Lagunas Andinas: um passeio além do Salar de Tara, no Atacama

Se você está definindo quais passeios fazer no Atacama, o Salar de Tara certamente já entrou para sua lista. Mas hoje, quero mostrar o passeio das Lagunas Andinas, que vai te levar além do Salar de Tara.

Bom, se você chegou aqui agora, quero adiantar que está no lugar certo para pegar boas dicas para sua viagem ao Atacama. Em breve embarco para minha nona viagem ao deserto e já compartilhei muita coisa no blog – recomendo que você dê uma boa olhada:

Veja aqui todos os posts sobre o Deserto do Atacama

Agora, voltando ao assunto principal, quero apresentar um passeio novo no Atacama: Lagunas Andinas – que é, na verdade, um roteiro alternativo da versão clássica do Salar de Tara.

Salar de Tara: o passeio mais famoso do Atacama

O Salar de Tara é, sem dúvidas, um dos lugares mais famosos e também mais bonitos do Deserto do Atacama. Já tive o prazer de estar lá algumas vezes e ele é, sim, tudo isso que falam – merece a fama e o destaque dentre os demais passeios.

Caminho para o Salar de Tara - Deserto do Atacama, Lagunas Andinas

O que acontece é que existem órgãos que controlam as reservas do Chile, além das comunidades locais, que sempre estão atentas para se manterem os locais protegidos e preservados.

Como você deve imaginar, as belezas do Atacama começaram a atrair um volume cada vez maior de viajantes – vindos dos quatro cantos do mundo. E isso não é surpresa, já que o destino consegue misturar vulcões nevados, lagoas coloridas, salares gigantescos e um céu incomparável – o Atacama é considerado por especialistas, um dos melhores lugares do planeta para se observar as estrelas.

Por sua vez, esse volume de viajantes faz com que as reservas chilenas e também a comunidade local, fiquem sempre atentas e tomem as medidas necessárias para preservar alguns lugares. E foi por conta disso que uma parte do Salar de Tara foi interditada.

Salar de Tara, fechado?

Calma lá, deixa eu explicar para você não entrar em desespero! Na verdade, apenas uma parte do Salar de Tara foi fechada e pode, sim, reabrir em breve. Eles estão demarcando alguns pontos e tornando o passeio mais acessível, seguro e menos agressivo ao meio ambiente.

Por conta disso, alguns novos roteiros foram elaborados – proporcionando assim que os viajantes consigam visualizar parte do passeio tradicional do Salar de Tara e também outras regiões que antes não eram visitadas.

Reserva Nacional Los Flamencos - Atacama

Quem elaborou um roteiro muito legal foi a agência FlaviaBia Expediciones, que já recomendo aqui no blog há bastante tempo.

Lagunas Andinas, uma nova versão ao passeio de Salar de Tara

Apesar de ser um passeio bem recente,  já tive a oportunidade de visitar as Lagunas Andinas com a Flavia – a brasileira que comanda a agência. Na verdade, por conta da situação do Salar de Tara, esse passeio foi inserido na Primeira Expedição Fotográfica que realizei em 2018.

Lagunas Andinas, Atacama - Um Viajante

Já posso adiantar que foi tão especial, que o passeio estará novamente no roteiro da Expedição 2019, que acontece agora, entre março e abril – não está sabendo da expedição? Ainda dá tempo de participar!!!

  Veja aqui mais informações sobre a Expedição Fotográfica 2019

Como é o passeio das Lagunas Andinas

Bom, agora quero comentar sobre esse novo roteiro e o que você vai ver durante esse dia – que tem tudo para ser um dos mais lindos da viagem!

Assim como no passeio do Salar de Tara, visitar as Lagunas Andinas também vai tomar um dia inteiro do seu roteiro. Você vai sair cedinho de San Pedro de Atacama, por volta das 8h da manhã, rumo ao Salar de Tara.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

O trajeto, claro, vai te presentear com paisagens lindas – sou suspeito para falar, pois amo as estradas do Atacama. Com as cordilheiras e vulcões nos acompanhando pelo caminho – é incrível!

Assim que entrar na Resierva Nacional de Los Flamencos, vai chegar em uma parte do deserto onde existem formações vulcânicas milenares. O lugar, só por sua história e formação, já é encantador, mas é ainda mais incrível quando você começa a visualizar esculturas nessas formações – todas feitas pela própria natureza, ao longo de milhares de anos.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile
Olha o tamanho que a Bia ficou nessa foto…

É nessa região que você vai avistar o que eles chamam de Monges da Pacana e também o Moai de Tara que é uma das formações mais famosas e fotografadas do Atacama. 

Moai de Tara - Salar de Tara, Atacama

Moai de Tara - Salar de Tara, Atacama

Esse percurso todo também pode ser visto no passeio tradicional do Salar de Tara.

Desse ponto para frente, o caminho é diferente e você vai passar por cenários que, até pouco tempo, estavam fora da rota de quem visitava o Deserto do Atacama. Como a região do Salar de Águas Calientes e a Laguna Diamante.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

O caminho, a todo momento, não para de nos surpreender. As montanhas e vulcões ao nosso redor vão transformando a paisagem e revelando cenários cada vez mais impressionantes.

Em vários desses pontos você vai descer do carro e ficar livre para fotografar ou simplesmente contemplar a paisagem – cada um curte da maneira que preferir.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

Você vai parar em alguns mirantes e também chegar bem perto das Lagunas Andinas, que estão espelhadas por vários pontos desse roteiro. Algumas lagunas são verdes, outras puxam o tom do azul claro e outros um azul escuro tão denso que quase parece negro – repare na próxima foto, onde conseguimos avistar duas alugas com cores completamente diferentes.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

Eu fiquei realmente impressionado com o passeio e me perguntando como esses lugares demoraram tanto para entrar nos roteiros do Atacama – é sério, cada lugar mais lindo que outro.

O mais difícil foi selecionar as fotos para colocar nesse post e conseguir transmitir, pelo menos o mínimo possível, o pontos lindos que entramos no passeio das Lagunas Andinas.

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

Lagunas Andinas - Salar de Tara - Deserto do Atacama, Chile

No final do dia, depois de toda jornada, já que o passeio é bem extenso e são algumas horas de estrada, eu cheguei mega cansado em San Pedro de Atacama. Só pra você ter uma ideia, nesse passeio nós chegamos muito perto da fronteira com a Argentinase não me falha a memória, faltavam apenas 20 km para chegar lá. Mas é um cansaço bom, daqueles que dá gosto de sentir. Recomendo muito essa experiência!

Dicas para o passeio das Lagunas Andinas, no Atacama

Preciso lembrar que esse é um passeio de altitude e por conta disso você pode encontrar baixas temperaturas e muito vento – independente da época do ano.

Por conta disso, vou separar algumas dicas para você chegar bem preparado ao passeio:

Roupas adequadas: a melhor dica para se proteger do frio no Atacama é se vestir em camadas e com alguma proteção boa contra o vento: jaqueta, gorro, louvas, cachecol e meias grossas são ótimas pedidas.

Calçados confortáveis: esse não é um passeio que envolve caminhada, porém é ideal ir com um tênis/bota leve e, preferencialmente, fechadinhos – por conta do frio.

Óculos de sol: são sempre importantes para proteger do sol forte do deserto. Além disso, ajudam a compor um visual legal para as fotos – para quem curte. Eu recomendo óculos espelhados: sempre vão bem nesses cenários.

Protetor solar/hidratante labial: não dá para esquecer o seu protetor solar, especialmente para o rosto, e também hidratante para os lábios.

Água: leve sua garrafinha de água pessoal. Além de ajudar o meio ambiente, evitando o consumo de plástico, é muito importante se manter hidratado.

Quero aproveitar para lembrar que no blog tem um post bem legal sobre o que levar para o Atacama e dicas para fazer a mala. Além de outro post com looks masculinos, caso curta essas dicas:

Veja aqui o que levar para o Atacama e como fazer a mala

Look de viagem no Atacama: dicas para looks masculinos

Informações gerais sobre o passeio

Saída para o passeio: às 8h da manhã
Retorno do passeio: entre 16h e 17h
Alimentação: inclui café da manhã e almoço
Valor do passeio: para não deixar o preço do passeio desatualizado, o ideal é pedir os valores diretamente para a agência. Assim não tem erro e você já pega o valor exato.

Desconto especial com a FlaviaBia Expediciones

A FlaviaBia, que é parceira do blog, está oferecendo um desconto especial para vocês que são meus leitores e acompanham meu conteúdo. Recomendo muito os passeios com ela – é uma agência que se preocupa com detalhes que fazem a diferença em sua viagem.

Para receber o desconto, você precisa mencionar o blog Um Viajante ao enviar sua mensagem. Essa é a única forma que tenho também de mensurar o retorno do blog e conseguir outras oportunidades para compartilhar por aqui.

No formulário abaixo você envia uma mensagem diretamente para a FlaviaBia. Nele, pode pedir informações sobre os passeios e valores para a sua viagem – lembrando de falar do blog Um Viajante!!

Tudo sobre o deserto do Atacama

Aproveite e veja outros posts que podem ajudar no seu roteiro no Atacama:

Passagem barata de Santiago para Calama
Onde ficar no Atacama: dicas dos melhores hotéis
Roteiro Santiago e Atacama: 10 dias incríveis

Lembrando que, sempre que puder, faça suas reservas de hospedagem no Booking.com. Além de ser parceiro do blog, o Booking é um dos sistemas de reservas mais confiáveis do mundo.

Nele você encontra os melhores preços de hotéis, garante sua reserva com segurança e ainda ajuda o blog, sem gastar nada a mais com isso – eu agradeço muito sua ajuda!

 Faça aqui sua reserva em San Pedro de Atacama

Espero que tenha curtido o post e que ele ajude em seu roteiro pelo Atacama. Se tiver qualquer dúvida ou quiser compartilhar sua experiência nesse passeio, fique à vontade para deixar seu comentário. Valeuuu!!

PARA SUA VIAGEM AO ATACAMA
Cadastre o seu e-mail e receba dicas personalizadas até a data da sua viagem.
RESERVE SEU HOTEL NO ATACAMA
Booking.com
Sempre que fizer sua reserva, você contribui com o blog Um Viajante e não gasta nada a mais com isso.

About The Author

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Related posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *