Para quem visita a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o Ecomuseu é um atrativo que pode surpreender. Veja aqui o que você vai encontrar no museu, como é a visita e porque ele merece entrar para o seu roteiro de viagem.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é, como você já deve saber, um dos principais e imperdíveis lugares para visitar em Foz do Iguaçu. Tanto para quem faz o Circuito Especial, que proporciona uma experiência completa fora e dentro da usina, ou mesmo o Passeio Panorâmico, que percorre a área externa e leva aos principais mirantes de observação, o Ecomuseu pode, sim, agregar muito a sua experiência de viagem.
Vale destacar que, aqui no blog você encontra um post detalhando exatamente como é o Passeio Panorâmico na Itaipu e também, outro bastante especial, relatando como é a visita ao Refúgio Biológico Bela Vista – outro passeio que você pode fazer dentro do território de Itaipu Binacional.
Veja como é o Passeio Panorâmico na Itaipu
Conheça o Refúgio Biológico na Itaipu
Agora, para você ter uma experiência super completa, vou mostrar como é o Ecomuseu de Itaipu e porque ele merece fazer parte do seu roteiro – já adianto que fiquei bastante surpreso com esse atrativo.
Como chegar ao Ecomuseu de Itaipu
Antes falar sobre a visita em si e o que você vai encontrar no museu, é importante se atentar sobre a localização do Ecomuseu, já que a Itaipu tem um Centro de Recepção de Visitantes, que é de onde saem os passeios para a visita na Usina e também para o Refúgio Biológico.
O Ecomuseu, diferente desses passeios, fica em outro lugar. A avenida principal dessa região, e que chega até a Portaria da Itaipu, é a Tancredo Neves. Quando você está no sentido da cidade para Itaipu, o museu fica no lado esquerdo da pista – cerca de 800 metros antes de chegar à portaria. Se você estiver saindo do Centro de Recepção de Visitantes e seguindo sentido à cidade, o Ecomuseu fica no lado direito – para ficar bem claro 😉
Esse percurso de 800 metros, apesar de não ser tão longo, não é tão interessante de ser feito a pé – especialmente pelo calor que costuma fazer na região.
Por isso, a melhor opção é ir de carro ou com um transporte organizado previamente. Diferente dos outros passeios na Itaipu, o Ecomuseu não conta com um transporte fixo incluso no ingresso – mas você pode verificar se no dia da sua visita existe alguma alternativa desse tipo operando.
Como eu estava com carro alugado em Foz do Iguaçu, essa questão foi bem mais simples e fiz o percurso por conta própria – inclusive recomento muito alugar carro em Foz. Eu fiz o aluguel direto com a Loumar Turismo, a mesma agência que fechei os meus passeios e que recomendo para você. Fazendo o aluguel e compra dos ingressos com eles, você tem uma super facilidade no pagamento e até descontos especiais – no final do post vou deixar um formulário para você entrar em contato direto com eles.
Agora que você já entendeu a questão da logística para visitar o Ecomuseu, vou mostrar um pouco do que você vai encontrar durante a sua visita.
Como é a visita ao Ecomuseu de Itaipu
Inaugurado em 1987, o Ecomuseu da Itaipu foi o primeiro museu da América do Sul voltado ao meio ambiente – com foco especial na região oeste do Paraná. Um acervo especial que reúne elementos da arqueologia, flora, fauna e, em especial, da história da região onde foi construída a usina e o gigante reservatório da Itaipu.
Se visitar a Usina já é uma experiência incrível, saber como era aquela região antes e como foi todo o processo de construção é ainda mais interessante. O Ecomuseu permite ver de perto e conhecer um pouco da história das pessoas e das terras dessa região antes do início da grande obra.
Grupo com Dicas e Promos de Foz do Iguaçu
Antes de continuar, quero te convidar pra entrar no meu grupo de viajantes de Foz do Iguaçu. Eu criei esse grupo no WhatsApp para compartilhar uma promo e o grupo deu super certo. Ao invés de encerrar depois da promo, decidi manter o grupo como um canal para os viajantes que vão fazer essa viagem.
No grupo os viajantes dão dicas, compartilham suas experiências e eu, claro, estou lá pra ajudar e também compartilhar as melhores promoções em ingressos, hotéis e passeios para sua viagem.
Se você vai fazer essa viagem, quer dicas e também quer aproveitar descontos exclusivos para os leitores do blog, entra agora no Grupo dos Viajantes - Foz do Iguaçu.
Logo no começo você terá a oportunidade de ver uma maquete incrível que retrata como era a barragem de Itaipu durante as obras de construção – um feito que é, até hoje, considerado uma das maiores obras já feitas pelo homem.
Para quem não tiver a oportunidade de fazer o Circuito Especial na Itaipu e acabar não visitando o interior da Usina, a visita ao Ecomuseu tem outro ponto super positivo: uma réplica do eixo da turbina em funcionamento, mostrando como é gerada a energia que abastece o Brasil e o Paraguai.
Essa sala do Eixo da Turbina no Ecomuseu é realmente impressionante e bastante fiel ao espaço real dentro da Usina – eu já fiz o circuito especial, que recomendo muito se você tiver a oportunidade, mas posso garantir que o espaço do museu vale a visita .
Ciência na Esfera
Outro ponto alto que me impressionou bastante no Ecomuseu é a chamada Ciência na Esfera, uma tecnologia desenvolvida pela Agência Americana de Oceano e Atmosfera (NOAA) e que existe em poucos lugares do mundo.
A sala escura onde a experiência acontece revela em seu interior uma enorme esfera onde imagens de alta resolução são projetadas. Pode até parecer simples ao falar, mas o efeito que essa tecnologia de alta resolução proporciona é, simplesmente, fantástico.
Enquanto um guia do museu vai apresentando as informações, você vai viajar pelo nosso sistema solar e ver bem ali, diante dos seus olhos, imagens do Sol, da Terra, de Marte, Júpiter, Vênus e todos os demais planetas, além, é claro, da lua.
A apresentação dura cerca de 20 minutos e você sai de lá com gostinho de quero mais. Só as imagens do nosso planeta, em diferentes circunstâncias e com os efeitos climáticos em tempo real, juro, é de impressionar. Pode ter certeza de que você vai curtir muito!
O que mais você vai ver no Ecomuseu
Apesar de não ser um lugar tão grande, a visita ao Ecomuseu de Itaipu ainda reserva outros pontos bem interessantes. Um dos exemplos é uma sala especial onde você vai conhecer em detalhes a história de Santos Dumont, que teve um papel super importante na história de Foz e das Cataratas do Iguaçu.
O espaço onde você irá conhecer essa história apresenta itens raros e objetos históricos, incluindo itens pessoais, fotografias e documentos.
O Ecomuseu conta também com exposições de arte e áreas interativas – inclusive uma delas com uma maquete gigantes sob o piso, onde você caminha por um chão de vidro e pode ver, como se estivesse sobrevoando, várias cidades do oeste do Paraná.
Na área externa do museu, os atrativos continuam e você poderá ver desde o barco de patrulha Quaraí, que por muitos anos fiscalizou o lago de Itaipu, até o gigante caminhão apelidado de Sansão – um modelo com capacidade para 75 toneladas de carga que foi usado nas obras da usina.
🪁 Aproveitando que você está por aqui, se quiser mais dicas de viagens, roteiros, lugares, fotografia... Me dá um grito no Instagram @umviajante
Vale a pena visitar o Ecomuseu de Itaipu
Sim! Sem sombra de dúvidas eu acho esse passeio vale a pena e é muito importante. Além de ter uma estrutura super bacana, o Ecomuseu irá agregar muito conhecimento a sua viagem.
Recomendo, em especial, para famílias que estejam viajando com crianças. Se eu gostei de ver os itens interativos como a Ciência na Esfera, a sala da turbina e as maquetes, tenho certeza de que as crianças vão amar esse lugar!
Ingressos para o Ecomuseu de Itaipu
Preço: o ingresso para Ecomuseu custa R$ 35* – um valor super justo e acessível.
*Vale destacar que crianças de 6 a 11 anos, assim como pessoas acima de 60, estudantes, professores e doadores de sangue, pagam meia entrada.
Eu recomendo que você feche esse e os demais passeios diretamente com a Loumar, que foi a mesma agência que fiz o aluguel do carro. Além de cobrar o mesmo valor da bilheteria, comprando todos os tickets com eles, incluindo até hospedagem, transporte e outros serviços, você fecha um pacote único, paga em um só lugar e ainda tem facilidades com o pagamento.
Vale destacar que leitores do blog têm desconto exclusivo em pacote com a Loumar. Para organizar sua viagem da melhor forma, vou deixar aqui o contato do WhatsApp para você falar diretamente com um consultor da Loumar sobre os detalhes para sua viagem.
Quero lembrar que a Loumar é uma parceria do blog e eu recomendo o trabalho deles com total transparência e segurança. Sempre que você fechar uma viagem com eles através do blog, vai ajudar muito no meu trabalho e não gastará nada a mais com isso – eu agradeço muito.
🚨 ALERTA PROMO: Reserve hotel com a Loumar e ganhe ingresso para o Movie Cars! 🚗
Além de todas as vantagens e descontos que comentei, a Loumar está com uma promoção super legal para os leitores do blog! Ao entrar em contato por esse link, para cada quarto que você reservar, você GANHA 1 ingresso do Movie Cars! Isso mesmo… se você reservar 2 quartos, vai garantir 2 ingressos! Essa promoção é por tempo limitado, então não deixa pra depois!! 💚 💙
Caso prefira enviar uma mensagem, vou deixar aqui um formulário para você entrar em contato direto com eles e receber informações detalhadas para sua viagem por e-mail.
Ecomuseu de Itaipu: endereço e horário de funcionamento
O Ecomuseu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Você leva, aproximadamente, entre uma hora e uma hora e meia para visitá-lo.
Endereço: Av. Tancredo Neves, 6702-11 – Jardim Itaipu
Tudo sobre Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é um destino incrível e cheio de atrativos e lugar para você conhecer. Por conta disso, decidi criar um guia especial com tudo o que você precisa saber para a sua viagem e muitas dicas para montar o seu roteiro.
Acesse aqui o Guia Especial Foz do Iguaçu
Espero que tenha curtido o post e realmente inclua o Ecomuseu no seu roteiro de Foz do Iguaçu. Se tiver qualquer dúvida sobre esse atrativo ou sobre o destino, fique à vontade para comentar aqui no post! Valeuuu!!