Miragens Andinas no Atacama: um passeio entre vulcões, lagoas, crateras e um salar escondido no deserto

O Deserto do Atacama, no Norte do Chile, é um destino que pode surpreender de maneiras inimagináveis. Esse foi o pensamento que tive ao fazer o passeio das Miragens Andinas, que me levou por cenários incríveis: de vulcões nevados a lagunas espelhadas, de crateras gigantescas a um salar escondido. Veja aqui todos os detalhes dessa nova atração e porque ela deve fazer parte do seu roteiro!

Quem me acompanha aqui no blog já sabe que o Atacama é um destino que conheço muito bem. Já visitei o deserto chileno muitas vezes, em diferentes épocas do ano, e sempre volto para casa com a sensação de ter redescoberto esse destino.

Vicuñas em Piedras Rojas, Atacama

Chega a ser difícil de explicar a atração que o Deserto do Atacama me causa, mas é um lugar que realmente me sinto bem e que sempre me proporcionou coisas muito boas.

Mais incrível ainda é que, apesar de ser um “deserto”, essa região do Chile tem uma beleza inesgotável e muitos lugares ainda pouco conhecidos. É claro que existem passeios que são clássicos e não podem ficar de fora do seu roteiro – já listei aqui no blog – mas hoje vou apresentar um novo roteiro no Atacama que você precisa conhecer e incluir em sua viagem – seja essa a sua primeira, segunda ou décima vez no deserto.

Veja aqui meu TOP 10 de passeios imperdíveis no Atacama

Ps.: ainda não sei como, mas esse passeio novo vai ter que entrar nesse TOP 10!

Passeio novo e imperdível no Deserto do Atacama

Depois de tantas vezes no Atacama, parece até difícil que o mesmo destino ainda consiga me surpreender tanto. Mas nessa viagem mais recente, quando realizei minha Segunda Expedição Fotográfica, a Flavia garantiu que tinha um novo passeio, que era absurdamente lindo.

Miragens Andinas com FlaviaBia Expediciones

Caso você seja novo aqui, a Flavia é a proprietária da FlaviaBia Expediciones, agência de passeios no Atacama que super recomendo. Ela é brasileira e oferece um serviço realmente diferenciado no Atacama – digo isso por ver de perto o esforço e trabalho sério que ela faz para proporcionar as melhores experiências para os viajantes.

Veja aqui porque eu recomendo a agência FlaviaBia Expediciones

Passeio Miragens Andinas, no Deserto do Atacama

Confesso que estava ansioso para realizar esse novo passeio e ver se ele realmente seria tão surpreendente assim. O que já posso adiantar, antes mesmo de mostrar os detalhes, é que o nome faz jus à beleza do lugar: os cenários parecem realmente uma miragem.

Também quero adiantar que esse é um passeio de altitude, em que você vai passar dos 4.400 metros acima do nível do mar. Por conta disso, é interessante se aclimatar e, mais ainda, estar preparado para temperaturas negativas.

O guia que me acompanhou nesse passeio foi o Super Elías, o mesmo que estava comigo na primeira vez em que subi um vulcão no Atacama uma das experiências mais marcantes da minha vida, de verdade!

Veja aqui como foi subir um vulcão no Atacama

Desconto Seguro Viagem

O Elías passou para me pegar no hotel antes mesmo do sol nascer – que é o horário mais frio no deserto. Saímos de San Pedro de Atacama com o céu ainda escuro, avistando no horizonte apenas o contorno dos vulcões que desenham a Cordilheira dos Andes.

Enquanto seguíamos em direção a nossa primeira parada do dia, o sol foi surgindo por trás da Cordilheira e enchendo de cor as paisagens do deserto.

Miragens Andinas com FlaviaBia Expediciones

Apesar de ser início de abril, uma nevasca inesperada cobriu a Cordilheira com uma manta branca e deixou o cenário ainda mais incrível. Só esse percurso inicial já mostrou que o passeio prometia ser realmente especial.

Laguna Lejía, um espelho perfeito no Atacama

Nossa primeira parada do dia foi em um mirante de frente para a Laguna Lejía, cercada pelos vulcões Corona, Lascar, Águas Calientes e também o Vulcão Pilli. Só para você ter uma ideia, a laguna em si está localizada a 4.300 metros de altitude, mas nós subimos um pouco além disso para contemplar o visual de um ângulo ainda mais lindo.

Miragens Andinas com FlaviaBia Expediciones

Até então, a Laguna Lejía só era visitada pelos viajantes que fazem a ascensão ao Vulcão Lascar. Felizmente, com esse novo passeio você também pode visitá-la sem ter que fazer o passeio do vulcão – eu, particularmente, recomendo que faça os dois: ambas experiências são realmente incríveis.

É claro que a natureza é totalmente imprevisível, mas, normalmente, no começo do dia venta muito pouco nessa região e você tem uma grande possibilidade de encontrar a laguna totalmente espelhada como eu encontrei.

Laguna Lejía, um espelho perfeito no Atacama

Quando cheguei lá e vi aquele espelho perfeito, refletindo os vulcões de uma forma absurdamente perfeita… fiquei sem palavras. Ali eu entendi porque “miragem”. Parecia, de verdade, que eu estava diante de uma pintura…

Laguna Lejía, um espelho perfeito no Atacama

Não posso dizer que o frio não estava intenso, já que o termômetro apontava -7ºC!! Mas posso garantir que, com a roupa certa e o sol começando a subir, era totalmente suportável – por isso é muito importante escolher as roupas certas para cada passeio.

Veja aqui como fazer sua mala para o Deserto do Atacama e como enfrentar o frio.

Laguna Lejía, um espelho perfeito no Atacama

Nesse mirante, de frente para a Laguna Lejía, foi onde tomamos nosso café da manhã – indiscutivelmente o lugar mais lindo que você pode imaginar para essa refeição! Depois disso, seus cafés da manhã nunca mais terão o mesmo brilho, juro!

Miragens Andinas com FlaviaBia Expediciones

Após o café, o Elías me convidou para fazer uma pequena caminhada por um terreno vulcânico obviamente eu aceitei. Caminhamos por algumas pedras, em um percurso totalmente tranquilo, com um visual lindíssimo. Nesse momento tivemos a oportunidade de ver de perto algumas Viscachas, que parecem parentes das chinchilas – ou um coelho do deserto – e também avistamos uma família de Vicuñas.

Detalhes que provam que estávamos percorrendo uma natureza selvagem e praticamente intocada.

Laguna Lejía, um espelho perfeito no Atacama

Terminamos nossa caminhada no lugar em que paramos o carro 4×4, o único tipo de veículo capaz de chegar a vários pontos desse passeio.

Descemos do mirante e seguimos de carro contornando a Laguna Lejía, em uma volta onde conseguimos conhecer todos os ângulos da sua beleza. De cada ponto de vista, o reflexo mudava e um novo cenário se desenhava – como numa miragem.

Cratera Misteriosa no Deserto do Atacama

Depois de conhecer todos os ângulos da Laguna Lejía, seguimos pelo terreno bruto do altiplano até chegar a mais um ponto extraordinário. Eu já tinha ouvido falar de algumas crateras do Atacama e de vários mistérios que as cercam, mas, preciso confessar, nunca tinha visto nada assim de perto.

Cratera Misteriosa no Deserto do Atacama
Cratera Misteriosa no Deserto do Atacama

Chegamos a uma cratera gigantesca e totalmente circular. Um lugar que faz qualquer incrédulo se questionar como aquilo simplesmente surgiu ali – juro, é impressionante!

Admito que não sei as dimensões exatas dessa cratera, mas ela é muuuuito grande! E, mais curioso ainda, é uma pedra pequena (ou gigante, já que conseguia ver ela bem de longe) localizada bem no centro daquele buraco.

Cratera Misteriosa no Deserto do Atacama

Segundo o Elías, pode ser que sua formação se deva a um tipo de erupção vulcânica. Eu já estava me perguntando, obviamente, se a queda de um meteorito não resultaria em um lugar como aquele.

Outra opção, que no final foi a que fez mais sentido para mim, é que uma nave espacial chegou ali – pareço louco? talvez… Mas 75% das pessoas que responderam minha enquete no Instagram concordaram com essa alternativa – e hoje, como você sabe, Instagram é pesquisa cientifica!

Cratera Misteriosa no Deserto do Atacama

Outras ideias, menos prováveis, é que a formação foi feita com o poder do martelo do Thor ou que a cratera tem algo relacionado com o DragonBallZ se você concorda, comente nesse post com mais detalhes!

Brincadeiras à parte, vai dizer que esse lugar não é surreal e absurdamente curioso!?!

Salar Escondido do Atacama

Depois de visitar a Cratera Misteriosa, seguimos para mais um ponto lindíssimo do passeio: o Salar de Águas Calientes Número 2o guia me explicou que existem vários salares espalhados pelo Chile e eles são numerados.

Salar Escondido do Atacama

Confesso que acho mega sem graça dar nome aos lugares com números… então comecei a chamar o número 2 de Salar Escondido, já que praticamente ninguém conhece – vai dizer que não é muito mais lindo!?!

Pois bem, logo que chegamos ao Salar Escondido fiquei impressionado com a semelhança que uma parte dele tem com Piedras Rojasespecialmente com a parte que hoje está fechada.

Salar Escondido Atacama

Não vou dizer que é 100% igual, não! Mas realmente lembra e é muuuuito bonito. Eu fiquei mais uma vez extasiado com a beleza do lugar e tive que concordar com a Flavia: que lugar é esse!?!?!

O guia serviu nosso almoço… simplesmente ali… com aquele visual absurdo!! Fiquei realmente sem palavras. Que passeio mais lindo!

Salar Escondido Atacama

Salar Escondido Atacama

Depois do almoço seguimos contornando o Salar e passamos por muitas formações rochosas lindíssimas. Conseguimos avistar mais vicuñas, flamingos e também um animal que me deixou mega curioso!!

Bom, o Elías vive no Atacama a mais de 11 anos e até hoje não avistou, nenhuma uma única vez, um PUMA. Não sabemos se foi isso que vimos ou se era apenas um gato selvagem. Mas o fato que foi no mesmo segundo, nós simplesmente vimos, juntos, o vulto de um animal muito rápido cruzando nossa frente.

Ele era meio cinza e o Elías garantiu que não era uma raposa, até mesmo por conta da velocidade. Ele viu as pegadas e elas não eram pequenas… mas, infelizmente, nunca vamos saber o que realmente era. Mas eu tenho minhas suspeitas…

Salar Escondido Atacama

E assim chegamos ao fim desse passeio lindo, onde pude ver de perto as lindas Miragens Andinas. Uma atração que está no meu TOP3 do Atacama. Se você tiver oportunidade, faça!! É incrível!

De volta para San Pedro de Atacama

No caminho de volta para San Pedro continuamos rodeados por vulcões, agora iluminados de uma forma totalmente diferente – eita lugar com belezas para dar e vender.

Ahh, na volta passamos mais uma vez pela Laguna Lejía, que já não estava mais espelhada. O vento começa mais forte por volta das 11h da manhã, então o visual se transforma mais uma vez.

Laguna Lejía no Atacama - Chile

Nesse momento você vai ver que ela continua muito linda, mesmo sem estar espelhada. Com o vento, a laguna ganha tons de verde e faz com que ela se destaque na paisagem – incrivelmente linda!

Dicas sobre o passeio das Miragens Andinas

Caso siga minha dica e inclua esse passeio em seu roteiro, vou reforçar algumas dicas aqui para você aproveitar da melhor maneira possível!

• Vá preparado para as baixas temperaturas! Recomendo muito que você use uma segunda pele, assim seu corpo fica aquecido.
• Apesar das chances de vento serem menores no começo do dia, pode ventar no final do passeio. Uma jaqueta corta-vento é uma boa pedida.
• Você não precisa de nenhum calçado especial para o passeio, já que a única caminhada é bem tranquila. Mas dê preferência para um modelo confortável e bem fechado, por conta do frio.
• Não coma nada muito pesado no dia anterior e evite bebidas alcoólicas, já que esse é um passeio de bastante altitude.
• Não se esqueça do protetor solar e hidratante labial, já que o clima é bem seco.
• Roupas coloridas sempre se destacam nas fotos, então eu sempre recomendo.
• Água, como sempre, é mega importante leve sempre a sua garrafinha!

Miragens Andinas com FlaviaBia Expediciones

Como falei, esse passeio é novo e oferecido com exclusividade pela agência FlaviaBia Expediciones. Recomendo muito que você contate a agência para incluí-lo em seu roteiro, especialmente se a sua viagem for nos próximos meses – por ser novidade, você ainda tem o privilégio de aproveitar esses lugares praticamente sozinho.

Miragens Andinas com FlaviaBia Expediciones

Eu conheci a Flávia na minha primeira viagem para o Atacama, em 2014, e desde então acompanho o trabalho que ela faz. É uma agência que sempre recomendo com muita segurança, por realmente conhecer pessoalmente o trabalho.

Hoje a Flávia oferece condições especiais para os leitores do blog, então não se esqueça de comentar que você viu as dicas aqui no blog pode falar que conhece o Robson, do blog Um Viajante. Além de receber o desconto, você também contribui com meu trabalho

Você pode entrar em contato com a agência pelo site oficial ou, ainda mais fácil, pelo formulário abaixo. Basta preencher as informações da sua viagem e ela entra em contato com todos os detalhes.

Hospedagem no Atacama

Se você ainda está definindo sua hospedagem no Atacama, recomendo muito que faça sua reserva pelo Booking.com. Além de ser um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo, você garante sua reserva com segurança e ainda ajuda o blog, sem gastar nada a mais com isso.

Veja aqui os melhores hotéis em San Pedro de Atacama no Booking
Confira aqui os hotéis que selecionei em San Pedro

Mesmo que você escolha outra opção de hotel, só de fazer sua reserva pelos links do blog, você já ajuda muito. Eu super agradeço!

Espero que tenha curtido o post e se animado para realizar esse passeio incrível. Pode ter certeza que será uma experiência única e inesquecível. Se você tiver dúvidas ou quiser compartilhar sua experiência no Atacama, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

4 Comentários

    1. Robson Franzói

      Boaaa Paulo!!! Espero que realize mesmo essa viagem… pode ter certeza que será incrível!!! Se precisar de alguma coisa, me dá um grito aqui! Valeuuu!!

      Reply
  1. Daiane

    Robson parabéns! Seu texto é muito gostoso de ler, parece que estamos viajando com você. Amei as dicas. Vou em junho e meu SONHO é ver aquele céu esrrelado, muito estrelado. Quanto a esse passeio que você descreveu será que na primeira semana de junho consigo ver a água espelhada? Já entrei em contato com a Flávia para pedir informações e disse que foi sua indicação. Abração!!

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Dai!! Tudo bem??? Olha, pode ter certeza que essa será uma viagem maravilhosa!! Ainda mais se for com a Flavia!!!

      Esse passeio é lindíssimo… em junho estará bem frio, vá protegida! Não dá pra garantir o espelho, mas acho que você vai se surpreender com o visual e vai lembrar desse post. Depois quero saber com detalhes como foi sua experiência

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjoooo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *