Como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai: a pé, de carro, uber ou transfer?

Vai viajar para Foz do Iguaçu e pretende tirar um dia para fazer compras no Paraguai? Veja aqui qual a melhor maneira de ir e voltar do Paraguai com segurança saindo de Foz.

Se você está planejando aproveitar um dia da sua viagem a Foz do Iguaçu para fazer o famoso bate-volta de um dia de compras no Paraguai, esse post é essencial para não passar por um perrengue e, melhor ainda, contratar um transporte seguro e com desconto especial.

Muitos viajantes que chegam em Foz do Iguaçu aproveitam a oportunidade para atravessar a fronteira e conhecer um lugar que é famoso pelas compras baratas: Ciudad del Este, no Paraguai. Mesmo com o dólar alto, acredite, ainda é possível economizar um bom dinheiro comprando do outro lado da fronteira.

Nissei - Compras no Paraguai

Na minha viagem mais recente decidi vasculhar as lojas do Paraguai e ver o que realmente valia a pena comprar. Não vou negar que estava bem descrente de encontrar produtos que estivessem valendo a pena e, para minha surpresa, o Paraguai surpreendeu com a diferença de preços comparados aos do Brasil.

Aqui no blog eu fiz um post mostrando tudo o que comprei na viagem, com os preços, e também um roteiro de compras no Paraguairecomendo que você dê uma olhada!

Veja aqui o que eu comprei no Paraguai

Confira aqui o meu roteiro de compras no Paraguai

E para você que tem dúvidas de como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai, e fazer suas compras com tranquilidade, decidi preparar esse post sobre o transporte que utilizei.

Como ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai

Caso essa seja a sua primeira vez em Foz do Iguaçu e na região da fronteira, vou explicar exatamente como funciona a divisa entre os dois países e qual a melhor forma de atravessar de um lado para o outro.

Ciudad del Este e a Ponte da Amizade
Ciudad del Este e a Ponte da Amizade

Pois bem, a divisa entre o Brasil e o Paraguai é demarcada pelo Rio Paraná – o mesmo rio lá da barragem da usina de Itaipu. Apesar de algumas pessoas confundirem, esse não é o rio que forma as Cataratas do Iguaçuaquele lá é, como o próprio nome diz, o Rio Iguaçu.

E é através da famosa Ponte da Amizade que o viajante pode atravessar do Brasil para o Paraguai: ela liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, o caótico reduto de compras paraguaio.


Como o atravessar a Ponte da Amizade

Atravessar a Ponte da Amizade pode ser muito simples, mas, caso você não esteja esperto, pode render perrengues e prejuízos e é por isso que decidi fazer esse post. Vamos às opções:

Atravessar a Ponte da Amizade andando

A primeira opção, para quem não quer depender de “quase” nenhum transporte, é atravessar a Ponte da Amizade caminhando. E eu digo “quase” porque você, provavelmente, vai precisar de algum transporte para chegar ao menos até a ponte – normalmente não ficamos hospedados ali perto, por isso algum transporte é necessário até ela.

Como chegar no Paraguai saindo de Foz do Iguaçu

Eu já tive essa experiência de cruzar a ponte caminhando e acho válido levantar alguns pontos: se estiver calor, como costuma fazer nessa região, se prepare, pois a ponte é maior do que parece. Se for um período de alta temporada, feriado ou final de semana, também esteja pronto para dividir o pequeno corredor de pedestres com muita gente pelo caminho.

Por fim, bem importante, esteja atento ao seu redor – tanto na ida, já que deve estar com algum dinheiro, quanto na volta, se estiver carregando suas compras. Não é o momento de dar bobeira… deixo aqui o alerta!

Atravessar a Ponte da Amizade de carro, táxi ou Uber

Muita gente cogita atravessar a Ponte da Amizade com carro próprio ou mesmo alugado: não faça isso! Além da questão do seguro do seu veículo, provavelmente, não valer no Paraguai, é perrengue na certa!

Compras no Paraguai: vale a pena?

O trânsito em Ciudad del Este é caótico, as ruas da área comercial são super bagunçadas e você só vai se estressar e perder tempo – pode riscar essa ideia do caderninho.

Falando em transportes de aplicativo, como Uber por exemplo, também é uma opção que não vale a pena. Eles não têm autorização para cruzar a fronteira e essa opção, além de ser perrengue certo, pode sair bem salgada no orçamento.

Eu mesmo conheci uma menina que entrou no papo do Uber e pagou R$ 300 para ele atravessar a ponte com ela e ficar lá esperando ela para voltar. Sem falar que ele ainda pediu para ela dizer, caso fossem parados pela polícia, que ela era amiga dele e aquela não era uma corrida de Uber – nem precisa de mais motivos para descartar a ideia, né?!

Transfer para o Paraguai: a melhor forma de ir e voltar das compras

Por mim, a melhor maneira de ir de Foz do Iguaçu para o Paraguai é com um transfer de agência. Além de ser super acessível, você vai e volta tranquilo, em segurança e sem perrengues.

Eu utilizei o transfer da Loumar Turismo, que foi a mesma agência em que contratei todos os meus passeios em Foz do Iguaçu, e super-recomendo o serviço. Eles têm mais de um horário de saída de Foz e a volta também costuma ser flexível.

Cellshop - Compras no Paraguai

Utilizando o transporte da Loumar, seu ponto de chegada no Paraguai será em frente a loja CellShop uma das minhas favoritas em Ciudad del Est. Para o retorno, o ponto de encontro é dentro do Shopping Paris – o que permite que você faça um ótimo roteiro de compras.

Sinceramente, se você está indo com planos de comprar algumas coisas, vai levar dinheiro com você e tudo mais, não vale a pena ir de outra maneira. Eles fazem esse transporte diariamente e tem tudo para facilitar a sua viagem. Eu considero essa a melhor opção.

A boa notícia é que leitor do blog tem desconto especial com a Loumar e você ainda, além do transporte para o Paraguai, pode fechar um combo com ingressos, passagem e até hospedagem… tudo direto com eles. Centralizando tudo em um só lugar, você ganha mais desconto e ainda tem facilidade no pagamento – podendo parcelar tudo em até 12x sem juros.

Ingressos Foz do Iguaçu: quais atrações comprar antes da viagem

Vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem para a Loumar e receber o contato deles direto por e-mail. Eu coloquei algumas opções de passeios para você selecionar caso tenha interesse em fazer um combo com eles. Aproveita! Tenho certeza que sua experiência será ótima!

    Quais informações tem interesse:

    Quero reforçar que hoje o blog é parceiro da Loumar e ao fechar seu combo com eles, além de receber um desconto especial, você vai contribuir com meu trabalho sem gastar nada a mais com isso – eu agradeço muito!

    Cota para compras no Paraguai

    Se você ainda tem dúvidas sobre o limite de compras e a cota para não pagar imposto, vou deixar aqui um post com tudo detalhado:

    Veja aqui qual a cota para comprar no Paraguai

    Tudo sobre Foz do Iguaçu

    Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:

    Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

    Espero que o post tenha esclarecido suas dúvidas sobre a fronteira e a melhor forma de ir e voltar do Paraguai. Se tiver alguma pergunta ou sugestão, fique à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!

    PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
    Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.

      RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
      Booking.com
      Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

      Sobre o autor

      Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

      Posts relacionados

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *