Como organizar um roteiro de viagem no Deserto do Atacama

Dicas para quem vai começar a montar um roteiro de viagem pelo Deserto do Atacama, no Chile. Veja o que vai interferir na sua viagem e como se organizar.

Localizado no Norte do Chile, com mais de 1.000 km de extensão, o Deserto do Atacama é considerado o deserto mais alto do planeta e também uma das regiões mais áridas que existem.

Lagunas Altiplânicas - Deserto do Atacama, Chile

Um lugar onde a natureza extrema se faz presente em cada olhar, o Atacama é um destino onde podemos nos conectar com a natureza e sentir uma energia diferente de qualquer outro lugar do mundo.

Com cenários de tirar o fôlego, onde as cordilheiras formadas por vulcões desenham o horizonte e as lagoas de águas coloridas parecem miragem, é difícil encontrar algum viajante que não se surpreenda.

Eu, que estive no Atacama pela primeira vez em 2014, já estou perto de completar 10 viagens para esse destino incrível. Não tenho como negar que sou um privilegiado por ter um lugar assim tão presente na minha vida.

O Atacama representa muitas fases e momentos importantes da minha caminhada como viajante – em todos os sentidos. Foi lá que me descobri e redescobri em vários sentidos, que mudei minha forma de admirar e também de respeitar a natureza.

Eu e minha mãe no Deserto do Atacama - FlaviaBia
Eu e minha mãe no Deserto do Atacama…

Foi também o lugar que escolhi para levar minha mãe para a primeira longa viagem dela. A sua primeira vez fora do Brasil, o primeiro voo de avião… e com o destino mais especial que eu poderia escolher – ainda vou contar mais detalhes dessa incrível viagem.

Mas agora vamos ao que interessa. Vou passar as dicas básicas para quem quer organizar um roteiro de viagem pelo Atacama.

Roteiro de viagem no Deserto do Atacama

Antes de mais nada, já quero reforçar um ponto super importante: viajar para o Atacama é algo que não tem idade, não tem tempo ou restrição.

É claro que estamos falando de um destino extremo e, obviamente, temos que ter certos cuidados. Mas o que quero reforçar é que esse é um destino que vai encantar qualquer viajante.

Salar de Talar, Atacama - Agência Ayllu

Se você gosta de aventura ou caminhadas, lá irá encontrar opções incríveis. Se curte uma viagem mais sossegada, para relaxar e só curtir o visual, o Atacama também é perfeito para você.

Como falei, já levei minha mãe para o deserto. Também tive a oportunidade de subir o vulcão Lascar ao lado de uma família inteira: pai, mãe e um casal de filhos adolescentes. Confesso que fiquei emocionado em ver a união deles e a alegria de compartilhar um momento como aquele.

Esse destino, ao meu ver, tem uma energia incrível – capaz de curar e transformar pessoas. Tudo só depende de cada um se abrir e se conectar com o lugar e com tudo o que ele tem para oferecer.

Como organizar o seu roteiro de viagem pelo Atacama

Vamos começar, finalmente, com as dicas práticas para você organizar seu roteiro pelo Deserto do Atacama.

O que vou fazer é levantar os pontos importantes que podem interferir na organização do seu roteiro:

Cada um desses pontos é crucial e vai interferir diretamente na sua experiência no Atacama. Vou começar falando deles e depois, nos próximos posts, passarei alguns roteiros detalhados que você poderá usar na sua organização.

O seu estilo de viajante no Atacama

Primeiro ponto importante é saber o estilo de viagem que você pretende fazer. Se é uma viagem com mais aventura, trilhas e caminhas… ou se quer mais sossego… para descansar e recarregar as energias.

Existem, obviamente, passeios imperdíveis no Atacama para qualquer tipo de viajante. E também passeios que vão dar mais prazer pra quem curte uma atividade física na natureza e outros para quem não quer mais saber disso – quer mesmo é um visual lindo e uma taça de vinho para acompanhar.

Um Viajante - Deserto do Atacama

Nenhuma dessas opções é errada! Você é quem manda e tem que fazer o que realmente te faz feliz!! Se é brindar com espumante no pôr do sol, se jogaa!! Se é sentar e ficar em silêncio no seu canto, seja feliz assim!

De qualquer forma esse é o primeiro ponto que vai ajudar você na escolha dos passeios e montagem do seu roteirojá que hoje existem muitas opções de atividades no Atacama.

A época da sua viagem para o Atacama

Apesar do Deserto do Atacama ser um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, cada estação tem suas características próprias.

No começo do ano, especialmente janeiro, por exemplo, é quando existe maior possibilidade de chuva em algumas áreas – o que não é comum, mas pode acontecer. Dependendo da intensidade, alguns passeios podem ser interditados.

No meio do ano, entre os meses de junho e agosto, o frio reina no deserto. Tem que ir bem preparado para enfrentar baixas temperaturas e, claro, ciente de que se uma nevasca acontecer na cordilheira, alguns passeios também podem ter alteração – destinos extremos são assim.

Inverno no Atacama- Lagunas Altiplânicas

Por conta disso eu recomendo muuuuito que você escolha muito bem a agência que vai realizar os passeios. Em situações assim, as agências mais sérias vão oferecer todo o suporte necessário e você não vai ficar no prejuízo.

Vou deixar aqui dois posts que podem ajudar muito na sua viagem para o Atacama, tanto na questão da época da viagem quanto na escolha da agência:

Clima no Atacama: qual a melhor época para ir

Agência no Atacama: qual a opção que eu recomendo

Quantos dias ficar no Atacama

O tempo que você tem disponível para fazer a viagem também vai interferir muito na sua experiência no deserto. Eu costumo dizer que 4 dias é o mínimo para realizar essa viagem. Melhor ainda é quem tem entre 5, 6 ou 7 dias completos.

Mirante Piedras Rojas - Atacama, FlaviaBia

Logo mais vou fazer um post com um roteiro detalhado tanto para quem tem mais tempo quanto para quem tem poucos dias no Atacamao viajante que vai fazer uma viagem express. Não que eu recomende, mas vou tentar ajudar da melhor forma possível.

Veja aqui um post detalhado sobre quantos dias ficar no Atacama

Quanto custa viajar para o Atacama

Outro ponto que vai interferir bastante no seu roteiro é a grana que você tem disponível. Existem passeios mais caros, outros mais baratos. Opções que você pode fazer por conta própria e também passeios que só podem ser feitos com agência.

Nos roteiros que vou sugerir para você, vou incluir os passeios que considero incríveis e que merecem fazer parte da sua viagem. Obviamente, caso a grana esteja curta, você pode substituir alguns desses passeios por opções mais baratas – como alugar uma bike e sair pedalando.

Lagunas Escondidas - Atacama

Vale lembrar que a sua hospedagem também vai interferir diretamente no seu orçamento. Em San Pedro de Atacama, que é a cidade base para realizar essa viagem, existem muitas opções de hotéis – apesar de ser um deserto, eles estão bem preparados para receber viajantes.

No Atacama você encontra desde hotéis simples e hostels, até hotéis mais confortáveis e luxuosos. Tem opções para todos os estilos e bolsos:

Veja aqui os hotéis que recomendo no Atacama

Faça aqui sua reserva de hotel no Booking.com

Compare também os valores no Hoteis.com

Escolhendo sua agência de passeios no Atacama

Por fim, chegamos ao último ponto importante. Como comentei, para realizar a maior parte dos passeios no Atacama é necessário contratar uma agência. No povoado de San Pedro de Atacama você encontra hoje uma quantidade absurda de agências – oferecendo propostas que até Deus duvida.

É possível, sim, chegar no Atacama, sair andando e fechar o passeio com a primeira agência que aparecer – não que seja o que eu recomendo!

A principal dica é para que você pesquise bem e veja as recomendações da agência que vai fechar os passeios. Hoje existem agências que não são registradas oficialmente, que simplesmente enchem os carros de turistas e saem para fazer os passeios.

Mais uma vez, lembro que estamos falando de um destino extremo e que segurança é o mínimo que uma agência precisa oferecer – incluindo guias qualificados, carros em bom estado e equipamentos de segurança e primeiros socorros.

Uma agência que recomendo muito no Atacama é a FlaviaBia Expediciones, que foi criada por uma brasileira que vive no deserto. Eu já conheço a Flavia desde a primeira vez que fui ao Atacama e acompanho de perto o trabalho e todo diferencial que ela oferece aos viajantes.

Agência de passeios no Atacama - Chile

Vou deixar aqui um post que pode ajudar na sua escolha – lembrando que a Flavia oferece um desconto especial para quem é leitor do blog Um Viajante.

Diferenciais da agência FlaviaBia Expediciones

Desconto nos passeios do Atacama

Como acabei de falar, a Flavia oferece um desconto especial para quem é leitor do blog Um Viajante. No formulário abaixo você envia uma mensagem diretamente para a agência e recebe as informações que precisar: valores, cronograma e detalhes dos passeios.

É importante mencionar o blog, pois essa é a única forma que tenho de mensurar os leitores e conseguir mais oportunidades legais para compartilhar por aqui.

Outros pontos importantes para organizar sua viagem

Todos esses pontos que comentei são totalmente cruciais para você organizar uma viagem legal para o Atacama. Mas não é só isso, têm alguns outros pontos que você também precisa considerar:

Esses três pontos também são bem importantes na hora de organizar seu roteiro no Atacama e ajudarão a definir como será sua experiência na viagem.

Tempo de deslocamento até o Atacama

Bom, esse ponto é referente a sua viagem de casa até chegar no Deserto. Apesar de não ser tãooo distante, chegar no Atacama dá uma leve canseira.

Primeiro que não temos voos diretos para Calama, que é a cidade onde fica o aeroporto mais próximo do deserto. Ou seja, você tem que pegar um voo do Brasil até Santiago e depois outro voo para Calama.

Aeroporto de Calama - Deserto do Atacama - Chile

Caso você não more em uma cidade que tenha voo direto para Santiago, pode contar com mais uma escala aí no seu roteiro. Ou seja, você vai pegar um voo da sua cidade para São Paulo (por exemplo), mais um voo de São Paulo para Santiago (cerca de 4 horas) e então um voo de Santiago para Calama (mais umas 2 horas).

Enfim, chegou no Atacama!?!? Só que não, meu amigo!!! Você ainda precisa ir para San Pedro de Atacama, lembra?? A cidade base para fazer os passeios no deserto. De Calama até San Pedro é uma viagem de aproximadamente 1 hora – que você pode fazer com um transfer direto do aeroporto.

Calle Caracoles - San Pedro de Atacama- Chile

Agora sim, podemos dizer que você chegou mesmo no deserto! Ou seja, provavelmente, se saiu bem cedo de casa, levou um dia inteiro até chegar no Atacama – ainda mais contando com as horinhas de aeroporto.

Uma opção, caso você tenha Santiago nos planos dessa viagem, é começar pela capital do Chile e depois seguir para o deserto – assim não fica tão cansativo logo de início.

Veja aqui um roteiro completo de Santiago + Atacama em 10 dias!

Com base nisso que falei sobre o deslocamento, pode incluir 1 dia inteiro no roteiro para chegar lá e mais 1 dia inteiro para voltar para casa. Sendo assim, uma viagem de 5 dias completos no Atacama, vai consumir, pelo menos, 7 dias da sua agenda de férias.

Veja aqui como economizar na sua passagem aérea para o Atacama

Aclimatação com a altitude

Outro ponto importante que você precisa considerar na hora de organizar seu roteiro no Atacama é a aclimatação com a altitude.

Preciso lembrar que você estará quase sempre a 2.200 metros acima do nível do mar, sem falar nos passeios que te levam acima dos 5.000 metroshaja fôlego e oxigênio.

Gelo cobrindo o deserto do Atacama

Bom, cada pessoa reage a altitude de maneira diferente. Algumas pessoas sentem uma leve dor de cabeça, outros um pouco de tontura, enjoo… e algumas sortudas, não sentem nada.

Isso, normalmente, tem ligação com o seu preparo físico e, ainda mais, com a sua alimentação. Não que eu possa garantir que você, por ser um super atleta, vai chegar lá e tirar de letra – já vi muita gente fitness botando os bofes para fora no deserto.

Eu mesmo, que não sou nenhum atleta, consigo lidar super bem com a altitude. Por isso, tentar se aclimatar é o melhor que você faz – já que nada garante como o seu sistema vai lidar com a altura.

Minha sugestão é para incluir os passeios mais baixos nos primeiros dias e depois, para o final do seu roteiro, os passeios mais altos.

Energia para cada dia da viagem

Por fim, é muito importante que entenda como você é como viajante. O quanto está disposto a se esforçar, acordar cedo e fazer as coisas num ritmo mais acelerado – também é muito importante pensar em quem vai estar com você e se tem o mesmo ritmo, senão, meu filho, é estresse na certa!

Geyser El Tatio, Atacama
Amanhecer no Geyser El Tatio, Atacama

Se conseguir organizar dessa forma, eu recomendo que coloque um passeio mais puxado em um dia, e outro mais tranquilo no outro – um que tenha caminhada, outro que seja mais contemplação.

Sempre gosto de deixar as Termas de Puritama para o último dia da viagem, assim você volta para casa relaxado!

Veja aqui como é o passeio das termas do Atacama

Termas de Puritama - Atacama

Bom, acredito que com tudo isso você está mais do que pronto para montar seu roteiro pelo deserto. Minha ideia era colocar aqui a sugestão de roteiro, mas o post ficaria gigantesco. Então vale a pena ficar de olho nos próximos posts, onde vou colocar opções prontas de roteiro, e também em tudo o que já publiquei no blog:

Veja aqui todos os posts sobre o deserto do Atacama

Espero ter ajudado na sua organização. Se tiver dúvidas ou alguma sugestão, fique à vontade para deixar seu comentário. Valeuuu!!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

4 Comentários

  1. Cris

    Robson querido, você é incrível por dividir tantas experiências conosco. Além de fazer uma super diferença para quem vai ao destino, você faz com pessoas tenham vontade de conhecê-lo. E foi isso que aconteceu comigo e meu companheiro…estamos indo para o Deserto do Atacama, por sua causaaaaaa!!
    A viagem é para Santiago tambem, mas tivemos que incluir o Deserto de tanto ler seu blog…
    Estamos com uma baita dúvida, e resolvemos pedir ajuda para quem mais entende sobre o lugar. Pode nos ajudar?
    Teremos 5 dias inteiros no Deserto e, estamos com dúvidas nos passeios fazer.
    Ficamos extasiados com o novo passeio da FlaviaBia que o Miragem Andinas, mas, pelos valores, estamos inclinados a optar pela Ayllu, mas não sabemos se teremos paisagens tão marcantes como as que vimos no seu post sobre as Miragens. Queríamos então que pudesse nos dizer realmente o que faz sentido, o que não podemos de deixar de fora. Já sabemos de alguns que não queremos deixar, como Geyser el tatio, lagunas altiplanicas e piedras rojas, lagunas escondidas + bus, vulcão lascar e atrononico.
    Mas tem o espelho da Lagoa Lejia, que é o maior sonho mesmo, e voce comenta que antes de subir ao Vulcão passa por ela, mas pelo horário, será que existe a possibilidade de vê-la tão incrível? E teremos que deixar alguns passeios de fora, claro, mas, por favorzinho, nos diga qual desses passeios podemos ficar tranquilos em deixar pra trás…rs
    Muito difícil, ne? Vamos em setembro deste ano, tentamos sair do inverno pra não morremos de frio.
    Tentei solicitar orçamento nas Agencias da FlaviaBia e Ayllu através do seu blog, mas não tiver retorno, parece que não receberam o e-mail….só um toque mesmo.

    Ahhh, ficaremos no Cumbres, que também foi escolhido por causa da sua indicação!!!!
    Obrigada pelo enorme favor que faz a todos que amam viajar!!!
    Bjo grande

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oiii Cris!!! Ahhh, fiquei tão feliz com a sua mensagem… de verdade mesmo!! Chega me emociona saber que, de alguma forma, ajudo na realização do sonho de outros viajantes

      Que pena que não vai conseguir fazer os passeios com a Fla, você ia gostar muuuito!! De verdade!

      Então, se você vai fazer o Lascar, pode ficar tranquila que você vai ver a laguna sim… suuuuper lindaaa!!!!

      Jura que não recebeu o e-mail da Flavia? Elas sempre respondem super rápido.

      Você quer que eu passe o seu e-mail para elas entrarem em contato com você?

      Ahhh e que demais que vai ficar no Cumbres, você vai amaaaaarrr!!!!

      Sobre hotéis, sempre que puder… lembra de fazer sua reserva pelo link aqui do blog. Você não vai gastar nada a mais com isso e ainda vai me dar uma super força

      Link para reservar os hotéis: http://umvia.me/booking

      Se tiver qualquer dúvida é só me dar um grito aqui

      Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Mo!! Tudo bem? Então, eu não conheço o trabalho da Araya.. mas posso te garantir que a qualidade da FlaviaBia tem se destacado muito. O trabalho dela e de toda equipe é muito bom… digo isso de forma super transparente. Já fiz os passeios várias vezes, conheci os guias de perto e todos os viajantes que encontrei e fizeram os passeios amaram… de verdade.

      Se posso te dar minha opinião, nem tenha dúvida… a Flavia está com uma trabalho maravilho.

      Se tiver qualquer outra dúvida me dá um grito aqui

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *