Quer descobrir os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu de uma forma prática e super informativa? Conheça o City Tour Iguassu, um passeio de ônibus que te convida a conhecer um pouco da história e curiosidades sobre a terra das Cataratas.
Quem visita Foz do Iguaçu sempre tem no roteiro, claro, as Cataratas do Iguaçu. Mas não se engane ao pensar que sua viagem vai se resumir a elas. Além de ser o berço de uma das sete maravilhas da natureza, Foz é uma cidade cheia de histórias, belezas e lugares incríveis que você não pode deixar de conhecer.
Para mergulhar de cabeça no destino e começar seu roteiro com pé direito, a melhor dica que posso dar é para você iniciar sua programação com um City Tour em Foz do Iguaçu: o passeio de ônibus que percorre pontos históricos da cidade e revela curiosidades que dificilmente você teria acesso de outra maneira.
Eu, como sempre gosto de destacar, acho que uma viagem vai muito além de apenas observar lugares bonitos. Sempre que posso, incluo ao menos um passeio guiado pelo destino que estou conhecendo. Além de ser uma ótima forma de ter um panorama geral da cidade, um tour como esse enriquece muito nossa experiência de viagem como um todo.
Nesse post vou mostrar como é o principal passeio de ônibus em Foz do Iguaçu e porque o City Tour Iguassu deve fazer parte do seu roteiro – se possível, claro, já no primeiro dia de viagem.
Como é o City Tour em Foz do Iguaçu
O City Tour Iguassu é considerado um dos principais passeios de Foz do Iguaçu. No ônibus de dois andares, com uma boa vista panorâmica, você vai percorrer as ruas importantes e descobrir construções e monumentos que fazem parte da história da cidade.
Eu já tive oportunidade de fazer passeios como esse em várias cidades ao redor do mundo: em alguns lugares gostei e em alguns não achei tão necessário. O passeio em Foz realmente se destacou e posso dizer que é imperdível para quem visita a cidade pela primeira vez.
Durante todo o percurso do City Tour, você recebe informações históricas e ótimas dicas de um guia especializado em Foz do Iguaçu. Eu fiz o passeio com o guia Elmo, um cara sensacional e que me acompanhou em vários passeios durante a viagem.
Além de aprender muito sobre a história de Foz, o legal do tour é que você consegue aproveitar várias dicas de lugares que o guia comenta no percurso – por isso, recomendo que encaixe o passeio logo no primeiro dia da sua viagem.
Grupo com Dicas e Promos de Foz do Iguaçu
Antes de continuar, quero te convidar pra entrar no meu grupo de viajantes de Foz do Iguaçu. Eu criei esse grupo no WhatsApp para compartilhar uma promo e o grupo deu super certo. Ao invés de encerrar depois da promo, decidi manter o grupo como um canal para os viajantes que vão fazer essa viagem.
No grupo os viajantes dão dicas, compartilham suas experiências e eu, claro, estou lá pra ajudar e também compartilhar as melhores promoções em ingressos, hotéis e passeios para sua viagem.
Se você vai fazer essa viagem, quer dicas e também quer aproveitar descontos exclusivos para os leitores do blog, entra agora no Grupo dos Viajantes - Foz do Iguaçu.
Para você ter um gostinho de como é o City Tour em Foz, vou detalhar aqui como foi o roteiro do dia em que fiz o passeio. Essa rota pode mudar com o tempo, mas os principais atrativos certamente estarão na sua programação.
Conhecendo Foz do Iguaçu com o City Tour Iguassu
O City Tour tem o ponto de partida exatamente em frente ao Hotel Bogari, na Avenida Brasil – região central de Foz do Iguaçu, próximo ao marco zero da cidade. O Hotel Bogari, inclusive, foi o hotel que me hospedei durante essa viagem e recomendo muito – tem uma ótima estrutura e o melhor custo benefício que encontrei na região. No final do post tenho um desconto especial para você ficar nesse hotel 😉
Para quem opta pelo passeio à tarde, que é o que recomendo, o horário de início do City Tour é às 16h. A duração do tour é de, aproximadamente, 5 horas e conta com três paradas no percurso: a Catedral de Foz do Iguaçu, a Mesquita Islâmica e o Marco das Três Fronteiras – onde você vai curtir o pôr do sol e tem a oportunidade de assistir a um show lindíssimo.
O Templo Budista também fazia parte do City Tour, mas, por conta da pandemia, estava fechado durante a minha viagem. Esse é um ponto que pode ser diferente quando você estiver lá – eu conheci o Templo Budista em outra oportunidade e recomendo muito!
Os principais pontos do City Tour em Foz do Iguaçu
Iniciando o passeio pela Avenida Brasil, que é a primeira avenida de Foz do Iguaçu e a principal via comercial da cidade, o guia segue relatando curiosidades e informações sobre a fundação e como nasceu a cidade de Foz do Iguaçu. No percurso, passamos por lugares como 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que foi o Primeiro Batalhão de Fronteira do Brasil, e também pelo lugar onde operou o 1º Aeroporto de Foz do Iguaçu.
Ainda na região central, passamos pelo Colégio Bartolomeu Mitre e pela Paróquia São João Batista, que passou por grandes perrengues na sua história e foi reconstruída algumas vezes – os detalhes você vai saber no passeio.
O trajeto do City Tour nos leva para uma região próxima da fronteira com o Paraguai, onde temos uma vista panorâmica de Ciudad del Este e da Ponte da Amizade.
Logo seguimos até a primeira parada do passeio: a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
Catedral Nossa Senhora de Guadalupe
A Catedral de Foz do Iguaçu ainda está sendo construída, por isso essa é uma parada rápida – apenas para fotos externas. Com sua arquitetura inspirada na Cruz Grega, o Altar principal está direcionado para o sol nascente.
O telhado da igreja é um destaque à parte e merece ser observado com calma. Cada nível do telhado tem um significado e uma simbologia diferente: desde o véu que envolve o rosto de Maria até as próprias Cataratas do Iguaçu, que seriam o maior presente de Deus para a cidade.
De volta ao ônibus, o City Tour segue percorrendo as ruas de Foz e mergulhando na história da cidade. Muitos pontos destacam a importante mudança que a construção da Usina de Itaipu provocou nessa região. Aqui no blog você pode ver um post completo sobre o Passeio Panorâmico na Itaipu – recomendo muito!
Veja aqui como é o Passeio Panorâmico na Itaipu
Durante o passeio do City Tour você vai descobrir que a cidade de Foz abriga diferentes povos, línguas e crenças, sendo a próxima parada, o bairro muçulmano de Foz do Iguaçu.
Mesquita de Foz e os deliciosos doces árabes da Albayan
Eu confesso que essa é minha parada preferida no City Tour de Foz: a Mesquita e a melhor loja de doces que você vai encontrar na viagem! Sou tão apaixonado por esses doces que retornei fora do City Tour só para comprar mais alguns e levar uma caixa cheia para casa 😀
Loja de doces árabes em Foz: conheça a Albayan
Assim que o ônibus para em frente a Mesquita de Foz, boa parte do grupo segue para a Mesquita para fazer fotos e conhecer o interior – caso esteja aberta. Essa é a hora que eu digo para você correr para a loja de doces árabes – ainda vou fazer um post falando só deles, mas já adianto que são maravilhosos!
Se você nunca provou, prepare-se! A variedade de opções é enorme e a qualidade dos doces é indiscutível: você precisa provar. Dentre as opções, doces com pistache, amêndoas, castanha de caju, coco e vários outros – é de comer suspirando. Um dos meus favoritos é um bolinho coberto com coco, no formato quadradinho… super molhado e que derrete na boca – estou salivando só de lembrar.
Para ter uma experiência completa, você pode provar também o café árabe – é bem diferente do que estamos acostumados. Eu digo que é um café bem perfumado, por isso vale a pena experimentar.
Aproveite para comprar uma caixinha de doces e levar alguns para casa – ou mandar aqui pra minha, já que eles enviam pelo correio… posso te mandar meu endereço??
🪁 Aproveitando que você está por aqui, se quiser mais dicas de viagens, roteiros, lugares, fotografia... Me dá um grito no Instagram @umviajante
Mesquita Omar Ibn al Khatab
A Mesquita de Foz, claro, também merece atenção. A construção é super emblemática e o interior é lindo. Para quem nunca visitou uma mesquita, essa é uma ótima oportunidade.
Lembrando que estamos falando de um lugar religioso e que tem regras que devem ser respeitadas, especialmente em relação a vestimenta: ombros e joelhos devem estar cobertos.
Por conta da pandemia, a visita ao interior da Mesquita está suspensa. De qualquer forma, a área externa é linda e vale a visita. A loja de doces, assim como a loja de produtos decorativos, seguem funcionando.
Após a pausa para os doces e a visita à Mesquita, o passeio segue para a última parada do dia – e uma das mais especiais: o Marco das Três Fronteiras.
Pôr do sol no Marco das Três Fronteiras
Terminar o dia no Marco das Três Fronteiras é um dos pontos altos do City Tour de Foz do Iguaçu. O espaço, que foi totalmente revitalizado, proporciona um dos entardeceres mais lindos que você vai ter na viagem.
Eu tive a oportunidade de visitar o Marco das Três Fronteiras antes da revitalização e, juro, ver o que o Grupo Cataratas fez naquele espaço me encheu de alegria – posso dizer que visitei o marco quando era tudo mato! Hoje o espaço conta com uma estrutura linda e que impressiona.
Ao redor do marco brasileiro foi construída uma vila cenográfica inspirada nas Missões Jesuíticas. Os detalhes, que representam a história e o local onde padres jesuítas e índios viviam durante os séculos 16 e 17, são de impressionar e fazem com que a gente viaje no tempo.
Mais impressionante ainda, para falar a verdade, é o belíssimo show apresentado durante o entardecer e que invade o início da noite. A apresentação faz uma homenagem a arte, cultura e história de cada um dos países da tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina – o show é realmente lindo e vale cada segundo de atenção.
E essa é a última parada do City Tour e de onde embarcamos de volta ao centro da cidade. Um passeio que proporciona experiências ótimas e que é, sem dúvidas, uma das melhores formas de iniciar uma viagem em Foz do Iguaçu.
Roteiro do City Tour de Foz do Iguaçu: resumo do percurso
- Avenida Brasil
- Paróquia São João Batista
- Colégio Bartolomeu Mitre
- Praça das Nações
- GRESFI – Antiro Aeroporto
- 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado
- Catedral Nossa Senhora de Guadalupe
- Mesquita Islâmica Omar Ibn Al-Khatab
- Loja de Doces Albayan
- Marco das Três Fronteiras
Informações importantes sobre o City Tour em Foz do Iguaçu
Para que você tenha a melhor experiência durante a viagem, vou resumir aqui alguns pontos importantes sobre o City Tour de Foz do Iguaçu. Leia atentamente para se programar da melhor maneira possível:
O ponto de encontro, de onde sai o ônibus para o início do passeio, é na Av. Brasil, 106 – em frente ao Hotel Bogari. Programe-se para estar lá com, pelo menos, 20 minutos de antecedência.
Você faz o tour no segundo andar do ônibus, onde conta com uma vista panorâmica durante o passeio. É importante ficar de olho na previsão do tempo, pois, apesar da cobertura no segundo andar, o veículo é bastante aberto.
O passeio do City Tour inicia às 16h. Contando com todas as paradas e também o show no Marco das Três Fronteiras, a duração total é de 5 horas, aproximadamente – você estará de volta ao ponto inicial perto das 21h. Lembre-se de confirmar o horário atualizado para sua viagem.
A Mesquita Islâmica, assim como o Templo Budista, são espaços religiosos e possuem normas que devem ser respeitadas. Evite roupas curtas, decotadas ou que deixem ombros e joelhos à mostra. Na Mesquita, por questão de respeito à religião muçulmana, as mulheres devem usar véu para entrar.
Quando fazer o City Tour Foz do Iguaçu
O City Tour em Foz do Iguaçu funciona de terça a domingo, com início sempre às 16h. Na segunda-feira o passeio não está disponível.
Importante: sábado à tarde e no domingo, a Mesquita Islâmica está fechada. Por isso, se for um ponto de bastante interesse para o seu roteiro, você deve programar o City Tour para outro dia – ou retornar na mesquita de forma independente.
Por conta da pandemia, ajustes na programação podem ocorrer. Eu fiz o passeio em novembro e todos os protocolos estavam sendo seguidos. Infelizmente, como comentei, a Mesquita estava fechada para visitação – assim como o Templo Budista.
Valores e ingresso para o City Tour Foz do Iguaçu
O valor do Iguassu City Tour é R$ 139 por pessoa.
Importante: o ingresso para o Marco das Três Fronteiras não está incluso no valor do City Tour – contabilize o ingresso no seu orçamento pois vale muito a pena!
Eu recomendo que você compre os ingressos com a Loumar Turismo, que é a agência que fechei todos os meus passeios e recomendo com segurança.
Além de cobrar preços iguais ou até menores do que a bilheteria, fechando todos os passeios de Foz com a Loumar você tem facilidades no pagamento.
E, para completar, hoje sou parceiro da Loumar e consegui um desconto especial para quem fechar os passeios com eles mencionando o blog – você pode, inclusive, aproveitar esse desconto para fechar sua hospedagem, transporte e ingressos em um único pacote.
A agência também conta com várias opções de transportes, vendidos separadamente, e também uma opção chamada Transflix, que você paga um valor e pode usar os transportes quantas vezes quiser.
🚨 ALERTA PROMO: Reserve hotel com a Loumar e ganhe ingresso para o Movie Cars! 🚗
Além de todas as vantagens e descontos que comentei, a Loumar está com uma promoção super legal para os leitores do blog! Ao entrar em contato por esse link, para cada quarto que você reservar, você GANHA 1 ingresso do Movie Cars! Isso mesmo… se você reservar 2 quartos, vai garantir 2 ingressos! Essa promoção é por tempo limitado, então não deixa pra depois!! 💚 💙
Se preferir enviar uma mensagem, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com a agência e receber informações completas para sua viagem. Você aproveita o desconto e ainda ajuda meu trabalho no blog 🙂
Tenho certeza de que você vai ter um ótimo suporte com eles e aproveitar sua viagem da melhor maneira possível.
Vídeo Foz do Iguaçu: para inspirar sua viagem
Quer ter um gostinho de como viajar para Foz do Iguaçu é especial? Veja aqui o vídeo que produzi nessa viagem e que tem imagens para você já ir sonhando com o dia de estar lá.
Se curtiu o vídeo, aproveite para se inscrever no canal e também me acompanhar no @blogumviajante – estou sempre compartilhando dicas e viagens ao redor do mundo. Me manda um oi lá 🙂
Hospedagem em Foz do Iguaçu
Ainda está procurando por hospedagem em Foz do Iguaçu? Eu fiquei no Hotel Bogari e recomendo muito – além da melhor localização, foi o hotel com o melhor custo benefício na cidade.
Reserve o Hotel Bogari no Booking.com
Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com
Veja aqui e reserve seu Airbnb em Foz do Iguaçu
Se quiser reservar sua hospedagem direto com a Loumar, além de fechar os passeios, hoje você recebe uma desconto exclusivo. Fale com eles pelo WhatsApp e organize sua viagem de forma segura e garantida:
WhatsApp: Feche hospedagem e passeios direto com a Loumar Turismo
Tudo sobre Foz do Iguaçu
Quer pegar mais dicas para sua viagem? Como estou publicando vários posts sobre o destino, decidi criar um Guia Especial sobre Foz do Iguaçu. Vale a pena dar uma olhada e pegar diversas dicas para sua viagem:
Veja aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu
Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma informação sobre o City Tour ou sobre Foz do Iguaçu, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post! Valeuuu!
Adorei as dicas sobre o CityTour.
Se tiver uma oportunidade, visite o Quartel do Exército por dentro.
Eu tive essa oportunidade, e sai de lá, maravilhado.