Cataratas do Iguaçu: como é a visita, melhor época, ingressos e dicas

Está planejando conhecer as Cataratas do Iguaçu? Veja nesse post um guia com todas as informações para sua viagem: melhor época, ingresso, horário e dicas detalhadas para a sua programação.

Conhecer e ver de perto as Cataratas do Iguaçu é realmente um sonho que todo viajante deveria realizar. Umas das maravilhas da natureza que está bem aqui, pertinho da gente, e merece ser valorizada.

Cataratas do Iguaçu: Guia completo sobre o passeio

Localizadas exatamente na fronteira entre o Brasil e a Argentina, as quedas d’águas formadas pelas águas do Rio Iguaçu, presenteiam o viajante com um dos cenários mais lindos e exuberantes do nosso planeta.

Se, no lado brasileiro podemos chegar às Cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, pelo lado argentino é possível visitá-las pelo Parque Nacional Iguazu. Cada um dos lados proporciona perspectivas diferentes das Cataratas, porém, claro, ambas com repletas de beleza.

Não é de hoje que se fala sobre qual dos lados é mais bonito, mas para falar a verdade, as duas perspectivas se completam. Se você tiver oportunidade, faça sua base em Foz do Iguaçu, para visitar não só as Cataratas, como também os demais atrativos da região, e tire um dia para fazer o passeio pelo lado argentino.

Cataratas do Iguaçu: como é o passeio e dicas para visitar

Eu já tive a oportunidade de visitar as Cataratas do Iguaçu mais de uma vez e, por conta disso, decidi fazer esse post para ajudar você a ter a melhor experiência de viagem possível. Vou contar aqui exatamente como é o passeio pelo lado brasileiro, o que você precisa saber sobre a visita e dicas para a sua viagem superar todas as expectativas.

Tudo para sua viagem às Cataratas do Iguaçu

Para deixar o post organizado e facilitar a localização das informações, vou separar o conteúdo por tópicosassim você pode fazer a leitura completa ou ir diretamente ao ponto do seu interesse.

Como é a visita às Cataratas do Iguaçu

Muitos viajantes têm dúvidas sobre como é a estrutura do Parque Nacional e como é a visita às Cataratas do Iguaçu. O que já posso adiantar é que a estrutura do Parque das Cataratas é bastante completa e acessível para a maior parte dos viajantes.

Como é a visita às Cataratas do Iguaçu

Apesar de estarmos falando de um atrativo de natureza, você não precisa se preocupar com longas caminhadas ou percursos de difícil acesso. Existe, sim, uma trilha para você contemplar a beleza das Cataratas, porém, ela é feita por meio de passarelasexistem alguns lances de escadas, rampas e, para ajudar no acesso, também um elevador panorâmico.

Mas, antes de falar e mostrar os detalhes dessa trilha e das passarelas, vamos ao ponto de partida desse passeio: o Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. 

O Centro de Visitantes é onde estão localizados a bilheteria do parque e o controle de acesso, e também de onde parte o ônibus panorâmico que vai levar você em uma viagem por dentro do Parque Nacional.

Mapa Parque Nacional do Iguaçu: Cataratas, Foz - Paraná

Dependendo da época da sua viagem, especialmente na alta temporada e feriados, por conta do número de visitantes que chegam ao Parque Nacional, o ideal é que você já tenha o seu ingressopara evitar perder tempo no início do passeio. No final desse post vou detalhar os valores e também a melhor forma de comprar esse e os demais ingressos para os atrativos de Foz do Iguaçu.

Atenção: por conta da pandemia, o número de pessoas no Parque Nacional está limitado. Outro ponto importante é que você deve comprar seu ingresso pela internet nesse momento não existe venda na bilheteria. O site oficial das cataratas é o único que vende o ingresso do Parque Nacional.

Depois de passar pelo Centro de Visitantes, o passeio começa por um trecho de, aproximadamente, 10 km feito em um ônibus panorâmico do próprio parque – você não tem acesso à área interna do parque com seu veículo próprio… terá que deixá-lo no estacionamento, caso não tenha ido com algum transfer.

Por ser uma área de proteção ambiental, o Parque Nacional do Iguaçu tem várias normas e um controle rígido – inclusive de velocidade. Você vai ver que em boa parte do caminho, o ônibus não passa dos 40 km/h.

Parque Nacional do Iguaçu: Cataratas, Foz - Paraná

O percurso do ônibus panorâmico conta com três paradas: a parada do Macuco Safari, que é a primeira, depois a parada Trilha das Cataratas, onde fica o Hotel das Cataratas, e, por fim, a terceira parada, onde ficam as lanchonetes, restaurante e acesso ao elevador panorâmico, chamada de Espaço Porto Canoas.

O que os guias que acompanham o passeio recomendam é que você desça do ônibus na parada do Hotel das Cataratas, para iniciar a trilha por ali. Essa recomendação faz sentido, já que a trilha desse ponto até as passarelas é descida – então você já evita as escadas para subir.

Trilha Passarelas - Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná

Eu gosto dessa recomendação por essa questão de facilidade da trilha e, também, por você ter a oportunidade de ir conhecendo as Cataratas aos poucos: primeiro vai ver as quedas no lado argentino, depois vai se aproximando da área principal até chegar ao ápice na Garganta do Diabo. Tudo perfeito, mas, se quiser uma sugestão diferente, no tópico sobre o melhor horário para visitar as Cataratas vou dar uma alternativa – especial para quem pretende chegar cedo e encontrar a passarela com poucas pessoas.

A trilha, como você vai ver, é muito tranquila e em cada ponto, a beleza das Cataratas do Iguaçu se revela de uma forma diferente. Só para você ter uma ideia, a altura das quedas varia entre 60 e 82 metrosuma maravilha da natureza realmente incomparável.

Passarelas - Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná

Quando você chega perto das passarelas da área principal, com uma estrutura de ferro, é onde o coração acelera de emoção: sentir a água das Cataratas bater no corpo é como se, mais do que nunca, você estivesse realmente integrado naquele cenário.

Caminhando pelas passarelas, com toda a exuberância das Cataratas ao seu redor, você vai, enfim, chegar ao ápice do passeio: a Garganta do Diabo, de onde terá uma das vistas mais lindas e impressionantes das Cataratas do Iguaçu.

Garganta do Diabo - Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Paraná

O abismo onde a natureza mostra sua força tem 82 metros de altura, 150 metros de largura e cerca de 700 metros de comprimento. É uma beleza que arrepia, emociona e aquece o coração. Não tem como não se emocionar ao chegar e ver de perto um lugar tão lindo e especial como esse.

Mas não pense que a beleza do passeio termina nesse ponto. Ao sair da Garganta do Diabo e seguir no sentido do elevador panorâmico, continuando a trilha, você ainda terá diferentes e lindíssimos pontos de observação para as Catarataspodendo, inclusive, chegar bem perto delas.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Paraná

Nessa área você já encontra uma loja de lembrancinhas e pode acessar o elevador para ver as Cataratas pelos níveis mais altos – o acesso ao elevador conta com rampas de acessibilidade. Aproveite a subida para contemplar essa beleza toda de uma forma ainda mais especial.

Ao desembarcar do elevador, o mirante te presenteia com mais uma vista exuberante – cada ponto desse passeio é um cenário diferente de tirar o fôlego.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Paraná

Nesse ponto alto você já conta com uma estrutura onde pode comprar comida, água e usar o banheiro – mas fique esperto com os quatis que costumam aparecer para pedir, ou, melhor dizendo, roubar a sua comida. NÃO ALIMENTE ESSES ANIMAIS! Além de não fazer bem para eles, você corre o risco de se machucar – e eu vi isso de perto com uma mulher que foi mordida por um deles.

Não alimente os Quatis - Cataratas - Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - Paraná

Se a fome estiver batendo, melhor do que esse ponto para comer, minha sugestão é que você siga para as lanchonetes que ficam próximas ao restaurante Porto Canos. O restaurante é para quem prefere uma refeição completa e, para quem prefere um lanche rápido, as lanchonetes dessa área contam com boas e gostosas opções de sanduíches eu paguei cerca de R$ 35 em um combo com refrigerante, batata e hambúrguer… estava uma delícia!

Onde comer nas Cataratas do Iguaçu

Após a pausa para o descanso e o lanchinho, chegou a hora da aventura mais emocionante do dia e que não pode ficar de fora da sua programação: o Macuco Safari!

Eu ainda vou atualizar um post completo falando sobre o Macuco, mas garanto que é uma aventura que você não pode deixar de fora do seu roteiro. Como esse é um passeio que fica dentro do Parque Nacional, você não vai ter como deixar para outro dia – é agora ou nunca!

Macuco Safari - Cataratas do Iguaçu

Caso você esteja nesse momento perto do horário do almoço, entre meio dia e uma da tarde, recomendo que você faça mais uma horinha antes de ir para o Macuco. Como o sol costuma ser muito forte nessa hora, acho melhor esperar um pouco – mas veja como isso se encaixa na sua programação.

Para fazer o Macuco, você precisa pegar novamente o ônibus panorâmico: dessa vez vai embarcar na parada do elevador e descer na parada do próprio Macuco Safari.

O Macuco é uma atração que vai levar você por um passeio por dentro da Mata Atlântica até chegar nas margens do Rio Iguaçu. Nesse ponto você vai embarcar em um bote que vai percorrer as águas do rio até chegar bem próximo as quedas d’água – garanto que é uma das melhores sensações que você vai ter na vida.

Macuco Safari - Cataratas do Iguaçu

Nem pense em investir em uma capa de chuva, pois você não tem como sair seco desse passeio – e essa é a melhor parte de todas! Para fechar seu dia nas Cataratas do Iguaçu da melhor maneira possível.

Como comentei, agora vou resumir aqui algumas dicas e informações para ajudar você a ter a melhor experiência possível no passeio às Cataratas do Iguaçu. Bora lá!

Quanto tempo você precisa para conhecer as Cataratas do Iguaçu

Para quem está organizando um roteiro em Foz do Iguaçu, essa questão de tempo em cada atração é bem importante. No caso das Cataratas do Iguaçu, esse tempo é um pouco relativo: vai depender muito do seu ritmo, das pausas para fotos e, também, se você vai incluir o Macuco Safari na sua programação.

Cataratas do Iguaçu: quanto tempo é necessário

Muitas pessoas decidem combinar a visita às Cataratas do Iguaçu com a visita ao Parque das Aves, já que ele fica bem em frente ao Centro de Visitantes. Por isso vou deixar duas recomendações para você: o tempo que eu gosto de sugerir, para quem tem mais flexibilidade, e a organização mais lógica, para quem tem um roteiro mais enxuto.

Para quem tem mais tempo de viagem

Se você tem tempo tranquilo para essa viagem, minha sugestão é um Full Day Cataratassepare um dia da sua programação só para curtir o Parque Nacional. Você chega cedo, faz toda a visita, come com tranquilidade no almoço, faz uma hora por lá ou mesmo caminha novamente pela trilha e, por fim, finaliza o dia com o Macuco Safari.

Catataras do Iguaçu: onde fica e como chegar - Foz do Iguaçu, Paraná

Como você vai terminar o dia molhado, a dica é sair dali e seguir para o hotel para descansar e depois sair para jantar em Foz.

Nesse formato você visita o Parque das Aves em outro dia da sua programação. Para quem gosta de aventura, uma boa pedida é visitar o Parque das Aves e depois partir para o Aguarayque leva para um passeio de caiaque pelas águas do Rio Iguaçu.

Veja aqui como é o passeio de caiaque o Aguaray

Para quem tem pouco tempo no roteiro

Caso você não tenha tanto tempo, é totalmente viável combinar as Cataratas do Iguaçu, incluindo o Macuco Safari, com o Parque das Aves. Nesse caso, porém, você só vai ter que se atentar a alguns pontos:

O Parque das Aves fica fora do Parque Nacional, então você precisa decidir se faz ele no começo do seu dia ou no final. Muita gente, como eu na primeira vez, prefere fazer o Parque das Aves no começo dia – porém você acaba fazendo meio que correndo por estar ansioso para ver as Cataratas.

Parque das Aves - Roteiro Foz do Iguaçu

Se deixar o Parque das Aves para o final, tem que pensar que estará encharcado depois do Macuco. A melhor alternativa, no meu ponto de vista, é levar uma muda de roupa para trocar depois do Macuco e deixar o Parque das Aves para o final.

Assim você tem a chance de chegar nas Cataratas do Iguaçu no primeiro horário, sem muitas pessoas; fazer todo o passeio das trilhas com calma; almoçar ou lanchar e aí sim, fazer o Macuco Safari. Lembrando só que a última entrada no Parque das Aves é às 17h, porém por você pode ficar lá dentro até perto das 18h.

Eu já visitei o Parque das Aves no final da tarde e foi o melhor horário: bem mais tranquilo, vazio e parecia que até as aves estavam mais relaxadas. Super recomendo dessa forma.

Veja aqui um roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu

Qual a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu podem ser visitadas em qualquer época do ano, porém o cenário pode mudar um pouco por conta da vazão das quedas d’água. No verão, quando o volume de chuvas é maior, é comum que a vazão fique até acima da média. Já no inverno, por ser um período mais seco, a vazão tende a diminuir – mas a beleza do lugar continua a mesma.

Qual a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu

Vale ressaltar, claro, que nosso planeta está passando por mudanças climáticas bruscas e isso reflete em qualquer atrativo que envolta a natureza. Com um volume de chuvas muito intenso, a vazão pode ser assustadora e, inclusive, fechar o acesso às passarelascomo já aconteceu algumas vezes.

O efeito contrário, que inclusive passamos recentemente, por conta de uma forte estiagem, reduziu bastante o volume das quedas e até o desaparecimento temporário de alguma delas. Garantir um cenário específico, hoje, é praticamente impossível. Minha última viagem foi no final de novembro e, apesar de um pouco abaixo da média, eu achei a viagem perfeita.

Qual a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu em Novembro

Vale destacar que quando chove muito a água fica mais barrenta, com tons de marrom; já na vazão normal ou até um pouco abaixo do normal, a tendência é uma água cristalina e esverdeadamuito lindo!

Minha dica para você, caso tenha flexibilidade de datas, é: evite alta temporada, feriados e finais de semana. Visitar as Cataratas em um dia de semana, longe das férias, é a melhor opção que você pode ter.

Qual o melhor horário para visitar as Cataratas do Iguaçu

Essa é uma dúvida que normalmente aparece entre os viajantes que estão pensando nas fotos de viagem ou, claro, em quem quer tentar pegar o destino o mais vazio possível. Eu, que não sou bobo nem nada, pensei bastante sobre isso para tentar os melhores horários.

Qual o melhor horário para visitar as Cataratas do Iguaçu

Minha dica, que lá no começo eu disse que daria, para quem quer encontrar as passarelas mais vazias, é a seguinte: ao invés de desembarcar do ônibus na parada do Hotel das Cataratas, onde começa a trilha – como praticamente todas as pessoas vão fazer – você pode optar por desembarcar direto na parada do elevador.

Obviamente essa dica só faz sentido se você for o primeiro a chegar e estiver no primeiro ônibus. Você vai descer e encontrar as passarelas e a Garganta do Diabo praticamente vazias. O ponto ruim nesse caso é que você vai fazer a trilha subindo e depois terá que retornar novamente para chegar ao restaurante – mas é uma alternativa.

Qual o melhor horário para visitar as Cataratas do Iguaçu

Durante a manhã o sol nasce no lado brasileiro e ilumina o lado argentino das Cataratas o que é ótimo para as fotos com o lado de lá ao fundo. Perto do horário do almoço, meio dia, além do calor intenso, a luz fica péssima para fotos – é melhor ir comer nesse horário.

Caso você queira curtir o final da tarde no parque, pode fazer o Macuco já na sequência do almoço e de lá, voltar para a área das passarelas. No final da tarde temos o sol iluminando o lado brasileiro e uma sombra no lado argentinoainda assim, é um lindo horário para ver a beleza das Cataratas do Iguaçu.

Hospedagem dentro do parque com vista para as Cataratas

Não pense que a parada do ônibus no Hotel das Cataratas é apenas figurativa. Se você pode investir e quer ter uma experiência única nessa viagem, é possível se hospedar ali e ter as Cataratas do Iguaçu como o jardim do seu quarto.

Obviamente, claro, esse hotel ultra exclusivo tem um valor alto e não é para todos. Meu sonho é passar uma noite lá – quem sabe um dia. Mas, ainda mais legal do que dormir dentro do Parque Nacional, é que você tem livre acesso para as Cataratassim, isso mesmo! Então, os hóspedes, muito privilegiados, têm a oportunidade de ver o sol nascer e também o pôr do sol nas Cataratas do Iguaçutendo elas praticamente só para eles.

Pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu
Pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu

Só por essa experiência e oportunidade, mesmo que o hotel nem fosse de luxo, eu acho que já é incrível. Nem recomendo que você deva ficar uma semana nesse hotel, até pela questão da logística… mas se tiver a oportunidade de ficar ao menos duas noites nele, pode ter certeza que será único.

Veja aqui o valor do Hotel das Cataratas para sua viagem

Lembrando que ao reservar seu hotel em Foz do Iguaçu pelos links do blog, você me ajuda com meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Sempre que puder e for reservar no Booking.com faça por esses links ou reserve aqui sua acomodação no Airbnb.

Dicas para aproveitar o seu dia nas Cataratas do Iguaçu

Para fechar esse superpost com as melhores dicas para você aproveitar o seu dia nas Cataratas do Iguaçu, vou resumir e reforçar aqui algumas dicas muito importantes:

• Se tiver tempo no seu roteiro, separe um dia completo para as Cataratas do Iguaçu. Além de aproveitar melhor o seu dia, você volta para o hotel mais tranquilo e ainda tem energia para sair para jantar em Foz.

• Esse é um dia que você vai se molhar muito, independente de fazer ou não o Macuco Safari. Eu recomendo que você leve uma muda de roupa para trocar antes de ir embora do parque.

• Nas lojas do parque é possível comprar capas de chuva para se proteger da água que vem das Cataratas: eu acho um desperdício. Se for pensar então no Macuco, é jogar dinheiro fora. Aproveite essa água maravilhosa e deixe molhar.

• Falando em molhar, obviamente nem tudo precisa molhar: cuide bem do seu celular e câmera. Recomendo uma proteção extra caso seu dispositivo não seja resistente a água. No Macuco eu não recomendo levar celular! Leve uma GoPRO presa ao corpo e curta o passeio numa boa.

Sobre as regrinhas básicas: NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS! E, por Deus, não faça pedidos jogando moedas nas Cataratas você quer uma benção ou uma punição divina por estar poluindo o meio ambiente?!?! Lembre-se disso e pode reclamar se ver alguém fazendo isso por lá.

Voar Drone nas Cataratas do Iguaçu: por ser um Parque Nacional você precisa de autorização para voar, caso contrário é proibido voar lá. Eu fiz todo um processo para conseguir a autorização e, ainda assim, só voei fora do horário de funcionamento do parque e com a presença de um guia.

• Para um dia confortável, um calçado leve é o melhor que você pode optar para o passeio. Sandálias também são boas alternativas – desde que fiquem bem presas ao pé. Como a tendência é molhar o calçado, não recomendo chinelojá pensou uma Havaianas arrebentando a alça, você escorregando e o seu celular voando para a Garganta do Diabo??? Melhor não arriscar, né!?

• Por fim, evite os grandes feriados, períodos de férias e, se for possível, priorize a visita às Cataratas durante a semana. Você vai curtir muito!

Informações Gerais: horário e ingresso

É importante atentar que o horário de funcionamento pode mudar de acordo com a época da sua viagem. Nessa temporada, por conta da pandemia, o horário de funcionamento do parque é diferente do padrão.

Horário de Funcionamento

Todos os dias da semana, das 8h às 16h – para entrada.
O primeiro ônibus tem saída do Centro de Visitantes às 8h.
O último ônibus de retorno, saindo do Espaço Porto Canoas, é às 17h30.

O estacionamento funciona todos os dias, das 7h às 18h.

Ingresso Cataratas do Iguaçu: valores e onde comprar

O ingresso para visitar as Cataratas do Iguaçu, para brasileiros, custa:

• R$ 45,00 para adultos e jovens a partir de 12 anos

• R$ 11,00 para idosos acima de 60 anos

• R$ 11,00 para crianças de 2 a 11 anos

Vale destacar que o ingresso para a entrada ao Parque Nacional do Iguaçu só é vendido no site oficial das Cataratas. Ainda assim, ingressos como o Macuco Safari podem ser comprados através de agência – pagando o mesmo valor da bilheteria ou até menos em alguma promoção.

Cataratas do Iguaçu: dicas e informações sobre o passeio

Quero destacar aqui a Loumar Turismo, que foi onde fechei todos os meus ingressos e passeios em Foz do Iguaçu. Além de conseguir valores promocionais, ainda existe a facilidade de parcelamentoperfeita para quem vai fazer vários passeios ou está viajando em família.

A Loumar é uma agência super de confiança e bastante conhecida em Foz do Iguaçu. É uma agência receptiva, então eles são referência por serem especialistas nesse destino. Os valores são realmente muito atrativos e, para melhorar, hoje os leitores do blog que fecharem um combo de passeios com eles podem receber um bom desconto.

O atendimento da Loumar é excelente e você pode falar com eles direto pelo WhatsApp para fechar, além dos passeios e ingressos, também sua hospedagem, transporte do aeroporto, transfer para os passeios e até aluguel de carro, se for a sua necessidade – mas lembre-se de comentar que é leitor aqui do blog Um Viajante.

Caso prefira receber o contato da Loumar por e-mail, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência. Listei alguns atrativos aqui no formulário que você pode selecionar para facilitar a sua comunicação. Pode ter certeza de que será uma ótima experiência.

Como chegar às Cataratas do Iguaçu

O Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu está localizado a cerca de 18 km do centro de Foz do Iguaçu, muito próximo ao Aeroporto Internacional de Foz e também ao Parque das Aves. Para quem não está com veículo próprio ou carro alugado, minha sugestão é fechar um transfer com uma agênciavocê pode aproveitar e fechar tudo direto com a Loumar.

Veja um post completo sobre como chegar às Cataratas do Iguaçu

Vou deixar aqui o mapa para você visualizar o percurso do centro de Foz até a entrada do Parque Nacional:


Hospedagem em Foz do Iguaçu

Ainda está procurando por hospedagem em Foz do Iguaçu? Eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da melhor localização, foi o hotel com o melhor custo benefício na cidade.

Hotel Bogari em Foz do Iguaçu, Paraná

Fazendo a reserva direto no site do hotel, você tem um desconto especial com o cupom UMVIAJANTE.

Reserve o Hotel Bogari no site do hotel

Se prefere fazer sua reserva no Booking ou buscar por outros hotéis disponíveis em Foz do Iguaçu, vou deixar o link para você encontrar as melhores ofertas – lembrando que ao reservar aqui você também me dá uma força com o blog. Eu super agradeço!

Reserve o Hotel Bogari no Booking.com

Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com

Veja aqui e reserve seu Airbnb em Foz do Iguaçu

Vídeo Foz do Iguaçu: para inspirar sua viagem

Quer ter um gostinho de como viajar para Foz do Iguaçu é especial? Veja aqui o vídeo que produzi nessa viagem e que tem imagens para você já ir sonhando com o dia de estar lá.


Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá

Tudo sobre Foz do Iguaçu

Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:

Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma informação sobre as Cataratas do Iguaçu ou outros atrativos de Foz, fique à vontade para deixar um comentário neste post! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

6 Comentários

    1. Robson Franzói

      Valeuuu Ricardo!! Fico feliz que o blog está ajudando na sua viagem. Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui!! Abraços

      Responder
  1. Danielle Simões

    Amei suas dicas, tudo o que eu precisava! Parabéns pelo site, super organizado, rico em detalhes. E o melhor: informações atuais!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *