Roteiro Atacama em pouco tempo: o que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias no deserto

Vai viajar para o Atacama e tem pouco tempo disponível? Veja aqui uma sugestão de quais passeios incluir em roteiros curtos de 2, 3 ou 4 dias no deserto.

Aproveitando que estou escrevendo alguns posts sobre roteiros no Atacama, decidi fazer este especialmente para quem tem um tempo curto de viagem pelo Norte do Chile.

Mirante Piedras Rojas - Atacama, FlaviaBia

Como já ressaltei algumas vezes no blog, o tempo mínimo que recomendo para aproveitar o Deserto do Atacama é de 4 dias. Menos que isso você vai acabar colocando de lado muitos atrativos e a viagem pode deixar a desejar.

Caso você tenha 5 dias ou mais, tenho um post super completo que pode ajudar e muito no seu roteiro:

Veja aqui uma sugestão de roteiro de 5, 6 ou 7 dias no Atacama

Tempo curto no Atacama: quando vale a pena?

Eu sei que nem sempre temos flexibilidade para ajustar uma viagem para a quantidade de dias que o destino merece. Existem várias situações que podem determinar isso, sejam as férias curtas ou uma viagem para algum destino próximo – que rende uma escapadinha.

Pôr do sol no Valle de la Muerte - FlaviaBia Expediciones
Pôr do sol no Valle de la Muerte

Nesses casos, sempre tentamos dar nossos pulos e aproveitar ao máximo – e para o Atacama, não é diferente. Mas será que vale a pena o esforço para chegar lá e ficar tão pouco tempo?

Bom, aí nós temos que avaliar algumas situações, os motivos e se dá para esticar um pouco mais. Por exemplo:

Férias curtas

Sei que às vezes você tem dias contados para tirar de férias e quer, de qualquer jeito, conhecer esse destino. Minha sugestão, à primeira vista, é tentar combinar esses dias de férias com algum feriado – talvez com isso você já ganhe dois ou três dias.

Pouco dinheiro

Se o seu motivo for grana, minha sugestão é ter paciência e esperar um tempinho a mais para fazer a viagem. Tente fazer uma economia um pouco maior, mesmo que tenha que aguardar alguns meses. Aí você vai lá e faz a viagem para curtir de verdade.

Aproveitando outro destino

Aqui no blog já recebi vários comentários de viajantes que estão planejando uma viagem para Santiago e querem saber se rola um bate-volta para o Atacama. Honestamente, nesse caso eu acho completamente inviável – mesmo que seja uma bate-volta de dois dias.

É claro que é possível, porém você não vai aproveitar e ainda vai gastar horas de deslocamento, além do dinheiro da passagem – tudo o que você poderia vivenciar de uma forma muito melhor no destino principal (como Santiago, por exemplo).

Agora, outro exemplo: se você está vindo da Bolívia ou Argentina e vai passar pelo Atacama de qualquer maneira, e não tem o que faça para estender seu tempo ali, aí sim… por estar no seu caminho, é uma justificativa que faz sentido para o pouco tempo.

É claro que existem infinitos motivos para justificar o tempo curto nessa viagem, mas, antes de passar a sugestão de roteiro, queria só reforçar que a minha dica em primeiro lugar é: tentar estender esse tempo ou ver se realmente não vale a pena priorizar mais tempo em seu destino principal.


Roteiro de poucos dias no Atacama

Agora, caso você realmente não tenha como prolongar a sua viagem, vou passar aqui uma sugestão de roteiro para quem tem poucos dias de viagem.

Roteiro Atacama - Um Viajante

Vou tentar não me demorar muito sobre cada passeio, já que no blog você encontra posts super detalhados sobre cada um deles – tira um tempo pra navegar aqui no blog, vale a pena!

Veja aqui todos os posts do Atacama

E agora sim, vamos ao que interessa! Começando pelo viajante que, tadinho, tem só um pinguinho de tempo no deserto – e vou seguir até chegar no viajante que tem 4 dias.

Roteiro de 1 dia no Atacama: o que fazer em 24 horas no deserto

Bom, não sei exatamente qual foi a situação da sua vida que conseguiu te levar para passar apenas 24 horas (ou menos) no Deserto do Atacama. Mas, de verdade, vou tentar ajudar da melhor maneira.

Opção 1: San Pedro de Atacama e Pukará de Quitor + Valle de la Luna e Valle de la Muerte

A primeira opção pode ser para quem já acordou em San Pedro de Atacama e vai ter até a noite para explorar o deserto, ou também para quem chegou nesse mesmo dia e tem apenas algumas horas no Atacama.

San Pedro de Atacama, Chile

Caso a sua situação seja de poucas horas, em que você chegou de viagem nesse mesmo dia, minha sugestão é um passeio rápido pelo povoado e, se curtir, uma pedalada até Pukará de Quitor você pode alugar uma bike na Calle Caracoles, a rua principal de lá.

Esse passeio é legal, vai durar menos de 3 horas, e mostrará uma região bonita bem próxima de San Pedro.

Voltando desse passeio, você pode fazer também o passeio do Valle de la Luna + Valle de la Muerteque inclui o pôr do sol e cenários de tirar o fôlego. Por ser perto, é um dos principais atrativos do Atacama.

Como organizar um roteiro de viagem pelo Atacama

Opção 2: Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Esse aqui é o passeio que recomendo só para quem chegou em San Pedro na noite anterior e vai ter, realmente, um dia completo no Atacama.

Laguna Miscanti - Altiplânicas do Atacama- Chile

Para mim, esse é um dos passeios mais lindos do Atacama. Se tivesse apenas um dia inteiro lá, seria esse que eu escolheria para fazer – a escolha não é fácil, mas as paisagens aqui são absurdas!

Veja aqui como é o passeio das Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Roteiro de 2 dias no Atacama: quais passeios fazer

Apesar de ainda ser bem corrido, um roteiro de 2 dias no Atacama já é um pouco mais fácil de imaginar do que apenas 24 horas. Nesse caso, em que o tempo também é curto, vou dar algumas opções para cada um dos dias:

Primeiro dia no Atacama

Caso você não tenha ele completo, recomendo seguir a primeira opção que falei anteriormente – passear pelo povoado e visitar Pucará de Quitos, Valle de la Luna e Valle de la Muerte. Essa é a melhor opção para quem não tem esse primeiro dia completo e quer aproveitar para conhecer lugares legais na região.

San Pedro de Atacama, Chile

Agora, caso você tenha seus dois dias completos no Atacama e esteja disposto a fazer passeios de altitude, aqui vai a minha sugestão – lembrando que cada pessoa reage à altitude de uma maneira diferente.

Dia 1: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas + Laguna Cejar e Tebinquiche

Comece seu roteiro já pelas Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas que é um passeio que vai te levar acima dos 4.000 metros de altitude, mas garanto que é compensador.

Lagunas Altilplânicas - Laguna Miñiques - Atacama

Como eu comentei, esse é o passeio que eu faria caso tivesse apenas um dia no deserto – vale a pena dar uma olhada no post completo do passeio e ver como as lagunas são fantásticas .

Na sequência, você vai fazer o passeio de Laguna Cejar com pôr do sol na Laguna Tebinquiche além da possibilidade de flutuar em uma lagoa no deserto, esse passeio promete um final de dia espetacular.

Laguna Tebinquiche - Pôr do sol no Atacama
Posso garantir que vai ser um dos dias mais incríveis da sua curta viagem.

Dia 2: Salar de Tara (Lagoas Andinas) + San Pedro de Atacama

Para o seu segundo dia, minha sugestão é o passeio para o Salar de Tara também um dos mais lindos e famosos do Atacama. Na nova versão, além da região de Tara, você visita as Lagunas Andinas.

Caminho para o Salar de Tara - Deserto do Atacama, Lagunas Andinas

Esse passeio vai tomar uma grande parte do seu dia, mas ainda vai sobrar um tempinho para passear por San Pedro de Atacama e curtir o final de tarde no povoado.

Veja aqui como é o novo passeio pelo Salar de Tara (Lagoas Andinas)

Roteiro de 3 dias no Atacama: o que fazer em pouco tempo

Agora sim, um roteiro que, apesar de bem curto, é mais comum de acontecer. Em 3 dias você já vai conseguir fazer alguns passeios bem legais no Atacama e voltar para casa com um baita gostinho de quero mais.

Para não ficar repetitivo, já vou considerar que você vai ter os 3 dias completos no deserto. Caso o seu primeiro não seja completo, você pode seguir uma das opções que comentei nas sugestões anteriores.

Dia 1: Termas de Puritama + Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Apesar de sempre recomendar as termas para o final da viagem, nesse caso vou colocar ela logo no primeiro dia por conta da aclimatação com a altitudeassim você deixa os dois passeios mais altos para os dias seguintes.

Termas de Puritama - Atacama

As Termas de Puritama são, literalmente, um oásis no meio do deserto. As piscinas, todas de água termal, são super relaxantes e ainda contam com um visual lindíssimo. Caso você curta caminhada, é possível ainda incluir um trekking para chegar nas termas – aí sim vai aproveitar o dia para valer.

Veja como é o trekking que leva às termas

Conheça aqui as Termas de Puritama

Dia 2: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas + Laguna Cejar e Tebinquiche

Para o seu segundo dia, a mesma sugestão que já dei anteriormente: as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas para começar o dia e a Laguna Cejar com o pôr do sol na Tebinquiche para terminar.

Laguna Miscanti - Inverno no Atacama, Chile
Laguna Miscanti no Inverno

Dia 3: Salar de Tara (Lagoas Andinas) + San Pedro de Atacama

E, finalmente, fechando seu terceiro dia de viagem, o passeio pelo Salar de Tara, ocupando boa parte do dia, e o fim de tarde no povoado de San Pedro de Atacama.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile
Parte do passeio das Lagunas Andinas…

Roteiro de 4 dias no Atacama: quais os passeios imperdíveis

Enfim chegamos ao roteiro de 4 dias no Atacama, que já é um tempo muito mais recomendado, em relação aos anteriores, para aproveitar um destino tão incrível.

Nesse caso acho que você pode seguir exatamente as mesmas sugestões do roteiro de 3 dias e apenas definir o seu quarto dia de viagem.

Para esse dia extra no Atacama, vou sugerir opções de passeio – considerando que, dependendo da sua escolha, recomendo que você inverta alguns dias.

Dia 4 | Opção 1: Lagunas Escondidas de Baltinache

Um passeio que pode ser bem legal de inserir em seu roteiro são as Lagunas Escondidas de Baltinache, que tem um visual incrível!! São 7 lagoas de águas coloridas e um azul que parece pintura.

Lagunas Escondidas - Atacama

Nesse passeio você também visita o Ônibus Abandonado do Atacama, que é bem legal para tirar algumas fotos, e também o Vallecito tem tudo nesse post detalhado:

Veja aqui como é o passeio das Lagunas Escondidas de Baltinache

Caso você escolha esse passeio, eu alteraria a ordem dos dias do seu roteiro – ficando assim:

Dia 1: Lagunas Escondidas de Baltinache
Dia 2: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas + Laguna Cejar e Tebinquiche
Dia 3: Salar de Tara (Lagoas Andinas) + San Pedro de Atacama
Dia 4: Termas de Puritama + Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Dessa forma temos as termas novamente no final, para você relaxar antes de ir embora. Mas, caso queira se aclimatar mais com a altitude, deixe as termas para o dia 2, Lagunas Altiplânicas para o dia 3 e feche a viagem com Salar de Tara.

Dia 4 | Opção 2: Geyser el Tatio + Salar de Atacama

A segunda opção para o seu dia extra no roteiro é a visita aos Geysers el Tatio, para começar o dia, e também o Salar de Atacama, para o pôr do sol – nesse caso você consegue incluir mais dois passeios no roteiro.

Geyser El Tatio, Atacama

Os Geysers el Tatio são fantásticos e certamente vão superar suas expectativas. O que preciso lembrar é que esse é um passeio de bastante altitude e muito frioele começa bem cedo, antes mesmo do sol nascer.

Na sequência do passeio dos Geysers, você volta para San Pedro e depois sai para curtir o pôr do sol no Salar de Atacamaonde vai poder avistar flamingos lindos!

Por conta da altitude do passeio do Geyser, eu recomendo manter essa programação para o seu último dia de viagem mesmo, ficando assim:

Dia 1: Termas de Puritama + Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Dia 2: Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas + Laguna Cejar e Tebinquiche
Dia 3: Salar de Tara (Lagoas Andinas) + San Pedro de Atacama
Dia 4: Geyser el Tatio + Salar de Atacama

E assim você tem várias opções para montar seu roteiro de pouco tempo no Deserto do Atacamamas ainda não acabou, tem mais um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Passeio imperdível no Atacama: Tour Astronômico

Eu sempre gosto de deixar o Tour Astronômico à parte, pois considero ele um passeio imperdível no deserto:

O melhor é que você só precisa de uma noite para fazer o passeio, então é muito provável que consiga encaixar ele na sua programação – vale muuuito a pena!

Com qual agência fazer os passeios no Atacama

Bom, preciso lembrar que existem várias opções de agências no Atacamacada uma com uma programação diferente. Por conta disso, talvez você nem sempre consiga organizar esse roteiro da forma que eu passei.

Preparei todos esses roteiros com base nos passeios oferecidos pela FlaviaBia Expediciones, que é a agência que eu recomendo no Atacama.

FlaviaBia Expediciones - Agência San Pedro de Atacama

A Flávia, brasileira que é dona da agência, se preocupa em oferecer as melhores experiências para os viajantes que vão ao deserto. Posso garantir que é um investimento que vale a pena e que vai, de verdade, fazer diferença na sua viagem – ainda mais que o seu tempo é limitado.

Desconto especial para os passeios no Atacama

Hoje, por conta da parceria que tenho com a agência, consigo oferecer um desconto especial para os leitores. Vou deixar aqui um formulário em que você pode mandar uma mensagem diretamente para a FlaviaBia e pedir informações sobre os preços dos passeios para as datas da sua viagem.

Sempre que você puder, comente que viu a recomendação no blog Um Viajante. Essa é a única maneira que tenho de mensurar o meu trabalho no blog e conseguir boas oportunidades para compartilhar por aqui.

Mais posts do Deserto do Atacama

E por fim, para fechar esse post, quero lembrar que aqui no blog você encontra muitos conteúdos legais sobre o Deserto do Atacama tá recheado de dicas para o seu roteiro:

Onde ficar no Atacama: dicas dos melhores hotéis
Compras no Atacama: preços e lojas em San Pedro
Câmbio no Atacama (mas lembre-se que em Santiago é melhor).

Hospedagem no Atacama

Eu recomendo muito que você faça a sua reserva de hospedagem no Atacama com antecedência. Eu sempre recomendo que você faça as reservas no Booking.com, que é o principal parceiro do blog.

Caso prefira aproveitar as facilidades do Hotéis.com, eu também vou deixar o link aqui. Lembrando que sempre que reservar por esses links, tanto do Booking quanto do Hotéis.com, você vai ajudar o blog e não vai gastar nadas a mais com isso.

Veja aqui os hotéis em San Pedro de Atacama no Booking.com

Veja aqui as opções de hotéis no Atacama no Hotéis.com

E é isso, viajante!! Espero que esses roteiros ajudem no planejamento da sua viagem. Se tiver dúvidas ou sugestões, fique à vontade para comentar por aqui. Valeu!!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

2 Comentários

  1. Jonice

    Olá, amei as dicas. Iremos para o Hotel Cumbres que achei muito lindo e diferente. Estamos agora cotando os passeios. Ainda tenho receio de levar reais, não seria bom por precaução dólares? Me falaram que os passeios são pagos em USS.

    Reply
    1. Robson Franzói

      Oi Jo!! Tudo bem? Você vai amarrrr o Atacama e, em especial, o Hotel Cumbres… é maravilhoso!!!!!!

      Você pode levar reias para trocar lá sim, não precisa se preocupar. Mas pode também levar dólares.. só preciso reforçar: se levar dólares, tem que cuidar muito bem das notas… eles são suuuuuper chatos. Qualquer amassado ou rasgo, eles não vão aceitar. O real já é mais tranquilo.

      Ahhh… vou deixar aqui o link do Booking. Sempre que puder, reserva seus hoteis por esse link do blog… isso me ajuda muuuuito!!! Eu super agradeço

      Link para reservar: http://umvia.me/booking

      Obrigadooo!!!!!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *