. Mas você vai entender essa emoção quando estiver lá e lembrar do que escrevi aqui Depois tem que voltar aqui para me contar como foi sua aventura, hein!?!

O retorno das Cataratas até a base do Macuco ainda reserva boas surpresas, adrenalina e mais alguns banhos pelo caminho – mas aí vou deixar para você curtir durante o passeio. Pode ter certeza de que não tem maneira melhor de fechar um dia nas Cataratas do que com essa aventura incrível.


Macuco Safari vale a pena?

Sim!!!! Olha, sem dúvida é um dos passeios mais especiais que você pode incluir no seu roteiro de Foz do Iguaçu. Qualquer pessoa que me pergunta o que fazer em Foz, eu digo que o Macuco Safari não pode ficar de fora.

Veja aqui uma sugestão de roteiro em Foz do Iguaçu

Quero muito saber como foi a sua experiência nessa viagem, então lembra de voltar aqui para me contar o que achou do Macuco, combinado?!


Macuco Safari é perigoso?

Como comentei, já tive a oportunidade de fazer o Macuco Safari mais de uma vez. Algo que sempre me chamou a atenção foi o cuidado que eles têm com a estrutura e com a segurança durante o passeio.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Não vou dizer que é um passeio de risco zero, afinal estamos falando de um passeio de aventuramas posso dizer que a equipe é super bem preparada e esse tem tudo para ser um dos melhores momentos da sua viagem.

Já fiz o Macuco Safari ao lado de crianças e também de viajantes mais experientes – e não teve um que não saiu no final com o sorriso de orelha a orelha é o efeito Macuco


Melhor época para fazer o Macuco Safari

Talvez você não tenha pensado nisso, mas o Macuco Safari depende das condições climáticas para ser realizadomais um motivo para você fazer o passeio caso esteja pensando na sua viagem.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

No verão, por ser uma estação de muitas chuvas e quando a vazão das Cataratas tende a ser acima da média, é possível que o Macuco suspenda a atividade por conta do grande volume d’água. Já no inverno ou início da primavera, quando as chuvas são poucas e a estiagem pode ser intensa, a baixa vazão das Cataratas também pode inviabilizar o passeio.

Por conta das mudanças climáticas que estamos passando, é difícil garantir a melhor época para fazer o passeio. Recomendo que fique de olho na previsão do tempo para as datas da sua viagem e, caso o Macuco esteja aberto, não deixe de fora da sua programação.


Macuco Safari Preço e Ingressos

O Macuco Safari custa R$ 297 por pessoa. 

Crianças de 7 a 11 anos e adultos com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
Crianças de 0 a 6 anos não pagam.

Onde comprar o ingresso

Eu recomendo que você compre o seu ingresso do Macuco Safari com a Loumar Turismo, que foi onde fechei todos os meus ingressos e passeios em Foz do Iguaçu. Além de conseguir valores promocionais, até mais baixo que a bilheteria, ainda existe a facilidade de parcelamento – ótima oportunidade para quem vai incluir o Macuco na programação.

A Loumar é uma agência receptiva, sendo referência por trabalhar com especialistas nesse destino. Os valores são realmente muito atrativos e, para melhorar, os leitores do blog que fecharem um combo de passeios com eles podem receber um bom desconto.

Você pode falar com a Loumar direto pelo WhatsApp para fechar, além dos passeios e ingressos, também sua hospedagem, transporte do aeroporto, transfer para os passeios e até aluguel de carromas lembre-se de comentar que é leitor aqui do blog Um Viajante.

Se preferir receber o contato da Loumar por e-mail, vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem direto para a agência. Listei alguns atrativos nesse formulário que você pode selecionar para facilitar a sua comunicação. Pode ter certeza de que será uma ótima experiência.

Dicas para o dia do seu passeio

Para fechar esse post com as melhores dicas para você aproveitar o seu passeio pelas Cataratas incluindo o Macuco Safari, vou resumir e reforçar aqui alguns pontos importantes:

O Macuco Safari fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, por isso deve ser feito no mesmo dia da sua visita às Cataratas do Iguaçu.

– Esse é um dia que você vai se molhar muito, independente de fazer ou não o Macuco Safari. Recomendo que você leve uma muda de roupa para trocar antes de ir embora do parque.

– Nas lojas do parque é possível comprar capas de chuva para se proteger da água que vem das Cataratas: eu acho um desperdício. Se for pensar então no Macuco, é jogar dinheiro fora. Aproveite essa água maravilhosa e deixe molhar.

– Falando em molhar, obviamente nem tudo precisa molhar: cuide bem do seu celular e câmera. Recomendo uma proteção extra caso seu dispositivo não seja resistente a água. No Macuco não recomendo levar celular! Leve uma GoPRO presa ao corpo e curta o passeio numa boa.

O Macuco Safari não segue a mesma programação de horários e dias da semana do Parque Nacional. Se for incluir o Macuco no seu roteiro, verifique o funcionamento do atrativo de acordo com a data da sua viagem.

Macuco Safari - Foz do Iguaçu

Informações Gerais 

É importante atentar que o horário de funcionamento do Parque Nacional pode mudar de acordo com a época da sua viagem. Nessa temporada, por conta da pandemia, o horário de funcionamento do parque é diferente do padrão.

Horário de Funcionamento do Parque Nacional

Todos os dias da semana, das 8h às 16h – para entrada.

O primeiro ônibus tem saída do Centro de Visitantes às 8h.
O último ônibus de retorno, saindo do Espaço Porto Canoas, é às 17h30.

O estacionamento funciona todos os dias, das 7h às 18h.

Horário de Funcionamento do Macuco Safari

Aberto de terça a domingo, com horário de atendimento das 9h às 16h.

Vou deixar aqui o mapa para você visualizar o percurso do centro de Foz até a entrada do Parque Nacional:


Vídeo Foz do Iguaçu: para inspirar sua viagem

Quer ter um gostinho de como viajar para Foz do Iguaçu é especial? Veja aqui o vídeo que produzi nessa viagem e que tem imagens para você já ir sonhando com o dia de estar lá.


Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá

Tudo sobre Foz do Iguaçu

Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:

Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma informação sobre o Macuco Safari, as Cataratas ou outros atrativos de Foz do Iguaçu, fique à vontade para deixar um comentário nesse post! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *