Passeio Panorâmico Itaipu: como é a visita à Usina Hidrelétrica?

Planejando uma viagem para Foz do Iguaçu? Veja como é o Passeio Panorâmico à Itaipu Binacional: uma atração imperdível na maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia.

Quem visita Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, tem a oportunidade de conhecer uma das maiores obras já construídas pelo homem: a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Esse é, sem dúvidas, um passeio que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade pela primeira vez.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Eu mesmo, que já tive a oportunidade de visitar a Itaipu mais de uma vez, não posso negar que sempre me surpreendo quando chego lá e vejo de perto a barragem e, ainda mais linda, a vista para o lago do reservatório da usina.

Se essa será a sua primeira vez em Foz do Iguaçu, ou a primeira que decide incluir a Itaipu no seu roteiro, fica comigo nesse post que vou contar exatamente como é a visita à usina, quais as opções e diferenças entre os passeios, além de comentar um pouco sobre a história da Itaipu, os horários, valores e como adquirir o seu ingresso.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Esse será um post guia sobre o Passeio Panorâmico na Itaipu. Por isso, guarde ele nos seus favoritos e anote bem as dicas – vou tentar contribuir e ajudar ao máximo no seu planejamento de viagem para Foz do Iguaçu.

Um pouco sobre a Itaipu Binacional

Localizada no Rio Paraná, a Usina de Itaipu foi construída na fronteira entre o Brasil e o Paraguaipor esse motivo que chamamos de usina hidrelétrica binacional.

Passeio Panorâmica Itaipu - Foz do Iguaçu

A obra, feita em conjunto pelos dois países, levou 10 anos para ser concluída. A grandiosidade do projeto exigiu operações, estratégias e números difíceis de imaginar.

Só para você ter uma ideia, mais de 9 mil casas e um hospital foram construídos para abrigar e atender os mais de 40 mil trabalhadores que tiraram a usina do papel. Até uma fábrica de gelo, sim, pode acreditar, precisou ser construída e foi muito importante para a segurança da construção da usina – mas os detalhes dessa história você só vai descobrir durante o passeio.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Assim que inaugurada, a Itaipu Binacional assumiu o posto de maior usina hidrelétrica do MUNDO. Ela permaneceu nessa posição por 21 anos, até que a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, superou Itaipu em tamanho.

Mas, mesmo sendo maior, a usina chinesa não conseguiu desbancar a Itaipu no fator mais importante: a geração de energia. Itaipu segue até hoje em primeiro lugar no mundo em geração de energia limpa e renovável.

Ver uma obra tão grandiosa de perto é realmente um privilégio! Por isso digo que esse é um passeio imperdível e que merece entrar para o seu roteiro de Foz do Iguaçu.

Como visitar Itaipu: os passeios que você pode fazer

O viajante que visita a Itaipu Binacional conta com mais de uma opção de passeio e sua experiência por lá pode ser muito completa. O passeio principal, que recomendo muito, se chama Circuito Especial: um passeio que, além da Visita Panorâmica, vai mostrar Itaipu de uma forma mais completa – incluindo a visita ao interior da usina, onde você pode ver de perto uma das turbinas geradoras de energia.

Por conta da pandemia, o passeio do Circuito Especial está temporariamente suspenso. É importante verificar se ele já retornou para a data da sua viagem.

Mas não pense que apenas o Circuito Especial vale a pena. Caso ele esteja interrompido no período da sua viagem ou você esteja com um roteiro mais apertado, a Visita Panorâmica na Itaipu já é um passeio incrível e super informativo.

Além dessas duas visitas, você também pode visitar o Refúgio Biológico Bela Vista, que fica no território de Itaipu e é sensacional – eu já fiz um post contando como é essa atração.

Refúgio Biológico Bela Vista na Itaipu

Veja aqui como é a visita ao Refúgio Biológico na Itaipu

Por fim, outro atrativo bastante interessante para incluir no seu roteiro é o ECOMUSEUainda vou fazer um post falando mais detalhes sobre ele, mas já adianto que vale super a pena adicionar na programação.

De todos esses passeios, apenas o Ecomuseu não fica dentro do território de Itaipu: o acesso fica cerca de 800 metros antes de chegar à portaria principal de Itaipu.

Como é o Passeio Panorâmico na Itaipu Binacional

O Passeio Panorâmico na Itaipu, assim como o Circuito Especial e o Refúgio Biológico, tem início no Centro de Recepção de Visitantesà direita da portaria de entrada para o território de Itaipu.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Nesse Centro de Recepção é onde você encontra a loja de souvenirs da Itaipu, além de banheiros, guarda-volumes e bilheteria – para quem vai comprar ingressos na hora. Eu vou falar dos valores e ingressos mais para frente, mas já adianto que vale a pena comprar com antecedência com Loumar – que cobra o mesmo valor da bilheteria e ainda oferece a possibilidade de parcelamento junto com outros passeios e até hospedagem em Foz do Iguaçu.

Com os ingressos em mãos, todos os visitantes passam por um raio-x e um detector de metais antes de iniciar o passeio – a segurança em Itaipu é bastante rigorosa.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

O passeio é feito em um ônibus double decker, onde você fica no segundo andar e tem uma vista ótima do passeio. Eu acredito que o roteiro do ônibus não muda muito, então minha dica, com base na minha última viagem, é sentar no lado esquerdo do ônibus por um único motivo que já já conto para você.

Por conta da pandemia, um vídeo institucional sobre a Itaipu, que antes era passado em um teatro ainda no Centro de Recepção, agora foi transferido para a primeira parada do roteiro: o mirante do barrageiro de aço.

A escultura do barrageiro de aço, ou Homem de Aço, que você vai ver assim que sair do ônibus, foi feita pelos próprios operários que construíram a usina com peças originais da obra – barrageiro é o nome dado aos homens que trabalharam na construção da barragem.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Se olhar para trás, verá um painel do artista Poty Lazzarotto todo feito em mosaicos, também em homenagem aos barrageirosvale uma foto!

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Passando pela escultura do barrageiro, você chegará a um dos mirantes mais lindos do passeio, que oferece uma vista panorâmica da Usina de Itaipu. Por mais que você se esforce, é realmente difícil ter noção da dimensão real da usina.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Apesar de apenas 163 metros serem visíveis, a barragem principal tem um total de 196 metros de altura e quase 8 km de extensão7.919 metros de extensão para ser exato.

Voltando ao ônibus, o passeio vai levar para o segundo mirante do dia – e, se você tiver muuuuuita sorte, talvez a experiência mais incrível da sua vida.

O segundo mirante do passeio, onde você encontra o letreiro de Itaipu, está exatamente em frente ao vertedouro da Usina de Itaipu.

Vertedouro da Usina de Itaipu - Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Apesar de muitas pessoas acharem que o vertedouro tem ligação com a produção de energia, na verdade ele possui outra função muito importante: controlar o volume de água no reservatório e não permitir que a água transborde em períodos de muita chuva.

Vertedouro da Usina de Itaipu - Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Caso você tenha esperança de ver todas as comportas abertas e aquele espetáculo de água descendo pelas canaletas gigantes, preciso dizer a verdade: na maior parte do ano as comportas ficam fechadas. Elas abrem, normalmente, de duas a três vezes… no ANO! E também é bastante raro que todas elas sejam abertas… logo, se você tiver esse privilégio, faça muitas fotos pois é algo raríssimo.

Eu não tive esse privilégio e sempre que visitei a Itaipu elas estavam todas fechadas – mesmo assim é uma vista bonita e que merece uma foto.

Voltando ao ônibus, e esse é o momento de sentar no lado esquerdo, você vai passar agora pela parte mais próxima da usina e dos condutos forçadosaqueles tubos brancos gigantescos que são o caminho da água até as turbinas.

Condutos Forçados - Usina de Itaipu - Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu
Condutos Forçados - Usina de Itaipu - Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu
Repare no tamanho dos carros ao lado de cada conduto forçado…

Nesse momento dos condutos você não precisa se preocupar com o lado que está no ônibus, já que ele vai e volta pelo mesmo caminho – então pode curtir o passeio e se impressionar com a imensidão da barragem vista de perto.

Logo depois, o ônibus vai subir e você terá mais uma vista incrível no passeio: a visita para o lago do reservatório da Itaipu. E esse foi o momento que, quem estava no lado esquerdo teve mais privilégio, já que o lago surgiu bem ao lado deles. Pelo menos no dia do meu passeio, o ônibus não fez a volta pelo mesmo caminho – por isso a dica de sentar do lado esquerdo.

Lago da Usina de Itaipu - Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Vale ressaltar que todo o passeio é bastante informativo e um guia vai contar muitos detalhes, curiosidades e informações sobre a construção da usina. O passeio termina no Centro de Recepção de Visitantes, o mesmo ponto do início.

Passeio Panorâmico Itaipu: horários e tempo de duração

É importante saber que esse é um passeio com horário marcado. A duração média da Visita Panorâmica é de 2h30 e ele têm saídas todos os dias da semana, das 9h às 16h30.

As saídas ocorrem, normalmente, a cada 30 min. Podendo variar em algumas datas para saídas de hora em hora – mas não é nada que dificulte a sua programação.

Entrada do Centro de Recepção de Visitantes Itaipu
Entrada do Centro de Recepção de Visitantes Itaipu

Recomendo que você tente fazer primeiro o Passeio Panorâmico, depois o Refúgio Biológico e por último o Ecomuseu – pela logística é o mais fácil. Começar pelo Refúgio Biológico também é uma boa opção, mas mantenha o museu por último – já que ele não fica no mesmo lugar.

Passeio Panorâmico Itaipu: ingresso e valor

O preço do ingresso para o Panorâmico Itaipu é R$ 42*.

Você pode comprar ele tanto na bilheteria oficial quanto em uma agência. Como esse é um passeio de horário marcado, eu recomendo fechar com antecedência. Minha dica para compra de ingressos é a Loumar Turismo: você compra com total segurança e, principalmente, aproveita as facilidades que eles oferecem.

Além de cobrar o mesmo valor da bilheteria oficial, você tem facilidades na forma de pagamento o que é ótimo para quem vai viajar em família e fazer vários outros passeios.

Sobre o horário marcado: a visita panorâmica acontece todos os dias das 9h às 16h30, com duração aproximada de 2h30. Você pode comprar o ingresso agora e agendar seu horário de visita direto com a Loumar antes da viagem – mas não deixe para última hora.

* Sempre confira o valor atualizado para a data da sua viagem.
Pagam meia entrada no Passeio Panorâmico: crianças entre 06 e 11 anos; maiores de 60 anos; estudantes; moradores dos municípios lindeiros tem gratuidade do ingresso e região trinacional; doadores de sangue; e professores. Crianças de 0 a 5 anos não pagam.


Como chegar à Itaipu Binacional

Existem duas formas de transporte que recomendo em Foz do Iguaçu: carro alugado, para você ter total autonomia do seu tempo, ou transfer com agências, que acaba sendo uma opção até mais barata que aplicativos de transporte.

Eu aluguei meu carro direto com a Loumar, já que essa é mais uma facilidade que eles oferecem. Solicitei um carro do Grupo C, já que é super simples dirigir em Foz do Iguaçu – peguei um Ford KA novíssimo e minha experiência foi ótima!

A agência também conta com várias opções de transportes, vendidos separadamente, e também uma opção chamada Transflix, que você paga um valor e pode usar os transportes quantas vezes quiser.

Mapa: como chegar a Itaipu Binacional

Para você ter uma ideia de como chegar a Itaipu, fiz um mapa entre o Hotel Bogori, localizado bem no centro de Foz do Iguaçu, até a Central de Visitantes da Itaipu.

A distância é de aproximadamente 10 km e você leva cerca de 20 a 25 minutos para chegar. Lembrando que é importante estar lá um pouco antes do horário marcado do seu passeio.

O Centro de Recepção de Visitantes da Itaupu está localizado na Av. Tancredo Neves, 6702. Um pouco antes da portaria principal, o acesso para o centro de visitantes está no lado direito. O estacionamento é cobrado e custa R$ 20 a diária.

Dicas para o Passeio Panorâmico Itaipu

Para fechar o post e você ter a melhor experiência possível para a sua viagem, vou deixar algumas dicas finais para o dia do seu passeio na Usina de Itaipu:

– Fique de olho na previsão do tempo! Se ver possibilidade de chuva, vento ou frio, lembre-se que o ônibus é aberto;

– O Passeio Panorâmico Itaipu não exige grandes esforços ou longas caminhadas, mesmo assim recomendo um calçado confortável;

– Se você for realizar o passeio para o Refúgio Biológico, lembre-se que vai ter uma pequena trilha nesse dia – por isso, um calçado confortável é ainda mais importante.

Leve protetor solar e também uma garrafa de água. Foz do Iguaçu costuma ser bastante quente e é importante se hidratar e se proteger do sol.

Para boas fotos, uma lente versátil é uma boa pedida para esse dia: com um bom zoom, você vai pegar detalhes incríveis da barragem, e com uma lente grande angular vai fazer boas fotos ao passar pelos condutos forçados.

– Muito cuidado com seus pertences durante o passeio de ônibus, pois se algo cair não existe autorização para parar e recuperar o seu item. Eu não vi nada muito caro caindo, além de um boné que saiu voando – mas não era meu.

Passeio Panorâmico Itaipu - Foz do Iguaçu

Feche seus passeios em Foz com antecedência 

Por toda questão de praticidade, organização de viagem e, principalmente, forma de pagamento, recomendo que você feche todos os passeios em Foz do Iguaçu com antecedência.

Hoje sou parceiro da Loumar e recomendo de forma super transparente o trabalho deles. Já conheço a agência há bastante tempo e indico com segurança. Vou deixar aqui um formulário para você enviar uma mensagem direta para eles e receber informações para sua viagem.

Ao fechar seu passeio com a Loumar pelos links do blog ou mesmo mencionar que chegou lá pelo blog, você vai contribuir com o meu trabalho e não vai gastar nada a mais com isso – eu agradeço muito! Se preferir, o atendimento por whatsapp é super rápido e podem dar todo suporte para sua viagem:

Fale com a Loumar Turismo pelo WhatsApp

Reserve seu hotel em Foz do Iguaçu

Ao reservar seu hotel em Foz do Iguaçu pelos links do blog você também ajuda muito o meu trabalho. Parece ser algo simples, mas faz muita diferença para que eu consiga continuar produzindo materiais de qualidade.

Pesquise e reserve seu Hotel em Foz no Booking.com

Veja aqui e reserve seu Airbnb em Foz do Iguaçu

Se quiser reservar sua hospedagem direto com a Loumar, além de fechar os passeios, hoje você recebe uma desconto exclusivo. Fale com eles pelo WhatsApp e organize sua viagem de forma segura e garantida:

WhatsApp: Feche hospedagem e passeios direto com a Loumar Turismo

Espero que esse post ajude na programação da sua viagem. Se tiver qualquer dúvida, fique à vontade para deixar um comentário aqui no post! Pode ter certeza de que sua viagem para Foz do Iguaçu será incrível! Valeuuu!

PARA SUA VIAGEM A FOZ DO IGUAÇU
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

Sobre o autor

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

2 Comentários

    1. Robson Franzói

      Opa, que show João!! Uma ótima viagem pra vocês!! Aproveitem muito… tenho certeza que vão amar Foz do Iguaçu!

      Aproveita pra dar uma olhada nos posts mais recentes aqui no blog… estou postando várias dicas e lugar de Foz

      Boa viagem!!! Grande abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *