Quais museus visitar em Cartagena, Colômbia

Cartagena é uma cidade rica em cultura, arte, história e também sabores. Veja aqui quais são os principais museus de Cartagena e quais valem a pena visitar.

Se você está programando uma viagem para Cartagena e quer aproveitar seu tempo para conhecer um pouco da história da cidade e descobrir a importância dela para a Colômbia, saiba que existem vários museus interessantes para serem visitados – alguns inclusive são gratuitos.

Cartagena também é muito rica em arte, sabores e tradições, a cidade em si é um museu à seu aberto. Passear pelas ruas do centro histórico, conhecer os antigos casarões coloniais, caminhar sobre a muralha ou simplesmente sentar em uma praça e ver o tempo passar…. cartagena é um lugar que facilmente te leva em uma viagem pelo tempo.

Para quem quer conhecer um pouco mais da cultura local, da história e arte presente em Cartagena, vou comentar sobre alguns museus que visitei na minha viagem e que podem fazer parte do seu roteiro.

Museu do Ouro Zenú

O Museu do Ouro Zenú foi o primeiro museu que eu visitei em Cartagena. Localizado no centro histórico da cidade, na chamada cidade amuralhada, o museu é interessante e tem entrada gratuita.

Museu do Ouro Zenú, Cartagena

O Museu do Ouro é administrado pelo Banco da República e exibe uma coleção que reconta a história do povo Zenú.

Nele você vai conhecer um pouco da história dos primeiros povoados da região do Caribe e ver peças e utensílios utilizados em seu cotidiano – nem tudo em ouro, algumas peças são relíquias antigas do povo Zenú.

Museu do Ouro Zenú, Cartagena
Museu do Ouro Zenú, Cartagena

Museu do Ouro Zenú, Cartagena

As peças em ouro ficam dentro de um cofre, logo na entrada do museu – vale a pena entrar no cofre pela peças e também pelo ar condicionado, preciso confessar!

Museu do Ouro Zenú, Cartagena

O museu de forma geral é simples e pequeno, o que torna a visita muito rápida – em 30 minutos você conhece todas as salas. Tente encaixar no seu roteiro, recomendo!

Informações sobre o Museu do Ouro Zenú

Horário

Aberto de terça a sábado, das 9h às 5h, e aos domingos, das 10h às 15h. Fechado na segunda-feira.

Entrada Gratuita

Endereço

Carrera 4, em frente a Plaza de Bolívar / Plaza de la Proclamación | Veja o mapa

Museu da Esmeralda

Se tem algo que não vai ser difícil de encontrar em Cartagena são as preciosas esmeraldas. Basta uma caminhada pelo centro histórico e você será convidado a entrar em várias joalherias que vendem peças produzidas com a pedra.

Museu da Esmeralda Cartagena

Caso não tenha dinheiro para investir em uma jóia e queria saber um pouco mais sobre as esmeraldas, uma visita ao Museu da Esmeralda pode vir bem a calhar.

As esmeraldas colombianas são consideradas uma das mais puras do mundo e são exportadas para diversos países.

No museu você vai encontrar uma coleção única de pedras que vieram das montanhas da Colômbia, além de peças talhadas por artistas locais. A coleção levou mais de 35 anos para ser reunida.

Como o Museu da Esmeralda fica bem ao lado do Museu do Ouro, uma visita casada por ser uma ótima opção.

Vale a pena para quem realmente tem interesse em conhecer mais sobre a esmeralda. Caso você queria escolher apenas um dos museus, eu acho que o Museu do Ouro, por ser gratuito, é a melhor opção.

Informações sobre o Museu da Esmeralda

Horário

Aberto de terça a sábado, das 10h às 16h. Fechado no domingo e na segunda feira.

Entrada

$10.000 pesos colombianos.
Também existem valores especiais para crianças, idosos e estudantes.

Endereço

Carrera 4, em frente a Plaza de Bolívar / Plaza de la Proclamación | Veja o mapa

Museu Naval del Caribe

O Museu Naval do Caribe, em Cartagena, é um dos maiores e mais importantes museus da cidade. Também localizado dentro do centro histórico da Cartagena, o Museu Naval vai te levar para o mundo dos navegantes e contar a história naval e marítima da Colômbia e do Caribe.

Museu Naval del Caribe, Cartagena

No salão principal, logo na entrada do museu, temos maquetes e réplicas em miniatura de barcos e caravelas. Também existem quadros informativos e mapas da região.

Museu Naval del Caribe, Cartagena

 

No segundo andar a visita se torna mais interativa, onde podemos até interagir com um simulador de submarino.

Apesar do tamanho, a visita no Museu Naval não vai levar mais de um hora. Eu confesso que já visitei museus marítimos mais interessantes, com replicas de barcos em tanto real – o museu que existe em Lisboa é um espetáculo.

Museu Naval del Caribe, Cartagena

A visita pode valer mais a pena caso você esteja viajando com crianças ou se realmente tiver muito interesse nesse assunto. Por não ser muito barato, eu pensaria bem antes de visitar.

Informações sobre o Museu Naval del Caribe

Horário

Aberto todos os dias, das 10h às 17h30.

Entrada

$16.000 pesos colombianos.

Endereço

No cruzamento da Carrera 3, Carrera4 e Calle 31 | Veja o mapa

Museu Histórico de Cartagena de Indias

O Museu Histórico de Cartagena, ou Palacio de la Inquisición, é um principais museus da cidade. Ali você vai conhecer um pouco mais da história antiga de Cartagena.

Museu Histórico de Cartagena de Indias
Museu Histórico de Cartagena de Indias

Instalado em um casa do século XVIII, a visita já vale a pena pela arquitetura, em estilo colonial com traços barrocos.

O espaço, que já foi usado como Tribunal del Santo Oficio de la Inquisición, hoje abriga o Museu da Inquisição, o Arquivo Histórico Municipal e também a Academia de História de Cartagena.

Na visita você vai ver como eram as salas de julgamento, além das salas e objetos de torturao que nem sempre é algo agradável de se visitar, apesar de fazer parte da história.

Para quem quer conhecer realmente um pouco da história, esse museu é uma referência. Se você não estiver tão disposto, vale a pena repensar pois o valor de entrada não é tão barato.

Informações sobre Museu Histórico de Cartagena

Horário

De terça a sábado, das 9h às 18h. Domingos e feriados, das 10h às 16h. Fechado na segunda-feira.

Entrada

$19.000 pesos colombianos.
No último domingo de cada mês a entrada no museu é gratuita, nesse caso eu super recomendo!

Endereço

Carrera 3a, em frente a Plaza de Bolívar / Plaza de la Proclamación | Veja o mapa

Museu do Chocolate de Cartagena

Se a gente coloca chocolate na história a coisa já fica boa, se o museu é gratuito e ainda rola degustação de chocolate aí, meu bem, eu já fico me tremendo!!

Museu do Chocolate de Cartagen

O Museu do Chocolate, ou Choco Museu, é um daqueles lugares delicinha para se visitar. Você quase se obriga a entrar só pelo aroma do chocolate que sai pela porta – é muito amor.

Museu do Chocolate de Cartagen
Museu do Chocolate de Cartagen

Pelo que eu realmente entendi, o local é uma loja.. que funciona como um café/chocolateria e que tem um pequeno museu. Ali você pode participar de uma oficina de chocolate e aprender um pouco sobre o preparo e a história do cacau.

Também rola uma degustação de vários tipos de chocolates: alguns com coco, outros amendoim, alguns mais torrados, outros ao leite e também os meio-amargo… enfim, tem para todos os gostos.

Museu do Chocolate de Cartagen

Todos os produtos são feitos com cacau colombiano e, acredite, tem até massas feitas com cacau.

Se você gosta de chá, eu recomendo muito o chá de casca de cacauuma opção tão boa que eu trouxe alguns pacotes para o Brasil… é leve, pequeno, barato e não quebra… presentinho perfeito!

Museu do Chocolate de Cartagen

Se quiser provar uma das bebidas da casa, eu recomendo um chocolate gelado com bananagordelícia demaaaais.

Informações sobre o Museu do Chocolate

Horário

Todos os dias, das 9h às 22h.

Entrada

Deliciosamente gratuita.

Endereço

Carrera 8, antes de chegar na Calle 38, em frente ao Parque Fernández de Madrid. | Veja o mapa

Museu La Presentación

O La Presentación é um espaço voltado para arte e cultura colombiana. Ele está localizado no centro histórico de Cartagena e a entrada é gratuita.

Café La Presentación, Cartagena

No espaço existem exposições de arte, normalmente de artistas locais ou estudantes da escola. Eu gostei muito do espaço e por ele ter uma cafeteria muito charmosa, já fiz até um post com mais detalhes sobre o local.

 Veja aqui um post sobre a Casa Museu La Presentación

Se você gosta de café, aproveite que está na Colômbia para provar um dos melhores cafés do mundo. Eu já listei aqui no blog as minhas cafeterias favoritas na cidade.

Veja aqui as minhas 5 cafeterias favoritas em Cartagena

Teatro de Cartagena

Já que estamos falando em arte, cultura e história, porque não incluir nessa lista o Teatro Heredia, um dos principais pontos de Cartagena.

Visita ao Teatro Heredia Adolfo Mejía, em Cartagena

Você pode fazer uma visita guiada pelo teatro e conhecer alguns detalhes da sua história. Eu super recomendo o passeio e já contei mais detalhes sobre ele.

Veja aqui como é a visita ao Teatro Heredia em Cartagena

Arte no bairro Getsemaní

Por fim, não dá pra deixar de comentar sobre a arte de rua presente em Cartagena. O bairro Getsemaní, além de ter algumas galerias de arte, é muito rico em arte de rua – bairro é um museu à céu aberto.

Graffiti em Getsemaní, Cartagena

O graffiti local é super presente no bairro e é reconhecido mundialmente. Se quiser conhecer um pouco mais sobre o bairro, dá uma olhada nesse link:

Conheça aqui o lindo e boêmio bairro Getsemaní, em Cartagena

Esses são alguns museus que você pode incluir no seu roteiro de viagem por Cartagena. A cidade me conquistou de uma forma incrível e tenho certeza que pode te conquistar também.

Hospedagem em Cartagena

Cartagena tem opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes: de hostels simples e descolados, até hotéis clássicos e luxuosos.

Veja aqui opções de hotéis em Cartagena com os melhores preços

Eu sempre recomendo que você faça todas as suas reservas de hospedagem pelo Booking.com, um dos sistemas mais confiáveis do mundo. Além de conseguir o melhor preço e ter sua reserva com segurança, você ainda contribuí com o blog – sem gastar nada a mais com isso.

Tudo sobre Cartagena das Índias

Aqui no blog você já encontra um conteúdo bem legal sobre a minha viagem por Cartagena. Espero que já ajude no planejamento da sua viagem.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre Cartagena

Espero que você tenha curtido o post e continue acompanhando o blog, ainda tenho muito mais para compartilhar sobre Cartagena Se tiver dúvidas ou dicas de museus para visitar na cidade, fique a vontade para deixar um comentário por aqui. Besos, abrazos y hasta luego!

Vista SBAFaça sua reserva com o Booking!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *