TOP 10: Atrações imperdíveis em Santiago do Chile

Planejando uma viagem para Santiago do Chile? Confira quais são as atrações e passeios imperdíveis na cidade e que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Organizar um roteiro de viagem para Santiago do Chile é essencial para você aproveitar a cidade ao máximo – especialmente se essa for a sua primeira vez nesse destino.

Já tive a oportunidade de visitar Santiago algumas vezes e sempre tento encontrar lugares novos e diferentes para conhecer e, claro, compartilhar aqui no blog.

Plaza de Armas - Santiago, Chile

Minha primeira vez em Santiago foi em 2014 e, de lá para cá, voltei à cidade ao menos uma vez ao ano. Hoje, posso dizer que sou completamente apaixonado pelo Chile e sempre é um prazer retornar para esse destino que sempre me recebeu tão bem.

Caso seja a sua primeira vez aqui no blog, recomento que você navegue e mergulhe em todo conteúdo que já compartilhei sobre destinos incríveis dentro do Chile: desde o Deserto do Atacama, no norte do país; a Patagônia Chilena, no sul.

Veja aqui todos os posts do Chile

Atrações e passeios imperdíveis em Santiago do Chile

Como a cidade de Santiago é a principal porta de entrada no Chile, mesmo que o seu destino seja para o norte ou sul do país, é comum que muitos viajantes considerem passar alguns dias na capital chilena.

O que já posso adiantar é que essa é, sim, uma ótima oportunidade! Se você tiver tempo na sua programação, vale muito a pena dedicar alguns dias da sua viagem para conhecer Santiagoe também destinos próximos ou mesmo nos arredores da cidade.

Cajon del Maipo com Amma Chile

Recentemente, fiquei mais de 10 dias em Santiago e tive a oportunidade de explorar novos lugares e também revisitar muitos pontos clássicos que são, de uma forma geral, imperdíveis para quem vai visitar a cidade pela primeira vez.

Ao longo dos próximos posts, vou compartilhar, com detalhes, várias dicas, sugestões e roteiros completos para você seguir em sua viagem. Mas agora, para começar, decidi listar aqui as atrações que, em minha opinião, não podem ficar de fora do seu primeiro roteiro.

Obviamente, reforçando, essa é apenas uma sugestão de passeiosvocê deve visitar o que mais te atrai, levando em consideração o tempo que tem disponível.

O que visitar na cidade de Santiago do Chile

Para não deixar esse post muito extenso, vou comentar brevemente sobre cada uma das atrações e passeios depois vou detalhar cada um deles em posts separados. Assim fica mais fácil de ler o que realmente é interessante para você. Listo? Bamos!

1. Visita ao Centro Histórico de Santiago

Para qualquer amigo que me peça dicas de Santiago, digo que o melhor lugar para começar a conhecer a cidade é pelo Centro Histórico.

Rua colorida no centro de Santiago - CityTour
Paseo Bandera, a rua colorida de Santiago

É nessa região que você vai ter a oportunidade de ver o lado mais antigo da cidade, as principais construções e monumentos que contam a história do Chile sem falar também que é sua a oportunidade de fazer o câmbio com as melhores cotações da cidade.

Veja aqui onde fazer o câmbio em Santiago

O melhor lugar para começar o seu passeio é na Plaza de Armas, onde você vai encontrar a Catedral de Santiago, o Prédio dos Correios, o Museu Histórico Nacional e também o Museo de Arte Precolombino. Seguindo pela Paseo Ahumada, um calçadão só para pedestres, você vai passar pela sede do Banco de Chile e vai chegar à Calle Agustinasonde ficam as casas de câmbio.

Centro Histórico de Santaigo - Banco de Chile
Centro Histórico de Santaigo – Banco de Chile

Seguindo pela Agustinas, você irá cruzar a Paseo Bandera, a rua colorida de Santiago, e vai chegar a Plaza de La Constituciónonde fica o Palácio de La Moneda e também onde acontece a famosa troca da guarda.

Em breve vou publicar aqui no blog um roteiro completo pelo centro da cidade – com todos os detalhes e informações para você seguir na sua viagem.

Como chegar ao centro histórico:

Estação Plaza de Armas – Linha L5 do metrô.


2. Cerro Santa Lucía

Além do centro histórico, que retrata muito da história da cidade, outros pontos que não podem ficar de fora do roteiro são os cerros de Santiago: começando pelo Cerro Santa Lucía.

TOP 10 atrações imperdíveis em Santiago do Chile
Cerro Santa Lucía

A visita ao Cerro Santa Lucía é super tranquila e pode ser feita junto com o seu roteiro pelo centro histórico. Para mim, particularmente, é um dos lugares mais bonitos da cidade – e a visita não é demorada, então não tem desculpa para deixar de fora.

Como chegar ao Cerro Santa Lucía:

Estação Santa Lucía – Linha L1 do metrô OU Estação Bellas Artes – Linha L5.

Veja aqui um post sobre o Cerro Santa Lucía.


3. Cerro San Cristóbal

Ainda falando nos cerros de Santiago, outro que não pode ficar de fora do seu roteiro é o Cerro San Cristóbalque oferece um das vistas mais lindas da cidade.

Cerro San Cristóbal - Vista para Santiago
Cerro San Cristóbal – Vista para Santiago

No Cerro San Cristóbal você tem o funicular, que é a melhor forma de chegar ao topo – a não ser que você tenha fôlego e disposição para subir caminhando. Lá no alto, além da vista linda da cidade com a Cordilheira dos Andes de fundo, você tem o Santuário Imaculada Conceição e também um teleférico que vale o passeio. Recomendo que suba durante a tarde, para que consiga pegar o pôr do sol lá no alto.

Como chegar ao Cerro San Cristóbal:

Desça na Estação Baquedano – Linha L1 – e siga no sentido do Bellavista até chegar ao cerro.

Veja aqui um post sobre o Cerro San Cristóbal


4. Passeio pelo Bellavista e Patio Bella Vista

Falando no Bairro Bellavista, esse é outro lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro. Desde que visitei Santiago pela primeira vez, foi um dos lugares que mais gostei de conhecer na cidade.

Passeio Bairro Bellavista, Santiago do Chile
Passeio Bairro Bellavista, Santiago do Chile

Uma região com restaurantes gostosos, casas coloridas e muito movimento. Existe uma área no bairro com bares mais agitados e também o lado do Pátio Bellavista, um complexo gastronômico que ficou mega popular na cidade – vale a pena tirar um dia para jantar ou tomar um vinho por lá.

Pátio Bellavista, Santiago do Chile
Pátio Bellavista, Santiago do Chile

Como chegar ao Bellavista e Pátio Bellavista:

Desça na Estação Baquedano – Linha L1 – e siga no sentido do Bellavista.


5. Visita e degustação em uma vinícola

E não podemos deixar um dos maiores tesouros do Chile de fora dessa lista: se você gosta de vinho e tem vontade de conhecer mais de perto a produções, os vinhedos e também fazer uma degustação, incluir uma vinícola na programação é uma ótima pedida.

Degustação Vinícola Matetic - Chile
Degustação Vinícola Matetic – Chile

Obviamente, escolher apenas uma vinícola não é tarefa fácil. Dentre as principais, e cheia de brasileiros, está a Concha y Toroque visitei mais de uma vez e acho, sim, que pode ser uma opção.

Agora, se você quiser tirar um dia do seu roteiro para fazer um passeio diferente, incluindo não só uma vinícola, mas também uma esticada para a região litorânea do Chile, minha dica é: um passeio para a Vinícola Matetic + Isla Negra.

Pôr do sol em Isla Negra
Isla Negra – Passeio saindo de Santiago

Aqui no blog já contei, com detalhes, como é esse passeio e todos os diferenciais que a agência Amma Chile oferece – nessa opção, os grupos são de, no máximo, 6 pessoas. É uma escolha para quem quer algo mais exclusivo e sem muita muvuca – eu recomendo muito!

Você vai visitar a Vinícola Matetic, incluindo uma cavalgada pelos vinhedos, uma visita com degustação de vinhos premium e também um almoço harmonizado. Na sequência, vai seguir para Isla Negra: onde fica um das casas mais emblemáticas do poeta Pablo Neruda. 

 Veja aqui como é o passeio para a Viña Matetic + Isla Negra


6. Sky Costanera

O Sky Costanera é outro ponto que pode oferecer uma das vistas mais lindas de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Esse mirante está localizado no topo da Gran Torre Santiago, o prédio mais alto da América Latina.

Como se locomover em Santiago

Lá do alto você vai ter uma vista panorâmica da cidade e pode dar sorte de apreciar, talvez, o pôr do sol mais bonito da sua viagem. O que você precisa estar atento é sobre a condição climática do dia, pois se o tempo estiver muito fechado – seja com neblina ou poluição – a vista lá de cima não será das melhores.

Sky Costanera - Vista para Santiago do Chile

O Sky Costanera funciona todos os dias da semana, das 10h às 22h – sendo a última subida do elevador às 21h. Eu recomendo tentar aproveitar o pôr do sol lá do alto. O valor do ingresso é $ 15.000 pesos para adultos e $ 10.000 pesos para crianças de 4 a 12 anos – menores de 4 anos não pagam para entrar.

Como chegar ao Sky Costanera:

A Estação Tobalaba é a mais próxima, que você chega com a Linha L1 e L4 do metrô.


7. Visita ao Bairro Itália

O Bairro Itália foi uma das boas surpresas que tive o prazer de conhecer em Santiago nas últimas viagens – hoje posso dizer que é meu cantinho favorito na cidade.

Visita ao Bairro Itália de Santigo

No Bairro Itália de Santiago você vai encontrar muitas galerias de design e arte – sem falar em boutiques e lojas de móveis antigos. A Avenida Itália, a principal do bairro, conta com muitas lojas legais e cafés gostosos para conhecer.

Como chegar ao Bairro Itália:

Para chegar ao Bairro Itália você deve descer na Estação Santa Isabel, chegando com a Linha L5 do metrô. Desça nessa estação e siga pela Sta Isabel até chegar à Avenida Itália.


8. Parque Bicentenario Santiago do Chile

O Parque Bicentenario, inaugurado em 2007, está localizado em Vitacuraum dos bairros mais sofisticados de Santiago.

Parque Bicentenario Santiago do Chile

O parque é grande e vale o passeio! É um atrativo gostoso de visitar no início da manhã, para caminhar bem tranquilo e sem pressa. Ao longo da área verde, você encontra esculturas, lagos e um clima que parece que leva para fora da cidade.

Se quiser conhecer um dos restaurantes mais badalados e famosos de Santiago, você pode aproveitar o passeio para almoçar no Restaurante El Mestizo não é barato, mas vale para uma viagem especial.

Como chegar ao Parque Bicentenario:

O ideal é tentar um Uber ou táxi, já que o metrô não deixa perto do parque.


9. Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Esse foi, sem dúvidas, o museu que mais me impressionou em Santiagoe eu acho que merece muito estar nessa lista. Não sei se você é do tipo que gosta de visitar museus, especialmente desse estilo, mas acho que ele realmente é um ponto que merece ser considerado.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Inaugurado em 2010, com uma construção moderna e arrojada, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos nos traz um tema sensível e delicado sobre um capítulo triste da história do Chile: as muitas fases da ditadura chilena e das vítimas que sofreram nesse período.

É um espaço triste e que nos faz refletir, mas que jamais deverá ser esquecido.

Entrada Gratuita!
Horário: o museu funciona de terça a domingo, das 10 às 18h. Entre janeiro e fevereiro, o horário é das 10 às 20h.

Como chegar ao Museu da Memória e dos Direitos Humanos:

A estação mais próxima é a Quinta Normal, que você chega com a Linha L5 do metrô.


Passeio alternativo: Museu Interativo Mirador

Se a sua viagem for com crianças, é provável que o museu anterior não seja a melhor das opções. Felizmente existe um museu que as crianças vão amar e você, provavelmente, também: o Museu Interativo Mirador.

Museu Interativo Mirador
Museu Interativo Mirador

Eu visitei esse museu na minha primeira viagem a Santiago e achei ele incrível! Fiquei ainda mais impressionado de o quanto as crianças adoram as experiências que o museu nos apresenta – dentre os destaques está uma casa com simulação de terremoto, que é incrível!

Veja aqui um post completo sobre o Museu Interativo Mirador

Como chegar ao Museu Interativo Mirador:

A estação mais próxima é Mirador, que você chega com a Linha L5 do metrô.


10. Parque Forestal e Museu Bellas Artes

Não tinha como fechar esse difícil TOP10 sem incluir o Parque Forestal que, provavelmente, estará no seu caminho em algum momento da viagem, e também o Museu Bellas Artesque tem entrada gratuita e vale uma visita rápida.

Parque Forestal - Santiago do Chile
Parque Forestal, Santiago…

O Parque Forestal, que praticamente cruza a cidade de Santiago, foi desenhado e projetado por paisagistas que estudaram o clima da cidade: no verão, todas as árvores ficam bem cheias e fazem sombra, ajudando a suportar o calor; já no inverno, as árvores secam e todas as folhas caem, permitindo que o sol aqueça quem passeia pelo parque.

Museu Bellas Artes, Santiago do Chile
Museu Bellas Artes, Santiago …

Já o Museu Bellas Artes, que está localizado pertinho do Cerro Santa Lucía, é uma ótima opção para encaixar no seu roteiro – especialmente quando passar por Lastarria.

Como chegar ao Parque Forestal e Museu Bellas Artes:

Bom, o Parque Forestal se estende por uma longa faixa dentro de Santiago. Uma parte legal que você pode visitar é exatamente nos arredores do museu, que você chega direto pela Estação Bellas Artes, com a Linha L5 do metrô.


Bônus para o seu roteiro

Era óbvio que eu iria fracassar na hora de indicar apenas 10 atrações imperdíveis em Santiagosó nessa lista já dei um jeitinho de colocar mais atrativos para você visitar, não me condene! Mas agora, para você que quer conhecer ainda mais lugares em Santiago, vou dar alguns bônus:

Barrio Paris Londres

Como eu poderia deixar de fora esse que foi, certamente, um dos lugares em que decidi a todo custo colocar no meu primeiro roteiro de Santiago!?! O Barrio Paris Londres é, na verdade, um pequeno cruzamento de ruas que, por conta da arquitetura da região, lembra as ruas da Europatanto que as próprias ruas tem esse nome.

Barrio Paris Londres, Santiago

Em especial no outono ou primavera, com as folhas vermelhas ou com as árvores floridas, a beleza do lugar fica ainda mais especial. Recomendo uma visita rápida


+ Cajon del Maipo e Embalse el Yeso

Para fechar a lista, não poderia deixar de fora os passeios  saindo de Santiago, começando com Cajon del Maipouma região muito linda e que vai muito além do Embalse el Yeso.

Cajon del Maipo e Embalse el Yeso

Muita gente pensa que o Embalse el Yeso e Cajon del Maipo são a mesma coisa, mas na verdade o Embalse é uma represa que está localizada em Cajon del Maipo. Na minha última viagem, visitei a região e fiz até rafting no rio Maipo –  incrível. Em breve vou passar mais detalhes desse passeio.


+ Viña del Mar e Valparaiso

Visitar Viña del Mar e Valparaiso é uma pedida clássica para quem vai para Santiago pode ser sua oportunidade de conhecer o Oceano Pacífico, como foi o meu caso.

Pôr do sol em Viña del Mar, Chile
Pôr do sol em Viña del Mar

Na minha primeira viagem, fui por conta própria, de ônibus, e passei uma noite em Viña. Foi uma experiência legal, mas hoje já fiz o passeio de um dia, incluindo a visita nas duas cidades, e consegui aproveitar até mais – exatamente por ter um guia me levando aos melhores lugares.

A última vez em que visitei Viña e Valpo foi também com a Amma Chile e recomendo muito! Foi um passeio super agradável e com um bom guia – que me levou para os lugares mais bonitos de Valparaíso e também em um ótimo restaurante. Recomendo!


+ Valle Nevado e Farellones no Inverno

Por fim, para fechar a lista de atrações em Santiago, se a sua viagem for no inverno, considere visitar uma estação de esqui – mesmo que não seja para passar a noite, mas pelo menos para ter uma experiência de um dia na neve.

Valle Nevado Chile- Um Viajante
Valle Nevado, estação de esqui perto de Santiago

Eu já passei alguns dias no Valle Nevado e também já fiz os passeios de um dia: são experiências completamente diferentes. Tudo vai depender da sua vontade de esquiar e, claro, de quanto pode gastar.

Logo vou publicar mais informações sobre essas opções e a neve no Chile.


Hospedagem em Santiago

Se você ainda não reservou sua hospedagem em Santiago, recomendo que faça isso utilizando o Booking.com. Essa é uma das ferramentas de reservas mais confiáveis do mundo, em que você pode garantir sua estadia com segurança.

 Pesquise e reserve aqui seu hotel no Booking.com

Quero reforçar que, sempre que fizer sua reserva pelos links do blog, independente do hotel que escolher, você vai dar uma baita força para o blog – eu agradeço muito! Reserve nesse link: https://umvia.me/booking-santiago

Caso prefira reservar sua estadia no Hoteis.com, que oferece opções de parcelamento, também vou deixar o link para você – não é a opção que uso para as minhas reservas, mas é um sistema seguro.

 Pesquise e reserve aqui seu hotel no Hoteis.com

Mais dicas do Chile

Se quiser mais dicas para sua viagem ao Chile, quero lembrar que aqui no blog você encontra muitas informações nos posts já publicados – vale a pena dar uma olhada:

Veja aqui como andar de metrô em Santiago

Confira aqui como contratar o Seguro Viagem para o Chile com desconto

Acesse aqui todos os posts do Chile

Espero que tenha curtido as dicas do post! Desculpe se acabei me alongando e indicando mais de 10 atrações, mas é difícil filtrar com tantas opções disponíveis em Santiago. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar uma mensagem aqui nos comentários. Valeuuuu!!

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *