Dezembro, janeiro e fevereiro no Atacama: o Inverno Altiplânico e atenção para o clima!

Está planejando uma viagem para o Chile e pretende visitar o Deserto do Atacama entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro? Veja nesse post como é o clima, a temperatura e o que você precisa saber sobre o Inverno Altiplânico.

Ao pesquisar sobre o Deserto do Atacama, é muito provável que você já tenha encontrado informações a respeito do clima extremo dessa região. Muitas pessoas até repensam a viagem por conta das temperaturas negativas que são facilmente encontradas nos meses mais gelados do ano.

Para quem realmente não gosta de frio e sonha em conhecer as belezas do deserto mais árido do mundo, planejar a viagem entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro pode ser uma opção a ser considerada, mas é muito importante entender como é clima nesse período.

Valle de la Muerte - Deserto do Atacama

Desde que visitei o Atacama pela primeira vez, em 2014, tive a oportunidade de voltar muitas vezes e ver de perto como o deserto se transforma em cada estação do ano. Hoje, posso dizer que conheço essa região de uma forma íntima e me sinto acolhido quando chego lá – talvez seja por isso que não me canso de voltar e me surpreender com esse destino.

Com base em todas as expedições que já realizei e também com informações de amigos que hoje vivem no deserto, decidi escrever alguns posts focados nos meses do ano no Atacamae assim, ajudar, da melhor forma possível, quem está planejando uma viagem para lá.

Vou deixar aqui o link para os posts dessa série que já estão no ar, assim você pode comparar e também conhecer um pouco mais do deserto em cada época do ano:

Veja como é o Atacama em junho, julho e agosto

E aqui, como é o Atacama em setembro, outubro e novembro

Agora, dando continuidade a essa série, vamos ver como é o Atacama em dezembro, janeiro e fevereiroos meses que trazem um clima mais instável e também o chamado Inverno Altiplânico. Espero que aproveite as dicas para sua viagem e claro, se tiver dúvidas, pode ficar à vontade para me enviar uma mensagem nos comentários.

Dezembro no Atacama: a chegada dos dias quentes e do Inverno Altiplânico

Dezembro marca a chegada do verão no Hemisfério Sul e também das temperaturas mais altas no Deserto do Atacama, incluindo condições climáticas mais instáveis. Apesar de ser verão, esse período é chamado de Inverno Altiplânico: um período em que as condições climáticas mudam de um instante para o outro.

Como é o clima em dezembro no Atacama

Durante o dia costuma fazer calor, especialmente no povoado de San Pedro de Atacama e também nos passeios da região, como Lagunas Escondidas, Valle de la Luna e Valle de la Muerte. Já nos passeios de altitude, apesar de ser uma época de melhores condições e menos frio, é possível que você encontre até neve ou mesmo tempestades.

Dezembro é o mês marcado pelo começo das férias, o que faz o povoado ficar bem mais agitado nesse período – viajantes de várias partes do mundo visitam o Atacama nesse mês. É muito importante reservar sua estadia com antecedência para não correr o risco de ficar sem boas opções.

Veja aqui onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Passar o final do ano no Atacama é o sonho de muitos viajantes, porém é importante estar atento à programação da agência que escolher. Cada agência faz o seu horário: algumas não abrem no Natal, incluindo dia 24, 25 e 26 de dezembro, já outras param por alguns períodos apenas.

San Pedro de Atacama, Chile

Muitas agências trabalham praticamente todos os dias, sendo apenas meio período no dia 24 de dezembro. No dia 25 é comum que os passeios sejam realizados, mas é importante confirmar.

No dia 31 de dezembro também é comum a operação em apenas meio período. Não espere por grandes festas de virada do ano em San Pedro de Atacama: a ideia de passar o réveillon no deserto é para quem sonha com algo diferente e está mais interessado na energia do local do que nas festas em si.

Clima e temperatura em dezembro no Atacama

Falando exatamente sobre o clima e temperaturas no mês de dezembro no Atacama, é importante lembrar que uma é a média referente ao que podemos encontrar na região de San Pedro de Atacama e outra, bem diferente, encontramos nos passeios de altitude.

Como é o clima em dezembro no Atacama

Em San Pedro de Atacama, no mês de dezembro, as temperaturas variam entre 7ºC no início do dia e 24ºC nas horas mais quentes. Com o clima da região, é comum que a sensação térmica seja superior a essa média.

Já nos passeios de altitude, acima dos 4.000 metros, você pode pegar -2ºC no início do dia – ou até mais frio, como é normal acontecer nos Geysers.

O mais importante é que você saiba que esse período no Atacama é chamado, como comentei, de Inverno Altiplânico. Por ser extremante instável, é difícil prever as condições que vai encontrar na sua viagem: você pode pegar dias calor, sol e temperaturas altas; mas também pode pegar chuva, tempestades nos finais de tarde e até neve nos pontos mais altos.

Passeios no Atacama no mês de dezembro

Dentre os meses do Inverno Altiplânico, dezembro é o que costuma ter as melhores condições para passeios. É possível, sim, encontrar certa instabilidade, mas normalmente é um mês em que os passeios ocorrem de forma mais tranquila.

Infelizmente, estamos sofrendo com as mudanças climáticas em nosso planeta e, por esse motivo, lugares com climas tão extremos como o Atacama refletem ainda mais essas mudanças.

Inverno Altiplânico - Deserto do Atacama

Para evitar problemas, minha principal dica para quem quer visitar o deserto durante o Inverno Altiplânico, seja em dezembro, janeiro ou fevereiro, é que escolha uma boa agência. Como existe a chance das condições climáticas interferirem nos passeios, ter uma agência séria e segura pode fazer muita diferença na sua experiência e também na hora de solucionar qualquer problema.

Gosto de reforçar a questão da agência por dois motivos: a segurança, já que uma agência séria não vai colocar os passageiros em risco durante condições climáticas desfavoráveis; e também na questão de profissionalismo, onde você vai ter uma tratativa muito mais fácil em caso de passeios cancelados.

Hoje, a agência que recomendo por conhecer a bastante tempo, é a FlaviaBia Expediciones. No final do post vou deixar um formulário para você entrar em contato direto com ela, mas eu não poderia deixar de destacar essa questão nesse ponto.

Janeiro no Atacama: o clima e o Inverno Altiplânico no deserto

E quem não sonha em começar o ano em um destino tão incrível como o Deserto do Atacama? Janeiro é um mês que atrai muitos viajantes para o deserto, especialmente até a primeira quinzena. Por ser um período de férias, as duas primeiras semanas do ano costumam ser bem movimentadas no povoado de San Pedro de Atacama.

San Pedro de Atacama - Como é o clima
Além de viajantes, muitos cachorros pelas ruas do povoado…

O dia 1º de janeiro é quando praticamente todas as agências param e não existe saída de passeios. Como muitos guias e motoristas saem para comemorar a virada do ano, não existiria condições de passeios com segurança já no dia primeiro. Uma boa pedida é pegar uma bike e sair explorando os arredores do povoado.

A partir do dia 2 de janeiro as atividades voltam ao normal e você pode curtir o destino normalmente.

Clima e temperatura em janeiro no Atacama

O clima em janeiro, no Atacama, segue marcado pelo Inverno Altiplânico: os dias costumam ser bem quentes e as noites, com temperaturas amenas. O alerta é sobre a instabilidade que esse período carrega: sendo possível ter chuvas, tempestades e até neve nos pontos mais altos.

Fevereiro no Atacama, como é o clima?

Assim como dezembro, não é garantindo que você vai pegar condições climáticas ruins, mas, sim, é um mês que existe essa chance. Você pode pegar dias de sol e sem uma única nuvem no céu, ou mesmo dias nublados com tempestades ao final da tarde.

Apesar de ser um mês com temperaturas mais elevadas, é importante que você esteja sempre preparado para temperaturas negativas na altitude. Em San Pedro de Atacama, no mês de janeiro, as temperaturas variam entre 8ºC no início do dia e 25ºC nas horas mais quentes.

Imagine que você faça um passeio acima dos 4.000 metros de altitude e pegue um dia nublado e com ventos fortes: a sensação térmica será, certamente, de temperaturas negativas – por isso, mesmo nos meses do verão, você tem que ter roupa adequada para temperaturas perto de 0ºC.

Passeios no Atacama no mês de janeiro

Por conta da instabilidade que chega com o Inverno Altiplânico, os passeios no Atacama em janeiro podem, sim, sofrer alterações. Um volume grande de chuvas pode interditar estradas e algumas rotas têm a possibilidade de serem fechadas.

Pôr do sol com nuvens no Salar de Atacama
Pôr do sol com nuvens no Salar de Atacama

Assim como destaquei em dezembro, aqui também é muito importante que você escolha uma boa agência para fazer os passeios: além de ser uma segurança financeira, também é uma questão de segurança durante a sua viagem no deserto.

Caso dê sorte e as condições climáticas não tragam chuvas, esse é um mês muito agradável de fazer passeios de altitude, como Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, e também com água, como as deliciosas Termas de Puritama.

Fevereiro no Atacama: o clima e o fim do Inverno Altiplânico no deserto

Fevereiro é o último mês que carrega os traços fortes do Inverno Altiplânico e também o período com a maior probabilidade de instabilidade no clima do deserto. Os dias costumam ser bem quentes e existem boas chances de pancadas de chuva nos finais de tarde.

As tempestades elétricas e com muitos raios também são mais comuns durante fevereiro. Dentre todos os meses do ano, fevereiro é o que eu menos recomendo para a visita – mas, como já comentei, não existe como garantir as condições climáticas. O Inverno Altiplânico é marcado por sua instabilidade!

Como é fevereiro no Deserto do Atacama

Se o carnaval cair em fevereiro, é comum ter celebrações típicas no povoado de San Pedro de Atacama nas mesmas datas – não chega a ser um super carnaval, mas são celebrações interessantes de acompanhar.

Clima e temperatura em fevereiro no Atacama

Dentre os meses do Inverno Altiplânico, como comentei, fevereiro costuma ser o mais marcado pelas instabilidades climáticas. Assim como dezembro e janeiro, não é possível garantir que você vai pegar condições climáticas ruins, mas, sim, é um mês que existe essa chance.

Como é fevereiro no Deserto do Atacama

No mês de fevereiro, as temperaturas variam entre 8ºC no início do dia e 24ºC nas horas mais quentes – considerando as médias do povoado de San Pedro de Atacama. Nos passeios de altitude, como você já sabe, as temperaturas podem ser negativas e a sensação térmica bem gelada.

Passeios no Atacama no mês de fevereiro

Por conta da instabilidade climática, fevereiro é o mês com o maior risco de passeios serem cancelados e parques fechados. Estamos falando de um destino extremo, então a segurança precisa sempre estar em primeiro lugar.

Nuvens no céu do Atacama

Caso você feche um passeio com uma agência e ela informe que, devido às condições climáticas, o passeio está cancelado, é importante respeitar isso e buscar com ela a melhor alternativa para sua viagem. Não tente fazer o passeio por conta própria ou com outra agência que ignore os riscos, é uma questão de segurança!

O que não pode faltar na mala nesses meses?

Agora que você já tem uma ideia melhor de como é o clima e as temperaturas que irá encontrar entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro no Atacama, vou deixar aqui algumas dicas para ajudar você a enfrentar as condições extremas do Inverno Altiplânico. Vamos ao que não pode faltar na sua bagagem:

Segunda pele: mesmo sendo os meses mais quentes, você sabe que pode pegar frio na altitude. A segunda pele vai ajudar seu corpo a se manter aquecido e isso faz uma diferença muuuito grande. É um item que vale a pena investir!

Touca/luva /cachecol: são acessórios que fazem uma diferença absurda! Não deixe de levar, especialmente nos passeios de altitude, onde os ventos podem ser fortes – depois você vai me agradecer!

Meias grossas: existem algumas específicas para temperaturas negativas – eu tenho e recomendo. Caso não queira gastar com isso, vale calçar dois ou três pares nos passeios mais gelados – tudo depende de como você lida com o frio.

Jaqueta de plumas: não que precise ser exatamente esse modelo, mas eu gosto por ser bem quentinha e leve – mas você pode levar outro modelo parecido.

Jaqueta corta vento: eu também não deixaria esse item fora da mala. Sei que é um investimento, mas se estiver ventando forte, você vai ver como ajuda! Essa é a jaqueta que deve ser usada por cima de tudo!

Calçado confortável e fechado: você não precisa gastar com um calçado específico para neve ou para temperaturas negativas. Mas recomendo algo leve e, de preferência, bem fechadinho. Aqueles tênis de academia, que são todos furadinhos para o pé respirar, vai deixar entrar vento e seus dedos vão ficar gelados – não é uma boa!

Se vestir em camadas, como eu sempre digo, é o mais recomendável. O que pode acontecer nesse período é você sentir calor e tirar as camadas mais cedo, mas não deixe de ir preparado para o frio!

Confira aqui um post completo sobre como fazer a mala para o Atacama.

Agência de passeios no Atacama

Entender o clima e escolher as roupas e acessórios corretos para enfrentar as baixas temperaturas é um ótimo passo, mas volto a reforçar que escolher uma boa agência faz toda a diferença especialmente em um período instável como o Inverno Altiplânico.

FlaviaBia Expediciones - Agência San Pedro de Atacama

Como já falei no início do post, recomendo muito o trabalho da FlaviaBia Expediciones, que sempre se preocupa em oferecer a melhor experiência para os viajantes com total segurança – e também tem uma política super correta em situações imprevisíveis com o clima.

Uma viagem dessas é um sonho que vai se tornar realidade e sei que você está batalhando por isso, guardando dinheiro e se esforçando muito para viver essa viagem tão especial. Por isso, só recomendo algo que sei que vai fazer diferença em sua experiência.

Eu confio e acredito, de verdade, que sua viagem para o Atacama com os serviços da Flávia será realmente especial. Você pode entrar em contato diretamente com a agência através do formulário abaixo e elas vão passar todas as informações detalhadas – e se falar que viu a dica no blog Um Viajante, além de dar uma força para o blog, você vai receber um desconto especial para os leitores.

Vídeo: Deserto do Atacama

Recentemente eu publiquei no canal um vídeo super especial sobre o Deserto do Atacama. Tenho certeza que irá te inspirar ainda mais para essa viagem incrível – confere aqui:

Se curtiu o vídeo, aproveite e clica aqui para se inscrever no canal e acompanhar o conteúdo que estou produzindo por lá

Seguro Viagem Chile: é necessário fazer?

Aproveitando as dicas de viagem, vou deixar aqui o link para um post com um assunto muito sério e que merece a sua atenção: o seguro viagem para o Chile. Confira e descubra como você pode contratar esse seguro com desconto!

Veja aqui tudo sobre o Seguro Viagem para o Chile!

Tudo sobre o Deserto do Atacama

Vale reforçar que aqui no blog você encontra um conteúdo super completo sobre o Deserto do Atacama. Vale a pena dar uma olhada para planejar todos os detalhes da sua viagem:

Veja aqui todos os posts do Atacama

Espero que tenha curtido esse post e que ele tenha ajudado a clarear suas dúvidas sobre o clima, as temperaturas e Inverno Altiplânico nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro no Atacama. Logo vou publicar outros posts como esse para os demais meses do ano. Se tiver alguma dúvida, pode ficar à vontade para comentar aqui no post. Valeuuu!!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *