A beleza, a lenda e os segredos das Cataratas do Iguaçu

Consagradas com uma das Sete Maravilhas da Natureza e declaradas como Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu são, sem a menor dúvida, um dos maiores tesouros do Brasil.

Eu pensei bastante em como escrever esse post, já que boa parte dele seria apenas de elogios: é linda, é incrível, é um espetáculo, é um dos lugares mais lindos do mundoenfima beleza das Cataratas do Iguaçu fala por si só e dispensa comentários.

Também não queria fazer um post só com fotos, apesar de ter tido a sorte de fotografa-las em um dia lindo!!

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

Depois de pensar um pouco eu decidi fazer um post com algumas curiosidades sobre as Cataratas algumas coisas que eu só fui descobrir lá e que talvez também sejam novidades para você.

Eu pensei nisso quando lembrei de uma história que um dos guias da Loumar Turismo me contou… uma história que nem todos conhecem e que envolve as Cataratas do Iguaçu e Santos Dumont – Eu não tinha ideia da importância que foi o papel de Santos Dumont na história das Cataratas.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

Pois bem, quase ninguém sabe e poucos se interessam em pesquisar o porque de existir uma Estátua de Santos Dumont no Parque Nacional do Iguaçu – E é com essa história que eu vou começar esse post…

Fazendo uma viagem no tempo, você poderia imaginar que as Cataratas do Iguaçu já foram uma propriedade particular? Sim!! Acredite!

Agora imagine como era ter as Cataratas no quintal da sua casa?!?! A cara da riqueza hein?!

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

O proprietário se chamava Jesús Val, um uruguaio que ganhou alguns hectares de terra da Colonia Militar do Iguaçu –  uma das atribuições deles era justamente conceder terra aos colonos.

E foi em um simples trâmite desses que Jesús Val se tornou proprietário das terras onde hoje está localizado o Parque Nacional do Iguaçu.

Tempos depois, lá em 1916, Santos Dumont visitou Foz do Iguaçu. O Pai da Aviação se hospedou na filial do Hotel Brasil, onde havia um tipo de passeio que levava até as cataratas – um passeio de mais de 6 horas de carroça, da cidade até as cataratas.

Santos Dumont ficou maravilhado com o que encontrou e não hesitou em subir num tronco de árvore, caído sobre o precipício, para apreciar por completa a vista da Garganta do Diabo.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

Ele ficou extasiado com tamanha beleza, mas também perplexo por saber que tudo aquilo era uma propriedade particular.

Santos Dumont foi incansável e usou de toda sua influência para que a então Província do Paraná desapropriasse as terras, declarando-as de utilidade pública.

Já pensou que, talvez, sem o esforço de Santos Dumont, nossas cataratas ainda poderiam ser propriedades de alguém? Sim, pode acreditar…

Vista do lado argentino das Cataratas dos Iguaçu
Vista do lado argentino das Cataratas dos Iguaçu

O uruguaio Jesús Val não ficou totalmente no prejuízo e recebeu uma certa quantia de dinheiro no ato da desapropriação – pra quem recebeu as terras de graça, qualquer trocado já estava valendo.

Anos mais tarde, em 1939, o governo federal criou o Parque Nacional do Iguaçu e a estátua de Santos Dumont, que fica perto do local que ele havia visitado, foi inaugurada em 1979.

Bacana né? Era uma parte da história que eu desconhecia e que fiquei sabendo quando visitei Foz do Iguaçu.

Outras curiosidades sobre as Cataratas do Iguaçu

• O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.
• O termo Iguaçu vem do guarani e significa “água grande”.
• As Cataratas são formadas por 275 quedas d’água, que tem uma média de 70 metros de altura.
• O ponto mais alto de queda d’água tem quase 85 metros de altura e é a famosa Garganta do Diabo.

A Lenda das Cataratas

Por trás da beleza das Cataratas também existe uma lenda mais folclórica – ou não, basta você acreditar...

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

Uma história de amor proibido dos índios caingangues….

Reza a lenda que a filha do cacique dessa tribo, a jovem Naipi, era tão linda que a água do rio parava quando a jovem nele se refletia.

Devido a sua beleza, a india foi prometida ao deus da tribo, o grande Mboi, devendo viver somente para o seu culto.

Mas como boa história de amor proibido que se preze, é claro que existia um índio forte, jovem e guerreiro, que se apaixonou pela moça.

O nome dele era Tarobá, e ele teve o seu amor foi correspondido – apesar de ser proibido.

No dia da consagração da jovem ao deus Mboi, Tarobá fugiu com ela em uma canoa, remando rio abaixo.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

O deus Mboi ficou tão furioso com a fuga que se penetrou nas entranhas da terra, retorcendo o seu corpo e produzindo uma enorme fenda que formou… as Cataratas do Iguaçu.

E o que aconteceu com o casal de apaixonados? Conta-se que Naipi foi transformada em uma das rochas das cataratas, onde sentirá para sempre a força das águas revoltas, e Tarobá foi transformado em uma palmeira, à beira do abismo. Debaixo dessa palmeira fica a entrada de uma gruta, onde o deus vingativo vigia eternamente as duas vítimas.

Que deus malvado hein!?! Pois é… essas foram algumas das curiosidades que eu tinha para compartilhar com você sobre as Cataratas do Iguaçu.


🪁 Aproveitando que você está por aqui, se quiser mais dicas de viagens, roteiros, lugares, fotografia... Me dá um grito no Instagram @umviajante

Siga: instagram.com/umviajante

Nem preciso dizer que as Cataratas devem fazer parte do seu roteiro em Foz né?!? Afinal, ir para Foz do Iguaçu e não ver as Cataratas é a mesma coisa que ir pra Disney e não ver o Mickey – e sim, conheço gente que já foi pra Foz e não viu, acredite!!!

Informações detalhadas sobre horários, preços e pacotes você encontra em um post especial contanto sobre a visita:

Veja aqui como é a visita às Cataratas do Iguaçu.

Aproveite para ver o post super sobre o incrível Parque das Avesque você pode visitar no mesmo dia das Cataratas.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

Feche os seus passeios para Foz do Iguaçu com desconto

Para você que está organizando a viagem e o roteiro para Foz do Iguaçu, quero destacar aqui um ponto importante e dar uma boa dica para economizar na hora de pagar a sua viagem

O preço dos ingressos com a Loumar é o mesmo ou até, muitas vezes, mais barato do que nas bilheterias. Sem falar nas opções de ingressos combinados e promoções que surgem ao longo do ano.

Ingressos Foz do Iguaçu: quais atrações comprar antes da viagem

Vale destacar ainda que você pode fechar, além dos ingressos, seu hotel, transfer para os passeios e até aluguel de carro, em um único combo. A melhor notícia é que os leitores do blog vão ter um desconto especial ao fechar com eles! Você garante os melhores valores, recebe desconto e, para completar, ajuda o meu trabalho com o blog, bacana né!?!?


🚨 ALERTA PROMO: Reserve hotel com a Loumar e ganhe ingresso para o Movie Cars! 🚗

Além de todas as vantagens e descontos que comentei, a Loumar está com uma promoção super legal para os leitores do blog! Ao entrar em contato por esse link, para cada quarto que você reservar, você GANHA 1 ingresso do Movie Cars! Isso mesmo… se você reservar 2 quartos, vai garantir 2 ingressos! Essa promoção é por tempo limitado, então não deixa pra depois!! 💚 💙


Vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência e receber as informações para sua viagem. Listei alguns atrativos no formulário para você selecionar e facilitar a sua comunicação com eles. Pode ter certeza de que será uma ótima experiência.

[wpforms id=”42443″]

Hospedagem em Foz do Iguaçu

Se você não definiu seu hotel em Foz do Iguaçu, tenho uma boa dica: eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da melhor localização, foi o hotel com o melhor custo benefício na cidade.

Você pode fazer a sua reserva no Booking.com e também buscar por outros hotéis disponíveis em Foz do Iguaçu. Vou deixar o link para você encontrar as melhores ofertas – lembrando que ao reservar aqui você também me dá uma força com o blog. Eu super agradeço!

Reserve o Hotel Bogari no Booking.com

Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com


Vídeo Foz do Iguaçu

Pra ter um gostinho de como é viajar para Foz do Iguaçu, veja aqui o vídeo que produzi na minha viagem mais recente. As imagens estão lindas e você já pode ir sonhando com o dia da sua viagem:


Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá 🙂

Tudo sobre Foz do Iguaçu

Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:

Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu 

Espero que você tenha curtido esse post! E não se esqueça de ficar ligado aqui no blog pois em breve eu vou contar como é o incrível Macuco Safari – uma das melhores aventuras em Foz do Iguaçu.

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem. [wpforms id="42445"]
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

6 Comentários

  1. Thais

    Oi Robson… Fui para o Atacama e usamos todas as suas dicas. AS MELHORES 😀
    Estou organizado uma agora para foz por causa das suas fotos tb. Já li que você está programando passar todo seu roteiro, e estou aguardando por isso, mas queria já me adiantar quanto a hospedagem. Pode me passar?
    Obrigada e continue nos inspirando sempre.
    Até mais.

    Responder
  2. Danielle

    Oi Robson, estou indo pra Foz final de agosto. Queria dicas sobre passeios pra fzr por lá, como esportes radicais ou pra dar um pulo no Paraguai. Vc conheceu alguma empresa de confiança? Se sim, costuma ser quanto esses passeios?

    Obrigada pelas dicas incríveis!! Estou anotando tudo 🙂

    Responder
  3. maria

    tal qual voce tb fiquei surpresa com o papel de santos dumont com relaçao as cataratas. como nao se fala nisso né. visitei varias vezes a casa de santos dumont em petropolis e nao se faz mensao sobre este ato patriotico. e para surpresa minha dias depois de visitar as cataraas comecei a ler um livro assim colhido aloeatoriamente na minha estante e justamente fala de ana neri um outra heroina ligada a guerra do paraguai e que em momento algum vi guias falando sobre ela. temos que avançar muito quanto a questao de valorizaçao dos nossos herois. gostei de sua mençao sobre o santos dumont. parabens e obrigada.

    Responder
    1. Robson Franzói

      Pois é né Maria, eu fiquei bastante surpreso. As vezes nos perdemos na nossa própria história… Mas aí vem o lado bom de viajar: podemos ver lugares lindos, como as cataratas, e ainda aprendemos sobre a nossa história.

      Muito obrigado pelo comentário!!! Grande abraço!!

      Responder
  4. Lídia Ruiz

    Super bacana o post, Robson! As Cataratas do Iguaçu são mesmo incríveis, e bem interessante você ter citado a lenda das Cataratas pois muita gente não conhece. Foz é uma cidade cheia de encantos e o Parque Nacional tem o maior deles 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *