Está planejando conhecer as Cataratas do Iguaçu? Veja nesse post um guia com todas as informações para sua viagem: melhor época, ingresso, horário e dicas detalhadas para a sua programação.
Conhecer e ver de perto as Cataratas do Iguaçu é realmente um sonho que todo viajante deveria realizar. Umas das maravilhas da natureza que está bem aqui, pertinho da gente, e merece ser valorizada.
Localizadas exatamente na fronteira entre o Brasil e a Argentina, as quedas d’águas formadas pelas águas do Rio Iguaçu, presenteiam o viajante com um dos cenários mais lindos e exuberantes do nosso planeta.
Se, no lado brasileiro podemos chegar às Cataratas pelo Parque Nacional do Iguaçu, pelo lado argentino é possível visitá-las pelo Parque Nacional Iguazu. Cada um dos lados proporciona perspectivas diferentes das Cataratas, porém, claro, ambas com repletas de beleza.
Não é de hoje que se fala sobre qual dos lados é mais bonito, mas para falar a verdade, as duas perspectivas se completam. Se você tiver oportunidade, faça sua base em Foz do Iguaçu, para visitar não só as Cataratas, como também os demais atrativos da região, e tire um dia para fazer o passeio pelo lado argentino.
Eu já tive a oportunidade de visitar as Cataratas do Iguaçu mais de uma vez e, por conta disso, decidi fazer esse post para ajudar você a ter a melhor experiência de viagem possível. Vou contar aqui exatamente como é o passeio pelo lado brasileiro, o que você precisa saber sobre a visita e dicas para a sua viagem superar todas as expectativas.
Tudo para sua viagem às Cataratas do Iguaçu
Para deixar o post organizado e facilitar a localização das informações, vou separar o conteúdo por tópicos – assim você pode fazer a leitura completa ou ir diretamente ao ponto do seu interesse.
- Como é a visita às Cataratas do Iguaçu
- Quanto tempo você precisa para conhecer as Cataratas do Iguaçu
- Qual a melhor época para visitar
- Qual o melhor horário para visitar as Cataratas do Iguaçu
- Hospedagem dentro do parque com vista para as Cataratas
- Dicas para aproveitar o seu dia nas Cataratas do Iguaçu
- Informações gerais: horário de funcionamento e ingresso
- Como chegar às Cataratas do Iguaçu
Como é a visita às Cataratas do Iguaçu
Muitos viajantes têm dúvidas sobre como é a estrutura do Parque Nacional e como é a visita às Cataratas do Iguaçu. O que já posso adiantar é que a estrutura do Parque das Cataratas é bastante completa e acessível para a maior parte dos viajantes.
Apesar de estarmos falando de um atrativo de natureza, você não precisa se preocupar com longas caminhadas ou percursos de difícil acesso. Existe, sim, uma trilha para você contemplar a beleza das Cataratas, porém, ela é feita por meio de passarelas – existem alguns lances de escadas, rampas e, para ajudar no acesso, também um elevador panorâmico.
Mas, antes de falar e mostrar os detalhes dessa trilha e das passarelas, vamos ao ponto de partida desse passeio: o Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.
O Centro de Visitantes é onde estão localizados a bilheteria do parque e o controle de acesso, e também de onde parte o ônibus panorâmico que vai levar você em uma viagem por dentro do Parque Nacional.
Dependendo da época da sua viagem, especialmente na alta temporada e feriados, por conta do número de visitantes que chegam ao Parque Nacional, o ideal é que você já tenha o seu ingresso – para evitar perder tempo no início do passeio. No final desse post vou detalhar os valores e também a melhor forma de comprar esse e os demais ingressos para os atrativos de Foz do Iguaçu.
Atenção: por conta da pandemia, o número de pessoas no Parque Nacional está limitado. Outro ponto importante é que você deve comprar seu ingresso pela internet – nesse momento não existe venda na bilheteria. O site oficial das cataratas é o único que vende o ingresso do Parque Nacional.
Depois de passar pelo Centro de Visitantes, o passeio começa por um trecho de, aproximadamente, 10 km feito em um ônibus panorâmico do próprio parque – você não tem acesso à área interna do parque com seu veículo próprio… terá que deixá-lo no estacionamento, caso não tenha ido com algum transfer.
Por ser uma área de proteção ambiental, o Parque Nacional do Iguaçu tem várias normas e um controle rígido – inclusive de velocidade. Você vai ver que em boa parte do caminho, o ônibus não passa dos 40 km/h.
O percurso do ônibus panorâmico conta com três paradas: a parada do Macuco Safari, que é a primeira, depois a parada Trilha das Cataratas, onde fica o Hotel das Cataratas, e, por fim, a terceira parada, onde ficam as lanchonetes, restaurante e acesso ao elevador panorâmico, chamada de Espaço Porto Canoas.
O que os guias que acompanham o passeio recomendam é que você desça do ônibus na parada do Hotel das Cataratas, para iniciar a trilha por ali. Essa recomendação faz sentido, já que a trilha desse ponto até as passarelas é descida – então você já evita as escadas para subir.
Eu gosto dessa recomendação por essa questão de facilidade da trilha e, também, por você ter a oportunidade de ir conhecendo as Cataratas aos poucos: primeiro vai ver as quedas no lado argentino, depois vai se aproximando da área principal até chegar ao ápice na Garganta do Diabo. Tudo perfeito, mas, se quiser uma sugestão diferente, no tópico sobre o melhor horário para visitar as Cataratas vou dar uma alternativa – especial para quem pretende chegar cedo e encontrar a passarela com poucas pessoas.
Grupo com Dicas e Promos de Foz do Iguaçu
Antes de continuar, quero te convidar pra entrar no meu grupo de viajantes de Foz do Iguaçu. Eu criei esse grupo no WhatsApp para compartilhar uma promo e o grupo deu super certo. Ao invés de encerrar depois da promo, decidi manter o grupo como um canal para os viajantes que vão fazer essa viagem.
No grupo os viajantes dão dicas, compartilham suas experiências e eu, claro, estou lá pra ajudar e também compartilhar as melhores promoções em ingressos, hotéis e passeios para sua viagem.
Se você vai fazer essa viagem, quer dicas e também quer aproveitar descontos exclusivos para os leitores do blog, entra agora no Grupo dos Viajantes - Foz do Iguaçu.
A trilha, como você vai ver, é muito tranquila e em cada ponto, a beleza das Cataratas do Iguaçu se revela de uma forma diferente. Só para você ter uma ideia, a altura das quedas varia entre 60 e 82 metros – uma maravilha da natureza realmente incomparável.
Quando você chega perto das passarelas da área principal, com uma estrutura de ferro, é onde o coração acelera de emoção: sentir a água das Cataratas bater no corpo é como se, mais do que nunca, você estivesse realmente integrado naquele cenário.
Caminhando pelas passarelas, com toda a exuberância das Cataratas ao seu redor, você vai, enfim, chegar ao ápice do passeio: a Garganta do Diabo, de onde terá uma das vistas mais lindas e impressionantes das Cataratas do Iguaçu.
O abismo onde a natureza mostra sua força tem 82 metros de altura, 150 metros de largura e cerca de 700 metros de comprimento. É uma beleza que arrepia, emociona e aquece o coração. Não tem como não se emocionar ao chegar e ver de perto um lugar tão lindo e especial como esse.
Mas não pense que a beleza do passeio termina nesse ponto. Ao sair da Garganta do Diabo e seguir no sentido do elevador panorâmico, continuando a trilha, você ainda terá diferentes e lindíssimos pontos de observação para as Cataratas – podendo, inclusive, chegar bem perto delas.
Nessa área você já encontra uma loja de lembrancinhas e pode acessar o elevador para ver as Cataratas pelos níveis mais altos – o acesso ao elevador conta com rampas de acessibilidade. Aproveite a subida para contemplar essa beleza toda de uma forma ainda mais especial.
Ao desembarcar do elevador, o mirante te presenteia com mais uma vista exuberante – cada ponto desse passeio é um cenário diferente de tirar o fôlego.
Nesse ponto alto você já conta com uma estrutura onde pode comprar comida, água e usar o banheiro – mas fique esperto com os quatis que costumam aparecer para pedir, ou, melhor dizendo, roubar a sua comida. NÃO ALIMENTE ESSES ANIMAIS! Além de não fazer bem para eles, você corre o risco de se machucar – e eu vi isso de perto com uma mulher que foi mordida por um deles.
Se a fome estiver batendo, melhor do que esse ponto para comer, minha sugestão é que você siga para as lanchonetes que ficam próximas ao restaurante Porto Canos. O restaurante é para quem prefere uma refeição completa e, para quem prefere um lanche rápido, as lanchonetes dessa área contam com boas e gostosas opções de sanduíches – eu paguei cerca de R$ 35 em um combo com refrigerante, batata e hambúrguer… estava uma delícia!
Após a pausa para o descanso e o lanchinho, chegou a hora da aventura mais emocionante do dia e que não pode ficar de fora da sua programação: o Macuco Safari!
Eu ainda vou atualizar um post completo falando sobre o Macuco, mas garanto que é uma aventura que você não pode deixar de fora do seu roteiro. Como esse é um passeio que fica dentro do Parque Nacional, você não vai ter como deixar para outro dia – é agora ou nunca!
Caso você esteja nesse momento perto do horário do almoço, entre meio dia e uma da tarde, recomendo que você faça mais uma horinha antes de ir para o Macuco. Como o sol costuma ser muito forte nessa hora, acho melhor esperar um pouco – mas veja como isso se encaixa na sua programação.
Para fazer o Macuco, você precisa pegar novamente o ônibus panorâmico: dessa vez vai embarcar na parada do elevador e descer na parada do próprio Macuco Safari.
O Macuco é uma atração que vai levar você por um passeio por dentro da Mata Atlântica até chegar nas margens do Rio Iguaçu. Nesse ponto você vai embarcar em um bote que vai percorrer as águas do rio até chegar bem próximo as quedas d’água – garanto que é uma das melhores sensações que você vai ter na vida.
Nem pense em investir em uma capa de chuva, pois você não tem como sair seco desse passeio – e essa é a melhor parte de todas! Para fechar seu dia nas Cataratas do Iguaçu da melhor maneira possível.
Como comentei, agora vou resumir aqui algumas dicas e informações para ajudar você a ter a melhor experiência possível no passeio às Cataratas do Iguaçu. Bora lá!
Quanto tempo você precisa para conhecer as Cataratas do Iguaçu
Para quem está organizando um roteiro em Foz do Iguaçu, essa questão de tempo em cada atração é bem importante. No caso das Cataratas do Iguaçu, esse tempo é um pouco relativo: vai depender muito do seu ritmo, das pausas para fotos e, também, se você vai incluir o Macuco Safari na sua programação.
Muitas pessoas decidem combinar a visita às Cataratas do Iguaçu com a visita ao Parque das Aves, já que ele fica bem em frente ao Centro de Visitantes. Por isso vou deixar duas recomendações para você: o tempo que eu gosto de sugerir, para quem tem mais flexibilidade, e a organização mais lógica, para quem tem um roteiro mais enxuto.
🪁 Aproveitando que você está por aqui, se quiser mais dicas de viagens, roteiros, lugares, fotografia... Me dá um grito no Instagram @umviajante
Para quem tem mais tempo de viagem
Se você tem tempo tranquilo para essa viagem, minha sugestão é um Full Day Cataratas – separe um dia da sua programação só para curtir o Parque Nacional. Você chega cedo, faz toda a visita, come com tranquilidade no almoço, faz uma hora por lá ou mesmo caminha novamente pela trilha e, por fim, finaliza o dia com o Macuco Safari.
Como você vai terminar o dia molhado, a dica é sair dali e seguir para o hotel para descansar e depois sair para jantar em Foz.
Nesse formato você visita o Parque das Aves em outro dia da sua programação. Para quem gosta de aventura, uma boa pedida é visitar o Parque das Aves e depois partir para o Aguaray – que leva para um passeio de caiaque pelas águas do Rio Iguaçu.
Veja aqui como é o passeio de caiaque o Aguaray
Para quem tem pouco tempo no roteiro
Caso você não tenha tanto tempo, é totalmente viável combinar as Cataratas do Iguaçu, incluindo o Macuco Safari, com o Parque das Aves. Nesse caso, porém, você só vai ter que se atentar a alguns pontos:
O Parque das Aves fica fora do Parque Nacional, então você precisa decidir se faz ele no começo do seu dia ou no final. Muita gente, como eu na primeira vez, prefere fazer o Parque das Aves no começo dia – porém você acaba fazendo meio que correndo por estar ansioso para ver as Cataratas.
Se deixar o Parque das Aves para o final, tem que pensar que estará encharcado depois do Macuco. A melhor alternativa, no meu ponto de vista, é levar uma muda de roupa para trocar depois do Macuco e deixar o Parque das Aves para o final.
Assim você tem a chance de chegar nas Cataratas do Iguaçu no primeiro horário, sem muitas pessoas; fazer todo o passeio das trilhas com calma; almoçar ou lanchar e aí sim, fazer o Macuco Safari. Lembrando só que a última entrada no Parque das Aves é às 17h, porém por você pode ficar lá dentro até perto das 18h.
Eu já visitei o Parque das Aves no final da tarde e foi o melhor horário: bem mais tranquilo, vazio e parecia que até as aves estavam mais relaxadas. Super recomendo dessa forma.
Veja aqui um roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu
Qual a melhor época para visitar as Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu podem ser visitadas em qualquer época do ano, porém o cenário pode mudar um pouco por conta da vazão das quedas d’água. No verão, quando o volume de chuvas é maior, é comum que a vazão fique até acima da média. Já no inverno, por ser um período mais seco, a vazão tende a diminuir – mas a beleza do lugar continua a mesma.
Vale ressaltar, claro, que nosso planeta está passando por mudanças climáticas bruscas e isso reflete em qualquer atrativo que envolta a natureza. Com um volume de chuvas muito intenso, a vazão pode ser assustadora e, inclusive, fechar o acesso às passarelas – como já aconteceu algumas vezes.
O efeito contrário, que inclusive passamos recentemente, por conta de uma forte estiagem, reduziu bastante o volume das quedas e até o desaparecimento temporário de alguma delas. Garantir um cenário específico, hoje, é praticamente impossível. Minha última viagem foi no final de novembro e, apesar de um pouco abaixo da média, eu achei a viagem perfeita.
Vale destacar que quando chove muito a água fica mais barrenta, com tons de marrom; já na vazão normal ou até um pouco abaixo do normal, a tendência é uma água cristalina e esverdeada – muito lindo!
Minha dica para você, caso tenha flexibilidade de datas, é: evite alta temporada, feriados e finais de semana. Visitar as Cataratas em um dia de semana, longe das férias, é a melhor opção que você pode ter.
Qual o melhor horário para visitar as Cataratas do Iguaçu
Essa é uma dúvida que normalmente aparece entre os viajantes que estão pensando nas fotos de viagem ou, claro, em quem quer tentar pegar o destino o mais vazio possível. Eu, que não sou bobo nem nada, pensei bastante sobre isso para tentar os melhores horários.
Minha dica, que lá no começo eu disse que daria, para quem quer encontrar as passarelas mais vazias, é a seguinte: ao invés de desembarcar do ônibus na parada do Hotel das Cataratas, onde começa a trilha – como praticamente todas as pessoas vão fazer – você pode optar por desembarcar direto na parada do elevador.
Obviamente essa dica só faz sentido se você for o primeiro a chegar e estiver no primeiro ônibus. Você vai descer e encontrar as passarelas e a Garganta do Diabo praticamente vazias. O ponto ruim nesse caso é que você vai fazer a trilha subindo e depois terá que retornar novamente para chegar ao restaurante – mas é uma alternativa.
Durante a manhã o sol nasce no lado brasileiro e ilumina o lado argentino das Cataratas – o que é ótimo para as fotos com o lado de lá ao fundo. Perto do horário do almoço, meio dia, além do calor intenso, a luz fica péssima para fotos – é melhor ir comer nesse horário.
Caso você queira curtir o final da tarde no parque, pode fazer o Macuco já na sequência do almoço e de lá, voltar para a área das passarelas. No final da tarde temos o sol iluminando o lado brasileiro e uma sombra no lado argentino – ainda assim, é um lindo horário para ver a beleza das Cataratas do Iguaçu.
Hospedagem dentro do parque com vista para as Cataratas
Não pense que a parada do ônibus no Hotel das Cataratas é apenas figurativa. Se você pode investir e quer ter uma experiência única nessa viagem, é possível se hospedar ali e ter as Cataratas do Iguaçu como o jardim do seu quarto.
Obviamente, claro, esse hotel ultra exclusivo tem um valor alto e não é para todos. Meu sonho é passar uma noite lá – quem sabe um dia. Mas, ainda mais legal do que dormir dentro do Parque Nacional, é que você tem livre acesso para as Cataratas – sim, isso mesmo! Então, os hóspedes, muito privilegiados, têm a oportunidade de ver o sol nascer e também o pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu – tendo elas praticamente só para eles.
Só por essa experiência e oportunidade, mesmo que o hotel nem fosse de luxo, eu acho que já é incrível. Nem recomendo que você deva ficar uma semana nesse hotel, até pela questão da logística… mas se tiver a oportunidade de ficar ao menos duas noites nele, pode ter certeza que será único.
Veja aqui o valor do Hotel das Cataratas para sua viagem
Lembrando que ao reservar seu hotel em Foz do Iguaçu pelos links do blog, você me ajuda com meu trabalho e não gasta nada a mais com isso. Sempre que puder e for reservar no Booking.com faça por esses links ou reserve aqui sua acomodação no Airbnb.
Dicas para aproveitar o seu dia nas Cataratas do Iguaçu
Para fechar esse superpost com as melhores dicas para você aproveitar o seu dia nas Cataratas do Iguaçu, vou resumir e reforçar aqui algumas dicas muito importantes:
• Se tiver tempo no seu roteiro, separe um dia completo para as Cataratas do Iguaçu. Além de aproveitar melhor o seu dia, você volta para o hotel mais tranquilo e ainda tem energia para sair para jantar em Foz.
• Esse é um dia que você vai se molhar muito, independente de fazer ou não o Macuco Safari. Eu recomendo que você leve uma muda de roupa para trocar antes de ir embora do parque.
• Nas lojas do parque é possível comprar capas de chuva para se proteger da água que vem das Cataratas: eu acho um desperdício. Se for pensar então no Macuco, é jogar dinheiro fora. Aproveite essa água maravilhosa e deixe molhar.
• Falando em molhar, obviamente nem tudo precisa molhar: cuide bem do seu celular e câmera. Recomendo uma proteção extra caso seu dispositivo não seja resistente a água. No Macuco eu não recomendo levar celular! Leve uma GoPRO presa ao corpo e curta o passeio numa boa.
• Sobre as regrinhas básicas: NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS! E, por Deus, não faça pedidos jogando moedas nas Cataratas… você quer uma benção ou uma punição divina por estar poluindo o meio ambiente?!?! Lembre-se disso e pode reclamar se ver alguém fazendo isso por lá.
• Voar Drone nas Cataratas do Iguaçu: por ser um Parque Nacional você precisa de autorização para voar, caso contrário é proibido voar lá. Eu fiz todo um processo para conseguir a autorização e, ainda assim, só voei fora do horário de funcionamento do parque e com a presença de um guia.
• Para um dia confortável, um calçado leve é o melhor que você pode optar para o passeio. Sandálias também são boas alternativas – desde que fiquem bem presas ao pé. Como a tendência é molhar o calçado, não recomendo chinelo – já pensou uma Havaianas arrebentando a alça, você escorregando e o seu celular voando para a Garganta do Diabo??? Melhor não arriscar, né!?
• Por fim, evite os grandes feriados, períodos de férias e, se for possível, priorize a visita às Cataratas durante a semana. Você vai curtir muito!
Informações Gerais: horário e ingresso
É importante atentar que o horário de funcionamento pode mudar de acordo com a época da sua viagem. Nessa temporada, por conta da pandemia, o horário de funcionamento do parque é diferente do padrão.
Horário de Funcionamento
Todos os dias da semana, das 8h às 16h – para entrada.
O primeiro ônibus tem saída do Centro de Visitantes às 8h.
O último ônibus de retorno, saindo do Espaço Porto Canoas, é às 17h30.
O estacionamento funciona todos os dias, das 7h às 18h.
Ingresso Cataratas do Iguaçu: valores e onde comprar
O ingresso para visitar as Cataratas do Iguaçu, para brasileiros, custa cerca de R$ 90,00 reais – esse valor pode variar dependendo da época da sua viagem.
Para quem vai viajar em família, crianças de até 6 anos não pagam para entrar.
Vale destacar que o ingresso para a entrada ao Parque Nacional do Iguaçu, assim como os ingressos para atrativos como o Macuco Safari e Parque das Aves, pode ser comprado através de agência. A grande vantagem é a facilidade de fazer um pacote único com todos os seus passeios, conseguir preços promocionais e ainda ter a chance de parcelar todos eles em uma única compra – o que você não consegue se comprar cada um separadamente nas bilheterias.
Quero destacar aqui a Loumar Turismo, que foi onde fechei todos os meus ingressos e passeios em Foz do Iguaçu. Além de conseguir valores promocionais, ainda existe a facilidade de parcelamento – perfeita para quem vai fazer vários passeios ou está viajando em família.
A Loumar é uma agência super de confiança e bastante conhecida em Foz do Iguaçu. É uma agência receptiva, então eles são referência por serem especialistas nesse destino. Os valores são realmente muito atrativos e, para melhorar, hoje os leitores do blog que fecharem um combo de passeios com eles podem receber um bom desconto.
O atendimento da Loumar é excelente e você pode falar com eles direto pelo WhatsApp para fechar, além dos passeios e ingressos, também sua hospedagem, transporte do aeroporto, transfer para os passeios e até aluguel de carro, se for a sua necessidade – mas lembre-se de comentar que é leitor aqui do blog Um Viajante.
🚨 ALERTA PROMO: Reserve hotel com a Loumar e ganhe ingresso para o Movie Cars! 🚗
Além de todas as vantagens e descontos que comentei, a Loumar está com uma promoção super legal para os leitores do blog! Ao entrar em contato por esse link, para cada quarto que você reservar, você GANHA 1 ingresso do Movie Cars! Isso mesmo… se você reservar 2 quartos, vai garantir 2 ingressos! Essa promoção é por tempo limitado, então não deixa pra depois!! 💚 💙
Caso prefira receber o contato da Loumar por e-mail, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência. Listei alguns atrativos aqui no formulário que você pode selecionar para facilitar a sua comunicação. Pode ter certeza de que será uma ótima experiência.
Como chegar às Cataratas do Iguaçu
O Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu está localizado a cerca de 18 km do centro de Foz do Iguaçu, muito próximo ao Aeroporto Internacional de Foz e também ao Parque das Aves. Para quem não está com veículo próprio ou carro alugado, minha sugestão é fechar um transfer com uma agência – você pode aproveitar e fechar tudo direto com a Loumar.
Veja um post completo sobre como chegar às Cataratas do Iguaçu
Vou deixar aqui o mapa para você visualizar o percurso do centro de Foz até a entrada do Parque Nacional:
Hospedagem em Foz do Iguaçu
Ainda está procurando por hospedagem em Foz do Iguaçu? Eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da melhor localização, foi o hotel com o melhor custo benefício na cidade.
Fazendo a reserva direto no site do hotel, você tem um desconto especial com o cupom UMVIAJANTE.
Reserve o Hotel Bogari no site do hotel
Se prefere fazer sua reserva no Booking ou buscar por outros hotéis disponíveis em Foz do Iguaçu, vou deixar o link para você encontrar as melhores ofertas – lembrando que ao reservar aqui você também me dá uma força com o blog. Eu super agradeço!
Reserve o Hotel Bogari no Booking.com
Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com
Vídeo Foz do Iguaçu: para inspirar sua viagem
Quer ter um gostinho de como viajar para Foz do Iguaçu é especial? Veja aqui o vídeo que produzi nessa viagem e que tem imagens para você já ir sonhando com o dia de estar lá.
Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @umviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá 🙂
Tudo sobre Foz do Iguaçu
Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:
Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu
Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma informação sobre as Cataratas do Iguaçu ou outros atrativos de Foz, fique à vontade para deixar um comentário neste post! Valeuuu!
Melhor conteúdo que encontrei até agora..obrigadaa
Amei suas dicas, tudo o que eu precisava! Parabéns pelo site, super organizado, rico em detalhes. E o melhor: informações atuais!
Olá Ricardo, muito boas as suas dicas. Quantos dias você recomenda para essa viagem? E na sua opinião a visita à Itaipú vale a pena? Abçs
Therezinha Anderson
Super post o seu! Estou adorando e tem várias dicas atualizadas q vai economizar muito tempo e dúvida.
Parabéns
Obrigado pelas dicas completas e práticas.
Esse foi o site onde encontrei as melhores dicas!
Valeuuu Ricardo!! Fico feliz que o blog está ajudando na sua viagem. Se tiver qualquer dúvida é só dar um grito aqui!! Abraços