Torres del Paine: onde fica, como chegar, dicas, mapa, valores e mais

Considerado como uma das principais reservas da América do Sul, o Parque Nacional Torres del Paine é a atração mais importante da Patagônia Chilena. Veja aqui onde fica, como chegar, dicas, mapa, valores e mais informações para o seu roteiro.

Não tem quem olhe uma foto de Torres del Paine e não fique perplexo com tamanha beleza. Estamos falando de um dos lugares mais incríveis da América do Sul, e porque não afirmar, do mundo?!

Torres del Paine, Patagônia Chilena

Se você está pensando ou já está programando sua viagem pela região da Patagônia, certamente Torres del Paine faz parte de suas anotações. Talvez eu seja suspeito para falar, até porque ainda tenho muito do mundo para conhecer, mas posso afirmar de coração aberto que esse foi um dos lugares mais lindos que já tive o prazer de visitar.

Para ajudar no planejamento da sua viagem, decidi fazer esse post guia com várias informações importantes e legais para contribuir com seu roteiroespero que ajude! Caso você queira complementar, pode ficar à vontade para comentar no final do post!

Um pouco sobre a história de Torres del Paine

Antes de falar das dicas em si, é legal comentar um pouco sobre a história desse lugar que você está prestes a conhecer: o Parque Nacional Torres del Paine.

Cascada del Rio Paine - Torres del Paine - Patagônia Chilena

Criado em maio de 1959, a reserva foi originalmente chamada de Parque Nacional de Turismo Lago Grey tendo o nome alterado para o que conhecemos hoje apenas dois anos mais tarde.

Em abril de 1978, foi declarado oficialmente como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Uma área especialmente designada para aliar a conservação ambiental ao desenvolvimento humano sustentável – ou seja, um espaço onde a relação do homem e o meio ambiente deve ser otimizada, preservando assim os recursos naturais dessa região.

Parque Nacional Torres del Paine, Patagônia Chilena

Com uma área superior a 200 mil hectares, o Parque Nacional Torres del Paine já foi listado por alguns sites com uma das maravilhas do mundo. Hoje, ele recebe mais de 160.000 viajantes por ano e tem tudo para ser a pitada de ouro no seu roteiro pela Patagônia.

Onde fica e como chegar em Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine está localizado na província de Última Esperanza, a cerca de 110 km de Puerto Natales e a 253 km de El Calafate, na Argentina. O aeroporto chileno mais próximo fica na cidade de Punta Arenas – 417 km ao sul do Parque Nacional.

Como chegar em Torres del Paine saindo de Santiago

O Parque Nacional de Torres del Paine está localizado a mais de 2.700 km ao sul de Santiago, uma boa distância! Para percorrer esse trajeto tudo vai depender de quanto tempo você tem, quanto pretende gastar e também o estilo de viagem que vai fazer.

A maneira que vou comentar primeiro é a mais próxima da que eu fiz, mas também vou dar opções para quem pretende fazer uma parte da viagem de carro ou ônibus.

Primeira etapa: voo de Santiago para Punta Arenas

Saindo de Santiago você deve pegar um voo para a cidade de Punta Arenasonde fica o aeroporto chileno mais próximo do parque.

As companhias Sky, JetSmart e LATAM fazem a cobertura desse trecho – sendo as duas primeiras as mais econômicas. O voo tem duração de aproximadamente 3h20min.

Recomendo que você compre a passagem do Brasil para Santiago e, separadamente, o trecho até Punta Arenas – a não ser que encontre alguma promoção.

Segunda etapa: de Punta Arenas para Puerto Natales

Como eu fiz minha viagem com a FlaviaBia Expediciones, nós nos encontramos em Punta Arenas e ali iniciamos a expedição – veja aqui como foi o meu roteiro de 10 dias na Patagônia.

Caso vá por conta, existem duas opções:

Alugar um carro: você pode alugar um carro para viajar pela Patagônia e chegar até Puerto Natales, a principal base para vários passeios da região. Eu recomendo o site da RentCars para você pesquisar e fazer a reserva do seu carro – não chegue lá sem ela, pois pode ser uma problema conseguir um veículo sem agendamento.

Fazer a viagem de ônibus: a segunda opção é viajar de ônibus de Punta Arenas até Puerto Natales. No site Recorrido.cl você pode encontrar as passagens da empresa Bus-Sur. Outra companhia que também faz o trecho é a Buses Fernández. A viagem de ônibus dura aproximadamente 3 horas.

 Terceira Etapa: de Puerto Natales para Torres del Paine

Como comentei, Puerto Natales é a cidade base para fazer vários passeios na Patagônia Chilena. Além de Torres del Paine, você também pode visitar o Glaciar de Perito Moreno e fazer a Navegação aos Glaciares Balmaceda e Serrano, entre outras atividades.

Seguindo a viagem de carro, você tem duas opções de rotas:

Rota pela Entrada Rio Serrano: saindo da cidade, você vai seguir pela estrada que passa pela Cueva del Molodón e seguir pela estrada de chão batido até a entrada do parque (Entrada Rio Serrana).

Rota Entrada Laguna Amarga: saindo da cidade, você vai percorrer um trajeto maior em estrada asfaltada. Após 54 km, você passará pelo Cerro Castillo e então, vai virar à esquerda em uma estrada de chão batido. Siga até chegar na entrada do parque (Entrada Laguna Amarga).

Seguindo de ônibus: como chegar em Torres del Paine de ônibus:

Se você quer chegar de ônibus em Torres del Paine, existem duas empresas que fazem rotas saindo de Puerto Natales e chegando na Laguna Amarga, Puduetoonde tem saída um catamaran e onde fica a controle da CONAF. Você pode ver mais informações sobre esse transporte no site das companhias: Buses Gomez e Buses Maria Jose.

Como chegar em Torres del Paine saindo de Buenos Aires

Outra opção que muitas pessoas pesquisam é como chegar em Torres del Paine vindo da Argentina, já que muitos fazem esse roteiro. Nesse caso, o ponto inicial para quem vem do Brasil é Buenos Aires. De lá você precisa chegar em El Calafate onde fica o aeroporto da Argentina mais próximo ao parque.

De El Calafate para Torres del Paine

Para ir de El Calafate até Torres del Paine você também tem duas opções: alugar um carro ou seguir a viagem de ônibus.

Assim como comentei antes, também recomendo o site da RentCars para você pesquisar e fazer a reserva do seu carro, caso essa seja a sua opção.

Se você decidir fazer a viagem de ônibus, seu destino será Puerto Natalesnovamente a cidade base que comentei anteriormente. O trajeto de ônibus dura aproximadamente seis horas por uma estrada boa.

Puerto Natales - Patagônia Chilena
Pôr do Sol em Puerto Natales

Na alta temporada eles colocam mais ônibus à disposição, então é tranquilo fazer a viagem. Você pode comprar com a empresa Recorrido.cl, ou direto na rodoviária em empresas como a Turismo Zaahj, Cootra e outras que operam esse trecho.

Chegando em Puerto Natales você vai ter as duas opções que comentei na terceira etapa anterior.

Quanto custa: valores para entrar em Torres del Paine

Agora que você já sabe exatamente como chegar no Parque Torres del Paine, é preciso ressaltar que existe uma taxa de entrada:

Valor na alta temporada (1º de outubro a 30 de abril):
Adultos: 21.000 pesos chilenos. 
Crianças: 6.000 pesos chilenos.

Valor na baixa temporada (1º de maio a 30 de setembro):
Adultos: 11.000 pesos chilenos.
Crianças: 1.000 pesos chilenos.

Se quiser, pode conferir os valores atuais e fazer a compra das entradas online, diretamente no site da CONAF:

Compre aqui suas entradas para Torres del Paine.

Clima em Torres del Paine: qual a melhor época para ir

Como já falei ao logo dos posts dessa viagem, o clima na Patagônia é muito instável e pode mudar de uma hora para outra. Por conta disso, você sempre deve estar preparado para encarar as condições climáticas mais difíceis: com chuva, vento, frio e até neve.

Base Torres del Paine - Patagônia Chilena

Por ser uma região muito extrema, escolher a melhor época pode fazer a diferença na sua experiência nessa viagem. Eu recomendo que você se programe para o verão, que é a alta temporada – e não se engane, mesmo no verão faz frio!

Entre meados de outubro até o final de abril é o melhor período que você tem para visitar Torres del Paine. No inverno alguns passeios até são encerrados por conta da neve.

Torres del Paine no inverno
Veja como o cenário se transforma perto do inverno…

Aqui no blog já fiz um post com mais detalhes sobre o clima na Patagônia, vale a pena dar uma olhada para entender melhor a região:

Clima na Patagônia: qual a melhor época para conhecer

Onde se hospedar em Torres del Paine

Se além de visitar, você também tem interesse em se hospedar em Torres del Paine, fique sabendo que é possível! Apesar de Puerto Natales ser uma boa cidade base, estar dentro ou pelo menos mais próximo ao Parque Nacional vai te proporcionar boas experiências – e vistas de tirar o fôlego.

Aqui no blog já fiz um post com as melhores opções de hotéis para você se hospedar dentro ou bem próximo ao Parque Nacional Torres del Paine:

Veja aqui onde se hospedar em Torres del Paine

Circuitos de trekking em Torres del Paine

Muitos viajantes que visitam o Torres del Paine estão em busca dos circuitos de caminhada. Dentro do parque existem várias opções, sendo os mais conhecidos os que vou comentar aqui:

Trekking Base Torres del Paine

Esse foi o único que fiz até o momento. Ele é um trekking de aproximadamente 20 km e leva você até a base das torres. É considerado de nível médio/alto e é feito em um único dia. Eu curti muito e recomendo que você pense em incluir no roteiro.

Base Torres del Paine - Patagônia Chilena

 Veja aqui como foi o trekking até a base das Torres del Paine

Circuito W

O circuito W, que ainda está nos meus planos, tem aproximadamente 70 km. Das opções longas, ele é o mais indicado para os viajantes menos experientes, já que tem um caminho sem muitas dificuldades – apesar da distância.

Trekking rumo a base das Torres del Paine - Patagônia Chilena

Espero, muito em breve, ter a oportunidade de realizar esse trekking e compartilhar aqui com vocês. Caso queira ver um post bem completo sobre ele, veja esse Guia W do Blog de Escalada.

Circuito O

Já o circuito O, com incríveis 120 km, é indicado para os viajantes mais experientes. Para esse percurso é necessário, no mínimo, 7 a 8 dias – podendo levar mais tempo, dependendo do viajante.

Seria um sonho que vislumbro pela frente? Pode apostar que sim! Enquanto não compartilho essa experiência por aqui, olha esse Guia O do Blog de Escalada

Mapa de Torres del Paine com os principais pontos da região

Para quem quer explorar o Parque de Torres del Paine, um bom mapa certamente vai fazer toda diferença. Obviamente você já conhece o Google Maps e ele dispensa apresentações. Vou listar alguns pontos principais no mapa e disponibilizar aqui, mas antes disso quero passar dois outros mapas da região.

Você pode baixar eles no seu computador em PDF e até enviar para o seu celular. Apesar de não ser um mapa interativo, onde você pode ver a sua localização e tudo mais, ele é bem completo e cheio de informações.

Mapa Torres del Paine

Nesse primeiro mapa você vai ver em destaque a região de Torres del Paine, com várias demarcações úteis, inclusive dos circuitos de caminhada:

Mapa Torres del Paine

Baixe aqui a versão em PDF do mapa.

Mapa amplo da Região de Torres del Paine

O segundo mapa mostra o mesmo que o primeiro, só que é mais abrangente e chega a apontar até as proximidades de Puerto Natales:

Mapa Torres del Paine - Puerto Natales

Agora sim, vou passar o mapa do Google Maps, onde você pode selecionar alguns pontos principais que listei e utilizar de forma interativa:

 Veja aqui o mapa de Torres del Paine em outra janela.

Vale a pena visitar Torres del Paine na Patagônia

Olha, se tem uma coisa que vale a pena nessa vida é viajar e descobrir lugares tão incríveis quanto Torres del Paine. Pode ter certeza que é uma experiência que você vai levar pra toda vida!

Recomendo muito que você inclua no seu roteiro e, se possível, faça a viagem acompanhado de bons guias e com toda segurança possível. A agência FlaviaBia Expediciones me deu todo suporte nessa expedição e eu a recomendo com total segurança.

Se quiser falar com ela sobre a viagem, vou deixar o formulário a baixo para você mandar uma mensagem diretamente para a Flávia. Não se esqueça de comentar que viu a dica no blog Um Viajante, isso me ajuda muito! De verdade mesmo!

Reservas na Patagônia e Seguro Viagem Chile

Antes de terminar, quero só reforçar que é muito importante fazer suas reservas de hospedagem com antecedênciaespecialmente se for viajar na alta temporada. Sempre que puder, realize suas reservas através do Booking.com pelos links aqui no blogvocê vai me dar uma força e não vai gastar nada a mais com isso.

 Acesse o Booking e faça sua reserva aqui!

Por fim, não se esqueça de sempre fazer o Seguro Viagem quando sair do Brasil. Por mais que não seja algo obrigatório, é de extrema importância – principalmente falando de um lugar extremo como a Patagônia. Aqui no blog você tem um desconto para fechar o seguro com mais de uma empresa, vou deixar o link do post com mais informações e os cupons para você utilizar:

 Seguro Viagem América do Sul: informações e cupons

Informações oficiais

Caso queira confirmar ou se atualizar sobre alguma informação, vale a visita no site oficial do Parque Nacional Torres del Paine.

Agora sim, chegamos ao fim desse guia para você que quer conhecer Torres del Paine, na incrível região da Patagônia Chilena. Espero que o post ajude no seu planejamento e se precisar de algo a mais, pode comentar aqui no post que eu vou te ajudar. Ainda tem mais conteúdo pela frente, fique de olho no blog!! Valeuuu!!

Expedição Patagônia

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

2 Comentários

    1. Robson Franzói

      Oi Isa!!Ahhh que demais!! Tenho certeza que vai amar Torres del Paine. Destino incrível!!!

      Se precisar de qualquer coisa é só dar um grito aqui!! Bjooo

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *